O que fazer em Malibu na Califórnia: Píer de Malibu, Melhores Praias e mais!

Praias espetaculares, mansões à beira mar e os principais clichês californianos juntos e misturados: surf, artistas de Hollywood, restaurantes deliciosos, natureza privilegiada e, claro, cenários de alguns seriados que você provavelmente já assistiu como Bay Watch e Two and Half Man. Bem vindo a Malibu – um destino que é a cara da Califórnia e um destes lugares que vai te encantar desde os primeiros instantes.

Malibu é o destino perfeito para combinar com as praias de Los Angeles ou para dar um pulinho no caminho entre Santa Barbara e Santa Monica pela Highway 1. Neste post recheado de boas dicas dividiremos com você o melhor de Malibu. Pronto para se encantar?

Neste post você encontrará:

Por que conhecer Malibu

Coladinha em Los Angeles, Malibu combina um visual litorâneo espetacular: de um lado as montanhas de Santa Monica e do outro o mar todo exibido com suas ondas caprichadas e falésias coloridas por vegetação rasteira e areia dourado. E antes que você se pergunte, sim! Malibu é um ótimo destino para surfar, tanto que uma das praias mais populares da região, a Surfrider Beach, foi decretada como a primeira reserva de surf do mundo. Quer mais motivos para conhecer Malibu?

Malibu tem praias lindas e famosas como a Zuma Beach, Paradise Beach e a El Matador State Beach, e outras menos conhecidas como as praias do Dume Point (meu cantinho preferido de Malibu), porém igualmente especiais.

El Matador State Beach em Malibu
El Matador State Beach: Imagem: California State Parks | ©2014, California State Parks – Photo by Brian Baer

Malibu também é famosa por suas casas de frente para o mar, algumas ultras exclusivas com acesso privado (e praia particular, claro!) e outras coladinhas umas nas outras e que podem ser acessadas por entradas bem discretas nas praias.

Vários artistas famosos como Angelina Jolie, Lady Gaga (AMO!) e Jennifer Aniston residem – em casarões lindos em frente ao mar ou no topo das montanhas curtindo o esplendor da costa vista do alto.

E claro que não dá para falar de Malibu sem falar da sua conexão com o mundo do cinema e TV. Malibu é referência graças aos seriados Baywatch (S.O.S. Malibu), Two and Half Man e o clássico Gidget de 1959 com Sandra Dee. Quem assistiu os seriados vai curtir ver Malibu de perto e desmistificar os clichês.

E quer saber o mais legal?

Mesmo com tantas residentes poderosos a cidade não perdeu sua essência e nem sua originalidade. Malibu continua sendo ponto de encontro de famílias locais, cantinho bem quisto pelos surfistas e um point para nós turistas curiosos.

O que fazer em Malibu

Chegou a hora de falar do que fazer em Malibu e como encaixar estes passeios no seu roteiro. Se você tem pouco tempo, comece pelo Píer de Malibu, um dos ícones da região e um bom lugar para comer, passear e ver surfistas em ação (e com sorte até alguns golfinhos saltitantes) – é nele que fica o badalado restaurante Malibu Farms, pedida certeira para um almoço caprichado ou cafezinho especial.

Malibu Farms no Pier de Malibu
Malibu Farm: este é o restaurante principal, há uma versão mais casual no final do píer

O píer fica na Surfrider Beach e na maré baixa é possível acessar pela Orla a Carbon Beach e ver de pertinho algumas das famosas casas de Malibu na Califórnia.

Tem tempo para continuar explorando?

Dali siga para o Getty Villa – museu de arte antiga. A entrada é grátis, mas prepare para desembolsar $20 no estacionamento. Reservas (com antecedência) são indispensáveis.

Quem tem um dia inteiro pode ainda incluir a Zuma Beach (vá para curtir a praia, a vibe é deliciosa), El Matador State Beach (linda, linda!) e o Dume Point State Park, um lugar incrível para fazer caminhadas e curtir o mar.

Aí vai nossa lista completa do que fazer em Malibu:

  1. Passear pelo píer de Malibu
  2. Se encantar pelo Getty Vila
  3. Conhecer as melhores Praias de Malibu
  4. Descobrir o Dume Point State Park
  5. Ver a vista do alto do Malibu Bluffs Park
  6. Fazer compras em Malibu
  7. Visitar o campus da Peperdine University
  8. Trilhas pelo Canyons de Malibu (Santa Monica Mountains)
  9. Comer bem (dicas de onde comer em Malibu)

Principais pontos turísticos de Malibu

Vamos detalhas os principais pontos turísticos de Malibu na Califórnia?

1. Píer de Malibu

Todo passeio por Malibu que se preze inclui pelo menos uma visitinha rápida pelo Malibu Pier, um píer histórico de 1905 e um cantinho privilegiado para assistir surfistas pegando onda na Surfrider Beach e para curtir o pôr do sol.

Píer de Malibu visto da praia
Píer de Malibu visto da praia
Malibu Farm

O Píer de Malibu também é casa do badalado Malibu Farm, um restaurante que começou nos fundos da casa de Helene Anderson com aulas de culinária e jantares casuais com comida da horta. E é este conceito da horta para mesa que Helene faz questão de espalhar e propagar em todos os seus restaurantes, servindo comida de verdade, usando fornecedores locais e muitos e muitos vegetais. O resultado são pratos coloridos com aromas deliciosos e um sabor que vai ficar estampado na sua memória.

Malibu Farm: Super aconchegante
Malibu Farm: Nossos pequenos foram bem vinda e bem recebidos

Há duas versões do Malibu Farms no píer de Malibu: um restaurante mais casual (desses que você paga primeiro para depois sentar) na pontinha final do Píer e um restaurante sentado mais caprichado logo no início.

Nós escolhemos o restaurante sentado e adoramos. Nossos pequenos de 3 e 2 anos foram hiper bem vindos e a experiência é bem gostosa. Para comer pedimos um trio de tacos super saboroso e muito colorido, sabe aquele prato que te faz comer com os olhos e já amar antes da primeira dentada?

Tacos coloridos do Malibu Farm na Califórnia
Tacos coloridos do Malibu Farm

Também pedimos um fish taco servido com bowl de quinoa e batatas. Uma delícia.

Fish Tacos do Malibu Farm na Califórnia
Fish Tacos: Para você cortar e montar
Lojinhas incríveis do Malibu PÍer

Se você curte fazer comprinhas durante as suas viagens, vai amar as lojinhas do Píer de Malibu. O The Ranch at Malibu Píer não é a típica lojinha de souvenirs de viagem, mas uma mistura muito legal de loja de lembrancinhas com coisinhas de empório, artigos de esporte (surf e skate) e locação de pranchas e bicicletas. Na entrada há uma barquinho desses crianças que vão e vem com moedinhas e uma pilha bem colorida de abóboras (e estávamos em maio e bem longe do Halloween) nossos filhos amaram.

Caio se divertindo na pilha de abóboras em Malibu - Califórnia
Caio se divertindo na pilha de abóboras em Malibu – Califórnia

Outra pedida legal é a loja de acessórios Miansai que tem um pequeno Airstream-loja estacionado por lá.

Airstream da Miansai em Malibu
Airstream da Miansai, a cara do píer
Aluguel de pranchas de surf, barcos e bicicletas

Aproveite seu giro pelo píer para curtir as ondas da Surfrider Beach, um dos picos de surf mais badalados da região. Você pode alugar pranchas e roupas (a água é geladíssima) e até contratar aulas no Malibu Surf Shack.

Surfrider Beach vista do Malibu Pier
Surfrider Beach vista do Malibu Pier

Bikes, barcos e equipamentos de pesca podem ser locados no The Ranch at Malibu Pier.

2.Getty Villa em Malibu

Uma combinação sensacional entre arte da boa e arquitetura. O Getty Villa é um dos campus do J. Paul Getty Museum e é dedicado ao estudo e a exposição das artes gregas, romanas e etruscas. O museu conta 7.000 anos de história por meio de objetos, esculturas e utensílios que vão do final da Idade da Pedra a queda do império romano.

Museu Getty Villa em Malibu
Patio do Getty Villa, um dos destaques do museu

Destaques do Getty Villa

A visita começa pelo campus lindo no topo da montanha e com vista para o mar. A construção foi inspirada na Villa dei Papiri na cidade de Herculano, sul da Itália, que assim como Pompéia também foi soterrada pelas cinzas do vulcão Vusúvio.destaque é o pátio interno construído nos moldes romanos – para servir de ponto de encontro – decorado com um espelho d’água lindo, mais de 300 espécies de plantas típicas do mediterrâneo além de esculturas e o anfiteatro (fique de olho na programação).

Falando em jardins, há três jardins no local e eles são tão especiais que o museu oferece um tour gratuito diário para explicar cada detalhe.

Além dos jardins, o Getty conta com uma coleção bem sólida de arte e escultura e um cronograma caprichado com performances e concertos, vale ficar de olho no calendário. Nós gastamos cerca de duas horas na nossa visita (isso porque o Gu não tem muita paciência para arte antiga), mas dá para ficar BEM mais tempo!

Veja aqui neste vídeo alguns dos destaques do museu (o vídeo está em inglês, mas as imagens são tão lindas que vale a pena ver pelo menos o comecinho)!

Como visitar o Getty Villa
  • Endereço: 17985 Pacific Coast Highway, Pacific Palisades;
  • Aberto de quarta a segunda das 10h às 17h;
  • Entrada gratuita – Reserva indispensável pelo site;
  • Estacionamento: $20

3. Melhores Praias de Malibu

Como falar do que fazer em Malibu sem falar de praia? Impossível! Malibu tem algumas das melhores praias do Sul da Califórnia e é um dos lugares preferidos dos habitantes de Los Angeles para curtir um final de semana de sol. Se você está viajando com um cronograma mais folgado vale passar uma ou duas noites explorando a região e curtindo a vibe deliciosa de sol e mar.

10 praias imperdíveis em Malibu

Surfrider Beach (Antiga Malibu Lagoon State Beach)

Comecei a lista pela Surfrider Beach não porque ela é a mais bonita, mas sim porque ela é a praia do Píer de Malibu e provavelmente vai entrar no seu roteiro.

Surfrider Beach, a praia do píer de Malibu
Surfrider Beach, a praia do píer de Malibu

Quem estaciona no Píer pode acessar a praia tanto pelo lado esquerdo do píer quanto do lado direito (o mais indicado para quem quer surfar ou nadar). Na maré baixa ainda dá para passar embaixo do píer e tirar fotos legais.Essa é uma das praias mais populares entre os surfistas e é conhecida por ter 3 pontos de quebras de ondas e um corredor de quase 100 metros para surfar. Não é à toa que a praia foi decretada como a primeira reserva de surf do mundo.

A primeira parte da praia termina onde o Riacho de Malibu encontra o mar – neste pedacinho há uma área mais tranquila para iniciantes e crianças.

Outra atração da Malibu Lagoon State Beach é o Museu Adamson House, uma antiga residência que hoje funciona como museu e está recheado de artefatos históricos e exemplares dos azulejos de Malibu produzidos pela antiga Malibu Ceramics.

Quer mais uma parda cultural? O Malibu Lagoon Museum – adjacente a Adamson house – conta a história da região desde a época dos índios Chumash a época do surf. Eclético como tem que ser!

Estacionamento:

Há vários estacionamentos pela região mas tudo lota meio cedo durante a temporada. O estacionamento mais barato da região é próprio estacionamento da praia, próximo a ponte Malibu Creek Bridge.

El Matador State Beach

A El Matador State Beach é uma das três praias do parque estadual Robert H. Meyer Memorial State Beach. São três praias pequeninas e cada uma delas é acessível por uma entrada diferente. Fique ligado na estrada para não passar.

Matador State Beach na Califórnia

Matador State Beach na Califórnia | Imagem: ©2014, California State Parks – Photo by Brian BaerO que elas tem em comum? Estacionamento limitado, acesso por degraus ou trilha e nenhuma estrutura. Leve comida, guarda-sol e tudo o que for precisar.

Das três praias do complexo, a El Matador é a mais charmosa e a mais badalada, rodeada de rochas vulcânicas que formam um caverna na maré baixa e que rendem vistas lindas em qualquer época do ano. No verão a praia é bem disputada – não espere ter a areia para chamar de sua.

O acesso para a El Matador é feito por um conjunto de escadarias bem altas, ou seja – a praia não é a melhor pedida para quem tem dificuldade de locomoção, planeja levar carrinho de bebê ou tem pavor de altura.

Chegue cedo ou não conseguirá estacionar por lá

El Pescador State Beach

A El Pescador é a menor das praias do Robert H. Meyer Memorial State Beach e para chegar lá que você precisará encarar um barranco um pouco inclinado (nada surreal, mas vale pensar duas vezes em caso de pessoas na maior idade ou com dificuldade de locomoção). No último pedaço você precisará dar um pulinho até a areia da praia.

Com crianças dá para fazer o passeio de boa, mas você terá que ajudá-las na parte final.

Passado o trampo inicial para chegar na areia, você terá vistas lindas do mar e uma praia bem mais vazia que suas irmãs. Talvez você encontre locais adeptos ao naturalismo na região mais próxima as pedras.

Dica: na maré baixa vale caminhar do lado esquerdo da praia (olhando de frente para o mar) para chegar a uma segunda prainha deserta e que não tem acesso próprio, a El Sol.

Zuma Beach

Quando se fala em praia e Malibu, não dá para não falar da Zuma Beach, uma das mais praias mais queridas dos Californianos e uma pedida sempre deliciosa para curtir um dia de mar. Ainda que o dia esteja nublado haverá gente na praia, famílias brincando e aquela vibe bem Califórnia, uma mistura bem legal entre destino turista e frequência local que merece entrar no seu roteiro.

Zuma Beach, uma das praias mais populares de Malibu
Zuma Beach vista do alto do Point Zuma State Park | Foto: Divulgação

São quase 3 Km de praia e uma estrutura completa com quiosques de comida em cada uma das pontas da praia, estacionamento bem amplo – especialmente para o padrões de Malibu! Ô cidade ruim de estacionar! – vestiários, quadras de volley e as tradicionais “casinhas de salva-vidas” que você com certeza já viu na TV.

Zuma Beach em Malibu na Califórnia
Todos os clichês da Zuma Beach (e de Malbu) em uma única foto!

Para quem gosta de nadar e encara a água sempre fria (a água aqui tende a ser mais fria que outras praias de L.A), a Zuma é uma das melhores pedidas em Malibu.

Westyard Beach

A Westyard é quase uma extensão da Zuma Beach colada nos penhascos Dume Point e de certa forma escondida. Não é uma praia vazia, mas suas chances de estacionar por aqui durante a temporada e curtir uma praia sem multidões são bem maiores do que na Zuma Beach.

Ponto negativo para famílias? Ondas bravas para caramba e uma corrente que puxa sem dó. Só recomendo nadar por lá se você for um ótimo nadador.

Em compensação a praia costuma ser uma ótima pedida para surfistas e atrai nomes famosos em dias de ondas grandes. A partir da Westyard você pode fazer uma trilha linda para o Point Dume.

Big Dume Beach

A Big Dume Beach é a maior praia do Point Dume e pode ser acessada por uma trilha no topo do parque seguida e uma escadaria. As vistas lá do alto são espetaculares.

Praias em Malibu
Big Dume Beach | Foto: Divulgação

Nas laterais da praia há pequenas piscinas formadas pela maré e que são bem legais para observar pequenos animais – o Tidepooling. A praia também tem ondas boas para surfar e pontos bons para fazer mergulho de cilindro.

Pirates Cove Beach

Uma praia pequenina e deserta incrustada entre as montanhas do Point Dume e a Westyard Beach. Há duas formas de chegar lá: durante a maré baixa passando pela Westyard Beach (o caminho envolve um tiquinho de escalada) ou descendo pelo Dume Point.

Que a verdade seja dita: não há jeito fácil de chegar lá, mas quem conseguir será premiado com uma praia linda.

Não topa escaladas? Veja a Pirates Cove Beach do alto do Point Dume, a vista é linda!

Paradise Cove

A Paradise Cove é conhecida pelo restaurante Paradise Cove – o lugar é uma graça e decoração com pranchas de surf e placas rende fotos lindas, mas é bem turístico (ou seja, não é um lugar barato e nem tem a melhor comida de Malibu, mas os pratos são bem servidos e a experiência vale a pena). Para quem está em dúvida entre Paradise Cove e Malibu Farms no quesito comida, eu iria de Malibu Farms para comer.

Já no quesito experiência, arrisco dizer que é a estrutura mais próxima do Brasil que você irá encontrar na Califórnia. Você pode alugar as espreguiçadeiras do Beach Club (toalhas estão inclusas no aluguel) e curtir uma praia linda e sem perrengues! Também achei a praia de Paradise Cove mais linda e mais bonita que a Surfrider, achei uma pedida muito melhor para as crianças.

Paradise Cove Malibu
Paradise Cove Beach Cafe | Foto: Divulgação

Quer outro bom motivo para incluir a Paradise Cove na sua lista? É fácil de estacionar. O estacionamento do restaurante é bem amplo e custa apenas $8 para quem consumir acima de $30 em comidas os bebidas. Além deste estacionamento há um público mais escondido, mas esteja pronto para encarar um belo barranco.

Deixando o restaurante de lado, Paradise Cove tem seu charme! A praia tem um píer de pescadores fotogênico (você já percebeu que a Califórnia está repleta destes píers de madeira antigões né?!) e é um bom lugar para curtir e até nadar com as crianças. E vamos combinar que a estrutura do restaurante com mesas e guarda-sóis na areia ajuda muito?

[Para os fãs de cinema de plantão: o Paradise Cove é um dos cenários do filme Beach Blanket Bingo de 1965].

Topanga State Beach

Deixei a Topanga State Beach quase no fim pois acho a praia sem graça – para não dizer feia – comparado as outras opções de Malibu, mas como o ponto é um dos queridinhos dos surfistas acho que vale a menção. A praia é bem extensa – cerca de 1,6 Km de areia – e tem alguns pontos de surf para diferentes níveis. O que fala falar aqui é: as ondas quebram em corais e a superfície da praia é pedregosa, então não é uma boa opção para nadar.

Topanga State Beach
Topanga State Beach | Foto: Divulgação

O que sim vale falar é que a Topanga State Beach fica coladinha no Topanga State Park e há várias opções de trilhas incríveis para quem curte caminhar e quer desbravar os cantinhos de Malibu.

Leo Carrillo State Park and Beach

O Leo Carrillo State Park é uma pedida incrível para famílias, para quem está viajando de motorhome ou para quem curte o tradicional camping com barracas. O parque combina algumas praias – lindas e deliciosas para nadar, fotografar ou observar pequenos animais nas piscininhas formadas pelas águas durante a maré baixa – com uma área de floresta repleta e trilhas e possibilidades.

Quer acampar por lá?

O local é bem disputado e por isso precisa ser reservado com antecedência – os parques estaduais da Califórnia costumam abrir para reservas 6 meses antes e se esgotam bem rápido.

Curte caminhadas longas?

Uma das principais caminhadas do parque é a Nicholas Flat Trail que sobe da praias as montanhas e tem vistas lindas de toda a região. São 10,7 Km de trilha e um belo ganho de elevação. Leve muita água e prepare-se para o visual sensacional.

Nicholas Canyon Beach

Adoro a vibe e o visual da Nicholas Canyon Beach – que fica bem próxima ao Leo Carillo State Park, então dá para visitar uma seguida da outra – uma praia mais local e que serve tanto para surfar quanto para nadar. O acesso pela rampa sofreu muito com a chuva dos últimos anos e tá meio detonado, mas a escada continua lá, vivinha da silva. Venta bastante por lá e a praia é queridinha dos praticantes de Kite Surf.

Nicholas Canyon Beach em Malibu
Nicholas Canyon Beach: Um praião lindo | Foto: Divulgação

Aqui vale falar que a praia é extensa e tem desde uma parte menos convidativa e mais pedregosa, quanto uma área mais branquinha com salva-vidas de plantão durante os meses de temporada. E fique de olhos atentos que costumam haver leões marinhos pela região!

Visite a Vila Chumash

Quem se interessar por cultura indígena Chumash pode aproveitar a oportunidade para visitar uma antiga vila. As visitas são feitas por tour guiados que devem ser reservados com antecedência. Veja mais aqui.

Bônus: Carbon Beach (para ver os casarões)

Durante a maré baixa você pode aproveitar sua passagem pela Surfrider Beach para visitar a exclusiva Carbon Beach – também há uma entrada pública mas o estacionamento por lá é praticamente inexistente.

Surfrider Beach em Malibu
Lado esquerdo da Surfrider Beach, veja como é possível acessar a Carbon Beach na maré baixa

A Carbon Beach não faz meu estilo no quesito praia, apesar das águas claras e areia macia, os sobrados poderosos que cobrem as areias detonam o clima natural que eu amo. A parte legal da visita é observar as casas e só.

4. Dume Point State Park

Vistas espetaculares, duas das praias mais lindas de Malibu e boas chances de avistas baleias cinzas durante o inverno (e golfinhos o ano todo). Não é à toa que o Dume Point State Park se tornou meu cantinho preferido de Malibu.

Big Dume Beach em Malibu
Big Dume Beach vista do alto do Point Dume State Park

Onde estacionar

Há dois acessos ao parque. O primeiro é “uma entrada principal” com um estacionamento para no máximo 10 carros na Cliffside Drive, chegue cedo e não pare em local proibido de jeito nenhum. A polícia é ligeira e chega tirando fotos e multando sem dó. A boa notícia é que o estacionamento tem um giro relativamente rápido.

Quem não conseguir estacionar na entrada principal pode apelar para o estacionamento da Westyard Beach e fazer a trilha (cerca de 900 metros morro acima – segundo o Google 16 minutos de caminhada). A boa notícia é que as vistas são lindas do começo ao fim e de quebra você ainda visita a Westyard Beach.

Quem não quer andar pode apelar para um Uber/Lyft – vale falar que nem sempre tem sinal de telefone por lá, mas vale tentar!

As praias Point Dume: Pirate Dove Beach e Big Dume Beach

Chegando pela Cliffside Drive você terá acesso a uma trilha bem demarcada rumo ao topo da pequena colina – o Point Dume (cerca de 1,5 Km de trilha). Ali há um mirante espetacular com algumas das vistas mais caprichadas de Malibu. Também há trilhas para acessar a Big Dume Beach de um lado e a Pirate Cove Beach (menor, mais reservada e bem mais difícil de acessar).

Praias em Malibu
Pirates Cove Beach | Foto: Divulgação

Ainda que você não tope a descida difícil rumo à Pirate Cove Beach, vale chegar ao alto do moinho para apreciar a vista linda: com a pequena praia de um lado e a Zuma Beach do outro.

Filmes gravados no Point Dume

Como curiosidade: a Pirate Cove Beach serviu como cenários para a gravação da versão original do filme Planeta dos Macacos. E já que estamos falando de filmes gravados em Malibu, a casa de Tony Star no Homem de Ferro é uma montagem digital no topo do Point Dume.

Migração das baleias cinza entre dezembro e abril

Quer mais um bom motivo para visitar o Point Dume? Você tem boas chances de avistar golfinhos o ano todo e baleias cinza durante a temporada de migração entre dezembro e abril.

5. Malibu Bluffs Park

Essa é uma dica bem local e especial, uma parada que faz todo sentido para famílias viajando com crianças: o Malibu Bluffs Park tem um parquinho caprichado que vai te ajudar a gastar as energias do seu pequeno além de mesas de piquenique e uma trilha escondida rumo a Amarillo Beach.

Malibu com crianças
Malibu Bluffs Park | Foto: Divulgação Malibucity.org

Outra bom motivo para visitar o Malibu Bluffs Park é ver um pôr do sol especial e quem sabe até observar baleias. O parque tem uma área mais alta com um mirante caprichado para observar baleias e a melhor época para vê-las é entre dezembro e abril.

6. Compras em Malibu

Chegou a hora de falar de compras em Malibu. Para te ajudar separei as 5 melhores dicas de onde fazer compras em Malibu prezando espaços ao ar livre e, claro, sortimento das lojas.

  • Point Dume Village: esse é o shopping mais raiz da cidade e uma pedida certeira para curtir a vibe local de Malibu – que sim existe! – e fazer pequenos achados. O Pavillions é uma das pedidas preferidas dos locais para o supermercado do dia a dia, o Lily’s fundado por uma imigrante de San Salvador tem alguns dos burritos mais coloridos da cidade, o Sunflife Organics tem sucos gostosos e açaí na tigela deliciosos;
  • Malibu Country Mart: focado em lojas de grife e com algumas boas adições locais, o Malibu Country Mart é uma pedida legal tanto para comer – a localização é ótima e o sortimento de restaurantes bem legal – quanto para fazer compras de marca. Famílias que viajam com crianças: seus pequenos vão amar o parquinho que fica no centro do shopping. Vale aproveitar para conhecer/visitar a loja infantil Burro, mas para uma das lojas mais sensacionais de criança – já aviso, não é das mais baratas;
  • Malibu Lumber Yard: um edifício de madeira moderno – olhe as fotos e você vai querer visitar – abriga o Lumber Yard outro dos shopping mais elitizados da região. Quem quiser aproveitar a visitar para degustar vinhos da região de Santa Barbara pode conhecer o Tasting Room da Strange Wines que fica no shopping;
  • Malibu Píer: lembrancinhas de viagem e coisinhas fofas que você provavelmente não precisa mas adoraria ter;
  • Trancas Country Market: o típico shopping americano estilizado para combinar com as praias de Malibu. Duas paradas que valem a pena por lá são o supermercado orgânico e local o Vintage Grocers – um lugar espetacular para comprar um piquenique para comer na praia, mas é caro viu?! Ô supermercado caro – e a loja de doces Sweet Bu.

7. Visitar o campus da Peperdine University

Se você é do tipo que curte visitar campus de Universidade – nós adoramos – você vai adorar incluir o Campus da Pepperdine University, uma universidade privada super reconhecida nos EUA, no seu roteiro.

O que o campus tem de legal? Vistas lindas da costa, a Philips Theme Tower (uma torre alta com o recorte de uma cruz no centro), um monumento bonito que lembra a afiliação da universidade com a igreja. E já que estamos falando de símbolos religiosos, vale visitar a Stauffer Chapel (que também tem vistas lindas para o oceano) e vitrais bem especiais.

vistas de malibu
Pepperdine University | Foto: Divulgação

Outra parada bacana é a Payson Library que tem uma coleção de manuscritos medievas e uma sala com mais de 30 pranchas de surf históricas que contam a história do surf.

[Dica: tanto parte da coleção de manuscritos e as pranchas de surf foram digitalizadas e você pode ver os destaques desta exibição online]

Comida barata com vistas incríveis

Quer comer uma comidinha universitária? Aqui o esquema é total de refeitório, mas é gostosinho, barato e tem vistas lindas do oceano. Dos cafés universitários que já visitei esse é o que tem a melhor vista.

8. Trilhas pelo Canyons de Malibu

Todo mundo sabe que Malibu tem praias incríveis, mas pouca gente conhece as maravilhas (e as possibilidades) dos Cayons de Malibu e das Santa Monica Mountains, uma reserva federal composta por vários parques estaduais interessantes.

Trilhas em Malibu
Santa Monica Mountains | Foto: Divulgação

Se você curte caminhadas e tem pelo menos 1 dia completo para visitar Malibu vale considerar incluir um destes passeios no seu roteiro.

  • Solstice Canyon: uma das pedidas preferidas dos locais, a Solstice Canyon tem várias opções de trilhas curtas e que podem ser conjugadas para formar um circuito. O que eu faria se fosse você: começaria pela Rising Sun (a trilha é quase toda na sombra até atingir um cume ensolarada – você vai precisar de bastante água e protetor solar – distância 4,8 Km ida e volta) e emendaria com a Solstice Canyon Trail para visitar a pequena cachoeira do parque e as ruínas super interessantes do Roberts Ranch House e da Keller House ( o loop completo tem pouco menos de 10K). Quem vai com crianças pode apostar na trilha da cachoeira que é quase toda pavimentada. Eu amei a vibe do lugar e recomendo que você chegue bem cedo para conseguir estacionar – estacionamento é o grande problema do parque – e possa curtir esse lugar lindo!
  • Malibu Creek State Park: conhecido como Yosemite do sul da Califórnia, o Malibu Creek State Park tem um visual lindo com lagos, paredões de rochas vulcânica e caninos. Por muito anos o espaço pertenceu a Century Fox e serviu como cenário para gravação de muito filmes e seriados como o Planeta dos Macacos e M*A*S*H. Há trilhas para todos os níveis e as mais famosas são Saddle Peak Via Backbone e Malibu Lake. Entre as trilhas moderadas a mais popular leva ao antigo Set de gravação de M*A*S*H;
  • Circle X Ranch: um antigo camp de escoteiros e uma reserva bem popular entre os locais. Duas pedidas bacanas por lá são o The Grotto Trail (que leva a uma pequena caverna parcialmente coberta com água de 4,8 Km total) e o Mishe Mokwa Trail to Split Rock (aqui a graça é a enorme rocha em balanço e vistas lindas do começo ao fim da trilha; distância total de 5,6 Km);
  • Topanga State Park: o Topanga se orgulha de ser o maior parque do mundo dentro de uma grande cidade e, como ele é imenso, vale pesquisar e escolher a sua trilha antes de chegar ao parque para entrar pela entrada correta. Falando em entrada, veja se seu trajeto de carro não passa pela “Great Wall of Topanga” uma intervenção urbana que merece a parada e as fotos. A trilha que está no topo da minha lista dos sonhos do momento é a Parker Mesa (cerca de ~10,5Km com ganho de elevação brabo) e uma vista espetacular da costa. Outras pedidas populares são a Eagle Rock (~10,5 Km) – que trilha e que vistas! – e a Skull Rock (~8Km);
  • Escondido Canyon Park: a joia deste parque é a escondido falls, uma cachoeira de 50 metros de altura dividida em várias camadas lindas. A cachoeira é sazona, portanto este é uma passeio perfeito para fazer no inverno ou na primavera. No verão, as águas secam completamente.

9. Onde comer em Malibu

Para escolher one comer em Malibu vale pesar suas expectativas e seu budget. Com um budget mais flexível o Nobu (tem em vários cantos do mundo, eu sei, mas com a vista de Malibu e o pé no mar, o sushi estrelado fica ainda mais especial) e o Geoffreys são boas pedidas.

Em uma faixa de preço intermediária e com um conceito ambiental bem legal, tem o Malibu Farm, uma pedida que eu adoro e uma experiência que não me canso de recomendar e o Fish Tacos, que são deliciosos.

Interior do Malibu Farm
Interior do Malibu Farm, uma graça

Para quem buscar um melhor custo x benefício sem abrir mão das vistas do mar, o Dukes é uma graça e tem uma comida bem gostosa. Tirando as vista da jogada, recomendo o Malibu Café (ele fica mais distante na região das montanhas, mas o espaço é tão especial e a comida é tão gostosa que vale o rolê) e o V’s restaurant + bar que serve um menu eclético com massas italianas, inspiração mediterrânea e boas carnes – falando assim parece estranho, mas a comida é ótima!

Para algo mais descontraído, delicioso e super local, aposte no Malibu Sea Food Market – a fila costuma ser grande, mas os peixes e frutos do mar fresquinhos valem a pena. Taí um dos meus queridinhos para comer por lá!

O que fazer em Malibu com crianças

Não sei quanto a você, mas para mim destinos de praia e natureza, como é o caso de Malibu, tem tudo a ver com crianças sem precisar inventar muita moda.

Com pouco tempo eu visitaria o Píer de Malibu (sempre um passeio gostoso) e seguiria para a Pirates Cove Beach (seja para almoçar ou tomar um drink – mas tenha em mente que você precisa gastar pelo menos $30 para usufruir do benefício do estacionamento barato). Com crianças bem pequenas como as minhas, a estrutura de Beach Club que eles tem por lá faz toda a diferença.

Barquinho em frente ao The Ranch at Malibu Píer
Barquinho em frente ao The Ranch at Malibu Píer

Se seus filhos são um pouco maiores, vale apostar no Point Dume, a trilha é curta, fácil e as vistas são muito lindas, ou no Solstice Canyon (meus filhos amaram) Talvez ele reclame um pouquinho no final da caminhada, mas vai valer a pena.

E para gastar as energias de um pequeno, recomendo o parquinho do Malibu Bluffs Park ou do Malibu Country Mark.

Quais são as melhores atividades ao ar livre em Malibu?

Já viram que atividades ao ar livre tem tudo a ver com a vibe de Malibu, né?! Aí vai um resumão das melhores atividades para fazer por lá.

  • Curtir as praias incríveis da região
  • Se apaixonar pelas vistas do Pt. Dume
  • Fazer uma trilha pelos canyons de Malibu
  • Surfar (ou fazer uma aula de surf)
Point Dume State Park em Malibu
Surfista voltando para o carro depois de surfar as ondas da Big Dume Beach

Onde ficar em Malibu

A oferta de hospedagens em Malibu é bem pequena. Você vai encontrar poucas opções que realmente valem investir para uma pernoite por lá. Para quem busca algo exclusivo e sofisticado, a pedida é o Malibu Beach Inn que tem apenas 47 quartos de frente para o mar. Outra hospedagem ultra charmosa e caprichada é o Calamigos Guest Ranch and Beach Club que oferece quartos no estilo bangalô.

Duas opções bacanas  e com custo benefício bom são Malibu Surfrider, que é uma graça e fica em frente ao píer de Malibu, e o The M Malibu que é bem mais simples, porém com a diária mais em conta da região.

O que fazer em Malibu à noite

Malibu não é um destino muito forte no quesito noturno, as boas pedidas por aqui são jantar em um restaurante caprichado (minha dica é reservar cedo para curtir o pôr do sol, sempre espetacular) e estender por uma parte da noite.

E, claro, quem for acampar – seja de barraca ou motorhome – nos parques estaduais da região, ganha de brinde um céu estrelado lindo.

Como incluir Malibu no roteiro pela Califórnia – Dicas do que fazer por perto

Para chegar em Malibu – seja a partir de Los Angeles – ou vindo de Santa Barbara você vai precisar alugar um carro e nossa dica é fazer a sua busca pelo comparador da Rent Cars. O site compara as principais locadoras do mercado e te mostra os melhores custo benefício para a sua viagem. No geral, é barato alugar carro na Califórnia e pesquisando (e reservando) com antecedência você consegue garantir maior ofertas de carros e, consequentemente, o melhor preço.

O preço dos alugueis varia bastante conforme a época do ano e modelo escolhido do carro e não se esqueça de fazer o seguro também. Geralmente, alguns cartões de crédito oferecem seguro para carros alugados – se não, não deixe de fazer online também para garantir descontos.

Quer saber quanto custa alugar carro na data da sua viagem?

Ventura e Channel Islands

Quem vem de Santa Barbara pode ainda parar da região de Ventura – que é uma graça, super pouco explorada por nós brasileiros e é ponto de saída para o Channel Islands National Park (destino espetacular para quem curte aventura).

Santa Monica

Santa Monica é uma das principais bases para explorar Malibu e toda a região das praias de Los Angeles. A cidade combina uma orla deliciosa com calçadão a beira mar, um píer histórico com um parque de diversões retrô bem estiloso, shoppings ao ar livre e muitas restaurantes deliciosos.

Pier de Santa Monica na Califórnia
Santa Monica, um destino delicioso para combinar com Malibu

Venice Beach

Venice Beach, a vizinha descolada de Santa Monica, é uma mistura de cool e underground, aqui fortões malham na academia ao ar livre mais topo de L.A., surfistas curtem as ondas do mar, skatistas fazem manobras nas pistas de skate.

Bem pertinho dali, a Abbot Kinney, ferve com tendências do mundo da moda e cantinhos descolados para comer. A vibe hiponga do Boardwalk é substituída por ares mais cools e muito bom gosto. É um lugar que amo passear.

Tanto Venice quanto Santa Monica são pedidas incríveis para ficar hospedado, veja aqui minhas melhores dicas de onde ficar em Santa Monica e Venice Beach.

Não esqueça o Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório para entrar nos Estados Unidos, nem pense em viajar sem um bom seguro viagens. É ele quem te protege contra voos cancelados, bagagens extraviadas e eventualidades médicas que podem surgir.

Não há um sistema público de saúde nos EUA e qualquer consulta boba por aqui custa pelo menos $300. Já pensou no prejuízo? Em contrapartida, com menos de R$10 por dia você consegue contratar um bom seguro para a sua viagem.

Para pesquisar o melhor seguro para a sua viagem, recomendo a Seguros Promo, a maior empresa de seguros de viagem do Brasil – um comparador de seguros esperto que oferece um resumão dos melhores seguros para a sua viagem. Fácil de comparar, de usar e o mais importante: funciona de verdade.

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Malibu durante o COVID

O condado de Los Angeles (Malibu faz parte dele) foi uma das regiões mais afetadas pela pandemia nos Estados Unidos, as praias continuam abertas – com estacionamentos bem limitados, e agora não é mais permitido estacionar em muitos acostamentos – os restaurantes estão operando na área externa, mas muitos parques e lugares grandes como a Universidade de Pepperdine ainda estão fechados.

Ainda não é o melhor momento para visitar Malibu e muito menos a região metropolitana de Los Angeles (onde a pandemia está mais acentuada), mas caso você decida fazê-lo. Vá com cautela, aposte em hospedagens alternativas como por exemplo o motorhome, lave as mãos com muita frequência e nem pense em sair sem máscara. Falando em máscara ela é obrigatória em toda a região de Los Angeles.

Conclusão: vale a pena conhecer Malibu?

Muito! Malibu é uma cidade LINDA, cheia de Praias maravilhosas, opções fantásticas de Trilhas e dezenas de restaurantes deliciosos.

Malibu combina com uma visitinha rápida (neste caso, foque na região do píer de Malibu, no Dume Point State Park, ou no Getty Vila, experiências lindas que tem tudo a ver com a vibe de Malibu.) Com uma estadia mais longa – há poucos hotéis em Malibu mas dependendo do seu roteiro, vale o investimento – e com mais tempo dá para desbravar a cidade com calma, conhecer mais praias e até Fazer compras.  Outra opção super válida é usar Santa Monica (cerca de 20 minutos de distância) como base para fazer bate e voltas a Malibu.

Seja qual for a sua escolha, Malibu merece entrar no roteiro!

 


Veja também:

Los Angeles

San Francisco

San Diego


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário