Paris: Um passeio por Montmatre

Mal terminei o trajeto entre o Aeroporto Charles de Gaulle e o centro de Paris, e já iniciei uma jornada muito mais divertida pelo bairro de Montmatre, um bairro boêmio super animado e divertido que é conhecida pelos encantos da graciosa Igreja de Sacre coeur (Igreja do Sagrado coração) que fica no alto de uma montanha com vista para toda cidade. Além de uma igreja maravilhosa e vistas bacanas, Montmartre é um reduto de arte e diversão que merece ser explorado com carinho. Nesse post darei algumas dicas para você caminhar pelos cantinhos mais especiais do bairro, passando por bares e cafés super bacanas (incluindo o café do filme Amélie Poulain

Montmatre

De volta ao nosso passeio, fomos até Montmatre motivados pela vista bonita, e claro… pelo horário do happy hour – ANOTE ESTA DICA – que nos garantiria drinks duplos até as dez da noite. Quer mais um bom motivo? Tínhamos no grupo a Carol, uma amiga que mora em Paris e conhece super bem cada cantinho da cidade. Ela nos guiou por cada vielinha (e por cada bar) nos mostrando uma lado hiper diferente e colorido de Paris. Quer ver?

Bar em Montmatre

Primeira parada: estação de metrô Barbès Rochechouar

A descida na estação de metrô Barbès Rochechouar é meio conturbada. O lugar é uma completa algazarra, uma versão afrancesada da 25 de março com muita gente e todo tipo de coisa, bugiganga e aparato estranho não identificado que você imagine.  Tomamos um cuidado redobrado com as bolsas e carteiras, e seguimos caminhando em linha reta até a estação de metrô Angers, passando por barzinhos animados.

Também passamos por uns lugares meio estranhos, sex shops com vitrines bizarrissimas, cinemas e casas noturnas nada ortodoxas e por ai vai… No final das contas a caminhada rende umas belas risadas.

Onde comprar lembrancinhas de Paris

ANOTE A DICA: nessa região estão algumas das lojas mais baratas de Paris para comprar lembrancinhas de viagem souvenires de Paris. Pra quem gosta de posters antigos, tem muita coisa legal.

Moulin Rouge - ParisParada para foto no Moulin Rouge

A estação de metro Angers fica na frente da famosa casa de espetáculos Moulin Rouge (82 Boulevard de Clichy) que é uma opção de programa noturno super animado. O Moulin Rouge é um prédio vermelho, decorado com luzes neón e um moinho vermelho. Parada estratégica para fotos!

Café de 2 Moulins, o café do filme amélie poulain

Saindo de lá, seguimos para a primeira parada oficial da noite, o Café de 2 Moulins (15 Rue Lepic), também conhecido como Café do filme Amélie Poulain.

Café de 2 Moulins - Amelie Poulain

O café é todo fofo, com uma decoração temática bem bacana. Ouvi dizer que em alguns dias dá para encontrar o gnomo viajante do filme fazendo uma visitinha pelo café ;o). Não o encontrei, mas adoraria.

Café de 2 Moulins - Amelie PoulainHappy Hour no Café de 2 Moulins

Além disso o Café de deux Moulins é um ótimo lugar para o happy hour, e tem uma lista de drinks nada modesta por 4 euros das 17:00 às 22:00. Além de drinks bacanas, as sobremesas são lindas e gostosas.
Café de 2 Moulins - Paris

Jogo americano de papel da Amélie Poulain – um dos charmes do café

Crepe de Nutella: uma parada obrigatória

Saindo do Café, continuamos a subida pelas ruelas charmosas do bairro, com direito a uma parada estratégica para uma das delícias de Paris: um crepe de Nutella. Montmartre tem várias barraquinha de crepes, boas e baratíssimas, os crepes são bons, bem recheados (e custam entre 3 e 4 euros).

Arte de Rua em Montmatre

Dali percorremos as ruas de Montmatre, que ficou conhecida por ser a casa de muitos artistas renomados como Picasso e Dali, e que hoje é um reduto de arte mais contemporânea e está repleta de instalações diferentes, grafites coloridos. Tem muita coisa bacana, basta procurar um pouco para achar muito.

Alguns dos exemplos mais interessantes de Arte de rua em Montmartre são:

Máscaras pintadas e coloridas:

Algumas colocadas em lugares discretos, outras nem tanto:

Máscara: arte de rua em Montmatre

Máscara: arte de rua em Montmatre

Arte de rua em Paris

Máscaras - arte de rua em Paris

Máscaras - Arte de Rua em ParisMáscaras - Arte de Rua em ParisMáscaras - Arte de Rua em Paris

Posters e colagemPosters e colagem - em Paris

Posters e colagem - em ParisOlha essa com carinho porque é genial!

Posters e colagem - em Paris

Caminhão grafitado

Caminhão grafitado, totalmente dentro do contexto. Não sei se vale bem como arte… mas…

Bonecos gigantes pendurados

A noite, dá fácil para se assustar com um desses bonecões.

Praça de Montmatre

Terminada a busca pelas máscaras perdidas, ou melhor, nossa caminhada até o coração de Montmatre, chegamos na praça principal do bairro. Um lugar super animado, repleto de barraquinha, pintores de caricatura e muita gente.

Devido ao lado artístico do bairro, acho que muita gente se empolgou em ganhar um retrato. Fiquei impressionada com a quantidade de gente tendo seu retrato pintado por artistas locais enquanto outros fotografavam o ocorrido.

Para quem quer ter seu retrato pintado, vale a pena observar o trabalho dos artistas por algum tempo para que você possa escolher um bom, e que tenha um traço no estilo que você gosta. Vi muitos retratos bonitos, mas tinha muita coisa feia no caminho.

Retratista em MontmatreRetratista em Montmatre

A basílica de Sacre Couer

Antes de continuar com o nosso happy hour, entramos na basílica de Sacre Coeur, que é mil vezes mais linda do que eu lembrava. Enquanto o lado de fora é todo redondinho e bem trabalhado, a parte interna tem um lindo mosaico, e uma abóbada decorada com duas lindas estátuas de anjos. Para completar o espetáculo, a Igreja é toda iluminada com velas que as pessoas acendem. A visita vale cada segundo e é grátis.

Basilica de Sacre Coeur - Paris

 Basílica de Sacre Coeur – Paris

Gárgula na basilica de Sacre Coeur - Paris

Gárgula na basilica de Sacre Coeur – Paris

Paris vista do alto de Montmatre 

Saindo da igreja ficamos alguns instantes na escada contemplando a vista e olhando o show que dois artistas faziam com uma bola de futebol, surreal o equilíbrio e a noção de espaço dos caras, de cair o queixo.

Vista do alto de Montmatre -ParisArtista de rua em Montmatre -ParisArtista de rua em Montmatre -ParisRende-vous des amis: barzinho animado em Montmatre

E pra fechar o Happy hour, seguimos para um barzinho ali perto o Rende-vous dês amis (Rue Gabrielle, 23)  um barzinho animado com musica ao Vivo, jarra de cerveja barata e uma decoração super legal.

Rende-vous dês amis - Paris

Planeje sua viagem

Comentários (6)

Oi! Só uma dúvida.. no post você fala para descer na Estação Anvers que é em frente ao Moulin Rouge, mas pelo mapa o que eu vejo é a Estação Blanche em frente ao Moulin Rouge! Fiquei com dúvida, obrigada!

As duas ficam bem pertinho. Tudo depende da linha que vc estiver!
Beijos

[…] almoçar no Café des 2 Moulins (15 Rue Lepic) – o café da Amelie Poulaim em Montmatre e depois fomos para o aeroporto para ir a […]

[…] Veja aqui ideias de passeio por Montmatre. […]

[…] post ( https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/06/18/paris-um-giro-por-montmartre/) você verá  alternativas de um passeio mais artístico por […]

Deixe o seu comentário