15 Parques Naturais na Flórida: Dicas para visitar os parques mais lindos do estado

Conheça os 15 parques naturais mais lindos da Flórida. Em um só estado você encontra praias incríveis, rios cristalinos, túneis de manguezais, pântanos e piscinas naturais.

Pronto para descobrir a diversidade incrível da Flórida?

Passeio de caiaque em High Springs na Flórida
Passeio de caiaque na região de Gainesville: a cor da água é surreal!

Melhores parques naturais e reservas florestais da Flórida

Nem só de parques temáticos vive a Flórida, o estado tem 175 parques estaduais, além de florestas nacionais e parques privados ultra bem cuidados.

Você vai se encantar com a diversidade de paisagens, com a flora e a fauna do estado.

Neste post, fizemos uma seleção de 15 parques naturais que merecem a visita – e foi super difícil fechar a lista, viu?!

Prepare-se para se encantar e para descobrir alguns dos segredos mais bem guardados da Flórida.

Lista de parques naturais da Flórida:

  1. Three Sisters Springs
  2. Ocala National Forest
  3. Key Biscayne
  4. MacArthur State Park
  5. Blue Springs State Park
  6. Top Sail Preserve
  7. Grayton Beach State Park
  8. St. Andrew’s State Park
  9. St Marks National Refuge
  10. San George Island State Park
  11. Everglades National Park
  12. Silver Springs State Park
  13. Ichtucknee State Park
  14. Gilcrist Blue Springs State Park
  15. Wakulla State Park
  16. Bônus: Dry Tortugas National Park

1- Three Sisters Springs

Começo a lista pelo local que fez com que eu me apaixonasse pela Flórida e enxergasse as oportunidades naturais lindas. Que lugar!

Three Sister Springs em Crystal River.
Three Sister Springs em Crystal River. Dá para acreditar que este paraíso fica a uma hora de Orlando?

Crystal River fica 1h30 de Orlando e é conhecida por suas nascentes transparentes como cristal. A principal nascente da região – Three Sisters Springs – é linda de encher os olhos e aquecer o coração.

Trata-se de um conjunto de três nascentes que formam uma piscina natural linda, de águas bem azuis e rodeada por vegetação. O cenário fica ainda mais incrível durante o inverno, quando centenas de peixes-boi migram para a região em busca das águas “mais quentes” das springs. A temperatura de 21 graus é constante o ano todo e essencial para a vida dos peixes-boi.

Crystal River também é o único local nos Estados Unidos onde é permitido nadar com os peixes-boi de forma legalizada e socialmente responsável. A experiência é linda e emocionante!

Nadar com peixe boi em Crystal River
Nadando com peixe boi em Crystal River – um verdadeiro privilégio

Como visitar a Three Sisters Springs

Para ver a Three Sisters Springs há um acesso terrestre que ocorre por meio de uma linha de trolleys operada pela cidade. O trolley te deixa no pé do parque, junto a uma passarela de madeira que contorna parte nas nascentes.

É permitido nadar em Three Sisters, mas o acesso é feito apenas pela água exige um tiquinho de preparo físico.

Para chegar é preciso remar cerca de 20 minutos ou pegar uma carona de barco e nadar o trecho final. Vale a pena, viu? Durante o inverno, o local se transforma em um refúgio de proteção para os peixes-boi e não é permitido entrar com caiaques ou pranchas.

Como incluir Crystal River no roteiro

Para quem se animou a conhecer Crystal River, há a opção de tours bate e volta saindo de Orlando. Dá para fazer o bate e volta por conta própria ou se programar para ficar uma ou duas noites na região e conhecer o local de verdade.

2- Ocala National Forest

Ocala é uma região tão linda que aparece nessa lista de parques naturais da Flórida três vezes. Olha que tive que deixar um monte de parques lindos de fora, hein?! Mas Ocala é especial e merece esse destaque todinho.

Vou começar pela Floresta Nacional de Ocala. Uma área de preservação federal, composta por várias entradinhas diferentes. Há nascentes, lagos e áreas de camping.

Juniper Springs

Fundo natural e bordas asfaltadas, Juniper é a queridinhas das famílias e uma opção bem legal para quem viaja de motorhome pela Flórida, já que é permitido acampar por lá.

O parque tem uma área gostosa com churrasqueiras, mesas de piquenique e um gramadão caprichado.

Juniper Springs em Ocala na Flórida
Juniper Springs em Ocala na Flórida

Há também uma trilha de um quilômetro que leva à Fern Hammock Springs, uma nascente protegida – não é permitido nadar – porém maravilhosa para fotografar. A mistura de tons azuis que parecem grandes bolhas com águas mais escuras é lindíssima.

Fern Hammock Springs em Juniper Springs - Ocala
Fern Hammock Springs: uma spring “secreta” em Juniper Springs

Silver Glen Springs

Considerada uma das melhores springs da Flórida para nadar, Silver Glen Springs exibe águas claras, um cenário bem natural e no inverno a chance de encontrar dezenas de peixes-boi.

O que mais me impressionou na visita, foram os cardumes de peixes grandes que nadavam junto a boca da nascente criando um lindo festival de cores.

Silver Glen Springs em o que fazer em Ocala na Flórida
Águas transparentes da Silver Glen Springs

Chegue cedo: como Silver Glen Springs é super badalada e tem um estacionamento limitado, a dica é chegar cedo. Assim que o estacionamento atinge capacidade, eles fecham a entrada.

Salt Springs & Alexander Springs

Também ouvi falar muito bem de Salt Springs, que é uma piscina natural enorme e com as bordas asfaltadas, ideal para quem curte nadar. Já Alexander Springs tem um aspecto mais natural.

3- Bill Baggs Cape Florida State Park em Key Biscayne

Minha próxima dica de parque natural na Flórida é uma excelente pedida para quem está em Miami. O Bill Baggs Cape Florida State Park fica na pontinha de Key Biscayne e exibe praias lindas, uma área bem gostosa para andar de bicicleta (é possível alugá-las no próprio parque), mesas de piquenique e um farol super fotogênico.

A dica aqui é chegar cedo, pois as filas na entrada são chatinhas e nos dias mais concorridos o parque fecha assim que o estacionamento lota.

Farol em Key Biscayne, um passeio espetacular
Farol do Bill Baggs Cape Florida em Key Biscayne

Visitando o farol de Key Biscayne

De quinta a segunda, às 10h e as 13h, há tours guiados e gratuitos para conhecer um pouquinho da história do parque, subir no topo do farol (subida permitida apenas maiores de 1,06m) e visitar o chalé histórico onde o guardião da casa residia.

O ponto alto da visita é a vista do alto do farol. Vale cada degrau!

Praia em Key Biscayne, pertinho de Miami
Praia do Bill Baggs Cape Florida vista do alto do farol. Uma delícia de praia para a criançada

Praias de Key Biscayne

A praia junto ao farol tem águas rasas, bem clarinhas e a possibilidade de alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras. Essa é uma das praias preferidas dos moradores de Miami para curtir com a criançada.

4- John D. MacArthur State Park

O John D. MacArthur State Park fica na região de Palm Beach e me encantou desde a entrada, com seu túnel de árvores fechadinho e bem verde. Fui fora de temporada e encontrei um parque bem vazio e muito bem cuidado.

O parque preserva a junção de dois ecossistemas bem especiais: um manguezal acompanhado de seu enorme estuário e uma praia linda recheada de vegetação tropical. Eu se fosse você dedicaria tempo aos dois lugares.

Caiaque no ohn D. MacArthur Beach State Park2
Caiaque no John D. MacArthur Beach State Park: fiquei encantada pela vida e natureza do parque

Comece com um passeio de caiaque pelo estuário – com olhos bem abertos você vê muitos salmonetes pulantes, pássaros grandes e, com sorte, golfinhos e peixes-boi. Na sequência, você passa embaixo da Burnt Bridge, adentrando o Lake Worth Lagoon. Basta remar mais um pouquinho para chegar a Munyon Island, onde há trilhas que levam a pavilhões cobertos e mesas de piquenique. A vegetação da ilha é bem especial.

Praia do John D. Mac Arthur State Park na Flórida
John D. Mac Arthur State Beach, uma das minhas praias preferidas de Palm Beach County

Nossa próxima parada é a McArthur Beach. Para chegar nela você precisa percorrer uma plataforma de madeira longa que atravessa o estuário rumo a floresta tropical. Túneis de árvores fechadinhas – parei várias vezes para fotografar – te levam a praia – que é 100% natural.

Nessa praia linda, centenas de tartarugas marinhas de duas espécies diferentes botam seus ovos. Quem se interessa pelo assunto pode visitar o excelente Loggerhead Marinelife Center, que serve como um hospital de tartarugas e faz um trabalho bem legal na região.

5- Blue Springs State Park

Este parque lindo fica a cerca de 1h de Orlando e é uma das pedidas preferidas dos moradores da região para curtir as águas no verão e ver dezenas de peixes-boi durante o inverno. Assim como em outros parques badalados da Flórida, minha dica principal é chegar cedo!

Blue Springs em roteiro da Flórida
Blue Springs: uma das fontes cristalinas da Flórida. No inverno ela fica repleta de peixes bois

O Blue Springs State Park é uma das nascentes do Rio St. John e algumas das formas mais gostosas de curtir o parque são nadar nas águas geladinhas da nascente (aqui a temperatura de 21 graus é constante o ano todo) ou simplesmente descer de bóia percurso entre a nascente e a entrada do parque. Você pode alugar bóias no próprio parque.

O que fazer em Deland
Nadando nas águas do Blue Springs

Aproveite o embalo e faça o passeio de barco pelo Rio St. John (todos os dias às 10h e às 13h). Há grandes chances de você avistar peixes-boi e quem sabe, até jacarés, no passeio.

E antes que você pergunte, jacarés não são comuns na nascente, mas caso apareça algum próximo as áreas de banho, o parque fecha as piscinas naturais. Já no rio, longe das pessoas – jacaré não gosta e evita pessoas – eles são mais comuns.

Além do Blue Springs, a região de West Volusia tem muitos passeios que valem a pena. Programe uma ou duas noites do seu roteiro em DeLand e curta uma região incrível.

6- Top Sail Preserve

O Top Sail Preserve entra nessa lista de parques naturais da Flórida por sua praia incrível e pela MELHOR experiência de camping que já tivemos nos Estados Unidos. Um lugar excelente para acampar de barraca ou como nós fizemos, acampar de motorhome (veja o post Flórida de motorhome).

Top Sail Hill Preserve em Destin na Flórida
Top Sail Hill Preserve pertinho de Destin

O Top Sail fica próximo a Destin, no Noroeste da Flórida, uma região onde as praias têm areia bem branca e os golfinhos saltitantes são bem comuns. O parque tem estrutura de camping com piscina, parquinho para a criançada e um sistemas de shuttles, que conecta o centro do parque até a praia.

Para nós, uma das partes mais gostosas da experiência era percorrer o trecho pavimentado (cerca de 1,5 km) com os pequenos e chegar a praia toda manhã. Também adoramos conhecer a área de trilhas com florestas pantanosas e lagos – pedalamos até que as areias fofinhas venceram as rodas da bike e tivemos que voltar.

Visual do Top Sail Preserve em Destin
Visual do Top Sail Preserve

Além do Top Sail, Destin tem o Henderson Beach State Park – tido por muitos como a melhor praia da região. Eu discordo, viu? Para mim, o Top Sail ganha fácil – mas como o parque fica bem no centro da cidade e tem uma estrutura legal com campings e hotéis dentro do parque, é sem dúvida uma ótima opção.

7- Grayton Beach State Park

Nossa próxima dica é o Grayton Beach State Park – também na Costa Esmeralda – um parque lindo, em uma cidade pequena e charmosa chamada Seaside (anote esse nome, você vai ADORAR!)

Grayton Beach State Park em Seaside na Florida
Grayton Beach State Park em Seaside

Areais bem brancas, águas claras e para quem curte fazer snorkel, uma barreira artificial que atrai peixes e tartarugas. A praia é espetacular e está na minha lista de praias preferidas dos EUA.

Além da praia lindona, o Grayton Beach State Park tem uma estrutura de camping para quem viaja de motorhome, chalés para locação e um lago bonito para quem curte remar. O parque é no centro de Seaside e quem se hospeda por lá leva o combo perfeito de parque lindão + cidade que merece ser visitada.

8- St. Andrew’s State Park

O St. Andrew’s State Park vem para engrossar a lista de parques naturais da Costa Esmeralda (eu falei que a região era linda?!) com praias incríveis e muita natureza. Visitei o parque duas vezes e voltaria outras 20. Que lugar!

Praia no St Andrews State Park na Flórida
Baía protegida de ondas: perfeita para as crianças

O St. Andrew’s é o principal parque estadual de Panama City Beach, um destino mega bem estruturado que combina praias lindas com um toque de hospitalidade e gastronomia sulista. Coloque na lista dos sonhos!

Dirija até o finalzinho do parque para encontrar duas possibilidades de praia – uma de costas para outra – uma praia mais aberta com ondas, e outra fechadinho pela baía e que forma um grande piscinão, rasa, mansa e perfeita para curtir com a família.

Fique de olho na água para observar peixes, pássaros, arraias e, com sorte, golfinhos.

O parque também serve como ponto de acesso para a Shell Island. Durante a temporada é possível pegar ferries para a ilha ou alugar um barco (reserve com antecedência) e fazer o trajeto por conta própria.

9- St. Marks National Refuge

O parque menos conhecido da lista merece estar aqui! St. Marks National Refuge fica numa região da costa da Flórida conhecida como Forgotten Coast, um trecho lindo e que felizmente passou batido pelo desenvolvimento hoteleiro. O resultado é um conjunto de cidades pequenas, charmosas e praias lindas sem grandes edifícios no visual.

St Marks Lighthouse o farol histórico da Flórida
St Marks Lighthouse

O St. Marks National Refuge serve de refúgio natural para diversas espécies migratórias de pássaros e é uma oportunidade linda de se conectar com a natureza do estado. O parque inclui um centro de visitantes pequeno que conta a história do parque e seu farol fotogênico, destacando animais que vivem na região; uma estrada cênica que conecta o centro de visitantes ao farol, e o farol, o cantinho mais lindo e mais fotografado do parque.

Minha dica é dirigir devagar, com os olhos bem atentos e fazendo pequenas paradas para trilhas. Nós vimos dezenas de colhereiros rosados (ave símbolo da Florida) pousados em um dos pântanos do parque e ficamos emocionadas ao ver as aves voando. Foi lindo.

Leve repelente! Fui a escolhida do grupo para levar todas as picadas do dia e detestei. Eu se fosse você capricharia no repelente!

10- St. George Island State Park

Um dos segredos mais bem guardados da Flórida, quer dizer, segredo para nós brasileiros porque moradores de Tallahassee (capital da Flórida) e das cidades do Sul dos EUA, já descobriram e amam a região.

St. George Island State Park na Flórida
Saint George Island State Park uma baita praia

O St. George Island State Park fica na pontinha da ilha e tem praias de todos os lados, dunas com vegetação protegida, uma área pantanosa bem bonita e floresta. Há muitas trilhas demarcadas para você explorar os diferentes ecossistemas do parque. Capriche no repelente de insetos e curta uma região lindíssima da Flórida.

St George Island na Forgotten Coast
Mari e Thais Towersei no SGI State Park

11- Everglades National Park

Um dos maiores parques Nacionais de Estados Unidos, o Everglades proporciona experiências incríveis de natureza pertinho de Miami. A forma mais popular de explorar o parque é a bordo de um airboat.

Everglades National Park
Everglades National Park | Photo by Peter W. Cross and E. Patrick Farrell

Com um carro alugado, você pode dirigir até uma das operadoras que conduzem tours pelo parque.  Safari Park e o Gator Park, ambos na US 41 ou Tamiami Trail (uma mistura entre Tampa e Miami) são boas opções. Compre ingressos antecipados.

Se você tem o dia todo, aproveite o embalo para visitar o Visitor Center do Shark Valley que fica a apenas 15 minutinhos dali e proporciona uma experiência bem legal no parque. Por lá, você pode fazer um tour de tram ($28 por adulto e $15 para crianças de 3-12 anos) que dura duas horas e faz um percurso de 24 km ao longo do rio, com paradas para ver os animais e explorar a torre de observação.

Quem preferir pode alugar uma bike e fazer tudo por conta própria.

Reserve o passeio com antecedência pois as vagas são limitadas. Veja os horários e faça reservas no site oficial.

12- Silver Springs State Park

Considerado como a atração turística da Flórida, o Silver Springs State Park é uma chance linda de visitar uma das maiores e mais bonitas nascentes cristalinas da Flórida e ver de perto um pedacinho da história do parque.

Silver Springs em Ocala na Flórida
Silver Springs em Ocala na Flórida

Não é permitido nadar na nascente por questões ambientais, mas você pode curtir as águas fazendo um passeio de barco com fundo de vidro – uma tradição do parque desde 1822 – ou alugar uma prancha de stand up padle ou caíaque para remar no seu ritmo.

Silver Springs: Barco com fundo de vidro
Passeio de barco com fundo de vidro, uma tradição em Silver Springs

Além dos dois passeios, vale dar um giro pelo parque que tem uma natureza linda e pontos estratégicos para observar as nascentes.

A Silver Springs fica em Ocala, pouco mais de 1h de Orlando. É uma região maravilhosa e que merece dois ou três dias do seu roteiro.

Rainbow River State Park

Para fechar a trinca de parques naturais de Ocala, temos o Rainbow River State Park, um lugar tão maravilhoso que vivo brincando que meu sonho de aposentadoria é ter uma casa nas margens do rio para curtir dias de sol com mergulho nas águas transparentes.

A visibilidade da água é absurda, e a quantidade de peixes é surreal. Remar no rio está sem dúvidas entre minhas experiências preferidas da Flórida.

O que fazer em Ocala na Florida
Caiaque no Rainbow River em Ocala

O Rainbow River State Park fica na nascente, onde as águas bem azuis e há uma plataforma de concreto com escadas para facilitar o acesso.

Rainbow River em Ocala na Flórida
Nascente do Rainbow River em Ocala

O parque também conta com uma área de cachoeiras artificiais, jardins caprichados e mesas de piquenique.

Outra forma de explorar o Rainbow River é pelo KP Hole, um parque municipal que conta com uma pequena praia e um stand para locação de caiaques e bóias. Quem aluga caiaque pode optar por remar contra a correnteza rumo ao Rainbow River State Park (como eu fiz) e voltar curtindo o impulso da corrente ou fazer o passeio a favor e voltar com os barcos do parque.

Outra forma bem divertida de explorar o parque é alugar uma bóia e descer cerca de 3h a favor da correnteza. Um passeio para fazer com amigos, sem pressa. A volta é feita de barco.

13- Ichtucknee Springs State Park

Se você é das águas, vai amar descobrir o Ichtucknee Springs State Park, um parque que combina nascentes bem transparentes, piscinas naturais maravilhosas e um rio de águas lentas, cristalinas e recheadas de natureza. A forma mais linda de desbravar o parque é fazer um passeio de caiaque e remar cerca de 2h rio abaixo, vendo pássaros, peixes e quem sabe, até um jacaré preguiçoso deitado na beira do rio.

Ichtucknee springs na Flórida
Head Springs no Ichtucknee springs State Park

Antes de começar o passeio, sugiro tirar uma horinhas para conhecer duas das oito nascentes do parque Blue Hole, que fica perto do ponto de saída dos caíques e tem uma estoura de concreto e escadas para facilitar o mergulho e Head Springs. Para chegar lá, você caminha cerca de 800m por uma plataforma de madeira rodeada de natureza. O visual e os sons do passeio são fantásticos. Vá em silêncio e curta essa energia linda.

O trajeto de caiaque leva entre 2h e3h – tudo depende da velocidade que você remar – e quantas paradas fizer para nadar. Pouco depois da metade do caminho está o ponto de início do passeio de bóia, uma forma preguiçosa e divertida de descer o rio. Há muito mais gente de bóia do que de caiaque e por isso o finalzinho do trajeto tem mais cara de “festa” que de contemplação, mas continua visualmente lindo.

14- Gilchrist Blue Springs State Park

Nossa lista de parques naturais da Flórida jamais estaria completa sem pelo menos um dos parques estaduais de High Springs/ Gainesville (que é linda). Eu escolhi o fotogênico Gilchrist Blue Springs State Park, um conjunto de cinco nascentes que desembocam no rio Santa Fé.

Gilchrist Blue Springs, uma das nascentes da Flórida
Águas incrivelmente azuis da Gilchrist Blue Springs

O parque é acessível pela estrada ou de caiaque chegando pelo rio Santa Fé. Quem vem de carro, deve chegar cedo para garantir uma vaga no estacionamento disputado. Quem chega de caiaque – como nós – precisa ter preparo para encarar 8 milhas remando (e apesar de ser a favor da concorrente, ressalto, remar 13 km não é pra qualquer um).

A principal nascente do parque – Blue Springs – encanta por seus azuis profundo e uma caverna bem interessante de explorar com snorkel. O parque tem foodtruck e uma boa estrutura com vestiários.

Para explorar a região, minha dica é se hospedar duas noites em Gainesville e fazer um roteiro caprichado incluindo Ichtucknee, Ginnie Springs e o pitoresco Devil’s Den.

15- Wakulla Springs State Park

Wakulla Springs oferece duas experiências bem especiais: a chance de pernoitar em um lodge histórico lindão (ainda que você não durma por lá, programe-se para provar o brunch) e um passeio de barco pela área protegida da spring, que é um verdadeiro safári ($8 por adulto, crianças de 3-12 anos pagam $5). Reserve com antecedência!

Lodge histórico em Wakulla Springs
Lodge histórico em Wakulla Springs

Wakulla é a maior spring do mundo, apesar de não ter águas tão claras, é adorada pelos moradores do norte da Flórida que curtem sua prainha e se jogam do alto de uma plataforma exibindo seus saltos e eventuais barrigadas. Para mim, o ponto alto do passeio de barco histórico, que ocorre desde 1875, foi dar um giro pela área protegida da nascente.

Wakulla Springs: a maior e mais profunda nascente da Flórida
Wakulla Springs: a maior e mais profunda nascente da Flórida

Jacarés são garantia do circuito, vimos muitos e de todos os tamanhos, mas além deles vimos peixes-boi, garças e muitos pássaros que não sei nomear. Foram 50 minutos recheados de animais e muitas curiosidades históricas. Saí encantada e recomendo muito o passeio.

Bônus: Dry Tortugas National Park

Deixei o Dry Tortugas National Park para o final da lista pois ainda não conheço o local. O parque combina uma fortaleza histórica do século XIX com uma praia de águas bem azuis.

O passeio tem saídas de Key West e pode ser feito de hidroavião ou ferry (ambos são maravilhosos!).

Chip de celular

Você sabia que dá para comprar chip de telefone para os Estados Unidos ainda no Brasil e economizar?

O chip de telefone da O Meu chip pega super bem na Flórida e é mais vantajoso que comprar um chip local. Compre já o seu!

Seguro Viagem

Para lidar com qualquer imprevisto, eu SEMPRE recomendo adquirir um seguro viagem. Mesmo não sendo obrigatório para quem viaja aos Estados Unidos, é o seguro viagem que garante a resolução de qualquer eventualidade médica ou em caso de bagagens extraviadas ou voos cancelados. Melhor não dá chance ao azar.

Para isso, eu indico um seguro que ofereça uma boa cobertura e que cubra todas as despesas no ato. Afinal, você não quer desembolsar uma grana não programada em dólares, para depois ainda correr atrás de reembolso.

Leitores do Ideias na Mala sabem que uso e recomendo o seguro viagem da Seguros Promo. Uma empresa brasileiras séria que faz a comparação de preços entre os melhores seguros do mercado. 

Além disso, para pagar ainda menos insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar até 10% de desconto!

Faça sua cotação aqui.

Parques Naturais da Flórida no mapa

Veja todas as nossas dicas de parques naturais da Flórida no mapa.

Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida

Logo Visit Florida

Veja também:

Costa Oeste da Flórida

Flórida Springs

Parques de Orlando

Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!


mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *