San Francisco: Alamo Square e as Painted Ladies
Alamo Square é uma pracinha simpática no alto de Hayes Valley em San Francisco, é lá e que estão as famosas Painted Ladies, uma fileira de 5 casas vitorianas lindas, pintadas em cores diferentes e com vistas lindas do centro da cidade. Neste post eu te ensino a chegar na Alamo Square (a pé, ou usando transporte público) e dou algumas ideias de passeios bacanas e diferentes para combinar com esse. Vem comigo?
Alamo Square e as Painted Ladies
Painted Ladies (em português, Madames Pintadas) é um termo arquitetônico usado para casas do Estilo Vitoriano ou Eduardino, pintados de três ou mais cores, de modo a ressaltar seus ornamentos. San Francisco tem dezenas de Painted Ladies (todas elas sobreviventes do terremoto de 1906, e do grande incêndio que destruiu parte significativa da cidade), sendo que o conjunto mais famoso fica na Alamo Square ( exatamente nos números 710–720 Steiner Street) uma pracinha super simpática, e um dos meus lugares preferidos da cidade para fazer picnic.
As Painted Ladies da Alamo Square foram construídas em 1892 e 1896, e hoje, dividem com a Golden Gate Bridge o título de símbolo de San Francisco. Elas já apareceram em mais de 70 filmes diferentes. E não dá para negar que a combinação de casinhas fofas enfileiradas com uma vista incrível do centro financeiro de San Francisco é algo para lá de especial. Eu adoro a praça e sou fã dos picnics no gramado.
Veja também: Dicas de viagem de San Francisco: Restaurantes, passeios e muito mais.
Como chegar a Alamo Square?
Chegar na Alamo Square é mais fácil (e bem mais divertido do que parece). Basta escolher o caminho certo para mergulhar no coração do Hayes Valley, uma das vizinhanças mais interessantes da cidade!
- A pé: Pegue um Muni até o Civic Center (apesar de bem pertinho da Union Square, o trecho entre a Union Square e o Civic Center é feio pra caramba, com muita gente estranha e moradores de rua bem esquisitos, bêbados e drogados) e de lá caminhe pela Hayes Street até a Alamo Square. No caminho, aproveite para visitar o Civic Center (aberto de segunda a sexta até as 18:00) que é lindo e é grátis, e tomar um sorvete na Smitten Ice Cream ( 432 Octavia St #1a), que fica do ladinho da Hayes. Durante a caminhada, repare nas casas vitorianas a sua volta, uma mais linda que a outra!
- De ônibus: Saindo na Union Square pegue o número 21 no ponto da Market St & Grant Ave e desça na frente da Alamo Square. A passagem custa $2.25 e o ônibus não dá troco.
Alamo Square no mapa
O que fazer na Alamo Square?
Chegando na Alamo Square, é só curtir o visual e aproveitar uma das vistas mais lindas de San Francisco! Dicas do que fazer na Alamo Square
- Curtir o visual da cidade: Sim, estou repetindo! Dê uma voltinha na praça e repare as mudanças de um lado para o outro.
- Ver o pôr do sol: O sol se põe na parte de trás da praça, mas a luz avermelhada contagia as casas melhorando ainda mais a vista. Pouco depois as luzes de San Francisco começam a acender. Bem bonito!
- Tirar fotos incríveis da cidade: claro! Quem aí não quer um foto num cantinho tão especial?
- Picnic: Meu programa preferido! A Alamo Square é ótima para fazer picnic! Se abasteça com comes e bebes, no mercadinho Bi-Rite (550 Divisadero St) e devore tudo olhando para as painted Ladies! Tudo de bom! Veja detalhes do picnic na Alamo Square nesse post!
Fotografando as Painted Ladies
Pra quem gosta de fotografar, a dica é subir no alto do parque (de frente para as casas do lado direito), dessa forma você terá uma foto completa com as famosas casas coloridas com a cidade de São Francisco no fundo. Mas claro, não deixe de brincar, clicar e experimentar os diferentes ângulos.
Minha foto preferida: Painted Ladies com cidade no fundo
Um passeio Especial: Civic Center, Hayes Valley e Alamo Square
Comece na Estação Civic Center do Bart. Olhando no mapa você verá que essa estação fica bem pertinho da Union Square, e que é uma linha reta seguindo pela Marker Street, mas não recomendo a caminhada. Este é um trechinho de San Francisco dominado por moradores de rua, malucos e bêbados. Não chega a ser perigoso, mas a sensação de caminhar por lá é péssima. Não gosto e não recomendo. A noite, não ando por lá sozinha de jeito nenhum.
Civic Center: lindo por fora e por dentro.
