Huntsville no Alabama: Centro Espacial da NASA e mais

Saiba o que fazer em Huntsville no Alabama, uma das cidades mais inteligentes dos Estados Unidos. Sua base da NASA – que inclui um centro espacial aberto para visitantes – e seu parque industrial gigante (um dos maiores do país) servem de ímã para gente de todos os cantos dos EUA. A cidade fervilha conhecimento, inovação, e claro,  engenharia espacial!

Se o Centro Especial de Huntsville foi o grande motivo de incluirmos Huntsville no nosso roteiro da Califórnia a Flórida de trailer, quero contar de Huntsville entrega um pacote de experiência completo com vários lugares interessantes para visitar, um dos centros históricos mais bem conservados do sul do país, ótimas opções de restaurantes e uma estrutura hoteleira mais do que completa. Pronto para descobrir Huntsville no Alabama?

O que fazer em Huntsville no Alabama

Um conjunto de foguetes vistoso é o primeiro convite e a primeira exclamação e alegria de quem visita Huntsville, também conhecida como Rocket City USA (a cidade dos foguetes) graças a sua conexão importante com a NASA e com as expedições que levaram o homem a lua. Foi lá em 1961 que o governo americano iniciou sua jornada de pesquisas para as missões Apollo, um período cheio de desafios, muita pesquisa e grandes conquistas tecnológicas.

Saturn Hall no Centro Espacial de Huntsville
Saturn Hall no Centro Espacial de Huntsville

Visitar o Centro Espacial de Huntsville e participar de um dos muitos “Space Camps” – experiência de treinamento de astronautas, aberta para crianças, adultos e família – é apenas um dos atrativos de Huntsville.

A cidade tem um centro histórico bem preservado que saiu ileso das batalhas da guerra civil, um parque central lindo e vários cantinhos legais para comer e beber bem.

Veja aqui os principais pontos turísticos de Huntsville no Alabama.

  1. Visitar o centro espacial da Nasa
  2. Passear pelo Big Springs Park
  3. Se encantar com o centro da cidade
  4. Lowe Mills Art & Entertainment
  5. Stove House
  6. O jardim botânico de Huntsville e a galáxia especial de natal

Visitar o centro espacial da Nasa

Vou começar pelo U.S. Space & Rocket Center (site oficial), o grande motivo da nossa visita a Huntsville e a atração turística mais visitada do Alabama. O Centro Espacial que serve como centro de visitantes oficial NASA’s Marshall Space Flight Center.

Com seu pátio de foguete repletos de réplicas e protótipos que podem ser vistos de longe, o centro nos arrancou suspiros de longe. Mal sabíamos que poucos instantes depois ficaríamos – literalmente – de boca aberta com a imensidão do Saturno V que fica exposto no teto de um dos pavilhões do centro, ele é imenso, cheio de partes enormes e cheio de histórias para contar!

Réplica de foguete na entrada do centro espacial de Huntsville
Selfie com a réplica do Saturno na entrada do Centro Espacial: Eu não podia perder essa, podia?

Mas, antes de falar do Saturn Hall, o pavilhão central, quero voltar (bem rapidinho, prometo) a entrada do centro onde um protótipo da engenhoca “voadora” construída pelos irmãos Wright que nos lembra que em pouco mais de 60 anos o homem passou da “possibilidade de voar” para a conquista do espaço. Impressionante a evolução em tão pouco tempo, não acham?

Saturn Hall

Chegando no pavilhão você terá a chance de viajar pela história de desenvolvimento espacial norte americano e entender como a tecnologia usada para lançar mísseis serviu de base para a criação dos primeiros foguetes.

O acervo maravilhoso do U.S. Rocket & Space Center está cheio de peças originais como a cápsula do Apolo XVI, a que foi e voltou do espaço, seu paraquedas gigante usado para que os astronautas pousassem no mar, um pedacinho de rocha lunar (fiquei emocionada em ver a lua de perto), protótipo do veículo utilizado para trafegar pela lua, e o airstream utilizado para quarentenar os astronautas após as missões. É tanta coisa legal junta que é difícil saber por onde começar.

Capsula do foguete Apollo XVI
Capsula do foguete Apollo XVI que foi e voltou da lua. vê-la de perto foi emocionante

Algumas das peças em exibição no museu foram usadas em filmes famosos como Hidden Figures (Estrelas Além do Tempo), Beyond the Stars, Ravagers e Space Camp Mission. Falando em filmes, quem curte cinema vai adorar descobrir que o Alabama serve de locação para vários filmes famosos de Hollywood.

O jardim espacial

Um jardim com protótipos de foguetes e outros artefatos aposentados te guiam a um segundo pavilhão onde acontecem os Space Camps. A caminhada é bem curtinha, mas rende fotos bem legais junto aos foguetes gigantes.

Space Camps

Aqui, astronautas fazem treinamento no tanque de mergulho – é uma das formas mais eficientes de se preparar para a gravidade do espaço – e pessoas como eu e você participam dos divertidos Space Camps, treinamentos bem realistas para se tornar astronautas. Há vários programas interessantes, e como eles são BEM concorridos vale reservar com bastante antecedência.

Space Camp em Huntsville no Alabama
Entrada do pavilhão onde acontecem os Space Camps

Quem não participa do programa pode visitar o pavilhão, ver tudo acontecendo de longe e ver de perto algumas exibições interessantes como a “cama” do astronauta (ele precisa se amarrar em um saco de dormir para conseguir ficar paradinho), o banheiro (fiquei surpresa ao aprender que toda a água, inclusive a urina, é reciclada e reutilizada na nave) e outras dependências interessantes.

Há muito o que ver, ler, ouvir e aprender com os voluntários – em geral, engenheiros aposentados e que conhecem MUITO. Saí de lá inundada de conhecimento, pronta para estudar mais sobre o assunto, que até então nunca tinha me despertado tanta atenção, e louca para participar de um dos Space Camps. Dedique pelo menos meio dia do seu roteiro – quem se interessa pelo assunto vai fácil passar o dia todo – para descobrir o centro espacial. Vale muito a pena.

Vestido de Astronauta no Centro da NASA em Huntsville
Tom, apaixonado por Astronautas amou tirar essa foto

Dá para visitar o marshall space center?

Se você é cidadão americano – residente não vale – você pode participar de um dos tours diários que saem do Rocket Center. O passeio é pago a parte e traz uma visão interessante e patriota do centro espacial e suas conquistas ao longo dos anos.

Planeje sua visita:

Rocket Center (site oficial)

  • Endereço: 1 Tranquility Base, Huntsville
  • Horário de funcionamento: quarta a sexta das 10h às 16h, sábados das 10h às 17h, domingo das 11h às 17h; fechado às segundas e terças
  • Entrada: $25, crianças entre 5 e 12 anos, $17; menores de 4 anos entrada gratuita

Passear pelo Big Springs Park

Após visitar o Centro Espacial vale desbravar o centro de Huntsville e descobrir uma cidade linda, repleta de cantinhos gostosos de passear e bonitos de fotografar.

Um bom lugar para começar a visita é o Big Spring International Park (200 Church Street), a fonte de águas cristalinas que motivou a construção da cidade de Huntsville em seu entorno e que por muitos anos serviu de principal fonte de água potável da cidade.

Nascente no Big Springs Park em Huntsville, Alabama
Nascente no Big Springs Park: A água é super transparente

As águas transparentes vem do subsolo com força e formam uma lagoa, a água corre pelo parque em forma de canais e atrai patos e gansos. É bem bonito.

 que fazer em Huntsville no Alabama: Big Springs Park
Ponte sobre o Lago do Big Springs Park

O Big Spring International Park também conta com o Huntsville Museum of Art, uma arena esportiva multiuso e um calendário animado de eventos o ano todo. O mais famoso deles é o Panoply Arts Festival, um festival de arte e música com clima bem família e algumas performances interessantes.

Nós visitamos o parque durante o Natal e vimos uma exposição bem legal de árvores montadas por escolas, empresas e grupos de amigos. As árvores estavam hiper criativas e meus filhos ficaram loucos com as possibilidades. Em frente ao museu de arte havia uma pista de patinação grande e muita gente patinando. Uma delícia de vibe!

Se encantar com o centro da cidade

Subindo a escadaria da Big Spring você chegará a uma pracinha fofa e um cantinho da cidade que me lembrou muito o sul da Inglaterra. As ruas North Side Square e South Side Square tem restaurantes, cafés, algumas lojinhas legais e uma arquitetura muito linda.

Centrinho de Huntsville no Alabama
Centrinho de Huntsville no Alabama

Peguei uma cerveja local (servida em copos de plástico roxo para você poder tomar na rua) na Green Bus Brewery (206 Eustis Ave SE, Huntsville), tirei fotos da igreja episcopal que fica ali do lado (o edifício é lindo), visitamos a Harrison Brothers Hardware (24 Southside Square) – o trenzinho histórico na vitrine é uma tradição da cidade e meus filhos amaram, sentamos nas cadeiras de balanço (toda cidade deveria ter uma dessas!) e continuamos a caminhada pelo bairro histórico que começa por ali.

Há várias casas históricas com fachada famosinhas e o legal é que o Google Maps indica todas elas!

Com as crianças acabamos andando menos do que gostaríamos, mas ficamos bem impressionados com a arquitetura linda de Huntsville.

Lowe Mills Art & Entertainment

A antiga fábrica têxtil de 1901, virou fábrica de sapatos militares, armazém e finalmente foi reformada e revitalizada em 2001 para se tornar o Lowe Mills Art & Entertainment ponto de confluência de artistas, artesãos e empreendedores descolados.

Lowe Mills Art & Entertainment em Huntsville
Entrada do Lowe Mills Art & Entertainment

Durante os open houses você pode visitar os estúdios abertos e ver os artistas trabalhando em criações bem especiais. Eu fiquei encantada com o Tangled String Studios uma mistura de lounge, casa de shows e o mais legal, uma produção manual de instrumentos musicais de corda que me deixou encantada. Adorei (e devorei) as doçuras do Pizzelle Confections, vi rapidinho vários estúdios de arte e de cerâmica e provei comida típica da Romênia em um café meio feinho, o Poftà Bunà, porém super deliciosos. Pedimos wraps e saladas divinos.

Tem sempre muita coisa interessante rolando no Lowe Mills, então vale ficar de olho na programação e incluir uma visita no seu roteiro.

Planeje sua visita

Lowe Mills Art & Entertainment

  • Endereço: 2211 Seminole Dr SW, Huntsville
  • Horário de funcionamento: quarta a quinta das 12h às 18h; sexta das 12h às 20; sábado das 10h às 18h; fechado aos domingos e segundas

StoveHouse

O Stove House é mais um caso de como projetos de restaurações de edifícios antigos combinados a arquitetura moderna, bem feitos, trazem vida, personalidade e, claro, muitas oportunidades de negócios. O antigo edifício da Martin Stove factory, uma fábrica de aquecedores e fogões de 1929, foi convertido em um espaço multiuso com áreas para escritórios, eventos (vale ficar de olho no calendário) e o mais interessante para nós viajantes: bares animados e pequenos restaurantes ótimos.

Fachada do Stovehouse em Huntsville
Fachada do Stovehouse em Huntsville: Amei a vibe

O espaço é lindo, a vibe é deliciosa e nossa paradinha rápida por lá foi tão legal que numa próxima voltarei com mais tempo! Para comer recomendo os ramens do Kamado (3414 Governors Dr SW #515, Huntsville), os crepes maravilhosos do Oh Crêpe (estilo japonês, com massa crocante e glúten free. Amo! Comemos um de morango com Nutella perfeitinho), e os Drinks do Pour House, o bar descolado que se gaba como o único bar de cobertura da cidade.

Crepe de morango com nutella do Oh Crepe
Crepe de morango com nutella do Oh Crêpe, na Stove House

Vá com fome e aproveite para tomar bons drinks!

Visitar a Stovehouse é um boa do pedida do que fazer em Huntsville
Um dos pátios do Stovehouse, o local é gigante e bem descolado

O jardim botânico de Huntsville e a galáxia especial de natal

Se você é fã de jardins botânicos como eu, vai adora o Jardim Botânico de Huntsville, seu casarão imponente, estufas bem cuidadas e um lago recheado de vitórias-régia tamanho família.

Casarão do Jardim Botânico de Huntsville
Casarão lindo do Jardim Botânico de Huntsville

Durante o Natal o jardim Botânico celebra a Galáxia das estrelas, um evento que precisa ser comprado com antecedência e que reúne toda a cidade! As entradas são compradas com horário marcado e se esgotam bem rápido.

A Galáxia percorre uma trilha de 4 Km repletas de luzes e cantinhos para fotografar. Meus pequenos ficaram enlouquecidos e demorei um pouquinho para conseguir explicar que não podia encostar nas luzinhas e nem subir nos canteiros. Eles andaram os 4Km sozinhos e adoraram a aventura.

Galáxia de estrelas no jardim botânico de Huntsville
Não achamos o potinho de ouro, mas passamos por dentro do arco-íris

Mt. Sano State Park

Há várias reservas florestais nacionais e estaduais interessantes em Huntsville e na região. A mais conhecida – e a que ficou no topo da nossa lista de desejos para a próxima viagem é o Mt. Sano State Park, uma área verde linda com trilhas, uma cachoeira bem pitoresca, um jardim japonês lindíssimo e playground para os pequeninos.

Não tivemos tempo de visitar, mas deixo a dica para quem conseguir encaixar!

Como chegar em Huntsville

Para quem voa direto do Brasil, Atlanta (que também é uma cidade legal para caramba) é uma boa pedida para iniciar sua viagem de carro. Topa fazer conexão? Se sim, dá para voar direto para Huntsville, ou começar a viagem na divertida Nashville.

Para quem já está nos Estados Unidos, pegar um voo para Nashville é provavelmente a opção mais econômica (vale sempre conferir os preços), mas também dá para voar direto para Huntsville.

Veja aqui onde fica Huntsville no Alabama

Huntsville fica no norte do Alabama, não muito longe com a fronteira do Tennesse. Para quem viaja de carro, vale ficar de olho no centro de visitantes, logo na fronteira do estado e suas réplicas de foguete. Um antecipação bem legal da emoção de chegar na Rocket City!

Principais distâncias:

  • Nashville, Tenesse: 178 Km
  • Atlanta: 289 Km
  • Birmingham: 162 Km
  • Montgomery: 289 Km

Onde ficar em Huntsville

A rede hoteleira de Huntsville não é das maiores, mas é possível encontrar hospedagem para todos os bolsos. Entre as opções mais caprichadas estão o Element Huntsville, Drury Inn & Suites Huntsville (próximo ao Rocket Center) e o Hyatt Place Huntsville (coladinho no Centro Especial).

Para quem procura algo com bom custo benefício, o Embassy Suites Huntsville, Sleep Inn & Suites Huntsville e o Holiday Inn Huntsville.

Agora uma das pedidas mais econômicas e bem avaliadas é o Clarion Pointe Huntsville Research Park.

Como incluir Huntsville no seu roteiro de viagens

Huntsville é um destino bacana para incluir na rota da música (Nashville, Memphis, Muscle Shoals e New Orleans). Vai rolar um pequeno desvio, mas vale a pena viu?!

Outra pedida bacana e está na minha lista dos sonhos é fazer uma Roadtrip do norte ao sul do Alabama, uma viagem que começa em Huntsville, e de lá segue para Muscle Shoals, Birmingham, Montgomery, Mobile (a cidade é bem legal) e termina nas praias lindas do sul do estado (Orange Beach é uma das pedidas mais populares do Alabama.

Réplica do veiculo lunar no Centro Espacial de Huntsville
Réplica do veiculo lunar no Centro Espacial de Huntsville

Para nós, Huntsville foi uma das paradas da nossa viagem da Califórnia à Flórida, incluímos 2 noites em Huntsville entre Nashville (TN) e Destin na Flórida e amamos a pedida.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem nos Estados Unidos é indispensável para te salvar de problemas como malas extraviadas, voos atrasados e, claro, emergência hospitalar.

Por aqui, indico o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

Quer um desconto?
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

E aí, curtiu o nossas dicas Huntsville? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso Instagram!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário