O que fazer em Portland no Oregon: 20+ Dicas para sua viagem

Descubra o que fazer em Portland no Oregon, a cidade, que se orgulha do apelido “a cidade mais estranha dos EUA” vai te encantar com a mistura de bairros, atrações naturais lindas, cerveja da boa e uma gastronomia excelente.

Nos próximos parágrafos você encontrará uma lista caprichada do que fazer em Portland e um roteiro de 2 ou 3 dias pela região. Pronto para se apaixonar por Portland?

O Que Fazer em portland no oregon

Divertida e irreverente Portland vai te encantar com um centrinho vibrante, cervejarias incríveis, parques lindos e uma “vizinhança” com cachoeiras espetaculares e montanhas fotogênicas.

Keep Portland Weird (mantenha Portland esquisita) é o slogan da cidade, que faz questão de se manter estranha e ao mesmo tempo encantadora.

Portland Waterfront | Imagem: Eric Muhr para o Unsplash

Você vai adorar os parques de food trucks com dezenas de opções deliciosas e baratas de comida, a natureza do Washington Park e do Forest Park – ambos dentro da cidade – com a vibe descolada de Nob Hill, e com as possibilidades legais para fazer compras (o Oregon tem menos impostos que os estados vizinhos, e por isso é bem mais barato fazer comprar por aqui.

2 dias é o mínimo que recomendo para dar um giro legal por Portland, mas recomendo pelo menos 3 dias na cidade para você ter tempo de conhecer as principais atrações turísticas da cidade e de quebra fazer um bate e volta ao incrível Columbia River Gorge.

Para escolher sua hospedagem em Portland, avance para onde ficar em Portland.

Principais pontos turísticos de Portland

  1. Portland Waterfront
  2. South Waterfront Park
  3. Centro de Portland
  4. Livraria Powell
  5. Cervejarias Artesanais
  6. Washington Park
  7. Japanese Garden
  8. International Rose Test Garden
  9. Nob Hill
  10. Pittock Mansion
  11. Forest Park
  12. Food Carts
  13. Voodoo Doughnut
  14. Chinatown
  15. Council Crest
  16. Crystal Springs Rhododendron Gardens
  17. Reed College
  18. Westmoreland Park (Para crianças)
  19. Cathedral Park & St. John’s Bridge
  20. OMSI
  21. The Grotto
  22. Peninsula Park

Bate e Volta Saindo de Portland

Além disso darei dicas valiosas para você planejar sua viagem a Portland:

1- Portland Waterfront

Vamos começar nossas dicas do que fazer em Portland com o South Portland Waterfront, um calçadão caprichado com pistas de corrida e bicicleta e uma fonte que faz o maior sucesso com a criançada nos dias quentes de verão.

Portland Waterfront onde rola o Saturday Market

Portland Waterfront

O Waterfront Portland é um caldeirão de culturas e de possibilidades: Pessoas educadas, sorridentes, muitos hippies e muitos doidos. A vibe me lembra um pouco de Berkeley na Califórnia.

O ponto focal do passeio é o Tom McCall Waterfront Park que todos os sábados sedia o Portland Saturday Market. O parque tem vistas lindas para a Burnside Bridge e fica todinho decorado pelas flores de cerejeira durante a temporada. A floração dura apenas 2 semanas mas é um verdadeiro espetáculo.

fonte do Waterfront de Portland

Crianças brincando na fonte do Waterfront

Uma curiosidade interessante sobre o parque: nele fica a pedra em homenagem aos fundadores da cidade, William Pettygrove e Asa Lovejoy que jogaram uma moeda para o alto para decidir se a nova cidade se chamaria Boston ou Portland. Portland ganhou!

Alí do ladinho também fica o Museu marítimo do Oregon onde o sternwheeler Portland, o último barco rebocador de popa a vapor de 1947 está permanentemente atracado, na visita é possível visitar a casa de máquinas do navio.

Nunca visitei o interior do Museu, mas o barco azul e branco rende boas fotos.

Vai para Portland no início de julho?  Fique de olho na programação do Blues Festival que rola todo ano e também acontece por lá!

Jantar Caprichado

Quer um jantar caprichado no Waterfront de Portland? A dica é o Lechon, um restaurante inspirado na gastronomia da América do Sul, uma mistura bem interessante de sabores colombianos, chilenos e peruanos. Comece com um ceviche, explore o menu de carnes e saia feliz da vida.

Placa de Portland

De lá vale esticar até o topo da ponte Burnside Bridge que além de vistas lindas do Rio Willamette tem o painel luminoso de Portland (também conhecido como White Stag Sign) uma espécie de painel de boas vindas para quem entra na cidade.

Placa de Portland logo na entrada de Old Town

Placa de Portland | Imagem: Zack Spear para o Unsplash

O painel existe desde 1940 e em 2010 foi comprado pela cidade de Portland e teve a tipografia alterada para a versão atual. Uma curiosidade legal: todo natal a Rena que aparece no luminoso ganha um narizinho vermelho em homenagem a personagem natalino Rudolph (a rena de nariz vermelho)


Vale falar que desde os protestos do Black Lives Matter em outubro de 2020 o centro de Portland ficou bastante danificado. Há muitos moradores sem teto nessa região, mas o passeio continua valendo e as vistas seguem lindas.


Portland Saturday Market

Todo sábado acontece o Portland Saturday Market, o mercado de rua mais com operação contínua mais antigo dos Estados Unidos e um passeio bem família.

Com vibe bem festiva, comes, bebes, presentes e artesanatos locais  e música ao vivo, o mercado é uma desculpa excelente para a galera pode beber cerveja na rua (algo proibido em dias normais), e almoçar por lá mesmo! A cena da comida de rua é bem forte em Portland e o Saturday Market não fica para trás.

