Everglades, um parque incrível pertinho de Miami: Passeio de barco, Shark Valley e mais

Descubra os Everglades, um ecossistema pantanoso único do sul da Flórida e uma oportunidade de sair de Miami e explorar o terceiro maior parque nacional dos Estados Unidos. Neste post dividirei com vocês dicas para explorar os Everglades, o que fazer no parque e os detalhes do nosso passeio de airboat pela região. Vamos nessa?

O que são os Everglades?

Os Everglades, na Flórida, são uma região pantanosa pertinho de Miami e que tem uma biodiversidade incrível. Trata-se de uma planície de grama alagada habitada por pássaros, jacarés, peixes-bois e pumas da Flórida, uma região muito linda e protegida pelo Everglades National Park.

Everglades National Park visto do alto
Everglades National Park | Imagem: Visit Florida – Photo by Peter W. Cross and E. Patrick Farrell

Para descobrir o Everglades você pode optar por um tour saindo de Miami ou explorar o parque nacional por conta própria. Algumas das experiências mais comuns são: barco de Aerobarco (Airboat), trilhas e caminhadas, e passeio de canoa ou caiaque.

Como explorar o Everglades saindo de Miami

O Everglades é o terceiro maior parque nacional americano e a dinâmica de visitação é um pouco diferente de outros parques nacionais pois grande parte do parque é remota e inacessível. Não existe uma estrada que cruza o parque, e as entradas não estão conectadas.

Há três acessos distintos e bem distantes uns dos outros.

  • Shark Valley (também chamada de Miami entrance)
  • Homestead entrance (a entrada principal): a partir dela você pode acessar as áreas de Royal Palm e Flamingo. Aqui há várias trilhas interessantes.
  • Gulf Coast (em Everglades City): base para explorar os manguezais e as 10 thousand Islands

Sua primeira decisão do dia é escolher o que você quer visitar – e vou tentar te ajudar explicando o que há em cada uma das entradas, combinado?

A melhor época para visitar o parque é no período seco (de dezembro a abril), que coincide com o inverno. O calor e os mosquitos dão uma trégua e fica mais fácil avistar os animais. Porém nessa época é a alta temporada, algumas experiências são concorridas e será difícil estacionar no Shark Valley. Programe-se bem!

Tours saindo de Miami: o jeito fácil de explorar os Everglades

Para quem quer uma forma prática de explorar o Everglades, a pedida mais prática é fazer um tour de airboat operado por uma das empresas autorizadas pelo parque nacional. O passeio dura cerca de uma hora e explora os mangues em alta velocidade buscando pássaros e jacarés. É muito legal!

De carro:

Quem está de carro alugado pode dirigir por conta própria até o local. Duas boas pedidas são o Everglades Safari Park e o Gator Park, ambos ficam na US 41 ou Tamiami Trail (uma mistura entre Tampa e Miami), que por sinal é uma rodovia bem legal de dirigir. Vale comprar ingressos antecipados.

Quem tem o dia todinho para viver essa aventura pode continuar até o Visitor Center do Shark Valley que fica apenas 15 minutinhos dali.

Sem carro:

Sem carro, há duas opções de tours legais saindo de Miami: uma opção mais econômica de ônibus turístico que leva até o parque, faz o passeio e volta; ou uma opção BEM mais exclusiva, guiada por biólogos e por membros da tribo Miccosukee (habitantes nativos da região) e que, além do passeio de airboat, inclui uma caminhada guiada linda pela região. Se você topa investir um pouco mais no passeio, opte pela segunda opção.

Everglades por conta própria: Uma oportunidade de desvendar o lado selvagem do parque

Se você tem tempo para viver experiências mais longas, pode e deve ir além do tradicional passeio de airboat. A região de Shark Valley (62 km – cerca de 1 hora de Miami) oferece uma oportunidade linda de ver animais em grandes quantidades. Você pode casar o passeio de bicicleta com um passeio de airboat na região, ambos ficam na mesma região!

O que fazer no Everglades:

  1. Passeio de Airboat
  2. Explorar o Shark Valley de Tram ou bicicleta
  3. Dirigir a Loop Road
  4. Passeio de caiaque no Everglades
  5. Percorrer as Trilhas Anhinga e Gumbo Limbo
  6. Região de Flamingo: Glamping, Houseboats e passeios de barco
  7. Conhecer as 10 Thousand Islands
  8. Almoçar no Tradicional Rod & Gun

1- Passeio de Airboat no Everglades perto de Miami

O passeio de aerobarco pelos Everglades é o passeio mais comum pelos Everglades, e um passeio certeiro para explorar o Everglades a partir de Miami. Nós optamos pelo Everglades Safari Park, que o pai da minha amiga que mora em Miami já conhecia.

Passeio de barco no Everglades em Miami

Logo na chegada no Everglades fomos recebidos por um jacaré grandalhão, o preguiçoso tava deitado na grama e lá permaneceu até o fim do nosso passeio paradinho.

Pata de Jacaré nos Everglades na Flórida
Olha a mãozinha da criança

Alguns minutos depois, chegou um outro jacaré e se deitou junto ao primeiro amigo, esse foi com a minha cara e até abriu o bocão para a foto. Olha só os “dentinhos”.

Jacaré no Everglades Safari Park
Jacaré de boca aberta nos Everglades em Miami

Após almoçar um cheese frango horrível – as opções eram todas feias e não muito gostosas, não almoce ali  –  partimos para o nosso tour.

Quanto custa o passeio de barco no Everglades em Miami?

Os tours são feitos em barcos de até 40 pessoas, duram cerca de 40 minutos e custam a partir de 29 dólares para adultos e 12 para crianças. Para garantir seu passeio, recomendo reservar com antecedência.

Quem preferir pode contratar um barco privado – como nós fizemos por a partir de $355.

Como é a experiência de Airboat nos Everglades

Antes de entrar no barco, os passageiros recebem um tampão de ouvidos para se proteger do barulho do aerobarco que é tremendo.

O passeio começa bem devagar com o motorista contando um pouco sobre os jacarés e sobre o ecossistema dos Everglades. Num dado momento, ele acelera o barco e começa a voar pelo rio de grama.

Gostei muito da sensação de estar com os ouvidos meio tapados, ouvindo bem pouco e curtindo uma natureza completamente diferente com um ventinho no rosto. Leve casaco!

Passeio de barco pelo Everglades
Meninas do nosso barco curtindo o ventinho no rosto
Ecosistema do Everglades
Plantas aquáticas no Everglades

Ao chegar em um trecho do parque muito habitado por Jacarés, o motorista diminui a velocidade e entra em ilhotas cercadas por águas de baixíssima profundidade à procura dos grandalhões. Algumas vezes parecia que o barco não ia conseguir passar, de tão fechadinha que é a vegetação.

Encontramos meia dúzia de jacarés, o que nos deixou bastante satisfeitos – mas é considerado pouco para a região. A chuva dos dias anteriores atrapalhou bem a busca. Ainda assim valeu a pena, adoramos a aventura.

Vegetação pantanosa do Everglades
Olha só como nesse trecho a vegetação é mais fechada. Dá para acreditar que o barco passa por cima disso?
Jacaré no Everglades National Park na Flórida
Eis que nossos amigos resolvem dar o ar da graça

E também haviam pássaros…

Garça no Everglades National Park
Garça no Everglades National Park

Meia hora depois e sem nem perceber a passagem do tempo, retornamos ao lugar de saída, onde mais jacarés nos esperavam curtindo um solzinho.

O Show dos jacarés

O Everglades Safari Park e muitos outros parques da região fazem uma espécie de show com jacarés no final. Quem, assim como eu, prefere não ver shows com animais, pode passar direto.

Durante o show o treinador conta curiosidades sobre a espécie, e mostra o poder de uma dentada de jacaré.

Show de jacarés do Everglades
Jacarés grandalhões esperando o show começar
Show dos Jacarés - Everglades
Carinho no Jacaré – mini medo

Mini zoológico dos jacarés

Há também um mini zoológico no local que mostra várias espécies diferentes de jacaré. Confesso que após vê-los livres na natureza, achei desnecessário ver um zoológico em pleno parque nacional.

Jacaré no minizoológico do Zoo Safari Park nos Everglades
Jacaré no minizoológico do Zoo Safari Park nos Everglades

2- Explorar o Shark Valley de Tram ou bicicleta

Quer explorar o Everglades de forma mais intensa? A pedida é o Shark Valley (64 km de Miami), uma área do parque que favorece o encontro com animais e oferece experiências bem interessantes.

Shark Valley nos Everglade
Shark Valley nos Everglades | Imagem: Visit Florida

Passeio de tram

A experiência mais popular no Shark Valley é o tour de tram ($28 por adulto e $15 para crianças de 3-12 anos) que dura duas horas e faz um percurso de 24 Km ao longo do rio com paradas estratégicas para ver os animais. O auge do passeio é a torre de observação de 15 metros de altura que oferece uma vista bem especial do local.

Há boas chances de você avistar muitos jacarés e pássaros. Reserve o passeio com antecedência pois as vagas são limitadas. Veja os horários e faça reservas no site oficial.

Passeio de bicicleta

Topa pedalar 24 km em uma bicicleta um pouco velhinha?

O pavimento não é grande coisa, mas te adianto: essa é uma das experiências mais sensacionais do parque. Você terá a chance de ir no seu ritmo, parar quando quiser e contemplar a vida nos Everglades. O ponto alto do passeio é a torre de observação, um edifício de 15 metros que fica absolutamente no meio do nada.

Torre de observação do Shark Valley | Imagem: Visit Florida

O aluguel custa $22 por bicicleta e para garantir a sua vale reservar com antecedência. Veja detalhes no site oficial.

Trilhas & centro de visitantes

Aproveite sua visita ao Shark Valley para assistir o filme introdutório no centro de visitantes, bater papo com um guarda florestal (eles sempre tem boas dicas do parque) e fazer as duas trilhas pequeninas que saem de lá Bobcat Boardwalk (calçadão a acessível de 300 metros) e Ottercave Trail (não pavimentada de 500 metros), ambas oferecem um gostinho especial e com muitas explicações sobre a vida e vegetação nos Everglades.

Chegue cedo:

De dezembro a abril é alta temporada no Everglades National Park e o estacionamento, que é limitado, costuma lotar antes das 10:00 da manhã. Na alta temporada, não deixe de reservar suas bicicletas ou passeio de tram.

Entrada no parque nacional: $30 por carro

3- Dirigir pela Loop Road no By Cypress National Preserve

A Loop Road é um dos trajetos cênicos do Big Cypress National Preserve, uma floresta nacional adjacente ao Everglades e recheada de paisagens lindas que oferece uma aventura muito especial e recheada de oportunidades de avistar animais sem precisar sair do carro.

Jacaré no  Big Cypress National Preserve
Jacaré perto do Oasis Visitors Center no Big Cypress National Preserve | Imagem: Visit Florida

São 38 km de estrada sendo que boa parte dela é de terra. Há um PDF detalhando a jornada milha a milha disponível online, mas antes de encarar a aventura, vale parar no centro de visitantes e se certificar das condições da estrada.

E o Alligator Alley?

Há alguns anos atrás o Alligator Alley (ou corredor dos jacarés), um trecho da I-75 a rodovia que conecta Miami a Naples de cerca de 80 milhas, era uma pedida certeira para quem queria ver jacarés em grande quantidade sem sair do carro. De uns anos para cá e para proteger os jacarés que tentavam cruzar a estrada e morriam atropelados, a estrada ganhou cercas dos dois lados, assim aquele sonho de ver dezenas de jacarés passando pertinho sem descer do carro ficou um pouquinho mais difícil.

Dirigir a I-75 continua sendo uma experiência legal para caramba, mas está longe de ser uma imersão no Everglades como um dia já foi.

4- Fazer um passeio de caiaque

O Everglades é um destino espetacular para explorar a bordo de um caiaque, e as duas entradas mais comuns para quem quer viver essa experiência linda são Flamingo e Gulf Coast.

Passeio de Caiaque no Everglades
Passeio de Caiaque no Everglades | Foto: Visit Florida

Remadores experientes podem levar seu próprio equipamento e usar as rampas públicas, também há opções incríveis de tours guiados (reserve com antecedência pois o número de participantes é bem limitado) e dá para alugar caiaques avulsos e explorar a região por conta própria.

Remadores experientes: Vale dar uma olhadinha no Paradise Coast Blueway

5- Percorrer as Trilhas Anhinga e Gumbo Limbo

O Royal Palm Visitor Center que fica na Main Entrance (entrada principal) do Everglades National Park é o ponto de início de duas trilhas curtas bem interessantes para avistar vida selvagem e os jacarés da região.

Trilha no Everglades National Park
Trilha no Everglades National Park | Foto: Visit Florida

A Anhinga trail tem 1,2 km, é 100% acessível e proporciona uma visão bem especial dos campos pantanosos recheados de saw grass (grama aquática), pássaros de grande porte e jacarés são bem comuns por lá.

A Gumbo Limbo é uma trilha de 400 m sombreada por palmeiras de mesmo nome, e que tem samambaias e plantas aquáticas vistosas.

Confira aqui mais opções de trilhas pelo parque.

6- Região de Flamingo: glamping, houseboats e mais

Flamingo, a ponta sul do Everglades National Park (o ponto mais sul da Flórida dentro do continente) é o Everglades dos iniciados. Uma região linda e remota que oferece uma série de experiências diferentes e muito especiais.

Por lá você poderá dormir em uma casa-barco, fazer glamping (dormir em uma tenda de camping equipada com cama), e poderá fazer passeios de barco guiados por biólogos, ou remar um caiaque e desvendar as trilhas aquáticas da região por conta própria. Peixes-bois, jacarés, crocodilos e pássaros são bem comuns por lá.

7- Conhecer as Ten Thousand Islands

A entrada da Costa do Golfo (acessível a partir de Everglades City) é um destino muito especial para combinar com as praias da Costa Oeste da Flórida. É assim que as 10 Thousands Islands, um conjunto de milhares de ilhotas, algumas submersas, algumas 100% compostas por manguezais e outras com praias lindas e desertas, pintam no nosso roteiro do Everglades.

É possível explorar as ilhas por um passeio de barco, curtir o lado praia das Ten Thousand Islands e ainda avistar golfinhos no caminho. Esse tour sai de dentro do parque nacional, é um tour intimista com no máximo 6 participantes e oferece uma experiência linda. Há grupos um pouco maiores que são consideravelmente mais baratos para quem preferir.

8- Almoçar no Tradicional Rod & Gum

Que tal aproveitar a viagem aos Everglades para conhecer um pedacinho histórico e super especial da Flórida?

O Rod & Gun (200 W Broadway- Everglades City) foi construído na década de 20 – sobre uma estrutura que data de 1864 – e se tornou destino que presidentes e celebridades que vinham curtir o lado exótico da Flórida.

Rod & Gun | Foto: Brianna Green

O local conserva o charme e a mobília do século XIX, com vistas das 10 Thousand Islands e um bar- restaurante muito tradicional. Vale viver essa experiência.

Seguro viagem para a Flórida

O seguro viagem é a garantia que sua estadia será tranquila no tão sonhado lugar que você escolheu para passar suas férias.

Usamos e indicamos a Seguros Promo, que é uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices.

Clicando aqui e inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha até 10% % de desconto na compra do seguro.

Chip de celular

Você sabia que dá para comprar chip de telefone para os Estados Unidos ainda no Brasil e economizar?

O chip de telefone da O Meu chip pega super bem na Flórida, e é mais vantajoso que comprar um chip local. Compre já o seu!

Deixe aqui sua dúvida ou comentário.

E aí, curtiu nossas dicas para explorar o Everglades saindo de Miami?


Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida

Logo Visit Florida

Veja também:

Orlando

Praias da Flórida

Flórida Springs


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.