O que fazer em Saint-Émilion, na França: roteiro de 1 dia saindo de Bordeaux.

Saiba o que fazer em Saint-Émillion com nosso guia completo sobre essa cidade charmosa, repleta de castelos e histórias. Aqui você vai encontrar as melhores vinícolas para visitar, os principais pontos turísticos da cidade, sugestões de onde comer e um roteiro de 1 dia em Saint-Émilion saindo de Bordeaux, para aproveitar ao máximo sua visita.

Para quem desejar esticar o passeio, fizemos uma curadoria dos melhores hotéis de Saint-Émilion. Há opções para todos os bolsos, inclusive para quem viaja em família. Pronto para se apaixonar por esse vilarejo medieval?

roteiro de 1 dia em Saint-Émilion saindo de Bordeaux
Vistas lindas de Saint-Émilion e as videiras

Roteiro de 1 dia em Saint-Émilion na França: todos os detalhes para planejar sua viagem

Saint-Émilion é um destino queridinho dos amantes de vinho. Pra você ter uma ideia, a cidade tem uma área de 27 km², com aproximadamente 2 mil habitantes, e mais de 5 mil hectares de vinícolas, que produzem acima de 3 milhões de garrafas de vinho por ano.

De lá saem os famosos rótulos do Garone, um dos rios que delimitam as macrorregiões vinícolas da França. Saint-Émilion está à margem direita, onde são elaborados os vinhos mais encorpados, como os Grand Cru.

Não faz questão de vinho? Vá tranquilo!

Mesmo quem não é fã de vinhos vai gostar de visitar a vila medieval de Saint-Émilion e se encantar com seu charme. A vinicultura, que impulsiona a região há séculos, certamente contribuiu para o surgimento e conservação das belas construções da cidade. Em 1999, Saint-Émilion foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO.

Com ruelas estreitas, calçamento de pedras e casinhas também de pedra, Saint-Émilion vai te receber com um centro histórico encantador rodeado por parreiras que, dependendo da época da sua visita, estarão carregadas de uvas, verdinhas ou, talvez, pintadas pelas cores do outono.

Um roteiro por Saint-Émilion combina os dois principais atrativos da cidade: vinhos excepcionais e um passeio pelo charmoso centro histórico. Você pode fazer um bate e volta saindo de Bordeaux ou, se preferir desfrutar de tudo o que a cidade tem a oferecer, passar a noite em Saint-Émilion é uma excelente escolha.

1 dia em Saint-Émilion
Saint-Émilion vista do alto

Neste post você vai encontrar:

E mais:

O que fazer no centro histórico de Saint-Émilion

Conhecer o centro histórico de Saint-Émilion é como mergulhar na época Medieval. A fundação da vila e a belas paisagens vistas do alto, mostram um pouco sobre como começou a produção de vinhos por ali e traz algumas revelações sobre a vida do santo que dá nome à cidade. A dica é passear por Saint-Émillion e descobrir lojinhas, castelos e fazer sua lista restaurantes prediletos e bares especializados em vinhos.

  1. Igreja Monolítica
  2. Igreja do Colegiado (L’Église Collégiale)
  3. Claustro dos Cordeliers (Cloître des Cordeliers)
  4. A Grande muralha
  5. Porte de la Cadène
  6. Tour de Roy
  7. Provar os autênticos macarons

Tour guiados em Saint-Émilion

Nossas sugestões de tour guiados para você otimizar sua visita no vilarejo medieval:

  • Tour de buggy pelas vinícolas de Saint-Émilion: você irá explorar com um guia alguns vinhedos de Saint-Émilion e receberá explicações sobre a produção das uvas. O passeio se estende também à cidade, onde o grupo vai percorrer alguns lugares do centro histórico. Ao final, será oferecida uma degustação de vinhos. Tour acontece em espanhol e tem 1h15 de duração.
  • Pôr do Sol em Saint-Émilion: são 2h de passeio pela cidade, passando pelos principais pontos turísticos, incluindo o convento das Irmãs Ursulinas (onde você vai conhecer os famosos macarons). O giro termina nos Cordeliers com uma vista deslumbrante do sol se pondo e das construções de pedra calcária que brilham em tons dourados, compondo um belo visual.
  • Passeio de bicicleta elétrica de meio dia: Você vai andar de bicicleta elétrica por entre vinhedos, com paradas nas vinícolas. Com duração de 4 horas, esse passeio te leva a algumas propriedades familiares bem charmosas da região, onde é possível degustar ótimos vinhos.

