Everglades, um parque incrível pertinho de Miami: Passeio de barco, Shark Valley e mais
Descubra os Everglades, um ecossistema pantanoso único do sul da Flórida e uma oportunidade de sair de Miami e explorar o terceiro maior parque nacional dos Estados Unidos. Neste post dividirei com vocês dicas para explorar os Everglades, o que fazer no parque e os detalhes do nosso passeio de airboat pela região. Vamos nessa?
O que são os Everglades?
Os Everglades, na Flórida, são uma região pantanosa pertinho de Miami e que tem uma biodiversidade incrível. Trata-se de uma planície de grama alagada habitada por pássaros, jacarés, peixes-bois e pumas da Flórida, uma região muito linda e protegida pelo Everglades National Park.

Para descobrir o Everglades você pode optar por um tour saindo de Miami ou explorar o parque nacional por conta própria. Algumas das experiências mais comuns são: barco de Aerobarco (Airboat), trilhas e caminhadas, e passeio de canoa ou caiaque.
Como explorar o Everglades saindo de Miami
O Everglades é o terceiro maior parque nacional americano e a dinâmica de visitação é um pouco diferente de outros parques nacionais pois grande parte do parque é remota e inacessível. Não existe uma estrada que cruza o parque, e as entradas não estão conectadas.
Há três acessos distintos e bem distantes uns dos outros.
- Shark Valley (também chamada de Miami entrance)
- Homestead entrance (a entrada principal): a partir dela você pode acessar as áreas de Royal Palm e Flamingo. Aqui há várias trilhas interessantes.
- Gulf Coast (em Everglades City): base para explorar os manguezais e as 10 thousand Islands
Sua primeira decisão do dia é escolher o que você quer visitar – e vou tentar te ajudar explicando o que há em cada uma das entradas, combinado?
A melhor época para visitar o parque é no período seco (de dezembro a abril), que coincide com o inverno. O calor e os mosquitos dão uma trégua e fica mais fácil avistar os animais. Porém nessa época é a alta temporada, algumas experiências são concorridas e será difícil estacionar no Shark Valley. Programe-se bem!
Tours saindo de Miami: o jeito fácil de explorar os Everglades
Para quem quer uma forma prática de explorar o Everglades, a pedida mais prática é fazer um tour de airboat operado por uma das empresas autorizadas pelo parque nacional. O passeio dura cerca de uma hora e explora os mangues em alta velocidade buscando pássaros e jacarés. É muito legal!
De carro:
Quem está de carro alugado pode dirigir por conta própria até o local. Duas boas pedidas são o Everglades Safari Park e o Gator Park, ambos ficam na US 41 ou Tamiami Trail (uma mistura entre Tampa e Miami), que por sinal é uma rodovia bem legal de dirigir. Vale comprar ingressos antecipados.
Quem tem o dia todinho para viver essa aventura pode continuar até o Visitor Center do Shark Valley que fica apenas 15 minutinhos dali.
Sem carro:
Sem carro, há duas opções de tours legais saindo de Miami: uma opção mais econômica de ônibus turístico que leva até o parque, faz o passeio e volta; ou uma opção BEM mais exclusiva, guiada por biólogos e por membros da tribo Miccosukee (habitantes nativos da região) e que, além do passeio de airboat, inclui uma caminhada guiada linda pela região. Se você topa investir um pouco mais no passeio, opte pela segunda opção.
Everglades por conta própria: Uma oportunidade de desvendar o lado selvagem do parque
Se você tem tempo para viver experiências mais longas, pode e deve ir além do tradicional passeio de airboat. A região de Shark Valley (62 km – cerca de 1 hora de Miami) oferece uma oportunidade linda de ver animais em grandes quantidades. Você pode casar o passeio de bicicleta com um passeio de airboat na região, ambos ficam na mesma região!
O que fazer no Everglades:
- Passeio de Airboat
- Explorar o Shark Valley de Tram ou bicicleta
- Dirigir a Loop Road
- Passeio de caiaque no Everglades
- Percorrer as Trilhas Anhinga e Gumbo Limbo
- Região de Flamingo: Glamping, Houseboats e passeios de barco
- Conhecer as 10 Thousand Islands
- Almoçar no Tradicional Rod & Gun
1- Passeio de Airboat no Everglades perto de Miami
O passeio de aerobarco pelos Everglades é o passeio mais comum pelos Everglades, e um passeio certeiro para explorar o Everglades a partir de Miami. Nós optamos pelo Everglades Safari Park, que o pai da minha amiga que mora em Miami já conhecia.
Logo na chegada no Everglades fomos recebidos por um jacaré grandalhão, o preguiçoso tava deitado na grama e lá permaneceu até o fim do nosso passeio paradinho.
Alguns minutos depois, chegou um outro jacaré e se deitou junto ao primeiro amigo, esse foi com a minha cara e até abriu o bocão para a foto. Olha só os “dentinhos”.
Após almoçar um cheese frango horrível – as opções eram todas feias e não muito gostosas, não almoce ali – partimos para o nosso tour.
Quanto custa o passeio de barco no Everglades em Miami?
Os tours são feitos em barcos de até 40 pessoas, duram cerca de 40 minutos e custam a partir de 29 dólares para adultos e 12 para crianças. Para garantir seu passeio, recomendo reservar com antecedência.
Quem preferir pode contratar um barco privado – como nós fizemos por a partir de $355.
Como é a experiência de Airboat nos Everglades
Antes de entrar no barco, os passageiros recebem um tampão de ouvidos para se proteger do barulho do aerobarco que é tremendo.
O passeio começa bem devagar com o motorista contando um pouco sobre os jacarés e sobre o ecossistema dos Everglades. Num dado momento, ele acelera o barco e começa a voar pelo rio de grama.
Gostei muito da sensação de estar com os ouvidos meio tapados, ouvindo bem pouco e curtindo uma natureza completamente diferente com um ventinho no rosto. Leve casaco!
Ao chegar em um trecho do parque muito habitado por Jacarés, o motorista diminui a velocidade e entra em ilhotas cercadas por águas de baixíssima profundidade à procura dos grandalhões. Algumas vezes parecia que o barco não ia conseguir passar, de tão fechadinha que é a vegetação.
Encontramos meia dúzia de jacarés, o que nos deixou bastante satisfeitos – mas é considerado pouco para a região. A chuva dos dias anteriores atrapalhou bem a busca. Ainda assim valeu a pena, adoramos a aventura.

E também haviam pássaros…
Meia hora depois e sem nem perceber a passagem do tempo, retornamos ao lugar de saída, onde mais jacarés nos esperavam curtindo um solzinho.
O Show dos jacarés
O Everglades Safari Park e muitos outros parques da região fazem uma espécie de show com jacarés no final. Quem, assim como eu, prefere não ver shows com animais, pode passar direto.
Durante o show o treinador conta curiosidades sobre a espécie, e mostra o poder de uma dentada de jacaré.
Mini zoológico dos jacarés
Há também um mini zoológico no local que mostra várias espécies diferentes de jacaré. Confesso que após vê-los livres na natureza, achei desnecessário ver um zoológico em pleno parque nacional.
2- Explorar o Shark Valley de Tram ou bicicleta
Quer explorar o Everglades de forma mais intensa? A pedida é o Shark Valley (64 km de Miami), uma área do parque que favorece o encontro com animais e oferece experiências bem interessantes.

Passeio de tram
A experiência mais popular no Shark Valley é o tour de tram ($28 por adulto e $15 para crianças de 3-12 anos) que dura duas horas e faz um percurso de 24 Km ao longo do rio com paradas estratégicas para ver os animais. O auge do passeio é a torre de observação de 15 metros de altura que oferece uma vista bem especial do local.
Há boas chances de você avistar muitos jacarés e pássaros. Reserve o passeio com antecedência pois as vagas são limitadas. Veja os horários e faça reservas no site oficial.
Passeio de bicicleta
Topa pedalar 24 km em uma bicicleta um pouco velhinha?
O pavimento não é grande coisa, mas te adianto: essa é uma das experiências mais sensacionais do parque. Você terá a chance de ir no seu ritmo, parar quando quiser e contemplar a vida nos Everglades. O ponto alto do passeio é a torre de observação, um edifício de 15 metros que fica absolutamente no meio do nada.

O aluguel custa $22 por bicicleta e para garantir a sua vale reservar com antecedência. Veja detalhes no site oficial.
Trilhas & centro de visitantes
Aproveite sua visita ao Shark Valley para assistir o filme introdutório no centro de visitantes, bater papo com um guarda florestal (eles sempre tem boas dicas do parque) e fazer as duas trilhas pequeninas que saem de lá Bobcat Boardwalk (calçadão a acessível de 300 metros) e Ottercave Trail (não pavimentada de 500 metros), ambas oferecem um gostinho especial e com muitas explicações sobre a vida e vegetação nos Everglades.
Chegue cedo:
De dezembro a abril é alta temporada no Everglades National Park e o estacionamento, que é limitado, costuma lotar antes das 10:00 da manhã. Na alta temporada, não deixe de reservar suas bicicletas ou passeio de tram.
Entrada no parque nacional: $30 por carro
3- Dirigir pela Loop Road no By Cypress National Preserve
A Loop Road é um dos trajetos cênicos do Big Cypress National Preserve, uma floresta nacional adjacente ao Everglades e recheada de paisagens lindas que oferece uma aventura muito especial e recheada de oportunidades de avistar animais sem precisar sair do carro.

São 38 km de estrada sendo que boa parte dela é de terra. Há um PDF detalhando a jornada milha a milha disponível online, mas antes de encarar a aventura, vale parar no centro de visitantes e se certificar das condições da estrada.
E o Alligator Alley?
Há alguns anos atrás o Alligator Alley (ou corredor dos jacarés), um trecho da I-75 a rodovia que conecta Miami a Naples de cerca de 80 milhas, era uma pedida certeira para quem queria ver jacarés em grande quantidade sem sair do carro. De uns anos para cá e para proteger os jacarés que tentavam cruzar a estrada e morriam atropelados, a estrada ganhou cercas dos dois lados, assim aquele sonho de ver dezenas de jacarés passando pertinho sem descer do carro ficou um pouquinho mais difícil.
Dirigir a I-75 continua sendo uma experiência legal para caramba, mas está longe de ser uma imersão no Everglades como um dia já foi.
4- Fazer um passeio de caiaque
O Everglades é um destino espetacular para explorar a bordo de um caiaque, e as duas entradas mais comuns para quem quer viver essa experiência linda são Flamingo e Gulf Coast.

Remadores experientes podem levar seu próprio equipamento e usar as rampas públicas, também há opções incríveis de tours guiados (reserve com antecedência pois o número de participantes é bem limitado) e dá para alugar caiaques avulsos e explorar a região por conta própria.
Remadores experientes: Vale dar uma olhadinha no Paradise Coast Blueway
5- Percorrer as Trilhas Anhinga e Gumbo Limbo
O Royal Palm Visitor Center que fica na Main Entrance (entrada principal) do Everglades National Park é o ponto de início de duas trilhas curtas bem interessantes para avistar vida selvagem e os jacarés da região.

A Anhinga trail tem 1,2 km, é 100% acessível e proporciona uma visão bem especial dos campos pantanosos recheados de saw grass (grama aquática), pássaros de grande porte e jacarés são bem comuns por lá.
A Gumbo Limbo é uma trilha de 400 m sombreada por palmeiras de mesmo nome, e que tem samambaias e plantas aquáticas vistosas.
Confira aqui mais opções de trilhas pelo parque.
6- Região de Flamingo: glamping, houseboats e mais
Flamingo, a ponta sul do Everglades National Park (o ponto mais sul da Flórida dentro do continente) é o Everglades dos iniciados. Uma região linda e remota que oferece uma série de experiências diferentes e muito especiais.
Por lá você poderá dormir em uma casa-barco, fazer glamping (dormir em uma tenda de camping equipada com cama), e poderá fazer passeios de barco guiados por biólogos, ou remar um caiaque e desvendar as trilhas aquáticas da região por conta própria. Peixes-bois, jacarés, crocodilos e pássaros são bem comuns por lá.
7- Conhecer as Ten Thousand Islands
A entrada da Costa do Golfo (acessível a partir de Everglades City) é um destino muito especial para combinar com as praias da Costa Oeste da Flórida. É assim que as 10 Thousands Islands, um conjunto de milhares de ilhotas, algumas submersas, algumas 100% compostas por manguezais e outras com praias lindas e desertas, pintam no nosso roteiro do Everglades.
É possível explorar as ilhas por um passeio de barco, curtir o lado praia das Ten Thousand Islands e ainda avistar golfinhos no caminho. Esse tour sai de dentro do parque nacional, é um tour intimista com no máximo 6 participantes e oferece uma experiência linda. Há grupos um pouco maiores que são consideravelmente mais baratos para quem preferir.
8- Almoçar no Tradicional Rod & Gum
Que tal aproveitar a viagem aos Everglades para conhecer um pedacinho histórico e super especial da Flórida?
O Rod & Gun (200 W Broadway- Everglades City) foi construído na década de 20 – sobre uma estrutura que data de 1864 – e se tornou destino que presidentes e celebridades que vinham curtir o lado exótico da Flórida.

O local conserva o charme e a mobília do século XIX, com vistas das 10 Thousand Islands e um bar- restaurante muito tradicional. Vale viver essa experiência.
Seguro viagem para a Flórida
O seguro viagem é a garantia que sua estadia será tranquila no tão sonhado lugar que você escolheu para passar suas férias.
Usamos e indicamos a Seguros Promo, que é uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices.
Clicando aqui e inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha até 10% % de desconto na compra do seguro.
Chip de celular
Você sabia que dá para comprar chip de telefone para os Estados Unidos ainda no Brasil e economizar?
O chip de telefone da O Meu chip pega super bem na Flórida, e é mais vantajoso que comprar um chip local. Compre já o seu!
Deixe aqui sua dúvida ou comentário.
E aí, curtiu nossas dicas para explorar o Everglades saindo de Miami?
Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida

Veja também:
- Roteiro Flórida: Dicas para 7, 10, 15 ou 20 dias de viagem
- Roteiro Miami: Um roteiro descolado para curtir o melhor da cidade
- Miami com Crianças: 20 dicas incríveis
Orlando
- Orlando além dos parques temáticos: 15 dicas de passeios fora do comum
- Roteiro Magic Kingdom
- Roteiro Epcot
- Roteiro Animal Kingdom
- Roteiro Universal Studios
- Roteiro Islands of Adventure
Praias da Flórida
- Palm Beach: Praias incríveis e uma baita estrutura hoteleira
- Costa Oeste da Flórida: Roteiro lindo pela Flórida
- Anna Maria Island: Descubra um paraíso na Flórida
- Captiva Island: Descubra um destino incrível
- Sarasota: Praias lindas e estrutura de cidade de verdade
Flórida Springs
- O que fazer em Crystal River: Manatis, Piscinas Naturais e mais
- Springs da Flórida: Um guia para as fontes de águas cristalinas do estado
- O que fazer em Deland: Piscinas naturais e um centrinho histórico charmoso
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!