San Luis Obispo: dicas para uma parada ou pernoite na região

Descolada e bem localizada San Luis Obispo é uma parada deliciosa entre Carmel e Santa Barbara e uma excelente pedida de pernoite na Highway 1. Neste post dividirei com vocês dicas afinadas do que fazer e como aproveitar o melhor de San Luis Obispo por um par de horas ou um dia inteiro. Pronto para se encantar por San Luis Obispo?

San Luis Obispo fica bem no meio do caminho entre Los Angeles e San Francisco e é uma cidade pequenina e estudantil (são apenas 50 mil habitantes). A Cal Poli, uma das melhores universidades dos Estados Unidos, é um dos orgulhos da cidade e tem mais 20 mil estudantes, ou seja, mais de 1 terço dos habitantes de San Luis Obispo são estudantes. O resultado é uma população jovem, alegre (San Luis Obispo é considerada uma das 5 cidades mais felizes dos Estados Unidos) e que está sempre se renovando. Pronto para encaixar um pouquinho desta alegria no seu roteiro entre San Francisco e Los Angeles? Tenho certeza que você vai gostar!

O que fazer em San Luis Obispo

Aí vão nossas melhores dicas do que fazer em San Luis Obispo e região. Clique no item para ir direto ao ponto ou, se preferir, leia o post todo!

San Luis Obispo no mapa

Veja todas as dicas deste post no mapa!

Passear pelas ruas do centrinho histórico de San Luis Obispo

Sabe aqueles lugares que te conquistam rápido? Bem vindo a San Luis Obispo! Pequena, porém bem resolvida, a cidade entrega uma pouco das regalias das grandes cidades Californianas como lojas bacanas, comida boa e serviço impecável, sem abrir mão de personalidade e aquele jeitão relax de cidade pequena. Vamos explorar o centrinho histórico de San Luis Obispo?

San Luis Obispo
Higuera Street: Amo as árvores altas que rodeiam a rua mais pop de SLO

Higuera Street 

Higuera Street e suas parelelas Monterey St. e Marsh St., são as principais ruas da cidade e concentram restaurantes descolados, cervejarias animadas e muitas lojas. O sortimento é impressionante para uma cidade de apenas 50 mil habitantes, há uma pequena Apple Store, Victoria Secret, Lululemon, H&M e etc…

Bubblegum Alley

Estacione o mais próximo que conseguir da Higuera St. (o estacionamento é pago e funciona por meio de moedinhas, cartão de crédito ou aplicativo. Fique ligado no horário para não levar uma multa) e dê uma voltinha pela região. Eu adoro o conjunto de árvores altas e vistosas que se esparramam pelo centro e o nada higiênico Bubblegum Alley – o Gu se recusou a entrar e fez carão de nojinho – um beco todinho cheio de bolinhas de chiclete.

San Luis Obispo
Passeando com os meninos pelo Bubblegum Alley – enquanto tirava a foto o Gu gritava: “Tom, não encoste em nada!”

Na década de 80, a cidade bem que tentou limpar o beco e acabar com a modinha, mas o beco sempre reaparecia sujo. O jeito foi entrar na dança, declarar o locar como ponto turístico e até distribuir uns chicletinhos!

No kit de mídia que ganhei do pessoal de SLO haviam bolinhas de chiclete coloridas pedindo para serem coladas na parede. Acabei não grudando – sorry, mas acho a moda bizarra – mas tirei essa foto das bolinhas para mostrar para vocês.

San Luis Obispo
Bolinhas de chiclete que ganhei do pessoal de San Luis Obispo

Lojinhas que valem a parada

Como cidade universitária que se preze, San Luis Obispo tem algumas lojas divertidas, com uma pegada mais jovem e que valem a parada. Se você curte quadrinhos, vale visitar a Dr. Cain’s Comics & Games (778 Marsh Street) que tem um sortimento excelente de quadrinhos e mangás; para meias diferentes a pedida é a The Sock Drawer (852 Higuera St.) que tem uma variedade de meias lindas, coloridas e ultra divertidas; quer levar algo mais artístico para casa? Dê uma olhadinha na Just Looking Gallery (746 Higuera St # 1), uma galeria colorida com posters bem legais com imagens da California e da região de San Luis Obispo.

Termine o passeio com um sorvete na Doc Burnstein’s Ice Cream Lab (860 Higuera St.), uma sorveteria com pegada de laboratório que tem sorvetes bem diferentes e sabores adultos com uma pitada alcoólica (e sim, há muitos sorvetes infantis e os pequenos também adoram a experiência).

Degustação de azeites 

Outra parada que eu adoro é a We Olive (958 Higuera Street), que conta com uma seleção de azeites 100% californianos com vários sabores diferentes. Está aí um presente que eu amo levar para o Brasil e que faz o maior sucesso!

San Luis Obispo
E pra quem quiser fazer compras, o centro da cidade tem um sortimento excelente de lojas

Museus de San Luis Obispo

Ainda no centrinho da cidade há dois museus que fiquei com vontade de visitar:

  • San Luis Obispo Museum of Art (1010 Broad St.): um museu de arte pequenino com muitas telas de importância significativa para a região de SLO; tem muita arte moderna e um calendário de mostras especiais interessantes.
  • The San Luis Obispo Children’s Museum: um museu repleto de brincadeiras (indoor e outdoor – leve roupas extras porque a criançada vai se molhar) divertidas para os pequenos.

San Luis Obispo Creek

Depois de passear pelas ruas e lojas, dirija-se até a Chorro St. para adentrar ao pequeno parque formado entre a antiga missão de San Luis Obispo e o riacho (San Luis Obispo Creek). É um parque super agradável para passear e alguns dos restaurantes mais legais da Higuera Street tem uma área externa que dão para o parque. Atravesse a ponte rumo a antiga Missão e, se tiver mais tempo (e um budget mais tranquilo), reserve um jantar no Novo (726 Higuera St.) ou no Luna Red (1023 Chorro St) – ambos do mesmo grupo. Nós jantamos no Novo e adoramos a experiência.

San Luis Obispo
Cruzando o Riacho da cidade num pequeno parque coladinho na Missão

Visitar a Missão San Luis Obispo de Tolosa

Depois de percorrer as ruas do centro e descobrir os segredos de San Luis Obispo, siga para a antiga missão da cidade. O jeito mais gostoso – e bonito – de chegar lá é pelo pequeno parque que conecta a missão ao San Luis Obispo Creek, e subir o pequeno caminho de pedra.

San Luis Obispo
Missão San Luis Obispo de Tolosa

A antiga Missão de San Luis Obispo de Tolosa (751 Palm St, San Luis Obispo) foi a quinta missão fundada na Califórnia pelo Padre espanhol Junipero Serra e, na minha opinião, uma das mais charmosas do estado. Antes de entrar vale dar um giro no parque – meus meninos brincaram bastante no gramado e bem que tentaram entrar na fonte que fica na lateral direita da igreja.

San Luis Obispo
Olha só que charme a fachada desta Misão

O urso cinzento e o primeiro nome da região

Falando da fonte, repare no urso cinzento retratado junto a uma criança. O urso faz alusão a um dos desafios encontrados pelos missionários espanhóis: lidar com a grande quantidade de ursos cinzas – espécie infelizmente extinta na Califórnia – que eram bravos para caramba. Foi por isso que região ganhou o nome: La Cañada de los Osos (Vale dos ursos).

Continuando pela Missão 

Uma pequena escadaria te leva ao interior da igreja. Antes de entrar, repare na inscrição da fachada – de 1772 – e no conjunto interessante formado pela trilogia de sinos e de arcos. O interior é sóbrio com flores pintadas nas paredes, oratórios de madeira e uma cruz no centro. Ao lado da igreja há um museu com muitas informações sobre os índios nativos da região, os Chumash. A visita dura em torno de meia hora e é interessante para quem curte história.

San Luis Obispo
Interior da Missão San Luis Obispo de Tolosa

Dica: quem continua rumo à Santa Barbara pode observar uma caverna com desenhos Chumash no caminho. A parada é rápida e só vale a pena para quem realmente se interessa por arte rupestre.

Conhecer o mundo cor de Rosa do Madonna Inn

Um dos principais pontos turísticos de San Luis Obispo é Madonna Inn – conhecido pelo seu estilo Kitsch, tonalidade rosa choque e pelos exageros. São 110 quartos, todos diferentes e um conjunto de áreas comuns pra lá de interessantes. Antes que você se pergunte, o hotel não tem nada a ver com a cantora Madonna e tem este nome em homenagem ao seu fundador, Alex Madonna.

San Luis Obispo
Letreiro na entrada do Madonna Inn: Bem vindo a um dos hotéis mais esquisitos que você já visitou!

Mas o que o hotel de tem legal, afinal?

Se hospedar no Madonna Inn (as diárias custam em torno de 200 USD e o preço varia de acordo com a temporada) te dá a chance de incorporar esse estilo do exagero, passear numa bicicleta rosa, jogar tênis numa quadra rosa, tomar drinks rosas. É pink para todos os lados e de todos os jeitos! É intrigante e é diferente de tudo o que você já viveu.

San Luis Obispo
Recepção do Madonna Inn
San Luis Obispo
Piscina do Madonna Inn, uma pedida deliciosa para o calorão de San Luis Obispo

Ainda que você não se hospede por lá, vale visitar as áreas comuns do hotel que contam com um bar e um restaurante. O legal é ir na parte da tarde e curtir drinks exagerados acompanhados de um dos bolos ultra cor de rosa (sorry, mas não tive nem coragem de comer de tanto corante rs).

San Luis Obispo
Um dos restaurantes do Madonna Inn
San Luis Obispo
E sente só a mistura de elementos no bar
San Luis Obispo
Você encararia esse bolo rosa? Eu passei!

Na saída, vale visitar uma das sensações do hotel, o urinol em forma de cachoeira – que obviamente fica no banheiro masculino – o engraçado é que todo mundo quer ver então sempre tem mulheres perguntando do lado de fora: “Posso entrar?”

Como fomos com as crianças optamos pelo brunch ultra bem servido e curtimos a experiência. Não é a comida mais deliciosa de San Luis Obispo, mas valeu pela peculiaridade e pela diversão. O Madonna Inn tá na lista de hotéis que quero me hospedar e, assim que isso acontecer, volto aqui para contar!

San Luis Obispo
Mesa do nosso brunch

Degustar vinhos pela região

A região de San Luis Obispo está rodeada por vinícolas excelentes e relativamente próximas da cidade. As regiões mais populares são Paso Robles (que é tão especial que ganhou um post a parte), Arroio Grande e Edna Valley (regiões mais próximas da cidade e que recentemente tem ganhado muitos elogios dos críticos locais), e Santa Inez Valley (que voltaremos em novembro para curtir e descobrir com calma).

Algumas experiências bem avaliadas pertinho de San Luis Obispo são a Malene Wines (7767 Orcutt Rd, San Luis Obispo),  que criou um tasting room ultra charmoso dentro de um Air Stream, a Tolosa Winery (4910 Edna Rd, San Luis Obispo) recomendada pelo escritório de turismo de SLO; coincidentemente a Mary do Hotel California Blog testou a aprovou a vinícola; Wolff Vineyards (6238 Orcutt Rd, San Luis Obispo) uma vinícola acolhedora com vistas lindas e um detalhe especial; fica aberta até o pôr do sol em alguns sextas feiras – vale consultar os horários no site; e a Edna Valley Vineyard (2585 Biddle Ranch Rd, San Luis Obispo), que acabou de passar por uma mega reforma e ficou lindona (claro que os vinhos também são ótimos, rs).

San Luis Obispo
Malene Wines | Foto: Divulgação

Se esbaldar com a cena cervejeira da cidade

Não dá para falar de Central Califórnia sem falar de cerveja artesanal boa. E, com uma vida estudantil agitada, não é de se estranhar que San Luis Obispo tenha uma cena cervejeira super ativa, certo? Aí vão alguns endereços certeiros para você tomar uma boa cerveja em SLO:

  • Libertine Brewing Company (1234 Broad St, San Luis Obispo): com uma grande seleção de cervejas de muitos produtores californianos, além das suas próprias, essa cervejaria se destaca por produzir boas opções de cervejas amargas. Vale acompanhar uma porção de aperitivos também servidos no local.
  • Central Coast Brewing (1422 Monterey St, San Luis Obispo): reconhecida como uma das principais cervejarias na costa central da Califórnia, a CCB é conhecida por sua variedade de cervejas artesanais exclusivas. Recentemente, abriram uma nova unidade (6 Higuera Street San Luis Obispo) para expandir sua produção.

Gosta muito de cerveja? Então aproveite a sua passagem por San Luis Obispo para fazer um tour cervejeiro. Este daqui passa pelas principais cervejarias locais, conta curiosidades sobre a produção além de, claro, uma boa degustação da bebida. E se preferir apenas sentar em um bar descolado para cober e tomar uma boa cervejinha, o 1865 (1865 Monterey St, San Luis Obispo) é uma ótima pedida.

Comer bem

Todas as nossas passagens por San Luis Obispo tem um ponto comum: comida boa! Aí vão alguns dos cantinhos que testamos e aprovamos nas últimas viagens:

Para uma refeição caprichada

Novo: Ambiente incrível de frente para o San Luis Obispo Creek

Endereço: 726 Higuera St

Ambiente maravilhoso nas margens de um riacho e sombreado pelas copas das árvores – vale ir no finalzinho do dia para pegar as duas iluminações diferentes e ver o ambiente se transformando de dia para noite – faz do Novo  um dos restaurantes mais badalados de San Luis Obispo (reserve com antecedência!). O restaurante é lindo, os drinks são deliciosos, e a comida é bem gostosa.

San Luis Obispo
Ambiente do Novo em San Luis Obispo
San Luis Obispo
Meu Mule servido com caneca de metal estava maravilhoso

O que pedimos

Eu fui de sopes de carne de porco (uma espécie de tortilha mais grossinha) bem apimentados e muito gostosos, e o Gu pediu um fillet mignon com legumes e batatas que estava gostoso mas não surpreendeu; macarronada com brócolis para as crianças (eles amaram e comeram tudo) e um trio de sorvetes de sobremesa.

San Luis Obispo
sopes de carne de porco servidos com tirinhas de abacate
San Luis Obispo
Fillet mignon com legumes e batatas
San Luis Obispo
Trio e sorvetes – reparem que a mãozinha do Tom (que não aguentou esperar a mãe fotografar o prato) foi direto nas blue berries

Kids Friendly but not really:

Embora nossos meninos tenham sido muito bem tratados e o ambiente externo seja ótimo para crianças, eles claramente preferem mesas sem crianças. Isso ficou claro na nossa chegada, 1 hora e meia de espera para o Gu que chegou no host da frente com os meninos; e eu que cheguei sozinha e simplesmente pedi 4 lugares na parte de trás fui sentada na hora. Oooops!

O Luna Red do mesmo grupo do Novo também foi muito bem recomendado.

MO’s Smokehouse BBQ

Endereço: 1005 Monterey St

O MO’s é uma das churrascarias mais tradicionais de SLO e é famosa por sua receita exclusiva de molho Barbecue. A História do MO’s começou a mais de 20 atrás com uma viagem de carro de mais de 5000 Km parando em churrascarias e provando as carnes e molhos locais para compor o molho perfeito, o curioso é que durante a viagem o Mo também foi comprando cadeiras antigas para usar em seu restaurante. O resultado é uma churrascaria bem descontraída que serve sandubas gostosos, costelinhas caprichadas e um molho barbecue bem especial.

Paramos no MO’s em uma das nossas viagens pela Highway 1 e adoramos a pedida: comida gostosa, rápida e por um precinho camarada. Eu pedi as costelinhas com o molho da casa, meus pais foram de sanduíche. Pedida ótima para quem quer comer algo gostoso sem “perder tempo” da viagem.

Thai Boat – Tailandês BBB

Endereço: 3212 Broad Street

Chegamos em San Luis Obispo famintos, olhamos as opções bem avaliadas pelo caminho e escolhemos o Thai Boat, um tailândes super local e bem disputado. A casa é ultra descontraída, a comida é gostosa (nada excepcional) e barata. A fome era tão grande que não tivemos tempo de fotografar os pratos, mas o arroz frito das crianças estava gostoso, e meu curry amarelo foi uma boa pedida. Vá sem expectativas, e sai feliz por ter comido baratin 🙂

Conhecer a Cal Poli

Conhecer as Universidades Americanas é um programa que nós adoramos (os campus, em geral são lindos e tem museus bacanas e gratuitos). Em uma cidade com 1/3 da população formado por estudantes, taí um programa que vale a pena, certo?! A Cal Poli estava no nosso roteiro, mas acabou sendo trocada por um parquinho (coisas de quem viaja com crianças), mas não posso deixar de dar a dica para quem vai a cidade!

Uma das formas mais divertidas de visitar o campus é assistir a algum esporte e os Mustangs tem times competitivos de vários esportes como baseball masculino, volley de praia feminino, basquete e tênis.

Para quem quer dar um giro despretensioso na faculdade, o que também é legal, vale visitar o museu de arte e a antiga impressora no Shakespeare Press Museum.

Ver um filme a moda antiga

Muitos dos cinemas de antigamente – os Drive Ins – eram grandes estacionamentos onde as famílias estacionavam os carros para assistir filmes. O conceito de cinema ao ar livre é super presente aqui na Califórnia e o Sunset Drive In em SLO faz o maior sucesso com as famílias locais. Eu confesso que fiquei curiosa para testar e por isso deixo a dica.

Se divertir no Sinsheimer Park

Aí vai uma dica imperdível para quem viaja com crianças: o Sinsheimer Park (900 Southwood Dr, San Luis Obispo) – parque bem equipado com um parquinho completíssimo, tem escorregadores radicais, mini tiroleza, parede de escalada, mini morros para escorregar com papelão, tanque de areia, balanços. Um dos melhores parquinhos públicos que já visitei!

San Luis Obispo
Alguns dos escorregadores do Sinsheimer Park

Há dois parquinhos diferentes, um para crianças pequenas e outro mais radical para os maiores. Tom, de três anos, desceu no escorregador do parquinho grande, mas ficou meio assustado e preferiu brincar no parquinho menor, segundo ele: “o escorregador é legal, mas um pouco bravo”. Há também uma piscina pública coladinha no parque, nós não visitamos.

Durante o verão, vá bem cedo porque o calor é intenso. Nós só conseguimos ficar 15 minutinhos.

Fazer bate e voltas pelas cidades vizinhas

San Luis Obispo é uma base perfeita para explorar as cidades da região, aí vão alguns dos cantinhos mais especiais.

Hearst Castle: O castelo da Highway 1

O Castelo criado por William Hearst é um dos ícones da Highway e uma visita interessante para quem curte história e cinema. Veja aqui todos os detalhes da visita ao Hearst Castle.

Hearst Castle - San Simeon
Hearst Castle – San Simeon

Ávila Beach: Nossa praia preferida para curtir com crianças

Pequena e cheia de charme, Ávila Beach reúne duas coisas que eu valorizo muito: praia deliciosa – de águas calmas – e um calçadão com várias opções legais de bares e restaurantes. Há também um pequeno aquário que não visitamos.

Avila Beach
Pier de Avila Beach

Praia de Ávila Beach

A principal praia de Ávila Beach é cortada por um pier de pescadores (já reparou que muitas praias na Califórnia tem um pier?), tem um parquinho na areia (o que é bem legal para os dias mais frios e para o finalzinho da tarde) e tem um riozinho que desagua do lado direito, perfeito para nadar e brincar com os pequenos.

Avila Beach
E olha só que praia gostosa!

E dá para entrar no mar?

As águas do Pacífico são sempre geladas, mas você vai se impressionar com a quantidade de gente na água em Ávila Beach. E se não der para entrar no mar, o riozinho tem águas bem mais quentes – e bem rasas – o que é perfeito para as crianças.

Avila Beach
Tom e Caio brincando no riozinho de Avila Beach
Ávila Beach
As águas do rio são limpas, e bem mais gostosas que a água do mar
Ávila Beach
Nós ficamos no canto direito da praia, bem pertinho do rio, e adoramos o mar caminho

O calçadão de Ávila Beach

Depois de curtir a praia, vale passear pelo board walk (calçadão) à beira-mar, que conta com vários restaurantes legais, lojinhas e feirinha de arte com pintores locais.

Avila Beach
Arte no calçadão de Avila Beach

Nós comemos na Old Custom House (Endereço: 404 Front St) – escolhido totalmente ao acaso – e gostamos do custo x benefício. O Gu foi de Fish & Chips e eu pedi um burger com queijo, bacon e abacate acompanhado de uma saladinha. Os pratos são enormes e daria fácil para ter dividido.

Outras coisas para fazer em San Luis Obispo

  • Avila Valley Barn: Uma fazendinha linda onde você pode colher seus próprios morangos e cerejas, fazer compras num mercadinho lindo e interagir com patos e galinhas
  • Pirate’s Cove Beach: Praia de nudismo badalada
  • Bob Jones City to Sea Trail: Trilha de bicicleta com vistas lindas
  • Central Coast Aquarium (Aberto todos os dias das 10:00 às 16:00 | Entrada: $8, gratuito para crianças de até 2 anos): Um aquário pequenino focado na vida marinha local
  • Ávila Hot Springs e Sycamore Springs: Pedidas deliciosas para curtir as águas termais da região

Morro Bay: Praias lindas e lontras marinhas

Morro Bay é um dos meus cantinhos preferidos da Highway 1, uma cidade bem pequena que tem praias lindas, boas opções de hotéis com um preço legal e, se você der sorte, grupos de lontras nadadoras para lá de fofas!

Veja aqui nossas melhores dicas do que fazer em Morro Bay.

Morro Bay
Pôr do sol em Morro Bay

Cambria: Puro charme

Tudo o que Cambria tem de pequenina, ela tem de charmosa. Seu centro pequenino com ótimos ótimos restaurantes e lojinhas fofas é parada obrigatória para quem visita a região. Claro que também tem as praias que ficam escondidas da estrada – Viva! Pouquíssima gente para por aqui – e tem um calçadão delicioso para caminhar.

Veja aqui dicas do que fazer em Cambria.

Cambria
Praia em Cambria: linda e vazia

Pismo Beach

Tudo o que as águas de Avila Beach tem de tranquilas, as de Pismo Beach tem de agitadas. Pismo é uma das pedidas preferidas dos surfistas neste pedacinho central da Highway 1, e uma parada que vale a pena tanto pela vibe vintage da cidade, quanto pelas possibilidades da região.

Caminhe pelo Pier de 1928 (ponto de encontro dos pescadores da cidade), e se tiver tempo para extender o passeio, dá para fazer um fazer um passeio de 4×4 nas Oceano Dunes, passeio de caiaque ou ver a migração das borboletas monarca (outubro a fevereiro).

San Luis Obispo

Pismo Beach

Paso Robles

Paso Robles é uma das minhas regiões que mais amo na Califórnia. Por que? Os vinhos são maravilhosos, as degustações são mais personalizadas os vinhos são BEM mais acessíveis que Napa Valley. Isso sem falar no centrinho charmoso repleto de lojinhas fofas e restaurantes (não deixe de provar os biscoitos da Brown Butter Cookie Company). Se você gosta de vinhos, vale se programar para dormir uma noite em Paso Robles e chegar na cidade antes das 17h para curtir pelo menos uma degustação.

Veja minhas vinícolas preferidas e dicas de onde ficar em Paso Robles aqui.

Daou, Paso Robles
Vinícola Daou em Paso Robles

Como incluir San Luis Obispo na sua viagem

Se você tem duas horas ou menos

Concentre sua visita no centro histórico. Comece pela Higuera Street, nesta região há um monte de lojas de marcas conhecidas como Apple, Sephora, Victoria Secrets, cervejarias, bares animados e restaurantes. É aqui que fica o Bubblegum Alley (beco do chiclete), uma das atrações turísticas de San Luis Obispo. Em seguida, caminhe um pedacinho pela Chorro Street até chegar no pequeno parque que conecta o riacho (San Luis Obispo Creek) à Missão de San Luis Obispo de Tolosa – o parque é uma graça e a Missão é uma das mais bonitas da Califórnia.

San Luis Obispo
Pátio da Missão de San Luis Obispo

Se você vai pernoitar na cidade

Quem tem mais tempo pode explorar o centrinho da cidade, fazer degustações de cerveja (a cena cervejeira de SLO é um arraso) ou vinho, e até esticar para uma das praias deliciosas da vizinhança. Morro Bay é uma parada lindíssima, Ávila Beach é uma pedida deliciosa para curtir a praia com crianças e Cambria é um dos segredos mais bem guardados da Califórnia. Para jantar, escolha uma cervejaria animada ou um dos restaurantes charmosos na beira do riacho.

E não dá para seguir direto de Carmel para Santa Barbara?

Dá, mas não vale a pena. Na teoria são 383 Km ou 4 horas de estrada sem contar nenhuma parada. Na prática, essa é uma viagem que leva o dia todo e que merece ser degustada com calma e paradas em cada curva fotogênica, em cada praia escondida (veja aqui minhas paradas preferidas em Big Sur) e em cada pezinho de estrada. Fazendo a viagem com a calma que ela merece você dificilmente chegará em Santa Barbara antes do pôr do sol, o que é uma pena.

Isso sem falar que a região de San Luis Obispo (tô falando de Morro Bay, Paso Robles, Cambria e se você quiser esticar mais um pouquinho Avila beach e Pismo Beach) é surpreendente e merece pelo menos meio dia do seu roteiro.

Onde ficar em San Luis Obispo?

A região hoteleira de San Luis Obispo fica concentrada na Monterey St., cerca de 5 blocos do centro, os hotéis ficam um do lado do outro.

Hotéis capricados

Granada Hotel & Bistro

Bem no coração de San Luis Obispo, este hotel fica pertinho dos principais restaurantes e cafés da cidade. Em sua cobertura, você tem acesso a um bistrô e um terraço com lareira para curtir a noite. Desde a entrada até os quartos, o hotel possui piso restaurado em madeira e paredes de tijolinhos expostos em todas as áreas – além de uma decoração luxuosa com tapetes persas.

San Luis Obispo
Granada Hotel & Bistro | Foto: Divulgação

Os quartos são aconchegantes e mantem o estilo do hotel: decoração clássica com obras de arte originais, parede de tijolos, tapetes persas e piso de madeira escuro. Algumas opções possuem varanda privativa.

San Luis Obispo
Granada Hotel & Bistro | Foto: Divulgação

La Lomita Ranch

Um pouco mais afastado do centro de San Luis Obispo, esta opção de hospedagem é em estilo de rancho e muito lembra uma das belas vinícolas da região. Com um belo campo verde, o local é perfeito para relaxar e se desconectar de tudo – e ainda assim chegar facilmente às cidades próximas. Destaque também para o café da manhã incluso na diária digno de uma fazenda.

San Luis Obispo
La Lomita Ranch | Foto: Divulgação

Os quartos mantem o estilo campestre com um toque de luxo. Bem espaçosos, todos possuem piso de mármore, isolamento acústico e roupas de cama antialérgicas. Também é possível alugar uma casa para até seis pessoas, ótima opção apra famílias grandes.

San Luis Obispo
La Lomita Ranch | Foto: Divulgação

Sycamore Mineral Springs

Nos arredores de San Luis Obispo, mais precisamente em Avila Beach, o resort conta com piscina ao ar livre, um restaurante com vista do jardim que utiliza produtos provenientes de fazendas orgânica, tratamentos de spa e aulas de yoga já inclusas no valor da diária. Dentro da propriedade, é possível realizar diversas trilhas e caminhadas para relaxar e curtir a natureza.

San Luis Obispo
Sycamore Mineral Springs | Foto: Divulgação

As suítes possuem banheira de hidromassagem em uma varanda privativa, cama queen-size e uma ante-sala com poltronas e sofás.

San Luis Obispo
Sycamore Mineral Springs | Foto: Divulgação

Hotéis com bom custo benefício

La Quinta by Wyndham San Luis Obispo – Nossa escolha na última viagem

Novíssimo e bem localizado, o La Quinta Inn & Suites foi nossa escolha para essa viagem a San Luis Obispo e nós adoramos. Novíssimo (o hotel acabou de ser inaugurado), moderno e sem frescuras, o hotel entrega tudo o que uma família como a nossa pode querer durante uma Roadtrip.

San Luis Obispo
Nosso quarto no La Quinta by Wyndham San Luis Obispo

Quarto espaçoso e confortável: o sofá cama acomodou super bem o Tonzinho e ainda sobrou espaço para colocarmos o berço do Caio. O banheiro é mais compacto, masestava todo novinho (algo que eu super valorizo).

San Luis Obispo
Banheiro

San Luis Obispo

Alguns pontos que gostei:

  • Frigobar: Algo cada vez menos comum nos hotéis modernos, e que é uma mão na roda para quem viaja em família. Nós adoramos ter esse espaço para as comidinhas das crianças e para a nossa cerveja – sim, depois que eles dormem, nós adoramos curtir um pouquinho.
  • Varanda: Adoramos quartos com dois ambientes para poder bater papo depois que as crianças dormem
  • Café da manhã completo incluso na diária: Pães, ovos, máquina de fazer waffels, frutas, iogurte e cerais. Não dá para comparar com os cafés da manhã do Brasil mas está bem acima da média californiana!
  • Piscina na cobertura: Área de lazer com academia e uma piscina na cobertura: A piscina é uma pedida perfeita para San Luis Obispo. Nós aproveitamos muito!

San Luis Obispo

Curtindo a piscina no La Quinta InnHampton Inn & Suites

O hotel dispõe de piscina coberta, banheira de hidromassagem, academia e salas de reuniões disponíveis para seus hóspedes. Além de um buffet completo de café da manhã já incluso no valor da diária.

San Luis Obispo
Hampton Inn & Suites San Luis Obispo | Foto: Divulgação

Os quartos são no estilo estúdio e estão equipados com microondas e geladeira compacta para pequenas refeições. Um detalhe importante: este hotel é 100% para não-fumantes, ou seja, uma boa pedida para famílias com crianças.

San Luis Obispo
Hampton Inn & Suites San Luis Obispo | Foto: Divulgação

The Kinney SLO

Sou fã da bandeira The Kinney e vivo recomendando o The Kinney Venice Beach para os meus amigos, amo o jeitão descolado e a decoração colorida do hotel. O The Kinney San Luis Obispo acabou de ser inaugurado e tem a mesma pegada. Com piscina, acompanhada de banheira de hidromassagem, e área de estar com boas cadeiras em volta de uma lareira, o hotel é uma ótima opção para quem curte algo mais moderno e muito confortável.

San Luis Obispo
The Kinney SLO | Foto: Divulgação

Os quartos são ultra espaçosos com poltrona, escrivaninha e televisão. Assim como o banheiro, também muito amplo, que possui banheira e secador de cabelo.

San Luis Obispo
The Kinney SLO | Foto: Divulgação

Hotéis econômicos

La Cuesta Inn

Um ótimo custo-benefício em San Luis Obispo. Este hotel dispõe de piscina ao ar livre e, além do café da manhã continental todas as manhãs, também é servido chá, café e biscoitos durante a tarde.

San Luis Obispo
La Cuesta Inn | Foto: Divulgação

Os quartos possuem decoração clássica e são climatizados – conta com televisão a cabo com canais de filmes HBO, microondas, frigobar e cafeteira.

San Luis Obispo
La Cuesta Inn | Foto: Divulgação

Courtyard By Marriott  

A 11km da praia de Avila, o hotel pertence à famosa rede Marriott e oferece piscina ao ar livre, banheira de hidromassagem e academia em sua propriedade. Além disso, você poderá usufruir do restaurante dentro do hotel aberto o dia inteiro – servindo pequenas refeições e pratos clássicos.

San Luis Obispo
Courtyard by Marriott San Luis Obispo | Foto: Divulgação

Com ar-condicionado, os quartos possuem microondas, frigobar e máquina de café. Além de grandes armários, escrivaninha para trabalho e banheiro privativo.

San Luis Obispo
Courtyard by Marriott San Luis Obispo | Foto: Divulgação

Para uma experiência diferenciada

Madonna Inn

Como já falamos acima, este hotel é uma das atrações de San Luis Obispo por conta de sua decoração pitoresca e exagerada – tudo em tons de rosa. Por lá, você terá piscina ao ar livre, dois restaurantes, dois bares e uma padaria que serve diversas guloseimas.

San Luis Obispo
Madonna Inn | Foto: Divulgação

Os quartos são extremamente confortáveis, com colchões pillow-top e roupas de cama premium. Cada um deles possui uma decoração diferenciada e temática, de “quarto búfalo” à “quarto pony”. Vale a pena conhecer!

San Luis Obispo
Madonna Inn | Foto: Divulgação

Não esqueça o seguro viagem

Já contratou seu Seguro viagem para a Califórnia? O Seguro Viagem é seu melhor amigo durante toda a viagem, ele cobre desde vôos cancelado e bagagens perdidas como qualquer eventualidade médicas. Uma mão na roda para viajar de carro pela Califórnia sem preocupações.

Você sabia que uma consulta médica custa cerca de $300 aqui na Califórnia ? Por outro lado, um seguro de viagens excelente custa menos de R$10 por dia de viagem. Veja a simulação que eu fiz neste post.

Vai arriscar pra que?
Para selecionar o melhor seguro viagem para a Califórnia , nós recomendamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que busca os melhores custos x benefícios do mercado e te ajuda a escolher o seguro certo para a sua viagem.

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem! Faça sua cotação já!

Veja também: Como escolher o melhore seguro viagem para a Califórnia

Montando um roteiro perfeito pela Highway 1

Se você ainda não leu o post Highway 1: o trajeto entre San Francisco e Los Angeles (recomendo muito a leitura) você deve estar um pouco perdido com todas as possibilidades da Highway 1. Eu gosto de dividir a viagem em (pelo menos) 4 partes:

Para começar, sugiro que você alugue o carro apenas na saída de San Francisco, se você tiver hospedado em uma região central, dá para se virar sem carro numa boa, e um eventual Uber sai bem mais barato que o preço que os hotéis cobram de estacionamento. Para alugar o carro, minha dica é o Rent Cars, um comparador de locadoras que te ajuda alugar carros baratos nas melhores companhias, dá para pagar em Reais e parcelar em até 12 x sem juros.

De volta a viagem, dividindo o trajeto em 4 noites, você consegue viver o melhor da Costa da Califórnia e aproveitar cidades lindas que acabam passando batido para quem faz a viagem em três dias. Na segunda noite desta viagem você poderá dormir em 4 lugares diferentes (e aqui, tudo depende dos objetivos da sua viagem e do seu budget):

  • San Luis Obispo: A maior e mais descolada – todas as dicas neste post!
  • Morro Bay: Charmosa e econômica
  • Paso Robles: Pedida sensacional para quem gosta de vinhos
  • Cambria: Pequena e encantadora

Deu para entender melhor?

E aí, curtiu nossas dicas para aproveitar a região de San Luis Obispo?


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Comentários (2)

[…] uma noite em Cambria, Paso Robles ou San Luis o Bispo. Ir direto para Santa Barbara torna a viagem mais corrida e muito mais cansativa do que deveria. […]

[…] em apenas um dia, a minha sugestão é fazer este trecho mais devagar e parar um pouquinho antes. San Luis Obispo, Cambria , Morro Bay ou em Paso Robles são boa pedidas para a sua segunda pernoite. Aí vão […]

Deixe o seu comentário