Corrida no waterfront

A dica da leitora Thais Nucci que mora em Portland é fazer o circuito de cerca de 3.5 Km pelas pontes Morrison e Hawthorn correndo pela margem do rio dos dois lados. Uma delícia.

Tour de bicicletas

Portland é uma cidade SUPER bike Friendly e uma das formas mais legais de conhecer a cidade é fazer um tour guiado de bike, um passeio de 3 horas recheado e oportunidade fotográficas, vistas lindas da cidade e uma parada para comer donuts. Você vai gostar!

2- South Waterfront Park

Essa é uma dica BEM local para você curtir o waterfront de Portland. O fica a cerca de 15 minutinhos de caminhada do Tom McCall Waterfront Park e é um parque bonito, bem cuidado e com um calçadão bem gostoso de passear.

South Waterfront Park em Portland, Oregon

South Waterfront Park

Vale descer até o píer da Riverplace Marina para tirar fotos bonitas do rio e ver a cidade de uma perspectiva bem legal.

Poet ‘s Beach

No verão a cidade organiza uma estrutura com salva-todas na vizinha Poet ‘s Beach e há muita gente remando e nadando por lá.

Poet 's Beach no South Waterfront

Poet ‘s Beach em South Waterfront

Para comer

Para comer a dica é o McCormick & Schmick ‘s  que tem um menu bem eclético com carnes, peixes e drinks maravilhosos.

3- Centro de Portland

,Depois de conhecer o Waterfront vale dar uma esticadinha pelas ruas mais legais do centro de Portland – já aviso que o centro ficou bem deteriorado após os protestos de 2020 e que ainda há muita pichação, estátuas fechadas para não serem derrubadas, e vidros substituídos por tapumes de madeira. Ainda assim, vale o giro.

Para visitar

  • Pioneer Courthouse (entrada gratuita de segunda a sexta das 10:00 às 16:00): o edifício de 1875 ainda funciona como corte local. Não deixe de conhecer a cúpula.
  • Pioneer Plaza: A praça em frente à antiga corte é conhecida como “Portland living room” – a sala de estar de Portland, e volta e meia recebe eventos legais.

Para fazer compras em Portland.

Essa região tem várias lojas legais como Apple Store, Nordstrom , Nordstrom Rack (com sorte dá pra achar artigos de lojas de grife com um super desconto), Nikes, Sephora entre outros

O café espresso mais famoso de Portland

Aproveite sua passagem neste miolinho para provar o café do Stumptown (128 SW 3RD Ave), o café é a cara de Portland e é uma delícia.

Tour de fantasmas

Quer conhecer um lado assustador e divertido de Portland? A cidade é tida como um dos locais mais mal assombrados dos EUA. Se você é corajoso e tem um inglês legal para entender as histórias, recomendo muito o tour de fantasmas.

4- Powell’s Books

Quem gosta de ler e descobrir novos autores, a Powell’s Books(1005 W Burnside St, Portland) vai amar a Powell Books, nada mais nada menos que a maior livraria independente do mundo.

Powell's Books em Portland

Powell’s Books: Um paraíso para quem gosta de ler

Para sobreviver em tempos de Amazon a livraria conta com uma curadoria impecável e super criativa. A divisão dos espaços e a forma como os livros estão organizados faz com que a visita seja sempre muito especial, se você gosta de livros tanto quanto eu, já aviso, você vai pirar.

Para os amantes de café expresso de plantão: o café dos caras é ótimo, pode pedir feliz!

eventos especiais na powell books

A casa ainda recebe uma quantidade enorme de eventos, palestras com autores e clubes do livro. Vale ficar de olho na programação porque tem sempre coisa boa rolando por lá.

5- Beber cerveja artesanal

Há quase 70 cervejarias artesanais em Portland e é famosa por produzir um dos lúpulos de melhor qualidade do mundo. A cultura cervejeira faz parte do DNA da cidade e é um programa que tanto os locais quanto os visitantes amam de paixão.

Régua de cervejas da Great Notion

Régua de cervejas da Great Notion

Há quem passe dias na cidade, trançando de bar e bar e provando cervejas diferentes, há quem opte por tour cervejeiro para arrematar várias cervejarias em num único giro e há quem faça como nós: intercalar dias de passeios pela cidade com boas cervejarias no trajeto.

Aí vão algumas cervejarias de Portland que nós testamos e aprovamos

  • Deschutes Public House:  (210 NW 11th Ave) Uma cervejaria bem grandona dividida entre bar – é só aparecer e sentar – e restaurante (dependendo da hora, prepare-se para pegar uma fila). Nós sentamos no bar e pedimos uma rodada de degustação com 6 unidades escolhidas por eles, gostamos de todas. Na sequência escolhemos nossas cervejas preferidas e pedimos um pint de cada. Gostamos tanto da experiência que visitamos a matriz da cervejaria em Bend.
  • Loyal Legion (710 SE 6th Ave, Portland) um bar incrível para quem quer provar as melhores cervejas do Oregon em um único local. São 99 variedades de cervejas de todo o estado disponíveis na chopeira, provei 12 escolhidas pelo próprio atendente e amei todas.
  •  Stormbreaker Brewery (8409 N Lombard St.) tem cervejas ótimas, um menu de comidas super caprichado e o melhor: durante a pandemia a cidade fechou a rua em frente a unidade de St. Johns e colocou mesinhas do lado de fora. Enquanto comíamos e bebíamos, os pequenos brincavam no parquinho. Foi show.
  • Great Notion:  (2204 NE Alberta St #101, Portland)Uma das dicas dos queridos Xande e Carla Rabinovitz que moram em Portland. A cervejaria é super descolada, o pátio uma delícia para quem vai com crianças e a apresentação das cervejas é bem legal. Finalmente provamos algumas Sour Beers e descobrimos que gostamos mais das tradicionais (eu bebo IPA e o Gu curte cervejas mais leves).
  • Breakside Brewery: (1570 NW 22nd Ave, Portland) Uma pegada bem criativa com cervejas ótimas e várias cervejas frutadas (o que eu adoro).  A especialidade dos caras é a cerveja preta black & Tam, mas me rendi a uma IPA chamada Rainbows & Unicorns (Arco-íris e Unicórnios). Como não amar?
  • Ecliptic Beer  (825 N Cook St, Portland):Não visitei a cervejaria, mas as recomendações foram tão boas e as avaliações na internet estão tão legais que não posso deixar de sugerir.  As latinhas tem uma pegada espacial que achei legal para caramba.

