Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

7
Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

Saiba o que fazer e onde parar na Highway 1 entre as cidades de Santa Barbara e Santa Monica. Veja neste post detalhado com muitas dicas do que fazer, onde ficar e onde comer nestas cidades e em todo o trajeto pela costa. Pronto para se encantar com este último trechinho da Highway 1?

Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

A Highway 1 é uma estrada cênica que cruza o estado da Califórnia, o trecho mais famoso da estrada é o trecho que conecta San Francisco a Los Angeles. Neste post detalharemos o trecho entre Santa Barbara e Santa Monica.

Principais paradas deste trecho:

  • Santa Barbara
  • Ventura
  • Channel Islands National Park
  • El Matador State Beach
  • Malibu
  • Getty Villa
  • Santa Monica
Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

Entardecer em Santa Barbara

O que você precisa saber antes de viajar:

Pequeno porém lindo

Este é o trecho mais curto desta viagem, são apenas 86 milhas ou 138 quilómetros, e que por isso muitas vezes é subestimado pelos viajantes. Mas não se engane, o trecho entre Santa Barbara e Santa Monica está repleto de paradas interessantes, e assim como toda a Highway 1, merece ser degustado com calma.

Santa Barbara: A base perfeita para a sua viagem

Santa Barbara é uma das cidades mais lindas e interessantes da costa da Califórnia, na hora de montar seu roteiro inclua pelo menos uma noite na cidade e reserve algumas horas para conhecer seus principais atrativos. Muita gente, na pressa de chegar em Los Angeles rápido, acaba dormindo em Santa Barbara mas não visitando as principais atrações da cidade, o que é uma pena, porque a cidade é realmente charmosa. Então, a minha primeira sugestão do post é: durma pelo menos 1 noite em Santa Barbara.

Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

Stearns Wharf

Chegando em Santa Monica

Tente chegar em Santa Monica a tempo para o por do sol que é um verdadeiro espetáculo, aliás, o por do sol merece ser assistido em todos os trechos da Highway 1, mas o de Santa Monica tem um gostinho delicioso de “missão cumprida”. E como a região de Los Angeles é IMENSA, a minha dica é que você durma em Santa Monica (ou na vizinha descolada Venice Beach) 1 ou 2 noites, e em seguida mude para uma região mais central ( Beverly Hills, Hollywood ou Silver Lake). Essa troca de hotéis, apesar de chata evita que boa parte do seu dia seja consumido num trânsito infernal.

E o carro: precisa de carro em Los Angeles?

Nem pense em devolver o carro, Los Angeles é uma cidade com uma rede de transportes público bem limitada, e o carro garante que você explore a região no seu ritmo e sem grandes perrengues.

Pier de Santa Monica

Pacific Park visto da praia

Santa Bárbara: O ponto de início da nossa viagem

Nosso roteiro começa em Santa Bárbara, uma cidade litorânea de quase 100.000 habitantes que mescla o climão universitário com o estilo de vida praiano. Santa Barbara tem praias lindas, restaurantes deliciosos, centros comerciais recheados de boas lojas e uma vibe contagiante que vai te encantar.

Onde ficar em Santa Barbara?

Quando o assunto é hospedagem, Santa Barbara está ultra bem servida com dezenas de opções de hotéis e alguns bons hostels. Apesar de ultra turística, a cidade costuma ter preços MUITO melhores que Los Angeles, Monterey ou Carmel. Aí vão alguns dos meus hotéis preferidos em Santa Barbara:

Hotéis caprichados

Se você procura um hotel caprichado (algo lindo, confortável e bem localizado), Santa Barbara tem boas opções como o espetacular Four Seasons (de frente para a a praia com vistas maravilhosas e acomodações hiper aconchegantes), o Kimpton Canary Hotel (um hotel aconchegante com uma piscina linda na cobertura), o Hotel Californian (decorado com motivos que lembram os azulejos de influencia árabe no sul da Espanha e repleto de áreas comuns deliciosas), o Simpson House Inn (um B&B aconchegante com café da manhã preparado por chefe e quartos aconchegantes), o Spanish Garden Inn (destaque para os quartos amplos com varanda, banheira e piscina aquecida) e o Upham Hotel (pequeno, estiloso e com decoração clean de bom gosto).

Hotéis com bom custo benefício

Se você procura um bom hotel por um bom preço, minhas sugestões são o Hotel Milo (um hotel fofo, na beira da praia e que costuma ter boas promoções), o The Wayfarer (uma alternativa para famílias e para viajantes independentes já que combina quartos estilosos de hotel com hostel e tem café da manhã incluso), o The Eagle Inn (um dos campões de vendas de Santa Barbara, limpo bem localizado e com café da manhã incluso), o Casa del Mar Inn(com quartos básicos e amplos. Muito bem localizado), e o The Presidio (uma alternativa econômica para quem procura algo com um pouco mais de charme que os hotéis de beira de estrada americanos, um dos melhores custo benefícios da cidade).

Outros hotéis com menos personalidade, mas que costumam ter um preço econômico são o SandPiper Lodge (um pouco distante do centro, mas com um senhor custo benefício), Best Western Beach inn (coladinho na West Beach), e no Oasis Inn & Suites (que costuma ter preços imbatíveis. Também fica um pouco longe do centro, mas vale a pena.)

O que fazer em Santa Barbara?

Explorar o centrinho de Santa Barbara

Comece seu passeio pela cidade explorando a região da State Street, uma rua linda, toda arborizada e com uma arquitetura que lembra um pouco o estilo do mediterrâneo. A State Street é uma das principais artérias de Santa Barbara e concentra lojas de marcas famosas e cafés descolados e restaurantes. Os quarteirões mais animados estão entre as ruas W. Sola Street e E. Gutierrez St. Para comer as minhas dicas são o Santa Barbara Public Market (38 W Victoria St.), um mercado moderninho repleto de boas opções gastronômica, o restaurante Mexicano Sandbar (514 State Street) um restaurante estiloso com um pátio externo bem legal, e o sempre delicioso Bouchon Santa Barbara (9 W Victoria St | reserve).

Ainda nesta região a dica é visitar a Santa Barbara County Courthouse (Seg a Sex das 8:00 as 17:00 | Sábados e Domingos das 10:00 as 16:30) um edifício histórico lindo, com jardins caprichados e uma torre aberta ao público com vistas lindas da região. A entrada é grátis e a visita vale cada segundo. Quem curte história pode ainda visitar El presidio State Historic Park, (123 East Canon Perdido Street | Aberto de segunda a sábado das 10:00 as 16:30). fundado em 1782 que conta de forma rápida a importância de Santa Barbara para os colonizadores espanhóis. O edifício é o segundo mais antigo da Califórnia e sobreviveu bravamente a uma série de terremotos.

Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

Torre da corte de Santa Barbara: a subida é grátis e as vistas são lindas

Stearns Wharf

Continuando reto até o final pela State street, você chegará ao Stearns Wharf, o Pier de Santa Barbara, que conta com algumas lojinhas caras de lembrancinhas, restaurantes bem turísticos e um pequeno aquário (não visitei o aquário e nem recomendo para quem pretende visitar o aquário de Monterey ou Long Beach, mas vale falar que a entrada é barata para os padrões americanos $8.50 para adultos e $6,00 para crianças e que pode ser uma alternativa para quem viaja com crianças em dias chuvosos). Stearns Wharf é o ponto de saída do Celebration Cruises, uma das agências que organiza passeios de barco pela costa, outra alternativa para quem quer fazer passeio de barco ou alugar caiaques e pranchas de SUP é o Santa Barbara Sailing Center na West Beach.

Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

Stearns Wharf – O pier de Santa Barbara

Praias de Santa Barbara:

Santa Barbara tem uma orla deliciosa com algumas das minhas praias preferidas da Califórnia. O Sterns Wharf divide a orla em duas praias diferentes a East Beach (Uma praia enorme e hiper equipada com quadras de volley de areia. Use o Cabrillo Pavilion Bathhouse (1118 E Cabrillo Blvd) como ponto de apoio para tomar banho, alugar armários e bolas de volley) e a West Beach, uma praia menorzinha porém bem servida de quadras de volley de areia, a Marina de barcos do North Pier e lojas de aluguel de equipamentos náuticos.

Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

E olha só que linda a Avenida da orla

Um pouquinho mas afastada de centro na região de Montecito está a Butterfly Beach, uma das preferidas dos locais. O Estacionamento é bem concorrido especialmente durante o verão e aos finais de semana. Do outro lado está a Leadbetter, a praia dos surfistas de Santa Barbara e um dos melhores cantinhos da cidade para fazer picnic. Margeando a orla há um gramadão delicioso e tão concorrido quanto a areia nos dias de sol. E pra fechar as dicas de praias em Santa Barbara, aí vai uma dica bem local, a Padaro Beach (para chegar nela você precisará estacionar o carro e cruzar a linha do trem) uma praia boa com bastante areia. Nesta praia está o Padaro Beach Grill (um lugar bacana para comer um hambúrguer e tomar cervejas, um espaço bem aberto com direito a um tanque de areia para os pequenos brincarem, ou seja, você pode comer tranquilamente enquanto as crianças brincam.

Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

Praia de Santa Monica vista do alto

A Missão de Santa Barbara:

Um pouquinho mais afastado do centro está a Missão de Santa Barbara, (2201 Laguna Street) uma das missões jesuíticas construídas pelos espanhóis durante a colonização espanhola, e que na minha opinião é a missão mais linda da costa da Califórnia. O passeio auto-guiado leva cerca de 30 minutos e custa $9,00 por pessoa. Ainda que você não faça questão de entrar e conhecer o museu, vale dirigir até a região da igreja que tem uma fachada linda e um jardim bem interessante que combina plantas tropicais com cactos vistosos.

Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

Missão de Santa Barbara

Funk Zone: o cantinho mais descolado da cidade:

Pra fechar o passeio com chave de ouro a minha dica é a Funk Zone, uma área recém revitalizada que se tornou a meca dos amantes de vinho e cerveja, um cantinho que os locais amam de paixão e que só recentemente começou a atrair turistas. A dica é ir sem carro e se esbaldar nas degustações maravilhosas. Para comer uma boa pedida é o The Lark (131 Anacapa St, Santa Barbara), super bem recomendado pela querida Rê Paterson que vive em Santa Barbara e conhece tudo!

Outros passeios pra quem tiver mais tempo:

Ainda em Santa Barbara você pode visitar o The Moxi (125 State St, Santa Barbara) um museu de ciências e inovações, o Zoológico de Santa Barbara (500 Ninos Dr, Santa Barbara, CA | aberto todos o dias das 10:00 às 17:00), o Natural History Museum (Museu de história natural – 2559 Puesta Del Sol, Santa Barbar), o Jardim Botânico de Santa Barbara (1212 Mission Canyon Rd – Aberto todos os dias das 9:00 às 17:00 Entrada: $12) e extender a visita explorando a região de Montecito (a vizinha chique de Santa Barbara tem um complexo de lojas lindos, uma estrada cênica com vistas da região e um disputado jardim botânico, o Lotusland, que precisa ser agendado com antecedência).

Ventura & Oxnard

Continuando a viagem sentido Los Angeles, nossa próxima parada é Ventura. A cidade que recentemente protagonizou um dos maiores focos de incêndio da Califórnia (uma verdadeira tristeza) é um dos cantinhos mais subestimados da Costa da Califórnia. A minha teoria pessoal é que Ventura fica muito próxima a Santa Barbara (que é um MUST em qualquer roteiro) e Malibu que é um verdadeiro ícone de Hollywood, e por isso acaba sendo desprezada. Uma pena porque a região é deliciosa e está repleta de boas vinícolas (veja aqui detalhes sobre a Ventura County Wine Trail). A rodovia 101 corta a cidade, e encontra a Highway 1 em Oxnard onde você terá a opção de continuar reto sentido Camarillo ou seguir pela Costa sentido Malibu.

Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica

Main Street

Quer fazer ainda melhor?

Chegando em Ventura, saia da rodovia e siga pela Main Street, são 5 ou 6 blocos charmosos com alguns restaurantes e lojinhas (algo bem modesto pra quem acabou de sair de Santa Babara mas que ainda assim vale passar o olho). Destaque para a missão de San Buenaventura (211 E Main St, Ventura) que deu nome a cidade, um edifício lindo, que ainda não visitei por dentro mas já namorei algumas vezes.

Quem tem mais tempo pode ainda visitar o Pier de Ventura, degustar uma cerveja artesanal servida em uma mini prancha de surf na Surf Brewery (4561 Market St) ou se esbaldar nas vinícolas da região.

Channel Islands National Park

Ventura é o ponto de partida para o Channel Islands National Park um conjunto de 5 ilhas no pacífico habitado por mais de 2000 espécies de plantas e animais, das quais 150 são endêmicas, ou seja não estão presentes em nenhum outro lugar do planeta. Um cantinho ideal para quem curte trilhas, caminhadas, mergulho e esportes náuticos.

Como chegar?

As ilhas de Santa Cruz e Ana Capa são as mais acessíveis e contam com ferry diários da Island Packers, O trajeto leva cerca de 1 hora e precisa ser reservado com antecedência.

Planeje bem sua visita

Não há estrutura hoteleira no parque e nem restaurantes, mas para os mais aventureiros é possível acampar (a infra estrutura é bem limitada). Leve comida, protetor solar e vá preparado para um dia de paisagens maravilhosas e muita aventura.

E claro, para visitar a Channel Islands, inclua pelo menos 1 noite em Ventura (que tem opções bem econômicas) ou Oxnard que tem hotéis com melhor avaliação.

Onde ficar em Ventura e Oxnard?

Há poucas opções de hotéis bons e bem avaliados na região de Ventura. Aí vão algumas das melhores opções que encontrei, o último hotel da lista, o Rex, é o mais econômico, e os 4 primeiros são os que eu mais gostei.

Camarillo Premium Outlet

Nossa próxima parada neste trecho é o Camarillo Premium Outlet, um dos melhores lugares para fazer compras na região de Los Angeles. O outlet fecha tarde (de segunda à sábado das 10:00 às 21:00) e portanto a minha dica para quem quer se esbaldar de fazer compras é: reserve um hotel na região de Thousand Oaks (a cidade tem um complexo hoteleiro ótimo com opções bem mais baratas que Los Angeles) e no dia seguinte continue a viagem rumo a Santa Monica?

E por que visitar o Camarillo Outlet já no caminho de Los Angeles e não fazer um bate e volta? Pra mim é uma questão de pura logística e aproveitamento máximo do roteiro. Você vai passar em frente ao outlet que fica há cerca de uma hora de viagem de LA e deixar ele para visitar outro dia? Me desculpe mas não faz sentido. Isso sem falar no custo benefício, dependendo da época do ano, dá para dormir em um bom hotel de rede como por exemplo o Best Western Plus por ~100 dólares e com isso economizar um pouquinho para ficar melhor hospedado em Los Angeles.

E por que dormir em Thousand Oaks? Quem tem pavor de trocar de hotel pode fazer mais uma hora de viagem até Santa Monica e já dormir por lá. Eu pessoalmente prefiro ficar em Thousand Oaks que custa bem mais barato e chegar em Santa Monica com a luz do dia curtindo paradas em Malibu. Mas a escolha é toda sua!

Onde ficar em Thousand Oaks?

Todas as minhas dicas abaixo são bem avaliadas e localizadas, ou seja, na boca da estrada pra você acordar cedinho e seguir viagem.

Veja mais opções de hotéis na região de Thousand Oaks

Dica, as regiões vizinhas de Thousand Oaks tem hotéis mais chiques, confortáveis e mais caros. Quanto mais perto de Los Angeles (ou Malibu), mais caro sairá a diária, mas ainda assim vale ficar de olho nas promoções no booking.com, vai que você encontra algo legal?

Robert H. Meyer Memorial State Beach

Pra quem ignorou a parada no outlet e continuou a viagem pela costa, nossa próxima parada é o Robert H. Meyer Memorial State Beach, um conjunto de três praias pequeninas e ultra fotogênicas: El Pescador, La Piedra e El Matador. Durante o verão há uma grande chance das praias estarem lotadas, mas fora de temporada, você encontrará as praias praticamente desertas.

Pra quem quer escolher apenas uma delas para visitar, vá de El Matador!

Malibu

Nossa próxima parada é Malibu, um cantinho quase mítico para viajantes brasileiros fãs de filmes e seriados. Em Malibu vale dar uma passadinha na Malibu’s Surfrider Beach a primeira reserva de surf do mundo. É ali que fica o famoso Malibu Pier, onde está o delicioso e ultra charmoso restaurante orgânico Malibu Farms. A Malibu’s Surfrider Beach é naturalmente dividida pela Malibu Lagoon, basta atravessar o riacho para chegar na Malibu State Beach.

Vale falar que nesse pedacinho da costa há uma série de restaurantes gostosos incluindo o estrelado (e sempre delicioso) Nobu Malibu. E falando em estrelas, é nessa região que fica o Malibu Beach Inn, um hotel hiper exclusivo de apenas 47 quartos de frente para o mar.

Surf & Baleias

Para os amantes de surf de plantão a pedida é o Surf Museum, famoso por sua coleção de pranchas históricas, na Pepperdine University e durante o inverno, vale dar uma passadinha no Point Dume, quem sabe você não dá sorte e vê uma colônia de baleias cinza migrante. Essa área também é popular pelos golfinhos e tanto no comecinho da manhã quanto no finalzinho da tarde, eles costumam passar em bandos.

Getty Villa

Agora já estamos bem pertinho de Santa Monica, e você tem a opção de aproveitar que já está na estrada e visitar o Getty Villa (aberto de quarta a segunda das 10:00 às 17:00 | a entrada é grátis mas precisa ser agendada com antecedência | estacionamento: $15) ou continuar viagem rumo a Santa Monica.

O Getty Villa é um museu espetacular de arte antiga greco-romana e etrusca com estátuas lindas e jardins impecáveis. Se você gosta de arte, taí um cantinho que merece entrar no seu roteiro de Los Angeles. Uma visita bem feitinha leva em torno de duas horas, mas os mais apressadinhos conseguem fazer uma visita rápida aos jardins em ~40 minutos.

O que fazer em Los Angeles

Jardins espetaculares do Getty Villa

Santa Monica

E por fim chegamos a Santa Monica, nosso destino final e um lugar incrível para começar a explorar a região de Los Angeles. Santa Monica é famosa por abrigar o Pier mais antigo da Califórnia (que é o marco final da Rota 66 entre LA e Chicago) e casa do parque de diversões Pacific Park (você possivelmente já viu a roda gigante do Pacific Park em algum filme de Hollywood), shoppings ao ar livre deliciosos como o Third Street Promenade e uma orla deliciosa e super convidativa para a prática de atividades ao ar livre.

Santa Monica

Por do sol em Santa Monica

Dedique pelo menos 1 dia do seu roteiro para explorar Santa Monica e a sua vizinha Venice Beach, e veja aqui uma sugestão completinha com os pprincipais pontos turísticos de Santa Monica e o que fazer em cada lugar.

Santa Monica

Third Street Promenade em Santa Monica

Onde ficar em Santa Monica

Santa Monica tem um complexo hoteleiro completo com muitas opções caprichadas, e alguns (poucos porém bons) hotéis com bom custo benefício.

Quando o assunto é hotel caprichado minhas dicas são o Fairmont Miramar Hotel & Bungalows, o Casa Del Mar o Oceana Beach Club , o Shutters on The Beach, o Viceroy Santa Monica e o Loews, hotéis confortáveis, com um nível de serviço excelente e de frente pra praia (ou bem pertinho) .

Numa categoria intermediaria, ou seja, hotéis ótimos porém não tão luxuosos minhas dicas são o Ocean View Hotel, Ambrose Hotel Channel Road Inn (pequeno e hiper disputado, vale conferir), Sea Blue Hotel e o DoubleTree Santa Monica.

Pensando em custo benefício, minhas dicas são o Pico Travel Lodge , o Rest Haven Motel e o Comfort Inn Santa Monica.

E vale falar que a região de Venice Beach, coladinha em Santa Monica tem uma oferta bem completa de hotéis lindos e com preços bem mais acessíveis que Santa Monica.

The Kinney

Hotel The Kinney em Venice Beach

Pra quem curte hotéis descolados, vale conferir o The Kinney, Venice on The Beach Hotel, Inn at Venice Beach e do Jamaica Bay Inn.

E pra quem quer algo mais econômico, vale olhar o Abbot Kinney Apartment, The Cadillac Hotel e o Ramada Inn Marina del Rey.


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Santa Barbara 

✅ Reserve seu hotel em Santa Monica


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

7 comments

  1. Alexandre Souza 18 janeiro, 2018 at 01:26 Responder

    Ola. Adoramos suas dicas com certeza iremos seguir varias delas. Estou indo final de marco com minha esposa e mjnhas filhas de 3 e 6 anos. Nossos planos e fazer a costa pela highway de SF-LosAng. Ja reservei hoteis em carmel e sta barbara e lendo.os.comentarios acima fiquei apreensivo sobre a interdicao. Voce sabe qual trecho exatamente foi interditado? E qual estrada terei que pegar pra chegar em sta monica e depois seguir ate san diego nosso destino final? Grato..

    • mari vidigal 18 janeiro, 2018 at 04:27 Responder

      Oi Alexandre,
      Acabei de enviar um email para o pessoal que cuida de Santa Barbara com varias perguntas sobre este trecho e nos próximos dias promet\o escrever tudo pra vocês.

      De qualquer forma, especialmente com crianças, eu quebraria a viagem em pelo menos 3 noites. Veja minha recomendação aqui neste post.
      Abraços,
      Mari

  2. ulisses 14 janeiro, 2018 at 13:34 Responder

    Ola, sabe alguma informacao sobre a interdicao da rodovia 101? Ou quando poderao lilera-la? Eustou na duvida pois tenho 2 diarias reservadas em santa barbara mas com a interdicao terei que cancelar…..viajarei nesta regiao em 29/01….

    • mari vidigal 15 janeiro, 2018 at 05:21 Responder

      Oi Ulisses,
      Acabei de checar no site local e a estrada está realmente fechada e sem previsão de abertura. 🙁
      Vou perguntar para alguns amigos que vivem por lá algumas dicas pra chegar lá e se vale a pena a viagem neste período e ter retorno. Pode ser?
      Abraços,

  3. Bárbara Souza 5 janeiro, 2018 at 13:17 Responder

    Adorei o post!!
    Vou fazer uma viagem para a Califórnia daqui alguna dias e gostaria de saber se vale a pena fazef os trechos Santa Barbara-LA e LA-San Diego pela Highway 1 ou pela Highway 101 mesmo, já que a parte da Big Sur já passou.

    Obrigada

    • mari vidigal 5 janeiro, 2018 at 18:38 Responder

      Oi Barbara,
      Vc não vai até SF? O Trecho de Big Sur é o mais lindo, mas a viagem pela Costa da Califórnia vale a pena em todos os trechos.
      Beijos

Post a new comment

Veja também