O que fazer em Oklahoma City: 11 dicas que vão além do óbvio

Descubra o que fazer em Oklahoma City, uma cidade fotogênica, divertida e surpreendente! Oklahoma City, a capital do estado de Oklahoma é uma parada clássica de quem percorre a Rota 66 e um destino certeiro para quem quer visitar um Estados Unidos que foge do combo tradicional. E já adianto, você vai gostar, viu?

Prepare-se para se encantar com a arquitetura da Skydance Bridge, mergulhar no universo Country, se perder pelos canais fotos da Brickton e quem sabe até assistir uma partida de basquete do OKC, o time da cidade. Vamos nessa?

O que fazer em Oklahoma City

Com uma mistura interessante de cultura country, arquitetura vanguardista, parques lindos e excelentes museus, Oklahoma entrega uma experiência turística sólida, e já que estou falando de experiências bem diversas, minha primeira dica ao escolher o que fazer em Oklahoma City é fazer um pouco de tudo: Viva o lado country, descubra o lado turistão (ele geralmente atende pelo nome de Brickton é a primeira dica que todo mundo que já visitou a cidade irá te dar, é bem legal mas não é meu lugar preferido), encante-se pelos parques e visite pelo menos um bom museu.

Scissortail Park, um dos cantinhos mais legais de Oklahoma City
Scissortail Park, um dos cantinhos mais legais de Oklahoma City

Vai viajar com crianças? Taí mais um motivo para adicionar Oklahoma City no seu roteiro, a cidade tem uma estrutura fabulosa para os pequenos e alguns dos melhores parquinhos que já visitei nos Estados Unidos.

  1. Conhecer o Museu do Cowboy e o Cattle Stockyard
  2. Passear pelo centro histórico, o Bricktown
  3. Se encantar pelo Myriad Gardens
  4. Fotografar a Skydance Bridge e passear pelo Scissortail Park
  5. Assitir um jogo do OKC
  6. Conhecer o Paseo Art District e os ícones da Rota 66
  7. Oklahoma State Capital
  8. Visitar algum dos excelentes museus de Oklahoma City
  9. Route 66 Park
  10. Conhecer o Lake Hefner e seus parquinhos incríveis
  11. Ver a cidade do alto no SandRidge Sky Trail

Conhecer o National Cowboy Museum e o Cattle Stockyard

Vamos começar pelo lado faroeste de Oklahoma City!

A cidade é famosa por abrigar o maior leilão de gado dos Estados Unidos – o Cattle Stockyard, onde há leilões diários – e divide com Dallas o título de coração country dos Estados Unidos. Na região do Stockyard você vai esbarrar com cowboys de verdade, visitar lojas de botas de chapéus super legais como a Little Joe’s Boots, e almoçar na tradicionais churrascaria Cattlemen’s Steakhouse. Já aviso, a fila é grande, mas ela costuma andar rapidinho e a carne é realmente ótima!

Stockyard, o distrito country de Oklahoma City
Stockyard, o distrito country de Oklahoma City

Quer mais um motivo para ficar na fila? O custo x benefício é excelente. Carne não é algo barato nos EUA em geral, mas o Cattlemen’s tem um menu super acessível.

Do outro lado da cidade está o Museu Nacional de Tradição Caubói e Faroeste (National Cowboy Museum), uma surpresa ultra interessante para mim que tenho bem pouco interesse pelo assunto. O museu conta a história dos Cowboys falando da herança indígena, passando pela tradição dos rodeios (passei bem rápido por esse pedaço, definitivamente não é a minha praia), e destrinchando o universo dos filmes de faroeste (há uma área especial com memorabília de John Wayne) e da música country. É bem legal, viu?

O museu também tem uma área bem forte de arte com exibições fotográficas boas, pinturas lindas que retratam as paisagens dos Estados Unidos inseridas no universo cowboy e uma área interativa e super bem feita que replica uma antiga cidade de faroeste – você poderá visitar o antigo saloon, ver como funcionam as escolas, delegacia de polícia, banco e até a oficina do ferreiro. Eu adorei.

National Cowboy Museum em o que fazer em Oklahoma City

Antiga vila faroeste no National Cowboy MuseumPara as crianças há uma área interativa sensacional ao ar livre com réplicas de moradias indígenas de diferentes tribos, jogos diversos e um parquinho divertido para os menorzinhos. Reserve pelo menos meio dia para conhecer o museu com a calma que ele merece.

Museu dos Cowboys, uma das principais atrações turísticas de Oklahoma
Área com antigas moradias indígenas, as crianças ficaram encantadas

Passear pelo centro histórico, o Bricktown

O Bricktowné a área mais antiga de Oklahoma Cityuma área industrial todinha revitalizada e recortada por canais, um charme!

Um dos principais passeios do bairro é percorrer os canais a bordo do Watertaxi,  barcos coletivos cruzam a região passando por uma série de esculturas e instalações de arte interessantes. O tour é todo narrado e de quebras você aprenderá um pouco da história do estado. Curti a uma histórica, mas achei o passeio meio lento, as fotos de dentro do barco também não ficam grande coisa, o que sim vale a pena é percorrer o canal e descobrir as instalações de arte.

Passeio de watertaxi pelos canais de Bricktown
Passeio de watertaxi pelos canais de Bricktown

Outra parada clássica em Bricktown é o estádio de baseball dos Oklahoma City Dodgers, o Chickasaw Bricktown Ballpark, ver um jogo de baseball nos EUA – ainda que você não saiba nada, ou não acha tanta graça do esporte – é sempre uma experiência interessante, no início da temporada dá para comprar ingressos bem baratos, o que não é nada barato são as cervejas os os hot dogs dentro de estádio, mas sim, eles são parte (importante) do programa.

Para comer há algumas opções de restaurante, o Mickey Mantles Steakhouse (batizada em homenagem ao lendário jogador do Dodgers) uma churrascaria caprichada e bem disputada (reserve com antecedência). Para algo mais descontraído a dica é a Bricktown Brewery, a cervejaria local. O edifício é lindo e as cervejas são ótimas mas não demos sorte com a comida.

Se encantar pelo Myriad Gardens

O Myriad Botanical Gardens é uma mistura entre parque público e jardim botânico com jardins ultra bem cuidados, uma decoração temática que varia conforme a estação do ano, playground espetacular para crianças pequenas, carrossel fofo e uma estufa lindíssima de plantas tropicais. Um passeio lindo, e para quem curte plantas (ou está viajando com crianças) rende fácil meio dia de passeio.

Myriad Gardens em o que fazer em Oklahoma City
Área externa do Myriad Gardens, linda!

Nós visitamos o parque no outono e fomos presenteados com a coloração vermelho-alaranjado das árvores, um show!

Crystal Bridge

A principal estrutura do parque – arrisco também dizer que a mais bonita –  a Crystal Bridge (aberta de segunda a sábado das 9:00 às 17:00; domingos das 11:00 – 17:00 | Adultos: $8, crianças de 4-12 anos: $5, menores de 4 anos: grátis) , uma plataforma que atravessa o lago central do parque e está recheada de plantas e flores tropicais.

Crianças brincando na Crystal Bridge no Myriad Gardens
Crianças brincando na Crystal Bridge no Myriad Gardens

 

Lá dentro um pequeno caminho rodeado de cachoeiras e emoldurado por plantas de folhas largas e coloridas, são várias, uma mais linda que a outra e muitos que eu nunca havia visto, te guia para a passarela de ferro no topo do jardim: sim, você terá duas perspectivas diferentes das plantas: do alto e do chão.

Passarela no interior da Crystal Bridge em OKC
Passarela no interior da Crystal Bridge no Myriad Gardens

Gostei tanto do caminho que atravessei a ponte 3 vezes, duas por que eu realmente queria e uma terceiras porque meus filhos realmente gostaram da brincadeira.

Children’s Garden

Outro destaque da nossa visita foi o parquinho, crianças de até uns 6 anos vão se encantar com um playground diferentão: tem montanha para escalar, buracos para pular, um gira-gira grandão, labirinto, casinha fotogênica de brincar e uma hortinha comunitária com programação especial. O parquinho é bem bonito, e meus filhos curtiram tanto que tive muita dificuldade de ir embora.

Casinha fofa do Children's Garden
Casinha fofa do Children’s Garden

Programação especial

O Myriad Gardens também tem um estrutura legal para eventos e um calendário com atividades gratuitas e pagas com concertos, show de luzes no natal e muito mais. Vale ficar de olho e tentar encaixar algo na sua visita.

Fotografar a Skydance Bridge e passear pelo Scissortail park

O combo scissoritail Park (site oficial) + Skydance Bridge empata com o Myriad gardens no topo da minha lista de atrações preferidas de Oklahoma City, o parque  todo moderno e recém finalizado está cheio de atrações bacanas para a família como um parquinho super divertido para crianças pequenas e grandes, um lago lindo que além de fotogênico atua de forma ativa na prevenção de alagamentos na cidade e ainda oferece locação de caiaques, um palcocom programação generosa de shows e concertos, pista de patinação, feirinhas de foodtrucks e de artesanatos. O parque é um verdadeiro ponto de encontro de turistas e  locais, e um lugar delicioso para passear.

Scissortail Park em Oklahoma City
Scissortail Park em Oklahoma City

E claro, não dá para falar do parque sem mencionar a ponte Skydance, uma representação de metal do pássaro Scissor-tailed Flycatcher (papa-moscas de cauda em tesoura), o pássaro do estado de Oklahoma, o projeto do arquiteto Hans Butzer foi o vencedor de uma competição promovida pela cidade. Vale caminhar pela ponte tanto de dia quanto de noite para curtir um visual completamente diferente e uma iluminação noturna linda.

Skydance Bridge em Oklahoma City
Skydance Bridge ua ponte moderna inspirada na ave simbolo do estado

Cervejas no Capital Social

Na saída saída do parque vale dar uma passadinha no Capital Social (517 S Hudson Ave, Oklahoma City) e provar uma cerveja local acompanhada de tacos ou sanduíches (eu pessoalmente achei a experiência e a comida melhores que os da Bricktown Brewery), e as vista do terraço – de frente para o parque – são bem legais.

Assitir um jogo do OKC

OKC, o time de basquete de Oklahoma City marcou presença nos Playoffs da NBA dos últimos anos e é um baita time. Ver um jogo de basquete da NBA ao vivo é sempre uma super experiência, seja sua primeira ou vigésima partida, assim não posso deixa de dar a dica: se você vai a Oklahoma entre dezembro e maio, vale tentar incluir uma partida de basquete no seu roteiro.

No início da temporada você encontrará jogos bem baratinhos (já comprei jogos de basquete por $20 o ingresso!) e a experiência é muito legal.

Conhecer o Paseo Art District e os ícones da Rota 66

O Paseo Art District é uma bairro descolado que combina ícones da Rota 66, com lojinhas fofas e restaurantes cheios de charme.

Alguns dos principais ícones da Rota 66 na região são:

  • O garrafão de leite gigante (2426 N Classen Blvd, Oklahoma City): Da assar de carro na frente e ter imaginar como era antigamente
  • Gold Dome (1112 NW 23rd St.) um domo geodésico de 1958 projetado por Buckminster Fuller, para quem é de São Puslo, me lembrou bastante a cúpula do clube paineiras do Morumbi, só que dourado e mal cuidado, o prédio está meio abandonado. Uma pena!
  • Neon do Tower Theatre (425 NW 23rd St): Este pedacinho da rua é uma delícia de passear e tem várias lojinhas legais
Tower Theater in Oklahoma City
Fachada do Tower Theater em Oklahoma City

Para comer, a dica nesta região é o Cheever’s Cafe, uma mistura fofa de restaurante e floricultura com neon na fachada e um toque contemporâneo na decoração. A especialidade da casa é o Steak Fried – Uma fatia de lombo bovino (sirloin) coberta com gravy apimentado – o prato é gigante, mas caiu bem pesado no Gu que não tá muito acostumado a comer fritura. Eu a sopa do dia e uma salada Cobb e saí feliz da vida, os pequenos dividiram e adoram o hambúrguer servido com fritas bem fininhas.

Bife frito do Cheever's Café, Oklahoma City
Bife frito do Cheever’s Café

Quer fechar o dia com um drink caprichado? O The Eleanor (317 NW 23rd St, Oklahoma City) é uma bar especializado em champanhe todo pink! Tudo aqui é ultra fotogênico, e o mais importante, a carta de champagnes é ótima!

Oklahoma State Capital

Toda capital de estado Americana tem um capital estadual, ou seja, a sede do governo do estado, um edifício público vistoso, geralmente aberto para visitações. O Oklahoma State Capitol é bem bonito e está aberto para torus auto-guiados de segunda a sext das 8:00 às 17:00, sábados e domingos das 9:00 às 16:00. Há também tours guiados conduzidos por voluntários às 9:00,10:00, 11:00, 13:00, 14:00 e 15:00.

O Capitol do Oklahoma fica próxima ao Passei Art District e você pode combinar os dois passeios.

Visitar algum dos excelentes museus de Oklahoma City

Oklahoma City tem muitos museus legais, alguns pouco usuais. Meu escolhido foi o Oklahoma City Museum of Art, também conhecido como OKC MOA, um museu de arte moderna com exibições itinerantes excelentes e o grande motivo da minha escolha: um pavilhão coloridíssimo dedicado as esculturas de vidro de Dale Chihuly.  Me apaixonei pelo trabalho de Chihuly durante minha visita a Seattle, o Museu Chihuly da cidade é o máximo, e quando soube do OKC MOA fiquei ultra empolgada para levar os meninos que amaram.

Dale Chihuly no Oklahoma City Museum of Art
Dale Chihuly no Oklahoma City Museum of Art

Nele conchas coloridíssimas se misturam com bolas flutuantes, um teto coloridíssimo e formas híbridas que farão sua imaginação voar, e os olhos brilharem. É muito lindo!

Outra pedida que fiquei morrendo de vontade de visitar foi o Science Museum Oklahoma, mas como visitei a cidade durante a temporada da COVID achei que um museu tão interativo seria um pouco arriscado. O museu tem uma programação super legal para adultos e crianças de todas as idades, um planetarium caprichado focado no céu de Oklahoma daquela noite, vários shows dinâmicos que exemplificam conceitos de físicas, cenas de crimes sendo desvendadas, e várias experiências divertidas e sensoriais.

Quer algo mais diferente? Aí vão três opções bem únicas.

Outra pedida interessante é o Oklahoma City National Memorial, um memorial dedicado às vítimas e sobreviventes do bombardeio do Edifício Federal Alfred P. Murrah em 19 de abril de 1995.

Route 66 Park

Se você se interessa pela história e pela vibe da Route 66 tanto quanto eu, vale incluir uma passadinha no Route 66 Park, ele fica nas aforas da cidade e a viagem demora cerca de meia hora. A boa notícia é que há lagos bem bonitos no caminho e que você pode fazer alguns desvios interessantes. O parque fica em frente ao lago Overholser e durante o verão é possível alugar caiaques, o visual é lindo e a quantidade de pássaros é bem impressionantes.

No parque há um pequeno anfiteatro e uma miniatura da Rota 66 detalhando os pontos mais emblemáticos da rota. Para quem já percorreu a Mother Road, o caminho é pura nostalgia e uma delícia de viver.

Route 66 Park, uma parada bem legal para fãs da rota
Route 66 Park uma parada bem nostálgica para fãs da Rota 66

Para os pequenos a parte preferida do parque foi um parquinho gigante e colorido, nada super diferente de um parquinho tradicional, mas tanta variedade e quantidade que os pequenos ficaram eufóricos.

Quem quiser pode fácil combinar este passeio com o Lake Haefner.

Conhecer o Lake Hefner e seus parquinhos incríveis

O Lake Hefner é um dos cantinhos preferidos dos locais para curtir um pôr do sol, o visual é realmente lindo e o caminho em torno do lago é bonito de dirigir. Um dos principais pontos turísticos do lago é o farol pequenino que rende uma paradinha rápida para foto.

Lake Hefner Lighthouse em o que fazer em Oklahoma City
Lake Hefner Lighthouse

Com crianças pequenas vale parar no Lion’s Club Playground um parquinho grande com chão todinho emborrachado e brinquedos divertidos para crianças até uns 6 anos, para os maiores a pedida é o Stars & Stripes, um parquinho que faz uma homenagem aos astronautas americanos e que tem brinquedões em formato de foguete e escorregadores fabulosos.

Stars & Stripes no Lake Hefner, Oklahoma City
Stars & Stripes o parquinho preferido dos meus filhos

Ver a cidade do alto no SandRidge Sky Trail

Oklahoma City também tem um pouco de aventura. O SandRidge Sky Trail é uma espécie de playground vertical – que quando mais alto você escala, mais difícil vai ficando a brincadeira.

São pontes de corda, vigas para andar em equilíbrio, percursos em zigue-zague… Tudo a cerca de 25 metros de altura.

Depois, para descer, você pode saltar ou então fazer uma tirolesa passando por cima do Rio Oklahoma.

Wheeler, a roda gigante de OKC

Deixei a Wheeler a Roda gigante de OKC por último pois achei o passeio bem mais ou menos. De qualquer forma acho que pode ser uma pedida legal para crianças, e que no futuro o local vai contar com mais atrações divertidas e quem sabe valer a pena.

Wheeler, a roda gigante de Oklahoma City
Wheeler, a roda gigante de Oklahoma City

A Wheeler é a antiga Roda Gigante do Píer de Santa Monica, ela foi leiloada e trazida para OKC para compor um novo distrito de entretenimento às margens do rio.

O local é bem fofo, tem redes gostosas e uma área ao ar livre que ficaria perfeita com uma cervejaria e um par de foodtrucks. Porém achei a segurança da roda gigante bem meia boca tive que segurar meus dois filhos que estavam louco para levantar lá no alto, e achei a vista ok. Como a roda gigante é relativamente baixa, não dá para ver a parte central da cidade de perto. O passeio custou $6 por pessoa, o parque fica fechado no inverno.

Onde ficar em Oklahoma City

A cidade tem boas opções de hospedagens, com direito a hotéis caprichados, com bom custo benefício e econômicos. Para quem prefere um local com mais conforto, o Colcord Hotel, Renaissance Waterford Oklahoma City Hotel e 21c Museum Hotel Oklahoma City são as melhores pedidas da cidade e possuem diárias de cerca de $200 USD.

Para quem não abre mão de um bom custo benefício vale investir no Country Inn & Suites by Radisson, Hyatt Place OKC NW e Hilton Garden Inn Oklahoma City Midtown.

Agora, se a sua viagem tem um budget mais restrito, Howard Johnson by Wyndham Oklahoma City, Baymont by Wyndham Oklahoma City Airport e o Budget Inn & Suites tem diárias entre R$200 e R$300 e estão localizados próximos a região do aeroporto.

Skydance Bridge com sua iluminação noturna caprichada
Skydance Bridge com sua iluminação noturna caprichada

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório nos Estados Unidos, o seguro viagem pode te salvar de muitas roubadas, como um extravio de bagagem, alguma emergência hospitalar e cancelamento de voo. Aliás, qualquer problema médico que você possa ter, por mínimo que ele seja, vai te custar uma boa fortuna nos Estados Unidos – não arrisque!

Por aqui, indico o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

Quer um desconto?
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Curtiu as nossas dicas do que fazer em Oklahoma City? Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário