Paris: Como visitar a Torre Eiffel

Está indo para Paris pela primeira vez e planeja visitar a Torre Eiffel? Nesse post reuni tudo o que você precisa saber para aproveitar sua subida ao máximo, incluindo um pouco de história e dicas para evitar filas quilométricas. Pronto para se apaixonar por Paris?

Como visitar a Torre Eiffel

História da Torre Eiffel

Projetada por Gustave Eiffel especialmente para a exposição mundial de 1889, que comemorou os 100 anos da revolução Francesa, a ideia inicial era que a torre ficasse erguida apenas 20 anos e depois fosse destruída – como foram destruídas várias das construções feitas especialmente para exibições mundiais. Graças a sua altura privilegiada a torre acabou escapando da demolição pois serviu de campo para vários experimentos científicos na área de telecomunicações como rádio e TV.

Torre Eiffel

A construção da torre Eiffel durou 2 anos, 2 meses e 5 dias e devido sua altura – 374 metros, foi considerada uma real prova das habilidades francesas em engenharia e um sucesso. Posteriormente a torre se converteu no símbolo da cidade de Paris.

Desde 1980 o monumento tem sido constantemente renovado e preparado para turistas do mundo inteiro – felizes por que a torre não foi destruída –  que enfrentam gordas filas para apreciar a linda vista da cidade de Paris. Em 2010 a torre recebeu 6.612.000 visitantes de todos os cantos do mundo.

Torre Eiffel

Torre Eiffel no fim da tarde

Como chegar à Torre Eiffel:

Deixando um pouquinho a história da torre de lado e falando sobre a visita em si. Para quem quer ver a torre de pertinho nada melhor do que chegar até ela caminhando pelas margens do Rio Sena.

Para quem vai de metrô, a melhor estação é Champ de Mars / Tour Eiffel na linha RER C. Outras estações próximas são Ecole Militaire linha 8 e Bir-Hakeim na linha 6.

Picnic aos pés da torre

Se você estiver com uma galera, ou até em casal,  uma ideia de programa bacana é passar num supermercado comprar queijos e vinhos e fazer um picnic noturno no campo de Marte. (Não esqueça de comprar um abridor de vinho ou metade do programa pode ir por água abaixo).

Torre Eiffel

Entardecer no Campo de Marte

Como no verão só escurece por volta das 10:00 da noite, você poderá desfrutar do seu pic nic com calma até ser surpreendido pela torre iluminada, toda brilhante… um espetáculo a parte.

Torre Eiffel iluminada

Jardins do Trocadero: uma vista caprichada

Do outro lado do rio Senna, os Jardins du Trocadéro também te oferecem uma vista bacana e são garantia de ótimas fotos. Quer ver?

Torre Eiffel

Torre Eiffel Vista dos Jardins do TrocaderoTorre Eiffel

Reparem no tamanho do vão da torre, mais largo que a avenida.

Chegando na Torre Eiffel

Chegando pertinho da torre, não deixe de observar o tamanho das patas da bendita. Os pés são impressionantemente grandes. A curvatura da torre também é impressionante.

Torre Eiffel

Torre Eiffel

Embaixo da Torre Eiffel 

Subindo a torre Eiffel

Mas como marinheiro de primeira viagem, ou sei lá, segunda, terceira, vigésima …você não vai querer sair de Paris sem subir na torre, vai? Confesso que eu tive que fazer isso nas minhas primeiras duas idas a Paris….rs

Pois bem, tem dois jeitos de chegar ao topo: de escada, encarando 1665 degraus torre acima, por mais que eu goste de exercício esse eu nunca topei. Ou de elevador bem mais fácil e indolor.

Você ainda pode optar por subir toda a torre, ou seja 3 andares e 276 metros de altura ou ficar no segundo andar a 115 metros de altura (A escada só chega ao segundo andar).

Torre EiffelTorre EiffelJardins do Trocadero vistos do alto da Torre Eiffel

Como ESCAPAR da fila da torre Eiffel

Existem dois jeitos de evitar filas quilométricas, especialmente em alta estação: comprando o ticket online, que na minha humilde opinião é a opção mais inteligente, ou chegando na torre meia hora antes da torre abrir (e torcer pra todo mundo não ter a mesma ideia). Os dois jeitos funcionam, mas o ingresso com antecedência é sem dúvida a forma mais prática. E sim, custa um tiquinho mais caro, mas vale cada centavo.

O melhor horário pra visitar

E para quem quer ver a cidade no horário mais lindo, a dica é subir de tardezinha, assistir ao pôr do sol e ver a cidade se apagando e brilhando. No inverno suba por volta das 17:00 e no verão às 21:00.

E para os sortudos de plantão, que tal um arco-íris lá do alto?

Torre Eiffel

Vista da torre Eiffel

 

Informações práticas

Horários de abertura

Abertas das: 09:00 as 00:00 no verão e das 09:30 as 23:30 no inverno

 

Planeje sua viagem

Comentários (5)

[…] mundiais, outros edifícios que escaparam da destruição por cair na graça do povo foram a Torre Eiffel na Paris, e o Palace of Fine Arts em San […]

[…] tarde então pulamos o café da manhã, fomos a Torre Eiffel fazer um piquenique, caminhamos até o prédio da ONU e fomos ao Museu […]

[…] já havíamos visitado e subido na Torre Eiffel e na Catedral de Notre-Dame (por sorte, afinal, as filas estavam proibitivas), fomos até a […]

[…] Idéias na mala Viagem, cultura e arte Pular para o conteúdo InícioIdéias na mala ← Paris: a Torre Eiffel […]

Deixe o seu comentário