Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães

Vai pra Porto e quer dar uma esticadinha? Confira este roteiro de 1 dia em Braga e Guimarães com dicas do que visitar e onde comer elaborado pela Susana do blog Falar de Viagens. As fotos estão lindas e o roteiro ficou tão caprichado que fiquei morrendo de vontade de visitar as duas cidades!

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães

Texto e imagens: Susana Almeida

Muitas vezes, quem viaja até Porto em Portugal,  aproveita a viagem para também visitar Braga e Guimarães. Na minha opinião o ideal é passar um dia inteiro em cada cidade, pois ambas têm muita história e muitos locais para visitar, mas caso você apenas de um dia, aqui fica a minha sugestão do que ver e fazer em 24h nestas duas cidades. Pronto para curtir 1 dia em Braga e Guimarães?

Veja também: Roteiro de 3 dias em Porto.

Antes de viajar: não esqueça do seu seguro viagem!

Tudo pronto para seu embarque pra Portugal? Você está com aquela sensação de que está esquecendo algo? Ahhh, o seguro viagem! Tudo bem, ainda dá tempo de contratar o seu seguro viagem antes de sair do Brasil! E não é frescura não, além de ser obrigatório para quem viaja para a Europa, (leve impresso o comprovante em mãos, pois podem pedir na imigração) o seguro é seu melhor amigo numa eventual emergência.

Só de pensar em um diazinho para conhecer Braga e Guimarães e perder tempo com malas extraviadas, cancelamento de voo ou até mesmo uma intercorrência médica já dá arrepios! O seguro viagem te livra de perrengues, e evita burocracias desnecessárias…nós do Ideias na Mala não viajamos sem!

Nós sugerimos que você contrate um seguro com boa cobertura e que cubra tudo no ato e por recomendamos os seguros da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente! Faça uma cotação aqui e insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Agora de volta ao roteiro!

Parte da manhã: Guimarães

Começamos por Guimarães! Desde o Porto é bastante fácil pegar um trem com destino a Guimarães. A viagem leva pouco mais de 1h e custa cerca de 3€.

Guimarães é conhecida por ser a cidade onde nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, e ainda se conserva o castelo onde ele nasceu. Mas antes de irmos até lá, vamos conhecer primeiro o centro histórico da cidade.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal

Centro histórico de Guimarães

Passear pelas ruas de Guimarães é, por si só, uma boa razão para visitar a cidade! A Praça do Toural, uma das maiores praças da cidade; a Torre da Alfândega, onde encontramos o lema da cidade “Aqui nasceu Portugal”; a Praça da Oliveira, com os seus cafés e barzinhos típicos, um local perfeito para fazer uma parada e tomar qualquer coisa; o Padrão do Salado, do século XIV e que comemora a Batalha do Salado; e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, que dá nome à praça.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
Praça da Oliveira no centro histórico de Guimarães
Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
Ruas de Guimarães

O Castelo de Guimarães

Daqui podemos subir pela Rua de Santa Maria até ao Paço dos Duques e ao Castelo de Guimarães. A visita ao Castelo de Guimarães é gratuita, e a graça é caminhar pelas ruínas e ter uma vista 360º da cidade desde as alturas.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
Castelo de Guimarães

Paço dos Duques de Bragança

O Paço dos Duques de Bragança, construído no século XV pelo Duque de Bragança é um palácio de estilo borgonhês que foi convertido em museu pelo Estado Novo. A visita custa 6€ e aqui poderão ver, entre outras peças importantes, um conjunto de 4 tapeçarias de Pastrana que narram alguns dos passos da conquista de África pelos descobridores portugueses.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
Paço dos Duques de Bragança

Já estão com fome? Depois do passeio é hora de almoçar!

Quando alguém vai a Guimarães eu sempre recomendo o melhor restaurante que  conheço por lá: Adega dos Caquinhos (Viela da Arrouchela). É um dos cantinhos mais populares da cidade e todo mundo conhece! Tanto pelos seus pratos tradicionais portugueses, como pelos palavrões sem fim que a dona diz! Uma experiência que merece a pena ser vivida.

Parte da tarde: Braga 

Depois de o almoço é hora de rumar até Braga! Como (infelizmente) não existe ligação de trem entre Guimarães e Braga, o melhor é o fazer o trajeto de ônibus. Braga e Guimarães estão a apenas 24 quilómetros de distância e a viagem dura pouco mais de 30 minutos.

Chegando a Braga, vamos visitar seu centro histórico. Você sabia que Braga foi uma cidade romana e que tem mais de 2000 anos? Podemos encontrar vestígios da Bracara Augusta por todos os cantos da cidade, pois a  “cidade romana” era maior que a “cidade medieval”!

Centro histórico de Braga

Uma visita típica pelo centro de Braga deve incluir: Catedral da Sé e o Tesouro da Sé, onde está exposta a cruz utilizada na celebração da primeira missa no Brasil; Praça do Município, com o edifício da Câmara Municipal e do Arquivo Distrital de Braga; Jardim de Santa Bárbara, um jardim florido o ano todo e muito frequentado por casais de namorados; Arco da Porta Nova, a única entrada que resta da cidade amuralhada; Palácio dos Biscaínhos, um bonito palácio com um jardim enorme (a visita ao jardim é gratuita, a visita ao palácio é paga); Arcadas, a zona mais conhecida do centro, típico ponto de encontro de qualquer bracarense; Rua do Souto, Rua dos Capelistas e Rua D. Diogo de Sousa, ruas peatonal com várias lojinhas tradicionais; Café A Brasileira, um dos cafés mais conhecidos da cidade e a Avenida da Liberdade e Theatro Circo, a avenida principal da cidade e um dos teatros mais bonitos de Portugal.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
Catedral da Sé de Braga

Para um pôr do sol caprichado

Se você ainda tiver tempo e vontade, não deixe de visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte e a Basílica do Sameiro.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
Santuário do Bom Jesus do Monte
Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
Braga vista do alto de Bom Jesus

Locais perfeitos para ver o pôr-do-sol sobre a cidade. Se o céu estiver limpo, dá até para ver o mar! A melhor forma de chegar aos santuários é de carro, mas existem vários ônibus que vão do centro da cidade até ao Bom Jesus.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
Basílica do Sameiro – Braga

Para jantar

E depois de tanto passear, chegou a hora de jantar! Alguns dos restaurantes que recomendo são a Taberna do Félix (Largo da Praça Velha 17), Tasca Dom Ferreira (Rua de S. Vicente 35) e o Anjo Verde (restaurante vegetariano, Largo da Praça Velha 21).

Um drink de despedida

Para terminar, minha sugestão é um drink na Rua Dom Paio Mendes, com a Catedral Sé de Braga como pano de fundo!

Hora de volta para Porto

Depois de tanto passeio chegou a hora de voltar. Tenha em mente que o último trem sai de Braga às 23h30.

Veja também:

Sobre a autora:

Susana, bracarense de alma e coração. Atualmente vivo e trabalho em Madrid, mas as raízes falam sempre mais alto e adoro divulgar a minha cidade! Depois do city blog sobre Madri (Desbravando Madrid) decidi criar o Falar de Viagens para contar um pouco mais sobre os locais que vou conhecendo. A próxima viagem? Hummm… Talvez Cuba! Ou Vietnam! Estou em processo de decisão 😉

Guarde este post no Pinterest!

Braga & Guimarães

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (19)

Oi querida .
Estamos indo a Porto mês que vem ! Aí da estou bem perdida !
Teria como fazer esse roteiro com algum serviço e depois já nos levarem pra Peso da Régua
Obrigada

Oi Luciana,
Não conheço nenhum serviço deste tipo.
Abraços,
Mari

Obrigado pelo belíssimo roteiro! Estaremos no Porto em Outubro agora e vamos utilizá-lo.

Obrigada pela visita e curtam muito a viagem!
Na volta passes aqui para contar o que acharam!
Beijos

Ideias na mala. Valeu. Vcs nem imaginam como me ajudaram. Parabéns sucesso

Que demais ler esse seu comentário, Lena! Ficamos felizes. Obrigada e siga nos acompanhando!
Um beijo

Oi!
Planeo un viaje a Braga y Guimaraes en Mayo, tenemos un fin de semana para ir a Guimaraes/Braga y otro día en Porto. Los Sábados y Domingos estas ciudades funcionan igual o hay mucho comercio/atracciones cerradas?

Obrigada!

Hola Alejadra,Braga y Guimarães están lindas, pero con solo dois dias yo me quedaria solo e Porto. Hay mucho lo que ver por aí.
Puede ser que mucho esté cerrado el domingo – tienes que chequear los sitios de las atracciones – pero el sábado és un buen día.
Abrazos,
Mari

Obrigado pelas dicas,me ajudou bastante elaborar meu roteiro !!

Foi de suma importância . Estava em dúvidas para me programar.

Obrigada pela visita e feliz em ter ajudado!

Que POST incrível, semana que vem vamos à Portugal e estávamos atrás de um roteiro redondo assim de um dia. Obrigada!

Obrigada Priscila 🙂
Aproveite a viagem!

Olá, uma turma de amigos e eu fizemos esse roteiro de um dia, há umas duas semanas, e valeu muito seguir as dicas, foi tudo ótimo! Gostaria de elogiar especialmente a indicação do restaurante “Adega dos Caquinhos” onde comemos muitíssimo bem e todos adoraram a comida! Parabéns pelo roteiro, muito bom!

Obrigada Natália

Mari, adorei seu post! Sensacional! Braga e Guimaraes não estava nos meus planos, mas depois do que vc nos mostrou… difícil deixar de fora… Então estou num trade-off absurdo! É que só tenho dois dias completos e mais uma manhã na cidade de Porto e está bem complicado abrir mão de um dia em Porto para esse bate-volta em Gui/Braga! Culpa sua viu! (srsrsrsrsrrs).

1) Tenho sábado e domingo completos, qual desses dois dias seria melhor para esse bate-volta?

2) Vc manteria sua programacao como manha em Gui e tarde em Braga se vc fosse revisitar essas cidades?

Desculpe o incomodo e mais uma vez parabens pelo trabalho!
Viajarei agora em outubro.
Bjinhos, fica com DEUS,
Rafa.

Oi!! Obrigada pelo post, vai em ajudar muito em organizar um dia parecido.
Uma dúvida: qual foi mais ou menos o horário do ônibus de Guimarães para Braga? Pesquisando aqui, antes de ler o post, eu tava programando fazer primeiro Braga e depois Guimarães, já que tem um ônibus no sentido Braga-Guimaraes às 14h15.
Parabéns pelo blog 🙂
Vanessa

Oi Vanessa,
Confira os horários dos ônibus no site da Transdev.
Abraços

Deixe o seu comentário