Captiva Island na Flórida: Conheça o melhor da ilha

Turner Beach em Captiva na Flórida

Descubra os encantos de Captiva Island na Flórida (em português Ilha Captiva), uma ilha pequenina com praias bem cuidadas e repletas de conchinhas, muita vida marinha, esportes náuticos variados, e muitas opções gostosas para curtir com a família.

Neste post você encontrará:

O que fazer em Captiva Island na Flórida

Sabe aquela velha máxima de que “tamanho não é documento”? Esse é exatamente o caso de Captiva Island.

A ilha tem cerca 8 Km de comprimento por 800m de largura e banhada de um lado pelas águas do golfo do México e do outro pelas águas do Pine Island Sound, a ilha exibe uma diversidade marinha incrível, praias deliciosas para curtir com a família, ótimos restaurantes e bares animados.

Com praias lindas (você vai se encantar pelas cores do mar do golfo), uma multidão de conchas espalhadas pela areia e um pôr do sol para estampar na memória, Captiva tem uma ótima estrutura hoteleira, é aqui que ficam o badalado (e excelente) South Seas Island Resort,  e o Tween Waters Island Resort (um resort delicioso para curtir com a família).

Quer mais um bônus? Captiva Island fica coladinha em Sanibel, outra ilha que merece a sua visita.

Vamos falar do que fazer em Captiva Island?

  1. Curtir praias lindas
  2. Catar conchinhas
  3. Fazer um passeio de caiaque
  4. Viver um experiência diferente no Bubble Room
  5. Explorar a vizinha Sanibel
  6. Fazer um passeio de barco para ver golfinhos

1- Curtir praias lindas

Quando penso nas praias do Golfo do México (costa oeste da Flórida) penso em águas bem clarinhas com uma temperatura agradável, conchinhas multicoloridas e muitos peixinhos.

Captiva Island tem duas praias públicas (ótimas) e com estacionamento além das praias exclusivas dos resorts e hotéis. Vamos falar um pouquinho das praias de Captiva Island?

Turner Beach

Essa é a primeira praia para quem chega na ilha, uma entradinha discreta do lado esquerdo da rodovia logo após a ponte. O número de vagas é bem limitado, e o estacionamento custa $5 por hora.

Turner Beach uma praia linda na entrada de Captiva
Turner Beach uma praia linda na entrada de Captiva

O legal aqui é que você pode acessar tanto a Turner Beach, quanto a praia que fica do outro lado da ponte já em Sanibel.

A Turner Beach tem um paredão de pedras que separa a praia do canal que divide as duas ilhas – muita gente aproveita o paredão pedras para pescar de lá – e uma porção de areia bem branquinha com mar de areias calmas.

Chegue cedo e vá feliz, a praia é uma delícia.

Alison Hagerup Beach (Captiva Beach)

A Alison Hagerup Beach, também conhecida como Captiva Beach, fica bem no final da estrada da ilha e é uma praia muito gostosa com uma faixa de areia generosa, muitas conchinhas trazidas pelas maré e um mar bem tranquilo para curtir com crianças.

Alison Hagerup Beach em Captiva
Alison Hagerup Beach em Captiva Island

O estacionamento por lá também é limitado e não é NADA barato, uma hora de praia custa $25, e o dia inteiro custa $40. “Mas vale a pena, a praia é ótima” – Me disse Jorge B., um turista que frequenta a ilha há vários anos. De fato a praia é ótima, mas para quem está em um resort com praia particular, não vale o investimento!

Praia do Tween Waters Resort

Uma das graças de ficar hospedado em um bom hotel em Captiva Island é contar com a mordomia de uma praia particular sem o perrengue das vagas limitadas ou do estacionamento pago.

Praia privada do Tween Waters em Captiva
Crianças brincando na Praia privada do Tween Waters em Captiva

No caso do Tween Waters onde ficamos hospedados, basta atravessar a avenida para chegar numa praia linda, bem cuidada e com a opção de estrutura (o hotel cobra $20 dia por 2 espreguiçadeiras + guarda-sol).

