Cervejas Artesanais em Portland: 5 dicas imbatíveis

Quando se fala em cerveja artesanal, Portland é praticamente imbatível, a cidade tem mais de 60 cervejarias artesanais, uma mais legal que a outra. Como dizem os entendidos, a cidade é uma Beervana com todos os possíveis estilos de cerveja, chopp e de cervejaria. A graça é explorar várias delas, degustando as cervejas da casa e entendendo as suas sutilezas.

Você pode explorar as cervejarias artesanais de Portland por conta própria ou fazer um tour cervejeiro parando em várias delas. Para te ajudar fizemos uma lista com 6 cervejarias que valem a parada durante sua viagem a Portland. Vamos nessa?

Veja também: O que fazer em Portland

as melhores cervejarias artesanais de Portland

A tradição da cerveja em Oregon começou em 1852 – anos antes de Oregon se tornar um estado – quando o alemão Henry Saxer abriu a primeira cervejaria de Portland.

Em 1914 o álcool foi banido do Estado, e na sequência em todo os Estados Unidos e grande parte das cervejarias fechou. A industria cervejeira do Oregon só voltou a prosperar nas décadas de 70-80 e contou com um empurrãozinho de uma lei estadual que eliminou impostos de produções de cerveja para consumo familiar.

Paralelamente o Oregon desenvolveu a tradição no cultivo de Lúpulo, plantado no estado desde 1867. Oregon é o segundo maior produtor de Lúpulo dos Estados Unidos, e seu lúpulo é considerado um dos melhores do mundo.

O resultado foi uma explosão da indústria cervejeira local. Hoje há quase 200 cervejarias no estado e cerca de 70 delas estão concentradas em Portland.

Há muitas cervejarias boas na cidade e para te ajudar, nós fizemos uma seleção com 6 cervejarias artesanais de Portland que valem a pena.

  1. Deschutes Public House
  2. Loyal Legion
  3. Stormbreaker Brewery
  4. Great Notion
  5. Breakside Brewery
  6. Bônus: Ecliptic Beer

1 – Deschutes Public House

Vou começar a rodada de dicas pela Deschutes Brewery  (210 NW 11th Ave, Portland | aberta das 11:30 às 22:00) uma cervejaria deliciosa no coração do Pearl District em Portland e que merece a visita.

A Deschutes foi fundada em 1988 na cidade de Bend (uma das cidades mais lindas e divertidas do Oregon)  e a sua fábrica esta aberta para tours(veja detalhes aqui) . Desde 2008 a Deschutes pera uma cervejaria em Portland e mais recentemente abriu uma unidade no aeroporto.

Cervejaria Deschutes - Portland

A Deschutes é uma cervejaria-restaurante bem grande e divertida. Você pode sentar numa mesa caprichada e almoçar por alí (vimos muitos pratos bonitões passando por nós), ou sentar numa das mesinhas ou balcões do bar, que é bem movimentado e animado. O restaurante costuma ter fila de espera, já o bar roda mais rápidinho e é uma pedida legal para quem assim como nós curte provar uma cerveja entre um passeio e outro!

Interior da Cervejaria Deschutes - Portland

Nós sentamos no bar e fomos direto ao que interessa: as cervejas da casa.

Cervejaria Deschutes - Portland

Bar da Deschutes: a vibe é super descontraída

As cervejas da Deschutes

O menu de degustações da Deschutes é bem amplo e com várias opções de degustação (cada uma delas com 6 copinhos pequenos). O Gu decidiu “arriscar a sorte” e pediu a seleção escolhida pelo chefe.

Quem preferir pode pedir uma cerveja específica servida pint, mas a degustação é uma forma legal de provar os diferentes sabores da casa e descobrir coisas que você gosta, e outras que jamais imaginou que poderia gostar. As vezes dá certo :P.

Cervejaria Deschutes - Portland

Degustação de Cervejas das Deschutes

Vieram 3 cervejas claras, uma avermelhada (que ele amou de paixão) e duas escuras. O Gu é fã de cerveja clara, não costuma gostar tanto de cerveja escura e geralmente foge de IPA, mas adorou todas

Cervejaria Deschutes - Portland

Degustando as cervejas

Meu prêmio de consolação: sorvete de creme

Na minha primeira visita a Portland eu estava gravida então não bebi, mas pedi um sorvete de creme como prêmio de consolação. O garçom tirou sarro, e insistiu pra que eu tomasse um refrigerante feito por eles, mas como eu não gosto de refri, fui de sorvete mesmo. E quer saber? Acho que o cara nunca provou o sorvete da casa, estava DELICIOSO. Melhor que o de muitas sorveterias por aí, e de quebra veio servido com uma casquinha de chocolate meio amargo. Adoro sorvete de creme e saí de lá feliz da vida.

Cervejaria Deschutes - Portland

Meu prêmio de consolação: sorvete de creme com casquinha de chocolate

2-Loyal Legion

O Loyal Legion (710 SE 6th Ave, Portland) é um endereço incrível para quem quer provar as melhores cervejas do Oregon em um único local. O bar é lindo, o atendimento é ótimo e crianças são bem vindas até as 20:00.

Bar do Loyal Legion em Portland

Bar do Loyal Legion em Portland

Uma seleção fabulosa de cervejas

Sua chopeira imponente dá a volta no bar e exibe uma seleção de 99 cervejas artesanais de todo o estado, e o mais legal, os atendentes manjam muito de cerveja.

Pedi ajuda dos caras para provar uma rodada com 12 cervejas diferentes, sinalizei que gosto de IPA’s não amargas e deixei o cara comandar. O resultado: tomei 12 cervejas ótimas.

Degustação de cervejas do Loyal Legion

Exibindo meu prato cervejas. Eram 12 e todas estavam ótimas

E a comida é boa

A casa também tem um menu gostoso com sanduíches, saladas e salsichas alemãs aprovadas pelo Gu e pelas crianças. Senti falta de mais opções vegetarianas e pedi uma salada verde com falafel que estava gostosa.

Salada e cerveja no Loyal Legion de Portland

Salada e cerveja no Loyal Legion de Portland

Salsicha alemã no Loyal Legion

Salsicha alemã : a cara não está grande coisa, mas o gosto estava ótimo

3- stormbreaker Brewery

Stormbreaker Brewery (8409 N Lombard St.) é uma cervejaria descolada, divertida e o mais importante: deliciosa.

Há duas unidades na cidade, nós visitamos a de St. Johns que fica coladinha na St. Johns Bridge, a ponte mais estilosa de Portland, e no Cathedral Park. Que delícia de passeio!

Cervejaria Artesanal em Portland: Stormbreaker

Cerveja do Storm Breaker: Reparem o parquinho lá no fundo da foto

A Stormbreaker tem cervejas ótimas, um menu de comidas super caprichado (não comemos, mas vimos muitos pratos lindos passando) e o melhor: durante a pandemia a cidade fechou a rua em frente a cervejaria e colocou mesinhas do lado de fora. Enquanto comíamos e bebíamos, os pequenos brincaram no parquinho em frente e todo mundo se divertiu.

Cervejas da Stormbreaker

Amamos as três cervejas que provamos. O Gu pediu uma cerveja mais leve, não lembro se era Pilsner ou Hefeweizen que são as que ele mais gosta de beber e eu pedi uma IPA maravilhosa. Também tentei tomar um drink e não deu certo. O negócio dos caras é cerveja, não invente!

Quem sentar do lado de dentro também vai curtir a vibe e a decoração. Detalhe para o mural com a St. John’s Bridge coberta de cerveja.

Pátio da StormBreaker Brewery

Pátio da StormBreaker Brewery

4- great notion

A Great Notion tem um ambiente muito legal com área externa caprichada (foi ótimo para sentar com os pequenos) e um interior super amplo com pé direito alto, muitas plantas e uns grafites bem coloridos.

Great Notion Brewery em PortlandA

E sente só que delícia o pátio

Cervejaria Artesanal em Portland - Great Notion

As cervejas da Great Notion

Pedimos um flight com 6 cervejas diferentes e aproveitamos para provar sour beer que nunca havíamos provado, e na real, não gostamos tanto.

Régua de cervejas da Great Notion

Régua de cervejas da Great Notion

Confesso que amei o lugar e a vibe mas não saí tão impressionada com as cervejas. Acho que escolhi mal, nossos amigos cervejeiros Carla e Xande amam essa cervejaria.

Para comer

O menu é bem limitado, mas os sanduíches são bem gostosos. Pedi o vegetariano e o Gu e as crianças foram de frango. A apresentação dos sanduíches é feio que dó, mas não julgue pelas aparências, é ótimo!

5- Breakside Brewery

Com três unidades em Portland a Breakside Brewery exibe um menu de cervejas artesanais premiadas muito gostosas. A estrela da casa é a Breakside IPA, mas a casa tem um menu diverso com algumas cervejas fixas (destaque para Rainbows and Unicorns) e uma produção sazonal. Vale a visita.

Bônus: Ecliptic Beer

Outra cervejaria artesanal bem recomendada pelos amigos Carla e Xande que não tivemos chance de provar mas que parece ser bem legal. Na Ecliptic Beer as cervejas tem uma pegada lunar, com embalagens caprichadas e nomes como Starbust IPA.

Curte sour beer? A casa tem duas opções Tucana Tangerine Sour e Carina Peach Sour.

E aí, curtiu nossas dicas e cervejarias artesanais em Portland?

Sentiu falta de alguma cervejaria nessa lista?


Agradecimento: Carla e Xande Rabinovitz: super obrigada pela companhia e pelas dicas de cervejarias. Já queremos voltar.


 

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

[instagram-feed]

 

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.