São Francisco: O divertidíssimo Exploratorium

Quer quebrar o ritmo da viagem com algo diferente e interessante? Está viajando com crianças ou adolescentes? Quer se divertir e de quebra aprender algo? Se você respondeu sim para qualquer uma das perguntas anteriores, você precisa conhecer o Exploratorium em São Francisco Um museu que te mostra de maneira prática e divertida todos vários daqueles conceitos de física elétrica, mecânica, ótica, química e biologia (que você aprendeu na escola e nunca deu muita atenção) por meio de experiências super interativas. É muito mais legal do que parece!

Exploratorium

Exploratorium _ San Francisco

A nossa visita:

Chegamos no Exploratorium por volta das 11 da manhã, entramos despretensiosos e sem muitas expectativas. E quer saber, logo do inicio já adoramos. O conceito do museu é completamente interativo, e você é responsável por fazer com que cada uma das experiências tomem forma.
Exploratorium _ San Francisco
Brincando com imãs no Exploratorium

Espelhos, areia e movimento

Para mim que sou absolutamente visual, a graça começou antes das entrada com uma série de espelhos estilosos que “tive” que fotografar.

Exploratorium _ San Francisco

Espelhos na Entrada do Exploratorium – San Francisco

Exploratorium _ San Francisco

Quadro de colheres na entrada do Exploratorium

Passando a entrada começamos a interagir com algumas experiências de movimento bem interessantes, minha preferida: sentar numa cadeira que gira com um pneu de bicicleta em movimento na mão! Também gostei muito de outra experiência que fazia gotinhas de água voarem. Bem bonito. E claro, colar a mão na massa, quer dizer na areia, e desenhar em um disco em movimento muito bacana e sensorial.

Exploratorium

Roda de bicicleta – percepção sensacional da força do movimento

Desenhos na Areia - Exploratorium

Desenho na areia | Exploratorium

Cores e Movimento

Um das minhas alas preferidas brinca com cores e movimento. Tem um montão de experiências interativas e a que eu mais gostei foi uma parede que reconhece suas formas e enquanto você se mexe suas sombras se sobrepõem em vários tons de cor diferentes. Bem bonito!
Cores e movimento - Exploratorium
Tem também uma demonstração de como fazer e produzir fazer seu próprio splash fotográfico (sabe aquelas fotos onde o liquido se espalha de forma quase mágica formando um lindo splash?) Uma pequena traquitana te ajuda a criar e fotografar a sua imagem.
E uma das experiências mais populares: imagens estáticas que como o movimento de transformam em uma perfeita batalha entre Batman e o Penguin com direito a trilha sonora.

Diversão para crianças e adultos

Como as experiências são relativamente simples, as crianças piram com algumas delas… eu me diverti muito vendo uma menininha de uns dois ou três anos fazendo bolas voarem com um sopro forte ar. Mas também haviam muitos adultos como nós pirando nas experiências… uma das mais populares: beber água de um bebedouro que parece privada! Bizarro ou não, a atração faz um sucesso danado e quase ninguém sai do Exploratorium sem tirar uma fotinho.
Exploratorium SF
Água da Privada? – E ai, vai encarar?

Explorando o segundo andar

No segundo andar também tem muita coisa legal: um observatório em tempo real da ponte, ou seja, lá de longe é possível ver em detalhes os carros passando pela bay bridge. Uma lagoa de gelo seco alucinante, um simulador de tempestade areia, ampulhetas gigantes e uma infinidade de experiências super visuais.
Bay Bridge em tempo real - Exploratorium
Projeção da ponte em tempo real
Exploratorium SF
Gelo seco & água – passei minutos curtindo essa experiência
Exploratorium SF
Mistura de água e óleo
Exploratorium SF
Água em movimento
Luzes - Exploratorium
Experiencia com luzes

Mil e uma experiências

E sem perceber, fomos deixando o tempo passar e fomos brincando em cada uma das alas, na parte de som, mandei ver numa bateria, na parte de ótica sofri para tentar fazer as experiências com olhos fechados e errei um montão de cestas de basquete em uma quadra miniatura. Brinquei de gigante em uma sala tortuosa e numa cadeira gigante. Me impressionei com a força do rodamoinho e com uma escultura sensacional de São Francisco feita de palitos de dente.
Brincando de gigante
Brincando de gigante
Espelhos no Exploratorium
Brincando com espelhos ;o)
Escultura de palitos no Exploratorium
Escultura de palitos de dente… imagina só que trabalhão!?
Escultura de palitos no Exploratorium

Comidinhas + VISTA

Nesse meio tempo, entre uma atração e outra, bateu uma fominha. Como já havíamos escolhido um restaurante ali perto, preferimos não almoçar e comer um lanchinho na lanchonete do Exploratorium, comemos uma frutinha e uma barra de cereal.
Para quem quiser almoçar,  a cafeteiria tem um montão de opções com cara boa – e como estamos na California, várias delas são vegetarianas e orgânicas. Os preços são um pouquinho mais caros do que a média da cidade, o que é esperado tanto pela localização como por estarmos dentro do museu.
E claro, a parte mais legal do nosso lanchinho: uma vista privilegiada da Bay Bridge e da Baia se San Francisco.
Bay Bridge em tempo real - Exploratorium
E como é impossível descrever tudo, deixo aqui minha recomendação: depois de conhecer as belezas naturais da cidade, uma visita ao Exploratorium é um belo complemento para o seu roteiro em São Francisco!

Balada no Exploratorium

Exploratorium - SF

Pra quem quer unir o útil ao agradável, conhecer o Exploratorium a noite e de quebra tomar uma bebidinha. Todas as Quinta-Feiras o Exploratorium abre para uma festa (apenas para maiores de 18 anos, bebidas a venda para maiores de 21 com documento) das 18:00 às 22:00 e o ingresso é mais barato que durante o dia (15 dólares por pessoa).

Ainda não testei a “balada” mas ouvi falar muito bem, então #deixoadica.

Mais informações sobre a visita ao Exploratorium

Aberto de terça a domingo das 10:00 às 17:00 e Quinta-fera das 18:00 às 22:00 (para maiores de 18 anos)
Preços:
Durante o dia
  • Adultos 29 dólares
  • Jóvens (13-17) 24 dólares
  • Crianças (4 a 14 anos) 19 dólares
  • Menores de 4 anos grátis
Noites de quinta feira: 15 dólares
Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (13)

[…] simulador de terremoto e muitas exibições temporárias que mudam de tempos em tempos; quanto o Exploratorium, um espaço divertido com experiências hiper interativas que envolvem conceitos de química e […]

[…] Exploratorium é um pavilhão GIGANTE repleto de experiências diversas e atrações hiper interativas. Cada […]

[…] Exploratorium é museu de ciências bem interativo que faz sucesso tanto com crianças como adultos. A graça é […]

[…] passeio BEM divertido tanto para crianças quanto para adultos é o Exploratorium, um museu de ciências repleto de experiências mão na massa e atividades divertidas. Aqui os […]

[…] Exploratorium é um museu de ciências divertido e estiloso, não acrescentei a parada no roteiro porque fica […]

qto tempo mais ou menos levar pra conhecer o museu?

Oi Claudia,
Umas duas horas dá para aproveitar bem!
Beijos

[…] e ficar de olho nas promoções. Para evitar filas, compre atrações especiais como Alcatraz, Exploratorium e passeios de barco com antecedência. Quer andar de bondinho? Comece […]

[…] a proposta de dois museus daqui de São Francisco que oferecem vida noturna às quintas-feiras: o Exploratorium e o California Academy of Sciences. Neste post contaremos todos os detalhes da experiência. Vamos […]

Olá!!! Estou amando o seu site!!! Nem preciso olhar outros para montar meu roteiro na Califórnia!
Nesse post tive uma dúvida: se formos na quinta feira à noite só curtiremos a balada ou poderemos conhecer o museu inteiro normalmente?

Poderá curtir todas as atrações de museu abertas + a “balada”.
Beijos

[…] Veja todos os detalhes da visita ao Exploratorium neste post. […]

[…] Exploratorium: um museu super interativos e que agrada tanto adultos como crianças […]

Deixe o seu comentário