O que fazer em Downtown Los Angeles: Roteiro de 1 dia
O que fazer em Downtown Los Angeles
Um projeto de urbanização que apoiou a transformação de prédios comercias em complexos residenciais foi o estopim da reurbanização de Downtown Los Angeles, um projeto ambicioso que aos poucos vem transformando áreas pouco cuidadas do centro da cidade em redutos culturais pra lá de bacanas.
- Union Station
- Olvera Street (e o centro antigo de LA)
- Catedral de LA
- The Music Center
- Walt Disney Concert Hall
- The Broad Museum
- MOCA
- California Plaza Watercourt
- OUE Observatory
- Bradbury Building
- Mercado central de LA
- The Last Bookstore
- Perch LA
Outras sugestões pra quem tem mais tempo
- The Grammy
- Staples Center
- Little Tokyo & The Geffen @ MOCA
Como chegar a Downtown Los Angeles?
Se você está hospedado próximo a alguma estação de metrô, hoje é um excelente dia para deixar o carro estacionado no hotel e ter aquele merecido descanso do trânsito de Los Angeles. O centro é um lugar perfeito para explorar a pé (ou de bicicleta), e este roteiro pode fácil ser começado a partir das estações de metrô Union Station (um começo legal pra quem quer ver tudo) ou Civic Center (uma boa pedida pra quem não interesse na parte histórica de Los Angeles).
Se você vai de carro, ache um bom estacionamento e deixe o carro alí quietinho enquanto caminha! O trânsito de centro é bem chatinho e quanto menos você dirigir por lá, melhor.
Downtown Los Angeles no mapa
Veja todas as paradas deste roteiro por Downtown Los Angeles aqui no mapa.
Downtown Los Angeles – Roteiro detalhado
Union Station
Nosso roteiro por Downtown Los Angeles começa num cantinho pra lá de especial, a estação de trens e metrôs Union Station, conhecida por ser a última grande estação de trem dos Estados Unidos, um edifício que merece ser visitado tanto por dentro quanto por fora, e um projeto arquitetônico lindo que combina os estilos Art Deco, Revival Mission (uma releitura moderna das Missões espanholas) e claro, moderno.
Vale dar um passeio pela parte interna e fotografar a fachada que é linda. Vale também ficar de olho nos tours grátis que rolam no segundo domingo de cada mês, e no mercadinho de produtores que acontecem às quinta feiras a partir das 12:00.
[E pra quem tá em dúvida se o passeio vale ou não, a pena, é só acessar o site Union Station pra se convencer ;).]
El Pueblo & Olvera Street
Terminado o passeio pela Union Station basta atravessar a rua para chegar ao El Pueblo de Los Angeles, o berço da cidade de Los Angeles, um conjunto de museus e mercadinhos ao ar livre. Vale dar uma passadinha pelo entorno, ou escolher uma ou duas atrações opara visitar. Algumas das melhores pedidas são:
Olvera Street: Um mercado mexicano super colorido e repleto de bugigangas e lembrancinhas. A Olvera Street é um dos cantinhos mais visitados do centro de Los Angeles. Para comer comida Mexicana das antigas, a dica é o Golondrina Café que funciona no mesmo local desde 1930.
American Tropical Interpretive Center: Quem já visitou a Cidade do México e viu de perto os murais de Diego Rivera no Palácio Nacional vai curtir ver como a tradição se espalhou pelo mundo afora. O mural do American Tropical Interpretive Center é uma dura critica sobre a exploração da mão de obra Mexicana e foi pintado em 1932, o mural permaneceu anos coberto de tinta branca (YEP! As cenas pintadas alí geraram um montão de controvérsias) e foram restaurados em 2012.
Avila Adobe: A casa mais antiga de Los Angeles, construída com blocos de barro e palha. A casa de Francisco José Avila ficou nas mãos da família Avila por muitas gerações, foi usada como quartel general em 1840, e hoje foi transformada em um museu mobiliado com objetos da época de 1840
Sepuveda House: Uma casa Vitoriana de 1887 que combinava 2 residências com 2 unidades comerciais, a Sepuveda é uma visita pra quem curte arquitetura, já que a casa que marca a passagem de Los Angeles de cidade com tradições Mexicanas para uma cidade multicultural.
Los Angeles Plaza Park & La Placita Church: Um antigo coreto e bandeirinhas coloridas marcam o centro do Los Angeles Plaza Park, uma pracinha histórica que serve de palco para vários festivais interessantes como o 5 de Maio. Alí está a Placita Church, a igreja mais antiga de LA.
Ainda nesta região estão a Pico House, construída para ser um hotel de luxo e que já apareceu em várias séries de TV, a fofíssima The Old Plaza Firehouse (a estação de bombeiros mais antiga de LA que hoje funciona como museu), e os museus Chinese American Museum, Italian American Museum e Las Plaza de Cultura e Artes
Catedral de Los Angeles
Depois de passear pelo centrinho antigo de Los Angeles continuaremos para a parte moderna do centro, nossa primeira parada e um verdadeiro choque arquitetônico é a Cathedral of our Lady Los Angeles (catedral de Nossa Senhora de Los Angeles, também chamada de COLA) .Endereço: 555 W Temple St.
A catedral foi inaugurada em 2002 para substituir a catedral antiga que havia sido muito danificada pelo terremoto de 1994 e foi projetada por Rafael Moneo. O edifício com formas geométricas tem todos os elementos de uma catedral tradicional, cruz, sinos e esculturas, tudo hiper moderno. O prédio é polêmico, e a ausência de uma torre foi bem questionado por religiosos. Eu pessoalmente, achei a catedral lindona e achei que tem tudo a ver com a nova vibe de DTLA (Downtown Los Angeles).
A parte interna da catedral também é bem bonita, com direito um órgão de madeira e centenas de bolinhas de luz pra lá de fotogênicas. Adorei a visita e acho que vale cada segundo.
Saindo da catedral, seguiremos para o The Music Center, o caminho é uma subidinha enjoada que tem uma recompensa bem legal no final: vistas da Famosa Placa de Hollywood!
The Music Center
Nossa próxima parada é o complexo de edifícios do The Music Center, um conjunto dedicado a perfomances musicais e artísticas, os edifícios Walt Disney Concert Hall, Mark Taper Forum, Ahmanson Theatre, e Dorothy Chandler Pavilion ficam um do lado do outro e estão abertos para tours guiados gratuitos entre terças e sextas (veja horários no site). Vale tentar casar o seu passeio com os horários dos tours e tentar visitar um desses edifícios lindos por dentro. (Claro, melhor ainda se você conseguir encaixar um concerto no seu roteiro!)
Disney Concert Hall
O Disney Concert Hall é um desses edifícios espetaculares e que deixa os visitante boquiabertos, projeto pelo arquiteto Frank Gehry, o prédio é uma das sedes da orquestra sinfônica de Los Angeles, La Phil, e é simplesmente espetacular.
Vale percorrer a fachada com calma e se encantar com as formas e curvas deste edifício lindo, e em seguida subir as escadas rumo ao jardim secreto que fica no segundo andar. Depois disso, faça o tour audioguiado pelo interior, o tour é gratuito e pode ser feito quase todos os dias (confira os horários no site) das 10:00 as 14:00
The Broad
Nossa próxima parada é a sensação dos últimos tempos no quesito arte Moderna, o The Broad. Um edifício que esbanja modernidade (yep, a dobradinha The Broad + Walt Disney Concert Hall concorre ao título de quarteirão mais cool de LA) e um acervo que bota inveja nos grandes museus de arte moderna do mundo com muitas peças de Andy Warhol, Ed Ruscha, Jean-Michel Basquiat, Cindy Sherman, Roy Lichtenstein e duas instalações da Japonesa Yayoi Kusama. Isso sem falar nas exibições especiais incríveis e que vivem esgotadas.
A entrada no The Broad é grátis, mas precisa ser reservada com mais de um mês de antecedência. As entradas de julho, por exemplo, abrem – e costumam se esgotar – no dia 1 de junho. Sem os ingressos agendados você pode tentar a sorte e encarar a super fila que se forma na porta. Seja como for, a visita vale muito a pena.
O Museu de arte contemporânea (MOCA)
Quem não conseguir ingressos, ou quiser curtir um pouco mais de arte contemporânea em Downtown Los Angeles pode visitar o Museum of Contemporary Art (MOCA), que conta com 3 museus diferentes no centro de LA, o principal deles fica quase em frente ao The Broad e tem um contraste bem legal com os edifícios da região. Ainda não visitei o museu, mas gostei bastante da coleção descrita no Website.
Dica: Com o ingresso de metrô em mãos, você compra um bilhete e ganha dois!
California Plaza Water Court
Nossa próxima parada é o California Plaza Water Court, um centro comercial gigante com uma praça de alimentação boa (tem muitas opções de comida rápida e com bom preço, na nossa última visita a Downtown LA comemos uma saladinha deliciosa no Mixt), uma fonte que rende fotos interessantes e fica bem fotogênica com as decorações de natal.
A California Plaza Water court é um dos pontos do funicular Angels Flight (a subida, ou descida custa $1,00 – ou 0,50 com o metro card) que é conhecido por ter o mais curto trilho de trem do mundo. O Angels Flight ficou vários anos fechado devido a um acidente, mas foi reaberto em Agosto de 2018 e se tornou um dos “novos” programas turísticos de Downtown LA. Vale falar que o Angel’s Flight já apareceu em dezenas de filmes famosos, entre eles, La La land (2016).
Dica: Quem quiser pode terminar o dia com um passeio de funicular, o outro ponto do funicular fica coladinho no Grand Market!
Biblioteca de Los Angeles
Nossa próxima parada é a Central Library, (aberta de segunda à quinta das 10:00 às 20:00, sextas e sábados das 9:30 às 17:30 e aos domingos das 13:00 às 17:00 ) um edifício com arquitetura inspirada no Egito antigo e com alguns elementos mediterrâneos, e um jardin repleto de esculturas. Isso sem falar nos milhões e milhões de livros.
A biblioteca é um dos meus cantinhos preferidos de Downtown Los Angeles, e se você tiver que escolher poucos lugares para visitar, não deixe de incluí-la na sua lista. Comece com um bom giro pelo jardim repleto de estátuas interessantes, escadarias coloridas, fontes e até sino da paz.
Depois de dar um belo giro pelo jardim, entre no prédio e veja mural do artista Dean Cornwell que conta de forma super gráfica a história da Califórnia.
Dica: A biblioteca de LA tem uma área de brincar e contar histórias bem bacana para quem viaja com crianças, isso sem falar anos banheiros bem limpos!
OUE Skyspace
Se você curte ver cidades do alto ou tem vontade de descer por um escorregador de vidro no topo de um prédio, a sua próxima parada é o Oue Skyspace, um dos observatórios mais novos e modernos de LA, e o observatório ao ar livre mais alto da Califórnia.
Achei a estrutura excelente e bem organizada e as vistas interessantes mas acho o passeio um pouco caro (as entradas com hora marcada custam entre $19-$25 por pessoa), então acho que vale a pena ponderar. E se você gostar de vistas tanto quanto eu, vai acabar encarando.
E o escorregador vale a pena?
Achei a descida e tão pequena e tão rápida que mal deu pra sentir. Vale mais para dizer que desceu, do que pela descida de verdade. Em outras palavras, achei fraco e não desceria renovo não.
Bradbury Building
Dali seguimos para o Bradbury Biulding, o edifício comercial mais antigo de LA, o prédio foi construído em 1893 e continua em pleno funcionamento.
Se de fora Bradbury parece um edifício de tijolinhos comum, olhe só que lindos os detalhes internos com direito a escadaria de mármore, elevador de ferro e muitos elementos Art Noveau para se encantar pelo prédio. (Lá dentro relembrei minhas aulas de história do Design, e vibrei com os ornamentos de ferro. Em outras palavra: uma lindeza!)
Mercado Central de Los Angeles
Há poucos passos de distância do Bradbury Biulding, está o Grand Central Market ( Mercado Central de Los Angeles), que passou por uma remodelação em 2013 e ganhou elementos neon e muitos novos estandes de comida.
Essa repagina fez com que o antigo mercado da cidade entrasse de vez para a cena gastronômica de LA atraindo chefes renomados e algumas revelações gastronômicas, sem perder alguns dos velhos queridinhos locais como o Tacos Tumbras a Tomas uma taqueria despretensiosa que desde 1972 funciona no mesmo local e serve alguns dos tacos mais tradicionais BBB de LA.
O Tacos Tumbras continua firme, forte e com seus fiéis clientes e com preços bem acessíveis. Peça os Tacos de Carnitas!
Para quem quer algo mais moderninho, alguns boas pedidas são o Tailandês Sticky Rice (A casa ficou tão famosa, que já ganhou uma filial ao lado, o Sticky Rice II, vale provar o Mango Sticky Rice de sobremesa!), Sarita’s (A casa tem algumas das pupilas – uma espécie de tortilha grossinha e bem fechada – mais famosas de LA), Sari Sari Store (Um filipino que serve pratos coloridos e perfumados), o Madcapra (que serve falafels disputados) e uma dica testada e aprovada pela querida Dri Setti do blog Achados, o Ramen Hood, um restaurante vegano do chef Ilan Hall, do The Gorbals).
The Last Bookstore
Terminada a sessão comilança, caminhe 2 blocos rumo a The Last Bookstore (453 S Spring St, Los Angeles) a maior livraria e sebo da Califórnia e um desses cantinhos que valem a visita. Conhecida por seus túneis e labirintos de livros, esta livraria independente luta para preservar a cultura do livro impresso e faz isso de maneira incrível transformando seu espaço num verdadeiro ritual para quem curte ler e fotografar. Vale se perder pelas prateleiras de livros e buscar algum achado, tem muita coisa legal por lá!
Perch LA: Um drink no terraço mais legal de Downtown LA
Para fechar o passeio com chave de ouro minha sugestão é um drink caprichado no Perch LA, um rooftop bar pra lá de descolado . Os petiscos e as sobremesas também estão super bem avaliados.
Outras possibilidades em Downtown LA
Tem mais tempo para explorar outras atrações de LA, aí vão algumas das nossas preferidas:
The Grammy Museum
Se você curte música, vale consdirer uma visitinha o museu do Grammy (800 W Olympic Blvd), um espaço dedicado à musica e que celebra grandes artistas, de Sinatra a Michael Jackson (com direito a jaqueta oficial do Thriller). O museu é pequenino, porém interativo com espaços onde o visitante pode bancar o DJ e grava, e brincar de música e tocar instrumentos musicais. Vale ficar de olho no calendário de exibições especiais volta e meia rolam por lá,
Staples Center (O estádio de Basquete do Lakers e do Clippers)
A forma mais legal de visitar um estádio de Basquete é assistir a um jogo da NBA, o Staples Center é casa de dois grandes times da NBA, o LA Clippers e o Lakers . O calendário vai de outubro à abril e são tantos jogos que se você se organizar bem consegue fácil assistir um jogo, especialmente em LA que tem dois times dividindo o mesmo estádio. Os preços dos jogos variam bastante, e se o jogo for considerado fácil (contra um time meia boca), há grandes chances de você pagar menos de 40 dólares por ingresso (eu já achei ingressos de revenda por 20 cada!)
Little Tokyo & The Geffen @ MOCA
Fãs da cultura nipônica (ou amantes de comida japa) podem aproveitar o passeio por Downtown LA para dar um giro por Little Tokyo, a região que tem uma arquitetura inspirada no Japão, alguns restaurantes japas, o Museum Japanese American National Museum e o museu de Arte Moderna The Geffen @ MOCA.
E aí, curtiu nosso roteiro por Downtown LA?
Não se esqueça de passar aqui na volta e dividir suas melhores dicas com a gente!
Viaje sem stress
✅ Reserve seu hotel em Los Angeles
✅ Faça seu seguro de viagens
Guarde esta dica no Pinterest!
Veja também:
- Roteiro: o melhor de Los Angeles em 3, 4 ou 5 dias
- O que fazer em Los Angeles: 20 atrações imperdíveis
- Quando ir a Los Angeles e o que levar na mala
- Um passeio de bicicleta em Santa Monica
- Hollywood e a calçada da fama: dicas para curtir a região
Avaliações de hotel em Santa Monica
Fazer esse passeio num domingo é má ideia? É muito deserto?
Eu fiz num sábado e achei beeeeeeeem morto, iria num dia dia de semana.
Abraços
Mariii tive um dia a mais em LA pois minhas amigas foram embora mais cedo, fiz tudo exatamente igual e amei as dicas! Obrigada!!!
Oi Maria,
Feliz que curtiu as dicas!
Obrigada!
Beijos
Opa! Ainda não tinha lido esse. Muito bom! Ansioooooosa. Chega looooogo, viagem! ;). Beijos
Alê, foca neste pedaço da cidade porque tá suuuuuuuper legal!
E que venha a IPW!
Beijos
Guria do céuuuuuuuuuuuuuuuu que roteiro é este? Eu fiquei babando em tudo, eu já tinha visto um visto gringo sobre o centro e tinha me apaixonado. Agora lendo teu poste eu tô muito ansiosa para chegar logo minha viagem. Eu queria a tua opinião.. eu pensei em ir em domingo pois acho que deve ser mais fácil de estacionar, massssssssssss tenho medo das coisas fecharem no domingo. Tu tens ideia se domingo é uma boa ideia? MUITO OBRIGADA.
Oi Leila,
Que delícia de comentário! Obrigada pelo carinho.
O centro fica meio morto aos finais de semana, eu faria este passeio de dia de semana!
Beijos
Nossa,que doido esse prédio da Disney Concert Hall! Eu ainda não conheço LA, mas está na lista! 😀
Bonito né Deise?! Eu fiquei com muita vontade de assistir algo lá.
Abraços