6- Washington Park

O Washington Park é um parque urbano gigantesco recheado de jardins caprichados como os famosos Portland Japanese Garden (o Jardim Japonês) e o International Rose Test Garden (jardim das Rosas de Portland), florestas, memoriais, o Jardim Zoológico de Portland e um excelente parquinho. Para você ter uma ideia do tamanho do parque, há uma linha de shuttle gratuita que opera lá dentro e conecta os visitantes entre uma atração e outra.

Jardim Japonês de Portland

Azaléias floridas no Jardim Japonês de Portland

Quem vai de carro terá que pagar $2 por hora de estacionamento, e tirando os arredores do jardim japonês não tive grandes dificuldades para estacionar.

Aí vai uma lista de atrações do Washington Park além do Jardim e Japonês e International Rose Test Garden:

  • Hoyt Arboretum: Um bosque com mais de 2300 espécies de árvores diferentes. Há várias trilhas para quem quer explorar a floresta e até um espaço lindo para casórios.
  • Rose Gardens Children Playground: Um parquinho bem divertido para crianças até uns 7 -8 anos. Meus pequenos de 3 e 5 se divertiram muito.
  • Portland Zoo: Vários leitores recomendaram o passeio, eu confesso que não sou super fã de Zoos e que a cidade tem TANTA coisa legal que nem pensei em visitar.
  • Vietnam War Memorial: Lindo e profundo. Vale um passeio em silêncio.

7- Jardim Japonês de Portland

O Jardim Japonês de Portlandé tão maravilhoso que fiz um post todinho para detalhar a experiência.

Trata-se de jardim japonês bem montado repleto de plantas lindas, flores perfumadas, lagos com carpas e jardins de pedra e musgo. Por dois minutos me senti de volta ao Japão.

A visita leva em torno de uma hora e a dica é seguir o circuito horário passando pelas 5 diferentes áreas: todas bem montadas. Com sorte você ainda terá vistas lindas do Mt. Hood no horizonte.

Jardim Japonês de Portland

Cachoeira no final do Strolling Pond Garden

Planeje sua visita:

Jardim Japonês de Portland

  • Endereço: 611 SW Kingston Ave, Portland
  • Horários de funcionamento: de quarta a domingo das 10:00 às 17:00
  • Confira o valor dos ingressos aqui

Chá japonês

Combine sua visita ao jardim com um chá japonês no Umami Café (reserve sua mesa com até dez dias de antecedência) que tem arquitetura inspirada no Kyomizu Dera, meu templo preferido em Kioto no Japão. Peça um autêntico chá verde e sinta-se no Japão.

8- International rose test garden, o Jardim das Rosas de Portland

O International Rose Test Garden (400 SW Kingston Avenue ) é o maior e mais antigo jardim de Rosas dos EUA, são mais de 650 espécies diferentes de rosas (ao todo são mais de 10 plantas!) que florescem de maio a outubro perfumando o ambiente e formando um cenário muito especial.

O jardim fica na parte alta da cidade, tem vistas lindas do Mt. Wood, e o melhor é grátis. Não deixe de visitar

International rose test garden - Portland

International rose test garden, o Jardim das Rosas de Portland

 

9- Nob Hill, a região mais descolada de portland

O Nob Hill é um bairro bem charmoso com várias casas vitorianas convertidas em lojinhas, cafés e restaurantes. A região é um passeio delicioso para quem curte ver vitrines, xeretar lojinhas e comer bem. A dica é começar pela 23rd Avenue e caminhar sem pressa, fazendo pequenas paradas e descobertas.

Casas Vitorianas em Nob Hill

Casas Vitorianas em Nob Hill em Portland

Algumas parada certeiras:

Barista

O Barista (823 NW 23rd Ave, Portland) é um café bonitão que serve espressos deliciosos, bebidas quentes e croissants. O ambiente é uma delícia

Grassa – Restaurante italiano

O Grassa é restaurante italiano delicioso, as massas são todas produzidas no local, e a vibe da casa é super legal. Nós pedimos um mac & cheese com barriga de porco que estava perfeito, uma salada super caprichada e um fettuccine com molho ao sugo para os pequenos que estava ótimo.

Ruby Jewel Ice Cream

A Ruby Jewel (1650 NW 23rd Ave) é uma sorveteria especializada em sanduíches de sorvete, ou seja, cookies recheados de sorvete. Eles são deliciosos e dá ate para comprar no supermercados de Portland. O legal de visitar a loja de Nob Hill é contar com uma variedade bem maior de sorvetes.

Meu preferido: menta com chocolate!

Salt & Straw

A fila é grande mas a dica é certeira Salt & Straw (838 NW 23rd Ave) a sorveteria mais pop de Portland já se espalhou pelos EUA e você pode provar seus sabores inusitados em vários cantinhos dos EUA incluindo San Francisco e Los Angeles.

