Vale a pena alugar carro em Los Angeles? TUDO sobre o aluguel de carro em LA

Paisagens de tirar o fôlego, letreiro de Hollywood, cenários de filmes, artistas, observatório Griffith, praias com areia branca, sol o ano inteiro e toda aquela vibe californiana são mais que um convite para conhecer e se deliciar por Los Angeles. Para curtir a cidade da melhor maneira, vou compartilhar dicas valiosas sobre aluguel de carro na cidade. Vem comigo que vou detalhar tudo!

Placa de Hollywood: item essencial em o que fazer na Califórnia
Letreiro de Hollywood em Los Angeles: Uma foto clássica de quem visita a cidade pela primeira vez

Neste post você vai encontrar:

Aluguel de carro em Los Angeles vale a pena?

Sem dúvida! Distâncias grandes, sistema público muito limitado, trânsito caótico e, pasme, um par de corridas de Uber já paga a diária do aluguel de carro em Los Angeles. Além disso, as rodovias são ótimas, fáceis de dirigir e conectam as principais cidades da Califórnia. Mesmo com o trânsito intenso, ter carro na cidade de Los Angeles é uma boa comodidade, e na real, a forma mais prática de conhecer o MELHOR de Los Angeles.

Griffith Observatory visto do alto do Mt. Hollywood
Griffith Observatory visto do alto do Mt. Hollywood

Com o carro alugado você tem a liberdade de ir, por exemplo, de Santa Monica a Beverly Hills, quando quiser e sem fazer milhares de baldeações com o sistema público.

O carro alugado também será último para fazer uma Roadtrip pela Califórnia e explorar destinos incríveis como a Highway 1, todo o sul da Califórnia, San Francisco e muito mais.

Highway 1 e o trecho de Big Sur na Califórnia
Highway 1 e o trecho de Big Sur na Califórnia

Quer mais uma boa razão para alugar carro em Los Angeles?

Uber, aluguel de carro ou transporte público em Los Angeles?

Dá para se virar sem carro em Los Angeles? Até dá, mas custa caro e dá trabalho.

Após algumas viagens a Los Angeles motorizada, resolvi fazer a experiência e me virar sem carro. Voei para LAX (o principal aeroporto de LA), me hospedei em Burbank (adoro a região) e apostei em pedidas mais próximas a cidade. Visitei os estúdios da Warner, o incrível Griffith Observatory, fiz a trilha para o letreiro de Hollywood, passeio de cavalo pelas montanhas de Hollywood, e fechei com um dia divertidíssimo no Universal Studios Hollywood.

Warner Bros Studio Tour em dos passeios mais incríveis de Los Angeles
Sofá dos Friends no tous aos estúdios da Warner

Gastei $280 dólares de transporte (e olha que ainda peguei ônibus e metrô). O aluguel do carro teria saído cerca de $150. E um detalhe: alugar carro por 3 dias sai quase o mesmo preço de 5 dias.

Passo a passo para alugar um carro barato em Los Angeles

O primeiro passo para o aluguel de carro em Los Angeles é pesquisar preços. Eu uso e recomendo o comparador da Rentcars, uma forma prática de comparar as principais locadoras do mercado e encontrar o melhor custo benefício para as datas da sua viagem.

Em geral, é barato alugar carro nos Estados Unidos e pesquisando (e reservando) com antecedência você consegue garantir maior ofertas de carros e, consequentemente, o melhor preço.

Como eu geralmente faço:

  • Pesquiso o carro na RentCars;
  • Comparo o preço direto na locadora (em geral, a Rentcars é mais barata e tem algumas vantagens bem importantes para nós brasileiros: pagamento em reais, em até 12 vezes sem juros, sem IOF e cancelamento grátis na maioria das reservas;
  • Escolho uma locadora confiável: após muitas viagens internacionais e muitos anos trabalhando com turismo, aprendi que locadoras maiores costumam ter carros melhores, sistema de manutenção mais frequente e atendimento eficiente quando ocorre algum problema na estrada.
  • Faço seguro contra batidas. Um dos benefícios do meu cartão de crédito é oferecer um seguro de automóveis durante a viagem internacional. Se você não tem cartão com este benefício, contrate um seguro a parte (contratar online pelo próprio site da Rentcars é bem mais barato do que o contrato feito na hora do aluguel de carro em Los Angeles).
Site da Rentcars – É muito fácil alugar carro em Los Angeles e em qualquer lugar do mundo.

