San Antonio: Descubra a cidade mais linda do Texas

San Antonio, no Texas, é uma cidade rica de história, com grande herança colonial e entretenimento. Muito conhecida pelo seu calçadão às margens do rio, em San Antonio também dá para fazer compras, conhecer museus, desfrutar da natureza e muito mais! Preparamos um guia completo com o principais pontos turísticos de San Antonio, onde se hospedar, dicas de restaurante e tudo mais para seu roteiro ficar caprichado.

Pronto para se apaixonar por San Antonio?

Colorida Riverwalk de San Antonio no Texas
Riverwalk de San Antonio: o burburinho turístico da cidade

Se quiser ir direto ao ponto, basta clicar nos itens do índice abaixo:

O que fazer em San Antonio

Chegou a hora de falar o que fazer em San Antonio, a segunda cidade mais populosa do Texas e a mais antiga do estado. Uma cidade que vai te receber de forma calorosa e com um delicioso tempero mexicano.

Coladinha em Austin, mas com um jeito muito próprio, San Antonio é aquela cidade super turística, mas cheia de personalidade. O centrinho é o River Walk, vale se hospedar nele (veja nossas dicas de hospedagem) – ou o mais perto que você conseguir – curtir a vibe animada e quem sabe até fazer um passeio de barco.

Ao montar seu roteiro em San Antonio, vale combinar o agito da River Walk com cantinhos menos turísticos, porém ultra especiais. Fiquei muito impressionada com o jardim Japonês de San Antonio, adorei a vibe do Pearl District (gostei tanto que fui duas vezes), amei pedalar pela ciclovia da Salt Creek e visitar vários parques diferentes.

Ruína em uma das missões de San Antonio
Ruína em uma das missões de San Antonio

Vamos começar a planejar o seu roteiro por San Antonio? Aí vai uma lista caprichada com dicas do que fazer por lá.

Principais Pontos turísticos de San Antonio, Texas

  1. River Walk
  2. The Alamo
  3. Pearl Brewery
  4. Mission National Park
  5. Ciclovia (e parques de Salt Creek)
  6. Brackenridge Park
  7. Jardim Japonês de San Antonio
  8. Witte Museum
  9. Jardim Botânico de San Antonio
  10. AT&T Center: O estádio do San Antonio Spurs
  11. Legoland Discovery Center
  12. Six Flags San Antonio Fiesta
  13. Tour fantasma
  14. Bate e volta: Texas Hill Country

1. Riverwalk: O centro turístico de San Antonio

Todo passeio em San Antonio que se preze começa pelo River Walk, a área mais turística da cidade e a mais fotogênica.

O conjunto de canais foi criado em 1920 para conter as águas da chuva, há 24 quilômetros de canais espalhados pela cidade e a área mais legal de visitar é o miolinho central onde há restaurantes e barzinhos animados na beira do rio, várias opções interessantes de hotéis e uma vibe viva e festeira.

Passeio de barco na Riverwalk San Antonio Texas
Passeio de barco na Riverwalk em San Antonio Texas

Uma forma bem bonita de acessar o River Walk é pelas escadarias que conectam os canais ao The Alamo. Você vai passar por dentro do Hyatt Regency e chegar em um dos cantinhos mais legais do centro. Minha dica é fazer um passeio a pé pelos canais, fotografar as pontes fofas e quem sabe até emendar no programa mais turistão de San Antonio: um passeio narrado pelo rio.

Para comer, minha dica é o o delicioso Boldro’s, um restaurante na beira do rio, com um menu delicioso e que tem uma guacamole feita na hora, na sua frente. Os pratos são ótimos e a frozen marguerita de morango desce redondinha.

Drinks caprichados no Boldro's - San Antonio
Drinks caprichados no Boldro’s, o melhor restaurante da Riverwalk de San Antonio

Também há várias pedidas turísticas clássicas como Hard Rock Café (111 W Crockett St) e Rain Forest Café que meus filhos amam (110 E Crockett St), uma filial da churrascaria Brasileira Fogo de Chão (849 E Commerce St #393) e vários restaurantes pega-turistas (entenda por caro e ruim) que eu se fosse você, evitaria.

2. The Alamo

The Alamo (site oficial) é um pedaço vivo e bem bonito da história do Texas. Originalmente conhecida como Misión San Antonio de Valero, o local é uma missão espanhola fundada no século 18. Lá você conhece edifícios históricos, artefatos antigos e muita, muita história.

Fachada da The Alamo - o principal ponto turístico de San Antonio
Fachada da The Alamo, um dos pontos mais fotografados de San Antonio

O The Alamo é famosa pela batalha de Independência do Texas, no qual um grupo de 20 texanos lutou contra um exército mexicano. A visita por aqui pode ser dividida em duas partes: um jardim e o interior da igreja.

A visita no interior da igreja é gratuita, mas é preciso reservar com antecedência. Também é possível fazer um tour guiado de uma hora por U$40.

Ainda que você não queira fazer as áreas pagas, o tour no jardim é lindo e vale muito a pena.

Planeje sua visita

  • Endereço: 300 Alamo Plaza, San Antonio
  • Horário de funcionamento: de maio a setembro das 9h às 19h; setembro a maio das 9h às 17h30

3. The Pearl District

A antiga Pearl Brewery foi restaurada e remodelada. O espaço deu origem a uma das áreas mais vibrates de San Antonio, um complexo de entretenimento com bons restaurantes, praça de alimentação e um hotel. Um lugar para ver e ser visto!

The Pearl District em San Antonio Texas
Gramadão do The Pearl em San Antonio

Fazer um piquenique caprichado no gramado do Pearl Brewery é um passeio essencial. Você compra sua comidinha preferida na praça de alimentação (Food Hall), drinks para complementar e come enquanto os pequenos correm no gramado.

Vale ir de dia e voltar à noite para provar um dos restaurantes deliciosos. Nós provamos o Southerleigh Fine Food and Brewery, e gostamos. Nossa primeira opção, o peruano Botika, estava lotado e ficou para uma próxima/

4. Mission National Park

Uma trilha de bicicleta ou alguns quilômetros de carro conectam as quatro missões de San Antonio. Hoje pouco restou das quatro comunidades que rodeavam as igrejas, sobraram as igrejas, ruínas e muita história.

Mission Concepción em San Antonio - Texas
Mission Concepción: a fachada mais conservada

A mais famosa e a que todo mundo visita é a missão de San José. Um parque muito vistoso, carregado de história, com ruínas lindas e uma igreja bem cuidada, ornamentada com uma porta lindíssima.

A mais conservada das missões é a Concepcion.

Mission San Juan e a Espada são bem menores e também valem a visita. A dica é incluir o aqueduto fotogênico que fica entre elas no passeio. Mas já adianto, a entrada é escondida e é chato estacionar.

Mission Espada, parte do parque nacional das missões
Mission Espada, parte do Parque Nacional das missões

Eu me esbaldei fotografando as ruínas e as crianças curtiram muito correr no gramado, subir nas árvores e brincar de casinha no que restou dos cômodos antigos. Vale o passeio, a aula de história e as fotografias!

Entre as missões, há uma ciclofaixa bem gostosa – para quem gosta de pedalar, é também uma forma delícia de conhecer o local.

Se preferir, também existem excursões guiadas que te levam para conhecer as principais missões de San Antonio. Reserve aqui.

5. Ciclovia (e parques de Salado Creek)

Há muitas trilhas de bike em San Antonio, nós que fizemos essa viagem de motorhome (veja nosso roteiro de motorhome pelos EUA) e ficamos hospedados no KOA San Antonio, aproveitamos a localização para fazer muitas vezes o passeio de bike pelo Salado Creek.

Uma delícia de pedalada e com vários parquinhos para os pequenos, há mais de 36 km de trilhas de bike pavimentadas, eu percorri metade do trajeto.

Há vários parques interligados, com excelentes parquinhos para os pequenos e até piscinas para os dias mais quentes do ano. Adoramos o South Side Lions Park, seu parquinho gigante e lago para patos.

Nos divertimos bastante nos escorregadores do Comanche Park (2600 Rigsby Ave, San Antonio, TX) e no brinquedão colorido do Covington Park Trailhead (Salado Creek Greenway, San Antonio, TX)

6. Brackenridge Park

O Brackenridge Park (site oficial) é uma área verde maravilhosa recheada de trilhas, bons parquinhos para a criançada e algumas das principais atrações de San Antonio, como Witte Museum (um museu cultural do Texas + história natural, com uma excelente área para os pequeninos), o zoológico, trenzinho para os pequenos e o Jardim Japonês (tão incrível que ganhou um item a parte!)

Brackenridge Park em o que fazer em San Antonio
Brackenridge Park

O parque é gigante e merece pelo menos meio dia do seu roteiro em San Antonio. Vá sem pressa, descubra pequenos caminhos verdes e pontes fotogênicas. É encantador.

A entrada no parque é gratuita e ele fica aberto todos os dias das 5h às 23h.

7. Jardim Japonês de San Antonio

O jardim Japonês de San Antonio foi uma das grandes surpresas da cidade e um passeio que recomendo de coração: É maravilhoso!

Jardim Japonês de San Antonio no Texas
Jardim Japonês de San Antonio: plantas bem cuidadas, pontes e até uma cachoeira. É lindo!

Pelas fotos não dá para ver o quanto esse jardim é bonito, mas a chegada do alto, a água super azul e a cachoeira no fundo derrubaram meu queixo. Fiquei apaixonada!

Também me impressionei com o fato do jardim ser gratuito. Gostei tanto que quis voltar no dia seguinte pela manhã, para fotografar sem a luz contra e tentar capturar um tiquinho da beleza do jardim lindo. Vá de manhã cedo para pegar uma boa luz.

Há um restaurante, na verdade, uma espécie de casa de chá por lá que é super fofo, mas nossos bubble teas estavam terríveis (dos piores que já tomei) e o brownie estava incomível (pior que de caixinha), então não recomendo.

Tirando a parte da alimentação, o jardim é todinho fabuloso.

8. Witte Museum

O Witte Museum é um museu dedicado a natureza, ciência e cultura. Bem espaçoso, dá para perder boas horas dentro dele admirando exposições ou participando de atividades imersivas.

Inaugurado em 1926, o museu conta com artefatos e itens arqueológicos da área sudoeste do Texas. Logo na entrada do museu, há um dinossauro gigante e outros fósseis impactantes – que juntos formam a galeria dos Dinossauros. Há também uma espécie de laboratório onde você pode escavar ossos de dinossauros como um paleontólogo!

Planeje sua visita

  • Endereço: 3801 Broadway St, San Antonio
  • Horário de funcionamento: segunda, quarta e sábado das 10h às 17; terça das 10h às 18h; domingo das 11h às 17h
  • Ingressos: U$ 14 (crianças entre 4 e 11 anos pagam U$ 10) | compre no site oficial

9. Jardim Botânico de San Antonio

O Jardim Botânico de San Antonio (site oficial) é bonito e bem cuidado, mas confesso que após visitar o jardim japonês e as trilhas do Brackenridge, esperava um pouco mais. Eu, particularmente, não achei um bom investimento.

Lago no jardim botânico de San Antonio
Lago no jardim botânico de San Antonio

Destaque para a área de plantas carnívoras e as estufas temáticas. Pequenas, porém muito bem montadas e bem cuidadas. Adorei as samambaias.

O pedaço mais bonito do jardim é um lago com plantas nativas da região. Quando visitamos, também havia uma exibição bacana de origamis moldados em esculturas vistosas e que davam um colorido ao jardim. Meus filhos amaram caçar as esculturas do mapa nos canteiras.

E já que o assunto é crianças, a área infantil é super divertida. Meus pequenos amaram xeretar as casinhas e brincar no tanque de areia. Foi difícil sair de lá.

Planeje sua visita

  • Endereço: 555 Funston Pl, San Antonio,
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 17h
  • Ingressos: U$16 (adultos), U$13 (crianças entre 3 a 13 anos) | de sexta a domingo, os ingressos custam U$ 18 e U$15, respectivamente

10. AT&T Center: o estádio do San Antonio Spurs

Assistir um jogo do Spurs, o time de basquete da cidade, é um programa e tanto para quem gosta do esporte. O Spurs é um time super forte na NBA e que vive dando trabalho para o meu Golden State Warriors. Assistir um jogo da NBA é sempre especial e os ingressos tem um preço legal no início da temporada.

AT&T Center o estádio do time de basquete San Antonio Spurs
AT&T Center o estádio do time de basquete San Antonio Spurs

O ginásio AT&T Center é a casa dos times San Antonio Spurs e San Antonio Silver Stars.Vale conferir o calendário de eventos no site oficial do ginásio para garantir seus tickets!

12. Legoland Discovery Center

Tem fãs de Lego por aí? A Legoland Discovery Center é uma espécie de parque temático – em menor escala – cheio de atrações para os pequenos que amam a marca.

Aqui, existe até mesmo uma réplica da cidade de San Antonio em Lego, construída com mais de 1,5 milhão de peças! A construção desta atração levou mais de 520 horas!

Também tem um cinema 4D feito de Lego e um brinquedo de realidade virtual super divertido.

Planeje sua visita

  • Endereço: 849 E Commerce St Suite 910
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 17h
  • Compre o ingresso antecipado para não ficar sem! A partir de U$ 25,18 por pessoa

13. Six Flags San Antonio Fiesta

Gosta de montanha-russa? Em San Antonio tem o Six Flags Fiesta Texas para os amantes de adrenalina. O parque fica bem perto do centrinho, cerca de 20 minutos de carro.

Six Flags em San Antonio no Texas
Six Flags em San Antonio no Texas | Imagem: Zachariah Aussi para o Unsplash

O parque funciona apenas em finais de semana e, além dos brinquedos radicais, ele conta também com uma área aquática com atrações na água!

Planeje sua visita

  • Endereço: 17000 W I-10, San Antonio
  • Horário de funcionamento: sábado e domingo das 10h30 às 18h
  • Ingressos: A partir de U$ 45 (ingressos devem ser comprados antecipadamente pelo site oficial)

14 Tour Fantasma

San Antonio tem alguns tipos de passeios inusitados, como um tour fantasma. A cidade tem a fama de ser mal assombrada e abrigar as almas das pessoas que morreram na batalha do Álamo.

Neste tour, o guia conta algumas histórias, acontecimentos estranhos e sinistros de diferentes locais – o passeio passa por até 12 pontos.

O tour fantasma dura 2h30 e custa U$ 35,41 por pessoa (reserve aqui)

15. Bate e volta: Texas Hill Country

Próximo de San Antonio, a cerca de meia hora de carro, estão as colinas do Texas Hill Country. O local tem algumas vinícolas e abriga também o Rancho LBJ, conhecido como a “Casa Branca do Texas”.

Um bate e volta pela região pode ser um passeio bem gostoso. Não deixe de conhecer a cidade de Fredericksburg (que se parece muito com uma cidade alemã) e suas vinícolas.

Existe também a opção de um tour saindo de San Antonio para estes locais. O passeio dura o dia inteiro e inclui a entrada no Lyndon B. Johnson National Historical Park e visita guiada pela Casa Branca do Texas. O tour custa a partir de U$ 110.28 por pessoa (reserve aqui).

Onde ficar em San Antonio

Como comentei no início do texto, o mais bacana é se hospedar próximo de River Walk, o burburinho de San Antonio. A cidade não tem uma vasta opções de hospedagens, mas a maior parte dela se concentra ali mesmo.

Entre as opções mais caprichadas estão o San Antonio Marriott Riverwalk, Hilton Palacio del Rio
e o Hyatt Regency San Antonio Riverwalk – todos são redes bem conhecidas e consagradas.

As hospedagens com melhor custo benefício ficam um pouco mais afastadas ao River Walk, mas ainda assim, próximas ao burburinho centro. O Best Western Alamo Suites Downtown e La Hacienda Inn estão entre essas opções.

Onde comer em San Antonio no Texas

Aqui vão minhas dicas de onde comer bem em San Antonio.

Boldro’s (Bistrô Texano – River Walk)

Boldro’s, um restaurante na beira do rio, com um menu delicioso e que tem uma guacamole feita na hora e na sua frente. Uma delicia!

Os drinks são ótimos, destaque para a margarita de morango e para o mezcal mule (uma variação do Moscow mule só que com mezcal). Vá feliz!

Paloma Blanca (Comida Mexicana – Reserve)

De todos os restaurantes que provei na cidade, o mexicano Paloma Blanca foi o mais especial. O lugar é lindo (reserve com antecedência) e tudo, absolutamente, tudo o que pedimos estava divino.

Guacamole feita na hora, tacos bem recheados, encilhadas caprichadas, além de drinks lindos e saborosos.

Mi Tierra (Comida Mexicana – Estilo turistão)

Um restaurante turistão decorado com bandeirinhas e com a presença de cantores Machiachis. A comida estava surpreendentemente gostosa. Os pequenos amaram a experiência e a vibe do local.

Onde comer em San Antonio - Mi Tierra
Mi Tierra em San Antonio

Não foi minha refeição preferida de San Antonio, mas achei que valeu a pena.

Após o almoço, vale visitar a vila Mexicana e o mercado ao lado.

Mercado Mexicano em San Antonio no Texas
Mercado ao lado do Mi Tierra

2M  (Churrasco Texano – Super simples)

Não julgue essa churrascaria pela fachada, o 2M é ultra simples, poré, a comida é incrível. Aqui você encontra porções fartas do autêntico churrasco texano, com direito a brisket que derrete na boca de tão macio e bons acompanhamentos. Adoramos nossa comida.

Southerleigh Fine Food and Brewery (Cervejaria – Pearl District)

O Pearl District tem vários restaurantes bacanas e bem avaliados. Nós escolhemos a Southerleigh Brewery, que serve comida de bar (sanduíches), peixes fritos e aperitivos servidos em grandes porções (dá fácil para dividir) e acompanhados da cerveja da casa. Adoramos a experiência.

Food Hall do Pearl District

Quer algo rápido e gostoso?

Minha dica é a praça de alimentações (food hall) descolada do Pearl District. Pedi nossa comida e bebida em três lugares diferentes; e comi curtindo o sozinho de inverno no gramado. Que delícia de experiência.

No Bud’s Southern Rotisserie pedi mac & cheese para os pequenos. Para mim, pedi tacos coloridos, bem apimentados e deliciosos no Chilaquil, acompanhado de um drink do The Bar.

Foi uma pedida sensacional para os pequenos.

Como incluir San Antonio no seu roteiro de viagem

San Antonio combina com outros destinos do Texas, como a divertida Austin ou Houston. Nós passamos uma semana na cidade e deu para ver tudo o que queríamos. Recomendo pelo menos 2 dias, idealmente 3, para curtir o melhor de San Antonio.

Não esqueça o seguro viagem

O seguro viagem nos Estados Unidos não é obrigatório, mas ele é o único que pode te salvar de muitas ciladas, como malas extraviadas, voos atrasados e, claro, emergência hospitalar.

Por aqui, indico o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

Quer um desconto?
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

E aí, curtiu o nosso post com dicas do que fazer em San Antonio? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso Instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Rapha disse:

Amei sei post! Obrigada por compartilhat!