Sorveteria Salt & Straw em Portland

Casquinha Salt & Straw em Portland

Meu sorvete preferido é o de lavanda, mas já aviso, vários amigos não gostaram dizendo que tem gosto de sabão. Eu adorei!

Nob hill Food Carts

O bairro mais descolado de Portland também tem uma excelente pracinha de foods trucks. Aqui vale provar os crepes chineses do Bing Mi, e o food cart vegano.

10- Pittock Mansion

Pittock Mansion é a antiga residência da família de Henry e Georgiana Pittock, um editor londrino que teve uma participação importante no desenvolvimento de Portland.

 

Pittock Mansion em Portalnd

Pittock Mansion: A casa é linda e as vistas da cidade são ainda melhores

A casa foi construída entre 1909 e 1914 no estilo renascentista francês e contou com várias inovações significativas para a época como aquecimento e aspiração central, câmara frigorífica e elevador.

O interior da casa é uma mescla bem interessante de estilos arquitetônicos, destaque para a escadaria imponente e para o salão de música.

Mas o que eu mais gostei foi a forma como o projeto privilegia as vistas da cidade com direito a um jardim, encantador de frente para as montanhas da região e uma floresta lindona no fundo.

Jardins lindos e vistas do Mt Hood

Além da casa imponente, quem visita a Pittock Mansion tem vistas privilegiadas de Portland e das montanhas do Cascade Range com direito a vistas lindas do Mt. Hood.

Portland vista do alto da Pittock Mansion

Portland vista do alto da Pittock Mansion

Georgiana era apaixonada por flores e jardins e foi uma das fundadoras do Portland Rose Society, seu gosto por flores segue estampados nos jardins bem cuidados da mansão.

E o legal é que mesmo sem comprar o ingresso para visitar a mansão é possível acessar os jardins e curtir as vistas incríveis de Portland.


Ainda que visitar o interior da casa não faça parte dos seus planos de viagem, não deixe de visitar os jardins. A entrada é grátis e as vistas são realmente especiais.


um pôr do sol incrível

A Pittock Mansion é um endereço certeiro para curtir o pôr do sol com vistas lindas e os raios de sol refletidos na montanha. É muito lindo.

Conforme o dia vira noite, as luzes da cidade vão se acendendo e o espetáculo fica ainda mais especial.

Da mansão para a Floresta

Manter parte da floresta preservada era um desejo de Henry Pittock que manteve a floresta nas costas da sua casa, hoje esse pedaço de floresta faz parte do Forest Park.

A Pittock Mansion é um dos pontos de acesso da Wildwood trail. A trilha completa tem 47 km , mas muita gente faz apenas o trecho de 3,6 km entre a mansão e ao Witch Castle (castelo da bruxa).

Planeje sua visita:

  • Pittock Mansion (site oficial)
  • Endereço: 3229 NW Pittock Dr
  • Horários de funcionamento: De quinta a domingo das 10:00 às 17:00
  • Ingressos com hora marcada a vida no site oficial

11-Forest Park e o castelo da Bruxa

A junção de floresta e cidade é um pouco alto dos Estados Unidos que não me canso de exaltar, quase toda cidade grande na costa oeste do país tem alguma floresta sensacional praticamente dentro da cidade e com mil opções de trilhas lindas para contemplar a natureza e fazer um pouco de exercício.

Forest Park é a floresta de Portland, uma floresta linda e com mais de 128 Km de trilhas para caminhar, correr ou pedalar. Você pode acessar o Forest Park a partir do estacionamento de Pittock Mansion e de caminhar pela Wildwood Trail (nós fizemos um pedacinho e é uma trilha bonita) ou estacionar próximo a o Witch Castle e fazer uma trilha de 1,6 Km ida e volta rumo a um dos pontos mais populares do parque.

Wildwood Trail no Forest Park

Wildwood Trail no Forest Park

Witch Castle

O Castelo da bruxa, também conhecido como case de pedra, nunca foi um castelo de fato, mas sim restos de um banheiro público que nunca foi concluído e ficou abandonado com o passar dos anos?

E a tal da bruxa? Há uma lenda cabeluda que conta que Danford Balch, antigo proprietário dessas terras contratou um rapaz chamado Mortimer Stump para descampar o terreno e o ajudar na construção de sua futura casa. O rapaz e a filha mais velha de Balch se apaixonaram e o pai, apavorado com o potencial casamento dos dois, proibiu a relação.

Os jovens fugiram, casaram e quando retornaram a Portland o pai deu um tiro na cabeça de Stump para ter sua filha de volta ao lar.

Hoje, fantasmas do Balch e Stump rodeiam a região do castelo e são repetidas pelos divertidos tours fantasmas da cidade.

Visitando o castelo da bruxa

Deixando a parte cabeluda de lado, a trilha rumo ao castelo é bem bonita e meus filhos – que não sabem dessa lenda feia – se divertiram muito subindo e descendo os degraus da antiga casa de pedra. A trilha é bem fácil, mas não é acessível.

Witch Castle no Forest Park

Witch Castle: zero assustado e um tanto colorido

12- Food Carts deliciosos

A cena gastronômica de Portland é um espetáculo e os food carts estão com tudo! Há dezenas de parques de food carts bacanas espalhados pela cidade e você encontrará uma mistura de novos cheff testando seus primeiros “restaurantes” com chefes experientes que usam os carts de lab para testar novos conceitos. O resultado: comida boa por um preço SUPER acessível.

Hawthorne Asylum

Nós visitamos e amamos o Hawthorne Asylum (1080 SE Madison St) um espaço super bacana com várias opções legais de food cart.

