O que fazer Montmatre em Paris: 6 paradas que valem a pena
Mal terminei o trajeto entre o Aeroporto Charles de Gaulle e o centro de Paris, e já iniciei uma jornada muito mais divertida pelo bairro de Montmatre, um bairro boêmio super animado e divertido que é conhecida pelos encantos da graciosa Igreja de Sacre coeur (Igreja do Sagrado coração) que fica no alto de uma montanha com vista para toda cidade. Além de uma igreja maravilhosa e vistas bacanas, Montmartre é um reduto de arte e diversão que merece ser explorado com carinho. Nesse post darei algumas dicas para você caminhar pelos cantinhos mais especiais do bairro, passando por bares e cafés super bacanas (incluindo o café do filme Amélie Poulain
Montmatre
De volta ao nosso passeio, fomos até Montmatre motivados pela vista bonita, e claro… pelo horário do happy hour – ANOTE ESTA DICA – que nos garantiria drinks duplos até as dez da noite. Quer mais um bom motivo? Tínhamos no grupo a Carol, uma amiga que mora em Paris e conhece super bem cada cantinho da cidade. Ela nos guiou por cada vielinha (e por cada bar) nos mostrando uma lado hiper diferente e colorido de Paris. Quer ver?
Primeira parada: estação de metrô Barbès Rochechouar
A descida na estação de metrô Barbès Rochechouar é meio conturbada. O lugar é uma completa algazarra, uma versão afrancesada da 25 de março com muita gente e todo tipo de coisa, bugiganga e aparato estranho não identificado que você imagine. Tomamos um cuidado redobrado com as bolsas e carteiras, e seguimos caminhando em linha reta até a estação de metrô Angers, passando por barzinhos animados.
Também passamos por uns lugares meio estranhos, sex shops com vitrines bizarrissimas, cinemas e casas noturnas nada ortodoxas e por ai vai… No final das contas a caminhada rende umas belas risadas.
Onde comprar lembrancinhas de Paris
ANOTE A DICA: nessa região estão algumas das lojas mais baratas de Paris para comprar lembrancinhas de viagem souvenires de Paris. Pra quem gosta de posters antigos, tem muita coisa legal.
Parada para foto no Moulin Rouge
A estação de metro Angers fica na frente da famosa casa de espetáculos Moulin Rouge (82 Boulevard de Clichy) que é uma opção de programa noturno super animado. O Moulin Rouge é um prédio vermelho, decorado com luzes neón e um moinho vermelho. Parada estratégica para fotos!
Café de 2 Moulins, o café do filme amélie poulain
Saindo de lá, seguimos para a primeira parada oficial da noite, o Café de 2 Moulins (15 Rue Lepic), também conhecido como Café do filme Amélie Poulain.
O café é todo fofo, com uma decoração temática bem bacana. Ouvi dizer que em alguns dias dá para encontrar o gnomo viajante do filme fazendo uma visitinha pelo café ;o). Não o encontrei, mas adoraria.
Happy Hour no Café de 2 Moulins
Além disso o Café de deux Moulins é um ótimo lugar para o happy hour, e tem uma lista de drinks nada modesta por 4 euros das 17:00 às 22:00. Além de drinks bacanas, as sobremesas são lindas e gostosas.
Jogo americano de papel da Amélie Poulain – um dos charmes do café
Veja também:
Crepe de Nutella: uma parada obrigatória
Saindo do Café, continuamos a subida pelas ruelas charmosas do bairro, com direito a uma parada estratégica para uma das delícias de Paris: um crepe de Nutella. Montmartre tem várias barraquinha de crepes, boas e baratíssimas, os crepes são bons, bem recheados (e custam entre 3 e 4 euros).
Arte de Rua em Montmatre
Dali percorremos as ruas de Montmatre, que ficou conhecida por ser a casa de muitos artistas renomados como Picasso e Dali, e que hoje é um reduto de arte mais contemporânea e está repleta de instalações diferentes, grafites coloridos. Tem muita coisa bacana, basta procurar um pouco para achar muito.
Alguns dos exemplos mais interessantes de Arte de rua em Montmartre são:
Máscaras pintadas e coloridas:
Algumas colocadas em lugares discretos, outras nem tanto:
Máscara: arte de rua em Montmatre
Posters e colagem
Olha essa com carinho porque é genial!
Caminhão grafitado
Caminhão grafitado, totalmente dentro do contexto. Não sei se vale bem como arte… mas…
Bonecos gigantes pendurados
A noite, dá fácil para se assustar com um desses bonecões.
Praça de Montmatre
Terminada a busca pelas máscaras perdidas, ou melhor, nossa caminhada até o coração de Montmatre, chegamos na praça principal do bairro. Um lugar super animado, repleto de barraquinha, pintores de caricatura e muita gente.
Devido ao lado artístico do bairro, acho que muita gente se empolgou em ganhar um retrato. Fiquei impressionada com a quantidade de gente tendo seu retrato pintado por artistas locais enquanto outros fotografavam o ocorrido.
Para quem quer ter seu retrato pintado, vale a pena observar o trabalho dos artistas por algum tempo para que você possa escolher um bom, e que tenha um traço no estilo que você gosta. Vi muitos retratos bonitos, mas tinha muita coisa feia no caminho.
A basílica de Sacre Couer
Antes de continuar com o nosso happy hour, entramos na basílica de Sacre Coeur, que é mil vezes mais linda do que eu lembrava. Enquanto o lado de fora é todo redondinho e bem trabalhado, a parte interna tem um lindo mosaico, e uma abóbada decorada com duas lindas estátuas de anjos. Para completar o espetáculo, a Igreja é toda iluminada com velas que as pessoas acendem. A visita vale cada segundo e é grátis.
Basílica de Sacre Coeur – Paris
Gárgula na basilica de Sacre Coeur – Paris
Paris vista do alto de Montmatre
Saindo da igreja ficamos alguns instantes na escada contemplando a vista e olhando o show que dois artistas faziam com uma bola de futebol, surreal o equilíbrio e a noção de espaço dos caras, de cair o queixo.


Rende-vous des amis: barzinho animado em Montmatre
E pra fechar o Happy hour, seguimos para um barzinho ali perto o Rende-vous dês amis (Rue Gabrielle, 23) um barzinho animado com musica ao Vivo, jarra de cerveja barata e uma decoração super legal.
Oi! Só uma dúvida.. no post você fala para descer na Estação Anvers que é em frente ao Moulin Rouge, mas pelo mapa o que eu vejo é a Estação Blanche em frente ao Moulin Rouge! Fiquei com dúvida, obrigada!
As duas ficam bem pertinho. Tudo depende da linha que vc estiver!
Beijos