O que fazer em Nashville, no Tennessee

Divertida e irreverente, Nashville no Tennessee tem som de música country com direito a bandas boas tocando a qualquer hora do dia, tem sabores típicos do Sul dos EUA com line up de restaurantes deliciosos, cervejarias e destilarias boas e um cenário artístico potente com excelentes museus e muita arte de rua. Preparado para descobrir o que fazer em Nashville?

O que fazer em Nashville

O dia começa cedo e termina tarde na Broadway, a principal avenida de Nashville e a mais badalada. Lado a lado, dezenas de Honky Tonks (assim são chamados os barzinhos locais) competem para atrair a atenção de um público bem diverso com seus neons coloridos e música ao vivo tocando na janela. Animados e para lá de afinados violinistas e vocalistas fazem o divertido trabalho de entreter o público dentro do bar e trazer mais gente para dentro. Basta uma voltinha pela Broadway para perceber que não é a toa que a Nashville é conhecida como “Music City USA”, ou cidade da música, e que sua deliciosa fama musical atrai gente do país inteiro em busca de boa música e de muita diversão. Música Country é o que predomina por lá, mas também há bares tocando um bom rock (adoro) ou aquela música pop da modinha para todo mundo cantar junto.

Banda tocando música country na Broadway em Nashville
Banda tocando música country na Broadway em Nashville

Nashville, ou Nash-Vegas, também é uma das cidades mais procuradas dos EUA para fazer uma despedida de [email protected] e o que não falta por lá são grupinhos de amigas com camiseta combinando e uma “noivinha to be” andando com sua tiara de véu par lá e para cá. Para atrair a mulherada, alguns Honnky Tonks oferecem bebida grátis para as futuras noivas!

E, já que estamos falando de bebedeira, outra marca bem da cidade são os tours com bebida, seja a bordo de uma bicicleta coletiva dessas que todo mundo vai pedalando e alternando um copo de cerveja com um refrão de música popular, ou a bordo de um trator bar que passa pelas ruas causando com seu som potente.

Deixando a bebedeira um pouquinho de lado, afinal de contas a pessoa que está escrevendo este post visitou a cidade com duas crianças pequenas e ainda assim se divertiu horrores, Nashville tem um centro moderninho que concentra boa parte das atrações turísticas da cidade como Museu e Hall da Fama da Música Country, o Ryman Auditorium e o Johnny Cash Museum. Mais afastados do centro estão a Grand Ole Opry (vale se programar para assistir ao show), o Jardim Botânico de Cheekwood e o Centennial Park.

Dale Chihuly no Cheekwood Gardens em Nashville
Passeio noturno pelo Cheekwood Gardens & exibição de Dale Chihuly

Nos próximos parágrafos dividirei com vocês o que fazer em Nashville. Clique no item abaixo para ir direto ao ponto, ou se preferir leia o post todo. Ah, no final do post você ainda encontra dicas de onde ficar em Nashville e seguro viagem.

Principais atrações turísticas de Nashville (e o que fazer por lá)

  1. Passear pela Broadway e seus Honky Tonks divertidos
  2. Visitar o Ryman Auditorium
  3. Conhecer o Museu e Hall da Fama da Música Country
  4. Tour no Historic RCA Studio B
  5. Descobrir o Hatch Show Print
  6. Visitar o Johnny Cash Museum
  7. Provar o Goo-Goo, o chocolate de Nashville
  8. Passear pelo Riverfront Park
  9. Cruzar a ponte de pedestres John Seigenthaler 
  10. Fazer arte no Centro Frist de Artes Visuais
  11. Curtir a vibe do The Gulch
  12. Ver o Grand Ole Opry
  13. Se encantar pelo Gaylord Opryland (e o espetáculo lindo de Natal)
  14. Fazer degustação de Moonshine
  15. Passear pelo Museu de Arte e Jardim Botânico de Cheekwood
  16. Fazer o tour na Belle Meade Plantationn
  17. Aprender no Tennessee State Museum
  18. Caminhar pelo Centennial Park e ver a réplica do Parthenon

Veja também:

Passear pela Broadway e seus Honky Tonks divertidos

Já sei, você leu Broadway e logo pensou na Broadway de Nova York, certo? Embora ambas sejam ultra divertidas já adianto que uma não tem nada a ver com a outra, sim, você deveria conhecer as duas.

Broadway a rua mais animada de Nashville
Curtindo o som dos Honky tonks (bar com música ao vivo) em Nashville

A Broadway, mais especificamente o trechinho final (entre a Sexta Avenida e o Rio Cumberland) é o paraíso dos Honky Tonks, os animados barzinhos com música ao vivo. A vibe, o som que geralmente é música country, e o público variam muito de bar para bar, mas alguns permitem a entrada de crianças até as 22:00 horas, e acredite, ver as bandas tocando com um copo de cerveja na mão – adorei a cerveja local Hippis & Cowboys – é um dos programas mais deliciosos da cidade. Gostamos tanto da vibe que fizemos o passeio dois dias seguidos, testando bares diferentes, é claro!

Aqui abro um parêntesis para falar: leve documento, vários bares descolados só permitem a entrada de maiores de 21 anos.

Com os pequenos, nossas opções eram mais limitadas e não rolou fazer o que muita gente faz: beber uma cerveja em cada barzinho diferente e ir degustando vibe da Broadway aos poucos, ainda assim tenho 2 ótimas dicas de Honnky Tonk para dividir com vocês:

  • Honky Tonk Central: Um clima bem família com três andares e música diferente tocando em cada um deles. O palco é grande e a banda que estava tocando era super boa.
  • Rippi’s – Ribs Barbeque Honky Tonk Bar: O violinista animado praticamente nos tragou para dentro do bar, sabe gente que ama o que faz? O trio encheu o bar de energia e nos presenteou com música country e um tiquinho de Rock clássico. Amei a experiência

Visitar o Ryman Auditorium

Se você curte música você precisa incluir uma visitinha ao Ryman Auditorium (site oficial), uma casa de show que ficou famosa por ser a casa da Grand Ole Opry, e por ser o berço do ritmo musical Blue Grass.

Ryman Auditorium em o que fazer em Nashville
Fachada do Ryman Auditorium, a visita hiper interativa é uma delícia para quem curte música

Em uma visita que combina audio visual de excelente qualidade, com uma pitada de criatividade você vai mergulhar na história desde local que surgiu da amizade peculiar entre um padre e um comerciante, e que na tentativa de salvar almas produziu alguns dos artistas mais renomados do universo country e proporcionou encontros como o de Jonhy Cash e June Carter. Por pouco, muito pouco o Ryman não foi demolido e depois de uma reforma incrível e um projeto de restauração lindo ele continua vivo da silva e pronto para contar novos capítulos na história da música.

Há dois tipos de tour o auto-guiado (o que nós fizemos) que incluiu um filme ótimo na entrada e visita ao auditório e exibições expostas por lá, e um tour guiado que incluiu visita aos bastidores do teatro e histórias para lá de especiais.

Para voice ter ideia como este local é importante, quando a Grand Ole Opry se mudou do Ryman para um auditório próprio, algumas tábuas foram retiradas do “palco sagrado” e colocados no novo teatro, até hoje cada episódio do programa conta com um pedacinho do Ryman.

Planeje sua visita

Ryman Auditoruim (site oficial)

  • Endereço: 116 Fifth Avenue North
  • Horário de funcionamento: de domingo a sexta das 09h às 14h; sábado das 09h às 15h; quarta-feira fechado
  • Tour: $26

Conhecer o Museu e Hall da Fama da Música Country

O Hall da Fama e Museu da Música Country é uma das atrações principais de Nashville e um dos maiores centros de pesquisa dedicado cultura e preservação da música country do mundo. Seu edifício em formato de piano é um ícone no centro de Nashville e suas exibições vão deixar os fãs de música country de plantão absolutamente enlouquecidos.

Hall da Fama da Música Country, uma visita bem legal em Nashville
Tom brincando de pular e nos fundos o edifício lindo do Country Music Museum de Nashville

Fundado em 1964, O museu conta com diversas coleções de músicas, vídeos, fotos, roupas e instrumentos musicais. Além de exposições e programas educacionais que visam valorizar a cultura da música country, crianças são bem vindas e há uma área do museum – super interativa – todinha dedicada a elas. Vale comprar o ingresso antecipado, o preço é o mesmo da bilheteria e você economiza um bom tempo de fila.

