Portland: Um jantar no Andina

Conheça o Andina, em Portland (Oregon) um restaurante Peruano hiper disputado, que serve pratos e tapas maravilhosas ao som de música ao vivo de primeira.

O Andina é um restaurante Peruano caprichado que toca música ao vivo aos finais de semana e serve pratos peruanos hiper elaborados.

Primeira impressão.

O Andina fica no Pearl District, um dos bairros mais cools de Portland. Na chegada, confesso que achei o jeitão da casa um pouco metido. Sabe aquela patricinha que tenta ser descolada e não consegue ser uma coisa nem outra? Foi mais ou menos essa a minha primeira impressão, mas deixei o julgamento de lado e tratei de descobrir porque todo mundo fala tão bem do Andina. E não é que também me encantei?

Me encantei pelas tapas coloridas minuciosamente preparadas com temperos peruanos, me encantei pela textura dos pratos e suspirei por seus sabores. É… tive que concordar, foi um jantar especial e uma maneira de encerrar nossa estadia em Portland com chave de ouro.

Vamos pedir só tapas?

Essa foi a reação do Gu ao abrir o menu e se deparar com uma infinidade de pequenas delícias peruanas. E eu, que raramente abro mão do prato principal, sugeri: “Vamos começar com duas ou três tapas e aí a gente sente o tamanho da nossa fome e pede mais tapas, ou um prato principal. Pode ser?”

Ele topou e nós começamos a pensar quais 3 tapas escolheríamos para começar…

Restaurante Andina - Portland
Nossas 3 tapas

O Gu logo se empolgou com a mandioca frita, e eu sugeri bolinho de mandioca, também frito, recheado com Huancaina (um molho peruano de queijo com pimentas hiper tradicional, e que eu adoro). Acertamos em cheio, o bolinho estava divino, crocante por fora e macio por dentro. Tudo de bom.

Restaurante Andina - Portland
Bolinho de mandioca com Huancaina

Também pedimos uma causa, uma espécie de bolinho de batata roxa recheada com frango desfiado bem temperadinho. A causa é servida fria e combina com ceviche que é uma beleza – mas, grávida acabei passando o ceviche e fui só de causa. Comi causas melhores no Peru, mas não dá para falar que essa não estava boa. Acho que o Pisco e o ceviche fizeram falta para que a experiência fosse parecida.

Restaurante Andina - Portland
Causa de batata roxa recheada com frango desfiado

E para fechar a sessão de tapas, pedimos um Anticucho (espécie de espetinho) de polvo regado com molho chimichurri sobre purê de mandioca. Essa foi a tapa que o Gu mais gostou ( a minha foi o bolinho de mandioca), o polvo estava ultra macio e a combinação com o purê ficou ótima.

Restaurante Andina - Portland
Anticucho de polvo

E de prato principal…

Terminadas as tapas, ainda estávamos com um pouquinho de fome. O Gu queria pedir mais tapas (ele estava namorando a Empanada) e eu o convenci em irmos direto ao prato principal para guardamos espaço para a sobremesa.

De prato principal pedimos a “Bistec Novo Andino” um medalhão de filet mignon grelhado servido com molho de cogumelos e acompanhado de “Humita”, um bolinho de milho (enrolado na própria casca) e um sauté de batatas com vegetais.

Restaurante Andina - Portland
Bistec Novo Andino

Pra mim o único pecado do Andina foi não ter enviado o prato dividido, independemente da complexidade do prato, valorizo quando o restaurante já manda tudo dividido. Na real, é algo que eles deveriam fazer sem pestanejar.

Mas, o prato veio bem servido e se não fossem os pedacinhos de erva doce indevidamente colocados no Sauté de batatas (detesto erva doce) seria incrível. (O Gu gostou e elogiou o toque de Erva Doce… “humm, fazia tanto tempo que eu não comia” – disse ele. E eu acenei a cabeça pensando: “em casa quem cozinha sou eu, logo a erva doce passa longe da minha cozinha”. )

E infelizmente não sobrou espaço para a sobremesa e tivemos que passar.

Quanto custa?

O Andina não é um restaurante barato – especialmente para Portland que é muito mais acessível que outras cidades americanas como Nova York, San Francisco, Los Angeles ou Las Vegas. A nossa conta, 3 tapas + 1 prato principal + 1 limonada e 1 taça de vinho custou $109,00 + gorjeta.

Horários de funcionamento e como chegar?

Horários de funcionamento:

  • Almoço: 11:30 – 14:30
  • Jantar: 17:00 – 21:30 (Sexta e sábado até as 22:30)

Endereço: 1314 NW Glisan St – Veja localização no Google Maps

  • Telefone: +1 (503) 228-9535
  • Reserve com antecedência pelo Open Table.

E aí, curtiu a dica?

Alguém aí já conhece o Andina e quer contar para nós o que achou?

Veja também:

  • Roteiro de 2 dias em Portland
  • Portland: Voodoo Dougnuts
  • Portland: O sorvete da Salt and Straw
  • Portland: Degustação de cervejas na Deschutes

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário