San Francisco: O que fazer no pier 39

16
Carangueijo no Pier 39 - San Francisco

O Pier 39 é dos lugares mais turísticos de San Francisco, um animado complexo de lojas e restaurantes, ponto de saída de diversos passeios e residência de um animado grupo de leões marinhos. Um lugar interessante para quem visita San Francisco pela primera vez. O pier 39 tem MUITA coisa legal, mas também tem uma série de pegadinhas, lugares BEM meia boca, e atrações ruinzinhas que definitivamente não precisam entrar no seu roteiro. Nesse post, divido com vocês todas as minhas dicas, todos os passeios que já fiz e gostei, e MUITAS recomendações para você se divertir no pier. Vem comigo?

San Francisco: O que fazer no pier 39

O Pier 39 nunca foi e nem nunca será meu lugar preferido em San Francisco, mas preciso reconhecer que depois de três anos morando nas redondezas e dezenas de visitas ao Pier, aprendi a gostar de lá. Não, não é um lugar que nem eu, e nem nenhum local de San Francisco costume frequentar, mas repito, tem muita coisa legal, basta saber procurar!

Leões Marinhos - San Francisco

Leões Marinhos briguentos

Dica esperta para quem quer economizar

Entre nesse site e imprima o cupom do “Fun Pack”. Esse cupom poderá ser trocado no centro de visitantes do Pier 39 por duas horas de estacionamento grátis + descontos para várias lojas e atrações do pier. Não custa nada imprimir e trocar, certo?

Se você pensa em fazer muitas atividades

Para quem viaja com criança, ou quer investir mais tempo nas atividades do Pier 39 a dica é comprar os ingressos combinados de até 3 atrações (a venda tanto online quanto na bilheteria das atrações).

Veja também: Um guia completo para planejar sua visita a San Francisco

Algumas das minhas atrações preferidas no Pier 39

Ver leões marinhos de perto

Não dá para falar em Píer 39 e não falar da animada, barulhenta (e as vezes mal cheirosa) colônia de leis marinhos que reside no local. Os primeiros leis marinhos chegaram no Pier 39, em 1898 pouco depois do grande terremoto Loma Prieta que fez toda a Bay Area tremer. A primeira residência escolhida pelos bichinhos foi o Dock K, que naquela época servia de Marina para barcos turísticos e barcos pesqueiros. Depois de um pouquinho de pesquisa, foi decidido (para o desespero dos marinheiros da região) que os leõs marinhos seriam mantidos e protegidos no local. O Dock K não aguentou o peso das centenas de leões marinhos que passaram a dividir aquele espaço e teve que ser substituído por pequenas plataformas flutuantes.

Pier 39 - San Francisco

Hoje o Pier 39 é casa de centenas de leões marinhos (a quantidade varia bastante conforme a época do ano, e no inverno o pier fica bem lotado com cerca de 600 deles. E a graça é vê-los de perto, e observar o comportamnete engraçado dos bichinhos. Em época de Pier cheio, a graça é disputar espaço e derrubar os amiguinhos para fora da plataforma. A agilidade dos bichos e a forma como eles sobem, descem e se estapeiam por espaço é impressionate.

Ter vistas incríveis da cidade

Além de ver e fotografar leões marinhos, o Pier 39 tem vistas bem bonitas para a ilha de Alcatraz, para a ponte Golden Gate e para as montanhas de San Francisco. Com uma câmera em mãos e um pouquinho de criatividade, dá para tirar fotos ótimas.

Ilha de Alcatraz vista do Pier 39

Ilha de Alcatraz vista do Pier 39

Vista Pier 39 - San Francisco

Embarcar num passeio pela Orla de San Francisco

O Píer 39 é o ponto de embarque do Golden & Blue Fleet (o site em português poderia estar melhor traduzido, mas tá valendo, certo?) que tem diversas opções de passeios pela baía de San Francisco. O passeio mais simples, tem saídas de meia em meia hora, e dá uma voltinha rápida pela baía, passa em baixo da Golden Gate, e volta por $30,00 por pessoa. Outra alternativa de passeio de barco pela baía bem pertinho do Píer 39 é o Red and White Fleet (o português do site tá bem melhor!).

Passeio de barco pela Golden Gate - San Francisco

Pra quem preferir algo mais exclusivo, uma boa alternativa são os veleiros da Adventure Cat (saídas às 13:00, 15:00 e para o pôr do sol – A partir de $40,00 por pessoa), uma forma mega especial de ver a Golden Gate Bridge de pertinho.

Seja de veleiro ou de barco tradicional ver San Francisco de dentro do mar, e passar por baixo da ponte são experiências MUITO especiais para um dia de sol. #RecomendoMuito.

Pier 39 visto do barco

Pier 39 visto do barco

Passear pelo Pier, pelas lojinhas & fazer compras

O Pier 39 é todo bonitinho, uma estrutura de madeira toda perfeitinha repleta de lojinhas fofas e bem decoradas, um dos lugares mais turísticos da cidade. Apesar de não ser um lugar barato, o Pier 39 tem MUITA coisa bacana e muitas lembrancinhas bem diferentes. Vale dar uma bisbilhotada! Na sessão abaixo indicarei uma série de lojas que adoro.

Lojas do Pier 39 - San FRancisco

A escada Piano 

Ah, durante o passeio, não se esqueça de exercitar suas habilidades musicais na escada piano. Adoro descer e subir fazendo música!

Escada Musical - Pier 39

Open Heart

O Pier 39 tem um exemplar BEM especial dos corações de San Francisco uma iniciativa do Hospital Geral de San Francisco para financiar os custos da instituição. O coração permanentemente exposto no pier foi produzido por Patrick Dintino cuja me foi salva graças a uma cirurgia bem feita de coração. O coraçãozinho é um dos pontos mais fotografados do Pier.

Visitar o aquário de San Francisco (Aquarium of the Bay)

E pra quem viaja com crianças, o Aquarium of The Bay ($19,95 para adultos e $11,95 para crianças até 12 anos. Menores de 3 anos não pagam | ingresso online é $2 mais barato) pode ser uma boa pedida.

Lontra no Aquarium of the Bay - Pier 39

Lontra no Aquarium of the Bay – Pier 39

As lontras (que dormem no final da tarde) são a atração principal deste pequeno aquário, mas o que mais me impressionou foram os túneis repletos de peixes, raias e tubarões. Bem bonito. Os aquários de águas vivas (bem mais modestos que os de Monterey, tbm são bacanas)

Aquário - Pier 39 - San Francisco

Túnel dos tubarões no aquário de San Francisco

Dica: se você vai para Monterey, recomendo que você visite o aquário de lá. Maior e mais bonito que o aquário de SF.

Dica 2: Se você pretende fazer mais de um passeio pelo Pier 39, veja as opções de ingresso combinado.

Fotografar o Carrossel do Pier 39

Outra dica que as crianças adoram é o carrossel do Pier 39. Reparem que os desenhos e peças do Carrossel são partes da cidade de San Francisco como a Lombard Street, Coit Tower e China Town! Eu como já passei da fase de andar em Carrossel, me contento com um par de fotos :).

Carrossel - Pier 39

Shows de mágica, músicos e animadores

Durante o finais de semana e a alta temporada, o Pier 39 se enche de mágicos, músicos e animadores. Os shows são concorridos e a criançada adora! Isso sem falar nos músicos independentes (alguns deles muitos bons) que tocam na frente do pier. Quem curtir o show pode deixar um ou dois dólares de cachê para eles.

Além dessas atrações, o pier 39 tem várias outras atividades (casa dos espelhos, cinema 7 D, barco rápido pela baía e te…) que prometo testar e se eu gostar, passo aqui para atualizar este post e recomendar.


Onde comer no pier 39?

O Pier 39 não é meu lugar preferido para comer em San Francisco. Por ser muito turítistico os lugares são mais caros do que deveriam, e muito mais lotados do que eu gosto, mas pra quem tá visitando a cidade, o Pier acaba sendo uma alternativa interessante. Então MUUUUITO cuidado, porque tem muito lugar meia boca por alí. Aí vão minhas dicas:

Os tradicionais:

Hard Rock Café

Hard Rock Café - San Francisco

Hambúrguer e pratos caprichados e muito Rock. O Hard Rock é igualzinho (ou melhor, muito parecido) em todos os cantos do mundo. Os pratos são bem servidos, o ambiente da casa é MEGA cool e a lojinha tem vários itens bacanas exclusivos de SF.

Bubba Gump

Bubba Gump - San Francisco

Quem viu o filme Bubba Gump vai querer provar o Bubba Gump mais autêntico de todos! O Bubba Gump de San Francisco é bem animado, e bem disputado. A comida não é uma maravilha, mas a experiência é interessante. Entre o Bubba Gump e o Hard Rock, eu ficaria com o Hard Rock. #ProntoFalei

Uma experiência diferente: para quem quer algo “mais local”.

Crabs House

Crab House - Pier 39 - San FRancisco

O Crab’s House serve os tradicionais caranguejos gigantes de San Francisco no capricho. O Restaurante é super bonitinho e o maître é Brasileiro. Uma boa pedida.

Crab House - Pier 39 - San FRancisco

Olha só meu carangueijo gigante que delícia!

Wipeout Bar & Grill

Drinks Wipe Out - Pier 39

Drinks do Wipe Out

Wipeout Bar & Grill é um lugar bem descolado para comer um sanduba ou tomar um drink caprichado. O lugar vive abarrotado, e é um dos melhores lugares do pier para comer.

Padaria Boudin

Boudin San Francisco

A famosa padaria Boudin tem uma pequena filial no Pier 39. A deliciosa sopa Clam Chowder é servida quentíssima no pão Italiano e se tornou uma tradição em San Francisco. Uma pedida boa e barata) (Ao invés de comer na filial, eu se fosse você, daria alguns passos e rumo ao Fisherman’s Wharf e comeria na autêntica Boudin, que é LINDA e tem um menu muito mais completo.

The Crepe Café

Um dos restaurantes mais concorridos do Pier 39 é o Crepe café,os crepes são feitos na hora, numa vitrine de vidro, e fazem o maior sucesso. As batatas fritas também são muito concorridas. Ainda não tive a chance de provar, mas parece uma boa pedida. O Café tem 4 estrelas no Yelp, e quem estiver curioso. Pode dar uma olhadinha nas reviews.

O que eu não recomendo:

A sorveteria Dreyers (versão gringa da Nestlé) tem uma loja no Pier 39. A grande sensação são as casquinhas feitas na hora para lá de perfumadas, só que o sorvete é caro ($5 dólares a casquinha) e SUPER meia boca. Quer um sorvete bom? Experimente o sorvete o Ghiradelli alí do lado ou os incríveis sorvetes da Bi-Rite, e Smitten Ice Cream (minhas sorveterias preferidas em San Francisco)


Compras no pier 39

Além de dezenas de lojas (caras) de lembrancinhas, ímans de geladeira e camisetas de San Francisco, o Píer 39 tem uma série de lojinhas fofas e cheias de personalidade.

Lojas do Pier 39 - San FRancisco

Minhas lojas preferidas são a Image Arts, que vende fotos e posters de todos os tipos e tamanhos para decorar a casa. A loja é linda e os preços são ótimas.

Image Arts - Pier 39

Image Arts – Pier 39

A Solve it Puzzles, também é fantástica e vende vários quebra-cabeças desses de lógica de madeira, e o bacana é que na própria loja você pode tentar montar e desmontar (o Gu pirou com os quebra cabeças e ficou lá dentro bem mais tempo do que eu gostaria).Tem também a  Pearl Factory, nela você poderá abrir sua ostra na hora (cada ostra tem pelo menor uma pérola) e montar um par de brincos, anel ou pingente de pérola. Bem legal!  E claro, a famosa Lefty’s uma loja focada em produtos para canhotos. Tem um monte de coisa bacanas para você ou para aquele seu amigo canhoto.

Solve it Puzzles - San Francisco

Outras lojas que fazem bastante sucesso são Chocolate Heaven que tem centenas de variedades diferentes de chocolates (vale a pena visitar, mas deixe para comprar chocolate na Ghirardelli ou na Tcho) e a Houdini’s Magic Shop que vende kits de mágica que as crianças adoram.

Veja aqui todas as outras lojas do Pier 39.


 

Dicas práticas: para você se dar bem no Pier 39

Quando ir?

Eu se fosse você visitaria o Pier 39 e seus arredores durante a semana. Os finais de semana são muito mais animados, e lotados, eu se fosse você, passaria bem longe.

Com quem ir?

Esse é um programa bem família, e um lugar bacana para agradar os pequenos. Pode ser que os grandes também curtam, mas a chance é 50/50 já que o Pier 39 é um desses lugares que ou você ama, ou você odeia! Com os pequenos, o sucesso é garantido!

Como chegar?

O jeito mais legal de chegar ao Pier 39 é pegando o bondinho (Saí da Union Square e desce no Fisherman’s Wharf – $7,00) ou a linha F do Muni (que saí do Castro e vai até até o Fisherman’s Wharf  -$2,25 trocados, o Muni não dá troco). Quem vier do Embarcadero, pode caminhar pela costa até chegar ao Pier, a caminhada é muito gostosa. Veja outras opções no mapinha abaixo.

Estacionamento:

Se você vai de carro, pode estacionar no estacionamento do Pier e validar seu ticket grátis por até duas horas com o bilhete do Fun Pack, ou validar o ticket em uma das lojas do Pier 39.

Posts de outros blogs sobre o pier 39

  • Rodei: um post bem humorado com algumas boas dicas do que fazer na região
  • Sunday Cooks: A Naty achou o pier 39 parecido com o Navy pier em Chicago e deu várias dicas

Guarde este post no Pinterest!

Pier 39 em San Francisco

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

16 comments

Post a new comment

Veja também