Roteiro de 1 dia em Bordeaux: as melhores atrações da cidade

Está planejando uma viagem a Bordeaux na França? Este post é pra você. Fizemos um roteiro de 1 dia em Bordeaux com as principais atrações turísticas da cidade e se puder fique mais uns dias para conhecer as vinícolas da região e outras atrações que separamos aqui. O passeio é todo a pé, mas também pode ser feito de bicicleta ou bonde elétrico.

Bordeaux, ou Bordéus, encanta com sua arquitetura clássica e neoclássica, e a cada esquina você encontra uma nova surpresa. Além de sua história rica e belos boulevards, a cidade abriga o incrível museu do vinho, La Cité du Vin, e oferece uma gastronomia que se destaca até mesmo na França. E claro, Bordeaux é a porta de entrada para as vinícolas mais prestigiadas do país.

roteiro de 1 dia em Bordeaux
Praça da Bourse | Imagem: Unsplash

Roteiro de 1 dia em Bordeaux: as melhores atrações da cidade

Em 2007, o centro de Bordeaux foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial, sendo o maior patrimônio urbano do mundo, com mais de 350 prédios tombados. A cidade é um verdadeiro museu a céu aberto, passando por uma revitalização desde 1995 para se tornar mais amigável para pedestres, com trams, ciclovias e parques nas margens do rio Garonne.

Além da cidade de Bordeaux em si, conhecida como a capital do vinho, os arredores são riquíssimos de vinícolas então a sugestão é ficar hospedado pelo menos três noites em Bordeaux, basicamente um dia para passear pela cidade e dois pelos arredores, mas para aproveitar a região com mais calma a dica é tentar ficar pelo menos mais uma ou duas noites.

Roteiro de 1 dia em Bordeaux:

  1. Pont de Pierre
  2. Basílica de São Michel
  3. Grosse Cloche (grande relógio)
  4. Catedral de Saint Andrés
  5. O teatro de Bordeaux
  6. LEntrecôte
  7. Praça de Quinconces
  8. Jardin Public
  9. Praça da Bourse

Outras atrações em Boudeaux:

No final deste post você vai encontrar dicas de:

1. Pont de Pierre

A Pont de Pierre é uma ponte de pedra de quase 500 m de comprimento que cruza o Rio Garonne (Garona). Essa ponte foi construída a pedido de Napoleão Bonaparte em 1822 e é considerada uma das mais lindas da Europa.

Começar na ponte traz bastante expectativa do roteiro, pois você verá a ponta das igrejas e dos monumentos que irá conhecer ao longo do dia.

que fazer em Bordeaux
Pont de Pierre Bordeaux | Imagem: Unsplash

2.Basílica de São Michel

Ao atravessar a Pont de Pierre, você já verá a linda Porte de Bourgogne, um portal para a parte antiga da cidade. Passando pela avenida Cours de Victor Hugo, vire a esquerda em direção ao Quartier São Michel para chegar à enorme Basílica de São Michel construída no século XV.

que fazer em Bordeaux na França
Basílica de São Michel ao fundo

A basílica de São Michel é um dos três monumentos de Bordeaux listados na parte francesa da peregrinação de Santiago de Compostela, ou seja, um local de grande importância para os católicos. A torre, a segunda mais alta da França, tem 114 metros de altura e mal cabe nas lentes da máquina fotográfica. Ela já foi duas vezes destruída por ventos e furacões, mas felizmente foi reconstruída. A torre atual data de 1865.

  • Entrada: Gratuita.
  • Horário: 9:00 às 19:00.

3. Grosse Clochegrande relógio 

De volta a Cours de Victor Hugo, a próxima parada é o elegante Grosse Cloche (grande relógio) que nos lembra ligeiramente o grande relógio de La Rochelle, uma enorme torre datada do século XV com 40 metros de altura. No topo, os telhados circulares parecem de um castelo de princesa e tem um enorme sino que antigamente era usado para alertar os moradores em caso de incêndio.

Ao lado do relógio há uma igreja pequenina – Église de Saint Eloi – que achamos bem delicada e especial. O relógio é tão grandalhão perto dela, que dá fácil para passar despercebido sem nem notar a igrejinha.

Grosse Cloche em Bordeaux
Grosse Cloche (o grande relógio)

4. Catedral de Saint Andrés

Saindo do relógio, vale a pena passear pelas ruas estreitas e observar os cantinhos da cidade em direção à ponta Dourada da Torre de Pey Berland da Catedral de Saint Andrés. Outra parada de peregrinos do caminho de Santiago de Compostela, a Catedral de Saint Andrés é a maior igreja da cidade.

Originalmente, a catedral data de 1096, sendo a mais antiga da França, mas o edifício atual foi construído no século XVI. As portas decoradas e os vitrais são deslumbrantes, segundo a história, a igreja também tinha muito ouro em seu interior, mas devido à pilhagens e roubos ao longo do tempo, e o tesouro foi se perdendo.

A torre e igreja foram construídas separados para que as batidas do sino da torre não abalassem a estrutura da Igreja, mas curiosamente a torre que teve sua construção iniciada em 1440 ficou sem sino até o ano 1853. A torre foi nomeada em homenagem a Pey Berland, dedicado ao bispo que ordenou a construção da igreja, da universidade de Bordeaux e posteriormente da própria torre.

Catedral de Bordeaux na frança
Catedral de Bordeaux

É possível subir na torre e, apesar da subida desafiadora da escada antiga em caracol, a vista vale muito a pena. A varanda foi coberta por uma tela apara evitar acidentes, o que dificulta as fotos, mas ver a cidade do alto assim é lindo. Inclusive, de lá você consegue ver as próximas paradas: o teatro de Bordeaux e a Praça de Quinconces.

  • Entrada: 3 euros
  • Horário: de terça a sábado das 10:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00. Domingo de 9:30 às 18:00 e segunda de 14:00 às 19:00.

5.O Teatro de Bordeaux

O Grande Teatro de Bordeaux é uma construção impressionante adornado com 12 gigantescas colunas no estilo coríntio, acima das colunas há também 12 estatuas, 9 musas e os deuses Juno, Venus e Minerva.

Você pode visitar o interior do teatro, na entrada tem uma grande escada de pedra e as paredes todas decoradas com esculturas e arranjos. O domo é todo pintado a mão, os lustres são deslumbrantes e a dica é se programar para ver alguma ópera ou conserto.

O teatro em si é magnífico, considerado um dos melhores da França, com aqueles camarotes rebuscados na laterais igual aos filmes antigos, super decorados.

Ópera National de Bordeaux
Ópera National de Bordeaux | Imagem: Unsplash

6. L’Entrecôte

Esta cadeia de restaurantes presente em várias cidades francesas L’Entrecôte (Endereço: 4 Cours du 30 Juillet) é famosa pelo prato único, um filé de lombo servido com um molho mostarda delicioso, fritas (finíssimas e crocantíssimas à vontade) e uma saladinha.

Ele é bem famoso e disputado, então chegue cedo ou prepare-se para esperar. O menu custa 22 euros e sugiro pedir meia garrafa de vinho por 12 euros.

Prove o Canelé

E já que o assunto é comida, você não pode passar por Bordeaux sem comer o melhor e mais tradicional ”bolinho” da região, o canelé. Ele é crocante por fora e macio por dentro, feito com baunilha, rum, farinha e ovo. É delicioso!

Por ser um doce típico da região, você encontrará com facilidade em todas as padarias e confeitarias, mas se quiser experimentar um especial, sugiro a Baillardran (endereço: 10 cours du XXX Juillet Praça Quinconces), ou na Toque Cuivrée (endereço: 41 Pl. Gambetta).

7. Praça de Quinconces

A praça de Quinconces é conhecida por ser uma das maiores da Europa. Tem um monumento enorme no meio, com uma fonte bonita em homenagem aos girondinos executados na Revolução Francesa. A praça também tem outras esculturas, não tão chamativas como a principal, é claro, que homenageia artistas e outras pessoas importantes da França.

Dica: na esquina entre o L’Entrecôte e a praça, tem o Escritório de Turismo de Bordeaux que oferece um mapa grátis da cidade e dicas e vinícolas para visitar. Não deixe de pegar também a revista que dá sugestões de lugares para visitar que é super completa.

Place des Quinconces em Bordeaux na França
Place des Quinconces | Imagem: Unsplash

8. Jardin Public

Outro passeio legal é o Jardin Public, um grande parque que fica bem pertinho de Quinconces e é tudo de bom principalmente no verão. Flores lindas, canteiros floridos e um lago bonito com uma pequena ponte, um clima bem agradável e um respiro pro dia agitado. Muitas pessoas levam canga para deitar ali, ler e até fazer um piquenique.

Jardim publico de Bordeaux
carrossel no Jardin Public

9. Praça da Bourse

A última parada do roteiro é a praça da Bourse, originalmente conhecida como praça Royal, foi construída em memória do rei Luís XV. O edifício de fachada imponente com várias colunas é o Palácio da Bolsa de Valores, a vista dele com seu reflexo no espelho d’agua é imperdível. Aliás, de tempos em tempos o espelho d’água se enche e esvazia, transformando a água em nuvens de vapor d’água e vira um verdadeiro playground para os pequenos.

A praça fica bem bonita a noite também, com luzes nas fachadas dos prédios ao redor e a fonte toda iluminada. É um lugar bem lindo e dá pra tirar várias fotos legais.

Para encerrar o dia, a sugestão é conhecer um pequeno restaurante bem acolhedor chamado Le Petit Bois para tomar um vinho e comer bem. O restaurante fica no caminho entre a praça e a Pont de Perre, aberto das 18:00h às 12:45h (endereço: 18 Rue du Chai des Farines, 33000).

Outras atrações em Bordeaux

Cité du Vin

Com a missão de apoiar, transmitir e valorizar o patrimônio do vinho, a Cidade do Vinho (Esplanade de Pontac) abriu suas portas em 2016. Trata-se de um grande complexo com arquitetura contemporânea que lembra um decanter de vinho e fica nas margens do rio Garonne.

Após sua visita, com diversas exposições sobre vinho, degustação, ateliês, restaurantes e cafés, você entenderá o porquê do vinho ser considerado patrimônio cultural e universal.

como é visitar a cite du vin em Bordeaux
Cite du Vin | Imagem: Adobe Imagem

Um dos ateliês que valem super a pena é o Via Sensoria. Trata-se de uma experiência sensorial que te transportará para 4 lugares diferentes do mundo associando às 4 estações do ano. Cada vinho especialmente pensado para transmitir todas as delicadezas de cada época do ano!

A experiência recebeu um prêmio por “Oferta Excepcional” distinta na categoria de Arte, Cultura e Expertise pelo Wine Tourism Awards 2024. O ateliê dura 1 hora, acontecem três eventos por dia, às 11:30, 14:00 e 16:30 todos os dias entre 26 de março a 3 de novembro. Se você não estiver por lá nessa época, não tem problema, a exposição permanente já vale muito a pena e existem outros ateliês igualmente incríveis!

  • Endereço: 134 Quai de Bacalan
  • Horário: de 7 de janeiro a 22 de março de 10:00 às 18:00 e no resto do ano até as 19:00.
  • Ingresso: Exibição permanente: adultos 22 euros e jovens (6 a 17 anos) 9 euros | Via Sensoria degustação: adultos 22 euros e jovens (6 a 17 anos) 9 euros | Combinado Exposição +Via Sensoria adultos 37,50 euros e jovens

Compre aqui seu ingresso para a La Cité du Vin em Bordeaux, com áudio guia em português e evite as filas enormes para entrar. Além disso, você terá direito a apreciar uma taça de vinho em uma degustação, escolhendo um vinho de uma seleção de cerca de 15 vinhos.

Compre seu ingresso aqui

Os vinhos da região de Bordeaux

A região de Bordeaux é conhecida mundialmente por seus vinhos de alta qualidade e pelo blend delicioso das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot. Alguns blends incluem porções menores de Petit Verdot, Malbec e Carmenère. A região também é famosa pelos vinhos brancos do tipo Sauvignon Blanc e do vinho de sobremesa Sémillon.

Aproveite sua viagem a Bordeaux para esticar para uma das regiões vinícolas, recomendo um Roteiro de 1 dia em Saint-Emilion, onde estão algumas das vinícolas mais renomadas do mundo.

Nós recomendamos dois tours ótimos para quem quer conhecer as vinícolas e fazer degustação:

Outras vinícolas

Além das famosas vinícolas de Saint-Emilion e Médoc, a região tem outras bem interessantes e você pode se organizar para conhecer mais, então aqui vai uma lista de algumas mais próximas ao centro de Bordeaux e algumas mais distantes.

  • Château Pape Clément: muito tradicional e conceituada, a vinícola produz vinhos renomados desde o século 13 numa propriedade excepcional e uma adega imensa. O tour básico e degustação de três vinhos é agendada online por 25 euros por pessoa e dura cerca de 1 hora e meia. O Chatêau tem outros tours mais elaborados e com diferentes preços. Para chegar você pode ir de carro ou de ônibus (linha 4 saindo próximo à Catedral Santo André, leva cerca de 1 hora para chegar).
  • Château Bardins: outra boa vinícola mais próxima da cidade, fica a cerca de 1 hora do centro. Você pode ir de carro ou ônibus (linha 5 saindo em frente ao Jardim Botânico até Trigan e de lá pegue um taxi para a vinícola). É uma ótima opção para um passeio diferente, afinal o passeio básico custa 10 euros para adultos e 5 euros para crianças e é feito de bicicleta. Você vai passando pelas estradinhas e vendo a paisagem e ainda conhece outros châteaus próximos.
  • Château Giscours: um lugar impressionante com um parque gigantesco e um castelo super aconchegante. Para visitar livremente o parque e degustar uma taça de vinho é 10 euros por pessoa e uma visita clássica à vinha e degustação de 2 vinhos sai por 18 euros. A vinícola fica a uns 30 km de Bordeaux e é preciso ir de carro.
  • Château d’Yquem: esse é mais distante de Bordeaux e um dos mais nobres também. A vinícola fica em Sauternes, uma vila bem pequena muito conhecida pelos vinhos brancos licorosos, criados de uma forma única que só existe ali, um fungo especial que faz uma super maturação da uva, produzindo vinhos muito doces. É uma visita impressionante e mais luxuosa, para a visita simples com degustação do vinho carro chefe e tour pelas instalações são 90 euros. A vinícola oferece translado da cidade de Langon, mas para chegar até lá é preciso pegar um ônibus (linha 15 do Jardim Botânico até a estação Bégles, de lá pegar o trem linha 866711 até Langon). Outra opção é ir de carro, leva cerca de 1 hora de Bordeaux.

Como visitar as vinícolas da região

Se você quiser visitar as vinícolas da região poderá escolher entre três opções:

a) alugar um carro: foi o que fizemos. É bom, mas não dá para beber e dirigir, né? Então, precisa de um motorista da rodada. A sugestão é alugar o carro com a RentCars, onde você pode comparar os preços em várias locadoras de carro e escolher o melhor custo x benefício.

Alugue seu carro aqui

b) ir de trem: para a vinícola mais famosa como as de Saint-Emilion, os tickets vão de 5 a 10,40 euros, comprando com antecedência você economiza um bocado. Os trens partem de manhã desde as 9h30 às 19h30 e da estação de St. Emilion você pega um táxi até a vinícola.

c) recorrer a um tour: existem várias opções legais como sugerimos para Saint-Emilion, tour de um dia inteiro ou uma excursão de meio dia.

d) ônibus: para a as vinícolas mais próximas, é bem tranquilo ir de ônibus, mas as mais distantes não tem essa opção.

Dica: Se for por conta própria, escolha a vinícola que deseja visitar e faça a reserva com pelo menos um dia de antecedência para não dar de cara com a porta.

Bairro Chartrons

O bairro de Chartrons fica relativamente perto do centro, é melhor ir de tram, muito charmoso e tradicional da cidade de Bordeaux. Antigamente era uma pequena vila de pescadores e com o tempo se tornou um importante local de comércio de vinhos.

Hoje é conhecido pelo clima boêmio, pelas lojas de antiguidades charmosas e mercados locais. O mais tradicional é o Merché de Chartrons que funciona de terça a sábado das 7h às 13h.

Vale ir numa manhã mais cedo para conhecer o mercado, comprar alguma lembrancinha nas lojas de antiguidades e, claro, tomar um vinho na praça do bairro a Place de Chartrons.

Na volta para o centro, uma sugestão é passar pelo Parc Rivière, um parque muito bonito que tem as ruínas de um castelo e uma casa burguesa do fim do século XIV. Perto do parque, tem o Instituto de artes Bernard Magrez, um edifício belíssimo com um jardim impecável que abriga exposições e coletivos de arte, que carrega o nome do fundador, um grande proprietário de vinícolas da região.

Porte Cailhau

É um ponto turístico bem famoso na cidade, um portão medieval bem imponente construído século XV como parte da estrutura de defesa da cidade. O portal tem 35 metros de altura com os topos arredondados parecendo um pequeno castelo e decorados com algumas esculturas e estátuas de pedra.

O portal está temporariamente fechado para subir na torre, mas lá em cima tem uma vista maravilhosa do rio, da ponte de pedra e do centro da cidade, se tiver oportunidade vale a pena subir. O CityPass inclusive te dá acesso gratuito à torre do portal.

Em frente ao Porte Cailhau está a Place du Palais, que não é muito movimentada e bem agradável com alguns bares, ótimo para passar um tempinho e descansar um pouco. Ali também tem uma loja bem conhecida chamada Art et Vins, com uma adega recheada de vinhos e whiskeys.

Museus em Bordeaux

A cidade de Bordeaux tem museus bem interessantes e pode ser um programa bem legal se você tiver um pouquinho mais de folga na viagem. Alguns dos museus mais interessantes são:

  • Museu da Aquitânia: museu dedicado a achados e importantes artefatos históricos que datam desde a pré-história até a atualidade da região da Aquitânia. Uma das partes mais interessantes do museu é dedicado à atuação portuária da cidade de Bordeaux entre 1800 até 1939, uma forma de conhecer um pouco mais sobre história da cidade e fica pertinho do Grosse Cloche e da Catedral de Saint Andre. Aberto todos os dias de 11:00 as 18:00, exceto segundas e feriados.
  • Museu e Galeria de Belas Artes: Próximo ao Museu da Aquitânia, fica num antigo palácio do século XVIII e reúne obras incríveis de pintores europeus renomados, como Matisse, Delacroix, Picassso e Renoir. Aberto todos os dias de 11:00 as 18:00, exceto às quintas feiras e feriados.
  • Cap- Museu de Arte Contemprorânea de Bordeaux: fica num prédio lindo e no interior você vê as estruturas e arcos antigos do edifício. O museu abriga exposições temporárias e coleções permanentes e é uma referência para artistas da região e da França. Aberto todos os dias de 11:00 as 18:00, exceto segundas e feriados.

Dica: Só o museu de arte contemporânea não tem entrada liberada com o CityPass.

Como se locomover em Bordeaux

Bordeaux é uma cidade super fácil de andar e conta com uma extensa linha de trams (bondinho) e de ônibus. Uma sugestão é comprar o City Pass Bordeaux, que te dá acesso ilimitado ao transporte público da cidade além de entrada gratuita em muitas atrações e monumentos, como a torre do relógio Grosse Cloche, Torre de Pey Berland, o Instituto Bernard Magrez e museus da cidade.

Você pode escolher o CityPass válido por 24, 48 ou 72 horas, o que vai deixar a viagem mais prática no quesito deslocamento.

Comprar o City Pass Bordeaux aqui

  • Bicicleta: Para quem curte um exercício, alugar uma bicicleta pode ser uma ótima escolha. Você pode alugar a sua por apenas 5,80 euros por 24horas ou uma bicicleta elétrica por 6,80 euros com seu cartão de crédito nas estações espalhadas pela cidade. Se o budget tiver apertado, dá fácil para fazer quase tudo a pé.
  • Tram: O bilhete de tram custa 2 euros e você poderá usar durante 1 hora. Você pode baixar o aplicativo Witick no site da TBM no seu smartphone, escolher a melhor opção (1, 2, 10 viagens, 24 horas ou 7 dias) e validar nos transportes públicos.
  • Ônibus: são várias linhas e é super tranquilo de usar, os tickets custam 2 euros por viagem.

Onde ficar em Bordeaux

Praticamente todos as atrações turísticas estão no centro histórico ou bem próximo dele. Ficando no centro da cidade você poderá conhecer tudo a pé ou, se cansar, pegar transporte público. Veja nossa seleção de hospedagem no centro de Bordeaux:

Hotéis caprichados

  • Le Palais Gallien Hôtel & Spa: localização perfeita, com um jardim lindo e piscina, o hotel tem ótimas acomodações, café da manhã imperdível. Além disso, tem bar, restaurante, spa e transfer do aeroporto.
  • Villas Foch Boutique Hotel & Spa Bordeaux: fica entre o Rio Garona e o Jardim botânico, super central com vista linda da cidade. O hotel oferece piscina coberta, spa, academia, bar e café da manhã excelente, além de quartos mega confortáveis.
  • InterContinental Bordeaux Le Grand Hotel:hotel 5 estrelas no conração de Bordeaux, com spa, piscina coberta, varanra e um café da manhã excepcional. Quartos espaçosos e aconchegantes, num edifício clássico da cidade.

Hotéis bom custo x benefício:

  • Hôtel Singulier Bordeaux: bem elegante e confortável, o hotel tem uma varanda linda com vista da cidade, ótimo café da manhã e fica numa região bem central, a 10 minutos a pé do grande Teatro. Você pode solicitar o serviço de transfer do aeroporto por um custo adicional.
  • FirstName Bordeaux: o hotel fica bem próxima da icônica Catedral de St. Andre, tem acomodações bem confortáveis, café da manhã, restaurante e uma vista linda de Bordeaux.
  • Villa Erizio, Bordeaux Centre: esse apartamento inteiro fica numa região super central, é bem charmoso e aconchegante. Tem terraço, cozinha completa e um ótimo café da manhã.

Hotéis econômico:

  • Le Seven: apartamento inteiro pequeno mas funcional que fica a 5 minutos a pé da Praça de Quinconces. Com ar condicionado, cozinha completa e alguns studios tem banheira. Ótima opção para passa a noite com tranquilidade.
  • Staycity: um aparthotel bem moderno com ótimo café da manhã e localização impecável, bem próximo ao grande sino de Bordeaux, o Grosse Cloche.
  • Aparthotel Adagio: outra opção ótima de aparthotel, bem confortável e espaçoso, com ótimo café da manhã e na região central da cidade. Tem ar-condionado, uma vista linda da cidade e estação de tram logo em frente.
roteiro 1 dia em Bordeaux
Jardim público

Não esqueça do seguro viagem

Além de obrigatório para quem viaja para a Europa, o seguro viagem é indispensável para que você consiga aproveitar o melhor da sua viagem sem stress.

Um bom seguro vai muito além de coberturas hospitalares, cobrindo também determinado valor para você gastar em compras no caso de extravio temporário de bagagem, ou mesmo no caso de um cancelamento de voo.

Nossa dica é o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de apólices e traz para você as melhores opções disponíveis no mercado, mostrando os valores e tipos de cobertura, tudo certinho pra você.

Quer mais desconto?

Inserindo o código IDEIASNAMALA15 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro viagem

E ai, gostou do nosso Roteiro de 1 dia em Bordeaux? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Bordeaux.
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Alugue com a RentCar.
  • CHIP EUROPA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Leia também:

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar CARLA Silva disse:

Amei esse roteiro

Avatar Jurandir Valente disse:

Olá Mari
Gostei muito do sei Blog, belas fotos e muitos detalhes, estarei indo para Bordeaux no próximo maio/2017 espero que 5 dias seja o suficiente!!! Muito obrigado bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delícia Jurandir! Em 5 dias vai dar tempo de tomar muito vinho bom!
Aproveite a viagem!
Beijos

Avatar Ana Lúcia Souza disse:

Oi Mari, adorei seu blog. Fiquei super entusiasmada e já imprimi tudo.
Estou indo para Bordeaux em maio. Vou passar dois dias, mas vou tentar ver tudo e ainda ir a St. Emillion.
Obrigada. Beijos.

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delicia de viagem Ana Lúcia! Aproveite bastante!
Se tiver um tempinho, passe aqui na volta para contar como foi e deixar novas dicas!
Beijos,
Mari Vidigal

Avatar Márcia disse:

Estaremos em Bordeaux de 18 a 21/07 deste ano. Gostei muito das dicas. Iremos a Sain Emilion de excursão e visitaremos vinícolas.
Parabéns pelo blog! Tudo muito bem escrito com detalhes incríveis!
Meu nome é Márcia Scalla Oliani.
Estaremos eu e o Paulo , meu marido ai!
Primeiro iremos dar um giro na Sicilia, na Sardenha e em Paris com nossos dois filhos João Paulo e Breno. Gratidão por tudo!

Avatar Diego disse:

Parabéns pelo blog!! excelentes dicas! muito preciosas! Acabei de chegar em Bordeaux para ficar 5 dias. Você sabe se as estradas que ligam aos vilarejos como Saint-émillion, Pomerol, etc, tem pedágios?

Abs!
Diego

mari vidigal mari vidigal disse:

Puxa Diego, não consigo me lembrar 🙁

Avatar nospelomundo disse:

Gostei imenso do seu blogue. Vou em breve a Bordeaux e por isso as suas dicas foram preciosas.

mari vidigal mari vidigal disse:

Que legal, espero que você aproveite a viagem!!! Na volta passe por aqui e conte como foi!!!!
Beijos

Avatar Marina Pernavia disse:

Olá

Meu nome é Marina Pernavia e faço assessoria de imprensa voltada pro turismo.
Gostaria do seu email para podermos trocar informações.
Obrigada!
Abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marina,

O contato do idéias é [email protected]
Abraços,
Mari