Documentos necessários

  • Habilitação Brasileira: sua carteira de motorista brasileira é válida por até três meses nos Estados Unidos. Com ela é possível alugar um carro em Los Angeles, sem nenhuma dificuldade. Mesmo assim, eu sempre gosto de lembrar, que no caso de alguma eventualidade, ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) é sempre uma boa pedida; As locadoras exigem que sua CNH esteja valida, e que sua primeira carteira de motorista tenha sido emitida há mais de dois anos.
  • Cartão de crédito internacional com limite e opção de bloqueio: não importa se você já pagou a reserva online pelo Rentcars, a locadora vai bloquear um depósito – cerca de $300 – do seu cartão de crédito. Na devolução do veículo, se você entregar o carro do jeitinho que recebeu, o estorno da caução é garantido;
  • Seguro contra acidentes: IMPRIMA a apólice do cartão em inglês ou faça o seguro online (que é mais barato que direto na seguradora);

Escolhendo o seu carro

O céu é o limite na hora de alugar carro nos Estados Unidos. Existem modelos de diferentes categorias para atender diversos tipos de gostos e bolsos.

Modelos de carros para aluguel em Los Angeles
Modelos de carros para aluguel em Los Angeles

Entender o perfil da sua viagem é fundamental na escolha do modelo do veículo. Em viagens em família, principalmente com crianças, vale optar por um modelo SUV, que é mais confortável e possui bagageiro grande.

Se está em casal e o budget está apertado, é possível optar por um modelo mais compacto, só lembre-se de maneirar na bagagem já que carros compactos costumam ter o porta-mala bem pequenino.

Se orçamento não é um problema, dá para esbanjar escolhendo um modelo esportivo ou conversível (percorrer a Highway 1 de Mustang é sonho de muita gente!) Em grupos maiores, é possível alugar minivans ou vans.

Retirada no aeroporto

Para quem chega em Los Angeles pelo aeroporto internacional de Los Angeles (LAX) , já na saída da área de devolução de bagagens, está localizada a área de embarque para as locadoras de carro. Como não há locadoras dentro de LAX, você terá que pegar uma van/ ônibus oferecido pelas locadoras até o ponto de locação

Chegando na locadora, você vai resolver os trâmites burocráticos, assinar o contrato, conferir o veículo e depois, só sair pelas ruas de L.A.

Minha dica é inspecionar o carro com cuidado e fazer um vídeo (comece mostrando a data no seu celular) dando uma volta por todo o carro e apontando qualquer marquinha/ batida que você encontrar.

Dicas para dirigir em Los Angeles

Los Angeles é toda formada por enormes vias expressas, algumas são auto-estradas. Um bom GPS é imprescindível para se locomover de forma precisa e por isso recomendo já chegar na Califórnia com um chip telefônico habilitado. Uso e recomendo o Chip da Omeuchip

Dicas para dirigir em Los Angeles
Foto: Pexels

Qualquer erro no percurso significa uma volta enorme e muitos minutos a mais no seu trajeto. Também vamos te ajudar com algumas dicas sobre dirigir em Los Angeles:

  • Carpool Lane: você vai ver muito essa placa pelas ruas de Los Angeles. A tradução literal de carpool é carona, essas faixas são identificadas com um losango e exigem que o carro tenha 2 (e em alguns lugares 3) passageiros pelo menos. A faixa da esquerda, sendo identificada com um losango no chão, é exclusiva para veículos com duas ou mais pessoas. Este incentivo para caronas é muito comum na Califórnia. Se você preencher o requisito, aproveite. Se você está sozinho, fique longe. A multa para quem burlar a regra é por volta de 400 dólares.
  • Pedágio: o pedágio, que em inglês é chamado de Toll Road, tem preços flutuantes, que podem variar conforme o horário e dia da semana. O pagamento precisa ser feito online ou por meio de um sistema de fasTack locado junto com o veículo. Verifique com a locadora se o FasTrack está habilitado, se não lembre-se de pagar o pedágio online até 72 horas após a viagem.
  • FasTrack: FasTrak é o sistema de pedágio pré-pago utilizado na Califórnia (equivalente ao Sem Parar brasileiro). Muitas locadoras oferecem a opção de alugar o FasTrak por dia + dedução do valor gasto no final da locação. Eu, sinceramente, não recomendo o aluguel o custo do aluguel do Fast Pass não paga o benefício.
  • Estacionamento: a dica mais certeira é prestar atenção nas placas. Antes de estacionar é preciso ler atentamente as informações. Você pode encontrar desde a mais óbvia dizendo que é proibido estacionar, que possui o símbolo ‘P’ de ‘parking’ com um X por cima ou o escrito ‘No stopping any time’. Tem também a placa que informa os horários e dias de limpeza da rua (‘street sweeping‘). Você não pode estar estacionado ali no horário da limpeza. Você também vai encontrar placas com horários ou dias específicos de proibição. Placas na cor verde mostrando o número de horas, normalmente, indicam estacionamento pago via parquímetro.

Como se dar bem em Los Angeles de Carro

Com tanta coisa linda para conhecer, alugar um carro para conhecer Los Angeles é uma das opções mais práticas e confortáveis, mas é preciso ter muita paciência para lidar com o trânsito local.

Com isso em mente, o ideal é planejar seu roteiro com intervalos maiores entre os passeios e ter margem de tempo para o deslocamento, afinal, o trânsito pode ser imprevisível.

Seja esperto na hospedagem

Com o carro resolvido, chegou a hora de planejar sua viagem para Los Angeles (e quem sabe pela Califórnia) de verdade. Minha primeira dica para quem chega em Los Angeles é: seja estratégico com a hospedagem. Se você tem mais de 3 noites na cidade, dividir sua estadia entre a região de Santa Monica (ou Venice Beach) e a região central West Hollywood é uma ótima pedida.

Santa Monica em dicas para alugar carro em Los Angeles
Santa Monica, um lugar delicioso para se hospedar

No post onde ficar em Los Angeles detalho os melhores bairros de Los Angeles e dou dicas certeiras para você escolher o melhor hotel para a sua viagem.

E como sei que você vai perguntar:

Vale a pena ficar em Anaheim? Só por uma ou duas noites, se você for visitar a Disneyland. Apesar de parecer pertinho no mapa, o trânsito entre Anaheim e Los Angeles é caótico. Você vai perder 3h por dia das suas férias parado no trânsito. É o tipo do barato que sai caro, sabe?!

Disneyland em Aluguel de carro em Los Angeles
Paradise Pier e a famosa roda gigante do Mickey na Disney California Adventura

Otimize o roteiro

Ao dividir sua hospedagem em duas regiões diferentes você consegue otimizar seu roteiro de Los Angeles perdendo menos tempo no carro e tendo mais tempo para curtir a viagem. A dica parece óbvia, mas jogar as atrações que você quer no mapa e agrupar por distância faz uma baita diferença em LA.

Evite os horários de pico

Além de eliminar deslocamentos desnecessários com a troca inteligente de hotel, minha dica é evitar horários de pico (das 7h às 9h e das 16h às 19h30), evitando esses horários, seu trajeto de carro vai render BEM mais!

E antes que eu me esqueça, Google Maps é um bom aliado pra te ajudar a descobrir os melhores caminhos

Vai continuar a viagem pela Califórnia?

O carro é importante em todas as cidades da Califórnia, exceto, em San Francisco. Minha dica, se você ainda não comprou a passagem é começar a viagem em San Francisco e alugar o carro somente no último dia na cidade.

Big Sur em o que fazer na Califórnia
Big Creek Bridge vista do alto – uma das paradas lindas da Highway 1

Mas se o seu ponto de partida é Los Angeles, também é possível viajar pela incrível Highway 1 sentido San Francisco (uma viagem de carro pra salvar na lista dos sonhos!), desbravar os parques nacionais da Califórnia, e quem sabe, dá até conhecer o Norte da Califórnia.

Agora que você já sabe TUDO sobre o aluguel de carro em Los Angeles, confira já os preços para a data da sua viagem!


Este post é uma parceria com a Rentcars, nossa forma preferida de alugar carros nos Estados Unidos e no mundo.


Veja também:

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *