Aluguel de Carro na Califórnia: TUDO o que você precisa saber

Está planejando uma viagem para o Golden State? Bem-vindo! Aqui você encontrará as melhores dicas sobre aluguel de carro na Califórnia, além de dicas certeiras para se dar bem no volante por aqui.

Moro na Califórnia há 8 anos, já percorri o estado todo de cabo a rabo meia dúzia de vezes, já aluguei carro nas principais cidades do estado e pretendo dividir minhas melhores dicas com vocês neste post.

Aqui, você vai encontrar:

Aluguel de carro na Califórnia - uma pedida excelente para visitar os mirantes da Golden Gate Bridge
Golden Gate, um dos ícones de San Francisco vista do mirante de Marin Headlands

Alugar um carro é um dos primeiros passos de quem planeja viajar pela Califórnia. Do dia a dia agitado de Los Angeles (onde o carro é mais que necessário) às belezas da Highway 1, das praias do sul da Califórnia aos encantos do deserto, da legendária Rota 66 às sequoias gigantes dos parques nacionais.

Califórnia é um dos melhores lugares do mundo para fazer uma viagem de carro inesquecível. E não preciso nem dizer que alugar um carro é um dos primeiros passos para realizar essa viagem preciso?

Como alugar carro na Califórnia

Alugar carro na Califórnia é mais fácil do que parece e o carro é necessário em quase todas as cidades por aqui.

Minha primeira dica para se dar bem no aluguel de carro na Califórnia começa na montagem do roteiro da viagem. Se é a sua primeira vez no estado e você quer fazer um roteiro clássico (veja aqui nossas sugestões de roteiros de 10 dias e roteiros de 15 dias) a dica é comprar uma passagem multi destinos e começar a viagem em San Francisco e terminar em Los Angeles ou Las Vegas.

Sim, a passagem multi destinos custa ligeiramente mais cara, mas já parou para calcular quanto vale 1 dia inteiro das suas férias gasto para retornar ao ponto inicial? Em uma viagem de R$10.000 cada dia de viagem custa R$1000, ou seja, se a diferença do voo for menor que 1000 reais – e geralmente é – vale a pena comprar o voo multi destinos e aproveitar esse dia de viagem que você perderia na estrada curtindo lugares novos e aproveitando a cultura local (já adianto, você vai amar!).

Quer mais um motivo para começar em San Francisco?

Você não precisa alugar carro em San Francisco. Além de chata de dirigir e chata de estacionar, os hotéis cobram cerca de $35-$70 por noite de estacionamento (não preciso nem dizer que um eventual Uber vai custar bem mais barato, preciso?), isto é, quando tem vaga. A parte boa é que o transporte público em San Francisco está entre os melhores dos EUA e te leva para quase todos os pontos turísticos da cidade.

Dispense o aluguel do carro em San Francisco, a rede de transportes públicos da cidade é excelente
Dispense o aluguel do carro em San Francisco, a rede de transportes públicos da cidade é excelente. Na foto, o Civic Center de San Francisco | Foto: Clarice DeOH

Aluguel de carro em San Francisco

Assim, só recomendo alugar carro para fazer bate e voltas pela região de San Francisco (Vale do Silício, Napa Valley, Muir Woods são algumas das opções incríveis!) e no último dia da viagem, já na saída para a Highway 1.

Aqui vale a pena ficar atento ao local de retirada, é ligeiramente mais barato alugar carro no aeroporto, mas muitas vezes compensa pegar no centro da cidade e dispensar o rolê até o aeroporto.

Aluguel de carro em Los Angeles

E começando a viagem em Los Angeles, vale a pena alugar carro? Muito. As distâncias são longas, o trânsito é caótico e, pasme, um par de corridas de Uber já paga a diária do aluguel de carro.

Aluguel de carro em Los Angeles
Alugar te ajuda a chegar em todos os cantos da cidade, incluindo o Letreiro de Hollywood.

Viajei para Los Angeles no final do ano passado sem carro para testar e foi uma mega roubada. Ficar sem carro me custou pelo menos o dobro, isso sem falar a raiva de esperar 15 minutos pelo Uber nos horários de pico. Nunca mais.

Em Los Angeles minha melhor dica é retirar o carro na chegada no aeroporto. As locadoras em LAX não ficam dentro do aeroporto, mas há transporte gratuito para te levar até elas.

Passo a passo para alugar um carro barato na Califórnia

Faça sua pesquisa e sua reserva online

O primeiro passo para o aluguel de carro na Califórnia é pesquisar. Eu sempre começo pelo comparador da Rent Cars, que funciona super bem por aqui e que compara as principais locadoras do mercado para encontrar o melhor custo benefício para a sua viagem.

Em geral é barato alugar carro na Califórnia e pesquisando (e reservando) com antecedência você consegue garantir maior ofertas de carros (e consequentemente o melhor preço).

Como eu geralmente faço:

  • Pesquiso o carro na Rent Cars
  • Comparo o preço direto na locadora (em geral a Rent Cars é mais barata e tem alguns vantagens bem importantes para nós brasileiros: pagamento em reais, em 12 vezes sem juros e sem Iof)
  • Escolho uma locadora confiável: depois de muitas viagens internacionais e muitos anos trabalhando com turismo aprendi que locadoras maiores tem carros melhores, um melhor sistema de manutenção e atendimento quando dá problema na estrada. Aqui nos EUA minha primeira opção é a Enterprise (não é publi, é amor), National, Hertz…
  • Faço seguro. Um dos benefícios do meu cartão de crédito é oferecer um seguro de automóveis durante a viagem internacional. Se você não tem cartão com este benefício, contrate um seguro a parte (e contratar online pelo próprio site da Rent Cars é bem mais barato do que o contrato feito na hora do aluguel de carro na Califórnia).

O preço dos alugueis varia bastante conforme a época do ano e modelo escolhido do carro e, claro, a locadora escolhida. Como já falei, prefiro pagar um pouco mais caro e ter uma locadora conhecida, mas é uma opção (e um risco) completamente sua.

Quer saber quanto custa alugar carro na data da sua viagem?

Atenção ao local de retirada do veículo

Durante a reserva do veículo online você pode optar pelo local de retirada.

Em Los Angeles, pegue o carro na saída do aeroporto, em San Francisco tente pegar no centro da cidade (claro que se a diferença de preço for absurda, e muitas vezes é grande, e a ida ao aeroporto não for impactar seu cronograma, vale considerar essa opção mas já saber que do centro ao aeroporto de SF você gastará pelo menos uns 40 minutos, isso sem falar no leva e traz das malas).

Saiba os documentos e seguros necessários

  • Habilitação Brasileira: sua carteira de motorista brasileira é válida por até três meses nos Estados Unidos e com ela você aluga um carro na Califórnia, sem nenhuma dificuldade. Vale falar porém que no caso de alguma eventualidade, ter a carteira de motorista internacional PID é sempre uma boa pedida;
  • Cartão de crédito com limite: não importa se você já pagou a reserva online pelo Rent Cars, se você não fechar o seguro de automóvel direto com a locadora, eles vão bloquear um depósito – cerca de $300 – do seu cartão de crédito; na devolução do veículo o depósito é garantido;
  • Seguro contra acidentes: imprima apólice do cartão em inglês ou faça o seguro online (que é mais barato que direto na seguradora);

Seguro contra acidentes (alugue um carro com seguro!)

Essa é uma escolha completamente pessoal, mas eu sou do tipo que prefere pagar para não usar do que ter dores de cabeça no caso de alguma eventualidade.

Desde que optei pelo cartão black tenho usado o seguro do cartão, mas antes disso eu fechava o seguro online junto com a reserva do veículo; o seguro oferecido pela Rent Cars é consideravelmente mais barato do que o seguro cobrado pelas locadoras no momento de retirar o carro na Califórnia,

Aluguel de carro com menos de 25 anos na Califórnia

Se estiver viajando em um grupo grande, deixe seu aluguel de carro na Califórnia no nome de alguém com mais de 25 anos – e, claro, essa pessoa deve ser a responsável por dirigir. Caso não seja possível, saiba que as empresas cobram uma taxa bem salgada quando a reserva for feita no nome de alguém menor de 25 anos. É uma espécie de taxa de risco, chamada “under age”, por ser um condutor jovem. Geralmente, esse valor gira entre 10 e 30 dólares por dia.

Vale a pena alugar um carro conversível?

Alugar um carro conversível é uma opção linda para as fotos e hiper romântica para viagens de lua de mel, mas vale ter cuidado com a época do ano e com a escolha da viagem.

Laguna Beach uma das praias mais bonitas do Sul da Califórnia. Aluguel de carro é indispensável para explorar essa região
Laguna Beach uma das praias mais bonitas do Sul da Califórnia. Aluguel de carro é indispensável para explorar essa região

Durante grande parte do ano venta a beça na Highway 1, o vento é tão forte que dificilmente você vai conseguir deixar o capô do carro aberto por muito tempo. Em compensação no trajeto Los Angeles – San Diego no sul da Califórnia você conseguirá aproveitar o charme do conversível de abril a outubro.

O que eu faria se fosse você?

Alugaria um carro comum e na semana da viagem eu tentaria fazer um upgrade para um conversível dependendo das condições meteorológicas. Em julho há boas chances de você não conseguir o upgrade, mas nos outros meses eu diria que a chance é bem boa.

Faça uma inspeção detalhada (e filme)

Dica de ouro: ao retirar seu veículo faça um vídeo minucioso falando e apontando cada um dos defeitos que você encontrar na lataria, confira o step e cheque cada detalhe do carro. Já tivemos problemas (mais de uma vez) e o vídeo nos salvou. Seja bem detalhista.

Durante a devolução faça um segundo vídeo para comprovar que você devolveu o carro em perfeito estado. Guarde este vídeo por um par de meses para garantir.

Dicas para dirigir na Califórnia: Pedágios, Express Lane, Car Pool e regras de trânsito que você precisa saber

Se você está acostumado a pegar estrada no Brasil e já dirigiu em alguma cidade grande como Rio de Janeiro ou São Paulo, vai tirar as estradas californianas de letra.

As estradas são ótimas, sem buracos e a frota local está em muito melhor estado que a Brasileira o que significa que dificilmente você vai parar na serra porque o fusca emperrou ou porque o caminhão não sobe. Nas cidades grandes, especialmente em Los Angeles e San Francisco, esteja pronto para pegar trânsito.

aluguel de carro na california
Las Vegas vista da estrada

Conheça e respeite as leis de trânsito

Uma das maiores dores de cabeça (e de bolso) que você pode ter durante a viagem e o período de aluguel de carro na Califórnia é tentar dar uma de espertinho e burlar as regras de trânsito

Aí vão algumas coisinhas básicas que podem te ajudar:

  • Fique bem atento a sinalização;
  • Pare de verdade nos Stops (pare mesmo, dar só uma reduzidinha não rola);
  • Fique atento na velocidade máxima (as multas são progressivas e quanto mais rápido você estivar, mais caro a brincadeira irá te custar). Meu irmão levou uma multa de quase 900 USD aqui na Califórnia, sorte que na época a cotação era bem mais amigável, mas ainda assim doeu;
  • Na hora de estacionar (especialmente em San Francisco) leia absolutamente todas as informações da placa: horário de limpeza, horário de feira e reforma na rua são alguns dos motivos que podem levar seu carro a ser guinchado e, acredite, você não quer ter um carro guinchado por aqui;
  • Não estacione em vagas com calçada colorida (branco também é cor!), elas não são para você;
  • Ao estacionar na ladeira lembre-se que as rodas traseiras do seu carro devem apontar para a calçada (caso o breque quebre, a calçada vai parar seu carro e evitar que ele role ladeira abaixo). Essa rodadinha no pneu é obrigatória e a multa em caso de esquecimento é $80;
  • Sim, você pode virar a direita no sinal vermelho: nos semáforos vermelhos, você pode (e na real deve) virar a direita desde que não haja uma placa dizendo que é proibido virar a direita no vermelho. Antes de virar porém você deve parar o carro como se fosse um STOP (essa parada te dá tempo e a chance de ler alguma placa que indique que é proibido virar, e quando é proibido amigo, a multa é uma facada!). No começo é estranho, mas logo você se acostuma e é uma belezura;

Como funcionam os Pedágios na Califórnia

As principais cidades Californianas (Los Angeles, San Francisco e San Diego) tem pedágios em suas mediações. No mapa abaixo você encontra um resumão das rodovias pedagiadas e das faixas expressas (Express Lanes – já falaremos sobre elas).

aluguel de carro na California - mapa dos pedágios
Pedágios na Califórnia Imagem: Thetollroad.com

Pedágios em San Francisco e Bay Area

Não há pedágios para sair de San Francisco, mas caso você decida cruzar um das das pontes (Golden Gate, Bay Bridge, San Mateo Bridge, +5 outras pontes na Bay Area) para entrar na cidade ou seguir no sentido Napa Valley ou Vale do Silício, você sim terá que pagar pedágio.

O preço dos pedágios é flutuante e varia conforme o horário e dia da semana. Na Bay Bridge, por exemplo, a travessia custa a partir de $5.

Todos os os pedágios, com exceção ao pedágio da Golden Gate, podem ser pagos na hora e em dinheiro. Quem cruzar a Golden Gate deve usar um FasTrak (falarei sobre ele a seguir) ou pagar o pedágio online antecipado ou até 48 horas após a travessia.

O que é o FasTrak

FasTrak é o sistema de pedágio Pré Pago – equivalente ao Sem Parar Brasileiro – aqui da Califórnia. Muitas locadoras oferecem a opção de alugar o FasTrak por dia + dedução do valor gasto no final da locação. Eu sinceramente não recomendo o aluguel.

A menos que você seja a pessoa mais impaciente do mundo no trânsito e queira pegar todos os Speed lanes de Los Angeles, o custo do aluguel do Fast Pass não paga o benefício.

Se você mora ou está passando um temporada na Califórnia, aí sim eu recomendo que você faça um FasTrak o quanto antes. O esquema é super prático nos feriados prolongados e no longo prazo te economiza um tempão.

O que é a Car Pool Lane

Car Pool Lane é uma faixa especial que só pode ser usada se você atingir o número mínimo de pessoas no carro (em geral duas ou três) para aquela estrada. Essas faixas são sinalizadas com um triângulo e em geral há placas que indicam o horário de funcionamento (geralmente as horas de pico) e quantas pessoas são necessárias para poder usar a faixa.

Essa é uma medida especial para reduzir o trânsito nas grandes cidades e uma economia de tempo incrível para quem anda de carro cheio. Cuidado, a multa por andar na faixa de Car Pool com menos gente do que o necessário é super alta.

O que é a Express Lane

As Express Lanes (Faixas expressas) são outra medida para desafogar o trafego, elas são uma combinação de via pedagiada opcional e Car Pool.

Com elas, quem tem o “Fast Pass” e está levando o número correto de pessoas no carro (em geral 2 ou 3) pode pagar pedágio para usar a faixa. As Express Lanes ficam separadas do resto da estrada por uma faixa dupla continua. Não preciso nem dizer que entrar na faixa expressa fora de lugar dá um problema danado, preciso?

Há pontos exatos para entrar e pontos de saída específicos para sair da Express Lane (preste atenção!) e infelizmente não é possível e nem permitido usar as faixas expressas sem um FasTrak conectado ao veículo.

Melhores viagens de carro da Califórnia

Agora que você já sabe todos os detalhes para alugar um carro e quem sabe até já conferiu os preços de aluguel para a data da sua viagem na Rent Cars, chegou a hora de falar de algumas das melhores viagens de carro da Califórnia. Aí vão 5 ideias que eu amo de paixão:

aluguel carro california

Quanto custa alugar um carro na Califórnia?

O aluguel de carro na Califórnia é bem simples e fácil. Geralmente, uma diária em um carro simples (para até 5 pessoas) custa a partir de R$300 em San Diego. Já em San Francisco, os preços são a partir de R$315 a diária e, em Los Angeles, R$340.

Quer saber quanto custa alugar carro na data da sua viagem?

Aluguel de Motor home na Califórnia

Já pensou em combinar sua viagem pela Califórnia com um trecho de motor home? Nós amamos este estilo de viagens tanto que no finalzinho do ano passado compramos o nosso próprio trailer.

Uma mão na roda para famílias

O que mais gostamos do trailer é a praticidade de dormir em lugares paradisíacos como parques nacionais e praias (claro que dentro de campings específicos) e ter a nossa casinha sempre pronta para viajar.

Com duas crianças pequenas o motor home nos poupa um tempo imenso de fazer check in e check out, além daquele abre e fecha malas chato.

Motorhome na Califórnia

É mais barato viajar de motor home pela Califórnia?

Depende do número de pessoas e se você pretendem fazer todas as refeições no motor home. Em linhas gerais é ligeiramente (não muito) mais barato sim, mas pra nós o que pesa é a eficiência: é muito, mas muito prático.

Há também a possibilidade de fazer alguns Free Campings, mas antes de estacionar o carro e “ligar” o acampamento, certifique-se que é permitido. Muitas cidades no litoral da Califórnia permitem o Free Campings nas suas ruas. Pesquise com antecedência

Eu, em geral, recomendo que você pegue o motor home no último dia em San Francisco e troque por um carro na chegada em Los Angeles porque acho muito chato ter que estacionar um carro gigante no meio de uma cidade grande, mas para quem não se importar, há bons campings nas aforas das duas cidades.

vale a pena viajar pela Califórnia de motor home?

Muito! O Motor home te dá a chance de “levar a casa” toda com você parar em qualquer cantinho caprichado e fazer um almoço gostoso em família – e também te dá a chance de deixar a viagem mais flexível em termos de paradas.

Aliás, outro ponto importante é: seja qual for o seu estilo de viagem, de carro ou de motor home, você vai precisar de um seguro viagem.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para entrar nos Estados Unidos, mas é importantíssimo em qualquer viagem. Uma consulta médica na Califórnia custa por volta de $300. Por outro lado um excelente seguro viagem custa menos de R$10,00 por dia. Não tem nem o que pensar, né?!

Além de te proteger contra qualquer eventualidade médica, um bom seguro viagem cobre voos cancelados, bagagens extraviadas e até emergências odontológicas. Use o comparador da Seguros Promo para buscar o melhor custo x beneficio para sua viagem

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem! Faça sua cotação já!

Veja também: Melhor seguro viagem para a Califórnia

Conclusão: vale a pena alugar carro na Califórnia?

De volta ao assunto do carro, deu para perceber que viajar de carro é uma das melhores formas de explorar a Califórnia, certo?

Enquanto não recomendo que você alugue carro em San Francisco, considero o carro essencial (e financeiramente vantajoso) em todas as outras cidades.

Para se dar bem na hora de locar o carro, faça a pesquisa online, saiba os documentos e seguros necessários, faça uma inspeção detalhada e siga nossas dicas para dirigir na Califórnia e se dar bem na direção.

Se você sonha em viajar de motor home, a Califórnia pode ser um excelente lugar para começar! Aluguel de Motor home na Califórnia é pratico e super divertido. Recomendo muito.

E, para fechar, deixo aqui 5 dicas de viagens de carro pela Califórnia, tenho certeza quer você vai amar!

E aí, curtiu nossas dicas de aluguel de carro na Califórnia?

Deixe seu comentário aqui!


Veja também:

Los Angeles

San Francisco

San Diego


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Guarde este post no Pinterest!

Aluguel de carro na califórnia

Planeje sua viagem

Comentários (1)

[…] Aluguel de Carro na Califórnia: TUDO o que você precisa saber […]

Deixe o seu comentário