22 Pontos turísticos do Porto em Portugal: Descubra os melhores passeios da cidade

Vibrante e cheia de história, o Porto entrega uma experiência completa e pra lá de fotogênica com suas casinhas coloridas, igrejas cobertas de azulejos e restaurantes excelentes. Nesse post você descobrirá os 22 melhores pontos turísticos do Porto, incluindo a Ponte Luís I, Caves para degustar vinho do Porto, igrejas lindas, o sensacional WOW Porto e viagens bate e volta bem interessantes.

Uma lista detalhada e caprichada para você viajar e se apaixonar por esse cidade linda. Vamos nessa?

1 dia no Douro saindo do Porto
Pôr do sol no Miradouro do Mosteiro

O que fazer no Porto: 22 melhores pontos turísticos da cidade

É nas margens do rio Douro, um rio opulento e cheio de vida, que a cidade do Porto nasceu, floresceu e conquistou seu papel importante na história portuguesa. O rio estará presente em vários momentos do roteiro no Porto, seja cruzando a Ponte Luís I, contemplando as vistas da cidade vizinha a Vila Nova de Gaia, que fica coladinha no Porto, e também entrou na nossa lista das principais atrações turísticas da cidade, ou do alto de um dos muitos mirantes da cidade.

Toda viagem ao Porto que se preze se divide em duas metades: explorar o centro do Porto e suas igrejas lindas, e atravessar a ponte para curtir o ritmo, as vistas e os bons vinhos nas caves de Gaia.

Quer um roteiro completo na cidade? Leia Roteiro no Porto: O que fazer em 2,3, 4 ou 5 dias de viagem

Aí vão os principais pontos turísticos do Porto.

  1. Cais da Ribeira
  2. Ponte Luís I
  3. Catedral da Sé e Muralha Fernandina
  4. Praça da Liberdade
  5. Torre dos Clérigos
  6. Estação São Bento
  7. Igreja das Carmelitas
  8. Livraria Lello
  9. Igreja de Santa Clara
  10. Palácio da Bolsa
  11. Café Majestic
  12. Capela das Almas
  13. Jardins do Palácio de Cristal
  14. Casa da Música
  15. Vinícolas no Porto
  16. WOW Porto
  17. Teleférico de Gaia
  18. Mercado do Bolhão
  19. Museu e estádio do Futebol Clube do Porto
  20. Bate e volta para Braga e Guimarães
  21. Bate e volta para o Douro
  22. Bate e volta Aveiro

1. Cais da Ribeira

As margens do Rio Douro, o Cais da Ribeira é o ponto de início do desenvolvimento da cidade, e o burburinho turístico do Porto. Um mistura gostosa de passado e presente com direito a vistas gostosas do rio e dos barquinhos que vêm e vão.

Sobradinhos históricos coloridos e vistas de Gaia escondem um arco de pedra pequenino, o Postigo do Carvão, a única das 18 portas da Muralha Fernandina que ainda sobrevive. Vale o registro.

Que fazer no porto. 20 passeios imperdíveis no Porto
Cais da Ribeira visto do teleférico

Uma região muito movimentada de dia e de noite, recheada de bares e restaurantes animados com música ao vivo (geralmente boa) produzida por artistas de rua que tocam e recebem moedas dos turistas. Há muitos músicos brasileiros tocando e arrasando na região.

Um lugar muito gostoso para comer nessa região é o Adega São Nicolau (R. de São Nicolau 1), dica afinada da minha amiga Mari que mora no Porto. A casa é especializada em comida portuguesa e serve peixes excelentes.

O Cais da Ribeira também é o ponto de acesso a ponte Luís I, um dos símbolos do Porto, e a forma mais linda de chegar à cidade vizinha Vila Nova de Gaia, conhecida pelas vistas maravilhosas e por ser onde ficam as Caves de vinho do Porto.

2. Ponte Luís I

A Ponte Luís I aparecerá muitas vezes no seu roteiro do Porto (vale tirar muitas fotos com ela!), e é por isso que a coloquei no início da nossa lista de principais atrações.

Ela é uma das principais formas de atravessar entre Porto e Vila Nova de Gaia, uma travessia linda que pode (e merece) ser vivida de duas formas. Pela parte baixa da ponte, ou pelo alto.

pontos turísticos imperdíveis no Porto
Ponte D. Luís I

A ponte foi projetada por Théophile Seyrig, um dos discípulos de Gustave Eiffel, responsável pelo projeto da Torre Eiffel em Paris. Não dá para negar as semelhanças, não acha?

Taí um passeio que pode ser combinado com as vinícolas de Gaia e com o teleférico.

3. Catedral da Sé e Muralha Fernandina

A Catedral da Sé é uma mistura vistosa de elementos arquitetônicos que vão do Românico da sua fachada e rosácea (erguidas no século XII), ao claustro gótico com direito a muitos elementos barrocos.

que fazer no Porto em Portugal com crianças
Claustro da Sé do Porto (segundo andar)

Os destaques da visita ficam para os três órgãos, para o Altar Mor decorado com ouro e madeira, e o claustro gótico lindíssimo e todinho decorado com azulejos.

Não deixe de visitar a Sacristia (todinha pintada) e o segundo andar, um show de azulejos que retratam salmos, e a casa do cabildo também lindamente decorada.

Antigamente a Sé era o núcleo da cidade medieval, e você ainda pode ver vestígios lindos dessa época por pedaços da muralha Fernandina remanescente. (E se você assim como eu também adora ver e fotografar uma muralha medieval, há pedaços lindos próximos a ponte Luís I.)

Uma ótima opção de passeio é a Visita guiada pelo Porto + Adegas, um passeio de 4h por todo o centro histórico e que termina com uma degustação de vinho do Porto em uma das caves em Gaia. Incluso transporte em mini ônibus, entrada na Cave e guia em português.

Planeje sua visita:

  • Ingresso: 3 Euros
  • Horário de visita:
    • Verão (abril a outubro): 9h às 18h30
    • Inverno (novembro a março): 9h às 17h30
    • A Torre encerra 30min antes

4. Praça da Liberdade

A praça da Liberdade é mais uma parada que merece entrar na sua lista do que fazer no Porto, ela conecta a cidade antiga à parte moderna, e fica pertinho de duas atrações bem legais da cidade: a Torre dos Clérigos e a Estação São Bento.

roteiro de 2 dias no Porto em Portugal
Câmara Municipal do Porto

Nela você encontrará uma escultura equestre de Dom Pedro IV de Portugal (que para nós Brasileiros é o Dom Pedro I, o imperador responsável pela independência do Brasil).

Vale fotografar o edifício lindo da câmara municipal (aberto para visitas guiadas no primeiro domingo de cada mês — inscreva-se com antecedência), e visitar o interior do McDonald’s mais bonito do mundo (link em inglês)

5. Igreja e Torre dos Clérigos

De um lado uma igreja barroca caprichada e do outro, a Torre mais visitada do Porto. Para chegar ao topo e ter vistas panorâmicas da cidade você terá que encarar 200 degraus. É um pouquinho perigoso para menores de 6 anos, tem que ficar junto, mas os meu filhos amaram.

Compramos e recomendamos os ingressos antecipados e o Beer Garden BASE (R. das Carmelitas 151)

que fazer no Porto com crianças
Porto visto da Torre dos Clérigos

Lá do alto você verá milhares de telhados alaranjados que cobrem as casas da cidade e o Rio Douro, o dono do pedaço, ao fundo. Confesso que prefiro as vistas do alto de Gaia, mas não dá para negar que é uma vista bonita.

Com ou sem subida na jogada, não deixe de entrar e conferir seu interior barroco da igreja dos Clérigos. Seu teto arredondado – que me trouxe uma vaga lembrança das igrejas barrocas de Ouro Preto — e muitos detalhes dourados.

6. Estação São Bento

A antiga estação central de Porto fica em edifício de inspiração francesa e está recheado com uma coleção de mais de 20 mil azulejos portugueses. Cada parede conta uma história diferente, e a quantidade de detalhes é impressionante.

roteiro de 3 dias no Porto em Portugal
Estação São Bento

Taí uma maneira linda de se inspirar em uma das coleções de azulejos mais bonitas do mundo sem gastar um tostão.

7. Igreja do Carmo e Igreja das Carmelitas

Duas igrejas diferentes — e pertencentes a diferentes ordens religiosas — formam um conjunto arquitetônico rico e peculiar.

A mais imponente delas, a Igreja do Carmo tem sua lateral estampada com azulejos portugueses — o mural retrata a criação da Ordem das Carmelitas. O show fica por conta do seu altar douradíssimo, um dos exemplos mais importantes de Rococó em Portugal.

Sua vizinha, a Igreja das Carmelitas tem um interior em formato de cruz Romana, e muitos adornos de ouro – um contraste bem legal com o interior branquinho, que mescla o estilo barroco e o Rococó.

que fazer no Porto em Portugal. Pontos turisticos essenciais
Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo

Casa escondida e Catacumbas

Entre as duas igrejas está a casa mais estreita de Portugal, a Casa Escondida, que antigamente era habitada pelo padre da igreja do Carmo. A casa é cheia de segredos, que você descobrirá durante a visita, e com uma porta de acesso às catacumbas da igreja.

A visita custa 3,50 euros e é bem interessante.

8. Livraria Lello

Considerada a livraria mais bonita do mundo, a Livraria Lello supostamente inspirou os produtores do filme Harry Potter na construção das escadas de Hogwarts.

A Lello também é famosinha pelas fotos do Instagram e fica empanturrada de gente, com uma disputa incessante pelo clique perfeito. O acervo é ótimo e quem curte livros tanto quanto eu, não sairá de mãos vazias.

como visitar a Livraria Lello no Porto em Portugal
Livraria Lello

Planeje sua visita:

  • Entrada: 5 Euros | Se você comprar um livro o valor é descontado.
  • Chegue cedo pois a fila costuma ser grande

9. Igreja de Santa Clara

Paredes de pedra escondem o interior de uma das igrejas mais interessantes do Porto. Entre para ser inundado por tons dourados e naves góticas tomadas por elementos barrocos também muito dourados. Tudo é rebuscado, exagerado e brilhante.

Taí uma igreja bem diferente de todas que você irá visitar na cidade e uma visita bem fácil de combinar com a Ponte Luís I.

10. Palácio da Bolsa

Um dos edifícios mais vistosos do Porto, o antigo Palácio da Bolsa, hoje funciona como Sede da Associação Comercial do Porto, e é outra parada interessante tanto para quem quer fazer um stop rápido para fotos da fachada quanto para quem quer visitar o interior do edifício, é lindo e vale a pena entrar!

pontos turísticos no Porto
Sala Árabe — Palácio da Bolsa

Você ficará encantado com os detalhes do pátio das nações, a sala de árabe com relevos rebuscados de inspiração mourisca folheados a ouro, a escadaria Nobre e a sala do tribunal.

Planeje sua visita:

  • Horários: 9h às 18h30
  • Ingressos
    • adultos: 12 €
    • Estudante e idosos: 7,5 €
    • Gratuito para menores de 12 anos acompanhados de um adulto
  • A visita obrigatoriamente guiada tem uma duração de cerca de 30 minutos sendo o idioma definido de acordo com a ordem de chegada. Idiomas: Português, Espanhol, Francês, Inglês

11. Café Majestic

Outra parada especial para fãs do Harry Potter é o Café Majestic, inaugurado em 1912 e um ícone da cidade. Durante os anos que morou na cidade, JK. Rolling, era habitué do café.

harry potter no Porto em portugal
Cafe Majestic

A fachada estilosa com portas de madeira te guia a um café movimentado e bastante caro para a média da cidade, mas a visita é sem dúvida uma experiência.

O café fica na Rua Santa Catarina, uma das mais animadas da cidade e a poucos quarteirões do mercado do Bolhão (atualmente fechado para reforma) e da Capela das Almas. A região é bem gostosa de passear.

12. Capela das Almas

Essa capelinha linda tem seu exterior todinho decorado com os tradicionais azulejos azuis — são quase 16 mil deles — e retratam passagens da vida de São Francisco e de Santa Catarina. Seu interior tem estilo neoclássico.

as igrejas mais instagramaveis do porto em portugal
Capela das Almas

Mais um ponto turístico rápido de visitar, e para lá de impressionante. Vale fazer muitas fotos na fachada de azulejos.

Vai pra Portugal com a família? Leia nosso post Portugal com crianças: Roteiros de 7, 10 ou 15 dias + dicas pra viajar em família

13. Jardins do Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal foi uma estrutura construída para a Exposição Internacional de 1865, e que funcionou até 1951. Hoje o local abriga um ginásio poliesportivo e um jardim muito lindo repleto de canteiros bem cuidados, além de cantinhos estratégicos para tirar fotos lindas da cidade de Porto.

O jardim tem áreas para crianças brincarem, diversos jardins (destaque para o jardim de rosas), diversos bancos espalhados para sentar e contemplar as vistas, uma torre de pedra com vistas caprichadas da cidade, e o letreiro azul escrito Porto que rende ótimas fotos.

14. Casa da Música

Chegou a hora de visitar um dos edifícios mais modernos do Porto, a Casa da Música.

Ela foi projetada pelo holandês Rem Koolhaas. Tem auditórios distintos, com uma das melhores acústicas do mundo, um interior lindíssimo com paredes de vidro ondulado e uma sala de azulejos bem interessante. O local é a residência da orquestra sinfônica do Porto.

que fazer na Casa da Música no Porto
Casa da Música no Porto

Fãs de música ou arquitetura de plantão vão curtir a visita guiada que detalha porque a acústica do local é tão perfeitinha e mostra detalhes das salas de azulejo que vão do tradicional português ao moderno geométrico.

Veja detalhes sobre a visita guiada e o calendário dos eventos no Site Oficial.

15. Vinícolas

Degustar vinho do Porto é mais uma razão incrível para visitar o Porto, mas o curioso é que grande parte das vinícolas — ou Caves, como são chamadas por lá — ficam em Gaia.

que fazer no WOW Porto
Degustação de vinhos do Porto

Você pode visitar as vinícolas por conta própria, ou fazer um tour guiado e de quebra aprender um pouco sobre o vinho da região. Os tours feitos pelos nossos parceiros e recomendado por nós:

  • Passeio a pé pelos vinhos do Porto e do Douro com degustações: visite três Caves de vinho e desfrute de 10 degustações das mais antigas e emblemáticas marcas de vinho do mundo. Incluso guia e ingressos.
  • Tour de vinhos + Visita à adega Fonseca: visita à adega Fonseca e degustação de dois vinhos. Além disso você visitará dois bares no Porto com degustação de um vinho verde com aperitivos no primeiro e com degustação de 3 vinhos do Douro com aperitivos no segundo.
  • Visita guiada à vinícola Fonseca + Espetáculo de Fado com jantar: visita a vinícola Fonseca e degustação do Siroco, um vinho do Porto seco emblemático da vinícola. Em seguida teremos um jantar, rodeado por barris e cubas onde envelhecem os vinhos. O menu inclui três pratos tradicionais portugueses + sobremesa, vinho branco e tinto. Durante o jantar terá um espetáculo de Fado. Tudo incluso no valor.
  • Visita à adega Graham’s: nesse tour você irá aprender tudo sobre a fabricação do vinho do Porto e realizar uma degustação de um vinho Graham’s LBV acompanhado de chocolate, um Graham’s Quinta dos Malvedos Vintage com queijo e, finalmente, um Graham’s 20 Year Old com um pastel de nata.
  • Visita à adega Cockburn’s: um visita guiada sobre o processo de fabricação do vinho do Porto + uma degustação de três vinhos da adega. Tem duas modalidades de degustação: somente os vinhos ou uma harmonização de vinhos com chocolates.

E não se esqueça de complementar a experiência com um passeio pelo incrível WOW Porto — o quarteirão cultural e gastronômico de Gaia

16. WOW Porto

O WOW (World of Wine) é um lugar que combina o melhor do vinho português, obras de arte, e a história da cidade do Porto em um só local. Lá, você encontra ótimas experiências gastronômicas, boas oportunidades para tirar fotos, belas vistas da cidade e vivências memoráveis

O local foi construído usando a estrutura de antigos armazéns que eram usados para envelhecer o vinho e foram restaurados de forma linda, criando o mais novo cartão postal da cidade do Porto.

que fazer no WOW Porto
Pátio Central: um lugar pra comer com amigos/família

Você poderá provar bons vinhos, apreciar as vistas maravilhosas do Porto (só as vistas já valem a viagem) e aprender um pouco sobre o mundo do vinho. Há cursos rápidos de 2h na Escola do Vinho, que dão uma introdução bem legal.

Degustação de vinhos no Wine Experience no Porto
Degustação de vinhos no Wine Experience no Porto

Os museus também valem a visita. São 7 museus ao todo e os meus destaques são:

  • Museu do Vinho (Wine Experience): fiz a visita em 2 horas, mas é tão legal que eu teria ficado pelo menos mais uma hora. Se você tiver que escolher apenas uma experiência no WOW, escolha o Wine Experience.
  • Pink Palace: as crianças brincaram e se divertiram muito nos cenários instagramáveis. Taí um museu para ir com as amigas (pra bebemorar a vida e dar risada) ou com a família.
  • Chocolate Story: é uma viagem pela história do chocolate. Após conhecer o museu, as crianças participaram do workshop de chocolatinhos. Eles amaram colocar a mão na massa e preparar seus próprios cake pops.

Para quem quer só passear, curtir as vistas uma refeição ou apreciar o pôr do sol com um vinho, o WOW Porto possui dois bares, dois cafés e um restaurante. Recomendo muito.

Compre aqui ingressos combinados para o WOW Porto

17. Teleférico de Gaia

Na pausa para o almoço no WOW Porto, aproveitamos para dar um pulinho no Teleférico de Gaia e fazer o passeio com as crianças. Eles amaram ver a cidade do alto (e as vistas são mesmo incríveis!). O trajeto é curto, dura menos de cinco minutos, custa 7 euros e leva você até a parte mais alta da cidade.

passeios imperdíveis no Porto
Teleférico do Porto

Você também pode usar o teleférico para assistir ao pôr do sol na parte alta da cidade, pois é lá que fica o Jardim do Morro, o Mosteiro da Serra do Pilar e a parte superior da Ponte D. Luís I — os três melhores lugares para assistir o pôr do sol no Porto.

18. Mercado do Bolhão

Vocês sabem que eu adoro um mercado gastronômico, logo o Mercado do Bolhão não poderia ficar de fora da minha lista do que fazer no Porto.

O mercado é centenário (foi reformado recentemente), tem diversos comerciantes vendendo os mais variados produtos, desde peixes, verduras e frutas — os meninos adoraram comer frutas lá —até queijos, embutidos, vinhos, azeites e outros itens típicos desses mercados. Pra mim é o local ideal para conhecer a gastronomia e os costumes locais.

Vai pra Lisboa também? Veja Onde ficar em Lisboa com crianças

19. Museu e estádio do Futebol Clube do Porto

Tem algum apaixonado por futebol aí? Para os fãs do esporte eu recomendo visitar o estádio do Futebol Clube do Porto, ou Estádio do Dragão como chamam os locais. No Tour FC Porto: Museu + Estádio você vai visitar um museu super interativo, reviver momentos marcantes do time, ver de perto os mais de 300 troféus (sendo 7 internacionais), além das exposições temporárias.

Na parte do estádio, você vai conhecer as arquibancadas, o camarote presidencial, os vestiários, passar pelo corredor da história do clube, pela sala de conferência de imprensa e finalmente o gramado. Um programa para toda a família.

20. Bate e volta para Braga e Guimarães

Que tal aproveitar para conhecer duas cidades lindas que ficam próximas ao Porto? Minha sugestão é fazer um bate e volta à Braga e Guimarães, um passeio de dia todo e recheado de cantinhos lindos para você visitar.

21. Bate e volta para o Douro

Em nossa lista do que fazer no Porto tem que ter um bate e volta à região do Douro. Em nosso roteiro de 1 Dia no Douro vamos te mostrar todos os detalhes para fazer um bate e volta ao Douro com direito a visitação + degustação de vinhos em uma vinícola no Vale do Douro, conhecer um mirante com vistas lindas do Douro e fazer um passeio em Amarante, uma cidade pequena e com uma linda arquitetura.

22. Bate e volta para Aveiro

Aveiro é uma cidade litorânea que fica entre o Porto e Coimbra, também conhecida como a Veneza portuguesa. A cidade é charmosa, com ótimos restaurantes de frutos do mar (todos fresquíssimos), praias lindas e passeios para toda a família.

Algumas das principais atrações da cidade:

que fazer em Aveiro em Portugal
Barcos moliceiros de Aveiro

Para chegar lá você pode comprar um bilhete de comboio (trem) na estação São Bento, a viagem dura 1h e custa 6 euros. Outra opção é contratar um tour a Aveiro e Costa Nova que está incluído conhecer as casinhas coloridas da Costa Nova e fazer um passeio de 45min de barco moliceiro.

E aí, curtiu nossas dicas do que fazer no Porto? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar no Porto
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Beatriz Arous
Beatriz Arous
Curiosa, sonhadora, trilheira aprendiz, carioca orgulhosa da sua gente, Bia se aventura pelo mundo desde pequena. Apaixonada por museus, vinhos e livros, ela resolveu seguir suas grandes paixões: escrever e viajar. Bia já morou em Belém, no Porto, em Portugal e em Salvador, e cada lugar deixou marcas inesquecíveis no seu coração. Atualmente, ela mora no Rio de Janeiro. Com 15 países e 16 estados brasileiros na bagagem, suas viagens favoritas sempre incluem um toque cultural e gastronômico. Bia é editora assistente do Ideias na Mala, onde compartilha roteiros detalhados e dicas práticas para inspirar os leitores a viajarem mais e melhor.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *