San Francisco: Um guia para explorar Mission

Mission o bairro latino de San Francisco é um dos cantinhos mais animados e descolados da cidade. Nesse post dividirei com você um guia completo para explorar o que Mission tem de melhor. Pronto para desvendar um dos bairros mais divertidos de San Francisco?

Quem acompanha o Ideias na Mala já está careca de saber o quanto eu amo Mission e, para mim, a cidade é demais porque tem:

  • Restaurantes bacanas com um preço acessível
  • Lojinhas hiper descoladas
  • Bares animados
  • Grafites hiper coloridos
  • Muita gente jovem

Mission no mapa: o que visitar

Nesse mapa sinalizei as principais lojinhas, mercadinhos, galerias, restaurantes e murais grafitados da região, mas não se limite as minhas dicas. Explore Mission e faça suas próprias descobertas! Clique aqui para abrir o mapa no Google Maps.

O pedaço mais divertido de Mission são as ruas Valencia, Guerreiro e a 18 street (entre a Valencia e o Dolores Park). As travessias e paralelas também tem coisas legais, mas nesse roteiro vou focar no eixo Valencia x 18 street. Sinta-se a vontade para desviar da rota e explorar novos ares.


Já reservou seu HOTEL em San Francisco?

Confira ofertas nos melhores hotéis da cidade! 


Quando visitar?

Mission é um bairro para se visitar de dia, as ruas ficam animadas, os cafés e loginhas agitados. Aos finais de semana, esse é um dos lugares mais bacanas de San Francisco para curtir com os locais (prepare-se para enfrentar boas filas nos restaurantes e encontrar o Dolores Park cheio. Aliás, caso você escolha visitar Mission durante o fim de semana, faça sem dúvida como os locais: compre suas comidinhas preferidas, uma boa garrafa de vinho (que não pode ficar exposta, leve copos plásticos coloridos para evitar chateação) e curta uma tarde de Piquenique no parque seguida de um sorvete da Bi-Rite.

Ponto de partida: estação de BART 24th Street Mission

Nosso dia começa na estação de BART 24th street Mission, um dos cantinhos mais caóticos do dia de hoje. Não estranhe ao ver pastores profetizando, loucas gritando, mendigos causando e outras criaturas raras muito que provavelmente irão cruzar seu caminho. Não se assuste, Mission não é um bairro perigoso. Muito pelo contrário.

Mission

Grafite em Mission

Repare que o “idioma local” é o espanhol, mas não estranhe se ouvir fragmentos de chinês misturados com pedacinhos de inglês ou coreano. Em Mission tem de tudo e essa é um pouco da graça do local, entre no clima e na dúvida dê risada.

Embora não seja bonito ou pomposo como outras áreas de San Francisco, Mission não é um lugar perigoso – especialmente a luz do dia. Então pode ficar tranquilo e seguir esse roteirinho sem medo de ser feliz.  A noite vale a pena ter um pouco mais de cuidado. Eu que sou (BEM) medrosa, não gosto de andar pelas ruas mais desertas sozinha, mas volta e meia percorro o eixo Valencia x 18 street.

Nossa primeira parada do dia é o Balmy Alley, para chegar lá, vire a direita na rua 24 (24th Street) e caminhe 5 quarteirões e meio até chegar em uma pequena viela, o Balmy Alley. Com olhos atentos você irá perceber – já nessa pequena caminhada – alguns exemplos de murais coloridos. Os Grafites são um dos pontos fortes e a marca dessa área, as paredes estão sempre mudando e tem sempre coisa nova no pedaço.

Balmy Alley: os murais históricos de Mission

O Balmy Aley foi o percursor dos becos repletos de pinturas em San Francisco, os primeiros murais do Balmy Alley (muitos continuam lá até hoje e aos poucos estão sendo restaurados) são da década de 80, e surgiram como forma de expor e protestar os acontecimentos na América Central. Hoje o tom das pinturas continua de protesto, mas os assuntos são variados: direitos humanos, consumismo, gestação e até a devastação causada pelo furação Katrina, estão ilustrados nas paredes. Salvo os murais antigos, que são mantidos por motivos históricos, os mais novos são constantemente re-pintados transformados. Para nós que moramos na cidade, taí a graça: a cada visita o Balmy Alley te surpreende com algo novo.

Mission

Mural histórico no Balmy Alley


Curtiu os murais do Balmy Alley?

Há duas outras paradas que não estão nesse roteiro, mas que podem ser legais para você: o Precita Eyes (ONG que representa os artistas de Mission e cuida dos murais da região. Eles oferecem diversos tours guiados interessantes pela região) e a Galeria de La Raza (dedicada a expor arte latina, a galeria é hiper bacana e sempre tem exibições interessantes em cartaz).


Passeio pela Valencia St.

Depois de curtir e fotografar o Balmy Alley, volte por ele mesmo e retorne a 24th street, em seguida caminhe até chegar a Valência Street. A Valencia St. é uma das ruas comerciais mais legais de San Francisco e um dos cantinhos que eu mais gosto de caminhar. (O pedacinho mais legal da rua fica entre a 21 e a 18th street, e o legal é que sempre que visito a rua, encontro algo que não conhecia e que merece a visita).

Meus cantinhos preferidos:

Roupas e acessórios:

Aggregate Supply: Roupas e acessórios lindos e diferentes

Uma das minhas lojas preferidas em San Francisco. Roupas e acessórios (femininos & masculinos) bonitos e super diferentes. A loja não é barata, mas vale a pena visitar.

  • Endereço: 806 Valencia St.
Mission

Aggregate Supply

After Life: Moda e acessórios com uma pegada Vintage

Para quem curte roupas e acessórios com uma pegada mais Vintage, a After Life é diversão garantida. A loja tem looks caprichados e acessórios incríveis!

  • Endereço: 988 Valencia St

Beta Brand: Co-criação de moda 

Quando penso numa marca bem San Francisco é a Beta Brand que me vem a cabeça. A loja – e seu atelier super bacana de vidro – funcionam com uma vitrine de tendências, e todo mundo pode participar da co-criação das peças online. Vários dos produtos são feitos e testados por meio de Crowd Funding. A loja é super edgy e a vitrine tem sempre algo muito legal (ou muito diferente).

  • Endereço: 780 Valencia St
Mission

Beta Brand San Francisco

Chrome Mission: Moda Inspirada no mundo radical

Roupas e acessórios focados no mundo da motocicleta, Bike e skate. A loja oferece um espaço para customização de bolsas, e uma espécie de um lounge para quem quer assistir vídeos de motociclismo, ciclismo ou skate.

  • Endereço: 962 Valencia St
Mission

Chrome – Mission

DSPTCH: Bolsas e acessórios ultra descolados

As bolsas e acessórios da DSPTCH são desenhadas e produzidas no EUA. Muita coisa bacana para usar no trabalho e uma linha masculina bem bacana.

  • Endereço: 786 Valencia

Thread Lounge: mais de 300 designers em um único lugar

Thread Lounge é um pool de produtos de design vindos de vários cantos dos Estados Unidos e do mundo. A loja tem roupas e acessórios lindos e super diferentes, peças etnicas vindas da ásia, e da américa central e objetos de decoração lindos e super coloridos. Vale a pena xeretar.

  • Endereço: 724 Valencia St
Mission

Thread Lounge

Maquiagem e cosméticos

The Balm Cosmetics: love de maquiagem ultra fofa

Maquiagem em 5 minutos é o lema da Balm Cosmetics, uma loja de maquiagem e produtos para cabelo e corpo ultra fofos. Ótima sugestão de presente para levar para as amigas. As embalagens são lindas, fofas e os produtos são bons.

  • Endereço: 788 Valencia St
Mission

The Balm Cosmetics

Livrarias

Dog Eared Books: uma livraria que é a cara de San Francisco

Curte ler coisas diferentes? Então você precisa conhecer a Dog Eared Books, uma livraria descolada, que orgulhosamente apresenta sua lista de livros “Randomly Selected and Irregularly Updated Small Press Bestsellers” ( Lista dos Livros de pequena tiragem mais vendidos cuja seleção é irregular e aleatória). A loja é decorada com posters coloridos, ilustrações infantis e poemas que variam de tempos em tempos. Vale visitar!