Aproveitei nossa estadia para curtir a praia em vários momentos do dia, e prestigiar um pôr do sol espetacular da areia.

Lighthouse Beach (em Sanibel)

A Lighthouse Beach não fica em Captiva, mas gostei tanto da praia e do visual que acho a parada imperdível para quem tem pelo menos 2 dias na região.

Lighthouse Beach em Sanibel na Flórida
Águas clarinhas da Lighthouse Beach em Sanibel

Lighthouse Beach fica na pontinha de Sanibel e para chegar lá você terá que cruzar as duas ilhas inteiras, mas vale a pena, com saídas para o mar dos dois lados (a praia do lado direito tem águas mais calmas enquanto a praia do lado esquerdo tem vistas mais bonitas), e o bonito farol de 1884 que é um dos cartões postais da ilha

O mar de águas mais claras que o restante da ilha – não me pergunte o porquê – e as areias finíssimas vão te trazer aquela sensação imediata de paraíso. Na saída, não deixe de visitar o píer de pescadores com vistas bem bonitas da ponte Sanibel Causeway.

2- Catar conchinhas

Captiva Island e sua vizinha Sanibel estão na perpendicular do estado da Flórida, formando uma espécie da barreira que com um empurrãozinho das correntes marinhas torna a região um dos melhores lugares do mundo para catar conchinhas.

Conchas na praia de Captiva Island
Conchas na praia de Captiva Island

O “esporte” é tão popular por lá que os hotéis oferecem pias para lavar as conchinhas, e muita gente vai para a praia bem preparado com peneiras gigantes.

Para ter mais chance de coletar melhores conchas a dica é ir na maré baixa, e claro, qualquer concha com animal vivo dentro deve ser devolvida ao mar (há até multa para quem retira “conchas vivas”.  Em geral as praias de Sanibel são melhores que as de Captiva para catar conchinhas, mas encontramos conchas lindas em Captiva.

3- Fazer um passeio de caiaque

Uma das coisas que mais marcou nossa estadia em Captiva Island foi chegar não hotel, abrir a janela e ver uma família de 4 peixes bois nadando calmamente nas águas tranquilas do Roosevelt Channel.

Peixe boi em Captiva Island
O Peixe boi curioso veio bem pertinho do meu caiaque

 

Já havíamos nadado com peixes bois em Crystal River (também na Flórida) e vê-los de novo e de tão pertinho nos trouxe um quentinho no coração.

Quem se hospeda em um dos resorts de Captiva Island como o Tween Waters ou South Seas Island Resort conta com toda a estrutura náutica do hotel, e o privilégio de remar alguns metros e chegar pertinho deste animais tão incríveis.

No Tween Waters as duas primeiras horas de caiaque são grátis e a graça é margear a reserva Buck Key para ver muita vida animal de perto: tem mantas, golfinhos, peixes pulantes e até animais grandes como coyotes e bobcats.

O manguezal também está muito bem cuidado e você verá muitos caranguejos de pertinho.

Passeio noturno de Caiaque em Captiva Island

Outra experiência inesquecível foi o passeio de caiaque noturno com o pessoal do Adventure Sea Kayak.

Munidos com lanternas presenciamos o nascer de uma lua cheia linda, tiquinhos de bioluminescência (em noites mais escuras o fenômeno fica ainda mais especial), muitos peixes pulantes e várias curiosidades sobre os animais que residem na baía.

Passeio de Caiaque em Captiva Island
Visual lindo do maguezal em Captiva Island

O passeio custa $95 por pessoa e vale cada centavo.

4- Viver uma experiência diferente no Bubble Room

Colorido, irreverente e um tiquinho Kitsch o Bubble Room entrega uma experiência de almoço (ou jantar) para lá de diferente.

Bubble Room, uma experiência em Captiva
Feliz Natal diz a placa na entrada do Bubble Room, um restaurante experiência em Captiva Island

Decorações natalinas, posters de época e para alegria dos meus pequenos, um trenzinho que rodopia incessantemente pelo restaurante, são algumas das surpresas que te recebem no Bubble Room, mas a excentricidade só está começando.

Decoração espalhafatosa do Bubble Room
Decoração espalhafatosa do Bubble Room

Garçonetes vestidas de escoteiras com orelhas de Mickey, drinks espalhafatosos e as maiores sobremesas da ilha fazem a alegria dos visitantes.

E quer saber a melhor parte? A comida também é gostosa.

Nós pedidos salmão acompanhado de arroz e feijão e a salada da casa com salmão e ambos estavam ótimos, dois pequenos dividiram e adoram o burguer de criança da casa.

Salada com salmão no Bubble Room
Salada com salmão no Bubble Room

Arrematamos com um bolo de chocolate tamanho família – não espere o saber delicioso daquele bolinho brasileiro – que para os padrões americanos estavam bem gostosos.

5- Explorar a vizinha Sanibel

Dedique pelo menos 1 dia do seu roteiro para explorar a vizinha Sanibel, a ilha tem várias atrações lindas como o refúgio de animais J. N Ding Darling (vá cedinho), o National Shell Museum, o fotogênico Farol de Sanibel, e praias lindas (A Sanibel Lighthouse Beach é a minha praia preferida da região).

Farol de Sanibel na Flórida
Visual lindo do Farol de Sanibel

 

6- Fazer um passeio de barco para ver golfinhos ou explorar outras ilhas da região

Quem tem mais de três dias na região pode aproveitar a viagem para explorar as ilhas Boca Grande (é linda) e Cayo Costa com um passeio de barco. Fiquei com muita vontade de explorar as duas ilhas.

Outro passeio lindo e bem popular na região é o passeio para ver os golfinhos de habitam a região.

Onde ficar em Captiva Island

Captiva tem ótimas opções de hospedagem, porém como a ilha é pequenina minha dica é reservar com bastante antecedência para garantir seu hotel (e com um bom preço)

South Seas Island Resort

O South Seas Island Resort é um hotel badalado com mais de 2,5 Km de praias, clubinho de atividades para as crianças (com direito atividades com piratas, sereias e muita brincadeira na praia), esportes náuticos, passeios lindos de barco, campos de golf e mais.

O hotel tem restaurantes excelentes, vários estilos diferentes de acomodações e amenidades bacanas para casais, famílias e grupos de amigos. Sabe aquele resort completinho?!

Se você é do tipo que curte passar as férias sem sair do hotel, o South Seas Island é para você. Vá feliz.

Tween Waters Island

O Tween Waters Island Resort é uma opção incrível para curtir Captiva Island com a família. Com uma praia privada deliciosa e uma saidinha para as águas calmas do Roosevelt Channel, o hotel oferece atividades náuticas variadas, duas ótimas opções de restaurantes (testamos e adoramos os dois), quadras de tênis e um complexo de piscinas bem legal.

Uma das piscinas Tween Waters Island Resort
Uma das piscinas Tween Waters Island Resort
Tween Waters Island Resort em Captiva
Caiaques grátis para remar no Roosevelt Channel

Ficamos hospedados em um quarto de dois ambientes com cozinha completinha – uma mão na roda para quem viaja para crianças – e uma varanda com vistas bem especiais do canal (lá do alto vimos os manatis nadando, uma lindeza!). Reserve aqui

Quarto do Tween Waters Island Resort
Quarto do Tween Waters Island Resort

Captiva Island Inn

O Captiva Island inn é uma pousadinha ajeitada e com café da manhã grátis bem no burburinho de Captiva. O custo x benefício é excelente. Reserve aqui.

Casas de temporada em Captiva Island

Alugar uma casa de temporada em Captiva é uma boa opção para quem viaja em grupos grandes ou curte ter o conforto de uma casa para chamar de sua. A ilha tem pouquíssimos habitantes fixos, o que significa que boa parte das casas da ilha estão disponíveis para locação.

Quer mais opções de hotel pertinho de captiva island

Vale dar uma olhadinha na vizinha Sanibel.

Onde Comer em Captiva Island

Captiva Island tem vários cantinhos deliciosos para comer, aí vão algumas dicas testadas e aprovadas por nós e por amigos queridos.

Bubble Room

Já falei no Bubble Room (15001 Captiva Dr.) na seção de O que fazer em Captiva Island pois considero a experiência super diferente. O restaurante tem uma vibe animada, drinks espalhafatosos e uma comida bem gostosinha.

Pedimos salmão grelhado – em formato de prato, e em formato de salada – e adoramos.

Old Captiva House

O Old Captiva House (15951 Captiva Dr. – Reserve com antecedência) é o restaurante do Tween Waters Resort – onde ficamos hospedados – e um dos restaurantes mais tradicionais da ilha. Os pratos são lindos, bem servidos e o atendimento é ótimo.

Café da manhã delicioso do Old Captiva House
Café da manhã delicioso do Old Captiva House

Nós visitamos o restaurante no café da manhã e queríamos ter voltado para jantar, mas o show de jazz ao vivo do vizinho Crown’s Nest acabou nos “puxando para dentro”.

Doc Ford’s

Docs Ford’s (5400 South Seas Plantation Road) é o restaurante mais animado do South Seas Resort. A casa tem um menu caprichado com mojitos e drinks a base de rum, tacos coloridos, peixes e carnes.

Crown’s Nest

O Crown’s nest (15951 Captiva Dr,)é o bar restaurante do Tween Waters, e um lugar tão divertido que acabamos indo duas vezes. Na nossa primeira noite tava rolando um bingo com Drag Queens bem animado, e na segunda noite havia um show de jazz ótimo.

Fish Tacos do Crow's Nest
Fish Tacos do Crown’s Nest

Meus fish tacos estavam bem gostosos, e os pequenos mandaram ver no macarrão com molho ao sugo.

The Mucky Duck

O pôr do sol mais badalado de Captiva Island vem acompanhado de cervejas geladas e gente animada. A vibe do Mucky Duck (11546 Andy Rosse Lane) é uma delícia, mas como o estacionamento é bem limitado minha dica é chegar cedo ou pegar pegar o transporte oferecido pelo hotel (custa $2-3 dólares por pessoa).

O Mucky Duck tem uma área externa bem gostosa em frente ao mar, vá para o pôr do sol e curta um espetáculo!

Pôr do sol em Captiva Island
Pôr do sol em Captiva Island

Planeje sua viagem para Captiva Island

Agora que já resolvemos seu roteiro em Captiva Island e sua hospedagem, chegou a hora de efetivamente planejar a viagem (YES!).

Nos próximos parágrafos você encontra dicas certeiras para sua viagem a Ilha Captiva.

Quando ir

Captiva Island é um destino gostoso o ano todo.

De dezembro a abril é alta temporada em Captiva Island, como faz frio no resto dos Estados Unidos e a ilha tem uma temperatura muito gostosa, essa é a época mais cobiçada parta visitá-la.

Concha gigante em Captiva Island
Concha gigante em Captiva Island

Maio e começo de junho é o período mais econômico do ano, e uma época legal para visitar a ilha com temperatura agradável e preços camaradas. Nessa época a temperatura é bem agradável.

Julho e Agosto são meses de verão, faz bastante calor na Flórida e com as férias escolares todo mundo se anima para ir a praia, a ilha não fica tão movimentada quanto no inverno mas haverá trânsito (e estacionamentos disputados) no final de semana.

Setembro e outubro tem temperaturas agradáveis mas pode chover um bocado. Minha dica é acompanhar de perto a previsão do tempo e deixar para reservar os hotéis em cima da hora.

Como chegar em captiva island?

A ilha Captiva fica no Golfo do México (Flórida), mais especificamente entre as cidades de Tampa e Naples, coladinha em Fort Myers onde fica o aeroporto mais próximo.

O acesso é feito de carro graças a uma sequência de pontes – prepare-se para um visual lindo – que conecta Fort Myers, Sanibel e Captiva Island.

De Carro

Tanto Orlando quanto Miami são bons pontos de partida para explorar a Captiva Island, a vizinha Sanibel (e toda a região de Fort Myers) tudo depende do que você quer incluir no seu roteiro.

Quem vem de Miami pode, por exemplo, incluir o Everglades (AMO), Naples e a linda Marco Island no Roteiro. A viagem direto leva cerca de 3h (285 Km)

O trajeto de Orlando ( 312Km) é um pouquinho mais longo, quem opta por essa rota pode incluir a região de Tampa (onde fica o divertido Busch gardens),  Anna Maria Island, Sarasota e Boca Grande no roteiro.

Principais distâncias:

  • Miami: 285 Km
  • Orlando: 312 Km
  • Tampa: 267 Km
  • Anna Maria Island: 220Km
  • Sarasota: 172 Km
  • Naples: 86 Km
  • Fort Myers: 51 Km

De Avião

Quem voa de outros cantos dos Estados Unidos pode aproveitar a proximidade do aeroporto de Fort Myers, são 61 km. Ou voar para Sarasota e fazer um roteiro pelas praias do Golfo do México, como nós fizemos.

Chegando no aeroporto você precisará alugar um carro para completar o trechinho final.

Para o aluguel de carros recomendo a Rent Cars, um comparador de locadoras que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem e ainda permite o parcelamento em Reais e sem juros.

Como incluir a ilha Captiva no seu roteiro

O Golfo do México é uma pedida incrível para quem quer explorar um pedacinho incrível e super diferente do estado durante o Roteiro pela Flórida.

A dobradinha Captiva Island + Sanibel pode ser um coringa legal para dar uma quebrada na rotina dos parques de Orlando, um destino legal para combinar com Miami + Everglades ou parte de um roteiro mais completo pelas praias da região.

Natureza linda da ilha Captiva
Natureza linda da ilha

Quantos dias em Captiva Island

Seja qual for a sua escolha, inclua pelo menos 3 dias no roteiro saindo de Miami ou Orlando – afinal de contas o deslocamento tem que valer a pena.

Para quem vai fazer um roteiro por várias praias na região do Golfo do México recomendo no mínimo 2 dias mas já adianto: você vai querer ficar mais!

E aí, curtiu nossas dicas de Captiva Island na Flórida?

Deixe aqui seu comentário!

Acompanhe nossas viagens em tempo real pelo Instagram! (Sim, tem vários destaques bacanas de Captiva Island por lá)

Seguro Viagens: Faça antes de viajar

Não viaje para a Flórida sem um bom seguro viagem. O seguro viagem te protege contra voos cancelados e bagagens extraviadas, despesas médicas e eventuais custos de internação que aqui nos EUA são altíssimos.

Na Flórida, uma consulta médica custa entre $100-450 USD, já um bom seguro viagem custa menos de R$10 por dia de viagem. Em tempos de COVID, vale ainda escolher um plano que cubra o tratamento da doença (fique de olho na hora de escolher)

Uso e recomendo a Seguros Promo, um comparador de seguros que te ajuda a buscar as melhores ofertas do mercado e escolher o seguro ideal para a sua viagem,

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Veja também:

 

 

Comments (6)

[…] Flórida: Dicas incríveis para 7, 10, 15 ou 20 dias de viagem 4 6    Por mari vidigal Flórida março 15, […]

[…] tour de bioluminescências é uma experiência muito linda e muito diferente, fiz algo parecido em Captiva Island e já fiquei encantada com um detalhe: Na Space Coast a bioluminescência é muito mais […]

[…] perfeito para combinar com as praias da Costa Oeste da Flórida como Naples, Marco Island, Sanibel, Captiva Island,  Sarasota, e a região de Tampa e Clear […]

Imobiliária em Garopaba

Que lugar maravilhoso

Leave a comment