O Tom comeu um “burrito” de sushi de salmão no Rolling Fresh, eu comi um bowl vegano do Daily Fuel e o Caio comeu um sanduíche de waffle do Smaaken Waffles . Além de comidas haviam food carts de bebidas e cervejas. Adorei tanto o local que quase voltei para o jantar.

Hawthorne Asylum e a lixeira mais legal de Portland

Hawthorne Asylum e a lixeira mais legal de Portland

Portland Mercado

O Portland Mercado ( 7238 SE Foster Rd) é a meca dos food carts latinos em Portland. Há várias opções deliciosas por lá.

No centro de Portland:

O Food Carts SW 4th Ave & SW Hall St é uma ótima pedida no centro da cidade e tem várias opções boas de comida.

JoJo Food Truck & outros bons

O Jojo (Endereço: 3582 SE Powell Blvd) é um food truck super da modinha que serve sanduíches bombados de frango frito, ele fica em um parque de food truck com várias outras opções boas.

13- Voodoo Doughnuts

O Voodoo Doughnuts é uma rede de donuts famosa por seus bolinhos com formatos esquisitos e sabores inusitados. A rede que vive com filas quilométricas já se espalhou pelos Estados Unidos, tem até na CityWalk na Universal de Orlando e na Universal de Hollywood.

Voodoo Dougnuts - Portland

Donuts da Voodoo Dougnuts

Vale ficar na fila e provar. Eu que não sou fã de donuts adorei.

14-Chinatown de Portland

Estique sua visita na Voodoo Dougnuts com um passeio pela Chinatown de Portland, o bairro mais antigo da cidade.

O portão de entrada do bairro chinês fica praticamente em frente a loja de donuts e é ornamentado com leões pretos e colunas vermelhas (elas simbolizam a prosperidade), vale fotografar.

Portão da Chinatown de Portland

Portão da Chinatown de Portland

Jardim Chinês Lang Su

As ruas não são super decoradas, mas há duas atrações interessantes, o Jardim Chinês Lang Su (aberto de quinta a terça das 10:00 às 18:00 – confira valor dos ingressos no site oficial) e os túneis secretos de Shanghai (atualmente fechados, vamos torcer para eles serem reabertos pois eles estão recheados de histórias e de lendas)

Jardim chinês Lang Su Garden

Lang Su Garden | Imagem: Eric Muhr para o Unsplash

Jamilson Square

Se você está viajando com crianças no verão vale dar uma esticadinha até essa praça, aqui há uma fonte super divertida que vira playground dos pequenos nos dias quentes. Leve roupa extra (vai molhar) e caia na bagunça!

15- Council Crest Park

Council Crest é um parque no ponto mais alto de Portland e que proporciona vistas especiais das 5 montanhas do cascade range: Mt Hood, Mt St Helens, Mt Adams, Mt Jefferson, e o Mt Rainier e da cidade todinha.

Mt. Hood visto do Council Crest Park

Mt. Hood visto do Council Crest Park

Lá do alto dá para ver bem como a cidade foi formada nas margens dos rios Willamette e o Rio Columbia que serve de fronteira entre os estados de Oregon e Washington.

Sabe aquela paradinha rápida porém impactante? Faça!

16- Crystal Springs Rhododendron Garden

O Crystal Springs é um jardim recheado de plantas exóticas e que fica muito lindo na floração das azaleias e durante o outono quando folhagens avermelhadas colorem o jardim.

Crystal Springs Rhododendron Garden

Crystal Springs Rhododendron Garden | Foto: Carla Rabinovitz

Além das flores vale destacar a pequena cachoeira e o arco fotogênico da ponte que atravessa o parque e rende fotos bem bonitas.

Planeje sua visita:

Crystal Springs Garden

  • Endereço: 5801 SE 28th Avenue
  • Horários de funcionamento:
    • Quinta a terça das 10:00 às 16:00
    • Quarta feira: 13:00 às 16:00
  • Ingresso: $5 por pessoa | Grátis para crianças até 10 anos

17- Reed College Campus

Fãs do Steve Jobs de plantão vão amar conhecer o campus elegante do Reed College e seus edifícios de tijolo.

Jobs nunca terminou a universidade mas já declarou algumas vezes que as aulas de tipografias e as oficinas que ele participou durante seu tempo na faculdade foram essenciais para a criação do computador Mac, o primeiro PC com uma coleção tipográfica de verdade.

O Reed College fica ao lado do Crystal Springs e dá para visitar os dois parques no mesmo passeio.

18 -Westmoreland Park Nature Playground

Vai viajar com crianças para Portland? Esse parquinho é para você!

Westmoreland Park Nature Playground

Westmoreland Park Nature Playground: esse parquinho é o máximo

Nele elementos na natureza como galhos de madeira gigantes e pedras se transformam em brinquedões de escalar, há uma área com água repleta de brinquedos comunitários, muita areia para as crianças brincarem e um lago que fica recheado de patos e gansos selvagens.

O parque é lindo, a vibe é maravilhosa e as crianças se divertem muito.

19-Cathedral Park e a St. John bridge

Sob a ponte mais fotogênica de Portland, a St. Johns Bridge há um parque lindo, repleto de oportunidades fotogênicas e uma pequena prainha de rio, bem gostosa para os dias de verão.

Cathedral Park e a St. Johns Bridge

Cathedral Park e a St. Johns Bridge

A ponte foi inaugurada em 1931 e suas colunas com formato de catedral gótica deram origem ao nome do parque que se tornou um dos locais mais disputados de Portland para fotos de casamento, e tem uma programação de festivais bem divertidos durante o verão.

Dê uma esticadinha pelo bairro de St. Johns

O bairro é bem gostoso de passear e tem uma cervejaria que nós adoramos, a Stormbreaker Brewery (8409 N Lombard St.)

Tanto as comidas quanto as cervejas são ótimas.

20- OMSI

O Museu da Ciência e da Indústria do Oregon (OMSI) é uma pedida interativa e super família para quem curte aprender enquanto viaja, o museu tem várias exibições permanentes interessantes como o submarino USS Blueback, uma sala de turbinas para você testar na prática o funcionamento delas, um planetário caprichado,  e vários laboratórios como paleontologia, vida, entre outros.

Para os menores há um parquinho indoor bem divertido (atualmente fechado pela pandemia)

Adultos e pequenos curiosos vão amar esse passeio. E sim, vale ficar de olho no calendário pois há muitas exibições temporárias por lá.

21- The Grotto

The Grotto é um santuário católico dedicado à virgem Maria sediado sob uma bonita gruta e tem jardins suspensos lindos. Durante o natal o The Grotto fica todo iluminado e se torna um dos passeios mais badalados da cidade, há até apresentações de música com corais locais.

Uma das capelas do The Grotto em Portland

Uma das capelas do The Grotto em Portland

A visita é dividida em duas partes: a parte térrea (grátis) e jardins suspensos (visita paga).

Andar térreo.

No térreo está a gruta que deu nome ao santuário, adornada com uma réplica da estátua da Virgem Maria carregando Jesus (a estátua original está no Vaticano) e que funciona como uma igreja externa, e uma capela bem bonita que recebe missas diárias.

Jardins suspensos

A parte alta do Grotto é acessada por meio de um elevador e conta com jardins lindos, muitas árvores altas, lagos artificiais, um labirinto, capelas e uma sala de meditação toda moderna com vistas preciosas da cidade.

Se você é católico e quer fazer uma visita contemplativa e meditativa, você vai gostar do passeio.

22 -Peninsula Park

Foi no Península que o primeiro jardim de rosas de Portland foi criado, e embora o jardim principal tenha “se mudado” para o Washington Park, as roseiras continuam aí, lindonas.

Jardim de rosas do Peninsula Park

Jardim de rosas do Peninsula Park

Para os pequenos:
Esse é um parque bem local com um parquinho fofo, uma parte com brinquedos de água para as crianças.

O que fazer em Portland no Mapa

Veja todas as dicas do que fazer em Portland no mapa.

Bate e volta a partir de Portland

Se você tem pelo menos 2 dias em Portland vale incluir o Columbia River Gorge no seu roteiro. Mas ele não é o único bate e volta incrível a partir de Portland. Aí vão alguns lugares que adoramos:

Desfiladeiro do Rio Columbia (bate e volta)

O Desfiladeiro do Rio Columbia, em inglês Columbia River Gorge, é uma região privilegiada e repleta de cachoeiras lindas. A mais famosa é a Multnamah Falls, mas além dela há um monte de cachoeiras lindas.

Multnamah Falls em o que fazer em Portland

Multnamah Falls, a cachoeira mais bonita da região

Fizemos nosso roteiro de 2 dias em Portland fizemos um bate e volta a essa região com uma passadinha em Hood River e não nos arrependemos, foi sensacional.

Cascade Locks

Cascade Locks é uma base legal para quem quer explorar o Rio Columbia A cidade tem várias cachoeiras lindas, a Bridge of Gods, que ficou famosa após o livro/ filme Livre, o Bonneville Lock and Dam (vale visitar o centro de visitantes e o criadouro de peixes) e uma cervejaria ótima, a Thunder Island.

Hood River

Uma cidade descolada, vistas lindas do Mt. Hood (uma miniatura perfeita do Mt. Fuji) vinícolas e dezenas de fazendas produtoras de frutas são alguns bons motivos para incluir a região no seu roteiro. Que delícia de lugar!

Recomendo muito a colheita de berries na Montavon Berries Farm, a fazenda de lavanda Lavander Valley,  a vinícola Grateful Vineyard e a The Gorge White House que combina colheita de várias frutas com degustação de vinhos e sidras.

Para curtir o dia recomendo o lindíssimo Lost Lake (chegue cedo,  é um paraíso e o estacionamento é bem limitado) e a prainha do Hood River Slack Water Beach.

Para os pequenos recomendo o parquinho divertido do Children’s Park

Mt. Hood - Oregon

Vistas da Mt. Hood Scenic Highway

Mt. Hood

Pistas de esqui no inverno (e dependendo do ano tem neve para esquiar até julho), trilhas lindas e mountain Bike no verão. O Mt. Hood é um passeio legal para combinar com os lagos lindos da região como Trillium Lake e Little Crater Lake.

Não deixe de visitar o lodge – que é lindo – e serviu de cenário para o filme “O iluminado”.

Silver Falls State Park

O Silver Falls State Park é um parque estadual fabuloso com 10 cachoeiras e uma trilha de 12 Km que conecta todas elas. Ainda que você não queria andar tanto, dá para ver 3 dessas cachoeiras com uma caminhadinha pequena (duas a partir do estacionamento norte e uma a partir do estacionamento sul).

Silver Falls State Park

Uma das cachoeiras do Silver Falls State Park

A principal cachoeira do parque fica no estacionamento norte e é 100% acessível. Quem quiser vê-la de baixo e passar embaixo da cachoeira terá que encarar um belo lance de escadas, mas vale pena, viu?!

Mounton Falls

Só recomendo esse passeio para quem mora na região de Portland ou tem tempo sobrando.

Visual da Mounton Falls

Visual da Mounton Falls

A cor do rio é muito linda, nos dias quentes dá para nadar (é bem gelado, viu?) e a ponte lá no fundo rende fotos caprichadas, mas achei que tem muita coisa legal em Portland para investir tanto tempo nesse rolê, é bonito, mas não me impressionei.

Vale emendar o passeio com a Lucia Falls que fica alí do ladinho e tem um estacionamento super amplo.

Onde ficar em Portland?

Se você tem 2-3 dias para curtir o melhor de Portland, minha dica é se hospedar no centro da cidade. A rede hoteleira de Portland é bem completa e há opções com preços bem variados. Aí vão algumas boas pedidas para se hospedar por lá

Hotéis caprichados

The Hi-Lo, Autograph Collection

onde ficar em portland

The Hi-Lo, Autograph Collection | Foto: Divulgação

O hotel está localizado em uma das principais avenidas de Portland – possui restaurante e estacionamento no local. Os quartos são espaçosos (possuem vista para a cidade) e dispõem de piso aquecido, escrivaninha com cadeira e sofá em uma pequena área de descanso. Ah, este hotel também aceita animais de estimação. Reserve aqui.

Kimpton Riverplace Hotel

onde ficar em portland

Kimpton Riverplace Hotel | Foto: Divulgação

Situado em frente ao rio Willamette (falarei mais dessa região depois), este hotel possui um estilo bem mais clássico. Com janelas bem amplas, os quartos possuem vista para a marina deste rio e são decorados com móveis arrojados e de tons mais escuros. Reserve aqui.

The Duniway Portland, A Hilton Hotel

onde ficar em Portland

The Duniway Portland, A Hilton Hotel | Foto: Divulgação

Ama ter espaço de sobra no quarto? Então essa é a opção perfeita. Da famosa rede de hotéis, aqui você terá todo o conforto e comodidades que um quatro estrelas pode oferecer. Por lá, você terá restaurantes, bares, academia e piscina (tudo bem no centro de Portland, próximo ao burburinho da cidade). O quarto e o banheiro possuem um tamanho ótimo com espaço de sobra para descanso e convivência. Reserve aqui.

Hotéis com bom custo benefício

The Hotel Zags

Lindo, moderno e ultra bem localizado o The Zags é para mim um dos melhores custo x benefício de Portland. O hotel é uma graça! Reserve aqui.

Onde ficar em Portland -The hotel Zags

Onde ficar em Portland -The hotel Zags

Jupiter NEXT

onde ficar em portland

Jupiter NEXT | Foto: Divulgação

O hotel tem um ambiente bem moderno – assim como o restaurante e o bar que ficam dentro da propriedade. Boa parte das paredes ou tetos das áreas em comum são de cimento queimado e a arquitetura do hotel é um show à parte. Já os quartos são espaçosos, dispõem de janelas largas, mesa para trabalho e poltrona. Reserve aqui.

MARK SPENCER HOTEL 

Localização perfeita e mais de 2800 avaliações positivas fazem do Mark Spencer uma pedida de hospedagem sólida em Portland. Sabe quando não tem erro?! Vale ficar de olho nas promoções, como o hotel é grande volta e meia eles oferecem diárias bem baratas. Quartos confortáveis, banheiros amplos e ótimo atendimento são pontos altos do hotel. Reserve aqui.

Onde ficar em Portland -Mark and Spencer

Mark and Spencer Hotel | Imagem: Divulgação

Hotéis econômicos & Hostels

THE HOXTON

Um The Hoxton é um verdadeiro achado. Lindo, moderninho, bem avaliado e bem localizado, você vai fazer muita coisa a pé Os quartos são compactos,  porém funcionais e muito estilosos. É sem dúvida é um dos melhores hotéis econômicos da cidade. Reserve aqui.

Onde ficar em Portland - The Hoxton

The Hoxton | Foto: Divulgação

The Society Hotel & Hostel

onde ficar em portland

The Society Hotel | Foto: Divulgação

A menos de 500m do Jardim Chinês Lan Su, o hotel possui terraço para curtir a vista da cidade com um bar, além de restaurante. O clima é moderno e jovial, além de quartos duplos com banheiros privativos, também existem opções compartilhadas. Reserve aqui.

Roteiro de 2 ou 3 dias em Portland no Oregon

Aí vai nossa sugestão de roteiro para 2 ou 3 dias em Portland.

Dia 1: Passeio pelo Centro de Portland

Comece passeando pelo Portland Waterfront. De lá você pode esticar rumo ao South Waterfront Park,  ou seguir para o Old Town de Portland. A dica aqui é subir até a até o topo da ponte Burnside Bridge,  para ver a famosa placa de Portland, e chegar na boca da Chinatown onde está o famoso Voodoo Doughnut.

South Waterfront Park todo florido

South Waterfront Park

Após provar os donuts mais famosos do pedaço você pode continuar reto rumo a Powel Books, ou dar uma volta maior e passear pelo Centro de Portland, conhecer a Pioneer Square e toda a região em seu entorno que é gostosa para passear e fazer compras. Você pode almoçar nessa região ou esticar até a badalada 23 Ave no bairro de Nob Hill.

A tarde a dica é passear pelo Washington Park e visitar o famoso International Rose Test Garden (jardim das rosas) e o Japanese Garden (jardim japonês). Use o transporte público para fazer o trajeto.

Encerre o dia com um pôr do sol maravilhoso na Pittock Mansion seguido de uma boa Cerveja Artesanal

DIA 2: Bate e volta para o Columbia River Gorge + Hood River

Hoje é dia de conhecer uma das regiões mais lindas dos Estados Unidos (sem exagero!) , o desfiladeiro do Rio Columbia e a sua cachoeira mais famosa a Multnomah Falls. Recomendo

Multonamah Falls

Multonamah Falls, um bate e volta incrível de Portland

Você pode fazer esse passeio por conta própria alugando um carro ou contratar um tour guiado. Há opções de tour de dia todo, ou apenas meio dia focando na região das cachoeiras.

Na minha primeira visita a Portland optamos por alugar um carro com a Rent Cars (gastei menos de $40 por dia +11 de seguro) com retirada e devolução no centro de Portland. (Quem reserva do Brasil consegue pagar em reais e parcelar em até 12 vezes).

Fizemos as seguintes paradas:

  • Mirante do Portland Women’s Forum
  • Vista House
  • Latourell Falls
  • Shepherds Dell Falls
  • Bridal Veil Falls
  • Multnamah Falls
  • Horse Tail Falls
  • Almoço em River Hood
  • Passeio pelas fazenda de Hood River
  • Volta pelo Mt. Hood Scenic Highway

Veja aqui o roteiro completo do nosso passeio pelo Columbia River Gorge.

Importante: para visitar a Multnomah Falls você precisa reservar ingressos com hora marcada com antecedência. Sem os ingressos você não conseguirá entrar.

Neste dia ainda dá para jantar em alguns dos restaurantes caprichados de Portland. Nós escolhemos e adoramos o Andina.

Dia 3: Sua vez de escolher

Se você gtem três dias em Portland você pode espaçar mais o roteiro do primeiro dia dividindo entre centro e Washington Park, o legal é que com mais tempo dá, por exemplo para colocar um museu como o OMSI na jogada., e se esbaldar nos Food Carts da cidade (há tantos ótimos)

Na primavera e no outono vale muito a pena visitar o Crystal Springs Rhododendron Gardens e o Reed College. E quem não se importar em dar a volta na cidade pode também encerrar o dia visitando o Cathedral Park & St. John’s Bridge e emendando com um passeio no bairro.

Cathedral Park em Portland

Cathedral Park em Portland

Planeje sua viagem para Portland

Aí vão algumas dicas úteis para simplificar a sua viagem:

seguro viagem

Não viaje para os Estados Unidos sem um BOM seguro viagem e com cobertura para extravios de bagagens, cancelamentos de voos, COVID, emergências hospitalares e eventualidades médicas.

Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que reúne as melhores opções do mercado e te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem.

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

[vc_row][vc_column]

[gem_button position=”center” corner=”3″ icon_pack=”elegant” text=”Faça já sua cotação” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.segurospromo.com.br%2Fp%2Fideiasnamala%2Fparceiro%3Ftt%3Dcat-sarasota|title:Seguros%20Promo|target:%20_blank|rel:nofollow” hover_text_color=”#737172″][/vc_column][/vc_row]

Como chegar do aeroporto ao centro?

O aeroporto de Portland fica há cerca de 20-40 minutos do centro da cidade, dependendo do tipo de transporte escolhido e está acessível por tram (bondinho elétrico), shuttle ou automóvel.

  • Tram: Max Light Rail (linha vermelha) : 38 minutos | $2,50: Conecta a Pionner Square (centro de Portland) ao aeroporto das 4:30 AM às 11:30 PM
  • Uber & Lyft: 20 minutos | Uber ou Lyft $25 – $45 dependendo do horário e tipo de carro.

E aí, curtiu nossas dicas do que fazer em Portland?

Alguém aí já foi pra Portland e quer contar para nós o que achou?

Guarde este post no Pinterest!

Portland

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Avatar Luciana Marra disse:

Oi Amaro, eu e minha família estamos numa espécie de sabático, e nesses primeiros 5 meses de viagem, rodamos os EUA de carro desde Louisiana, Texas, Arizona, Califórnia, e agora estamos subindo rumo a Vancouver.
Seu site tem sido o meu principal ponto de referência, pq é completo demais e suas informações são muito certinhas. Parabéns pelo trabalho. E obrigada também.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada!
Aproveitem muito a viagem!
Beijos
Mari

Avatar Fernando disse:

Oii Mari e Gu, obrigado pelasl dicas.., to morando e trabalhando aqui perto de Portland e estou aproveitando as dicas iniciais de voces..tirando a chuvinha e o frio dessa epoca .. no verao deve ser lindo
finais de semana tenho ido a downtown e ficado num hostel que e um hotel bem centro chama The Society a diaria e 36 dolares e muito aconchegante vale a pens.

Avatar Osvaldo Maldonado disse:

Oi Mari. Achei muito bom o seu roteiro e úteis as informações e fotos que você incluiu. Estou programando uma viagem para a região de Portland, na qual vou incluir também Salt Lake City e Denver. Foi uma pena que vc não falou nada sobre o uso de bikes na cidade, que parece ser um recurso muito conveniente. Mas isso não diminui em nada a riqueza de vosso relato. Parabens, Osvaldo

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Osvaldo,
Sabe que fiquei morrendo de vontade de fazer o passeio de bicicleta, mas com dois dias tive que fazer escolhas 😛
Beijos e obrigada pela visita

Avatar Cássia disse:

Esse roteiro de vocês está simplesmente maravilhoso!!! Em outubro irei para Portland para o casamento da minha irmã e quero conhecer o local e depois descer para conhecer a Califórnia, LA, Las Vegas, etc. E estava procurando um roteiro bacana pra conhecer o máximo de coisas na cidade. Vou “perder” uns dias por causa dos preparativos do casório e, por isso, vou ter menos tempo pra explorar o local. Mas você me ajudaram bastante com esse roteiro! Agora vou procurar mais dicas por aqui hehehe Parabéns pelo blog!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cássia,
Que bom que curtiu o roteiro!
Aqui no Blog tem várias dicas legais do Norte da Cali caso você opte em fazer a viagem de carro.
BEijos e obrigada pela visita