San Francisco: conheça a Califórnia Academy of Science

3
California Academy of Science

O Califórnia Academy of Science, no Golden Gate Park em San Francisco, é um museu super interativo que combina experiências sensoriais, aquários e estufas impressionantes num dos edifícios mais modernos e interessantes de San Francisco. O museu tem atrações especiais como uma réplica viva da Floresta amazônica com peixes e pássaros, um dos planetários mais realistas dos Estados Unidos e um telhado verde que mede as variações climáticas. Cada centímetro deste museu tem muita coisa legal para ver e aprender. Um lugar que vai impressionar tanto crianças quanto adultos! Nesse post dividirei com vocês, todos os detalhes da visita. Vem comigo?

San Francisco: conheça a Califórnia Academy of Science

O nome não é lá essas coisas, Califórnia Academy of Science (Academia de Ciências da Califórnia), cruz credo! Até parece área de pesquisa de universidade. Mas não se engane, esse incrível museu de ciências naturais combina exibições interativas, com uma réplica de floresta tropical com borboletas, pássaros e peixes, com um aquário pequeno porém super bem montado. Diversão certeira para a família toda!

California Academy of Science

Nesse post você encontrará:

A visita: Como é o Califórnia Academy of Science

[Clique no item para ir direto ao ponto ou leia o post todo]

A visita: Como é o Califórnia Academy of Science

A California Academy of Science é a junção de um museu com um centro de pesquisa contínua em diversos campos. São várias exibições permanentes, algumas exibições temporárias e muitas pesquisas de campos em Bio Diversidade e sustentabilidade explorando como tema central a vida no planeta terra nos próximos anos. Assim, o museu é uma exibição viva dos achados e experimentos dos mais de 100 cientistas que compõem o corpo do museu.

California Academy of Science

E como esse é um blog de viagens….

Vou focar o conteúdo deste post nas exibições permanentes e na parte visual do museu (que é o que me encanta). Isso não quer dizer que as exibições temporárias não sejam boas. Muito pelo contrário, tem MUUUITA coisa legal e super diferente, mas tá sempre mudando! E pra quem quiser saber mais sobre os estudos e pesquisas do museu, vale acessar o site do Cal Academy Science.

Veja também: Roteiro completo de 3,4 ou 5 dias em San Francisco!

Abaixo descreverei em detalhes cada uma das atrações que visitei (cerca de 90% do museu), a ideia é que você veja as fotos/ descrições e avalie se esse é um lugar que você gostaria de visitar.

Principais Atrações

Rainforest (a floresta tropical)

A maior e mais impressionante atração do California Academy of Sciences é o Rainforest, uma estufa que imita perfeitamente as condições climáticas da floresta amazônica. A entrada é no térreo onde os visitantes recebem instruções sobre o clima (sim, lá dentro é bem quente e úmido) e o que fazer caso algum dos animais pouse em você.

California Academy of Science

A rain Forest fica dentro dessa estufa redonda

Com muito cuidado para não espantar os passarinhos, o guia da atração abre a porta, e como num passe de mágica estamos na Amazônia! Ou melhor, numa imitação muito perfeitinha dela com árvores gigantes, araras azuis lindas e simpáticas (nenhuma quis papo comigo, mas fui com a cara delas mesmo assim) e até um pseudo rio com peixes gigantescos de água doce.

Floresta Tropical - California Academy of Science

Floresta Tropical – vários andares de vegetação

Floresta Tropical - California Academy of Science

A mini floresta é contornada por uma passarela, e a cada andar ficamos mais perto da copa das árvores, das borboletas e passarinhos e mais longe dos peixes. Cada andar tem uma pequena exibição com aquários com sapos, lagartos, cobras e peixinhos pequenos. Como gosto mais de aquários grandes, sempre passo meio rápido por esse pedaço e vou “namorar” quem me interessa, os pequenos pássaros e as borboletas!

Borboleta - California Academy of Science

Pássaro - California Academy of Science

Arara - California Academy of Science

Sapo - California Academy of Science

Sente só o tamanho deste sapo!!

Outro detalhe que gosto bastante são as bromélias gigantes e super bonitas que me lembram muito o Brasil! A visita termina no terceiro andar, lá pegaremos o elevador direto até o subsolo do museu, onde estão os aquários.

Chegando no subsolo:

A exibição de peixes do Cal Academy of Science é parte do Steinhart Aquarium, uma iniciativa que começou em 1923, e que realiza expedições e pesquisas sub aquáticas em vários cantos do mundo. O aquário é compacto, porém diverso, são mais de 900 espécies diferentes.

Calfornia Academy of Science

Aquário Gigante

California Academy of Science

Aquário super colorido

California Academy of Science

Peixinhos lindos

California Academy of Science

O aquário da floresta Amazônica.

A visita começa pelo aquário de peixes da Amazônia (e outras florestas tropicais) que avistamos do alto do rain Forest, lá de baixo os peixes parecem ainda maiores e mais impressionantes. Surreal o tamanho de cada uma dessas gracinhas!

California Academy of Science

Peixes da Amazonia vistos de cima

Costa da Califórnia

O segundo conjunto de aquários é de peixes da Costa Califórniana, e faz todo o sentido já que estamos aqui, certo?! Tem bastante coisa legal incluindo as águas vivas gigantes e exemplos de corais locais super bonitos.

Calfornia Academy of Science

Águas vivas no aquário da Califórnia

Corais das Filipinas

E por fim, o maior e mais lindo dos aquários desse museu, uma imitação das barreiras de coral da filipas com dezenas de peixinhos lindos e super coloridos. Esse conjunto de corais me lembra bastante a barreira de corais da Austrália. Enfim, taí o pedacinho que mais gosto!

Corais das Filipinas - Cal Academy of Science

Corais das Filipinas

Todos os dias as 11:30 e às 14:30 rola um show com mergulhadores dentro do aquário. Eles fazem bagunça com os peixes e interagem com a criançada. Vale a pena.

Experiência Sensorial

Um aquário onde crianças e adultos podem tocar estrelas, corais e outros animais marítimos.

California Academy of Science

Swamp (Pântano)

O pântano do California Academy of Science tem o jacaré mais diferente que eu já vi, um jacaré albino, chamado Claude, um dos queridinhos do aquário. O espaço talvez seja um pouco pequeno demais para ele, mas que ele faz o maior sucesso com a garotada, é fato! Além do Claude, o pântano tem peixinhos e tartarugas.

Jacaré Albino - Cal Academy of Science

Jacaré Albino

Todos os dias às 15:30 rola uma apresentação sobre a vida a es dificuldades que os jacarés americanos encontram. A sessão ocorre no próprio pântano.

Lagoa dos tubarões

Outro pedaço do aquário que faz o maior sucesso é a lagoa das raias e tubarões. São 19 espécies diferentes nadando de um lado para o outro do aquário.

Terminado o passeio, voltaremos ao piso térreo. Deixamos para trás pelo menos três atrações incríveis e que merecem ser vistas.

Dica: o site do Academy of Science tem Webcams que transmite imagens dos animais ao vivo. Vale a pena conferir!

Hall Africano e os pinguins comilões

Um pedacinho do museu que passa desapercebido por muita gente é o African Hall, representado com animais empalhados e paisagens da Savana Africana. Confesso que não é meu tipo de atração, então sempre passo batido. Mas nesse post preciso mencionar a parte dos pinguins vivos, que as crianças amam de paixão. O horário de alimentando dos pinguins é uma das atrações do museu que mais fazem sucesso com os pequenos.

A alimentação dos pinguins ocorre todos os dias as 10:30 e as 15:00.

Planetarium

Outra atração incrível (fique de olho nos horários, e reserve seu ingresso – já incluso no preço do museu, mas retirado com antecedência). O show atualmente em cartaz é um passeio incrível e maravilhoso pela baía de San Francisco e todos os seus eco-sistemas interligados, o foco é preservação ambiental, mas o audio visual é tão perfeito que vale muito a pena. Essa é uma atração que quem fala inglês vai aproveitar muito mais.

Planetarium Cal Academy

O show tem muito menos estrela do que se espera ver em um planetarium, mas a produção é tão linda que eu recomendo.

Earthquake (Terremoto)

São Francisco é uma cidade constantemente abalada por terremotos. Durante a história recente, dois terremotos deram uma detonada forte nas estruturas da cidade: o de 1989 causou alguns estragos grandes na cidade, e detonou um bom pedaço da Bay Bridge, mas o mais poderoso dos terremotos foi em 1906, ele destruiu boa parte da cidade, e o pior, o incêndio pós terremoto destruiu boa parte do que sobrou, uma senhora catástrofe. E para mostrar um pouco o poder desses dois terremotos, essa exibição simula a força e o poder deles. Você entrará numa casa montada dentro do museu, e verá o que aconteceu com as casas durante os dois terremotos, com direito a sentir toda a tremedeira. Bem legal, viu? [E sim, pra quem mora aqui como eu, duro não voltar pra casa com medo de um desses ;)]

Earthquake - California Academy of Science

E nos andares de cima

California Academy of Science

Teto da Cal Academy of Science

Living Roof – O teto vivo

Outro pedaço bem lindo do museu, é o teto vivo. A parte de cima da laje foi tranformada num eco-sistema caprichado com com plantinhas, e animais, mas a parte mais legal é que o teto tem um sistema de mediano de clima, variação de temperatura e vento que ajuda a equipe do museu a monitorar e controlar o clima da Rain Forest.

Living Roof - California Academy of Science

Teto vivo da California Academy of Science

E quer saber um curiosidade bacana desse teto? Todo ano no natal o teto recebe duas renas de verdade, as vezes tem até Papai Noel lá em cima. As renas pastam e se alimentam do jardim.

Ossos de baleia

Uma exibição relativamente nova mostra esqueletos completos de baleias. Fiquei MEGA impressionada com o tamanho delas. Quem tiver paciência para ler a parte escrita, vai aprender bastante sobre a vida e a preservação das baleias. Adorei o que vi, e espero que essa exposição fique fixa no museu.

[Esse é o único pedaço do CAL Academy of Science onde fotos não são permitidas :(.]

Vale a pena visitar o Cal Academy of Science.

Tudo depende de quanto tempo você tem na cidade, pra quem tem mais de 3 dias, acho que vale a pena considerar sim, especialmente se você curte museus de ciências, esse é um dos mais impressionantes que já visitei. Recomendo fortemente.

E claro, Vale muito a pena para quem tá viajando com crianças, taí um lugar que vai deixar os pequenos ALUCINADOS, o museu é mega interativo, e a parte da floresta e dos aquários impressiona até mesmo adultos viajados.

Agora se esse não é o seu tipo de programa, passe batido e nem perca tempo. San Francisco tem muita coisa legal para você fazer algo que não te interessa tanto.

California Academy of Science

Teto super estiloso do museu

Noite no Museu (apenas para maiores de 21 anos)

Toda quinta feira das 18:00 às 22:00 a Cal Academy of Science abre as porta para uma espécie de balada no museu. A graça é conhecer o museu num clima de “night” bebendo seu drink preferido. As noites no museu são concorridas e os locais adoram! Entrada $12 (para evitar filas, compre com antecedência).

Quanto tempo demora?

Esse é um daqueles lugares que dá fácil para passar uma tarde inteira – ou dependendo do seu nível de interesse, até mesmo um dia todo. Para visitar o museu direito e com a calma que ele merece, planeje investir pelo menos uma 2-3 horas do seu dia no passeio, até dá para fazer em menos tempo, mas não acho que vale a pena.

California Academy of Science

Informações práticas:

Quanto Custa?

  • Adultos: $34,95
  • Jovens de 12- 17 anos: $29.95
  • Crianças de 4 – 11 anos: $24,95

Vale lembrar que o Academy of Science é uma das atrações do San Francisco City Pass, um combo com várias atrações legais da cidade. Veja mais detalhes sobre o City Pass aqui.

Horários de Funcionamento:

  • Aberto todos os dias das 9:30 am às 17:00 Aos domingos, abre às 11:00.
  • Última entrada às 16:00

Como chegar?

Endereço: 55 Music Concourse Drive , Golden Gate Park. Veja a localização exata no Google Maps.

De ônibus: pegue o 5 ou o 5R da intersecção Market x Powell St e desça na Fulton com a 8th. Quem preferir pode pegar o Muni Metrô “N” da estação Powell ou qualquer outra estação central e desça na Irving St. esquina com a 9th.

Veja outras informações no site do Cal Academy of Science

Com o que combinar?

Combine seu passeio na Cal Academy of Science com um passeio caprichado pelo Golden Gate Park. Incluindo o Jardim Japonês e o observatório do Museu De Young (quem tem vistas listas da cidade e é grátis).

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as dicas e fotos de viagem do Ideias na mala, siga nosso perfil no Instagram!

A Mari já visitou a Cal Academy of Science três vezes, duas por conta própria e uma a convite da San Francisco Travel.

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

3 comments

  1. São Francisco: desvendando o Golden Gate park 7 outubro, 2015 at 17:23 Responder

    […] Um museu de ciências naturais com atrações para todas as idades. Prepare-se para visitar florestas, desvendar oceanos com direito a peixes, borboletas e alguns animais de verdade como o fantástico jacaré albino. Outras atrações bacanas são o terremoto, o planetário e o jardim no topo do museu. Veja todos os detalhes deste museu aqui. […]

Post a new comment

Veja também