Nossa primeira parada é o Civic (center) prefeitura de San Francisco, um prédio bonito e ornamentado e com uma cúpula redonda mais alta que a do Capitol em Washington -DC, a prefeitura está aberta de segunda a sexta das 9:00 as 17:00, e a entrada é grátis. Antes de entrar repare nos detalhes da fachada e dos prédios em torno da praça. Alí estão a Ópera e a Sinfonia de San Francisco (nas costas do prédio da prefeitura), e do outro lado da praça de frente para a prefeitura, o museu de arte Asiática e a biblioteca de San Francisco. Hoje vamos nos concentrar na prefeitura, hora de entrar!
Depois de RX básico, você estará no salão principal, com direito a pé direito alto e zilhões de ornamentos. Vale a pena subis as escadas para ver os detalhes da arquitetura do prédio de cima para baixo.
Com sorte, você encontrará algumas noivas tirando fotos. É no Civic Center que grande parte dos casais da cidade se casam.
Hayes Street: uma das ruas mais cools de San Francisco
Saindo do Civic Center siga para a Hayes Street. A Hayes é uma depois da Grove St (rua que passa entre os prédios da Sinfonia e da Ópera de SF) para o lado esquerdo. Pronto! Você chegou num dos cantinhos preferidos dos locais, uma rua repleta de lojinhas cool, cafés bacanas e n restaurantes descolados. Alguns dos meus endereços preferidos da Hayes.
Patricia’s Green
Um parque pequenino, com mesas de picnic e instalações temporárias de artistas locais. Um lugar bacana para sentar, relaxar e acompanhar o movimento da cidade, e da badalada sorveteria Smitten’s que fica alí na porta, num antigo container adaptado.
Restaurantes:
- Absinthe Braserie e Bar: Um dos meus restaurantes preferidos da cidade, comida francesa deliciosa e ambiente super agradável. Ideal para um jantar caprichado.
- Chez Maman: Um francês delicioso e super descontraído. Custo benefício excelente.
- Souvla: Experimentei os quitutes do Souvla da Eat Drink SF e não vejo a hora de conhecer o restaurante.
- Stack’s: pedida ideal para um brunch.
Cafés, lanchonetes e docerias
- Arlequin: Uma mistura de café com loja de vinhos. Tem sanduíches maravilhosos e vinhos servidos em taça! Parada preferida dos locais no fim da tarde.
- The Grove: Ideal para um sanduiche rápido, amo o clima descontraído e o suco de laranja natural servido em pint.
- Smitten’s Ice Cream: A sorveteria mais amada dos San Franciscanos. Sorvete delicioso feito na hora.
- Chantal de Guillon: loja fofa que serve macarons maravilhosos.
Lojas cool:
- Isotope: A loja mais legal de todos os tempos para quem curte histórias quadrinhos.
- Timbuk: mochilas costumizadas ultra cool.
Veja as dicas da Mariana Amaral para o Viaje na Viagem da Mi para o Viajoteca e da Mary para o Hotel Califórnia.
A caça das vitorianas
Terminada a sessão das lojinhas, você entrará num pedacinho mais residencial da Hayes Valey. Preste atenção nas casas e você fará altas descobertas e fotografias.
Chegando na Alamo Square
Terminada a subida (juro que é pequena e que as lojinhas e casinhas vitorianas compensam o esforço) você chegou na Alamo Square. Repare nos detalhes da pracinha, passeie por dentro do parque e aproveite o entardecer num dos cantinhos mais especiais de San Francisco.
E aí, curtiu as dicas?
Alguém aí já conhece a Alamo Square e quer dividir com a gente o que achou? 🙂
Antes de viajar: contrate um seguro viagem
Nem pense em economizar na contratação da apólice, já que o seguro não é obrigatório nos Estados Unidos, pois a falta de um seguro com boa cobertura pode aumentar (e muito) o custo da sua viagem. Uma simples internação hospitalar custa em média 2.000,00 dólares! Caro né?! Pois é, se você estiver segurado esses tipos de gastos serão cobertos! O ideal é que a apólice cubra tudo no ato para você não precisar desembolsar nada para depois ter que reaver. Aliás, um bom seguro vai muito além de coberturas hospitalares, cobrindo também determinado valor para você gastar em compras no caso de extravio temporário de bagagem, ou mesmo no caso de um cancelamento de voo.
E para que a busca pelo seguro ideal seja simples e rápida, recomendamos o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira e descomplicada, que funciona como um comparador de seguros e traz para você as melhores opções de apólice disponíveis no mercado, mostrando os valores e tipos de cobertura, tudo “mastigadinho” pra você!
Quer mais economia? Clique aqui e faça sua cotação inserindo nosso cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Veja também:
Viaje sem stress:
✅ Faça seu seguro de viagens
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, Siga nosso instagram!
[instagram-feed]
Guarde este post no Pinterest!
Adorei suas dicas , estou indo em outubro .
Obrigadaaaa !!!!!
Oi Denise!
Espero que tenha aproveitado muito a viagem!
Beijos