Interior do Museu e Hall da Fama da Música Country
Interior do museu, fiquei encantada com a arquitetura e as semelhanças com um piano

A peça mais famosa em exibição é o lendário Cadillac de ouro que pertenceu a Elvis Presley e, sim, por ter influenciado o movimento Country o artista tem uma pequena ala no museu e a exibição mais importante – ocupando nada mais, nada menos que dois andares inteirinhos do museu. O “Sing Me Back Home” conta história do country ao som de vozes lendárias, objetos e figurinos dos artistas e muitas curiosidades para ler. A visita termina em uma rotunda, o hall da fama propriamente dito, onde artistas de country de todos os tempos estão homenageados.

Galeria de discos de ouro no Country Music Hall of Fame
Galeria de discos de ouro, o paredão é impressionante

Walk of Fame park

Aproveite sua visita ao Hall da fama para conhecer o parque em frente ao museu, o Walk of Fame Park (foto na capar deste post), além de tirar fotos lindas do edifício em forma de piano (e ele merece fotos) há uma pequena calçada da fama que homenageia ícones da música country.

Musical City Center

Ao lado do Hall da Fama e Museu da Música Country está o Musical City Center o moderníssimo centro de convenções de Nashville e que visto do alto está inspirado em uma guitarra. Vale dar um giro pelos corredores e fotografar a arquitetura linda.

Planeje sua visita

Hall da Fama da Música Country (site oficial)

  • Endereço: 222 5th Ave S, Nashville
  • Horário de funcionamento: diariamente das 09h às 17h
  • Entrada: $26 | compre o seu ingresso antecipado pelo mesmo valor da bilheteria!

Tour no Historic RCA Studio B

O RCA Studios, mais conhecido pelo famoso Studio B, foi um dos maiores estúdios musicais da década de 60 e ajudou Nashville a conquistar seu prestígio musical internacional.

Tour pelo Studio B em o que fazer em Nashville
Ônibus que levam ao tour do Studio B.

O tour guiado começa no Musical Hall of Fame (compre os dois ingressos juntos para obter um desconto e reservar seu horário), de lá saem os ônibus para o tour pelo estúdio que leva cerca de 1 hora e conta a história do estúdio e seus feitos musicais contando, por exemplo, como o contrato com Elvis Presley – que gravou mais de 200 músicas por lá – foi determinante para o sucesso do estúdio. Outros artistas que gravaram por lá foram Chet Atkins, Eddy Arnold e Roy Orbison.

Nosso tour foi guiado por uma mulher e adorei o tom, um tiquinho ativista, que ela deu a história contando como algumas mulheres foram determinantes na história do estúdio. O grand finale do tour é o Studio B, onde está o famoso piano de Elvis Presley (antes da COVID era permitido sentar e tirar fotos com o piano, hoje não é mais permitido tocar nos instrumentos.

Fiz o tour com as crianças e, apesar deles não pagarem, o tour definitivamente não é interessante para os mais pequeninos e tivemos que fazer um sambarilove louco para mantê-los quietos, assim não recomendo o passeio com crianças. Também acho que vale falar que o tour é infinitamente mais sem graça e menos visual que o tour ao Sun Studio em Memphis. Se tiver que escolher um deles, vá de Sun Studios!

O estúdio oferece tours diariamente de hora em hora das 10h30 às 14h30 e, para fazer o tour, é necessário comprar também ingresso para o Hall da Fama da Música Country .

Planeje sua visita

Historic RCA Studio B (site oficial)

  • Endereço: 222 5th Ave. South, Nashville
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10h30 às 14h30
  • Entrada: $46 (museu + tour)

Descobrir o Hatch Show Print

Designers e artistas de plantão vão amar visitar o workshop da Hatch Show Print, uma gráfica com mais de 140 anos de história de impressão de cartazes musicais que orgulhosamente mantém o estilo antigo de impressão com letterpress, a gráfica hoje é parte do Musical Hall of Fame e produz cerca de 500 cartazes de show por ano. Há tours guiados com duração de 1 hora que contam a história da gráfica, sua conexão com a Grand Ole Opry e mostram passo a passo como os cartazes são produzidos. Ter uma boa compreensão de inglês é fundamental para aproveitar bem o tour.

Hatch Show Print, a tradicional gráfica dos cartazes de música country
Lojinha hiper colorida do Hatch Print show, a tradicional gráfica ajudou a narar e ilustrar a história na música country nos EUA

Quem preferir pode espiar a operação pelos vidros do lado de fora e garimpar os cartazes lindos a venda na lojinha. Tem muita coisa legal!

Planeje sua visita

Hatch Show Print (site oficial)

  • Endereço: 224 Rep. John Lewis Way S
  • Horário de funcionamento: segunda das 10h30 às 16h30; quinta a domingo das 10h30 às 16h30; fechado as terças e quartas
  • Entrada: $20 (tour)

Visitar o Johnny Cash Museum

Uma parada interessante para quem quer mergulhar na história e na música de Johny Cash, o museu reúne artigos, cartas e é claro, os maiores hits de Johny Cash quem podem ser escutados em fones de ouvido e te farão sair de lá cantando.

Johny Cash Museum em Nashville
Johny Cash Museum

Fãs de verdade vão adorar completar a experiência no Johny Cash’s Kitchen & Saloon, o bar/restaurante ao lado do museu, com decoração – do teto ao chão – inspirado em Johny Cash. O menu é simples: Frango frito ou assado, bolo de carne ou costeletas de porco servidas com acompanhamento. A música ambiente (muitas vezes ao vivo, tocada por bandas locais) é de Johny Cash, é claro!

Planeje sua visita

Johnny Cash Museum (site oficial)

  • Endereço: 119 3rd Ave S, Nashville, TN 37201
  • Horário de funcionamento: diariamente das 09h às 19h
  • Entrada: $21 (crianças menores de 5 anos não pagam)

Provar o Goo-Goo o chocolate de Nashville

Orgulhosamente a Goo Goo se apresenta como o primeiro cluster (barra de chocolate mista) do mundo, sua combinação absolutamente a mesma no snickers só que mais doce encanta locais desde 1912. Há uma loja linda da Goo Goo no centrinho de Nashville e por lá você pode tanto comprar as barrinhas já prontas (elas são um tiquinho doces, mas bem gostosas), ou customizar sua própria barra com até 3 recheios escolhidos por você – eu troquei o amendoim por amêndoas e recheie com pedacinhos de chocolate e Oreo além da camada tradicional e ficou delicioso. A barra customizada custa $10 por pessoa.

Quem tem tempo sobrando e quer viver uma experiência diferente pode participar de uma das aulas da Goo Goo, nós fizemos a Behind the bar onde tivemos uma degustação dos diferentes tipos de cacau em forma de chocolate quente (meus pequenos amaram), e em seguida confeccionamos nossos próprios clusters de chocolate. Foi uma experiência legal!

Fazendo nosso próprio Goo Goo Cluster
Fazendo nosso próprio Goo Goo Cluster

Passear pelo Riverfront Park

Lembram que contei que a Broadway termina no Rio Cumberland? Não final da rua há um pedacinho gramado chamado de Riverfront Park, subindo algumas quadras o gramado ficarias generoso (não muito, já aviso o parque é estreito) mas a vista do rio fica bem bonita, especialmente no final da tarde.

Riverfront Park visto do alto da John Seigenthaler Bridge
Riverfront Park visto do alto da ponte de pedestres John Seigenthaler Bridge

Cruzar a ponte John Seigenthaler Pedestrian

E já que estamos falando em vistas bonitas um pedida bem gostosa é atravessar a ponte de pedestres John Seigenthaler, uma ponte de pedestres com vistas interessantes centrinho de Nashville e do Nissan Stadium na outra margem do rio. Não preciso nem dizer que o por do sol lá do alto é bem legal, preciso?

Nissan Stadium visto do alto da John Seigenthaler Bridge
Nissan Stadium visto do alto da John Seigenthaler Bridge

Gostei do passeio lindo mas fui bem rápido porque achei a ponte meio perigosa para pequenos que gostam de subir em coisas – e os meus adoram. Para os pais de plantão fica a dica, fiquem de olho nas crianças!

Fazer arte no Centro Frist de Artes Visuais

Adoro um bom museu e valorizo ainda mais quando a curadoria é feita de modo a ensinar os pequenos a apreciarem arte. O Frist tem uma área onde adultos e crianças podem interagir com arte e fazer suas próprias criações mirabolantes.

Frist Museum em o que fazer em Nashville
Tom desenhando no Frist Museum

Agora durante a COVID a entrada neste espaço é com hora marcada e dura um hora. Nós nos esbaldamos.

Além dessa área interativa o museu recebe exposições itinerantes de artistas premiados internacionalmente. Confira a exposição vigente no período da sua viagem!

Planeje sua viagem

Frist Art Museum (site oficial)

  • Endereço: 919 Broadway, Nashville
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 17h30, domingo das 13h às 17h30
  • Entrada: $15

Curtir a vibe do The Gulch

The Gulch é o bairro do momento, uma espécie de corredor artístico que conecta Downtown e Music Row. Por lá há restaurantes ótimos, murais coloridos, casas de música ao vivo e Frist Center for the Visual Arts que falarei a seguir.

Nashville wings, uma parada clássica no The Gulch
Nashville wings, uma parada clássica no The Gulch

A área também é uma das minhas pedidas preferidas de hospedagem em Nashville, e há hotéis excelentes por lá. 3 paradas em adoramos no The Gulch são:

  • Adele’s (1210 McGavock St, Nashville): Um restaurante descolado com um menu sazonal coloridíssimo. Gostamos tanto que fomos duas vezes, uma durante o brunch e outra para provar o gnocchi da casa, o prato mais famosinho do restaurante, e gostamos!
  • Nashville Wings (302 11th Ave S, Nashville): The Gulch está cheio de murais legais para o fotografar, o mais famosinho são as asas de borboleta, mas vale andar com calma por lá fazendo descobertas bacanas.
  • Visitar o lobby do Union Station Hotel: Se você ama hotéis com arquitetura histórica e projetos de restauração bem feitos vale conhecer o Union Station hotel, um hotel que fica na antiga estação de trem da cidade e tem um edifício lindo, vitrais Tiffany e um bar legal para caramba.

Ver o Grand Ole Opry

O Grand Ole Opry é um programa de rádio e televisão com mais de 95 anos de história e um verdadeiro mito na história da música, graças a Grand Opri a música country se estabeleceu nos EUA, foi em um programa ao vivo que Bill Monroe e sua banda inventaram o ritmo Bluegrass e que muitos artistas foram revelados.

Desde 1974 o Grand Ole Opry tem seu próprio auditório e você pode assistir as gravações que ocorrem aos sábados ou fazer um tour pelos tour pelo backstage. Os ingressos são mega concorridos então vale a pena garantir o seu ingresso antecipado.

Planeje sua viagem

Ole Opry (site oficial)

  • Endereço: 2804 Opryland Dr, Nashville
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 15h

Se encantar pelo Gaylord Opryland (e o espetáculo lindo de Natal)

O Gaylord Opryland é um complexo hoteleiro gigante e com uma super estrutura pertinho da Opryland. A programação, muitas vezes aberta para não hospedes, conta com jardins internos impecáveis, parque aquático, bares e restaurantes.

Passeio de barco no Gaylord Opryland, o hotel é fabuloso
Passeio de barco no Gaylord Opryland, o hotel é fabuloso

Todo dezembro a Gaylord Opryland faz um mega festival de natal, o resort ganha uma decoração natalina encantadora, uma pista de patinação no gelo com apresentações diárias de ex atletas olímpicos de patinação – quem quiser pode fazer uma aula com eles – e várias atividades (pagas) interessantes como montagem de casinha de gingerbread, encontro e foto com papai noel, passeio de barco cantado pelos jardins do hotel e snow tubbing.

Ficamos encantados com a decoração, com a estrutura do hotel e com o show de natal. Valeu mega a pena.

Fazer degustação de Moonshine

Essa é uma dica do Paulo Basso Jr. do Rota de Férias que adoramos visitar, a Ole Smoky Destilary, uma destilaria que produz a Moon Shine, uma bebida da família do Whiskey conhecida por seu teor alcoólico brabo e por sua história de proibição. A moon shine era feita as escondidas e sob a luz da lua nos tempos de proibição. É daí que vem o nome Moon Shine (lua brilhante)

Degustação de Moonshine em o que fazer em Nashville
Moonshine é uma bebida destilada prima do whisky

A degustação custa $10 e inclui pelo menos 6 shots de moonshine + uma cervejaria carioquinha. A primeira dose, Moonshine pura é, horrível, mas gostei das versões frutadas, e detestei as mais parecidas com Whiskey (não gosto mesmo). No final a atendente nos perguntou se queríamos provar sabores extra e provei mais uns 2 ou 3.

Degustação de Moon Shine em Nashville
A prima dose é a Moon shine pura, forte pra burro! As saborizadas são mais doces e mais gostosas

Quer um bônus? A Destilaria fica em um complexo onde também há uma boa cervejaria a Yee-Haa Brewing Company (e a cerveja é bem gostosa) e a taqueria White Duck (pedimos tacos e quesadilhas bem gostosos para acompanhar a bebedeira e foi a minha salvação, tomar 8 ou 9 shots de barriga vazia podia dar bem errado.)

Passear pelo Museu de Arte e Jardim Botânico de Cheekwood

Se você curte jardins botânicos tanto quanto eu, vale incluir o Cheekwood Gardens na sua lista de visitas! O jardim é lindo, super bem cuidado e tem duas áreas bem legais para crianças com direito a um trenzinho ultra fofo.

Cheekwood Botanical gardens em Nashville
Passeio noturno pelos jardins de Chekwood. Amamos

Visitamos o jardim durante a iluminação especial de natal (ingressos devem ser comprados com antecedência, eles esgotam bem rápido) e demos a sorte de pegar uma exibição do artista Dale Chihuly e seus vidros mirabolantes que ficaram bem especiais com a iluminação noturna. Os pequenos ficaram encantados com as passagens secretas e o labirinto no jardim das crianças, tudo lindo, organizado e ultra bem cuidado.

Gostei tanto do jardim que queria voltar no dia seguinte para vê-lo com a luz do dia, pena que nosso último dia em Nashville era uma segunda feira, exatamente o dia que o museu não abre.

Planeje sua visita

Cheekwood Estate and Gardens (site oficial)

  • Endereço: 1200 Forrest Park Dr, Nashville
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo das 09h às 16h30
  • Entrada: $19 (acesso apenas ao jardim), $24 (jardim e mansão)

Fazer o tour na Belle Meade Plantation

Visitar uma plantation (fazenda agrícola antiga) no sul dos Estados Unidos é sempre um passeio interessante e culturalmente rico. Nashville tem a Belle Meade Plantation uma antiga fazenda de cavalos hoje convertida em museu. O tour guiado dura 1 hora e incluiu degustação dos vinhos produzidos no local.

Com as crianças pequenas acabei passando o passeio, mas deixo aqui a dica para quem quiser visitar.

Planeje sua visita

Belle Meade Plantation (site oficial)

  • Endereço: 5025 Harding Pike, Nashville
  • Horário de funcionamento: diariamente das 09h às 17h
  • Entrada: $24

Aprender no Tennessee State Museum

O Tennessee State Museum conta a história de todo o estado do Tennessee. O local conta com exposições de objetos que se relacionam com a história social, política, econômica e cultural do estado.

Planeje sua visita

Tennessee State Museum (site oficial)

  • Endereço: 1000 Rosa L Parks Blvd, Nashville
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado das 10h às 17h; domingos das 13h às 17h
  • Entrada: gratuita

Caminhar pelo Centennial Park e ver a réplica do Parthenon

O Centennial Park é um parque lindo com árvores altas e um lago super fotogênico. Um parque delicioso para passear com os pequenos e dar aquela corridinha no final da tarde.

Réplica do Pantheon no Centennial Park em Nashville
Réplica do Pantheon no Centennial Park em Nashville

A sensação do parque é uma réplica do em tamanho real do Parthenon original de Atenas, na Grécia, mas quer saber? Achei a réplica feia que dói, é muito mal gosto junto. O Parthenon foi construído em 1897 por William Crawford Smith como parte da Exposição do Centenário do Tennessee, escapou por pouco da destruição e hoje abriga um museu de arte. Sua obra prima é uma escultura gigante de Athena de 2 metros de altura, vestimentas douradas e olhos azuis. Se eu achei a réplica do edifício feia, a Athena é assustadora!

Campus da Vanderbilt University

Vai para a região do Centennial Park? Não deixe de incluir um passeio pelo campus da Vanderbilt University, a faculdade mais tradicional de Nashville, no seu roteiro. O campus é lindo e você vai tirar boas fotos durante o passeio.

Campus lindo da Vanderbilt University em Nashville
Campus lindo da Vanderbilt University

Onde comer em Nashville no Tennessee

Da churrascaria descolada com música ao vivo, ao restaurante moderninho com menu sazonal, come-se ultra bem em Nashville!  Tanto que estou escrevendo um post todinho sobre o tema: Onde comer em Nashville com todas as dias dos lugares que provamos, e fotos.

Enquanto isso, deixo aqui algumas dicas de restaurante em Nashville.

  • Adele’s (1210 McGavock St, Nashville): Gostamos tanto que fomos duas vezes, e minha dica é ir no jantar. O menu da casa muda conforme a estação, mas o Gnocchi – cujo molho varia de tempos em tempos – é a especialidade da casa. O ambiente é  uma delícia, e os drinks são divinos.
  • Martin’s Bar-B-Que Joint (410 4th Ave S + 2 endereços): Churrasco é uma das especialidades culinárias de Nashville, e minha dica para quem quer provar um ótimo e no cento da cidade é o Martin’s. O Ambiente é uma delícia e se você der sorte vai pegar uma banda tocando música ao vivo. Crianças são bem vindas e meus filhos curtiram bastante a vibe.
  • Grilled Cheeserie (975 Main Street + endereços & foodtruck): Lanchonete badalada que serve queijo quente em versões pouco convencionais. Pedida legal (e com ótimo custo x benefício) para quem quer comer algo rápido e gostoso.
  • Hattie’s B  (112 19th Ave S): O tradicional frango frito de Nashville vem acompanhado de uma fila gigantesca. Vários amigos indicam como o melhor frango frito da vida, para mim que não sou fã de frango frito, não valeu a espera.
  • With Duck Tacos (423 6th Ave S Nashville): Para quem vai se esbaldar na degustação de  moonshines da Ole Smoky Destilary, nada como contrabalançar a bebedeira com comida mexicana. Nós pedimos tacos de carne e quesadilla para as crianças e gostamos bastante do lanchinho.

Veja mais dicas no post onde comer em Nashville.

Gnocchi do Adele's em onde comer em Nashville
Famoso Gnocchi do Adele’s em Nashville

O que fazer em Nashville no Mapa

Veja todas as dicas deste post neste mapa dinâmico.

Onde ficar em Nashville

Como uma boa capital, Nashville tem uma rede hoteleira bem ampla – com opções de hotéis para todos os gostos (e bolsos). A cidade é relativamente grande e os bairros são bem espalhados, então vale a pena escolher bem onde ficar.

Para quem vai pela primeira vez a Nashville minha dica é ficar no centro da cidade, ou no The Gulch, o descolado bairro vizinho. Se você vai viajar com crianças ou tem mais de 3 noites na cidade, considere o Gaylord Opryland, um resort lindo com jardins internas mega bem cuidados e um parque aquático sensacional.

Para quem prefere uma opção caprichada e não dispensa um hotel 5 estrelas, o The Hermitage Hotel, Grand Hyatt Nashville e o The Joseph são as melhores pedidas no centro da cidade. Ali do ladinho no The Gulch, o Union Station, é uma pedida linda e ultra especial. O hotel fica numa antiga estação de trem todinha remodelada e é um charme.

Também no centro, o Drury Plaza Hotel Nashville Downtown, Cambria Hotel Nashville Downtown e o Fairlane Hotel são opções com um bom custo benefício.

E, se o budget for curto, Nashville também tem opções que caibam no bolso. O Sleep Inn, Nashville Downtown Hostel e o Nashville TN Vacation Rentals são opções econômicas.

Seguro viagem para os Estados Unidos

Nada de viajar para os Estados Unidos sem seguro viagem, hein? Apesar dele não ser obrigatório, ele é indispensável para te livrar de possíveis furadas, como bagagem extraviada, voos atrasados e emergências hospitalares (que vão te custar uma fortuna caso você não esteja com seguro)!

Por aqui, indico o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

Quer um desconto?
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

E aí, curtiu o nosso post com dicas do que fazer em Nashville? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário