10 filmes que se passam em San Francisco

Conheça alguns dos melhores filmes gravados em San Francisco

Você sabia que San Francisco é uma das não só é um dos destinos mais requisitadas pelos viajantes, mas também pelos diretores de filmes? A cidade é uma das mais usadas como locação para filmes de todos os gêneros. Conheça neste post alguns filmes gravados em San Francisco, na Califórnia e saiba como visitar os cenários.

Alguns dos maiores sucessos do cinema foram ambientados em SF, e nós fizemos uma lista caprichada com 10 filmes gravados em San Francisco + 1 série que muita gente ama de paixão. (Quem aí assistiu Três é demais?) e dicas para incluir algumas dessas paradas no seu roteiro por San Francisco.

Pronto para descobrir os principais filmes gravados em San Francisco?

Texto: Analu Ferreira

Filmes gravados em San Francisco

Se preferir, clique em um dos itens acima para ir direto ao filme e a sua locação de San Francisco!

Uma babá quase perfeita

Filmes que se passam em San Francisco
Uma Babá Quase Perfeita (Foto: cartaz original do filme)

Muito famoso e estrelado por Robin Williams, esse filme – lançado em 1993 – lembra muito a minha infância. Já assisti pelo menos 5 vezes e sempre dou muita risada com essa comédia nada convencional!

O filme tem várias cenas ao ar livre em San Francisco (no Crissy Fields tem uma cena onde a suposta babá está andando de bicicleta com as crianças), além de cenas da região do Pacific Heights e da casa da família Hillard, que está localizada na Steiner St, número 2640. Já visitei a casa algumas vezes e sempre tem um fã tirando a fotinho clássica bem em frente à casa.

Milk: A Voz da Igualdade

Baseado na vida do político e ativista gay Harvey Milk (que foi o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público na Califórnia nos anos 70), esse filme é emocionante e contém cenários belíssimos, mas além disso você vai entender um pouco mais sobre a história do bairro Castro (conhecido como o bairro gay de SF) e sobre a luta de Milk, que comandou campanhas nacionais a favor dos direitos dos gays.

O filme é uma excelente aula de história, protagonizado por nada mais nada menos que Sean Penn. Impossível não se emocionar.

Quer viver um pouco do filme na realidade?

Visite o apartamento de Milk, onde atualmente está localizada a Human Rights Campaign Action Center and Store (575 Castro St.), caminhe pela Castro St. com uma paradinha no Castro Theater (429 Castro St.) e também visite o City Hall de San Francisco (prefeitura da cidade – o edifício é lindo e a entrada é grátis) onde muitas cenas foram gravadas (1 Dr Carlton B Goodlett Pl.).

Mudança de Hábito

Filmes que se passam em San Francisco
Mudança de Hábito (Foto: cartaz original do filme)

Muitas cenas do filme Mudança de Hábito foram gravadas na St. Paul’s Catholic Church, ( 221 Valley Street (esquina com a Church Street)) uma belíssima igreja católica de 105 anos localizada na região Noe Valley.

Na produção Hollywoodiana, o bairro onde fica a igreja aparece totalmente degradado, diferente do que ele realmente é: um bairro super e muito familia.

Mudança de Hábito 2

A segunda parte de um dos filmes que mais vi nas sessões da tarde tem mais cenas gravadas em San Francisco do que a primeira parte.

No filme aparecem: Coit Tower (1 Telegraph Hill Blvd), a escola católica faz parte da linda igreja Saints Peter and Paul em North Beach (666 Filbert St.) onde diversas cenas foram gravadas, além de locações externas no Fort Mason e arredores da cidade.

Coit Tower - San Francisco
Coit Tower vista da Sansome Street

Como visitar a Coit Tower

A Coit Tower é um dos principais mirantes da cidade, e uma vista que vale mega a pena para quem curte ver cidades do alto. Para chegar lá no alto você pode fazer a caminhada a parte de North Beach (inclusive incluí este passeio no nosso roteiro de San Francisco) ou pegando o ônibus #39 MUNI que sai do Pier 39.

Coit Tower
San Francisco vista da Coit Tower

Fort Mason

O Fort Mason fica no caminho de quem faz o trajeto de bicicleta para a Golden Gate e é a primeira subida enjoadinha do caminho (Não há como escapar do Fort Mason). Uma parada que eu adoro por lá é o restaurante Alemão e cervejaria Radhaus, o ambiente é super legal, a comida é boa e as vistas do pôr do sol são especiais.

À Procura da Felicidade

Já vi umas 3 vezes esse filme tentando localizar exatamente onde Will Smith passou com seu filho (querido!) Jaden. Certamente algumas cenas foram gravadas em estúdio, porém muitas pelas ruas de San Francisco (em Chinatown, Financial District, etc.).

Das que eu mais gosto são as que foram filmadas na Glide Church, em Ocean Beach, e a na quadra de basquete da Cameron House. Caso você tenha interesse em visitar a quadra, é cobrado o valor de $25 e a visita deve ser agendada com antecedência através do e-mail info@cameronhouse.com

Blue Jasmine

Filmes que se passam em San Francisco
Blue Jasmine (Foto: cartaz original do filme)

Cate Blanchett levou o Oscar de melhor atriz pela sua atuação nesse filme. Não é preciso dizer muito mais para contar que o filme é uma comédia dramática que vale muito a pena assistir!

Jasmine passeia com Ginger, Chili e Eddie pela Grant Avenue na Chinatown, toma um drink com Dr. Flicker no Aub Zan Zan (1633 Haight Street) e também leva os filhos de Ginger para uma pizza em Richmond District, na pizzaria Gaspare’s (5546 Geary Blvd.), uma das mais icônicas da cidade.

Divertidamente

Essa animação é a minha preferida de todos os tempos! Super verdadeira e emocionante, todas as pessoas – adultas – com quem falei e que assistiram o filme, amaram! No filme você pode conferir a Lombard Street, Golden Gate Bridge, o Ferry Building e a região onde Riley e sua família moram é Russian Hill.

Cable Car
Topo da Lombard Street visto de dentro do bondinho (as vistas desse pedaço são maravilhosas!)

Fuga de Alcatraz

Assisti esse filme logo depois da visita que fiz pela primeira vez à prisão de Alcatraz, em 2013. Saí da visita tão curiosa para saber mais sobre a fuga de três prisioneiros que logo ao chegar em casa fui logo assistir o filme, que é baseado em fatos reais e conta com a atuação de Clint Eastwood super jovem! A prisão de Alcatraz é mostrada no filme, assim como a rotina dos presos.

Alcatraz
Ilha de Alcatraz

Escapar de Alcatraz é uma aventura e tanto, e uma experiência que a Mari recomenda bastante para quem sabe nada bem. Treinar nas águas geladas da baía é essencial para quem planeja viver essa aventura.

Doce Novembro

Uma linda história de amor, esse filme retrata o envolvimento emocional entre Sara e Nelson, que se conhecem de forma inesperada. Um filme bonito, mas meio pesado, pelo menos pra mim!

A parte externa do prédio onde Sara mora fica em Potrero Hill, na Missouri St. número 298 (esquina com a 18th St.). O Dolores Park também está super presente no filme (antes da reabertura dele que aconteceu neste ano), assim como Crissy Field. Muitas outras cenas externas também foram filmadas na cidade.

Dolores Park
Dolores Park – San Francisco

E Se Fosse Verdade

Filmes que se passam em San Francisco
E Se Fosse Verdade… (Foto: cartaz original do filme)

Amo o apartamento mostrado nesse filme! O prédio é muito estilo San Francisco de ser. Lembram? É o lugar onde David vê Elisabeth pela primeira vez. Ele está localizado na esquina da Mason St. e Green St. (1688 Mason St.), em Russian Hill. Só que a cor do prédio não é mais a mesma (agora ele está cinza clarinho). O Caffe Trieste, bem tradicional em North Beach/Little Italy, também aparece em uma das cenas.

Uma pena que a livraria Abandoned Planet foi fechada, pois uma das cenas mais engraçadas do filme foi gravada lá

Caffe Trieste e o Poderoso Chefão

Além de aparecer no filme E se fosse verdade, o Caffe Trieste tem uma conexão importante com o cinema em San Francisco.

Foi aqui que o cineasta Francis Copolla escreveu o roteiro do filme o poderoso Chefão. Fãs do filme ou do diretor podem ver memorabilia do filme da vinícola Francis Ford Coppola ( 300 Via Archimedes, Geyserville) que pertence ao diretor. Ou degustar os vinhos no caffe Zoetrope, que pertence ao diretor e fica no mesmo edifício do seu estúdio de cinema.

Bônus: Três é Demais

Filmes que se passam em San Francisco
Três É Demais (Foto: cartaz original da série)

O bônus hoje é a série Três é Demais que em sua abertura mostra, além da maravilhosa Golden Gate Bridge e a família toda passeando de Cable Car (linha Powell-Hyde), uma das praças mais fofas de San Francisco, a Alamo Square!

Com as casinhas vitorianas mais famosas da cidade, as Painted Ladies, a praça fica no alto de um morro e proporciona vistas lindas.

Painted Ladies - San Francisco
Alamo Square – San Francisco

Endereço da cada de Full House

Os fãs da série Full House (ou da nova versão Fuller House) podem ainda visitar a fachada da casa em que parte da série foi gravada (endereço: 1709 Broderick St.) a fachada mudou um pouco nos últimos anos e já não tem mais a cara da foto abaixo. É… os novos donos não são fãs da série e nem são chegados nos turísticas que vem aos bandos fotografar a fachada.

Mas para quem é fã da série, vale a parada, não?

 

12 dias pela Califórnia e Las Vegas
Casa de Full House em San Francisco | Foto: Carol Pereira

Vai para Los Angeles?

No tour pelos estúdios da Warner você passará em frente a casa que atualmente está sendo usada nas gravações de Fuller House. E ainda aprenderá várias curiosidades interessantes sobre a série e outros clássicos da Warner Bros. Vale muito a pena.

Warner Bros Studio Tour em Los Angeles
Casa de Fuller House no Backlot da Warner

 

Vem aí: Matrix 4 em San Francisco

A gravação de Matrix 4 e a presença de Keanu Reeves na cidade causou um mega alvoroço por aqui. O filme está sendo gravado no distrito financeiro da cidade – dia e noite, e estamos todos curiosos para a estréia do filme.

Seguro viagem para San Francisco

Não esqueça do seu seguro saúde antes de viajar! Apesar de não ser obrigatório nos Estados Unidos, um bom seguro viagem custa menos de R$10 por dia, enquanto uma consulta médica nos Estados Unidos, por mais bobinha que seja, sai por cerca de U$300. Fez as contas? Além disso, o seguro te protege também de voos cancelados, conexões perdidas, bagagem extraviada e outros imprevistos.

Nossa indicação é a Seguros Promo, um comparador que te ajuda a selecionar as melhores opções do mercado e encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem. Quer um desconto?! Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Veja também: Como escolher o melhor seguro viagem para a Califórnia?

E aí, curtiu nossas dicas de filmes gravados em San Francisco? Lembra de mais algum que não está nessa lista? Deixe nos comentário!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário