Roteiro Porto: O que fazer em 3 dias

Saiba o que fazer no Porto em 3 dias, um roteiro completo para explorar uma das cidades mais charmosas de Portugal, conhecer os principais pontos turísticos, fazer degustações de vinho e muito mais.

Pronto para se apaixonar pelo Porto?

O que fazer em 3 dias em Porto, Portugal

Casinhas coloridas, azulejos portugueses, igrejas com o interior imponente, vinícolas incríveis e a travessia linda da Ponte Luis I são alguns dos pontos altos do nosso roteiro de 3 dias em Porto, um roteiro esperto que concentra o melhor da cidade em poucos dias.

Ponte Luis I em Roteiro do Porto
Ponte Luis I, um dos principais cartões postais do Porto | Foto: Alex Vasey para o Unsplash

Para te ajudar a entender Porto e suas principais atrações, também preparei uma lista com 15 pontos turísticos que valem a visita, um resumo bem completo do que Porto e sua vizinha Vila Nova de Gaia tem de melhor.

Pontos turísticos do Porto

  1. Cais da Ribeira e Ponte Luis I
  2. Catedral da Sé e Muralha Fernandina
  3. Praça da Liberdade
  4. Torre dos Clérigos
  5. Estação São Bento
  6. Igreja das Carmelitas
  7. Livraria Lello
  8. Igreja de Santa Clara
  9. Palácio da Bolsa
  10. Café Majestic
  11. Jardins do Palácio de Cristal
  12. Casa da Música
  13. Vinícolas no Porto
  14. WOW Porto
  15. Bate e volta para Braga

Clique no item acima para ir direto ao ponto, ou se preferir, avance para o Roteiro do Porto.

1 – Cais Cais da Ribeira e Ponte Luis I

As margens do Rio Douro, o Cais da Ribeira é o ponto de início do desenvolvimento da cidade, e o burburinho turístico do Porto. Um mistura gostosa de passado e presente com direito a vistas gostosas do rio e dos barquinhos que vêm e vão.

Sobradinhos históricos coloridos e vistas de Gaia escondem um arco de pedra pequenino, o Postigo do Carvão, a única das 18 portas da Muralha Fernandina que ainda sobrevive. Vale o registro.

O Cais da Ribeira também é o ponto de acesso a ponte Luis I, um dos símbolos do Porto, e a forma mais linda de chegar à cidade vizinha Vila Nova de Gaia, conhecida pelas vistas maravilhosas e pelo vinho do Porto.

Cais do Ribeira e ponte Luis I vistos de Gaia
Cais do Ribeira e ponte Luis I vistos de Gaia | Foto: Unsplash

A ponte foi projetada por Théophile Seyrig, um dos discípulos de Gustave Eiffel, responsável pelo projeto da Torre Eiffel em Paris. Não dá para negar as semelhanças, não acha?

Para curtir duas perspectivas diferentes da cidade (e vistas lindas) a dica é caminhar pelos dois andares da ponte. Taí um passeio que pode ser combinado com as vinícolas de Gaia e com o teleférico.

2 – Catedral da Sé e Muralha Fernandina

A Catedral da Sé é uma mistura vistosa de elementos arquitetônicos que vão do Românico da sua fachada e rosácea (erguidas no século XII), ao claustro gótico com direito a muitos elementos barrocos.

Catedral da Sé no Porto, Portugal
Fachada da Catedral da Sé | Foto: Pixabay

Os destaques da visita ficam para os três órgãos, para o Altar Mor decorado com ouro e madeira, e o claustro gótico lindíssimo e todinho decorado com azulejos.

Não deixe de visitar a Sacristia (todinha pintada) e o segundo andar, um show de azulejos que retratam salmos, e a casa do cabildo também lindamente decorada.

Antigamente a Sé era o núcleo da cidade medieval, e você ainda pode ver vestígios lindos dessa época por pedaços da muralha Fernandina remanescente. (E se você assim como eu também adoro ver e fotografar uma muralha medieval, há pedaços lindos próximos a ponte Luis I.)

Planeje sua visita:

Catedral da Sé

  • Ingresso: 3 Euros
  • Horário de visita:
    • Verão (abril a outubro): 9:00 – 18:30
    • Inverno (novembro a março): 9:00 – 17:30

3- Praça da Liberdade

A praça da Liberdade é mais uma parada que merece entrar na sua lista do que fazer no Porto, ela conecta a cidade antiga de Lisboa à parte moderna, e fica bem pertinho de duas atrações bem legais da cidade: a Torre dos Clérigos e a Estação São Bento.

Praça da Liberdade em o que fazer no Porto
Estátua de Dom Pedro IV na Praça da Liberdade | Foto: Pixabay

Nela você encontrará uma escultura equestre de Dom Pedro IV de Portugal (que para nós Brasileiros é o Dom Pedro I, o imperador responsável pela independência do Brasil).

Vale fotografar o edifício lindo da câmara municipal (aberto para visitas guiadas no primeiro domingo de cada mês – inscreva-se com antecedência), e visitar o interior do McDonald’s mais bonito do mundo (link em inglês)

4- Igreja e Torre dos Clérigos

De um lado uma igreja barroca caprichada e do outro, a Torre mais visitada do Porto. Para chegar ao topo e ter vistas panorâmicas da cidade você terá que encarar 200 degraus. A subida custa 6 Euros durante o dia e 5 Euros a noite e você pode comprar o ingresso antecipado e furar a fila que costuma ser grande e chata!

Torre dos Clérigos no Porto
Torre dos Clérigos | Foto: Isabella Mann Machado para o Unsplash

Lá do alto você verá milhares de telhados alaranjados que cobrem as casas da cidade e o Rio Douro, o dono do pedaço, no fundo. Confesso que prefiro as vistas do alto de Gaia, mas não dá para negar que é uma vista bonita.

Com ou sem subida na jogada, não deixe de entrar e conferir seu interior barroco da igreja dos Clérigos. Seu teto arredondado – que me trouxe uma vaga lembrança das igrejas barrocas de Ouro Preto – e muitos detalhes dourados.

5- Estação São Bento

A antiga estação central de Porto fica em edifício de inspiração francesa e está recheado com uma coleção de mais de 20 mil azulejos portugueses. Cada parede conta uma história diferente, e a quantidade de detalhes é impressionante.

Estação São Bento - Porto
Estação São Bento | Foto: Silvana Castro

Taí uma maneira linda de se inspirar em uma das coleções de azulejos mais bonitas do mundo sem gastar um tostão.

6- Igreja do Carmo e Igreja das Carmelitas

Duas igrejas diferentes – e pertencentes a diferentes ordens religiosas – foram um conjunto arquitetônico rico e peculiar.

A mais imponente delas, a Igreja do Carmo tem sua lateral estampada com azulejos portugueses – o mural retrata a criação da ordem das Carmelitas. O show fica or conta do seu altar douradíssimo, um dos exemplos mais importantes de Rococó em Portugal.

Sua vizinha, a Igreja das Carmelitas tem um interior em formato de cruz Romana, e muitos adornos de ouro – um contraste nem legal com o interior branquinho – que mesclam o estilo barroco e o Rococó.

Casa escondida e Catacumbas

Entre as duas igrejas está a casa mais estreita de Portugal, a Casa Escondida, uma casa antigamente habitada pelo padre da igreja do Carmo – cheia de segredos que você descobrirá durante a visita – e com uma porta de acesso às catacumbas da igreja. A visita custa 3,50 e é bem interessante.

7- Livraria Lello

Considerada a livraria mais bonita do mundo, a Livraria Lello era frequentada por J.K. Rolling durante o tempo em que a escritora residiu em Portugal. O local serviu de inspiração para a concepção da biblioteca de Harry Potter.

A Lello também é famosinha pelas fotos do Instagram. Dificilmente você terá o local só para você, mas mesmo com a multidão e a disputa incessante por cliques perfeitos a livraria vale a visita, o acervo é ótimo e quem curte livros tanto quanto eu, não sairá de mãos vazias.

Livraria Lello no Porto
Livraria Lello no Porto | Foto Filipe Sousa para o Unsplash

Planeje sua visita:

  • Entrada: 5 Euros | Se você comprar um livro o valor é descontado.
  • Chegue cedo pois a fila costuma ser grande

8- Igreja de Santa Clara

Paredes de pedra escondem o interior de uma das igrejas mais interessantes de Porto. Entre para ser inundado por tons dourados e naves góticas tomadas por elementos barrocos também muito dourados. Tudo é rebuscado, exagerado e brilhante.

Taí uma igreja bem diferente de todas que você irá visitar na cidade e uma visita bem fácil de combinar com a Ponte Luis I.

9- Palácio da Bolsa

Um dos edifícios mais vistosos do Porto, o antigo Palácio da Bolsa, hoje funciona como Sede da Associação Comercial do Porto, e é outra parada interessante tanto para quem quer fazer um stop rápido para fotos da fachada quanto para quem visitar o interior do edifício que está aberto para visitas, e é lindo!

Palácio da Bolsa no Porto
Sala Árabe no Palácio da Bolsa no Porto | Foto: Divulgação

Você ficará encantado com os detalhes do pátio das nações, a sala de árabe com relevos rebuscados de inspiração mourisca folheados a ouro, a escadaria Nobre e a sala do tribunal.

Planeje sua visita:

10 – Café Majestic

Outra parada especial para fãs do Harry Potter é o Café Majestic, inaugurado em 1912 e um ícone da cidade. Durante os anos que morou na cidade, JK. Rolling, era habitué do café.

A fachada estilosa com portas de madeira te guia a um café movimentado e bastante caro para a média da cidade. Mas a visita é sem dúvida uma experiência.

O café fica na Rua Santa Catarina, uma das mais animadas da cidade e a poucos quarteirões do mercado do Bolhão (atualmente fechado para reforma) e da Capela das Almas. A região é bem gostosa de passear.

11- Capela das Almas

Essa capelinha linda tem seu exterior todinho decorado com os tradicionais azulejos azuis – são quase 16 mil deles – e retratam passagens da vida de São Francisco e de Santa Catarina. Seu interior tem estilo neoclássico.

Capela das Almas de Santa Catarina
Capela das Almas | Foto: Silvana Castro

Mais um ponto turístico rápido de visitar, e para lá de impressionante.

12 – Jardins do Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal foi uma estrutura construída para a Exposição internacional de 1865, e que funcionou até 1951. Hoje o local abriga um ginásio poliesportivo, e um jardim muito lindo repleto de canteiros bem cuidados, e cantinhos estratégicos para tirar fotos encantadoras da cidade de Porto.

Torreão do Palácio de Cristal no Porto
Torreão do Palácio de Cristal | Foto: alex blajan para o Unsplash

Alguns destaques do jardim são a torre de pedra com vistas caprichadas da cidade, e o jardim de rosas.

13- Casa da Música

Chegou a hora de visitar um dos edifícios mais modernos do Porto. A casa da música foi projetada pelo holandês Rem Koolhaas, e tem auditórios distintos com uma das melhores acústicas do mundo, um interior lindíssimo com paredes de vidro ondulado, e uma sala de azulejos bem interessante. O local é a residência da orquestra sinfônica do Porto.

Arquitetura arrojada da Casa da Música no Porto
Casa da Música | Foto: Pawel Szostak para o Unsplash

Fãs de música ou arquitetura de plantão vão curtir a visita guiada que detalha porque a acústica do local é tão perfeitinha e mostra detalhes das salas de azulejo que vão do tradicional português ao moderno geométrico.

Veja detalhes sobre a visita guiada e o calendário dos eventos no Site Oficial.

14 – Vinícolas

Degustar vinho do Porto é mais uma razão incrível para visitar Porto, mas o curioso é que grande parte das vinícolas – ou Cavas, como são chamadas por lá – ficam em Gaia.

Você pode visitar as vinícolas por conta própria, ou fazer um tour guiado (o valor inclui degustações + explicações) e de quebra aprender um pouco sobre o vinho da região.

Algumas caves tradicionais são:

  • Cave Ferreira: Av. de Ramos Pinto 70 – Vila Nova de Gaia
  • Ramos Pinto: Av. de Ramos Pinto 380, Porto
  • Taylors: Rua do Choupelo 250, Vila Nova de Gaia

E não se esqueça de complementar a experiência com um passeio pelo incrível Wow Porto.

Vinho do Porto e Show de Fado

Quem quiser pode combinar um show de Fado com degustação de vinho no centro de Porto. Os ingressos são super concorridos e se esgotam com antecedência. Reserve já.

15 – WOW Porto

O WOW (World of Wine) é um espaço gigantesco que abriga 7 Museus, bons restaurantes e um bar bem legal com vistas da cidade. O local foi construído usando a estrutura de antigos armazéns que eram usados para envelhecer o vinho, e foram restaurados de forma linda, criando o mais novo cartão postal do Porto.

Vista incrível do WOW Porto
A WOW Porto tem uma das melhores vistas da cidade | Foto: Divulgação

Por lá você poderá provar bons vinhos, apreciar as vistas maravilhosas do Porto (só as vistas já valem a viagem) e aprender um pouco sobre vinho. Há cursos rápidos de 2 horas na Escola do Vinho, que dão uma introdução bem legal.

Degustação na Escola do Vinho
Degustação de vinhos na Escola do Vinho

Os museus também valem a visita, destaque para o Museu do vinho, Museu da Cortiça (que fala sobre a produção da rolha) e Museu do chocolate (e vamos combinar que chocolate tem tudo a ver com Vinho do Porto?Reserve aqui seu ingresso )

Quem gosta de moda vai curtir o Museu da Moda e dos têxteis.

16 – Bate e volta para Braga e Guimarães

E para fechar nossa lista do que fazer em Porto, deixo um bate e volta para as lindas cidades de Braga e Guimarães, um passeio de dia todo e recheado de cantinhos lindos para você visitar.

Castelo de Guimarães em Portugal
Castelo de Guimarães em Portugal

Prepare sua viagem ao Porto

Agora que você já sabe o que fazer no Porto, chegou a hora de planejar cada detalhe da sua viagem. Vamos lá?

Onde ficar no Porto

A Silvana ficou hospedada no Porto Central Flats. Um Flat bem novinho e bem localizado que ela gostou bastante.

Seguro de viagem para a Europa

O seguro de viagens é obrigatório para quem viaja para a Europa, e provavelmente será pedido durante a imigração, assim, contrate seu seguro ainda no Brasil e leve o comprovante impresso na mala de mão!

Um bom seguro viagem cobre voos cancelados, malas extraviadas e eventualidades médicas ou odontológicas. Em tempos de COVID minha dica é ficar de olho nos seguros que cobrem a pandemia, e se possível, optar por um plano que cubra também uma eventual quarentena.

Nós do Ideias na mala viajamos com os seguros da os seguros da Seguros Promo, um comparador de seguros esperto que te ajuda a buscar o melhor custo x benefício para a sua viagem.

Faça sua cotação já! (Use o código IDEIASNAMALA5 para ganhar até 10% de desconto na compra do seguro)

Roteiro 3 dias no Porto

Chegou a hora de falarmos do nosso Roteiro de 3 dias no Porto. A viagem original deste post foi feita pela querida leitora Silvana Castro, com o passar dos anos fomos atualizando o roteiro com novidades da cidade e dicas de amigos e leitores. Ele continua com a essência original mas está bem mais completo e mais otimizado.

Resumo do Roteiro

  • Dia 1: Cais da Ribeira, Ponte Luis I, degustação de vinhos em Gaia e teleférico
  • Dia 2: Passeio pelo centro histórico de Porto
  • Dia 3: Bolhão, Igrejas e teleférico de Gaia

Roteiro no Mapa:

Dia 1 – Cais da Ribeira, Ponte Luis I, degustação de vinhos e teleférico

Hoje é um dia recheado de oportunidades fotográficas lindas, e de visitar alguns dos principais cartões postais do Porto.

Cais da Ribeira

Começaremos pelo Cais da Ribeira, um dos locais mais turísticos da cidade. De lá dá para tirar fotos bonitas da ponte mais emblemática do porto, e conferir pedaços da antiga Muralha Fernandina.

Ponte Luis I
Ponte Luis I | Foto: Silvana Castro

Ponte Luis I

Na sequência cruzaremos a Ponte Luís I para chegar a Vila Nova de Gaia, a cidade vizinha e um destino certeiro para tirar fotos lindas de Porto e degustar excelentes vinhos.verá um milhares

A a dica é caminhar por ela tanto pelo andar de cima quanto de baixo, as vistas são diferentes e as possibilidades fotográficas também. Assim, vá por um lado e volte pelo outro!

Vistas incríveis do Porto

Chegando no Cais da Gaia (basicamente o outro lado da ponte, aproveite para tirar fotos lindas do contorno da cidade e dos barquinhos que trafegam pelo Douro. Para ter vistas ainda mais bonitas, vale esticar o passeio rumo ao Miradouro da Ribeira (R. Rocha Leão S/N – Vila Nova de Gaia).

Quem quiser, pode fazer um passeio de barco no terceiro dia do nosso roteiro, as vistas do rio também são bem legais.

Porto - Ribeira
Porto – Ribeira | Foto: Silvana Castro

Degustação de vinhos do Porto

Você sabia que a maior parte das caves de vinho do Porto ficam na vila Nova de Gaia? A Silvana fez duas degustações diferentes durante a estadia dela:

  • Cave Ferreira (Av. Ramos Pinto, 70 – Vila Nova de Gaia | aberta todos os dias das 10:00-12:30 e das 14:00 às 18:00). Vale reservar com antecedência.
  • Ramos Pinto: Av. de Ramos Pinto 380, Porto

Quem preferir fazer um tour guiado (o valor inclui 3 degustações diferentes + explicações bem completas.

 Vinícola Ramos Pinto
Ramos Pinto – Uma das Caves de vinho do Porto | Foto: Silvana Castro

WOW Porto

Seja qual for a sua escolha de Cave, vale complementar a experiência dos vinhos no Porto com uma visita ao WOW Porto, o espaço tem vistas incríveis da cidade, um bar bem legal, instalações ao ar livre, e várias opções de museus.

Essa é uma das atrações turísticas mais novas da cidade e é imperdível.

Pôr do sol e vistas da cidade no WOW Porto
Pôr do sol e vistas da cidade no WOW Porto | Foto: Divulgação

Teleférico de Gaia

Tem pique para mais uma parada? Aproveite sua tarde na Vila Nova de Gaia para visitar o teleférico de Gaia.

As vistas do alto são maravilhosas.

Vista do alto do Teleférico de Gaia - Portugal
Rio Douro Cortando Gaia e Porto | Foto: Silvana Castro
Teleférico de Gaia em Roteiro do Porto
Teleférico de Gaia

Dica para o Jantar

Nessa noite você pode jantar em Gaia ( o WOW Porto tem vários restaurantes ótimos) , ou fazer como a Silvana: retornar ao centro de Porto e jantar por lá.

Restaurante Abadia- Porto
Foto: Silvana Castro

Ela recomenda o Restaurante Abadia (R. Ateneu Comercial do Porto 22 | aberto das 12:00 às 15:30 e das 18:30 às 23:00). “A comida estava excelente e relativamente barata. Para comer, pedimos o bolinho de bacalhau e de sobremesa o Viennetta. Ambos estavam deliciosos”.


Dia 2 – Centro Histórico de Porto

Hoje é dia de explorar o Centro Histórico de Porto, visitar igrejas lindas (atenção aos horários limitados de visitas), subir a torre dos Clérigos (compre ingresso antecipado para evitar fila).

Parte da Manhã:

Começamos Estação de São Bento, famosa por seus azulejos. Alias, azulejos belíssimos em fachadas, principalmente nas igrejas, é o que não falta no Porto. Um mais belo que o outro.

Estação São Bento - Porto
Azulejos Portugueses na Estação São Bento

Saindo de lá fomos andando até a Praça da Liberdade, considerada por muitos o coração da cidade do Porto. Lá, entre vários prédios belos e estátuas, tem uma de Dom Pedro IV, que aqui no Brasil é conhecido como Dom Pedro I.

Praça da Liberdade - Porto
Estátua de Dom Pedro I (Dom Pedro IV de Portugal)

Continuamos andando, subindo pela avenida dos Aliados, passando pela Câmara Municipal do Porto chegando até a Igreja da Trindade .

Igreja da Trindade - Porto
Foto: Silvana Castro

Depois fomos até a rua do Carmo onde tem a Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo. Duas igrejas geminadas com belos azulejos na lateral. Repare na casa escondida entre elas, a mais estreita de Portugal

Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo
Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo

Aqui vou sugerir um desvio para visitar a Livraria Lello, uma das mais lindas do mundo. Compre o ingresso antecipado porque as filas são gigantes.

Na sequência, siga para a Igreja dos Clérigos onde há uma torre famosa aberta para visitação. A Silvana não conseguiu subir porque a fila estava imensa, então vale comprar o ingresso antecipado e furar a fila.

Igreja e Torre dos Clerigos -Porto
Foto: Silvana Castro

Para almoçar…

Compramos alguns pães e bolinhos de bacalhau e fomos almoçar no flat (ia passar o GP da Bélgica e como sou fanática por F1, parei por 1h30 pra poder assistir).

Na parte da tarde:

Após o almoço saímos para continuar o passeio e fizemos uma parada na Igreja de São Francisco – uma das poucas que conseguimos visitar.

Igreja de São Francisco - Porto
Foto: Silvana Castro

Jardim do passeio Alegre

De lá, seguimos de bonde para o Jardim do Passeio Alegre que fica na foz do rio Douro. Um lugar lindo para curtir a paisagem. Ficamos lá até quase o pôr do sol, quando voltamos para o flat.

Vista do Passeio Alegre - Porto
Foto: Silvana Castro

Dia 3 – Bolhão, Igrejas e Palácio de Cristal

No terceiro dia, você pode conhecer mais cantinhos lindos do centro de Porto, ou optar por um passeio maravilhoso pela região vinícola de Douro, uma região encantadora.

Há muitas opções de passeios que saem do Porto, meu preferido inclui degustação de vinho e passeio de barco pelo rio.

Para quem vai ficar na cidade, aí vai o roteiro feito pela Silvana:

Café Majestic

Fomos caminhando até o Café Majestic, café histórico do Porto. O local é caro, mas para quem não pode gastar muito, vale a pena uma parada para tomar um café e curtir o ambiente. O café fica na rua Santa Catarina, uma rua comercial de Porto onde passam apenas pessoas.

Mercado do Bolhão

De lá, fomos até o Mercado do Bolhão, um dos mercados mais representativos do Porto. O mercado de diversos estandes de flores, frutas e comidinhas diversas. Além dos produtos, o prédio foi homologado como imóvel de interesse público.

Atualmente o Mercado está em reforma e há um mercado temporário lá do ladinho. São os mesmos vendedores mas a experiência está diferente.

Mercado do Bolhão - Porto

Igrejas de Porto & Muralha Fernandina

De lá, passamos pela Capela das Almas de Santa Catarina, Igreja de Santo Idelfonso, Igreja de Santa Clara e pela Muralha Fernandina (cintura medieval de muralhas do Porto, poucas partes sobreviveram até aos nossos dias).

Igreja de Santo Idelfonso - Porto
Igreja de Santo Ildelfonso – Porto
Muralha Fernandina - Porto
Muralha Fernandina – Porto

Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal tem umas das vistas mais bonitas do Porto, a entrada é grátis, e é só chegar e explorar o ambiente.

Vista Palácio de Cristal - Porto
Vista Palácio de Cristal – Porto

Igreja de Nossa Senhora da Vitória

Saindo, passamos pela Igreja de Nossa Senhora da Vitória (também conseguimos entrar).

Igreja Nossa Senhora da Vitória
Igreja Nossa Senhora da Vitória

Dicas para planejar a viagem:

Para visitar as igrejas do Porto – programe-se

A maior dificuldade no Porto era visitar as igrejas por dentro. Todos os dias têm missas pela manhã e em alguns dias (como o domingo), também à tarde. Assim, se você faz questão de visitar as igrejas por dentro, veja os horário de funcionamento e planeje bem sua visita.

Transporte:

O centro de Porto é relativamente pequeno e bem gostoso de andar. Assim recomendo que você faça os passeios a pé, ou de bonde (o eléctrico). Para passeios mais longe, como a foz do Rio Douro, por exemplo, você terá que usar o bondinho. O centro de Porto é bem coberto pela linha de metrô.

E aí, curtiu nosso Roteiro de 3 dias no Porto?


Sobre a Silvana: Uma ciber-viciada que trabalha na área de tecnologia, adora fotos, músicas, viagens, vinhos e chocolates


Guarde este post no Pinterest!

Roteiro Porto
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Avatar Guilherme Augusto Cadore disse:

Caramba, que roteiro completo! Parabéns, de verdade!

Grande blog tem aqᥙi… Tem difícil encontrar alta qualidade
escrevendo сomo o sеu estes dias . Eu realmente agradeç᧐ рessoas ϲomo você !
Cuide!

Avatar Malu Pinheiro disse:

Que legal ler isso Maria Catarina. Ficamos felizes! Continue nos acompanhando aqui e no Instagram (@ideiasnamala).
Obrigada e um beijo!

Avatar NELMA RODRIGUES disse:

Olá,
Não consigo acessar o post sobre o Porto, está aparecendo Braga e Guimarães.
Obrigada,

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada por avisar!
Corrigido!

Avatar Marcelo disse:

Bom dia!! Quanto custou a degustação de vinhos?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcelo,
Infelizmente a Silvana não nos passou estes dados.
Abraços,
Mari

Oi. Varia!! Tem algumas que você pode degustar apenas um vinho, outras deixa você fazer um mix e outras tem até pacotes. Apenas 1 tipo de vinho custa de 2 a 3 euros. A visita com degustação uns 5 a 6 euros. Algumas, como a Taylors, cerca de 10 euros com passeio pela cave.

mari vidigal mari vidigal disse:

Yaaaaaay! Super Silvana!
Obrigada pela resposta.
Beijos

Avatar vera disse:

Oi, bom dia… sigo para Porto dia 21 agora, vou seguir seu roteiro (menos a degustação de vinhos, já conheci várias vinícolas por aí ). Reservo um dia para Guimarães para Braga (alguma dica?. Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Vera,
Dê uma olhadinha neste post.
Abraços

Avatar Abc disse:

Faltou jantar no ze bota, excepcional.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela dica!

Avatar Carlos Souza Azevedo disse:

Sabe que a escritora do Harry Potter viveu no Porto vários anos?
Daí a inspiração do Majestic.

mari vidigal mari vidigal disse:

Que legal!!!
Obrigada pela info!

E a livraria Lello foi a inspiração para a biblioteca que aparece no filme. 🙂

Avatar felipe disse:

Otimas dicas e otimo site! Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e pelos elogios!
Espero te ver por aqui mais vezes.
Abracos,
Mari