O que fazer em Portugal com crianças: Roteiros de 7, 10 ou 15 dias + dicas pra viajar em família

Está planejando sua tão sonhada viagem para Portugal com a família? Veja aqui roteiros de 7, 10 ou 15 dias e saiba o que fazer em Portugal com crianças. Além disso, temos sugestões de hotéis em Lisboa, Porto, Évora, Fátima, Algarve e Douro.

É só escolher o roteiro que mais combina com a sua família e pé na estrada!

que fazer em Portugal com crianças
Caio em Algar Seco, no Algarve

O que fazer em Portugal com crianças

Planejamento antes de viajar

Antes de detalhar nossas dicas do que fazer em Portugal com crianças vou fazer uma introdução básica com informações necessárias para planejar sua viagem.

Se preferir, avance direto para os roteiros:

Atrações que precisam ser compradas com antecedência

Comprar os ingressos com antecedência é uma maneira de escapar das filas enormes e poupar tempo na sua viagem. Assim, você curte ao máximo a sua experiências sem se preocupar com esperas desnecessárias. Vou deixar aqui uma lista das atrações que nós recomendamos que você compre com antecedência:

  • Castelo de São Jorge (compre ingressos antecipados): evite a fila do Castelo de São Jorge e entre sem demora em uma das atrações mais populares de Lisboa. 
  • Oceanário de Lisboa (compre ingressos antecipados): o aquário é lindo e super bem montado. Este museu de biologia marinha, situado no Parque das Nações de Lisboa, é reconhecido como um dos melhores aquários do mundo inteiro.
  • Palácios de Sintra: os passeios em Sintra são bem concorridos e as filas são enormes. Minha sugestão é já chegar na cidade com os ingressos na mão.
    • Palácio da Pena (compre ingressos antecipados): um dos marcos mais emblemáticos de Sintra, o Palácio da Pena é um castelo colorido situado no topo de uma colina.
    • Quinta da Regaleira (compre ingressos antecipados): um lugar com jardins exuberantes, grutas e construções misteriosas e o famoso Poço Iniciático.
    • Palácio Nacional de Sintra (compre ingressos antecipados): localizado no centro da vila, este palácio histórico tem uma arquitetura única e oferece uma visão fascinante da história de Portugal.
    • Castelo dos Mouros (compre ingressos antecipados): uma fortaleza árabe amuralhada do século XII. Situado nas montanhas, proporciona vistas espetaculares.
    • Palácio de Monserrate (compre ingressos antecipados): conheça o jardim romântico do Palácio de Monserrate e maravilhe-se com o seu charmoso edifício neogótico com decorações orientais e mouriscas.
  • Lisbon Card (compre com antecedência): vale a pena comprar e usar para ir ao Mosteiro dos Jerónimos. Você pode usar o transporte público de forma ilimitada para aproveitar ao máximo a sua viagem.

Seguro viagem para Portugal

Vai viajar para a Europa? Não se esqueça do seguro de viagem! É super importante e pode ser pedido na imigração. Então, já contrate o seu antes de sair do Brasil e leve o comprovante impresso na sua mala de mão.

Um seguro de viagem legal cobre voos cancelados, malas perdidas e problemas de saúde. Após a pandemia, é necessário escolher um seguro que cubra gastos relacionados a COVID.

O Ideias na Mala sempre usa os seguros da Seguros Promo. É um site esperto que compara os seguros e te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem. Use o código IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto na compra do seguro.

que fazer em Portugal com crianças
Praia do Benagil no Algarve

Aluguel de carro x transporte público

É melhor alugar carro ou fazer tudo de transporte público? A minha resposta é: depende.

Se você só tem 7 dias para passear em Portugal, é melhor não alugar um carro. Lisboa, Porto e todas as cidades do roteiro são bem acessíveis de trem, ou “comboio” como falam por lá. Dirigir em Lisboa e no Porto (principalmente no Porto) pode ser meio complicado por causa do trânsito, então é mais fácil e menos estressante usar o trem.

Agora se você tiver 10 dias ou mais, aí sim dá para conhecer mais cidades e explorar vários cantinhos de Portugal. Então recomendo que você alugue um carro e coloque o pé na estrada. Para alugar um carro é bem fácil: se você tem mais de 21 anos e uma carteira de motorista brasileira válida por dois anos, está pronto para alugar.

E para conseguir um bom negócio no aluguel do carro, faça a reserva com antecedência e compare os preços. O site da Rentcars é ótimo para isso, oferece um bom custo-benefício e aceita pagamento parcelado sem juros.

Só não caia na tentação de querer ver tudo e passar mais tempo na estrada do que curtindo os lugares. Recomendo dedicar pelo menos 3 dias em Lisboa e no Porto e escolher mais um ou dois lugares para visitar. Assim, sua viagem fica mais proveitosa.

Alugue seu carro com antecedência

Roteiro de 7 dias em Portugal com crianças

Se você tem apenas 7 dias para viajar por Portugal minha dica é fazer apenas duas bases: Lisboa e Porto (ou vice-versa) e incluir bate e voltas nas cidades ao redor.

Eu ficaria 4 noites em Lisboa (com direito a bate e volta a Sintra e Cascais. Ambas são maravilhosas.) e 3 noites no Porto com a possibilidade de fazer um bate e volta ao Douro ou a Coimbra. Ai vai o passo-a-passo para você tornar sua viagem inesquecível.

Resumo do roteiro de 7 dias em Portugal com crianças

  • Dias 1-4: Lisboa
  • Dias 5-7: Porto

Tanto faz começar a viagem no Porto ou Lisboa, assim use essa flexibilidade a seu favor seja para encontrar uma passagem com um preço legal na chegada, ou para casar a viagem com outros destinos europeus. Nós que voamos para Londres na sequência percebemos que na data da nossa viagem estava bem mais barato voar do Porto para Londres do que de Lisboa para Londres, assim começamos em Lisboa e terminamos no Porto.

Transporte entre Porto e Lisboa

Se você tem apenas 7 dias em Portugal não recomendo alugar carro. Lisboa, Porto e todas as cidades mencionamos nesse roteiro são super fáceis de acessar de Trem – ou comboio – como dizem os locais. Tanto Lisboa quanto Porto (na real, principalmente Porto) tem o trânsito carregado, e são bem chatinhas de dirigir, assim evitar o carro nessas cidades vai economizar tempo e evitar dores de cabeça.

Detalhes do roteiro de 7 dias em Portugal

Dias 1-2: Lisboa

Lisboa é uma cidade alegre, divertida e com várias atrações bem legais para a criançada. Minha dica é combinar atrações históricas clássicas como o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos com passeios que a criançada adora como o Oceanário de Lisboa e o Pavilhão do conhecimento.

Meus filhos também curtiram bastante os parquinhos públicos da cidade. Há um parquinho bem legal na praça em frente ao Mosteiro dos Jerónimos e outro em frente ao Mercado da Ribeira (TimeOut Lisboa), que por sinal é uma ótima pedida pra comer super bem com a criançada.

Passeios preferidos dos nossos filhos em Lisboa

  • Devorar Pastéis de Belém: em Portugal eles são chamados de Pastéis de Nata. Adoramos o clássico, do próprio Pastéis de Belém (R. de Belém 84) e a Manteigaria (Rua do Loreto 2)
  • Castelo de São Jorge (compre ingressos antecipados): amamos a visita, os pavões cantantes e as vistas de Lisboa. Compre ingresso antecipado porque a fila é um caos!
  • Oceanário de Lisboa (compre ingressos antecipados): o aquário é lindo e super bem montado. Na sequência recomendo um drink (e tem sorvete para as crianças) no Sky Bar Oriente (Av. Dom João II 27) que é lindo e tem vistas caprichadas da cidade.
  • Passeio de tuktuk: É caro pra caramba, então só recomendo pra quem tiver com o orçamento bem folgado, mas a experiência foi muito legal e aprendemos muito com o guia.
  • Andar de elevador: Escolhemos o elevador da bica, que na verdade é um funicular e os meninos curtiram o rolê e curtiram ver Lisboa do alto.
  • Pavilhão do Conhecimento: pra ir com tempo e aprender brincando.

Veja também: Roteiro de 3 ou 4 dias em Lisboa

Onde ficar em Lisboa com crianças

Nós optamos por nos hospedar na região do Castelo, no Hotel Pateo – Lisbon Lounge Suites. Foi uma ótima escolha. O hotel está bem localizado, o que facilita a caminhada até o castelo e outros lugares interessantes no centro. Os apartamentos têm quartos grandes e muito confortáveis e uma cozinha pequena, mas equipada com tudo que você precisa para cozinhar.

onde se hospedar com crianças proximo ao Castelo de São Jorge
Hotel Pateo | imagem: divulgação

Quer mais dicas de Onde ficar em Lisboa com crianças?

Aqui no Ideias na Mala temos um guia completo cheio de sugestões de hotéis confortáveis, limpos, com estrutura para receber famílias, boa localização e com preços que se encaixam no seu orçamento de viagem. Ele está dividido por bairros (escolhemos os melhores e destacamos os pontos positivos e negativos de cada um, além de darmos dicas de onde não se hospedar) e por preços.

Veja também: Onde ficar em Lisboa com crianças

Dia 3: Sintra

As crianças amaram Lisboa, mas NADA chega perto das experiências lindas que vivemos em Sintra, a cidade dos palácios e castelos mais lindos de Portugal. Uma cidade que parece ter saído das páginas de um conto de fadas e que fica cerca de 50 minutos de trem ou 30 minutos de Uber de Lisboa.

Minha primeira dica e a mais importante é: não deixe de fazer esse passeio, porque é realmente incrível; e segunda dica e a mais difícil é: escolha o que você quer visitar ANTES da viagem e compre ingressos antecipados para um dos passeios, pelo menos. As filas em Sintra são grandes e o ingresso antecipado vai te economizar cerca de 30-40 minutos de espera!

Quer montar um roteiro caprichado em Sintra? Leia também: O que fazer em Sintra + Roteiro de 1, 2 e 3 dias

Os principais passeios de Sintra são:

Com as crianças optamos pelo Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira. Quem sair mais cedo pode tentar encaixar Castelo dos Morros + Palácio da Pena + Quinta da Regaleira no mesmo dia, mas já adianto: vai ser pesado.

Transporte em Sintra

Todos os Palácios de Sintra (exceto o Palácio Nacional de Sintra, na vila) ficam morro acima. Para chegar neles você precisará recorrer aos ônibus turísticos locais ou caminhar um bocado.

  • O ônibus 434 conecta o centro ao Palácio da Pena por €7.60 (ida e volta)
  • O ônibus 435 conecta o centro a Quinta da Regaleira e ao Palácio de Monserrate por €5.50 (você pode fazer quantas paradas quiser até completar o circuito.

Lisboa a Sintra de tour

Para quem quer conhecer Sintra sem se preocupar com ônibus e trem a dica é escolher um tour guiado. O tour guiado de um dia a Sintra, Pena, Regaleira e Cascais visita o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e desce à costa, com uma parada em Cascais. O legal é que além das explicações, há tempo livre nas duas cidades.

que fazer em Sintra com crianças
Poço Iniciático na Quinta da Regaleira

Principais Palácios de Sintra:

  • Palácio da Pena: O Palácio mais colorido de Sintra fica no topo da cidade e combina um jardim encantador com plantas de todo o mundo, e um palácio imponente que mistura diferentes estilos arquitetônicos. A visita requer uma subida íngreme, mas oferece oportunidades para fotos incríveis e vistas inesquecíveis de Sintra. Os ingressos antecipados são essenciais, já que este é o passeio mais concorrido da cidade.
  • Castelo dos Mouros: O Castelo dos Mouros, um castelo do século 10, oferece vistas deslumbrantes de Sintra e está localizado em meio à floresta. O passeio inclui pequenas torres para explorar, uma igreja construída por D. Alfonso Henriques e uma muralha imponente. Recomenda-se a compra antecipada de ingressos.
  • Quinta da Regaleira: O passeio mais divertido em Sintra para crianças combina história, literatura e mitologia em um jardim encantado, com passagens secretas, pontes elevadas e um poço iniciático que leva os visitantes a uma “gruta secreta” a 27 metros de profundidade. Proporciona brincadeiras, imaginação e oportunidades para fotos memoráveis. Recomenda-se comprar o ingresso pelo Get your Guide, que inclui um excelente áudio guia, evitando as longas filas na bilheteria e oferecendo uma experiência mais completa, embora ligeiramente mais cara que o ingresso simples.
  • Monserrate: Para quem busca um palácio maravilhoso e bem menos lotado, essa é uma baita dica! Este palácio do século XIX é conhecido por sua arquitetura única, e que mistura influências góticas, indianas e mouriscas, com um jardim botânico lindo. É encantador! Compre ingressos antecipados
  • Palácio Nacional de Sintra: também chamado Palácio da Vila, esse edifício impressionante é reconhecido de longe por suas chaminés arredondas, e fica bem no centrinho da cidade. O palácio combina estilos arquitetônicos diversos que vão do medieval ao renascimento e tem um interior ornamentado com azulejos portugueses. Compre ingressos antecipados.
Passear pelo centrinho de Sintra

Nenhum passeio a Sintra fica completo sem um giro caprichado pelo centro da cidade – que é super charmoso – e recheado de cantinhos fofos para comer e beber.

A parada mais clássica da cidade é a Casa Piriquita (R. Padarias 1, Sintra) famosa pelos Travesseiros de Sintra, e por disputar com a Fábrica das verdadeiras queijadas da Sapa (Volta do Duche 12, Sintra) o título de detentora da receita original das verdadeiras queijadinhas portuguesas.

Como eu passo as queijadinhas, me esbaldei com os travesseiros de Sintra, atravessei a rua e mandei ver nos (deliciosos) pastéis de nata da Fábrica da Nata (Praça da República Nº 6, Sintra).

Para um almoço casual e sem pressa, a dica é o Becco de Sintra (R. Pendoa 14, 2710-616 Sintra) que escolhemos ao acaso e que entregou um bacalhau de natas na medida.

Dia 4: Cascais

Cascais é uma pedida bem legal de passeio bate e volta saindo de Lisboa, especialmente para quem viaja no verão europeu. A cidade combina um centro histórico super charmoso com praias lindas.

Nós curtimos um passeio gostoso no centrinho, almoço em um restaurante vegano (maravilhoso!) House of Wonders (R. da Misericórdia 5) e uma tarde na praia. De volta para Lisboa ainda deu tempo de jantar no TimeOut Market e subir o Elevador da Bica.

o que fazer em Cascais com crianças
Em Cascais com as crianças

Destaques de Cascais

  • Vistas da Pedra da nau
  • Farol de Santa Marta e
  • Museu Condes Castro Guimarães: vimos apenas a fachada e a prainha
  • Sorvete da Santini
  • Passeio de Carrossel
  • Praia da rainha
  • Piscina Oceânica Alberto Romano
  • Boca do Inferno
  • Cabo da Roca

Quer fazer um tour guiado rapidinho? Nós indicamos o Tour por Cascais, Cabo da Roca e Boca do Inferno. No tour está incluso o transporte, guia, caminhada pelo centro histórico e ingresso para o Santuário da Peninha.

Dias 5-7: Porto

Porto, nossa cidade preferida de Portugal, entrega vistas lindas de todos os cantos, experiências de degustações de vinhos muito legais, e uma gastronomia deliciosa. Sabe quando o conjunto todo é incrível?

Com 2 dias você consegue visitar os principais pontos turísticos de Porto, e ainda conhecer a vizinha Vila Nova de Gaia, onde ficam as principais adegas de vinhos do Porto do mundo, e o divertido WOW Porto que é uma baita experiência pra toda a família.

Pink Palace no Wow Porto com crianças
Tom se divertindo no Pink Palace no WOW Porto

Passeios preferidos das nossas crianças no Porto

  • Atravessar a Ponte Luís I
  • WOW Porto: Adoramos toda a experiência. Destaque para o Museu do vinho que conseguiu ser interativo e envolver a criançada, e para o chocolate quente da Vinte vinte que é uma verdadeira experiência. Compre seu ingresso com antecedência.
  • Teleférico de Gaia
  • Torre dos Clérigos: as vistas são lindas. É um tiquinho perigoso para menores de 6 anos, tem que ficar junto, mas os meninos amaram. Compramos e recomendamos os ingressos antecipados e o Beer Garden BASE (R. das Carmelitas 151)
  • Comer frutas no mercado do Bolhão

Veja também: Roteiro no Porto, saiba o que fazer em 2,3, 4 ou 5 dias de viagem

Fiz e não recomendo:

Meus filhos são fãs de Harry Potter, então fiz questão de visitar a Livraria Lello, que supostamente inspirou os produtores do filme na construção das escadas de Hogwarts, e o Café Majestic, que é lindo mas foi proporcionalmente a conta mais cara da cidade e só pedimos uma sobremesa, média, então não recomendo nenhum dos dois. A Livraria estava empanturrada e o café é bonito, mas há experiências bem mais legais no Porto.

Onde ficar no Porto com crianças

No Porto há vários hotéis e apartamentos ótimos para se hospedar com a família. Desde acomodações econômicas até luxuosas, há uma ampla variedade para atender a todos os orçamentos, todas com avaliações excepcionais. A maioria delas está estrategicamente localizada na zona turística da cidade. Desde acomodações econômicas até luxuosas, há uma ampla variedade para atender a todos os orçamentos.

Quer dicas de onde se hospedar no Porto?

Veja aqui mais opções de hospedagem no Porto

Bate e volta saindo do Porto: Douro e Coimbra

Fazer um bate e volta saindo do Porto é uma ótima opção para quem deseja conhecer as famosas vinícolas da região do Douro ou se encantar com Coimbra, uma cidade rica em história, cultura e tradição.

Bate e volta até a região do Douro

Aproveite sua estadia no Porto para explorar a deslumbrante região vinícola do Douro e se encantar com os mirantes e vinhedos. Nossa recomendação é que você faça um 1 Dia no Douro, com tour guiado + degustação em uma vinícola e na volta dê uma paradinha para conhecer Amarante, a cidade do amor. Você pode fazer o passeio com o carro alugado ou contratar um tour. Vou deixar aqui os tours que nós recomendamos:

degustação de vinho bate e volta no Douro
Degustação de vinhos do Porto no Wine Bar da Quinta

Bate e volta até Coimbra

Coimbra é uma cidade com uma rica história universitária, graças à presença da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa e uma das maiores de Portugal. Como uma das cidades mais antigas do país, ela serviu como a capital de Portugal antes de Lisboa, até 1255. A cidade é uma mistura encantadora de tradição e juventude, com suas ruas históricas, edifícios imponentes e uma atmosfera vibrante proporcionada pela presença de estudantes universitários.

Muitos brasileiros se deslocam até lá para conhecer a Universidade de Coimbra e sua famosa Biblioteca Joanina, que tem um estilo barroco e figura na lista de uma das mais lindas bibliotecas da Europa. Nós recomendamos um tour guiado com ingressos incluídos, para que você possa aproveitar ao máximo a visita.

Você pode ir a Coimbra de carro alugado ou contratar um tour a partir do Porto. Vou deixar aqui os tours que nós recomendamos:

Caminhe pelo centro histórico da cidade e aproveite para conhecer o Arco de Almedina, a Sé Velha, a praça da República, a Sé Nova e o Mosteiro de Santa Cruz.

Leve as crianças para conhecer o Portugal dos Pequenitos, um parque em miniatura que foi idealizado e construído durante o Estado Novo. Seu propósito é proporcionar um ambiente lúdico, educativo e turístico, apresentando diversos aspectos da cultura e do patrimônio português. Crianças menores 3 anos é gratuito, €9.95 (3-13 anos), €14.95 (14-64 anos) e €11.95 (maiores 65 anos). Tem ingressos familiares.

Roteiro de 10 dias em Portugal com crianças

Com dez dias de viagem você terá a chance de adicionar algumas cidades ao roteiro e conhecer um pedacinho maior desse país, que apesar de pequeno está repleto de lugares encantadores. Minha dica para um roteiro de 10 dias em Portugal é não cair na tentação de “querer ver tudo” e passar mais horas na estrada do que curtindo o país. Sugiro visitar Lisboa e o Porto (ambas merecem pelo menos 3 dias do seu roteiro, mais dias se você quiser fazer bate e voltas interessantes) e escolher mais um ou dois destinos pra completar sua viagem.

Tanto faz começar a viagem no Porto ou Lisboa e você pode usar essa flexibilidade a seu favor para conseguir preços de passagens melhores. Nós que viajamos para Londres na sequência compramos um voo de Low Cost saindo do Porto e economizamos um bocado.

Algumas boas pedidas são:

  • Alentejo (minha paixão): 2-4 dias dependendo do que você quiser visitar
  • Algarve: 4 dias – recomendo a visita apenas no verão
  • Douro: 1-2 dias
  • Fátima: 1 dia
  • Braga e Guimarães: 1 dia

E claro que você também pode optar por ficar 5 noites em Lisboa e 5 em Porto para minimizar a chatice da troca de hotéis e apostar em bate e voltas para várias cidades interessantes.

Torre de Belém com crianças
Tom e Caio em frente a Torre de Belém

Sugestão de roteiro de 10 dias em Portugal com crianças

  • Lisboa: 5 dias
  • Évora: 1 dia
  • Fátima: 1 dia
  • Porto: 3 dias

[Deixei esse roteiro como sugestão, e quem quiser pode adaptar brincando de pôr e tirar lugares]

Transporte em Portugal

Se o transporte público e as linhas de trem funcionam super bem para fazer o circuito Lisboa – Porto, viajar de carro alugado é uma baita alternativa para colocar outras cidades no roteiro. Nós alugamos o carro na saída de Lisboa e devolvemos o carro na chegada no Porto, o carro é dispensável (pra não dizer completamente desnecessário) pra quem quer explorar as áreas mais turísticas das duas cidades.

Para alugar o carro usamos e recomendamos a RentCars, um comparador inteligente que te ajuda a encontrar os melhores preços nas melhores locadoras do mercado. Com a RentCars você pode pagar em reais, sem IOF e parcelar em até 10x sem juros.

Alugue seu carro com antecedência

Detalhes do roteiro de 10 dias em Portugal

Dias 1-3 Lisboa

Lisboa é uma cidade divertida e repleta atrações interessantes para toda a família. Minha sugestão é combinar pontos históricos icônicos, como o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, com passeios mais específicos pra criançada como o Oceanário de Lisboa e o Pavilhão do Conhecimento.

Com 3 dias você terá tempo de conhecer bem o centro histórico e incluir dias na região de Oriente e Belém. Também vale incluir no seu roteiro de Lisboa paradas estratégicas nos parques públicos da cidade. Há um parque muito bacana na praça em frente ao Mosteiro dos Jerónimos e outro em frente ao Mercado da Ribeira (TimeOut Lisboa), que, aliás, é uma ótima opção para comer bem em família.

Passeios preferidos dos nossos filhos em Lisboa

  • Devorar Pastéis de Belém: Em Portugal, eles são conhecidos como Pastéis de Nata. Nossos preferidos são os Pastéis de Belém, que é conhecida por ter a receita original (R. de Belém 84) e os da Manteigaria (Rua do Loreto 2).
  • Castelo de São Jorge (compre ingressos antecipados): Nós adoramos a visita, os pavões coloridos e as vistas de Lisboa. Recomendamos comprar os ingressos antecipadamente, pois a fila pode ser caótica!
  • Oceanário de Lisboa (compre ingressos antecipados): O aquário é muito bonito e bem cuidado. Em seguida, a dica é tomar um drinque (e há sorvete para as crianças) no Sky Bar Oriente (Av. Dom João II 27), que é bem legal e oferece vistas espetaculares da cidade.
  • Passeio de tuktuk: É um passeio caro, por isso, só o recomendo para quem está com um orçamento mais folgado. No entanto, a experiência foi divertida e cheia de aprendizados. O guia nos ensinou muito!
  • Andar de elevador: Escolhemos o elevador da bica, que é um dos funiculares que sobem os morros de Lisboa. Os meninos aproveitaram muito o passeio e adoraram ver a cidade do alto.
  • Pavilhão do Conhecimento: pra aprender brincando. Vá com tempo.

Veja também: Roteiro de 3 ou 4 dias em Lisboa

Onde ficar em Lisboa com crianças

Escolhemos ficar na região do Castelo, no Hotel Pateo – Lisbon Lounge Suites, e foi uma decisão excelente. O hotel tem uma localização conveniente, permitindo que nós caminhássemos facilmente até o castelo e outros pontos turísticos no centro. Os quartos dos apartamentos são espaçosos e muito confortáveis, e a cozinha, embora pequena, tem tudo o que você precisa para cozinhar.

Quer mais dicas de Onde ficar em Lisboa com crianças?

No Ideias na Mala, temos um guia completo sobre onde se hospedar em Lisboa. Oferecemos sugestões de hotéis confortáveis, limpos, adequados para famílias, bem localizados e com preços que se encaixam no seu orçamento de viagem. O guia está organizado por bairros, destacando os pontos positivos e negativos de cada um, além de fornecer dicas sobre onde não se hospedar.

Veja também: Onde ficar em Lisboa com crianças

Dia 4: Sintra

As crianças se encantaram por Lisboa, mas nada se compara às experiências fascinantes que vivenciamos em Sintra, a cidade dos palácios e castelos mais deslumbrantes de Portugal. Este lugar parece ter sido retirado diretamente das páginas de um conto de fadas e está a apenas 50 minutos de trem ou 30 minutos de Uber de Lisboa.

Minha dica mais importante é: não deixe de fazer esse passeio, a cidade é realmente fascinante. A segunda dica, embora um pouco desafiadora, é crucial: decida com antecedência o que deseja visitar e, antes da viagem, adquira ingressos com antecedência para pelo menos um dos passeios. As filas em Sintra podem ser extensas, e a compra antecipada de ingressos pode economizar preciosos 30 a 40 minutos de espera!

Transporte em Sintra

Todos os Palácios de Sintra (exceto o Palácio Nacional de Sintra, na vila) ficam na parte alta da cidade. Para chegar neles você pegue um ônibus turístico local ou se aventure numa boa caminhada.

  • O ônibus 434 conecta o centro ao Palácio da Pena por €7.60 (ida e volta)
  • O ônibus 435 conecta o centro a Quinta da Regaleira e ao Palácio de Monserrate por €5.50 (você pode fazer quantas paradas quiser até completar o circuito.

Lisboa a Sintra de tour

Um boa opção é contratar um tour guiado, assim você não precisa se preocupar com nada. O tour guiado de um dia a Sintra, Pena, Regaleira e Cascais visita o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e desce à costa, com uma parada em Cascais. O legal é que além das explicações, há tempo livre nas duas cidades.

Principais Palácios de Sintra:

que fazer em Sintra
Eu e Ana passeando no centrinho de Sintra
  • Palácio da Pena: O Palácio mais colorido de Sintra fica no topo da cidade e tem um jardim lindo com plantas de todo o mundo. De perto ele é imponente e mistura vários estilos arquitetônicos. Para visitá-lo é preciso encarar uma subida íngreme, mas a vista compensa todo o esforço. Os ingressos antecipados são essenciais, já que este é o passeio mais concorrido da cidade.
  • Castelo dos Mouros: um castelo do século 10 construído durante a ocupação dos Mouros, está localizado em meio à floresta e tem uma vista linda. O passeio inclui pequenas torres para explorar, uma igreja construída por D. Alfonso Henriques e uma muralha imponente. Recomenda-se a compra antecipada de ingressos.
  • Quinta da Regaleira: um passeio super divertido para as crianças, pois combina história, literatura e mitologia em um jardim encantado, cheio de passagens secretas, pontes elevadas e um poço iniciático que leva os visitantes a uma “gruta secreta” a 27 metros de profundidade. Proporciona brincadeiras, imaginação e fotos memoráveis de toda a família. Recomenda-se comprar o ingresso pelo Get your Guide, que inclui um excelente áudio guia, evita as longas filas na bilheteria e oferecendo um passeio bem mais completo, embora um pouco mais caro que o ingresso simples.
  • Monserrate: um palácio maravilhoso e bem menos lotado, essa é uma baita dica! Este palácio do século XIX é conhecido por sua arquitetura única, com influências góticas, indianas e mouriscas, além de um jardim botânico lindo. É encantador! Compre ingressos antecipados
  • Palácio Nacional de Sintra: também chamado Palácio da Vila, esse edifício impressionante é reconhecido de longe por suas chaminés arredondas, e fica bem no centrinho da cidade. O palácio combina estilos arquitetônicos diversos que vão do medieval ao renascimento e tem um interior muito bonito, todo ornamentado com azulejos portugueses. Compre ingressos antecipados.
Passear pelo centro de Sintra

Entre um palácio e outro, aproveite para conhecer o centro histórico de Sintra. As ruas são de paralelepípedos, tem muitas praças charmosas, prédios antigos e muitos cantinhos fofos para comer e beber.

A parada mais clássica da cidade é a Casa Piriquita (R. Padarias 1, Sintra) famosa pelos Travesseiros de Sintra, e por disputar com a Fábrica das verdadeiras queijadas da Sapa (Volta do Duche 12, Sintra) o título de detentora da receita original das verdadeiras queijadinhas portuguesas.

Eu me esbaldei com os travesseiros de Sintra, atravessei a rua e mandei ver nos (saborosos) pastéis de nata da Fábrica da Nata (Praça da República Nº 6, Sintra).

Para um almoço casual e sem pressa, a dica é o Becco de Sintra (R. Pendoa 14, 2710-616 Sintra) que escolhemos ao acaso, mas acertamos e comemos um bacalhau de natas na medida.

Dia 5: Cascais

Cascais é uma cidade à beira-mar conhecida por suas belas praias, arquitetura histórica e cena cultural vibrante. Ela fica a menos de 40 minutos de Lisboa e é facilmente acessada de trem. A cidade nasceu como uma pequena vila de pescadores e ao longo dos anos se transformou em um balneário de luxo frequentado pela realeza e aristocracia portuguesa.

Hoje Cascais é considerada um refúgio da agitada cidade de Lisboa, um lugar para curtir um dia de praia, um passeio à beira-mar. A cidade tem um centrinho histórico super fofo e cheio de casas coloridas, uma ciclovia beirando a orla, museus e uma marina com vários cafés e restaurantes.

Aproveite para ir ao Cabo da Roca (o ponto mais ocidental da Europa continental) e conhecer a Boca do Inferno, uma caverna cravada em meio aos penhascos. Há um mirante onde você pode observar o mar entrar e sair da caverna. Para chegar no Cabo da Roca você pode ir de Uber ou ônibus (linha 403), que sai da rodoviária no centro de Cascais.

Para quem prefere fazer um tour guiado, nós indicamos o Tour por Cascais, Cabo da Roca e Boca do Inferno. Nele está incluso o transporte, guia, passeio pelo centro histórico e ingresso para o Santuário da Peninha.

Dia 6: Évora

Deixando a região de Lisboa para trás, chegou a hora de encarar a estrada e conhecer uma das regiões mais incríveis de Portugal, o Alentejo.

A cidade escolhida pra viver essa aventura é Évora, uma cidade pequenina, com um centro histórico considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, e rodeada por várias adegas de vinhos excelentes como a Adega Cartuxa e a Herdade do Esporão.

O que fazer em Évora

Aqui no blog temos um post com todos os detalhes do que fazer em Évora, com 15 atrações imperdíveis e mais uma sugestão de roteiro de 1 e 2 dias na cidade.

Com um dia em Évora você poderá explorar as ruas charmosas do centrinho histórico, visitar a catedral, e a intrigante capela dos Ossos (todinha decorada com ossos humanos) e conhecer uma das adegas da região. Fizemos uma visita guiada a Cartuxa (reserve com antecedência) e amamos. Faça um tour a pé privado por Évora para conhecer a história da cidade e seu passado glorioso. Está incluso o ingresso para a capela dos ossos.

que fazer em Evora com crianças
Capela dos Ossos em Évora

Quem tiver pique pode ainda esticar, e se encantar com as ruas estreitas e com as vistas do castelo de Monsaraz. Eu amei a região.

Bate e volta a partir de Lisboa

Eu acho que vale a pena dormir uma noite em Évora e aproveitar a cidade com mais calma, pois a região tem uma excelente gastronomia e muitas vinícolas. Mas para quem prefere fazer uma bate e volta minha sugestão é uma Excursão Évora e Monsaraz c/ Degustação de Vinhos, um tour de dia inteiro que está incluso transporte, ingressos para Capela dos ossos, guia e uma degustação.

Onde ficar em Évora

Um pedida bem legal em Évora, e em todo o Alentejo e nas regiões mais agrícolas de Portugal, é se hospedar em um Agroturismo. Fazendas – que muitas vezes tem estrutura de hotel – e oferecem acomodações lindas, cercadas de natureza e com atrativos da própria fazenda.

Nós ficamos na Quinta da Sagrada Família que tem apartamentos moderninhos equipados com cozinha, uma piscina linda, café da manhã delicioso com frutas da fazenda e pães caseiros e um jardim com animais residentes muito bem cuidados.

Confira os preços e reserve a Quinta da Sagrada Família

Quer mais dicas de hotéis na região?

Veja mais opções de hotéis na região

Dia 7: Fátima

Fátima é uma parada que eu recomendo muito para famílias católicas. Se você não é católico, pode trocar a parada em Fátima por mais uma noite em Évora (nós ficamos duas noites e amamos explorar a região), ou substituir a parada por duas noites no Douro e fechar a viagem com 2 noites no Porto).

Nós planejamos a viagem com uma parada rápida em Fátima, mas gostamos tanto da vibe da cidade que acabamos ficando uma noite por lá e adoramos.

O que fazer em Fátima com crianças

  • Grutas de Mira de Aire: o maior complexo de cavernas de Portugal é impressionante e uma visita que toda a família vai gostar. As grutas ficam há 15 Km de Fátima e a visita leva entre 2-3 horas
  • Santuário de Fátima: o complexo é enorme, muito lindo e formado por três espaços principais: Basílica de Nossa Senhora do Rosário (onde estão os túmulos dos 3 pastorinhas), a Basílica da Santíssima Trindade e a Capelinha das Aparições (onde Nossa Senhora de Fátima apareceu para os 3 pastorzinhos).
  • Casa dos 3 pastorzinhos: Nossos filhos gostaram de aprender a história, ver a simplicidade com as famílias viviam e como as pessoas eram menores
  • Piscina e espaço kids do hotel: Um dos pontos altos da nossa estadia em Fátima foi a piscina e o espaço Kids do Don Gonçalo. Adoramos o hotel, o café da manhã incluso na diária (pense num buffet caprichado!) e o restaurante do hotel.
Onde ficar em Fátima

Nós ficamos no Hotel Don Gonçalo e ele foi um ponto alto em nossa passagem pela cidade. As crianças adoraram o espaço kids ao ar livre do hotel e a piscina com cascata. O café da manhã está incluso na diária e tem uma boa variedade de pães, bolos, geleias, frios e pratos quentes —um buffet super caprichado. O hotel possui também um SPA completo com academia, hidromassagem, banho turco e piscina aquecida.

Eles ficam situados a 700m do Santuário de Fátima e tem estacionamento.

Confira os preços e reserve o Hotel Don Gonçalo

Quer mais dicas de onde se hospedar em Fátima com crianças?

Veja mais opções de hotéis na região

Dias 8-10: Porto

O Porto foi escolhido como a nossa cidade predileta em Portugal. Tem vistas lindas das casinha típicas portuguesas e do rio Douro, uma ótima gastronomia e diversas experiências de vinhos. Foram dias incríveis e cheios de boas memórias.

Em um roteiro de 2 dias pelo Porto, você visitará os principais pontos turísticos da cidade, e ainda consegue conhecer a Ribeira de Vila Nova de Gaia, a cidade do outro lado do rio Douro. Lá você irá conhecer as principais adegas de vinho do Porto, tirar muitas fotos da Ribeira do Porto (com suas casas típicas portuguesas) e curtir o WOW Porto, um quarteirão cultural e gastronômico com museus, cafés e restaurantes que agradam toda a família.

Passeios preferidos dos meus filhos no Porto

  • Atravessar a Ponte Luís I
  • WOW Porto: A experiência foi bem divertida. O Museu do vinho é super interativo e os meninos adoraram, e para o chocolate quente da Vinte vinte que é delicioso. Não deixe de experimentar. Compre seu ingresso com antecedência.
  • Teleférico de Gaia: os meninos adoraram ver a cidade do alto
  • Torre dos Clérigos: as vistas são lindas. É um tiquinho perigoso para menores de 6 anos, tem que ficar junto, mas os meus amaram. Compramos e recomendamos os ingressos antecipados e o Beer Garden BASE (R. das Carmelitas 151)
  • Comer frutas no mercado do Bolhão
que fazer no Mercado do Bolhão no Porto em Portugal
Muitas frutas para comer

Fiz e não recomendo

Como meus filhos amam o Harry Potter, eu fiz questão de leva-los para conhecer a Livraria Lello, pois supostamente os produtores do filme se inspiraram nela para construir as escadas de Hogwarts. A livraria estava lotada e mal dava pra caminhar ou fazer qualquer coisa.

Depois nós fomos no Café Majestic, que diz a lenda foi onde a escritora J.K. Rowling terminou o primeiro rascunho do livro do Harry Potter. O Café é realmente lindo, mas além das filas imensas na porta, foi a conta mais cara que paguei na cidade (proporcionalmente falando) e só comemos uma sobremesa tamanho médio.

O Porto tem experiência bem melhores.

passeios imperdíveis no Porto com crianças
Tom e Caio no Cais da Ribeira no Porto
Onde ficar no Porto com crianças

O Porto está repleto de acomodações confortáveis para toda a família. Com opções que vão desde alojamentos mais acessíveis até estadias luxuosas, há uma vasta gama de hotéis e apartamentos que se adequam a todos os bolsos. A maioria dessas opções está estrategicamente posicionada na zona turística da cidade, proporcionando aos visitantes fácil acesso às atrações locais. Assim, independentemente do orçamento, é possível encontrar acomodações que garantem conforto e qualidade durante sua estadia no Porto com crianças.

Quer dicas de onde ficar no Porto?

Veja aqui mais opções de hospedagem no Porto

Bate e volta saindo do Porto: Douro e Coimbra

Bate e volta na região do Douro

Curta bastante sua visita ao Porto e aproveite para descobrir a incrível região vinícola do Douro, com suas vistas maravilhosas e cheias de videiras. Recomendamos reservar um dia para explorar o Douro, com um passeio guiado e degustação em uma vinícola. Na volta, faça uma parada em Amarante, conhecida como a cidade do amor. Você pode fazer esse passeio com seu próprio carro alugado ou optar por um tour. Abaixo, listamos alguns tours que achamos ótimos:

  • Excursão para o Vale do Douro + almoço: Um tour que combina boas vinícolas com paradas estratégicas para fotos do Rio Douro e um almoço delicioso.
  • Excursão 3 Vinhedos do Vale do Douro com Almoço: Inclui transporte, degustação de vinho em 3 vinícolas diferentes, paradas nos mirantes para admirar as lindas vistas do Douro e um delicioso almoço português.
  • Tour pela região do Douro: inclui transporte, uma parada em Amarante, visita a uma vinícola com degustação de vinho, almoço, mirante da Galafura, cruzeiro pelo rio Douro para conhecer Pinhão e admirar a paisagem de todo o vale.

Decidiu se hospedar na região do Douro? Minha dica de onde ficar no Douro é um hotel de Agroturismo que nós adoramos, o Quinta de Varzielas. A casa onde nos hospedamos tinha um tamanho ótimo, com cozinha completa, dois quartos e um ambiente super tranquilo. O hotel tem piscina, muita área verde, animais, riachos e churrasqueira. Um ótimo lugar para passar um tempo em família e explorar a região.

Veja aqui mais opções de hotéis na região do Douro

Bate e volta as vinícolas do Douro saindo do Porto
Miradouro de São Leonardo de Galafura e as vistas lindas do Douro

Bate e volta a Coimbra

Coimbra abriga uma das universidades mais antigas da Europa, a Universidade de Coimbra. A cidade é uma mistura entre tradição e juventude, com suas ruas antigas, prédios grandiosos e um clima animado graças aos estudantes universitários.

Muitos brasileiros vão até lá para conhecer a Universidade de Coimbra e, claro, a famosa Biblioteca Joanina, que é toda no estilo barroco e é considerada uma das bibliotecas mais bonitas da Europa. Nós sugerimos um tour com guia e ingressos inclusos para que você possa aproveitar tudo ao máximo durante a visita.

Roteiro Portugal
Universidade de Coimbra | Foto: Facebook/Universidade de Coimbra

Se preferir, você pode ir até Coimbra de carro alugado ou optar por um tour saindo do Porto. Aqui estão alguns tours que achamos ótimos:

Um dica do que fazer em Coimbra com crianças é conhecer o Portugal dos Pequenitos, um parque temático que encanta crianças e adultos com suas representações em miniatura de construções e monumentos famosos de Portugal e de algumas ex-colônias portuguesas.

O parque promove atividades educativas que ajudam as crianças a aprender mais sobre a história e a diversidade cultural, proporcionando uma experiência educativa e divertida ao mesmo tempo. Crianças menores 3 anos é gratuito, €9.95 (3-13 anos), €14.95 (14-64 anos) e €11.95 (maiores 65 anos). Tem ingressos familiares.

Roteiro de 15 dias em Portugal com crianças

Com 15 dias em Portugal, você terá a chance de explorar, com calma, o país de norte a sul e aproveitar para conhecer as praias do Algarve, os diversos tipos de vinhos que o país produz, provar as delícias gastronômicas irresistíveis e ver muitas paisagens deslumbrantes.

Começar a viagem pelo Porto ou Lisboa é indiferente; e essa flexibilidade pode ser uma vantagem na busca por passagens mais econômicas. Em nossa viagem para Londres, por exemplo, optamos por voar com uma companhia aérea Low Cost saindo do Porto, o que resultou em uma economia significativa.

Algumas boas pedidas são:

  • Alentejo (minha paixão): 2-4 dias dependendo do que você quiser visitar
  • Algarve: 4 dias – recomendo a visita apenas no verão
  • Douro: 1-2 dias
  • Fátima: 1 dia
  • Braga e Guimarães: 1 dia
roteiro em Portugal com crianças
Tom e Caio em Lisboa

Resumo do Roteiro de 15 dias em Portugal com crianças

  • Lisboa: 4 dias
  • Praias do Alentejo: 2 dias
  • Algarve: 4 dias
  • Évora: 1 dia
  • Fátima: 1 dia
  • Porto: 3 dias

[Deixei esse roteiro como sugestão, e quem quiser pode adaptar brincando de pôr e tirar lugares]

Transporte em Portugal

Viajar de carro alugado é uma ótima opção para colocar outras cidades no roteiro e explorar cada cantinho do país. Nós alugamos o carro na saída de Lisboa e devolvemos o carro na chegada no Porto, o carro é dispensável (pra não dizer completamente desnecessário) pra quem quer explorar as áreas mais turísticas das duas cidades.

Para alugar o carro usamos e recomendamos a RentCars, um comparador inteligente que te ajuda a encontrar os melhores preços nas melhores locadoras do mercado. Com a RentCars você pode pagar em reais, sem IOF e parcelar em até 10x sem juros.

Alugue seu carro com antecedência

Detalhes do roteiro de 15 dias em Portugal

Dias 1-3: Lisboa

Conhecer Lisboa com as crianças é uma ótima opção de férias em família. Eu sugiro misturar lugares históricos legais, como o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, com passeios que os pequenos adoram: o Oceanário de Lisboa e o Pavilhão do Conhecimento. É uma forma de unir aprendizado e diversão!

Meus filhos adoraram os parquinhos públicos espalhados pela cidade. Minha dica é um parquinho na praça em frente ao Mosteiro dos Jerónimos e outro próximo ao Mercado da Ribeira (TimeOut Lisboa), que, aliás, é uma ótima pedida para desfrutar de refeições deliciosas com a família.

Com 3 dias na cidade, você poderá explorar bem o centro histórico, incluir dias na região de Oriente e Belém, fazer paradas nos parques públicos da cidade para as crianças brincarem. Assim seu roteiro de Lisboa pode ser feito com calma e de forma que todos possam aproveitar bem a cidade.

Passeios preferidos da criançada em Lisboa

  • Comer muitos Pastéis de Belém: em Portugal, eles são chamados de Pastéis de Nata. Nossos preferidos são os Pastéis de Belém, que é conhecida por ter a receita original (R. de Belém 84) e os da Manteigaria (Rua do Loreto 2).
  • Castelo de São Jorge (compre ingressos antecipados): as crianças adoraram a visita, os pavões coloridos e as vistas de Lisboa. Recomendamos comprar os ingressos antecipadamente, pois a fila é enorme!
  • Oceanário de Lisboa (compre ingressos antecipados): O aquário é muito bonito e bem cuidado, as crianças adoraram ver os peixes. Minha dica é aproveitar para tomar um drinque (tem sorvete para os pequenos) no Sky Bar Oriente (Av. Dom João II 27), que é bem legal e tem vistas lindas de Lisboa.
  • Passeio de tuktuk: É um passeio caro, então só recomendo para quem está com um orçamento folgado. O passeio é bem divertido e o guia nos ensinou muito sobre a cidade.
  • Andar de elevador: Escolhemos o elevador da bica, que é um dos funiculares que sobem os morros de Lisboa. As crianças curtiram muito o passeio e adoraram ver a cidade do alto.
  • Pavilhão do Conhecimento: pra aprender brincando. Vá com tempo.

Veja também: Roteiro de 3 ou 4 dias em Lisboa

Onde ficar em Lisboa com crianças

Ficamos hospedados na região do Castelo e eu achei uma ótima escolha. Nosso hotel foi o Hotel Pateo – Lisbon Lounge Suites, que é muito bem localizado e nos permitiu conhecer uma boa parte do centro histórico apenas caminhando. Os quartos são bem amplos e muito confortáveis, além de ter dois ambientes e uma cozinha pequena ótima para cozinhar e fazer algumas refeições.

Quer mais dicas de Onde ficar em Lisboa com crianças?

Nos fizemos um guia completo com várias sugestões de hotéis confortáveis, com estrutura para receber famílias, com boa localização e com preços para todos os bolsos. O guia está dividido por bairros (escolhemos os melhores e destacamos os pontos positivos e negativos de cada um, além de darmos dicas de onde não se hospedar) e por preços.

Veja também: Onde ficar em Lisboa com crianças

Dia 4: Sintra

As crianças adoraram Lisboa, mas nós ficamos apaixonados mesmo por Sintra, a cidade dos castelos mais bonitos de Portugal. Parece um lugar de conto de fadas e fica só a 50 minutos de trem ou 30 minutos de Uber de Lisboa.

Minha dica mais importante: faça esse passeio, a cidade é incrível de verdade. A segunda dica é um pouco difícil, mas é importante: decida antes o que quer visitar e compre os ingressos com antecedência. As filas em Sintra podem ser bem longas, e comprar os ingressos antes pode economizar uns 30 a 40 minutos de espera!

Vai pra Sintra? Veja também: O que fazer em Sintra, Portugal: 10 atrações principais + Roteiro de 1, 2 e 3 dias

Transporte em Sintra
Todos os palácios em Sintra, com exceção do Palácio Nacional localizado na vila, estão situados na parte mais alta da cidade. Você pode chegar a eles pegando um ônibus turístico local ou se aventurando em uma longa caminhada.

  • O ônibus 434 conecta o centro ao Palácio da Pena por €7.60 (ida e volta)
  • O ônibus 435 conecta o centro a Quinta da Regaleira e ao Palácio de Monserrate por €5.50 (você pode fazer quantas paradas quiser até completar o circuito.

Lisboa a Sintra de tour

Uma ótima escolha é contratar um tour guiado, dessa forma você não tem nenhuma preocupação com ingressos ou com transporte. O tour guiado de um dia a Sintra, Pena, Regaleira e Cascais visita o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e desce à costa, com uma parada em Cascais. O legal é que além das explicações, há tempo livre nas duas cidades.

Principais Palácios de Sintra:

passeios imperdíveis em Sintra
Quinta da Regaleira em Sintra
  • Palácio da Pena: é uma verdadeira joia arquitetônica. Este magnífico palácio, construído no século XIX, combina uma mistura única de estilos, que vão desde o romântico até o mourisco. Rodeado por exuberantes jardins e situado no topo de uma colina (tem uma subida íngreme), oferece vistas deslumbrantes de Sintra. Os ingressos antecipados são essenciais, já que este é o passeio mais concorrido da cidade.
  • Castelo dos Mouros: é uma fascinante fortificação construída no século 10 e que remonta ao período mourisco. Estrategicamente posicionado no topo das colinas, o castelo oferece vistas panorâmicas espetaculares do entorno. O passeio inclui explorar as torres históricas, uma igreja construída por D. Alfonso Henriques e uma muralha imponente. Recomenda-se a compra antecipada de ingressos.
  • Quinta da Regaleira: O passeio que os meninos mais gostaram em Sintra, pois combina história, literatura e mitologia em um jardim encantado, com passagens secretas, pontes elevadas e um poço iniciático que leva os visitantes a uma “gruta secreta” a 27 metros de profundidade. É como entrar em um mundo mágico, cheio de surpresas e mistérios em cada cantinho. Um passeio cheio de memórias em família. Recomendo comprar o ingresso pelo Get your Guide, que inclui um excelente áudio guia, evitando as longas filas na bilheteria e oferecendo uma experiência mais completa, embora ligeiramente mais cara que o ingresso simples.
  • Monserrate: Construído no século XIX, o palácio exibe uma arquitetura única, incorporando elementos de diferentes culturas, como o estilo mourisco e indiano. Rodeado por deslumbrantes jardins botânicos, o local oferece uma variedade impressionante de flora de várias partes do mundo. Ele é bem menos lotado que os outros palácios e igualmente lindo. Compre ingressos antecipados
  • Palácio Nacional de Sintra: fica bem no centrinho da cidade e por isso também é chamado de Palácio da Vila. Esse edifício impressionante é reconhecido de longe por suas chaminés arredondas, um exemplo notável da arquitetura medieval portuguesa. Construído ao longo de vários séculos, o Palácio Nacional de Sintra reflete as influências mouriscas, góticas e manuelinas. Compre ingressos antecipados.
Passear pelo centrinho de Sintra

Explorar Sintra não estaria completo sem um passeio pelo charmoso centro da cidade, repleto de cantinhos encantadores para desfrutar de boa comida e bebida.

Um ponto de parada clássico é a Casa Piriquita (R. Padarias 1, Sintra), famosa por seus Travesseiros de Sintra, competindo pelo título de detentora da receita original das verdadeiras queijadinhas portuguesas com a Fábrica das verdadeiras queijadas da Sapa (Volta do Duche 12, Sintra).

Eu, que não sou fã de queijadinhas, deliciei-me com os Travesseiros de Sintra, atravessei a rua e aproveitei os (deliciosos) pastéis de nata da Fábrica da Nata (Praça da República Nº 6, Sintra).

Para um almoço descontraído e sem pressa, sugerimos o Becco de Sintra (R. Pendoa 14, 2710-616 Sintra), escolhido ao acaso, e que nos surpreendeu com um bacalhau de natas na medida certa. Uma experiência gastronômica que complementa perfeitamente o encanto de Sintra.

Dias 5-6: Praias do Alentejo

Quando o assunto é praia em Portugal, todo mundo fala do Algarve né?! E ele é realmente muito bonito, mas eu quero falar sobre a Costa Alentejana com praias lindas e deliciosas para curtir um dia de sol e mar.

O que fazer no Alentejo com crianças

Praia dos Alteirinhos

Localizada ao sul da Zambujeira do Mar e acessível por uma estrada de terra batida, a Praia dos Alteirinhos é um refúgio tranquilo na Costa Vicentina. É um lugar tranquilo, com areias douradas e águas claras, perfeito para quem quer relaxar longe das multidões.

Esta praia encantadora, com sua areia fina e dourada, é rodeada por falésias impressionantes, oferecendo um cenário natural encantador. O acesso a praia se dá por uma escada desde o alto da falésia e no topo da falésia, há um estacionamento para facilitar o acesso.

A praia possui um lado dela frequentado por naturistas e um lado para banhistas que não praticam naturismo.

Praia da Zambujeira do Mar

A Praia da Zambujeira do Mar, situada no vilarejo com o mesmo nome, é cercada pelas altas falésias e combina areias douradas, águas cristalinas e um mar ótimo para prática de surf. É uma praia super concorrida durante o verão, principalmente no primeiro fim de semana de agosto quando acontece um Festival de música na região e muitos jovens vêm assistir.

quais as melhores praias de Portugal para crianças
Pôr do sol em Zambujeira do Mar

Nós amamos e assistimos um lindo pôr do sol. A praia é de fácil acesso e um ótimo lugar para curtir um dia de mar com as crianças.

Praia de Vila Nova de Milfontes

Uma praia de rio localizada no vilarejo típico alentejano Vila Nova de Milfontes. O rio Mira tem águas transparentes e a praia é deliciosa para curtir com a criançada. As águas são calmas, dá pra praticar stand up paddle, o visual é lindo e tranquilo.

praias imperdíveis no alentejo
Praia de Vila Nova Milfontes e suas águas tranquilas

Praia da Amoreira

Localizada na Costa Vicentina, esta praia é conhecida pela sua natureza intocada, paisagens deslumbrantes e ambiente tranquilo. A Praia da Amoreira nasce no encontro entre o rio Aljezur e o Oceano Atlântico, cercada por dunas e por um rochedo ao norte, que os moradores dizem ser um gigante deitado.

o que fazer no alentejo
Praia da Amoreira

A praia é extensa, oferecendo espaço suficiente para os banhistas à beira-mar. A presença do rio cria uma lagoa na parte norte da praia, ideal para atividades como canoagem, além de permitir a escolha entre banho de água doce ou salgada (ou os dois!).

Onde ficar no Alentejo com crianças

Uma forma diferente, interessante e muito boa de se hospedar em todo o Alentejo e nas regiões agrícolas de Portugal, é escolher a hospedagem em um Agroturismo. São fazendas que possuem estrutura de hotel e disponibilizam acomodações ótimas, cercadas pela natureza e, oferecendo aos hóspedes uma experiência única.

Nós nos hospedamos em um chalé no Herdade do Sardanito da Frente um hotel fazenda lindo, com um lago enorme, piscina, alguns animais e com um café da manhã delicioso, cheio de frutas da fazenda e pão caseiro (incluso na diária). Nosso chalé tinha um quarto de casal, um quarto com beliche para os meninos e uma mini cozinha toda equipada. Fica a 5 minutos da praia!

Confira os preços e reserve a Herdade do Sardanito da Frente

Quer mais dicas de hotéis para famílias no Alentejo?

Veja aqui mais opções de hotéis na região

Dias 7-10: Algarve

O Algarve é um destino excelente para viajar com crianças durante as férias de verão. A região é repleta de praias com águas cristalinas, tem um clima quente e ensolarado, uma variedade de atividades ao ar livre, como passeios de barco, trilhas para caminhadas em meio à natureza, passeios de jipe e até mesmo passeios de observação de golfinhos.

A região possui uma boa infraestrutura turística, com hotéis e resorts que são adaptados para receber famílias, alguns deles possuem atividades para crianças como clubes infantis e áreas kids.

O que fazer no Algarve com crianças

Começamos nossa viagem no Algarve por Carvoeiro, uma vila super charmosa e com praias lindas. No primeiro dia fomos a Praia do Carvalho, seu acesso é feito por uma escada subterrânea cavada na pedra, muito impactante!

que praias visitar no Algarve
Praia do Carvalho

Nossa experiência preferida foi o passeio de caiaque pelas cavernas do Algarve. Nele conhecemos a famosa Gruta Benagil, um dos principais pontos turísticos do Algarve. A entrada na gruta é meio caótica, mas você logos esquece, pois o lugar é realmente muito lindo.

Após o passeio de caiaque continuamos nossa caminhada pelos 7 Vales Suspensos (com vistas de muito bonitas que renderam muitas fotos) até a praia da Marinha, e que delícia de praia. Encerramos o dia com um passeio pelo centrinho.

Em nosso segundo dia fomos conhecer algumas praias da região de Lagos, a primeira delas foi a praia de Dona Ana (a predileta da minha irmã Ana), achei bem bonita, com águas cristalinas e opção de restaurante com aluguel de espreguiçadeiras.

Entre a praia de Dona Ana e a praia do Camilo há uma plataforma de madeira e vistas lindas das duas praias. A chegada na Praia do Camilo é impactante, o visual que você tem ao descer as escadas é muito bonito e rende muitas fotos. Na praia tem uma mini caverna super fotogênica.

praias no Agarve: o que visitar com crianças
7 vales suspensos no Algarve

Nossa região predileta no Algarve foi Albufeira. As praias são muito bonitas, com águas cristalinas, mini cavernas e um visual lindo. Recomendo a praia de São Rafael.

Antes de ir embora do Algarve, aproveitamos para conhecer uma vinícola. Você sabia que há várias boas vinícolas na região? Muitas oferecem tours bem interessantes. Nós visitamos a Arvad Wine, que é linda.

Onde ficar no Algarve com crianças

A nossa escolha foi o Hello Villas, um condomínio de casas para alugar. Ficamos hospedados em uma casa de 2 quartos, sala de estar e uma cozinha compacta. Está incluso um serviço de limpeza diário e o condomínio tem uma piscina bem gostosa. Ela fica bem perto do centro de Carvoeiro.

Confira os preços e reserve a Hello Villas

Quer mais dicas de hotéis no Algarve?

Veja aqui mais opções de hotéis na região

Dia 11: Évora

Évora é uma cidade charmosa e pequena, que abriga um centro histórico reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO. Cercada por diversas vinícolas renomadas, como a Adega Cartuxa e a Herdade do Esporão, Évora é um destino que combina o encanto do passado com a excelência dos vinhos locais.

O que fazer em Évora

Com apenas um dia em Évora, você terá a oportunidade de percorrer as encantadoras ruas do centro histórico, explorar a catedral (uma imponente igreja medieval que combina estilos arquitetônicos gótico e românico.) e a intrigante Capela dos Ossos, decorada de maneira única com ossos humanos. Além disso, reserve um tempo para conhecer uma das renomadas adegas da região. Recomendamos uma visita guiada à Adega Cartuxa (lembre-se de reservar com antecedência) — uma experiência que nós adoramos.

Faça um tour a pé privado por Évora para conhecer a história da cidade e seu passado glorioso. Está incluso o ingresso para a capela dos ossos.

Para os mais dispostos, é possível estender a jornada e se maravilhar com as ruas estreitas e as vistas do Castelo de Monsaraz. Minha experiência na região foi incrível, e tenho certeza de que você também se encantará com tudo o que Évora e arredores têm a oferecer.

Évora também é famosa por sua culinária alentejana. Pratos como sopa de tomate, migas, ensopado de borrego (ensopado de cordeiro) e queijos regionais são imperdíveis para os amantes da boa gastronomia portuguesa.

Leia também: O que fazer em Évora, Portugal + roteiro de 1 e 2 dias na cidade

Bate e volta a partir de Lisboa

Eu recomendo passar uma noite em Évora para explorar a cidade com mais tranquilidade, aproveitando a excelente gastronomia local e a presença de diversas vinícolas na região. No entanto, para aqueles que preferem uma visita mais breve, sugiro a Excursão Évora e Monsaraz c/ Degustação de Vinhos. Este tour de dia inteiro inclui transporte, ingressos para a Capela dos Ossos, guia e uma degustação, proporcionando uma experiência completa em um único dia.

Onde ficar em Évora

A nossa escolha foi a Quinta da Sagrada Família , que tem apartamentos modernos com cozinha, uma piscina ótima, um café da manhã delicioso com frutas da fazenda e pães caseiros, além de um jardim com animais muito bem cuidados. Foi uma experiência incrível!

Confira os preços e reserve a Quinta da Sagrada Família

Quer mais dicas de hotéis na região?

Veja mais opções de hotel na região

Dia 12: Fátima

Fátima é uma cidade que eu realmente recomendo para famílias católicas. Se você não segue o catolicismo, pode considerar trocar Fátima por uma noite extra em Évora (ficamos duas noites e adoramos explorar a região) ou substituir a parada por duas noites no Douro, finalizando a viagem com mais duas noites no Porto.

Inicialmente, tínhamos planejado apenas uma rápida parada em Fátima, mas gostamos tanto do ambiente da cidade que decidimos ficar uma noite extra e realmente aproveitar.

O que fazer em Fátima com crianças
  • Grutas de Mira de Aire: explore o maior complexo de cavernas de Portugal, uma visita impressionante que encantará toda a família. Localizadas a 15 km de Fátima, a visita às grutas geralmente leva de 2 a 3 horas.
  • Santuário de Fátima: o complexo é gigantesco, muito lindo e composto por três espaços principais que incluem a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde repousam os túmulos dos três pastorzinhos; a imponente Basílica da Santíssima Trindade e a comovente Capelinha das Aparições, onde Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três pastorzinhos.
  • Casa dos 3 pastorzinhos: os meninos adoraram aprender a história, ver como as famílias viviam de forma humilde e como as pessoas eram pequenas naquela época.
  • Piscina e espaço kids do hotel: um dos grandes diferenciais da nossa passagem por Fátima foi a piscina e o espaço Kids do Don Gonçalo. Adoramos o hotel, o café da manhã incluso na diária (com um buffet super caprichado!) e o restaurante do hotel.
que fazer em Fátima com crianças
Casa dos Pastorinhos em Fátima
Onde ficar em Fátima

A nossa estadia no Hotel Don Gonçalo foi ótima e uma excelente escolha para a nossa visita à cidade. As crianças curtiram muito o espaço ao ar livre para brincar e a piscina com cascata. O café da manhã, que já estava incluso, tinha uma variedade legal de pães, bolos, geleias, frios e pratos quentes. Foi um buffet bem caprichado. Além disso, o hotel tem um SPA completo com academia, hidromassagem, banho turco e uma piscina aquecida.

Eles ficam situados a 700m do Santuário de Fátima e tem estacionamento.

Confira os preços e reserve o Hotel Don Gonçalo

Quer mais dicas de onde se hospedar em Fátima com crianças?

Veja mais opções de hotéis na região

Dias 13-15: Porto

O Porto conquistou o título de nossa cidade favorita em Portugal. Com suas vistas deslumbrantes das casinhas típicas portuguesas e do rio Douro, uma gastronomia incrível e uma variedade de experiências vinícolas, passamos dias incríveis repletos de boas memórias.

Num roteiro de 3 dias pelo Porto, você poderá explorar os principais pontos turísticos da cidade e ainda visitar a Ribeira de Vila Nova de Gaia, a cidade do outro lado do rio Douro. Lá, você terá a chance de conhecer as principais adegas de vinho do Porto, capturar muitas fotos da encantadora Ribeira do Porto com suas casinhas típicas portuguesas e aproveitar o WOW Porto, um local cultural e gastronômico repleto de museus, cafés e restaurantes que agradam a toda a família.

passeios imperdíveis para crianças no Porto
O passeio que as crianças mais gostaram: Teleférico no Porto

Passeios que mais encantaram meus filhos no Porto:

  • Atravessar a Ponte Luís I: uma experiência que eles adoraram. Rende ótimas fotos com as vistas da cidade e do rio Douro;
  • WOW Porto: A visita foi super divertida, especialmente o Museu do Vinho que é bem interativo. Não deixe de provar o irresistível chocolate quente da Vinte Vinte. Compre seu ingresso com antecedência.
  • Teleférico de Gaia: A vista panorâmica da cidade deixou os meninos maravilhados;
  • Torre dos Clérigos: as vistas são lindas. É um pouco perigoso para menores de 6 anos, recomendo ficar junto das crianças, mas os meus amaram. Compramos e recomendamos os ingressos antecipados e o Beer Garden BASE (R. das Carmelitas 151);
  • Comer frutas no mercado do Bolhão: Uma experiência deliciosa explorar o mercado e saborear frutas frescas.

Leia também: 22 Pontos turísticos do Porto em Portugal, descubra os melhores passeios da cidade

Fiz e não recomendo

Como meus filhos são apaixonados por Harry Potter, não poderíamos deixar de visitar a Livraria Lello, que dizem ter inspirado as escadas de Hogwarts. A livraria estava super cheia, quase não dava para se movimentar.

Depois, fomos ao Café Majestic, onde se conta que J.K. Rowling terminou o primeiro rascunho do livro do Harry Potter. O café é realmente bonito, mas além das filas enormes na porta, foi a coisa mais cara que paguei na cidade (proporcionalmente falando) e só comemos uma sobremesa de tamanho médio.

Existem experiências bem melhores para se aproveitar no Porto com crianças.

Onde ficar no Porto com crianças

O Porto tem muitas opções confortáveis para famílias. Desde lugares mais econômicos até hotéis mais chiques, há uma boa variedade de acomodações que se encaixam em diferentes orçamentos. A maioria dos hotéis estão bem localizados na área turística da cidade, o que facilita o acesso à pé aos principais pontos turísticos.

Quer dicas de onde ficar no Porto?

Veja aqui mais opções de hospedagem no Porto

Bate e volta saindo do Porto: Douro e Coimbra

Bate e volta na região do Douro

Com 3 dias no Porto, é possível separar 1 dia para conhecer a região do Douro, a primeira região produtora de vinhos demarcada e regulada no mundo (1756). O Alto Douro vinhateiro tem vistas de tirar o fôlego, sendo considerado uma das regiões mais bonitas de Portugal. Faça um passeio guiado por uma de suas vinícolas para descobrir todos os segredos da produção de Vinho do Porto. Na volta, aproveite para conhecer Amarante, uma cidade pequena que é conhecida por ser a cidade do amor e por produzir os famosos “quilhõezinhos de São Gonçalo.”

Você pode fazer esse passeio com seu próprio carro alugado ou optar por um tour. Abaixo, listamos alguns tours que achamos ótimos:

  • Excursão para o Vale do Douro + almoço: um passeio que combina visitas a ótimas vinícolas com paradas estratégicas para fotografar as incríveis paisagens do rio Douro, culminando em um almoço delicioso.
  • Excursão 3 Vinhedos do Vale do Douro com Almoço: Inclui transporte, degustação de vinhos em 3 vinícolas distintas, paradas nos mirantes para apreciar as deslumbrantes vistas do Douro e um saboroso almoço português.
  • Tour pela região do Douro: Oferece transporte, uma parada em Amarante, visita a uma vinícola com degustação de vinhos, almoço, parada no mirante da Galafura, um tranquilo cruzeiro pelo Rio Douro para explorar Pinhão e apreciar a deslumbrante paisagem do vale.

Resolveu se hospedar na região do Douro? Recomendo o Agroturismo Quinta de Varzielas, um hotel que adoramos. A casa em que ficamos era espaçosa, com cozinha completa, dois quartos e uma atmosfera super serena. O hotel oferece piscina, amplas áreas verdes, presença de animais, riachos e uma churrasqueira. É um lugar maravilhoso para passar momentos em família e explorar a região. Uma ótima opção para que viaja para Portugal com crianças.

Veja aqui mais opções de hotéis na região do Douro

Bate e volta a Coimbra

Coimbra é o lar de uma das universidades mais antigas da Europa, a Universidade de Coimbra. A cidade é uma fusão de tradição e juventude, com suas ruas históricas, majestosos edifícios e uma atmosfera vibrante proporcionada pelos estudantes universitários.

Muitos brasileiros visitam Coimbra para conhecer a Universidade de Coimbra e, especialmente, a renomada Biblioteca Joanina, famosa por seu estilo barroco e considerada uma das bibliotecas mais belas da Europa. Recomendamos um tour com guia e ingressos inclusos para que você possa aproveitar ao máximo sua visita, absorvendo toda a riqueza histórica e cultural que a cidade oferece.

Você pode ir para Coimbra com um carro alugado ou contratar um tour guiado saindo do Porto. Veja alguns passeios que nós recomendamos:

Uma sugestão do que fazer em Coimbra com crianças é visitar o Portugal dos Pequenitos, um parque temático encantador tanto para os pequenos quanto para os adultos. O parque apresenta representações em miniatura de construções e monumentos famosos de Portugal e de algumas ex-colônias portuguesas.

Além das miniaturas, o parque oferece atividades educativas que auxiliam as crianças a aprender mais sobre a história e a diversidade cultural. Assim, proporciona uma experiência educativa e divertida ao mesmo tempo, sendo uma ótima dica do que fazer em Portugal com os pequenos. Crianças menores 3 anos é gratuito, €9.95 (3-13 anos), €14.95 (14-64 anos) e €11.95 (maiores 65 anos). Tem ingressos familiares.

que fazer no Porto. Roteiro para 2, 3, 4 e 5 dias de viagem no Porto em Portgal
Azulejos típicos portugueses na Sé do Porto

E aí? Curtiu as nossas dicas do que fazer em Portugal com crianças e nossos Roteiros de Portugal com crianças? Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreve nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Leticia Crestana disse:

Estou pensando em repetir este teu roteiro! Excelente! Qual seria a melhor época para irmos?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Letícia, boa tarde!

Para curtir as praias a melhor época é de maio a setembro, lembre que julho e agosto é alta temporada na Europa. A Mari foi entre o final de junho e início de julho.
Boa viagem!