Paris com crianças: 21 passeios imperdíveis

Vai para Paris com crianças? Ainda não se decidiu se vale a pena visitar Paris em família? Este post é pra você! Aqui você encontrará dicas certeiras para montar seu roteiro de Paris com crianças combinando as principais atrações turísticas da cidade com cantinhos incríveis para os pequenos. Você vai se surpreender como Paris é bem preparada para receber famílias!

Paris com crianças: Passeando de barco pelo Rio Senna
Passeando de barco pelo Rio Senna: ver a Torre Eiffel é sempre especial

Para te ajudar a resolver sua viagem preparamos uma lista caprichada do que fazer em Paris com crianças, além de dicas para montar um roteiro que funciona e que é divertido para os adultos e para os pequenos.

Também separamos dicas de onde ficar em Paris com crianças (escolher bem é fundamental), seguro viagem para a Europa (é obrigatório para viajar por lá) e muitos outros detalhes que vão te ajudar a planejar uma viagem inesquecível. Pronto para conhecer Paris em família?

O que fazer em Paris com crianças

Paris, um dos destinos mais visitados do mundo, é uma cidade bem preparada e bem divertida para visitar com crianças. Os pequenos se encantam com a Torre Eiffel (e vê-la de diferentes pontos da cidade é sempre uma alegria), se divertem nos parquinhos (há vários ótimos e coladinhos nos principais pontos turísticos de Paris), se esbaldam com os doces divinos confeitaria francesa, e com um pouquinho de preparação pré-viagem, curtem até passeios tidos como “programa de adulto”, como os excelentes museus de Paris.

Minha dica para pais de primeira viagem, é: monte o roteiro dos seus sonhos (e aqui no Ideias na mala você encontra um roteiro de Paris espetacular) e encaixe entre uma atração e outra um passeio ou uma parada que seus filhos vão amar.

Com crianças menores, é possível que você tenha que diminuir o ritmo (e principalmente suas expectativas). O que funciona bem é programar a primeira atividade do dia, e ter uma lista de desejos para a sequência, se der certo, você vai esticando. Também costumo fazer um sanduíche de atividades de adultos com paradas especialmente pensadas para meus filhos na sequência, dessa forma todo mundo se diverte junto.

Família na pirâmide do Louvre
Marcos, Vera, Kike e Juju passeando por Paris | Foto: Vera Oliveira

Quantos dias em Paris com crianças

Se é a sua primeira vez em Paris e você quer conhecer bem a cidade, recomendo 5 dias inteiros para curtir o melhor de Paris em família. Com mais tempo, ainda melhor.

Aí vão nossas melhores dicas do que fazer em Paris com crianças. Clique no item para ir direto ao ponto, ou se preferir, leia o post todo.

  1. Torre Eiffel
  2. Carrossel da Torre Eiffel
  3. Piquenique no Champ de Mars
  4. Jardim de Tuileries
  5. Pirâmides do Louvre
  6. Praça da Concórdia
  7. Champs Élysées
  8. Arco do Triunfo
  9. Jardim de Luxembourg
  10. Passeio pelo Rio Sena
  11. Montmartre
  12. Carrossel de Montmartre
  13. Cidade das Ciências e da Indústria
  14. Museus do chocolate
  15. Jardin des Plantes – Museu Nacional de História Natural
  16. Jardim d’Acclimatation
  17. Fundação Louis Vuitton
  18. Museu Grévin
  19. Disneyland Paris
  20. Parque do Asterix
  21. Museu de l’Homme + Café Lucy

E para planejar sua viagem:

1- Subir a Torre Eiffel

Vamos começar nossas dicas do que fazer em Paris com crianças pelo óbvio: subir a torre Eiffel (5 Av. Anatole France, 75007), taí um passeio que a criançada ama, assim, se couber no seu orçamento recomendo a subida mesmo para quem já viveu a experiência.

Ver e subir na torre Eiffel. Um passeio lindo em Paris com crianças
Ver a Torre Eiffel pela primeira vez é sempre uma emoção. Mostre para a criançada o tamanho das pernas, e conte que o projeto inicial era temporário. | Foto: Vera Oliveira

Compre ingresso para o primeiro horário e chegue cedo pois, por conta do esquema de segurança (raio x etc) as filas ficam bem grandes e demoradas até pra quem tem ingresso. E nem pense em ir sem ingresso, especialmente na alta temporada eles esgotam! Compre antecipadamente o ingresso aqui.

Ainda que hajam ingressos disponíveis na hora você pegará cerca de 1 hora (com sorte!) na fila, o que é chato para os adultos e mega cansativo para os pequenos. Não comece o dia assim, e compre os ingressos online.

Torre Eiffel vista de baixo
Torre Eiffel vista de baixo

Do alto da Torre a vista é privilegiada. De lá você poderá ver Paris e seus monumentos (Arco do Triunfo, Grand Palais, Notre-Dame de Paris, o rio Sena etc), as ruas e os grandes bulevares que recortam a cidade. Uma vista privilegiada a Cidade Luz que faz a gente ter a dimensão da grandiosidade da arquitetura da cidade e entender porquê ela sempre encabeça a lista de cidades mais visitadas do mundo.

Paris vista do alto da Torre Eiffel
Paris vista do alto da Torre Eiffel | Foto: Cau Oliveira

Você entenderá também o porquê de vários autores franceses exaltarem em seus romances e poesias a magia que é flanar por Paris. Enfim, essa será, sem dúvida, uma visita emocionante que ficará para sempre registrada na memória.

Atenção ao carrinho de bebê/ criança

Eles só aceitam os que são dobráveis e para ir até o topo, você vai precisar fechá-lo. Não pode subir com nada volumoso. Então, malas, bicicletas e patinetes são proibidos.

Cuidado com o golpe turístico

Atenção para um golpe comum nos pontos turísticos de Paris: pessoas pedindo assinaturas por alguma causa justa. Você assina e eles te obrigam a dar dinheiro. É meio que um assalto, mas sem grandes violências. O melhor em Paris é, infelizmente, não dar muita atenção a essas pessoas e desconfiar desses golpes. Eu quase caí na última vez que fui a Paris, saindo da Torre e caminhando pelo Champs de Mars. Atenção redobrada com a mochila/bolsa também, pois tem muito furto (principalmente no metrô). Diante disso, não precisa ficar com medo, mas fique atento/a!

Na descida, reserve um tempinho para o carrossel e, quando a fome bater, que tal um picnic no gramado do Champs de Mars com vista maravilhosa da Torre? Esse combo pode ser completado com a visita ao Jardin d’ Acclimatation.

2 – Carrossel da Torre Eiffel

Ao descer ou subir a Torre, você verá o carrossel clássico com cavalos de madeira. Esse é o carrossel mais fotografado de Paris, porque além dele ser lindíssimo, o pano de fundo é a Torre Eiffel. Um lugar que as crianças amam e onde você poderá fazer fotos incríveis delas girando nos cavalos com a torre ao fundo.

O carrossel fica aberto todos os dias das 10 às 20 horas, custa em torno de 3 Euros e fica no Quai Jacques Chirac.

3 – Picnic no Champ de Mars

A longa área gramada embaixo da Torre é o Champ de Mars (Campo de Marte). Seu nome faz referência ao deus da guerra Marte e o lugar já foi usado para treinamento militar. Hoje, é um dos lugares mais legais para fazer um piquenique com a vista da magistral Torre Eiffel ao fundo.

A dica aqui é comprar gostosuras em alguma padaria por perto – a Maison Othon (111 Rue Saint-Dominique, 75007) e a Boulangerie Suffren 55 (55 Av. de Suffren, 75007) são boas pedidas, levar um tapete de piquenique, um jogo para criançada e curtir umas horinhas no sol nesse lugar delicioso.

Se não der tempo de curtir durante o dia, à noite também é bem legal porque a cada hora a Torre se ilumina num espetáculo de luz. E estará mais vazio.

4 – Jardim de Tuileries

Bem pertinho do Louvre, fica o jardim de Tuileries (Place de la Concorde, 75001. Aberto diariamente das 7h às 21h), o maior e mais antigo jardim de Paris e uma parada imperdível para quem vai pra Paris com crianças.

O jardim tem esse nome pois antigamente havia uma fábrica de telhas por lá, hoje há cantinhos lindos para os adultos fotografarem, e um dos melhores parquinhos de Paris para a criançada brincar.

Tem pula-pula ao ar livre (são 8, e a criançada adora) tem uma estátua do gato de botas, um carrossel à moda antiga, e um super parquinho com brinquedos tanto para crianças pequenas quanto para as mais velhas, com escadas altas que levam a túneis de corda bem altos.

Barquinhos a moda antiga

Outro atrativo do jardim de Tuilerie para as crianças são os espelhos d’agua circulares. É possível alugar barcos de madeira – lindo, por sinal – e brincar de empurrar com um pauzinho. Sabe aquela brincadeira à moda antiga que a criançada ama?! O aluguel custa 5 Euros e o programa vale super a pena.

Paradinha na confeitaria

Para repor as energias com estilo, minha amiga Nath sugeriu as doçuras da Angelina ( 226 Rue de Rivoli), uma confeitaria bem gostosa que fica ali do ladinho. A vitrine é maravilhosa e a caixinha de macarons fez sucesso com os adultos e com os pequeninos.

Musée de l’Orangerie

Quem quiser emendar o passeio com um programa mais adulto, vale visitar o Musée de l’Orangerie (Jardin Tuileries, 75001) ele é pequeno para os padrões de Paris mas guarda um tesouro que vai encantar os adultos – e com um pouco de história, as crianças. As Ninféas de Monet são um conjunto de 8 murais que preenchem uma parede todinha e retratam paisagens do famoso Jardins de Monet.

Além das ninféias, o museu tem um coleção enxuta porém muito boa de parte pré e pós impressionista com quadros de Picasso, Renoir, Cézanne, Modigliani e Matisse. Com 1 horinha de visita dá pra ver museu.

5 – Pirâmides do Louvre

Bem pertinho do Jardin des Tuilerie fica o Museu do Louvre, e ainda que você não tenha planos de entrar no museu, vale dar um giro pela famosa pirâmide de vidro.

Pirâmides do Louvre em o que fazer em Paris com crianças
Juju e Kike a caminho das pirâmides do Louvre | Foto: Vera Oliveira

Outro ponto muito legal de visitar com as crianças é Pirâmide invertida, construída sob o museu no centro comercial Place Du Carrossel (99 Rue de Rivoli, 75004), como essa pirâmide não é visível da rua, a criançada ama descobrir o segredo.

Museu do Louvre com crianças

Se é sua primeira vez em Paris e você está com crianças pequenas, não crie muita expectativa em relação a conhecer o Louvre todo por dentro. O museu é enorme e mesmo para adultos, a visita demanda muitas horas e paciência pois está quase sempre lotado. Mas parto do principio que se você quiser, dá para fazer!

Para não passar perrengues, compre ingressos antecipados e agende sua visita para o primeiro horário da manhã. Dessa forma o museu estará bem mais vazio e as crianças não precisam esperar na fila.

Atividade para quem não quer entrar no Museu

Minha amiga Nath Amadeu aproveitou o cenário das pirâmides do Louvre para propor uma atividade para seus três pequenos: “vamos desenhar?”

Com um bloquinho e lápis grafite, cada uma das crianças desenhou a torre do seu jeitinho e com o seu ponto de vista. Uma memória linda para guardar.

Louvre com crianças pequenas

Um jeito legal de visitar o museu com as crianças é mostrar para elas, antes da visita, as obras que você quer apreciar e fazer uma caça às obras de arte. Comece pela Monalisa (que é o local mais visitado do Museu) e não deixe de mostrar para a criançada (que ama) a ala com objetos e sarcófagos egípcios. A partir de 4/5 anos eles já começam a curtir a visita.

Louvre com crianças maiores

Quem vai pra Paris com crianças maiores e curiosas dificilmente consegue escapar de dar uma visitinha a Monalisa, minha amiga Cai Oliveira fez a visita com suas duas filhas Nina e Bel de 8 e 9 anos e elas adoraram.

Elas foram no final da tarde (1,5 hora antes do museu fechar) e focaram na Monalisa e na parte do Egito que era o que as meninas – que já sabiam detalhes da história do quadro e até do roubo – mais queriam ver. Elas se encantaram com o museu, com as ruínas de uma fortaleza medieval que existia antes do Louvre ser construído. E acredite, acabou sendo pouco tempo. Elas adoraram!

E para quem vai entrar no museu, não deixe de comprar seus ingressos antecipados para entrar sem filas e sem perrengues.

6 – Praça da Concórdia

Aos pés da Avenida Champs-Elysées está a praça da Concórdia, uma praça linda ornamentada com um obelisco egípcio e decorada com duas fontes que vão chamar a atenção da criançada pelos tons dourados. De lá você verá a Avenida Champs-Elysées com o Arco do triunfo ao fundo e uma pontinha da Torre Eiffel.

Praça da Concórdia em O que fazer em Paris
Praça da Concórdia

Para quem gosta de história, vale falar que por trás de tanta beleza a praça esconde seu passado trágico. Durante a Revolução Francesas o local era a praça da guilhotina. Por lá morreram Maria Antonieta e Luís XVI, o último rei da França, dentre outros.

7 – Champs-Elysées

Uma das avenidas mais bonitas e conhecidas do mundo, a Champs-Elysées culmina no imponente Arco do Triunfo e é uma delícia para passear.

Arco do Triunfo em dicas de Paris para viajar em família
Arco do Triunfo em Paris | Foto: Vera Oliveira

Apinhada de lojas bacanudas (Louis Vuitton, Dior, Saint Laurent, Versace, Valentino) e umas simples (H&M, Zara, Nike) restaurantes, cafés.

Com a criançada vale parar na Disney Store (44 Av. des Champs-Élysées), na boutique dos produtos Ferrari ( 76 / 78 Av. des Champs-Élysées) e na loja do famoso time de football de Paris, o Paris-Saint-Germain (92 Av. des Champs-Élysées).

Vale também destacar a fachada da Louis Vuitton, que ganhou os jornais nos últimos tempos ao incluir uma instalação representando a artista Yayoi Kusama que tem uma collab bem legal com a marca.

Para provar macarons e doces franceses maravilhosos, vale dar uma paradinha na tradicional Ladurée (75 Av. des Champs-Élysées).

8 – Arco do Triunfo

No final da Avenida Champs-Élysées está o famoso Arco do Triunfo (compre ingressos antecipados) um arco enorme, cheios de detalhes bonitos, e para quem tiver disposição, mais uma oportunidade linda de ver Paris do alto. Eu particularmente adoro as vistas do alto do Arco do Triunfo, ver os carros pequeninos dirigindo e torno da grande rotatória e a Torre Eiffel no fundo.

O que fazer em Paris
Arco do Triundo Paris

Use as passagens subterrâneas

Para chegar ao arco você precisará pegar o acesso subterrâneo, e não há acessibilidade para cadeirantes ou para carrinhos de bebê. Nem pense em atravessar a rua, as chances de ser atropelado são bem altas.

Homenagem ao soldados desconhecidos

Construído em 1806 a ordem de Napoleão I, o Arco do Triunfo tem em sua base o túmulo dos soldados desconhecidos mortos em batalhas e uma chama que permanece sempre acessa. Em suas paredes nomes dos generais e das batalhas que aconteceram sob o império de Napoleão. Para quem tem disposição, sugiro subir sua escadaria e apreciar a vista da cidade e dos bulevares que culminam no arco.

Continuando a Champs-Elysées, atravessando o Arco, está o La Defense, a parte mais moderna de Paris onde ficam os grandes prédios e o centro financeiros de Paris

Planeje sua visita:

  • Endereço: Place Charles de Gaule, 75008.
  • Horário de funcionamento: das 10h às 10h30.
  • Ingressos 13 Euros

Compre ingressos aqui

9 – Jardins de Luxemburgo

O jardim de Luxemburgo (Rue de Médicis – Rue de Vaugirard – 75006) é um dos meus cantinhos preferidos de Paris mesmo antes de ter filhos. Gramadão gostoso, vibe relax e vários programas gostosos para fazer com crianças.

O principal atrativo do parque para os pequenos é o parquinho Ludo (aberto todos os dias a partir de 10h às 21h30. Ingressos: 3 euros criança e 1 euro adulto), com tirolesa, pontes suspensas, labirintos e outras atrações muito legais. O parquinho é todo construído com materiais sustentáveis e vai encantar os adultos e desafiar e mente brincante da criançada.

Jardins de Luxemburgo em passeios com crianças em Paris
Jardins de Luxemburgo: as fonts ficam recheadas de barquinhos de madeira e os pequenos se divertem

Durante o verão é possível alugar barquinhos para “navegar” pelo lago ($5 Euros). Enquanto isso os pais sentam nas famosas cadeiras verdes e relaxam um pouco. É uma delícia.

Jardins de Luxemburgo: Escorregador do parquinho Ludo
Escorregador do parquinho Ludo

As quartas, sábados e domingos a partir de 14h tem teatro de marionete.

Combine a visita ao Panthéon e com a igreja Saint-Sulpice (a segunda mais alta de Paris)

10 – Passeio pelo Rio Sena

Caminhar pelo Rio Sena é um passeio clássico e que merece entrar no seu roteiro de Paris em família, mas como criança, em geral, não aguenta caminhar tanto, a dica é escolher os trechos mais bonitos e as pontes que merecem ser atravessadas.

Passeio de barco pelo Rio Sena

Para ver os trechos mais lindos do rio sem cansar a criançada a dica é o passeio de barco pelo Rio Sena, um passeio que tem um custo benefício excelente e duração de uma hora passando pelos principais pontos turísticos de Paris. Os sobrinhos da Mari amaram ver Paris a partir do rio.

Consulte preços e reserve seu passeio

Passeio de barco em Paris com crianças
Passeio de barco em Paris com crianças | Foto: Vera Oliveira

Topa caminhar? Aí vão dois pedacinhos que amo:

Berges de Seine

Uma parada bem divertida para as crianças e adultos é o Berges de Seine (Quai d’Orsay) um calçadão bem especial para toda família. Lá a criançada vai poder escalar, brincar no labirinto desenhado no chão, desenhar com giz numa parede gigante entre outras atividades. Os pais também podem aproveitar e se divertir um pouco. Há mesas de jogos, espreguiçadeiras, redes para um momentinho de descanso nas bordas do rio Sena e cafés.

O Berges de Seine fica entre o Louvre e a Torre Eiffel, na Rive Gauche. Combine o passeio com a ponte Alexander III, que é linda, tem vistas precisas da Torre Eiffel e fica próxima do Hôtel das Invalides (onde está o túmulo de Napoleão) e ao Museu Rodin, que é um museu fácil de visitar com as crianças e uma escolha excelente para quem curte esculturas.

Atravessando a ponte Alexander III em Paris
Atravessando a ponte Alexander III | Foto: Cau Oliveira

Da Notre Dame à Sainte-Chapelle

Outro trecho que AMO caminhar é uma ilhota no centro do Rio Sena chamada de Île de la Cité. Nela estão a igreja de Notre Dame, a Sainte-Chapelle (que é lindíssima e merece ser visitada. Se for para escolher apenas uma igreja em Paris, escolha essa), e uma pontinha de ilha que adoro visitar chamada Square du Vert-Galan. Esse jardim minúsculo é um dos meus cantinhos preferidos de Paris para sentar e tomar sorvete, e na região há várias sorveterias que vendem o famoso sorvete da Berthilion.

11 – Montmartre

Montmartre é o único bairro de Paris que fica em uma colina. No topo dela, a espetacular igreja Sacré-Coeur de Marie. Esse bairro é conhecido como o bairro dos artistas e por lá você vai ver muitos artistas de rua. Tanto pintando quadros, fazendo caricaturas quanto cantando e performando nas escadarias.

O que fazer em Paris
Basílica de Sacre Couer | Foto: Isa Aggiunti

Se você viu o filme O Fabuloso destino de Amélie Poulin, você vai reconhecer vários cantinhos desse bairro. É por lá, logo na subida, que fica o café onde Amélie trabalhava e realizava um dos seus prazeres: quebrar a casquinha de açúcar do crème brulée com uma colher. O lugar se chama Café des Deux Moulin (15 Rue Lepic, 75018) e é legal para tomar um drink e beliscar algo. Outra paisagem do filme que você verá por lá são as escadarias que culminam na Sacré-Coeur. Quem se lembra da Amélie correndo de seu pretendente subindo esse colina?

Enfim, se for sua primeira vez em Paris, você precisa conhecer esse lugar, mesmo não tendo nada estruturado para a criançada brincar. Mas com certeza, eles vão gostar de correr pela praça, subir de funicular e admirar a vista de Paris de cima. Um pouco de brincadeira sem estrutura faz bem para criatividade.

O pôr do sol é o momento mais esperado no bairro e as escadarias se enchem de gente esperando as luzes de final de tarde, enquanto isso artistas de rua fazem acrobacia e dão um show.

Artista de rua arrasando em Montmatre
Artista de rua arrasando em Montmatre

12 – Carrossel de Montmartre

Na subida para a Sacré-Coeur tem um carrossel super lindo e que pode ser combinado com seu giro em Montmatre. E para subir ao topo do bairro, vale apostar no funicular. É um funicular com as janelas de vidro bem legal.

Depois dessas duas ”atrações” a criançada costuma dar uma acalmada e assim, sugiro que você aproveite para visitar a igreja e curtir as vistas de Paris de cima.

13 – A incrível Cidade das ciências e da indústria

A Cidade das Ciências e da Indústria é simplesmente sensacional. Ela é pensada para que as crianças aprendam de forma lúdica e interativa.

Cidade das Ciências e da Indústria em Paris
Kike e Juju brincando na cidade da Criança | Foto: Vera Oliveira

Crianças maiores vão se divertir aprendendo sobre temas como matemática, funcionamento do cérebro, genética, som, energia, transportes, robótica e outros assuntos muito interessantes.

Se você vai com uma criança menor de 12 anos, tem espaço pensado para ela também! A Cidade oferece três opções de acordo com a idade: O laboratório de bebês (de 0 a 23 meses) e a Cidade das crianças, que conta com espaços para crianças de 2 a 7 anos e de 5 a 12 anos.

Esses espaços foram projetados para que as crianças tenham uma experiência completa de descoberta de si mesmo e suas identidades. Também há espaço para manipulação de objetos, palavras e símbolos para que a criança afine sua percepção do mundo; experimentação com brinquedos de água e percursos que ajudam as crianças a explorar o espaço e se apropriar dele. Além disso, tem um espaço que mistura todos esses percursos. Juro, é muuuuito legal!!

Essas partes ficam na exposição permanente, que conta também com um planetário. Mas, como quase todos os museus, o espaço recebe também exposições temporárias que costumam ser muito legais também!

A cidade é destino de muitos passeios escolares das crianças francesas e é uma boa pedida para dias chuvosos, já que o espaço é fechado.

Planeje sua visita:

Cidade das Ciências e da Indústria

  • Endereço: 30, avenue Corentin-Cariou, 75019.
  • Horários de funcionamento: Terça a sábado de 9:30 às 18h e domingo de 9h30 às 19h.
  • Metro : linha 7, estação Porte de la Villette ou estação Corentin Cariou
  • Ingressos: 12 euros.

14 – Museu do chocolate

O Museu do chocolate é bem legal para os chocólatras de plantão e oferece uma visita interativa com caça ao tesouro e livrinho com quizz.

Para caça ao tesouro, as crianças recebem 8 adesivos que precisam colocar em ordem no livrinho em função das diferentes etapas do passeio e da encenação de personagens de Playmobil. As pistas estarão nas vitrines. Com direito a prêmio no final!

Além dessa visita, o museu oferece um atelier onde as crianças podem produzir seu próprio chocolate e comê-lo no final. O atelier custa 40 euros (atelier + visita), dura em média 45 minutos e precisa fazer reserva.

Planeje sua visita:

Museu do chocolate

  • Endereço: 28 Boulevard de Bonne Nouvelle, 75010.
  • Horários de funcionamento: todos os dias das 10h às 18h
  • Duração da visita 1h- 1h30.
  • Ingressos: adulto 14 euros, de 3-11 anos 8,50 euros

Garanta seu ingresso

15 – Jardin des Plantes – Museu Nacional de História Natural

Jardin des Plantes é um dos mais interessantes de Paris e um excelente programa com crianças. Ele merece um dia inteiro de visita, mas uma tarde/manhã já vai dar para conhecer bem.

O Jardin des Plantes é dividido em museus: a grande galeria da Evolução, a galeria da Geologia e da Mineorologia, a galeria da Paleontologia e da Anatomia Comparada, um pequeno zoológico. Cada galeria dessas fica em um edifício. Algumas galerias são pagas e têm um valor diferente (entre 5 e 10 euros). O tempo médio de visita de cada uma delas é de 1 hora.

A galeria da Paleontologia e da anatomia comparada sempre faz sucesso com as crianças e vale aproveitar bem o tempo nela. Entre os mais de 1000 esqueletos de animais, tem de mamute, o rinoceronte de Luís XV (que viveu em Versalhes) e diversos dinossauros.

Planeje sua visita:

  • Endereço: 57 Rue Cuvier 75005.
  • Horários de funcionamento: todos os dias das 8h às 18h30 – varia um pouco dependendo da época do ano.
  • Valor dos ingressos varia conforme a galeria

16 – Jardin d’Acclimatation

O Jardin d’Acclimatation é um mega parque de diversão dentro da cidade de Paris. Fica no bosque de Boulogne e conta com aproximadamente 40 atrações (montanha-russa, carrossel, as famosas cadeiras voadoras e muito mais!) cercado por 18 hectares de vegetação e mais de 400 animais!

O parque fica dentro da cidade e é mais barato do que a Disney. Por isso, muita gente prefere essa opção.

(Bois de Boulogne, 75116 Paris. Funcionamento: segunda, terça, quinta e sexta de 11h às 18h e quarta das 10h às 18h. Ingresso: 26 euros)

A dica é ir num dia de sol, para passar o dia ou aproveitar uma manhã/tarde e combinar o passeio com a Fundação Louis Vuitton, que fica bem perto do parque. Se a fome bater, dentro do Jardim tem vários restaurantes.

17- Fundação Louis Vuitton

Um passeio bem legal para combinar com o Jardin de d’Acclimatation. Obras de arte modernas e bem coloridas vão atrair os olhares da criançada, e fotos lindas são garantidas.

Há uma pequena salinha onde pequenos podem pintar suas próprias artes.

Fundação Louis Vuitton com crianças
Fundação Louis Vuitton: as crianças amam as cores

18 – Museu Grévin

O Museu Grévin (10, boulevard Montmartre 75009. Funcionamento: de segunda a domingo 9h-12h30 e de 13h30-17h. Ingressos: 26 euros adulto e 19 euros criança a partir de 6 anos. De 0 a 5 anos de graça) é o museu de cera onde você poderá ”encontrar” seus personagens favoritos. Para a criançada tem os personagens dos Incríveis, o cenário do The Voice, o Pequeno Príncipe, personagens do filme A era do gelo entre outros. É muito divertido e rende fotos hilárias.

Que tal o combo museu de cera + cruzeiro pelo rio Sena? Acho uma boa pedida e as crianças adoram! Aqui você tem a oportunidade de passar pelos principais pontos turísticos de Paris e ainda ficar longe da multidão. Gostou da ideia? Então, reserve aqui!

19 – Disneyland Paris

A Disneyland Paris dispensa comentários. É um passeio que as crianças simplesmente amam. A Disney de Paris é menor do que a de Orlando, mas igualmente incrível. Ela conta com dois parques: O Disneyland Park e o Walt Disney Studios Park.

Show de fogos da Disneyland de Paris
Show de fogos da Disneyland de Paris

Se for sua primeira vez, sugiro que vá ao Disneyland Park e curta os brinquedos de acordo com a idade de suas crianças. Mas se seu filho for aficcionado pelos filmes da Disney e Pixar, vale dividir seu tempo com a Walt Disney Studios Park. Ou optar por dois dias de parque

A boa é fazer a reserva com muita antecedência (dois meses pelo menos, porque os ingressos acabam muito rápido) e, se for no inverno levar muuuitos casacos porque faz muito frio e roupa extra para o caso de acidentes com água). Leve lanchinhos pois tudo dentro do parque é caro.

O jeito mais fácil de chegar é de trem (RER A) que custa 7,60 euros e leva 40 minutos para chegar.

Planeje sua visita:

  • Endereço: Bd de Parc, 77700 Coupvray.
  • Funcionamento: 9h30 às 21h.
  • Ingressos: a partir de 56 euros

Compre aqui seus ingressos

20 – Parque Astérix

A apenas 35 km de Paris, fica o Parque Astérix, um parque é dedicado ao mais famoso gaulês Asterix e seu amigo Obelix, personagens de sucesso criados pelo cenarista René Goscinny e pelo desenhista Albert Uderzo. A série foi traduzida em mais de 100 idiomas e narra com muito humor a história dos gauleses (povo celta que vivia na Gália, território onde hoje fica a França) e sua garra e determinação para proteger seu território das quase diárias tentativas de invasão pelos romanos.

O parque conta com atrações diversas como montanha-russa, carrossel, cadeiras voadoras etc. A partir de 3-4 anos a criança já aproveita bem e pode ir em várias atrações, mas a idade ideal é a partir de 7 anos, pois a criança poderá entrar em quase todas as atrações e ainda entender o toque de humor que rodeia o parque. A melhor época do ano para visitar o parque é o verão, mas durante o Natal e Halloween é bem legal também pois o parque estará todo decorado com os temas e oferece atrações extras com o tema.

O melhor jeito de chegar no parque é de ônibus, que sai do Louvre às 9h e retorna às 18h30 – precisa comprar com antecedência. Você pode ir de trem RER B parar na estação aeroporto Charles de Gaulle 1 e depois pegar um ônibus que passa a cada 30 minutos e leva até o parque ou de carro.

Planeje sua visita:

  • Endereço: 60128 Plailly.
  • Horário: 10h às 19h.
  • Não está aberto todos os dias. Veja o calendário aqui)

Verifique preços e compre ingressos aqui

21. Museu de l’Homme + Café Lucy

No Trocadero está localizado o Musée de l’Homme e dentro dele fica o Café Lucy, que tem uma vista linda da Torre Eiffel.

Ao chegar a bilheteria do Museu de l”Homme você vai informar que quer ir ao Café Lucy e eles irão te dar ingressos gratuitos para o museu, já que o Café fica dentro dele. O museu é super interativo e interessante tanto para crianças como para os adultos.

No segundo andar do museu, você vai encontrar o Café Lucy. Ele tem várias comidinhas gostosas e uma vista linda da Torre Eiffel. Vale a pena.

O que fazer em Paris dividido por categorias

Prepare sua viagem

Seguro Viagem – obrigatório para entrar na Europa

O seguro viagem é obrigatório para a entrada na Europa. Por isso, a boa é fazer um bom seguro, imprimir a apólice e levar na bolsa de mão com você porque entrando na Europa, você deverá apresentar esse seguro.

Nós do Ideias na Mala, não viajamos em seguro e recomendamos o Seguros Promo. Ele cobrirá eventuais despesas hospitalares, emergências médicas, internação e cirurgias. Enfim, funciona como um plano de saúde. Dependendo do tipo do plano contratado, ele deixará você amparado em eventuais extravios de bagagem, cancelamento de voo e perdas de conexão. Ou seja, você poderá viajar tranquilo e com segurança.

Use o cupom IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto no seu seguro viagem.

Faça sua cotação aqui.

Onde ficar em Paris

Temos um post todinho com dicas incríveis de onde ficar em Paris, mas como quem tem filhos não tem tempo a perder (e nós valorizamos muito o seu tempo), aí vai um resumão.

Primeira dica: escolha um hotel perto do metrô

A primeira coisa que você precisa observar quando escolher um hotel em Paris é ver se ele fica perto de uma estação de metrô, isso facilita demais e ajuda a não perder tempo de locomoção. Isso para quem está planejando pegar o metrô, é claro – o que eu super recomendo, aliás. Paris costuma ter o trânsito bem ruim e é difícil/caro para estacionar. Outro ponto importante para se considerar é que, normalmente, os quartos de hotel no centro de Paris com bom custo x benefício são apertados, o que pode ser um pouco complicado para quem está com crianças. Mas, não são impeditivos, já que provavelmente você ficará o dia todo na rua.

Paris em família: passeando pelas margens do Rio Sena | Foto: Cau Oliveira

Se puder, se hospede nas regiões centrais

Ficar no coração da cidade é a melhor pedida (e mais cara também). Se você não estiver com o orçamento apertado, fique por lá. Se a pedida é um hotel mais econômico ou um bom custo x benefício, considere Opéra e Saint-Lazare. Veja aqui uma seleção de hotéis e escolha o melhor para você e sua família.

Para saber se o hotel é perto do centro ou não, basta olhar o final o código postal no final do endereço. A primeira parte do número é 750 (código de Paris), depois vem o número do arrondissement, a vizinhança. Por exemplo, 75001, fica no 1er arrondissement, 75002, no segundo (2eme) e assim por diante. Os números vão crescendo em espiral com o primeiro começando na Notre-Dame de Paris.

O rio Sena corta Paris ao meio e a divide entre Rive Gauche (Margem Esquerda – tudo que está abaixo do Sena) e Droite (margem direita – tudo que está acima). A Rive Droite é mais chique e fina, enquanto a Rive Gauche é mais dos intelectuais, estudantes, escritores e filósofos.

Dito isso, vamos começar nossa seleção de hotéis.

Hotéis super caprichados em Paris

Mandarin Oriental

Hotel de luxo, a rede Mandarin Oriental nunca erra. Decoração super bonita que mistura o charme e elegância de Paris com a sofisticação oriental. As crianças são muito bem-vindas nesse hotel e tratadas com muitos mimos. Tem roupão com pantufas para eles, ursinho de presente e vários outros detalhes especiais. O hotel tem piscina com spa, restaurantes maravilhosos – um deles tem 2 estrelas Michelin, o Sur Mesure par Thierry Marx.

Onde ficar em Paris
Mandarin Oriental | Foto: Divulgação

A localização é espetacular fica quase em frente ao Jardin de Tuilerie e colado da praça Vendome. Os quartos são espaçosos, possuem vista para um bonito jardim ou para a cidade e com decoração de bom gosto. Reserve aqui.

Onde ficar em Paris
Mandarin Oriental | Foto: Divulgação

Shangri-La

Outra pedida super caprichada é o Shangri-La. Ele fica a antiga residência do príncipe Roland Bonaparte e é considerado um hotel palácio. Alguns quartos têm uma vista maravilhosa para Torre Eiffel e todos tem sala de estar separada, banheiro com aquecimento no piso, amenidades da Guerlain.

O hotel possui dois restaurantes, ambos supervisionados pelo chef Christophe Moret que possui 1 estrela Michelin. Este é o único hotel da França com restaurante chinês premiado. A área de lazer conta com um piscina coberta e sala de bilhar com lareira. O hotel oferece serviço de spa no quarto e hamman (banho turco). Reserve aqui.

Hotéis caprichados em Paris

Grand Hôtel du Palais Royal

Hotéis em Paris
Grand Hôtel Du Palais Royal | Foto: Divulgação

Esse hotel 5 estrelas no coração de Paris vai te encantar. Com 68 quartos bem iluminados, bem decorados e muito confortáveis, o hotel conta com um restaurante (o Café 52) que oferece comida orgânica e pratos sazonais.

Quem assistiu Emily em Paris vai lembrar logo na chegada de várias cenas que se passaram logo em frente ao hotel, do outro lado da rua, pois é o endereço do escritório de Emily.

Le Pavillon de la Reine & Spa

Onde ficar em Paris
Le Pavillon de la Reine & Spa | Foto: Divulgação

Localização excelente, na Place de Vosges no Marais, esse hotel de luxo oferece spa, banheira de hidromassagem e banho turco (hamman). Os quartos tem decoração bonita e única com ar condicionado, TV, frigobar e oferece acesso de elevador. Berços são disponibilizados para os quartos Deluxes.

Onde ficar em Paris
Le Pavillon de la Reine & Spa | Foto: Divulgação

O café da manhã pode ser servido no quarto, mediante solicitação ou no saguão do hotel. O hotel oferece estacionamento e serviço de manobrista.

Hôtel Square Louvois

Hotéis econômicos em Paris

Hotel Apolonia Paris Mouffetard

Hotel muito limpo, muito bem localizado (no Quartier Latin) e todo novinho – passou recentemente por uma reforma. Todos os quartos são virados para uma área comum e super calma. Até esquecemos que estamos em um bairro agitado de Paris. O hotel oferece café da manhã. Reserve aqui.

Hotel Moderne St Germain

Onde ficar em Paris
Hotel Moderne Saint Germain | Foto: Divulgação

Esse hotel tem quartos decorados com tons fortes e paredes com desenhos estampados. Tem uma pegada mais moderna, diferente do padrão Paris. e fica no Quartier Latin, ou seja, perto do Jardin de Luxembourg, Panthéon etc. Você estará super bem localizado. Li alguns comentários dizendo que os funcionários do hotel são super prestativos, e que os quartos têm ótima vedação de ruídos). O hotel oferece café da manhã pago à parte e fica bem pertinho (190m) da estação de metrô Maubert Mutualité. Reserve aqui.

The People

O The People é um hostel super bonitinho, descolado e kids friendly que fica no lugar mais charmoso de Paris, o Marais. Os quartos são para 2, 4, 6 ou 8 pessoas, possuem banheiro privativo e decoração minimalista. O hostel oferece uma cozinha compartilhada – o que é excelente para quem vai com bebê e crianças. Eles oferecem também caminha e banheira para bebês, cadeira de refeição e jogos para crianças. Para quem viaja sozinho ou com amigos, o hostel oferece dormitórios com 6 ou 10 camas e banheiro compartilhado. Reserve aqui.

Clique aqui para ver um post completo com a nossa seleção de hotéis em cada bairro de Paris.

E aí? Gostou das nossas dicas de Paris com crianças? Deixe suas dúvidas e comentários aqui no post!

E não esqueça de nos seguir no Instagram para mais dicas de viagem!

Chip de Celular

Você sabia que pode comprar seu chip de celular antes mesmo de sair do Brasil? Sim, essa dica é maravilhosa, alias! Porque é chato demais chegar em um novo lugar e ter que resolver burocracias, não? Então, para não perder tempo e ainda economizar dinheiro, compre o chip antes da sua viagem!

Nossa dica é O Meu Chip, que oferece preços bem mais em conta do que os vendidos por lá e uma ótima cobertura por toda Europa.

Veja todas as possibilidades de plano e qual se encaixa com você aqui.

Lojas Paris com crianças

Paris tem algumas lojas legais que a criançada adora. Além de comidinhas saudáveis e orgânica nos restaurantes e mercados que facilitam muito a vida do turista. Coisa que a gente nem sonha em ver nos Estados Unidos. Minha dica é ir ao mercado e comprar uns snacks para todos. Se fizer a viagem no inverno, para sempre que o frio apertar e tome um chocolate quente, um café ou chá.

3 dicas de lojas que amo para crianças:

Centre Commercial Kids (22 Rue Yves Toudic, 75010 Paris. Métro: Jacques Bonsergent ou République). Loja multimarca eco-consciente e vegana para crianças de até 14 anos. Por lá muitos brinquedos lindos de madeira, bichos, jogos educacionais, livros, objetos de decoração e, é claro, roupas super lindas das marcas mais descoladas do momento e sempre preocupadas com o meio ambiente como os calçados da Veja, as lojas Tocoto Vintage, Buho, Émile et Ida, entre outros.

WOMB: tu-do para bebês. Loja conceito parisiense, a WOMB (world of my baby – 93 Rue Réamur, 75002) tem tudo que os pais de primeira viagem precisam (carrinho, Babycook, cadeirinhas para refeição e de balanço etc). Mas também uma seleção de roupas super estilosas e irresistível para bebês e crianças. Marcas como Petit Bateau, Blune, Arsène et le pipelettes estão por lá).

Bonton (5 Boulevard des Filles du Calvaire, 75003): loja divertida que abriu suas portas há 5 anos. São 3 andares dedicados aos bebês e crianças. Tem salão de beleza, cabine para tirar foto, e no subsolo uma caverna de Ali Baba, com acessórios, brinquedos objetos de decoração.

Essas são lojas de marcas mais caras. Se você estiver procurando algo mais em conta, sugiro a GAP, Zara, Uniqlo e H&M que amo também!

Vale a pena visitar Paris com crianças?

Afinal, vale a pena visitar Paris com crianças?

Sim! Muito! A cidade, além de ser incrível para os adultos, tem toda uma atração especial pensada para os pequenos. Tenho certeza que toda a família vai se divertir e muito durante o tempo passado lá.

Agradecimentos:

Este post jamais teria ficado pronto sem as dicas e fotos da Vera Oliveira, Cai Oliveira, Keren Ben, e Natalia Amadeu. Super obrigada por tudo!

PLANEJE SUA VIAGEM

  • ONDE FICAR EM PARIS: Veja os melhores hotéis para ficar em Paris
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Beatriz Arous
Beatriz Arous
Uma carioca apaixonada por literatura e que usa o tempo livre para cozinhar, beber vinho, escrever e viajar.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *