Tudo para sua viagem de Motorhome na Flórida: Dicas completas + Roteiro

Tá pensando em viajar de motorhome na Flórida? Esse post é para você! Aqui você encontrará dicas práticas para planejar sua viagem, alugar seu motorhome na Flórida, sugestões de roteiro + roteiro de 9 dias completão.

Viagem de Motorhome na Flórida

Neste post você encontrará:

Por que viajar de motorhome na Flórida?

Se essa é a sua primeira vez viajando de motorhome, tenho uma ótima notícia: você vai gostar e vai querer repetir a experiência. Ter sua casinha móvel e as pessoas que você mais gosta (sejam amigos, sua família ou [email protected]) viajando juntos, é abrir espaço para uma série de vivências incríveis e intensas.

Interior do motorhome modelo C25 da Cruise America
Interior do motorhome modelo C25 da Cruise America

Os espaços são limitados, o que duplica a convivência e o tempo de qualidade juntos. Viajar em uma casa móvel é poder parar em qualquer canto maravilhoso e preparar um almoço caprichado, eliminar completamente a chatice do check in e check out de out de hotel, e por fim, curtir as delícias de um camping: fogueira, céu estrelado e natureza, sem os perrengues de uma barraca.

A Flórida tem uma estrutura completíssima para viagens de RV (Recreational Vehicle – você vai ouvir muito esse termo para falar de motorhomes, trailers e campervans) com direito a campings estaduais fabulosos e muitas opções de campings privados. Taí um estado super divertido e hospitaleiro para sua primeira ou vigésima viagem de motorhome.

Como é viajar de motorhome na Flórida - nosso camping
Um dos campings da nossa viagem: Pineglen Motorcoach & RV Park

O que é preciso para alugar motorhome na Flórida

Para alugar um motorhome na Flórida você vai precisar de:

  • Carteira de motorista: aqui vale falar que algumas empresas tem restrições para menores de 21 anos;
  • Seguro de veículo: obrigatório para dirigir qualquer carros nos EUA;
  • Depósito de segurança: bloqueado do seu cartão de crédito

Sua CNH é válida por até três meses nos EUA

Com a sua Carteira Nacional de habilitação (CNH) tipo “B” você pode alugar um motorhome na Flórida. Ou seja, quem está apto a dirigir um carro convencional no Brasil pode alugar uma RV nos EUA.

Gilchrist Blue Springs em High Springs Flórida
Curitndo as águas da Gilchrist Blue Springs

Depósito de segurança: atenção ao limite do cartão de crédito

Ao efetuar sua locação, você pagará por 50% do valor durante a reserva + 50% na retirada do veículo. Saiba que além do valor total, você precisará fazer um depósito de $500 para alguma eventualidade – ou seja, esse valor será bloqueado do seu cartão durante a retirada e será devolvido uns 10 dias após o termino.

Cuidado com o limite do seu cartão de crédito, na dúvida vale ter sempre uma segundo cartão disponível!

No post Aluguel de motohome nos EUA fiz uma descrição bem completa dos tipos de motohome disponíveis + dicas para sua viagem. Vale ler!

Seguro de viagem para a Flórida

Além dos seguros do motorhome, vale investir em um seguro viagem para você e sua família. O seguro viagem te protege contra voos cancelados, malas extraviadas, e qualquer eventualidade médica ou odontológica que possa ocorrer durante a viagem.

Não existe um sistema público de saúde nos EUA, e qualquer consulta médica por aqui custa por volta de $300. Por outro lado um excelente seguro viagem custa menos de R$10,00 por dia. Não tem nem o que pensar, né?!

Para buscar a melhor opção para a sua viagem recomendo a Seguros Promo, um buscador de seguros que trabalha com as melhores empresas do mercado e é confiável.

Quer um desconto?!

Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem! Faça já sua cotação.

Como alugar seu motorhome

Para alugar sua motorhome, recomendo a Motorhome Trips. Uma agência de viagens especializada em motorhomes. E o legal é que eles oferecem condições especiais de pagamento para brasileiros, e se você quiser, podem inclusive te ajudar a reservar os campings e organizar seu roteiro passo a passo (o serviço de roteiro é cobrado a parte, mas para quem tem pouco tempo e um orçamento mais flexível, super recomendo).

A motorhome trips vai te ajudar a cotar as principais empresas de motorize dos EUA e te ajudar a escolher a melhor opção para sua viagem. E se eu puder te dar uma dica: quanto maior a antecedência, mais barato fica!

Para ganhar 3% de desconto use o código IDEIAS NA FLORIDA

Motorhome na Flórida - Camping na Forgotten Coast
Curtindo o final de tarde na Forgotten Coast

Onde dormir: Como escolher e reservar campings

Em geral, quem viaja de motorhome pelas EUA opta por uma dessas três soluções para dormir: free camping, campings ou harvest hosts.

Free Camping

Uma pergunta que sempre aparece por aqui é: Posso estacionar meu motohome em qualquer lugar na rua e dormir? E a resposta direta e reta é não. Muitas cidades têm legislações com multas pesadas. Então vale ficar de olho.

O Free Camping ou boondocking é uma alternativa excelente para quem quer economizar durante a viagem, mas existem os lugares certos para fazê-los. Com o aplicativo RV Parky você consegue identificar os lugares de free camping mais próximos de você.

Algumas das alternativas mais populares para fazer o camping grátis são:

  • Rest Areas: vale Lembrar que a prioridade é dos caminhões que dependem das áreas de descanso e deixar espaço para eles.
  • Walmarts: Alguns Walmarts liberam o free camping em seus estacionamentos à noite. Eu não amo o ambiente – especialmente viajando com crianças – mas muitas amigos ficam em Walmarts com frequência. Veja aqui a lista dos Walmarts que liberam Free Camping.
  • Cracker Barrel: Comida sulista, porções generosas e para nós que viajamos de motorhome, a chance de chegar para o jantar e dormir por lá mesmo. O bom é que tem muita Cracker Barrel na Flórida!

Campings

A Flórida tem uma estrutura de campings fabulosa com muitas opções de campings em parques estaduais e campings privados. A estrutura dos campings varia entre eletric only (apenas com eletricidade), eletric + water (eletricidade + água) ou Full Hook ups (água, eletricidade e esgoto), alguns camping possuem wifi, mas em geral, a conexão é limitada e não dá para contar.

  • Campings em parques estaduais: sua chance de dormir dentro de parques incríveis e por um valor super acessível. O melhor camping que já me hospedei nos EUA fica dentro de uma reserva estadual e se chama Top Tail, na região de Destin. As reservas podem ser feitas com até 11 meses de antecedência e se esgotam muito rápido.
  • Campings privados: Use o aplicativo All Stays (pago, porém excelente) ou o aplicativo Campendium para encontrar os melhores campings para a sua viagem. Há desde campings com estrutura simples a RV Resorts com piscina, churrasqueiras e estrutura de lazer completa. Uma rede bem popular nos EUA é o KOA (Kamp of America)

Harvest Hosts

Outra forma econômica e muito legal de acampar é fazer parte do programa Harvest Hosts que custa $99 por ano e te dá direito a acampar em vinícolas, fazendas, museus e atrações turísticas em todo os EUA.

Não há nenhuma estrutura de água, eletricidade ou esgoto, e o seu host espera que você consuma algo (se for uma atração, que você o visite) durante a sua estadia.

O que nós amamos: Se hospedar em um Harvest Host é mais barato e muitas vezes mais divertido que um camping comum, e muito mais seguro que um free camping. Há um senso bem legal de comunidade e uma troca bacana com os hosts e outros participantes. Sempre que há Harvest Hosts no nosso caminho, fazemos questão de parar e prestigiar.

Dicas práticas para viajar de motorhome na Flórida

Com a viagem reservada, e um roteiro mais ou menos pensado, chegou a hora de dar dicas práticas e efetivas para sua viagem de motorhome funcionar.

Retirada do motorhome

A maior parte das locadoras de motorhome não permite a retirada do veículo no dia de chegada do seu voo internacional, assim planeje dormir a primeira noite em um hotel e fazer um passeio no destino inicial da viagem.

Se você começa em Orlando, veja aqui as nossas dicas de Orlando além dos parques.

Horário de retirada do motorhome

Ao menos que você esteja disposto a pagar uma diária a mais, o aluguel do motorhome começa a partir das 13:00. O processo de retirada do veículo é lento, mas você pode agilizá-lo assistindo o filme introdutório em casa (cerca de 20 min | disponível em português). 

Após o filme, você fará a parte burocrática do processo: pagar o aluguel, contratar itens adicionais (seguro, pacotes com itens extra) e na sequência fará uma vistoria no seu motorhome. Eu se fosse você, contrataria o seguro. Raspar o motorhome em uma árvore baixa pelo caminho é algo bem comum, e sem o seguro adicional, vai te deixar com um gosto amargo terrível.

Seja criterioso

Teste absolutamente tudo (água, gerador, ar condicionado), tire foto do painel que marca quilometragem e gasolina, note amassados no veículo (na dúvida eu sempre fotografo) e se for sua primeira vez em um motorhome, recomendo filmar o tanque de propano e a parte que eles mostram como conectar a eletricidade e o tubo de esgoto ao camping. É fácil, mas pode rolar um branco inicial.

Nós recebemos um motorhome que estava relativamente sujo e exigimos que fosse limpo antes da nossa saída, pela demora pedimos um check out tardio e eles atenderam.

O processo leva cerca de 2 horas, e a melhor dica que posso te dar é: não tenha pressa.

Interior do motorhome c25 - Cruise America
O motorhome vem “pelado”. Você pode comprar os itens ou alugar kits na locadora

Kits opcionais

O aluguel do seu motorhome não inclui o kit de roupas de cama/ banho e o kit de cozinha. Em outras palavras, você receberá um motorhome pelado!

O kit de roupas de cama/ custa  $75 por pessoa e inclui roupas de cama, tolhas, panos de prato e panos de limpeza. Minha dica é comprar no Walmart ou Target, você vai gastar menos e ainda pode escolher se quer doar os itens ou levar para casa no final da viagem.

O kit de cozinha custa $125 e inclui pratos, copos, talheres, panelas, utensílios de cozinha, lanternas e vassoura. Dá para comprar tudo por um valor bem parecido. Comprar tudo dá mais trabalho, mas te dá a opção de levar uma coisinha ou outra para casa no final da viagem.

E claro, ao comprar os itens você pode, por exemplo, escolher canecas fofas combinantes para tirar fotos durante a viagem.

Chegada ao primeiro camping

Se é a sua primeira vez dirigindo (e estacionando) um motorhome, programe-se para chegar ao primeiro camping de dia. Enxergar sua vaga, e no caso de um camping com full Hook-up, os pontos de conexão de eletricidade e esgoto vai te ajudar a conectar os pontos mais fácil.

Dica para estacionar o motorhome

Para estacionar, recomendo que uma das pessoas desça do motorhome e vocês façam uma chamada de telefone/WhatsApp. Falar no telefone vai te ajudar a estacionar mais rápido e evitar que você bata naquele tronco de árvore que estava no seu ponto cego. E cuidado com os galhos baixos.

Para conectar o esgoto

Compre um par de luvas de latex (as minhas não são descartáveis -o meio ambiente não aguenta o nosso desaforo – mas tenho o cuidado de lavar com detergente na torneiro do camping após cada uso). Deixe as válvulas sempre fechadas e para esvaziar o tanque de esgoto, tenha sempre o tanque de água cinza cheio. Ao abrir o preto e depois o cinza, o preto lava a água do esgoto e mantem o cano relativamente limpo.

Para não derramar água no chão, outra sacada boa é começar com o cano no esgoto já colocado no esgoto e abrir a válvula devagar com ele embaixo. Caso haja qualquer resto de água não cairá no chão e nem em você.

Depois que você pega o jeito, a parte do esgoto fica mais fácil e limpa do que parece.

Hora de esvaziar o motorhome

O tanque de água do modelo mais comum de RV tem cerca de 70 litros. Para uma família de 4 pessoas, como a minha que está bem acostumada com a vida de RV, isso significa um dia e meio de autonomia do tanque de água cinza. Para nós dá para tomar quatro banhos rápidos – e rápido quero dizer desligando a água ao passar sabonete – e lavagem de louça eficiente.

Você que não está acostumado, vai gastar mais água que nós.

Programe-se para fazer o dump dia sim e dia não, encha o tanque de água fresca sempre que tiver oportunidade e use esse site para buscar dump stations na sua rota.

Devolução do motorhome

Aí vão alguns pontos importantes para prestar atenção na devolução do motorhome na Flórida:

  • Limpeza: Você não precisa devolver o motorhome hiper limpo, mas também não pode devolve-lo imundo. Use o bom senso, dê um tapinha no banheiro e tire o lixo. Não perca seu tempo esfregando motorhome.
  • Tanque de propano: Olhe o nível no marcador do propano e não no painel. É muito comum dar divergência e se você entregar vazio, terá que pagar bem mais caro.
  • Fique ligado no horário de funcionamento: Caso tenha intenção em atrasar na devolução do Motorhome você vai gastar cerca de $25 por hora, em geral eles aceitam até 3 horas de atraso, mas cuidado para não pegar o local fechado. A menos que você negocie um horário diferente, programe-se para devolver o motorhome às 11:00.

Roteiros de motorhome pela Flórida:

A Flórida é um estado incrível e muito bem preparado para receber motorhomes. Há muitas opções sensacionais de campings em parques estaduais e RV Parks com estrutura completa para acampar. Alguns dos roteiros mais interessantes para explorar a Flórida de motorhome são:

  1. Flórida Keys saindo de Miami
  2. Costa Oeste da Flórida saindo de Orlando
  3. Nascentes da Flórida saindo de Orlando
  4. Panhandle saindo de Orlando ou de Atlanta

Com mais tempo, pode misturar esses roteiros para dar um giro completo pela Flórida, ou fazer o que fizemos: criar um roteiro diferentão com a sua cara.

1. Flórida Keys saindo de Miami

Essa é uma viagem linda e deliciosa para curtir de motorhome. Se você não conhece Miami e quer passar uns dias por lá, recomendo ficar as primeiras noites em um hotel, e retirar o motorhome no último dia. Dirigir e estacionar um motorhome em Miami não é legal. Se puder evitar, melhor.

Bahia Honda State Park em Roteiro Florida
Bahia Honda State Park – um dos cantinhos que amei conhecer em Florida Keys

Na Flórida Keys, recomendo dividir sua estadia entre Key Largo, Marathon ou Isla Morada e Key West. Recomendo pelo menos 5 dias para curtir a viagem com calma e conhecer todas as praias que você merece.

Tem mais dias? Inclua o Everglades na jogada. A região de Flamingo tem um camping que ainda não conheço mas que está na minha bucket list há anos.

2. Costa Oeste da Flórida saindo de Orlando

As praias da Costa Oeste da Flórida são lindas e a estrutura para motorhome em toda a costa é invejável. Quem quiser aproveitar os primeiros dias da viagem para acampar em Orlando pode considerar o badalado camping da Disney, o Fort Wilderness.

Curtindo o mar azul de Lido Beach
Caio curtindo o mar de Lido Beach, uma das praias mais deliciosas de Sarasota

St. Petersburg, Clearwater e Sarasota são pedidas lindas e tem algumas das praias mais lindas do estado. Fique pelo menos duas noites em cada cidade para curtir os destinos com a calma que eles merecem. 

3. Nascentes da Flórida saindo de Orlando

Quer desbravar um lado diferente e surpreendente do estado? Então você precisa conhecer as Springs da Flórida, nascentes de água cristalina que brotam do solo formando piscinas naturais límpidas e repletas de vida.

O que fazer em Ocala na Florida
Caiaque no Rainbow River em Ocala

O legal de fazer essa viagem de motorhome é poder se hospedar no parque da nascente e curtir uma experiência linda e super intimista.

Crystal River, Ocala e Gainesville são destinos espetaculares para curtir algumas das nascentes mais lindas do estado.

4. Panhandle saindo de Orlando ou de Atlanta

O Panhadle da Flórida é um trecho estreito que conecta o estado ao Alabama. Muita gente faz essa viagem de motorhome saindo de Atlanta e aproveita para visitar o triangulo da música (Nashville, Memphis e New Orleans), mas também dá para fazer de Orlando combinando com as springs da Flórida e ter uma visão completona do estado.

St. Andrews State Park em Panama City Beach
Praia maravilhosa do St. Andrews State Park

Já fiz e amei das duas formas. Quem começa de Atlanta, pode focar na região de Panamá City Beach, Destin, Seaside e Pensacola.

Quem começa em Orlando, pode também incluir cidades charmosas como Carabelle, Apalachicola e Mexico Beach.

Dicas para escolher seu roteiro de motorhome pela Flórida

O principal erro de quem faz a primeira viagem de motorhome pela Flórida é querer ver tudo em pouco tempo. Ter uma casa-carro deixa muita gente com a sensação de que dá para passar o dia todo dirigindo, e na real, a graça do motorhome é parar, estacionar e curtir a vibe do camping. 

Eu, Mari, gosto de ficar pelo menos duas noites em cada camping (quando dá para ficar três, melhor) e evito pernadas de mais de três horas de direção. O motorhome é pesadão, mais lento que um carro e no início mais cansativo de dirigir.  Fazer viagens menores vai te ajudar a curtir MUITO mais.

Para mais dicas para a sua primeira viagem de motorhome, leia o post: Aluguel de motorhome nos EUA

Flórida de Motorhome: Roteiro de 9 dias

Agora que você já conhece algumas possibilidades pra viajar de motorhome pela Flórida, chegou a hora de detalhar o nosso roteiro de 9 dias pelo estado.

Ichtucknee springs na Flórida
Head Springs no Ichtucknee springs State Park

Para o aluguel do motorhome contamos com a parceria e toda a expertise da Motorhome Trips, uma agência brasileira especializada em aluguel de motorhome. A equipe da Motorhome Trips nos deu todo o suporte antes e durante a viagem, e acredite, se eu que tenho um RV há mais de três anos tive dezenas de perguntas, você que nunca viajou de motorhome antes também terá uma algumas.

A Motorhome Trips também oferece condições de pagamentos especiais para brasileiros, e se você quiser, eles oferecem um serviço de busca e reserva de campings. Nós usamos o serviço e aprovamos todos os campings selecionados por eles. 

Todo o atendimento é feito por WhatsApp e é ótimo.

Ganhe um desconto: Com o código IDEIAS NA FLORIDA você ganha 3% de desconto no aluguel do seu motorhome.

Resumo do roteiro de motorhome na Flórida

  • Dia 1: Retirada em Orlando
  • Dias 2-5: Gainesville
  • Dias 5 e 6: Forgotten Coast (Pernoite em Eastpoint)
  • Dias 7 e 8: Panama City Beach
  • Dia 9: Tallahasse
  • Dia 10: Devolução em Orlando

Dia 1: Retirada do motorhome

Como a retirada do motorhome é apenas às 13h (Atenção: você só saberá o horário exato da sua retirada na semana, e 13h é o horário mais cedo) tiramos a primeira manhã para explorar Winter Park, uma cidade linda cerca de 30 minutos de Orlando.

Winter Park

Aproveitamos nossa manhã para fazer um passeio nos barcos históricos ($16 por adulto e $8 por criança) o passeio dura 1h e percorre três dos lagos da cidade percorrendo os canais estreitos que os conectam. 

Passeio de barco em Winter Park
Passeando pelos canais de Winter Park

O visual é maravilhoso e quem tem um bom inglês vai aprender um pouco de história e receber boas dicas do que fazer na cidade.

Saindo do passeio experimentamos uma Kava (bebida ancestral das ilhas do pacífico) no Zenva (163 E Morse Blvd #100) uma mistura bem legal de bar (exclusivamente de bebidas não alcólicas) e galeria de arte.

Almoçamos no Swine & Sons (669 N Orange Ave, Winter Park) premiado como Bibi Gourmand pelo guia Michellin. O sanduíche mencionado no prêmio é o de frango frito, mas pedi sanduíche de brisket que também estava divino.

E como minha amiga pediu o sanduba premiado, também tive a chance de provar e aprovar o dela.

Nossa vontade era ficar mais tempo em Winter Park para poder visitar o Kraft Azalea Park (vimos durante o passeio de barco e parece lindo) e o Morse Museum (conhecido por sua ampla coleção de vitrais Tiffany), mas optamos por pegar o motorhome e iniciar a viagem

Cruise America

O processo de retirada do motorhome levou mais dos que as duas horas necessárias para a retirada do veículo. Nosso painel de controle e o gerador não estavam funcionando bem e precisamos esperar pelo conserto.

A limpeza do motorhome também não estava nos conformes, então solicitamos para que a limpeza da geladeira e da cozinha fosse refeita. Eles atenderam nosso pedido e também aceitaram quando solicitamos devolver mais tarde, pela demora na retirada.

Ficou a lição: se o motorhome não estiver perfeito para sua viagem, reclame!

Hora do supermercado

A próxima parada foi o Publix, uma rede de supermercados da Flórida com qualidade e variedade sensacionais. Compramos café da manhã para todos os dias (viva a praticidade do motorhome ) e quatro refeições. Como conhecer restaurantes faz parte do roteiro de um criador de viagens, já saímos com muitas reservas feitas.

Quando viajo com a minha família, me programo para jantar (quase) todas às noites no camping. Nossos filhos são pequenos e a experiência da fogueira é muito especial para nossa família.

E cuidado com o tamanho da geladeira: o motohome é pequenino e se você exagerar, não vai caber.

Para quem deseja comprar os kits de cozinha e lençóis de cama, o Walmart é uma melhor pedida. Aqui tenho duas dicas boas: Comprar uma torradeira simples custa cerca de $14 (e faz toda a diferença de manhã cedo) e uma chaleira elétrica custa $15 e vai agilizar seu café/ chá absurdamente. Taí dois itens, que eu se fosse você, adicionaria à lista.

Chegada no camping

Dormimos a primeira noite em Winston e achei que é tão pertinho de Gainesville que eu preferia ter ficado mais uma noite por lá. Assim, nesse roteio vou direto para Gainesville, tá?!

A viagem entre Orlando e Winston leva cerca de duras horas. Chegamos já de noite e tivemos que nos virar com as lanternas. Eu se fosse você tentaria chegar de dia (sei que já falei, mas não custa lembrar!)

Dias 2-5 Gainesville

  • Hospedagem: The Palms – Santa Fé RV Resort
  • Destaques: Devil’s Den, Ichtucknee Springs, Ginnie Springs, Gilchirrst Blue Springs, revoada de morcegos na UF
Passeio de caiaque em High Springs na Flórida
Passeio de caiaque na região de Gainesville: a cor da água é surreal!

Santa Fé RV Resort

Novíssimo e dentro da cidade, o Santa Fé RV Resort foi uma escolha certeira para nossa estadia em Gainesville. O banheiro – lindão e novinho – deixou o bom do RV tão para trás, que até eu que morro de preguiça de sair do RV para tomar banho, acabei optando pelo chuveiro do camping. Aprovadíssimo!

As vagas são espaçosas, 100% planas e pull thru (ou seja, você entra sem precisar fazer baliza). Também há uma piscina gostosa no local.

Devil’s Den

No caminho de Gainesville, vale se programar para parar no Devil’s Den (site oficial – Endereço: 5390 NE 180th Ave, Williston) uma caverna pré histórica preenchida por águas bem azuis que vem do aquífero da Flórida. O lugar é lindo e a experiência de nadar na caverna é absolutamente surreal.

Devils den: a caverna pré-histórica da Flórida
Devils den: a caverna pré-histórica da Flórida

Saindo da caverna, vale visitar o lago de águas esverdeadas (não pode nadar, é sujo) que foi construído para funcionar como piscina de mergulho, mas que nunca teve sua construção aprovada pelo governo e acabou virando lagos para patos. Vale pelas fotos.

Para visitar o Devil’s Den:

  • Mergulho de cilindro: pode chegar a hora que for. O local funciona como escola de mergulho e mergulhadores são sempre bem vindos.
  • Snorkel: reservas antecipadas são necessárias e crianças a partir de 8 anos são bem vindas desde que saibam nadar bem e sem bóia. É fundo.

Curte jardins botânicos? Visite o Cedar Woods & Gardens, um jardim botânico construído sob uma antiga pedreira, lindo e muito bem cuidado.

Cedar Woods & Gardens na Flórida
Jardins caprichados do Cedar Woods & Gardens

Para comer, o Ivy House Restaurant (106 NW Main St, Williston, FL) um restaurante charmoso em um casarão histórico, é uma ótima pedida. Comida frita com toque sulista é o forte da casa, e para beber recomendo o chá com framboesas.

Centro de Gainesville e a revoada de morcegos na UF

Gainesville é uma base espetacular para visitar as springs da Flórida, e também uma cidade bem legal para conhecer. Com uma vibe universitária vibrante – graças a Universidade da Flórida, a cidade tem uma populações estudantil de 50 mil alunos – um centrinho super divertido e a revoada de morcegos que acontece toda às noites no campus da universidade, Gainesville vai te deixar muito bem impressionado.

Não deixe de dar um giro no centrinho da cidade e curtir a onda universitária com drinks bons e baratos. Recomendo o The Top Hub (30 N Main St, Gainesville – Reserve com antecedência).

Programe-se para ver a revoada dos morcegos na Universidade. É um show.

Springs de Gainesville & High Springs

A região de Gainesville tem algumas das nascentes de água cristalina, os Springs da Flórida, mais lindas do estado. O complexo de Ginnie Springs (que tem 7 nascentes lindas) é a pedida mais popular da região e reservando com antecedência, é possível acampar dentro do complexo.

Outra pedida incrível e com vibe família é o Gilchrist Blue Springs.

Gilchrist Blue Springs, uma das nascentes da Flórida
Águas incrivelmente azuis da Gilchrist Blue Springs

Passeio de caiaque pelas Springs

Se você tem pique para um passeio de dia inteiro, a dica é o passeio de caiaque 8 Springs em 8 milhas da Anderson Outdoor Adventures. Há opções com percursos menores, começando pelo Gilchrist Blue Springs e remar bem menos.

Passeio de caiaque pelas nascentes da Flórida
Passeio de caiaque pelo Rio Santa Fé na Flórida

Vá sem pressa, leve seu almoço e viva uma experiência linda. E antes que eu me esqueça, remar 13 Km é cansativo e exige um bom preparo físico, mas o passeio é maravilhoso.

High Springs e o Pink Flamingo

Vale combinar a visita às Springs com um almoço em High Springs. A cidade é bem pequena, mas tem vários restaurantes bons, e alguns cantinhos bem legais para tirar fotos.

Para uma comidinha 100% vegetariana e sem frescuras a dica é o Bambi’s (18592 High Springs Main St, High Springs)

Para um almoço gostoso e cheio de personalidade, recomendo o Pink Flamingo Diner (19726 US-441 – High Springs, FL) que tem um ambiente bem legal e um excelente serviço. O prato vegano de cogumelos é maravilhoso e o cheesecake frito também vale à pena.

Restaurante Pink Flamingo em High Springs
Restaurante Pink Flamingo em High Springs

Para um jantar caprichado, o Great Outdoors ( 18587 High Springs Main St, High Springs – mesmo grupo do Pink Flamingo) é uma pedida certeira.

Ichetucknee Springs

Deixei o Ichetuckee Springs State para para o fim da lista, pois ele fica afastado da cidade e já na direção da Forgotten Coast. Não deixe de incluir esse parque no seu roteiro, a experiência é o máximo!

Ichtucknee springs na Flórida - uma nascente maravilhosa
As nascentes do Ichtucknee springs são maravilhosas

Ichetuckee é conhecido pelos residentes da Flórida pelo tubing, um passeio de bóia em um rio lindo e preguiçoso, que dura cerca de 1h30. Mas a experiência mais incrível do parque é o passeio de caiaque, que também dura 1h30 , e te dá a chance de conhecer o pedaço mais lindo do rio (esse está fechado para tubing), além de duas nascentes cristalinas maravilhosas.

Destaques do parque:

  • Head Springs: quem faz o passeio de caiaque “ganha” o transporte até a boca da nascente e o ponto de saída dos caiaques. Reserve pelo menos uma hora para curtir o parque antes do seu passeio. Head Springs é linda e 100% acessível.
  • Blue Hole Springs: Para chegar às Springs você precisa percorrer uma passarela de madeira – linda – de 800 metros. Essa spring tem águas profundas e um pouco de correnteza, mas é muito linda.
  • Passeio de caiaque: 1h30 remando a favor da correnteza por um rio lindo e muito transpares. Vimos peixes enormes, pássaros e tartarugas.
  • Programa de Jr. Ranger: Uma oportunidade das crianças aprenderem sobre a fauna e flora do parque e receberem um distintivo do parque. É grátis e bem legal. Vá até o museu e peça para seu filho participar.

Veja preços dos passeios de caiaque e tubbing.

Tubing em Ichtucknee springs
Tubbing é a experiência mais famosa de Ichtucknee springs, mas eu se fosse você, escolheria o caiaque

Dias 5-6: Forgotten Coast & Wakulla Springs

  • Hospedagem: Coastline RV Resort
  • Destaques: Wakulla Springs, St. George Island e Apalachicola

A Forgotten Coast é um trecho de 360 km de costa do lado Oeste da Flórida bem no ponto onde o estado faz uma curva, beijando o mar do golfo do México. Esse pedacinho da costa foi “esquecido” e acabou passando ileso do desenvolvimento hoteleiro e ficou livre de grandes edifícios. Sabe aquela paisagem linda e com jeitão mais natural? AMO!

Lighthouse no St. Marks Refuge
Farol do St. Marks Refuge

A Forgotten Coast inclui comunidades como Apalachicola, Alligator Point, Carrabelle, St. George Island e Eastpoint. E já adianto: nossos dois dias na região nos deixaram com vontade de ficar mais tempo e explorar mais.

Coastline RV Resort – Nosso camping

Nosso camping na Forgotten Coast, o Coastline Rv Resort (957 U.S. Hwy 98 – Eastpoint, Florida 32328) veio acompanhado de vistas lindas do oceano, uma estrutura de lazer ótima com piscina e parquinho. Além de banheiros bem limpos e gigantescos.

Vagas amplas, planas e com uma mesa de piquenique (adoro).

Outra comodidade que adoramos foi ter a churrascaria Brag n’ Bones (897 US-98, Eastpoint, FL) que serve cortes de carnes ótimos, regados a dezenas de bons molhinhos e acompanhamentos sulistas. Adoramos a costelinha e o Brisket.


No caminho para a Forgotten Coast fizemos uma parada bem especial em Wakulla Springs

Wakulla Springs

Wakulla Springs (site oficial) é uma experiência maravilhosa que inclui um Lodge histórico (você pode se hospedar por lá, ou fazer como nós: simplesmente tomar um brunch caprichado e curtir a vibe do local), uma área bem gostosa para nadar na maior e mais profunda das springs da Flórida e o destaque do passeio: um passeio de barco ($8 por adulto, crianças de 3-12 anos pagam $5 | reserve com antecedência) pela área protegida da spring, que é um verdadeiro safari.

Wakulla Springs: a maior e mais profunda nascente da Flórida
Wakulla Springs: a maior e mais profunda nascente da Flórida

O passeio dura cerca de 1h e é tão incrível que não dá para tirar os olhos da água. Vimos dezenas de jacarés de todos os possíveis tamanhos, peixes-bois, pássaros e plantas.

Nosso guia, apaixonado pela natureza da Flórida, deu um show de conhecimento contando fatos históricos do parque. Ele serviu de cenário para alguns filmes de Hollywood e possui uma caverna que preserva ossos de mamutes em excelente estado de conservação entre outras. Além de muitas curiosidades sobre a vida animal. presente.

St. Marks National Wildlife Refuge

Nossa primeira parada na Forgotten Coast foi o St. Marks National Wildlife Refuge, um parque maravilhoso que serve como refúgio natural para dezenas de espécies de aves. E aqui abro um parênteses para contar que saltitei como criança ao ver dezenas de Rosiate Spoonbills, ave símbolo do estado da Flórida e ameaçada de extinção.

St. Marks National Refuge
Farol em St. Marks National Refuge

Leve bastante repelente (fui devorada pelos insetos) para explorar as trilhas do parque, e a região do farol que rende fotos lindíssimas. O centro de visitantes é pequeno, porém cheio de informações interessantes. Vale a parada.

Carabelle

Um vilarejo de pescadores simpático com uma praia estreita – é bonita, mas ficamos com receio de entrar com o motorhome no estacionamento e não conseguir sair – e um farol de 1885 que rende fotos legais – O Crocked River Light House.

A cidade é bem espalhada, então vale saber onde você quer parar de antemão.

St. George Island

Forgottten Coast combina com praias boas, e o St. George Island State Park, vai te arrancar suspiros. Areias bem brancas rodeadas de dunas cobertas de grama e um mar azul-esverdeado sem fim.

Pegamos um dia de praia absolutamente vazia e a temperatura da água estava perfeita.

Além da praia, o parque tem trilhas bem bonitas pela floresta – mais uma vez, leve repelente para não virar jantar de mosquito faminto – e um calçadão de madeira que rende fotos especiais.

St George Island na Flórida
St George Island State Park

Ainda em St. George Island, vale dar um passeio pelo centrinho e conhecer o farol histórico. A subida custa $5 e lá do alto você terá um panorama interessante da ilha.

Apalachicola

Apalach, para os íntimos, é um vilarejo pequeno e bem humorado, que em poucas horas conquistou nosso coração e se tornou, por unanmidade, o destino preferido da viagem. Em uma palavra: vá!

Oyster City Brewing em Apalachicola na Flórida
Curtimos tanto Apalachicola que estamos uniformizadas com as camiseta da Oyster City Brewing Co.

Apalach tem lojinhas descoladas, restaurantes que servem peixes frescos e uma cervejaria que está conquistando a Flórida!

Comece pelo The Owl Cafe (15 Ave D, Apalachicola, FL) e o legal é que você pode escolher entre um restaurante arrumadinho e o bar vizinho – de mesmo nome – que tem uma pegada bem mais casual.

Do outro lado da rua está a Oyster City Brewing Company (17 Ave D, Apalachicola, FL) que tem uma seleção maravilhosa de cervejas artesanais e uma brasileira – super gente boa- que trabalha por lá. Chame a Renata e fale que mandei um abraço.

Uma cerveja que amei provar é a IPA avermelhada Red Snapper, a Apalach IPA também é maravilhosa. Quem quiser experimentar várias pode pedir o Flight que vem com 4 cervejas pequeninas.

Depois da cerveja vale dar um giro completo pela cidade, explorar as lojinhas e fotografar o antigo porto. No quesito lojinhas, a Riverside Mercantille (82 Commerce St, Apalachicola, FL)

Dias 7-8: Panama City Beach

  • Hospedagem: Pineglen Motorcoach & RV Park
  • Destaques: St Andrews State Park & Shell Island

Voltei para um dos meus pedaços preferidos da Flórida! Panama City Beach foi um dos destinos da nossa viagem de trailer entre a Flórida e a Califórnia e foi nosso ponto final antes de iniciarmos o percurso de volta. Tinha as melhores lembranças do mundo do St. Andrews State Park e amei revisitá-lo e comprovar: Vale a visita!

Pineglen Motorcoach & RV Park

Nosso camping em Panama City Beach foi um dos mais lindos da viagem, e é do jeito que eu gosto: em meio a natureza (no caso uma floresta linda) e com vistas de um lago. A estrutura do camping conta com piscina, lavanderia e vestiários. Acabamos ficando pouco no camping (afinal, Panama City Beach é legal pra caramba), mas recomendo muito o local.

Comer bem

Um dos destaques de Panama City Beach foi a comida. Os três restaurantes que visitamos são excelentes.

  • Runaway Island (14521 Front Beach Road, Panama City Beach) para curtir um almoço ou happy hour e se esbaldar na praia – linda – na sequência. Peixes frescos, pratos grandes e bem coloridos e ótimas sobremesas.
  • Captain Anderson’s (5551 N. Lagoon Dr, Panama City Beach) um restaurante bem tradicional. A especialidade da casa são os peixes e frutos do mar.
  • Schooners (5121 Gulf Drive, Panama City Beach, FL) Pedida bem animada para o happy hour, com direito a tiro de canhão quando o sol se põe. Comi garoupa (eu sei, zero criativo, mas adoro) servida com arroz e feijão. As meninas foram de camarão e também adoraram.

St. Andrews State Park

Uma das minhas praias preferidas da Flórida (e o nível da competição é bem alto, viu?!)

St. Andrews State Park em Panama City Beach
St. Andrews State Park em Panama City Beach

O St. Andrews State Park tem duas praias diferentes, uma mais aberta – e nela pode haver ondas – e outra que forma uma pequena lagoa de pura calmaria. Há trilhas, e um pequeno porto onde é possível pegar o ferry para a Shell Island (apenas durante a temporada) ou alugar seu próprio barco para ir até lá.

Há pouca sombra (leve seu guarda-sol), passe bastante protetor e vá sem pressa, o parque é o máximo.

Shell Island

Uma ilha deserta com areias bem brancas e um mar super transparente. Para chegar lá fizemos um passeio sensacional com o pessoal da Paradise Adventures que incluiu um giro pela baía em busca de golfinhos e vários equipamentos divertidos para explorar a Shell Island como caiaques, stand up padle, snorkel, além de brinquedões gigantes infláveis. Pense numa experiência legal!

O barco tem um bar completo e o primeiro drink está incluso no valor do passeio.

Infelizmente pegamos um dia bem feio na ilha, mas deu pra perceber que é maravilhoso.

Pôr do sol visto do mar

O pôr do sol é um espetáculo que merece ser visto e bem vivido todas as vezes que você puder ficar em Panama City Beach, assim fizemos um passeio especial em cada um das noites que tivemos por lá. Na primeira noite, vimos o pôr do sol de um catamarã com a Island Time Sailing e teria sido sensacional se a chuva não tivesse vindo sem dó para estragar qualquer tom alaranjado que pensou em aparecer no sol. Vimos dezenas de golfinhos pulando – o que foi legal pra caramba – mas saímos ensopadas.

Pier Park

A área comercial mais animada de PCB. O Pier Park (600 Pier Park Drive, Panama City Beach FL) é um shopping a céu aberto com lojas, restaurantes e três atrações divertidas: uma roda gigante com vistas bonitas da cidade, uma pista de obstáculos suspensos que vai desafiar seu equilíbrio e render boas risadas e um mini golf.

Vale combinar a visita com o Píer de pescadores, Russel-Fields que fica logo em frente e que tem vistas lindas do mar. A entrada custa $4 por pessoa.

A praia sob o píer é dog friendly e super agitada.

Dia 9: Tallahassee

Terminamos a viagem em Tallahasse, pois a Brianna, uma das participantes da viagem, mora na cidade e para nós seria uma chance bem legal de revisitar Tally sob a ótima de uma local. (Tally foi o destino da minha primeira viagem internacional, e a passagem pela cidade teve uma pitada especial de nostalgia.)

Para a nossa sorte, chegamos em Tallassee em dia de jogo de futebol americano, um evento que para a cidade e transforma todo mundo em amigo.

Game Day em Tallahassee na Flórida
Marina, Thaís e Brianna preparadas para o Game Day em Tallahassee

Tail Gate

O pré-jogo (nosso esquenta; eles chamam de Tail Gate) é um evento para ser vivido em família e com amigos. A galera monta barracas profissas, com direito a churrasco e muita bebida para passar horas bebendo até o jogo começar.

Visitamos o Tail Gate da família da Brianna que contou com uma vibe super familiar, salsichas feitas em um mini churrasqueira e muita bebida.

Também visitamos três eventos de Tail Gate organizados, o 51 on Madison (619 S Woodward Ave, Tallahassee) um bar aberto apenas para doadores que contribuem com o time, e para eventos especiais. A comida estava deliciosa e os drinks também.

Na sequência demos uma passada rápida pela cobertura do Hotel Indigo (826 W Gaines St, Tallahassee) que tem vista para o estádio, um buffet de comidas e bar completo. O local serve de ponto de transmissão para o programa ao vivo da radio da cidade.

E fechamos com uma baita cervejada – apenas para convidados – organizada pela Oyster City Brewing Company – em frente ao estádio. Foi bem legal rever a Adrienne – gerente da Oyster City – que conhecemos em Apalachicola.

Jogo da Florida State University

Nem a chuva insistente e o oponente mais fraco diminuíram o ânimo da torcida dos Seminoles, que chegou cantando alto e vibrando cada momento. O alvoroço começa com a entrada do mascote – um índio da tribo seminole montado em um cavalo representando o cacique Osceola. A lança cravada no centro do estádio e fogos de artifício são um sinal que o jogo está prestes a começar.

Jogo de Futubel Americano - Seminoles
Jogo de Futubel Americano da Florida State University – Seminoles

A partida foi fácil, arrisco dizer que o outro time mal viu a cor da bola, mas o legal foi ver a galera animadíssima a cada touchdown e o meu pedaço preferido dos jogos universitários: o show do meio do tempo com direito a banda que marcha. Adoro!

Oyster City Brewing Company

Ainda deu tempo de tomar uma saideira da Oyster City Brewing (603 W Gaines St Suite 7, Tallahassee) que fica pertinho do estádio e é uma graça.

Dia 10: Devolução do motorhome

Acordamos, tomamos café da manhã, e seguimos para Orlando – foram 5 horas de viagem com paradas – para devolver o motorhome. Devolvemos nosso amigo/casa saudosas e já pensando em uma próxima viagem!

Viagem pelas springs da Flórida de Motorhome
Uma das paradas do nosso passeio: 8 springs em 8 milhas

Chip de celular

Você sabia que dá para comprar chip de telefone para os Estados Unidos ainda no Brasil e economizar?

O chip de telefone da O Meu chip pega super bem na Flórida, e é mais vantajoso que comprar um chip local. Compre já o seu!

Vale a pena viajar de motorhome pela Flórida?

Muito! Escolha bem seu roteiro e prepare-se para viver uma experiência inesquecível!


Deixe aqui sua dúvida ou comentário.

E aí, curtiu nossas dicas para viajar de motorhome na Flórida? Deixe aqui seu comentário!


Veja também:

Costa Oeste da Flórida

Flórida Springs

Parques de Orlando

Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!


Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida

Logo Visit Florida
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.