  • Endereço: 900 Valencia St
Mission

Dog Eared Books

Borderlands Books: livros de terror, fantasia e ficção ciêntifica

A Borderlands é uma livraria/ café especializada em histórias de terror e ficção. Um lugar que os moradores de Mission amam de paixão. Os livros estão divididos por tema e tem muita coisa legal! E o café vale a visita!!

  • Endereço: 866 Valencia St
Mission

Borderlands Books

Coisinhas divertidas & Presentes

Little Papper Planes shop: produtos exclusivos feitos por artista

Essa é uma daquelas lojas lindas e que dá fácil para passar horas vasculhando. A loja é um coletivo com trabalho de vários artistas plásticos e designers e está repleta de objetos de decoração, coisas para casa e ideias fofas para dar de presente

  • Endereço: 855 Valencia St

Pirate Supply Store: Acessórios divertidos para todos os marujos (e por uma boa causa)

A Pirate Supply Store é uma loja temática que vende acessórios divertidos, camisetas, coisinhas para casa tudo com a temática dos piratas. Os produtos são super legais e a decoração é um show a parte. E quer fazer o mais legal? A loja faz parte de uma ONG que desenvolve a habilidade escrita de jóvens de 6 a 18 anos, e a renda com a venda dos produtos é revertida para esse projeto.

  • Endereço: 826 Valencia St
Mission

Pirate Supply Store

Paxton Gate: o reduto da estranhices

Uma loja mega estranha repleta de objetos de decoração plantas, pedras semi-preciosas e animais empalhados de todos os tipos e tamanhos. Cada vez que entro descubro algo mais estranho. Vale fuçar.

  • Endereço: 824 Valencia St
Mission

Setor das plantas da Paxton Gate

Paxton: Kids Curiosities – Para voltar a ser criança

A Paxton Kids é uma loja de brinquedos, e livros infantis a moda antiga. Muda coisa de madeira, vários livros fofos, bichinhos de pelucia fofo e uma ala de presentes de San Francisco incrível.

  • Endereço: 766 Valencia St
Mission

Paxton: Kids Curiosities

Mission Bikes: bicicletas feitas por encomenda

Já percebeu o quanto os San Franciscanos gostam de bike? Essa loja para mim é o verdadeiro cúmulo do amor a magrela. Bikes personalizadas, feitas por encomenda para durar a vida toda. Elas podem ser sem marcha (estilo Hipser que o San Franciscano ama) ou com marchas para te dar uma forcinha na subida. Ainda que você não queira comprar nenhuma bike vale entrar para ver o cuidado com o design e as cores.

  • Endereço: 766 Valencia St
Mission

Mission Bikes – San Francisco

Coisas para Casa:

Aldea Home: Móveis lindos e de mega bom gosto

Objetos de decoração e acessórios para casa. Móveis lindos com um toque criativo e uma seleção de objetos e coisinhas para casa muito bacana. Um desses lugares que dá vontade de comprar a loja toda.

  • Endereço: 890 Valencia St
Mission - San Francisco

Aldea Home

Tokyo Futon & Tea: Chá e cama

Essa loja fofa de produtos nipônicos tem uma seleção de chás premium bem diferentes, e futons japoneses dos mais variados tamanhos e estilos. Quem já foi para o Japão, vai se encantar com o clima intimista da loja.

  • Endereço: 924 Valencia St

Onde comer em Mission

Quando a fome bater, aproveite para visitar um desses cantinhos incríveis! O corredor da Valencia e 18th Street concentra alguns dos meus restaurantes preferidos de San Francisco, nessa lista todos os lugares que já provei e recomendo:

Para almoçar (ou beliscar!)

Dosa on Valencia: Crepes indianos com um toque californiano

Dosa é uma comida típica do sul da Índia, uma assina fininha como o crepe recheada com sabores diversos. O Dosa on Valencia tem algumas das Dosas mais divinas que já provei num ambiente hiper caprichado.

  • Endereço: 995 Valencia St

Herbivore : Comida Vegana e com excelente custo benefício.

Ambiente descontraído, bacana para um almoço rápido.

  • Endereço: 983 Valencia St

Ali Baba’s Cove: Árabe com excelente custo benefício

Esse restaurante feioso esconde alguns dos Falafels mais caprichados da cidade. Aos finais de semana a casa serve uma massa folheada recheada com cordeiro que é de comer de joelhos de tão gostosa

  • Endereço: 799 Valencia St

Tacolicious: Mexicana delicioso especializado em Tacos.

O Fish Taco (Taco de peixe) é um dos melhores que já provei. O de carnitas também é ótimo

  • Endereço: 741 Valencia St
Tacos do Tacolicious

Fish Tacos do Tacolicious

Mau: Comida Vietnamita.

Se você nunca comeu um Pho, taí um bom lugar para provar. Os Bowls de arroz, e Vermicelli Noudles também são ótimos

  • Endereço: 665 Valencia St

Curry Up Now: Indiano gostoso e barato.

Várias boas opções vegetarianas. Bom para quem quer comer algo rápido e gostoso.

  • Endereço: 659 Valencia St
Restaurante Curry Up now - San Francisco

Curry Up Now: Samosas delícia | Foto: Curry Up Now

Limón Rotisserie: Um peruano ótimo! Ceviches gostosos, e um Lomo Saltado que derrete na boca. A sangria branca é uma delícia.

  • Endereço: 524 Valencia St
Limón Rotisserie - San Francisco

Lomo Saltado do Limón

Delfina: Pizzaria mega badalada em San Francisco.

A Pizza não é minha preferida, mas os aperitivos e entradinhas são ótimos.

  • Endereço: 3611 18th St
Arancini - Pizzaria Delfina

Arancini – Pizzaria Delfina

Para Beliscar

Mission Cheese: Happy hour delicioso com queijos e vinhos

Uma das melhores seleções de queijos de San Francisco. Peça uma das tábua de queijos com vinho para acompanhar.

  • Endereço: 736 Valencia St
Tábua de queijos - Mission Cheese

Tábua de queijos do Mission Cheese

Bi-Rite Market: Para um piquenique caprichado

Compre um sanduba, ou uma cesta de piquenique, se abasteça de bebidas e devore no Mission Dolores Park. (E repare nas flores na fachada, tem sempre coisas lindas ;))

  • Endereço: 3639 18th St
Mission

Bi-Rite Market

Cafés, Docerias & Padarias

Craftmans’s and Wolves: Folheados, cafés e doçuras

Meu café preferido. Tudo é maravilhoso. Amo o chocolate quente, o bolinho salgado “The Rebel Within” que vem recheado com um ovo gema-mole, o croissant de chocolate e todos os docinhos. Já fui n vezes e nunca provei nada mais ou menos.

  • Endereço:  746 Valencia St
Vitrine da Craftsman and Wolves

Craftsman and Wolves

Dandelion Chocolates: Uma mistura de café e fábrica de chocolates

Uma das doceiras mais descoladas (já viram que descolado e Mission é quase sinônimo né?!) de San Francisco. A Dandelion fabrica seus próprios chocolates (do começo ao fim) e de quebra tem uma vitrine de doces e folheados que vai matar qualquer formiga de indecisão. Um lugar bem gostoso para tomar um café sentindo o aroma de chocolate. espetaculares.

  • Endereço: 740 Valencia St
Dandelion Chocolates - San Francisco

S’Mores da Dandelion Chocolates

Tartine Bakery: A padaria mais disputada da cidade

Fila na porta é algo costumeiro na Tartine, os pães são ótimos e os locais adoram. Além de pães perfumados a casa serve brunch disputados e tem uma vitrine de doces maravilhosa. A torta de limão é um arraso: massa levinha, creme azedinho e suspiro na medida. Adoro!

  • Endereço: 600 Guerrero St
Tartine Bakery - San Francisco

Minha torta de limão divina

Sorveteria Bi-Rite: Meus sorvetes preferidos em SF

A Bi-Rite vive lotada e com fila na porta. E não é para menos, os sorvetes são DE-LI-CI-O-SOS. A dica é pegar uma casquinha bem grande e devorar nos gramados do Dolores Park.

Bi-Rite San Francisco

Minha casquinha de salted caramel

Sixth Course (um pouco mais afastada do burburinho): Mini picolés & doces caprichados

Picoles pequeninos, um mais gostoso que o outro, são a assinatura da casa. Os picolés da Sixth Course rendem no máximo 4 ou 5 mordidas, é pra comer sem culpa. Ou devorar logo vários. Além dos picolés, a casa tem uma vitrine de doces que muda de tempos em tempos, e uma seleção de bombons coloridos. Uma senhora pedida pra adoçar a tarde.

Sixth Course - San Francisco

Sixth Course – San Francisco

Para jantar

El Techo: Ambiente descontraído, comida latina e vistas da cidade

Divertido, animado e muito gostoso. O El Techo é um lugar bacana para tomar drinks com os amigos, ou comer um jantarzinho relax. As comidinhas e tapas latinas são ótimas e os drinks muito gostosos.

  • Endereço: 2518 Mission St

Foreign Cinema: Um cinema antigo transformado em restaurante

Um dos ambientes mais cools de San Francisco, este antigo cinema reformado projeta filmes antigos e serve coisa contemporânea. A comida é gostosa, mas nada espetacular. A visita vale mesmo pelo ambiente.

Dica: Reserve com antecedência e peça para sentar na sala do telão (eu fiquei frustrada que me colocaram para sentar num lugar sem telão.

  • Endereço: 2518 Mission St
  • Reserve com antecedência

Tuba: comida turca deliciosa

O Tuba é um mediterrâneo bem gostoso e com excelente custo benefício, os pratos são bem servidos e o cordeiro derrete na boca de tão gostoso. De sobremesa, peça a pirâmide de chocolate com mousse de maracujá.

  • Endereço: 1007 Guerrero St
  • Reserve com antecedência

Bar Tartine: bonitinho, gostoso e descontraído

Dos mesmos donos da disputada padaria Tartine, o Tartine Bar tem um ambiente bem gostoso com um menu enxuto porém delicioso que varia constantemente.

  • Endereço: 561 Valencia St
  • Reserve com antecedência

Loló: Um Fussion de comida Mexicana & Californiana

Esse restaurante moderninho combina pratos típicos Mexicanos com uma pegada de sabor californiano. A apresentação dos pratos é linda e hiper colorida.

  • Endereço: 974 Valencia St
  • Reserve com antecedência

[Note que no mapa apontei outros lugares um pouquinho mais afastados. Todos eles são bem gostosos.]

Clarion Alley: os grafites moderninhos de San Francisco

Curta sua caminhada pela Valência parando nos lugares que sugeridos e descobrindo outros. Siga o passeio até chegar na rua 18th, depois disso fique do lado direito da rua e prepare-se para virar a direita no primeiro beco apertado – e colorido – que aparecer. Pronto! Você chegou no Clarion Alley, a versão moderna do Balmy Alley que já visitamos no começo do dia.  O tom continua sendo de protesto, mas aqui os temas são mais atuais: Não ao capitalismo, inflação imobiliária, segurança e descriminação.

Mission

Grafites no Clarion Alley

Aqui os grafites são bem mais novos, e mudam com uma velocidade que nem quem mora na cidade consegue acompanhar. Sempre que visito o beco tem coisa nova, e a maioria das vezes encontro um artista grafitando.

Mais ou menos no final do beco (lado esquerdo para quem caminha sentido Mission St.) está o atelier de um artista local. O Atelier tem muita coisa legal e de vários tamanhos diferentes.

De volta a 18th Street

Terminada a sessão fotográfica pelo Clarion Alley, é dar a meia volta e retornar a 18th street. Caminharemos por ela até chegar ao Dolores Park fazendo duas paradas estratégicas: uma para foto e outra para um sorvete.

Casa da mulheres: The Women Building

O The Women Building é um dos murais mais vibrantes e mais significativos de Mission, ele expões mulheres diversas vindas de vários cantos do mundo e em diversas situações do parto a cura, da dança ao ensinamento, mulheres de todas as idades, juntas na mesma parede. O prédio é a sede de uma ONG que faz um trabalho social bem bonito com as mulheres de San Francisco.

Viagem pelo norte da Califórnia

The Women’s Building

Sorvete na Bi-Rite

Nossa próxima parada é o meu sorvete preferido em San Francisco e uma das filas mais chatas da cidade, a Sorveteria Bi-Rite (Yep, já falei dela na sessão de comidas, mas serei insistente!) A fila da Bi-Rite dura dia e noite, e se estive calor… pior ainda. Mas a espera vale a pena  e o sorvete é ótimo! Peça sua casquinha, ou sunday e faça como os San Franciscanos: devore seu sorvete no gramado do Dolores Park.

Mission - San Francisco

Sorvetes da Bi-Rite

Missão de San Francisco de Assis

Nossa próxima parada é na Missão San Francisco de Assis, a igreja que deu origem a cidade Para chegar lá faremos uma caminhada de dois blocos (a igreja fica na esquina da Dolores com a 16th).

Mission

Missão de San Francisco de Assis

A Missão de San Francisco é um conjunto de duas igrejas e um cemitério. A igreja de San Francisco de Assis, a sétima igreja a ser erguida em solo califórniano pelos missionários espanhóis. A estrutura sobreviveu a dois terremotos, um incêndio e continua em pé da Silva sendo considerada a estrutura mais antiga da cidade. A Basílica Mission Dolores, uma igreja linda e hiper ornamentada que celebra as missas e festividades religiosas locais.

Vale dar uma volta pelas igrejas e terminar o passeio no antigo cemitério, um dos vestígios de San Francisco de antigamente.

  • Endereço: 3321 16th St, San Francisco
  • Horários de funcionamento: das 9:00-16:00 (entre maio e outubro aberta até 16:30)
  • Entrada: $5,00 | Estudantes $3,00

[Não tem paciência para visitar igreja ou não quer pagar entrada? Passe mais tempo no Dolores Park.]

Terminada a visita, retorne ao Dolores Park.

Mission Dolores Park – Pra fechar o dia como os locais

Encerre o dia no gramadão do Dolores Park, e faça como os locais, estire-se sem medo de ser feliz. Bateu uma fominha, aproveite o clima gostoso para fazer um picnic. E pra quem quer ver a cidade de um ângulo privilegiado, é só subir até a ponta esquerda do parque e curtir tecos caprichados do centro financeiro de San Francisco no mais alto estilo “Mission Dolores”.

Dolores Park - San Francisco

Dolores Park, gramadão maravilhoso com vistas bonitas da cidade. Ideal para Picnic

Uma cervejinha para alegrar a vida

Ao lado do Dolores Park há uma cervejaria super gostosa chamada Cerveceria de Mateveza (Yep, a casa tem uma pegada Argentina e serve até Empanadas). Na dúvida do que pedir, peça uma degustação com 4 tipos diferentes!

Endereço: 3801 18th Street,

Cerveja não é sua praia? Que tal um Açaí?

Ao lado do Mateveza há um barzinho de sucos brazuca, o Bebe Bar, que serve pães de queijo, Açaí e outras gostosuras Brasileiras. Para quem mora fora, uma bela forma de matar a saudades dos sabores da terrinha!

Endereço: 3809 18th St

Quer esticar o passeio?

Mission fica pertinho do Castro e os dois passeios são complementares (se você apertar, dá para fazer os dois roteiros em um ser dia!) Veja uma sugestão de roteiro no Castro aqui.

 E aí, curtiu o passeio?

Alguém aí já conhece Mission e quer deixar dicas para nós?


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em San Francisco


Veja também:


E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Priscila S. Jansen disse:

Fizemos hoje o roteiro Mission e uma parte do Castro. Simplesmente amamos. Como eu sou arquiteta e meu marido é designer, tuas dicas foram preciosas pra nós. Ja haviamos feito também o roteiro do bondinho e foi perfeito, inclusive porque estávamos com meu enteado de 11 anos. Obrigada e parabéns pela dedicação no blog!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Priscila,
Fiquei SUPER feliz com o comentário e com o feedback. Obrigada <3
Beijos

Avatar Santiago Edo disse:

Top Mari! Já estamos loucos pra voltar pra SFO!!! E Mission é demais!

mari vidigal mari vidigal disse:

🙂 🙂 🙂 Voltem e na próxima marcamos um café para eu conhecer vc e a Tita.

Avatar Mariana disse:

Que demais, Mari! Deu vontade de voltar para ver o que eu não conheci!

mari vidigal mari vidigal disse:

Muitas dicas parecidas com as que você testou e aprovou! Numa próxima me avise que te levo a explorar outros cantinhos!
Beijos

Oba!!! Que post completinho! Estou doida pra conhecer este bairro! Adorei!!!