1 dia em Braga e Guimarães: bate e volta saindo do Porto

Vai pra Porto e quer dar uma esticadinha? Confira este roteiro de 1 dia em Braga e Guimarães com dicas do que visitar e onde comer, elaborado pela Susana do blog Falar de Viagens. As fotos estão lindas e o roteiro ficou tão caprichado que fiquei morrendo de vontade de visitar as duas cidades!

Roteiro: 1 dia em Braga e Guimarães

Texto e imagens: Susana Almeida

Muitas vezes, quem viaja até Porto em Portugal,  aproveita a viagem para também visitar Braga e Guimarães. Na minha opinião, o ideal é passar um dia inteiro em cada cidade, pois ambas têm muita história e muitos locais para visitar.

Mas, se você tem apenas de um dia, fica aqui a minha sugestão do que ver e fazer em 24h nestas duas cidades. Pronto para curtir 1 dia em Braga e Guimarães?

Veja também: Roteiro no Porto — 2 ou 3 dias de viagem

Como chegar a Braga e Guimarães

Para ir a Braga e Guimarães saindo do Porto você tem três opções, ir de carro (não recomendo alugar carro no Porto, mas caso você já esteja de carro, é uma opção), pegar um trem na Estação São Bento ou contratar um tour guiado.

1) De trem (comboio)

Os trens em direção a Braga e Guimarães saem da Estação São Bento. Você pode comprar o bilhete direto na estação ou online através do site oficial Comboios de Portugal. Os bilhetes cutam 12 euros e a viagem leva pouco mais de 1h.

2) Tour guiado

Outra opção interessante é contratar um tour guiado. A vantagem é que além de não se preocupar com nada, você ainda terá um guia explicando todos os detalhes. Aí vai uma lista de tours que nós recomendamos:

  • Excursão a Guimarães e Braga: nesse tour você vai descobrir uma das cidades religiosas mais importante do mundo e o “Berço de Portugal”. Incluso transporte, guia, ingressos e almoço (caso você escolha essa opção).
  • Excursão privada saindo do Porto: tour privado e exclusivo por Braga e Guimarães. Incluso transporte, guia, almoço.
  • Excursão por Guimarães e Braga com Ingressos e Almoço: uma excursão de um dia inteiro que levará você ao local de nascimento de Portugal: Guimarães e Braga. Explore a atmosfera medieval de Guimarães e da Sé de Braga. Incluso transporte, ingressos e almoço.
  • Excursão de 1 Dia a Braga e Guimarães: Visite os centros históricos das duas cidades e saiba mais sobre a história portuguesa. Almoce em um restaurante local. Incluso transporte, guia, ingressos e almoço (se selecionar essa opção).

Antes de viajar: não esqueça do seu seguro viagem!

Tudo pronto para seu embarque para Portugal? Você está com aquela sensação de que está esquecendo algo? Ahhh, o seguro viagem! Tudo bem, ainda dá tempo de contratar o seu seguro viagem antes de sair do Brasil! E não é frescura não, além de ser obrigatório para quem viaja para a Europa, (leve impresso o comprovante em mãos, pois podem pedir na imigração) o seguro é seu melhor amigo em uma eventual emergência.

Nós sugerimos que você contrate um seguro com boa cobertura e que cubra tudo no ato´. Por isso, recomendamos os seguros da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado, sem abrir mão de uma cobertura excelente! Faça uma cotação aqui e insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Roteiro detalhado: 1 dia em Braga e Guimarães

Conhecer Braga e Guimarães é como viajar um pouquinho pela rica história portuguesa e na cultura do povo português.

Parte da manhã: Guimarães

Começamos por Guimarães!

Guimarães é conhecida por ser a cidade onde nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, e ainda se conserva o castelo onde ele nasceu. Mas antes de irmos até lá, vamos conhecer primeiro o centro histórico da cidade.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal

Leia também: Roteiro de 3 ou 4 dias em Lisboa

Centro histórico de Guimarães

Passear pelas ruas de Guimarães é, por si só, uma boa razão para visitar a cidade. A praça do Toural, uma das maiores praças da cidade; a torre da Alfândega, onde encontramos o lema da cidade “Aqui nasceu Portugal”; a praça da Oliveira, com os seus cafés e barzinhos típicos, um local perfeito para fazer uma parada e tomar qualquer coisa; o Padrão do Salado, do século XIV e que comemora a Batalha do Salado; e a igreja de Nossa Senhora da Oliveira, que dá nome à praça.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães - Praça da Oliveira
Praça da Oliveira no centro histórico de Guimarães
Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
Ruas de Guimarães

O Castelo de Guimarães

Daqui, podemos subir pela rua de Santa Maria até ao Paço dos Duques e ao Castelo de Guimarães. A visita ao Castelo de Guimarães é gratuita. A graça é caminhar pelas ruínas e ter uma vista 360º da cidade desde as alturas.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães - Castelo
Castelo de Guimarães

Paço dos Duques de Bragança

O Paço dos Duques de Bragança, construído no século XV pelo Duque de Bragança é um palácio de estilo borgonhês que foi convertido em museu pelo Estado Novo. A visita custa 5 euros e aqui é posível ver, entre outras peças importantes, um conjunto de quatro tapeçarias de Pastrana que narram alguns dos passos da conquista de África pelos descobridores portugueses.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães - Paço dos Duques de Bragança
Paço dos Duques de Bragança

Já está com fome? Depois do passeio é hora de almoçar!

Quando alguém vai a Guimarães, eu sempre recomendo o melhor restaurante que conheço por lá: Adega dos Caquinhos (Viela da Arrouchela). É um dos cantinhos mais populares da cidade e todo mundo conhece! Tanto pelos seus pratos tradicionais portugueses, como pelos palavrões sem fim que a dona diz! Uma experiência que merece ser vivida.

Parte da tarde: Braga 

Depois de o almoço é hora de rumar até Braga! Como (infelizmente) não existe ligação de trem entre Guimarães e Braga, o melhor é o fazer o trajeto de ônibus. Braga e Guimarães estão a apenas 24 quilômetros de distância e a viagem dura pouco mais de 30 minutos.

Chegando a Braga, vamos visitar seu centro histórico. Você sabia que Braga foi uma cidade romana e que tem mais de 2000 anos? Podemos encontrar vestígios da Bracara Augusta por todos os cantos da cidade, pois a  “cidade romana” era maior que a “cidade medieval”!

Está organizando seu roteiro por Portugal? Leia também: Portugal — Roteiros de 7, 10 ou 15 dias + dicas pra viajar em família

Centro histórico de Braga

Você pode conhecer o centro histórico de forma bem fácil, caminhando por toda a região. Uma opção interessante também é contratar uma visita guiada por Braga, na qual você vai conhecer os lugares e monumentos principais da chamada Roma portuguesa.

Uma visita típica pelo centro de Braga deve incluir:

  • Catedral da Sé e o Tesouro da Sé: onde está exposta a cruz utilizada na celebração da primeira missa no Brasil;
  • Praça do Município: com o edifício da Câmara Municipal e do Arquivo Distrital de Braga;
  • Jardim de Santa Bárbara: um jardim florido o ano todo e muito frequentado por casais de namorados;
  • Arco da Porta Nova: a única entrada que resta da cidade amuralhada;
  • Palácio dos Biscaínhos, um bonito palácio com um jardim enorme (a visita ao jardim é gratuita, a visita ao palácio é paga);
  • Arcadas: a zona mais conhecida do centro, típico ponto de encontro de qualquer bracarense; Rua do Souto, Rua dos Capelistas e Rua D. Diogo de Sousa, ruas peatonal com várias lojinhas tradicionais;
  • Café A Brasileira: um dos cafés mais conhecidos da cidade
  • Avenida da Liberdade: a avenida principal da cidade
  • Theatro Circo: um dos teatros mais bonitos de Portugal. A cidade é conhecida por seu turismo religioso.
Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães - Catedral da Sé
Catedral da Sé de Braga

Para um pôr do sol caprichado

Se você ainda tiver tempo e vontade, não deixe de visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte e a Basílica do Sameiro, locais perfeitos para ver o pôr do sol sobre a cidade.

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães - Santuário do Bom Jesus do Monte
Santuário do Bom Jesus do Monte
Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães
Braga vista do alto de Bom Jesus

Se o céu estiver limpo, dá até para ver o mar! A melhor forma de chegar aos santuários é de carro, mas existem vários ônibus que vão do centro da cidade até ao Bom Jesus.

Se tiver disposição, dá para fazer o percurso a pé. São 573 degraus. Mas como todo esforço gera recompensa, na subida, você passa pelo escadório dos Cinco Sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) e pelo escadório das Três Virtudes (fonte de fé, esperança e caridade).

Portugal: 1 dia em Braga e Guimarães - Basílica do Sameiro
Basílica do Sameiro – Braga

Para jantar

E depois de tanto passear, chegou a hora de jantar. Alguns dos restaurantes que recomendo são a Taberna do Félix (Largo da Praça Velha 17), Tasca Dom Ferreira (Rua de S. Vicente 35) e o Anjo Verde (restaurante vegetariano, Largo da Praça Velha 21).

Que tal um drink de despedida?

Para terminar, minha sugestão é um drink na rua Dom Paio Mendes, com a Catedral Sé de Braga como pano de fundo!

Que tal outra sugestão de bate e volta saindo do Porto? Veja também: 1 Dia no Douro

Hora de volta para Porto

Depois de tanto passeio chegou a hora de voltar. Tenha em mente que o último trem sai de Braga às 23h30.

Vale destacar que essa nossa sugestão pode, e deve ser, adaptada ao seu ritmo de viagem. O objetivo é ser prazeroso. Afinal, a gente sempre recomenda vivenciar experiências e não, simplesmente, fazer check em listas.

Sobre a autora:

Susana, bracarense de alma e coração. Atualmente vivo e trabalho em Madrid, mas as raízes falam sempre mais alto e adoro divulgar a minha cidade! Depois do city blog sobre Madri (Desbravando Madrid) decidi criar o Falar de Viagens para contar um pouco mais sobre os locais que vou conhecendo. A próxima viagem? Hummm… Talvez Cuba! Ou Vietnam! Estou em processo de decisão 😉

Guarde este post no Pinterest!

Braga & Guimarães
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Josielle Luisa disse:

Olá, tudo bem?

Agradeço muito pelas dicas. Nos guiamos em Guimarães e Braga pelo seu roteiro. Foi perfeito!
Sugiro aos visitantes que não deixem para ir ao Santuário e a Basílica de Sameiro em um horário muito próximo da noite, porque não dá para aproveitar nada no escuro. Veja tudo antes e, somente no final, aguarde para assistir ao espetáculo do pôr do sol, porque você irá se apaixonar!
Adiciono a recomendação da Taberna Belga, que foi q única alteração que fizemos no roteiro (para fechar a noite). Parabéns pelo trabalho e continue nos ajudando ❤️

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Josielle!
Ficamos muito felizes pelo feedback, e obrigada pelas sugestões.
abraços

Avatar darson ribeiro disse:

Mari, bom dia, e obrigado pelas dicas ótimas… estou no Porto. Pena que tem chovido muito, mas, ainda assim, estou a aproveitar. Hoje, pretendo ir mesmo com chuva, almoçar em Guimarãees… se puder me indicar um bom lugar lá, não muito turístico (prefiro os regionais mais escondidinhos)…. e um bom lugar pra se ver um bom FADO, já a noite em Porto.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carson,
Feliz ano novo.
Peguei seu comentário com uns dias de atraso. Espero que tenha curtido Braga
Beijos

Avatar Luciana Monteiro disse:

Oi querida .
Estamos indo a Porto mês que vem ! Aí da estou bem perdida !
Teria como fazer esse roteiro com algum serviço e depois já nos levarem pra Peso da Régua
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luciana,
Não conheço nenhum serviço deste tipo.
Abraços,
Mari

Avatar Jorge Melo disse:

Obrigado pelo belíssimo roteiro! Estaremos no Porto em Outubro agora e vamos utilizá-lo.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e curtam muito a viagem!
Na volta passes aqui para contar o que acharam!
Beijos

Avatar Lena disse:

Ideias na mala. Valeu. Vcs nem imaginam como me ajudaram. Parabéns sucesso

Avatar Malu Pinheiro disse:

Que demais ler esse seu comentário, Lena! Ficamos felizes. Obrigada e siga nos acompanhando!
Um beijo

Avatar Alejandra disse:

Oi!
Planeo un viaje a Braga y Guimaraes en Mayo, tenemos un fin de semana para ir a Guimaraes/Braga y otro día en Porto. Los Sábados y Domingos estas ciudades funcionan igual o hay mucho comercio/atracciones cerradas?

Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Hola Alejadra,Braga y Guimarães están lindas, pero con solo dois dias yo me quedaria solo e Porto. Hay mucho lo que ver por aí.
Puede ser que mucho esté cerrado el domingo – tienes que chequear los sitios de las atracciones – pero el sábado és un buen día.
Abrazos,
Mari

Avatar Inez Lima disse:

Obrigado pelas dicas,me ajudou bastante elaborar meu roteiro !!

Avatar Celso De Souza Nunes disse:

Foi de suma importância . Estava em dúvidas para me programar.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e feliz em ter ajudado!

Avatar Priscila disse:

Que POST incrível, semana que vem vamos à Portugal e estávamos atrás de um roteiro redondo assim de um dia. Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Priscila 🙂
Aproveite a viagem!

Avatar Natalia disse:

Olá, uma turma de amigos e eu fizemos esse roteiro de um dia, há umas duas semanas, e valeu muito seguir as dicas, foi tudo ótimo! Gostaria de elogiar especialmente a indicação do restaurante “Adega dos Caquinhos” onde comemos muitíssimo bem e todos adoraram a comida! Parabéns pelo roteiro, muito bom!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Natália

Avatar RAPHAEL LACERDA disse:

Mari, adorei seu post! Sensacional! Braga e Guimaraes não estava nos meus planos, mas depois do que vc nos mostrou… difícil deixar de fora… Então estou num trade-off absurdo! É que só tenho dois dias completos e mais uma manhã na cidade de Porto e está bem complicado abrir mão de um dia em Porto para esse bate-volta em Gui/Braga! Culpa sua viu! (srsrsrsrsrrs).

1) Tenho sábado e domingo completos, qual desses dois dias seria melhor para esse bate-volta?

2) Vc manteria sua programacao como manha em Gui e tarde em Braga se vc fosse revisitar essas cidades?

Desculpe o incomodo e mais uma vez parabens pelo trabalho!
Viajarei agora em outubro.
Bjinhos, fica com DEUS,
Rafa.

Avatar Vanessa disse:

Oi!! Obrigada pelo post, vai em ajudar muito em organizar um dia parecido.
Uma dúvida: qual foi mais ou menos o horário do ônibus de Guimarães para Braga? Pesquisando aqui, antes de ler o post, eu tava programando fazer primeiro Braga e depois Guimarães, já que tem um ônibus no sentido Braga-Guimaraes às 14h15.
Parabéns pelo blog 🙂
Vanessa

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Vanessa,
Confira os horários dos ônibus no site da Transdev.
Abraços