1. Igreja Monolítica (L´Église Monolithique)

A igreja foi construída entre os séculos XII e XIII, diretamente na rocha calcária. Sua torre foi toda feita a partir de um único bloco de pedra entre os séculos XI e XVI. É considerada a maior igreja subterrânea da Europa.

Quem se arriscar a subir os 196 degraus até o topo da torre gótica, com 68m de altura, vai ter uma vista deslumbrante da cidade e dos vinhedos. A visita ao interior da igreja é feita somente com o pessoal responsável pelo turismo local – caso queira conhecer essa parte, o que vale muito a pena. É preciso solicitar um guia no órgão de turismo da cidade.

que fazer em Saint-Emilion na França
Igreja Monolítica de Saint-Emilion

Lá dentro você vai encontrar as catacumbas, a gruta onde Saint-Émilion viveu como ermitão e fez milagres e a capela da Santa Trindade, com afrescos pintados há séculos e muito bem preservados. Uma curiosidade é que a conservação dos afrescos se deve ao “mau uso” do local durante a Revolução Francesa, pois nessa época o subterrâneo foi utilizado como fábrica de barris de vinho. A fumaça gerada pelo processamento cobriu completamente as paredes, escondendo e protegendo as pinturas dos efeitos do tempo.

Sainte -emilion além do vinho
detalhes da Igreja Monolítica de Saint-Emilion

Saint-Émilion faz parte do roteiro de Santiago de Compostela e também é conhecida por ser um centro de peregrinação — uma peculiaridade a mais, que faz o vilarejo ser muito procurado.

2. Igreja do Colegiado (L’Église Collégiale)

A Igreja do Colegiado (L’Église Collégiale) é uma das maiores e mais antigas construções católicas da região.Foi construída entre os séculos XII e XV, apresenta uma combinação de estilos românico e gótico. A igreja fazia parte da congregação de Santo Agostinho até o final da Revolução Francesa. Dizem que foram esses monges que deram início à produção comercial de vinho na cidade.

3. Claustro dos Cordeliers (Cloître des Cordeliers)

Trata-se de um mosteiro franciscano do século 14 (os franciscanos são chamados na França por “Cordeliers”, por causa da corda que usam como cinto). A chegada dos Cordeliers a Saint-Émilion foi no mesmo período que a dos dominicanos.

Nas galerias subterrâneas do mosteiro são produzidos vinhos espumantes desde 1882. O primeiro convento dos franciscanos, estabelecido fora das muralhas da cidade, sofreu com a Guerra dos Cem Anos. Só no final do século XIV é que eles tiveram autorização para construir dentro das muralhas o seu novo convento. A Revolução Francesa expulsou os últimos religiosos presentes e o convento foi vendido como propriedade nacional em 1791.

Jardin Cordeliers em Saint-Emilion na França
Jardin Cordeliers | Imagem: Wikimedia

O acesso as ruínas e ao jardim é gratuito — compre um vinho no bar, uma cesta com aperitivos e faça um piquenique no jardim. Há uma visita guiada as caves com valor a partir de 13 euros, 1h de tour. Para mais informações acesse o site oficial.

4. A grande muralha (La Grande Muraille)

A Grande Muralha é parte do que restou de um antigo mosteiro dominicano que foi fundado no século XIII. Apesar de ter sido em grande parte destruído, a muralha ainda se mantém como um testemunho da importância histórica do local.

No início da Guerra dos Cem Anos, as tropas francesas se refugiaram dentro do convento, pois o edifício ficava próximo da muralha, e isso colocou a vida dos monges dominicanos em risco. Os monges abandonaram o convento e a igreja, e ambos foram destruídos, só restando a Grande Muralha.

que fazer em Saint-Emilion além das vinicolas
Muralha de Saint-Émilion

5. Porte de la Cadène

O Porte de la Cadène foi construído originalmente como parte das fortificações da cidade no século XIII, durante a Idade Média. A estrutura é um exemplo da arquitetura militar da época, com suas paredes grossas, torres defensivas e um fosso que costumava ser preenchido com água.

É interessante observar que a fundação da Porta está inserida em duas casas seculares. Não se sabe ao certo o porquê desse segundo cinturão de defesa dentro da vila.

6. Tour de Roy

Quer ter vistas lindíssimas de Saint-Émilion? Então é preciso encarar os 118 degraus para chegar no topo da torre, a 32m de altura. A vista é para o rio Dordogne e para os vinhedos da região.

Além da vista, há muita historia: o castelo é do século XIII e foi uma importante defesa da cidade. Hoje é a única torre de menagem românica (estrutura central de um castelo medieval) ainda intacta na Gironda, instalada num maciço rochoso, escavado em grutas naturais e pedreiras exploradas desde a Idade Média.

roteiro de 1 dia em Saint-Émilion na França
Vista de Saint-Émilion e Tour de Roy ao fundo

7. Provar os autênticos macarons

Tem algum fã de macarons por aqui? Os macarons, biscoitos de amêndoa da confeitaria francesa, nasceram em Saint-Émillion. Eles são um pouco diferentes dos que vendem em Paris, e sua receita original, desenvolvida por freiras da comunidade Ursulina para sua subsistência, data de 1620.

Há várias lojinhas que vendem os deliciosos biscoitinhos e é quase um pecado passar por Saint-Émilion e não experimentar um macaron. Dizem que Nadia Fermigier, que sucedeu Madame Blanchez, é a única guardiã da verdadeira receita.

Enoturismo em Saint-Émilion: como visitar as vinícolas

Em Saint-Émilion você encontrará algumas das vinícolas mais renomadas do mundo, cada uma com sua própria história e charme. Visitar os châteaux de Saint-Émilion é uma experiência que vai muito além da simples degustação de vinhos. Cada château oferece uma combinação única de história, arquitetura, paisagens deslumbrantes e, claro, vinhos excepcionais.

Na hora de fazer o roteiro sempre surge a dúvida: quais vinícolas visitar em Saint-Émilion? Afinal, a cidade tem mais de 900 vinícolas, sendo que 61 delas estão entre as melhores vinícolas do mundo e dispõem de vinhos Grands Crus e os Premiers Grand Crus.

como visitar as vinícolas de saint-émilion na França
barris de vinhos na Clos de Menuts

Tour guiados

Quais as Diferenças Entre os Vinhos de Bordeaux e Saint-Émilion?

Quando pensamos em vinhos franceses, Bordeaux e Saint-Émilion são as principais cidades que vêm à nossa mente e ambas são regiões são de vinhos de alta qualidade, mas mesmo sendo super próximas, elas produzem vinhos com características diferentes.

Bordeaux está à margem esquerda do Rio Dordogne e Saint-Émilion está à margem direita e isso faz com que cada uma tenha seu próprio terroir, uvas dominates diferentes e estilos de vinhos diferentes.

Terroir e Clima

Bordeaux é uma grande região vinícola com várias sub-regiões, cada uma com seu próprio terroir e clima. Já Saint-Émilion é uma sub-região específica de Bordeaux, localizada na margem direita do rio Dordogne. Aqui, os solos argilo-calcários dão aos vinhos uma estrutura única e complexa.

Variedades de Uvas

Em Bordeaux, predominam as uvas Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, que resultam em vinhos mais tânicos e duradouros. Já em Saint-Émilion, a protagonista é a Merlot, complementada pela Cabernet Franc e, em menor quantidade, pela Cabernet Sauvignon. Isso faz com que os vinhos de Saint-Émilion sejam mais suaves, frutados e fáceis de beber, mesmo quando jovens.

videiras carregadas de uvas em Saint-Émilion
videiras carregadas de uvas em Saint-Émilion | Imagem: Unsplash

Estilo de Vinhos

Os vinhos de Saint-Émilion são conhecidos por sua elegância, com taninos mais suaves e sabores de frutas vermelhas, ameixas e notas terrosas. Esses vinhos geralmente atingem seu auge mais cedo do que os da margem esquerda. Já os vinhos de Bordeaux são robustos, com taninos fortes e uma estrutura que permite um longo envelhecimento.

Classificação dos Vinhos de Saint-Émilion

A classificação dos vinhos de Saint-Émilion é única e distinta das outras regiões de Bordeaux. Ela foi estabelecida em 1955 e é revisada a cada 10 anos, garantindo que apenas os vinhos de qualidade excepcional mantenham seus status. Existem três níveis principais de classificação:

  1. Saint-Émilion: refere-se à região e aos vinhos produzidos nela. Qualquer vinho com a denominação Saint-Émilion indica uma bebida de qualidade, refletindo o terroir único dessa área renomada.
  2. Saint-Émilion Grand Cru: é a classificação básica, mas ainda sim representa um vinho de alta qualidade. Os vinhos Saint-Émilion Grand Cru são uma ótima introdução aos vinhos da região, oferecendo sabores autênticos e uma boa relação custo x benefício.
  3. Saint-Émilion Grand Cru Classé: inclui uma quantidade maior de vinícolas, mas todas devem atender a rigorosos critérios de qualidade. Os vinhos Grand Cru Classé são muito respeitados e oferecem uma excelente relação entre qualidade e preço.
  4. Saint- Émilion Prémier Cru Classé: Este é o topo da classificação, reservado para as vinícolas mais prestigiadas de Saint-Émilion.

A categoria Saint- Émilion Prémier Cru Classé é subdividida em:

  • Premier Grand Cru Classé A: Estes vinhos são a expressão máxima do terroir de Saint-Émilion e são altamente valorizados.
  • Premier Grand Cru Classé B: Abaixo do nível A, mas ainda com uma qualidade excepcional. São vinhos de alta qualidade, que refletem a tradição e a excelência vinícola da vila medieval

A classificação dos vinhos de Saint-Émilion é promovida pelo Syndicat Viticole de Saint-Émilion, e segue critérios rigorosos.

Quais vinícolas visitar em Saint-Émilion?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre os vinhos da região, surge a pergunta: E aí, quais as melhores vinícolas para visitar Saint-Émilion? Vamos deixar aqui nossas sugestões de vinícolas para incluir no seu roteiro de Saint-Émilion.

Château Pavie

Château Pavie é um destino obrigatório para qualquer entusiasta de vinhos. Recentemente renovado, o château combina modernidade e tradição em um ambiente luxuoso. Classificado como Premier Grand Cru Classé A, o Château Pavie oferece visitas guiadas que mostram o processo de produção de seus vinhos excepcionais e fazem um passeio intimista pela propriedade. O tour termina com uma degustação com vistas panorâmicas dos vinhedos.

A vinícola possui 3 tipos de visitas guiadas e privadas, com duração de 1h à 2h e com valores a partir de 60€ por pessoa. As reservas devem ser feitas no site.

quais chateaux visitar em saint-emilion?
videiras do Château Pavie Saint-Émilion | Imagem: Wikimedia

Château La Dominique

Château La Dominique é conhecido tanto pela qualidade dos seus vinhos quanto pela sua arquitetura moderna, assinada pelo arquiteto Jean Nouvel e por sua fachada vermelha vibrante, que se destaca na paisagem de Saint-Émilion.

Durante a visita, você terá a oportunidade de aprender sobre o processo de vinificação e degustar vinhos únicos. E para completar a experiência, desfrute de uma refeição no restaurante La Terrasse Rouge, localizado no terraço da vinícola e com vistas panorâmicas deslumbrantes.

A vinícola possui 4 tours guiados com valores a partir de 35 € por pessoa. Reserve pelo site.

Château Figeac

O Château Figeac é outra vinícola que não pode faltar no seu roteiro. Com uma história que remonta ao século II, esta propriedade é uma das mais antigas e prestigiadas de Saint-Émilion. Cada visitante é recebido como um amigo, percorrendo a vinha, a nova adega e a cuba. Você vai aprender sobre a tradição vinícola do Château Figeac e pode inúmeras perguntas. O passeio culmina numa prova guiada de um ou dois vinhos.

O tour é privado e feito de acordo com o que você quer ver. Deve ser agendado pelo site, no qual você preenche um formulário. Valores a partir de 70 € por pessoa.

como visitar as vinícolas de Saint-Émilion na França
Barricas Chateau Figeac | Imagem: Wikimedia

Château Jean Faure

Château Jean Faure é uma vinícola que encanta pela autenticidade e pelo compromisso com a qualidade. Situada ao lado de alguns dos châteaux mais renomados de Saint-Émilion, Jean Faure se destaca pelo uso de práticas orgânicas e biodinâmicas. A visita guiada leva você através dos vinhedos e adegas, culminando em uma degustação dos vinhos refinados e equilibrados que refletem o terroir excepcional da região.

As visitas ocorrem de março a novembro, de terça à sábado mediante reserva. A vinícola possui três diferentes tour guiados (1h à1h30 de duração) e todos incluem degustação, valores a partir de 20 € por pessoa. Para quem deseja apenas fazer a degustação: são 3 vinhos, tem duração de 30 min. com valor de 20 € por pessoa.

Château Franc Mayne

O Château Franc Mayne oferece uma experiência única de enoturismo, com visitas guiadas ao longo do ano. Durante o passeio, os visitantes aprendem sobre a produção dos vinhos, desde o trabalho na vinha até a fermentação nas cubas. As galerias subterrâneas, uma das maiores da região e abertas ao público, são o destaque da visita, que se encerra na adega no subterrâneo. Está inclusa a degustação dos vinhos.

São 3 diferentes tipos de tour, de durações diferentes, com valores a partir de 18 € por pessoa. Reservas direto no site. É possível se hospedar na vinícola.

degustação no Chateau Franc Mayne em Saint-Emilion
Degustação no Chateau Franc Mayne | Imagem: Unsplash

Quer visitar os icônicos Château Ausone, Château Cheval Blanc e Château Angelus? Dê uma passada no posto de turismo e veja se as vinícolas estão abertas para visitação. Não tem uma data específica, mas às vezes elas abrem para visitas guiadas. O Château Ausone abre para clientes VIP.

Algumas vinícolas fica no entorno da vila, não sendo necessário pegar carro para visitá-las. Aproveite o passeio a pé para descobrir as suas vinícolas prediletas. No site de turismo de Sanit-Émilion tem uma lista enorme com sugestões de châteaux.

Onde comer em Saint-Émillion

Comer bem em Saint-Émilion é muito fácil, pois não faltam opções gastronômicas — das clássicas às contemporâneas, das sofisticadas aos restaurantes locais. O que elas tem em comum é a preocupação de harmonizar os pratos com os bons vinhos locais.

Os lugares mais badalados da cidade estão na Rue du Clocher. Os menus com mais saída por ali são os feitos à base de peixes, lagostas, pato e cordeiro:

  • L’Envers du Décor (endereço: 11 Rue du Clocher): é o primeiro bar de vinho de Saint-Emilion, fundado em 1987. Um menu sazonal que prioriza a culinária local e produtos da região. Os pratos mais populares são a Costela bovina e o suflê Grand Marnier. Pães e doces são de fabricação própria. No verão, eles abrem seu charmoso jardim para refeições ao ar livre. Na alta temporada reserve com antecedência.
  • La Table de Pavie (endereço: 5 Place du Clocher): premiado com 2 estrelas no Guia Michelin, do mesmo grupo do L’Envers du Décor e é comandado pelo chef Yannick Alléno, premiado com 3 estrelas no Guia Michelin. O restaurante trabalha com menu degustação de 3 a 6 pratos, harmonizados com vinho, no almoço e jantar. Prioriza ingredientes e produtores locais. Necessário Reservar. Para o jantar, só é permitido trajes formais, paletó é essencial para os homens.
  • Le Bis de Baud & Millet (endereço: 49 Rue Guadet): restaurante de queijos de Saint-Émilion. São mais de 50 tipos diferentes de queijo DOP de toda a França. No verão, aposte em uma leve tábuas de queijos com charcutaria e melão; já no inverno, escolha um Mont d’Or derretido ou um tradicional fondue da Saboia. Na alta temporada reserve com antecedência.
onde comer em Saint-Émilion na França
Foie gras de Chalosse à l’Envers du Décor | Imagem: Wikimedia

Roteiro de 1 dia em Saint-Émilion

Comece seu roteiro de 1 dia em Saint-Émilion com um passeio pela cidade medieval, admirando a arquitetura histórica e as vistas deslumbrantes dos vinhedos. Visite a impressionante igreja monolítica subterrânea, em seguida, dê um giro as ruas de paralelepípedos do centro histórico, descobrindo lojas de vinhos e de lembrancinhas.

Se tiver fôlego, suba na Tour de Roy para uma vista panorâmica incrível da cidade e dos vinhedos ao redor. Uma oportunidade perfeita para fotos inesquecíveis. Almoce em algum bistrô local ou, se preferir, faça uma degustação de vinhos no Château La Dominique e almoce por lá.

No final do dia dê um passeio pelas vinhas ao pôr do sol, curtindo a atmosfera tranquila e as vistas panorâmicas dos vinhedos.

Planeje sua viagem a Saint-Emillion

Agora que você já sabe tudo que há para fazer em Saint-Emillion, vamos te dar todas as dicas para você planejar sua viagem.

videiras carregadas de uvas em Saint-Émilion
videiras carregadas de uvas em Saint-Émilion

Quando ir a Saint-Émillion

Saint-Émilion é um destino perfeito em qualquer época do ano, por isso, a melhor época para visitar depende das suas preferências.

  • Primavera (março a maio): época em que os vinhedos começam a florescer, maio é o melhor mês para ver tudo florido. Ideal para fazer caminhadas e passeios de bicicletas pela região. As temperaturas são agradáveis e variam entre 10°C — 20°C.
  • Verão (junho a agosto): o verão é alta temporada na Europa, então além dos preços serem mais altos, tem muitos turistas por lá. A vantagem do verão é que os festivais e eventos de vinhos acontecem nessa época. Faz calor e as temperaturas giram em torno dos 30°C.
  • Outono (setembro a novembro): para quem vai pelo vinho, talvez essa seja a melhor época do ano devido a Vindima (colheita das uvas). Escolha o mês de setembro para participar das festividades da vindima. As temperaturas são amenas, entre 10°C e 20°C.
  • Inverno (dezembro a fevereiro): época da baixa temporada na região, há poucos turistas na região, o que torna as visitas as vinícolas um passeio super tranquilo. Faz frio e as temperaturas variam entre 5°C e 10°C. Mas quem não gosta de um vinhozinho no frio, né?!

Como chegar em Saint-Émilion

Partindo de Bordeaux, a capital e maior cidade da região, você pode escolher entre ir de trem, carro, ônibus ou contratar um tour guiado a Saint-Émillion. São aproximadamente 40 km de distância.

1) De trem

O horário dos trens varia um pouco conforme o dia, assim como o preço da passagem. Mas no geral há trens de hora em hora, com preços em torno de € 9,50. Verifique no site oficial da SNCF (Ferroviárias Nacionais Francesas). São 30 minutos de viagem.

2) De carro:

O carro é uma pedida prática e econômica para quem pretende conhecer vários destinos da França na mesma viagem. A Mari alugou o carro na Bretanha e aproveitou para dar um giro por Bordeaux com os castelos do Vale do Loire e terminou a viagem em Paris. (Aliás, já viu nosso roteiro de Paris?)

Para chegar em em Saint-Émilion de carro, você precisa pegar a estrada N89. O percurso dura cerca de 45 minutos, é tranquilo, seguro e com belas paisagens ao redor, já antecipando aos turistas tudo o que há por vir.

Para o aluguel de carro, recomendo a Rentcars, um comparador esperto que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem e ainda permite o parcelamento em reais, sem IOF e sem juros.

Reserve seu carro aqui

3) De ônibus:

A viagem dura 1 hora, com preços em torno de € 3,00. Para comprar sua passagem e verificar horários e valores, acesse o site da Transports en Nouvelle-Aquitaine ou o site oficial da SNCF (escolha a opção ônibus. Eles operam com a FlixBus e com a BlablaCar Bus). Ao comprar com antecedência, você garante preços mais baratos.

como visitar as vinícolas em Saint-Emilion na França
Visitando as vinícolas em Saint-Émilion

4) Tour Guiado a Saint-Émillion

O tour guiado é uma forma prática e divertida de conhecer o melhor de Saint-Émilion sem precisar se preocupar com a barreira do idioma. Há ótimas pedidas de passeios saindo de Bordeaux. Algumas das nossas preferidas são:

Tarde de vinhos em Saint-Émilion

  • Duração: 5 horas.
  • Destaques do passeio: para um grupo pequeno, no máximo de 8 pessoas. Saindo de Bordeaux. Visitação à vila pela margem direita do rio Dordogne, com parada de cerca de 75 min para degustação dos melhores vinhos Grand Cru Classés. Você vai ter ainda uma pequena aula sobre produção e degustação e aprender a identificar os melhores vinhos da região.

Reserve aqui sua Tarde de vinhos em Saint-Émillion

Bordeaux: Saint-Emilion e Medoc – Experiência de um dia inteiro com vinhos

  • Duração: 9 horas.
  • Destaques do passeio: você vai conhecer as melhores vinícolas da região, com visitação e degustação de vinhos em 3 vinícolas, uma delas no famoso Château Margaux, em Medoc, que data de 1500. O grupo, pequeno, também faz um giro pela cidade de Saint-Émilion, com direito a parada para um piquenique com produtos artesanais no jardim de um dos castelos.

Reserve aqui sua Experiência com vinhos em Saint-Émillion

De Bordeaux: Tour gastronômico e de vinhos em Saint-Émilion

  • Duração: 7 horas.
  • Destaques do passeio: visita aos principais pontos turísticos e históricos de Saint-Émilion e a 3 importantes vinícolas da cidade. Entre uma degustação e outra, é oferecido um piquenique com queijos e produtos de charcutaria de um fornecedor tradicional, acompanhados de uma taça de vinho.

Reserve aqui seu Tour gastronômico e de vinhos em Saint-Émillion

Onde ficar: vale a pena se hospedar em Saint-Émilion?

É possível conhecer Saint-Émilion com um bate e volta saindo de Bordeaux. Já para quem prefere curtir as vinícolas da região e aproveitar melhor o lado mais rural e bucólico dessa vila medieval, Saint-Émillion tem excelentes opções de hotéis, desde hotéis super caprichados a hotéis econômicos. Vamos deixar aqui nossas sugestões de hospedagem em Saint-Émillion:

Hotéis caprichados

  • Château Hôtel Grand Barrail: o hotel fica em um deslumbrante castelo do século 20, totalmente reformado pelo premiado arquiteto francês Jean-Philippe Nuel. Os quartos são elegantes, super confortáveis e muito espaçosos. O Hotel oferece piscina ao ar livre, SPA, salão de beleza, acomodações para famílias, academia, serviço de babysitter, alguns funcionários falam português, berços e camas extras gratuitos (até os 11 anos).
  • Le logis de Valandraud: hotel super intimista no meio de um vinhedo, com instalações modernas e decoração clean. Quartos super confortáveis e espaçosos. Possui piscina ao ar livre e berços grátis.
  • Hôtel de Pavie: fica bem no centro de Saint-Emillion, com uma decoração clássica e elegante, e uma vista panorâmica de Saint-Emilion e seus vinhedos. Os quartos são muito confortáveis e espaçosos, possui acomodações para famílias, restaurante com ampla carta de vinhos, refeição kids, berços gratuitos e camas extras pagas à parte.

Hotéis com bom custo x benefício

  • Hôtel Au Logis des Remparts: localizado no centro da cidade medieval de Saint-Émilion. Os quartos são muitos confortáveis e espaçosos, além de possuir isolamento acústico. O hotel tem piscina ao ar livre, acomodações para famílias e uma café da manhã francês delicioso. Você poderá degustar vinhos de Saint Émilion e outros Grand Crus no bar do hotel.
  • Les Appartements de la Cadène: apenas 50 metros da Igreja Monolithic. Um apartamento inteiro (opção de 1 ou 2 quartos) super aconchegante, com um terraço delicioso e uma cozinha totalmente equipada com área para refeições, forno, geladeira, cafeteira Nespresso, chaleira e fogão. Ótimo para famílias.
  • La Gomerie Chambres d’Hotes: localizado no meio dos vinhedos e com uma decoração rústica e elegante. Os quartos são espaçosos, as camas muito confortáveis e o chuveiro é excelente. Um jardim onde é servido o delicioso café da manhã. O hotel tem piscina ao ar livre, bar, área para piquenique, aluguel de bicicletas e salão de jogos. Somente para maiores de 16 anos.
  • Clos des Jacobins (Grand Cru Classé): um hotel super charmoso e aconchegante. Os quartos são muito confortáveis e tem vistas para os vinhedos. Oferece um café da manhã delicioso e acomodações para famílias.

Hotéis econômicos

  • ibis Bordeaux Saint Emilion: ótima opção para quem quer economizar. Os quartos mantém o padrão da rede e são ideais para quem vai ficar uma noite. Bem localizado e fácil de estacionar. Tem acomodações para famílias e berços grátis.
  • Les Chambres d’Ovaline: os quartos e o banheiro são bem grandes; tem frigobar, chá, café e vinho na acomodação. Fica a 5 minutinhos a pé do centro do vilarejo. Tem acomodações para famílias.
  • Rouge et Vin: um apartamento ótimo e super bem localizado. Ideal para casais ou famílias pequenas, possui um quarto, sala, banheiro, cozinha compacta e toda equipada.

Veja mais opções de hotéis em Saint-Émillion aqui

Como incluir Saint-Émilion no seu roteiro da França

Incluir Saint-Émilion no seu roteiro na França pode ser uma ótima escolha, principalmente se você é amante de vinhos, pois a Rota Bordeaux é uma das mais famosas rotas de vinho, afinal Bordeaux produz os vinhos mais renomados do mundo.

Se você vai para Paris e está com tempo para esticar mais uns dias pela França, vale considerar ir a Saint-Émilion. Da capital da França até Saint-Émilion são cerca de 585km e a viagem dura pelo menos 6h de carro, pela autoestrada A10 (E5) L’Aquitaine.

Durma pelo menos duas noites na região, o mínimo ideal são 2 dias inteiros, um para conhecer Saint-Émillion e outro para Bordeaux. Assim você consegue aproveitar bem as duas cidades.

Outra maneira de chegar na região é pegar um trem em Paris. Não há trens diretos para a cidade, mas há serviços saindo de Paris- Gare Montparnasse com destino a Saint-Émilion passando por Bordeaux. Os trens saem a partir das 6h, de hora em hora, até às 19h. A viagem inclui traslados e leva aproximadamente 3h30.

Se preferir ir de avião de Paris, há voos saindo do aeroporto Charles de Gaulle com destino final no aeroporto de Bordeaux. O voo direto dura pouco mais de 1h.

vale a pena visiar saint-émilion na França?
Château Canon | Imagem Unsplash

Seguro viagem

Viajar para a Europa exige a contratação de um seguro de viagem. Lembre-se de imprimir a apólice, pois podem solicitá-la na imigração! Um bom seguro viagem cobre emergências médicas, extravio de bagagens, cancelamentos e atrasos de voos, entre outras situações imprevistas.

Ao escolher um seguro de viagens, nossa dica é contratar um seguro com boa cobertura e que cubra qualquer eventualidade no ato (você não quer ter que desembolsar uma bolada em Euros para depois ficar meses correndo atrás de reembolso). Para comparar os melhores seguros do mercado, nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que te apresenta um comparativo entre os melhores seguros disponíveis.

Quer mais desconto?

Insira nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto

Faça já sua cotação e reserve seu seguro viagem

E aí, curtiu nossas sugestões do que fazer em Saint-Émilion? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Saint-Émilion.
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real.

Veja também:

Beatriz Arous
Beatriz Arous
Curiosa, sonhadora, trilheira aprendiz, carioca orgulhosa da sua gente, Bia se aventura pelo mundo desde pequena. Apaixonada por museus, vinhos e livros, ela resolveu seguir suas grandes paixões: escrever e viajar. Bia já morou em Belém, no Porto, em Portugal e em Salvador, e cada lugar deixou marcas inesquecíveis no seu coração. Atualmente, ela mora no Rio de Janeiro. Com 15 países e 16 estados brasileiros na bagagem, suas viagens favoritas sempre incluem um toque cultural e gastronômico. Bia é editora assistente do Ideias na Mala, onde compartilha roteiros detalhados e dicas práticas para inspirar os leitores a viajarem mais e melhor.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *