Torre Eiffel, Paris: saiba como fazer a visita
Vai visitar a Torre Eiffel? Este guia traz tudo o que você precisa para aproveitar ao máximo essa experiência única. Saiba um pouco da história da Torre, veja como chegar na Torre Eiffel e garantir sua visita sem enfrentar filas quilométricas. Além disso, descubra como combinar o passeio com outras atrações imperdíveis de Paris.
A Torre Eiffel, também conhecida como “Dama de Ferro”, é um dos monumentos mais famosos do mundo e o principal ponto turístico de Paris, atraindo milhões de visitantes anualmente. Mais do que um símbolo da Cidade Luz, a Torre é cenário de pedidos de casamento e um cartão-postal da cidade mais romântica do mundo. Subir até o topo é uma experiência imperdível para quem deseja uma vista deslumbrante de Paris.
Como a Torre Eiffel é muito procurada, vamos ajudar você a planejar cada detalhe da visita, economizando tempo e garantindo uma experiência inesquecível. Pronto para começar?
Está planejando suas férias em Paris? Veja nosso Roteiro de Paris e conheça o melhor de Paris em 3, 4 ou 5 dias de viagem. Lá você vai encontrar roteiro super completo com sugestões de atrações para cada dia, dicas de restaurantes, ingressos que precisam ser comprados com antecedência e um mapa completinho.
Tem apenas 2 dias em Paris? Nós preparamos um roteiro resumido para você! Leia O melhor de Paris em 2 dias. Um roteiro perfeito para quem tem pouco tempo e quer conhecer as principais atrações da cidade.
Vai para Paris com a família? Leia nosso post Paris com crianças. Nós fizemos uma lista do que fazer em Paris com crianças, para que você possa combinar as principais atrações turísticas da cidade com cantinhos incríveis para os pequenos. Além disso, por lá você terá dicas para planejar sua viagem com os pequenos.
Nesse post, você vai encontrar:
- História da Torre Eiffel
- Onde fica e como chegar
- Como visitar a Torre Eiffel
- Informações práticas: horários e ingressos
- Dicas para visitar a Torre Eiffel
- Melhores lugares para ver a Torre em Paris
E ainda,
Já reservou seu Hotel em Paris? Alguns dos hotéis preferidos dos nossos leitores são:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Hôtel Plaza Athénée | 8º arr | 9.1 | Ver preços |
Shangri-La Paris | 16º arr | 9.0 | Ver preços |
The Peninsula Paris | 16º arr | 9.2 | Ver preços |
Mercure Tour Eiffel | 15º arr | 8.3 | Ver Preços |
Aparthotel Adagio | 12º arr | 8.3 | Ver Preços |
WS Louvre – Saint-Roch | 1º arr | 8.1 | Ver Preços |
ibis Styles Paris Meteor | 13º arr | 8.5 | Ver Preços |
Quer mais sugestões? Leia: Onde ficar em Paris.
História da Torre Eiffel
A Torre Eiffel, projetada por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889 em celebração ao centenário da Revolução Francesa, foi inicialmente planejada para durar apenas 20 anos. A ideia era que, após esse período, a torre seria demolida, assim como outras construções temporárias, feitas especialmente para exibições mundiais. No entanto, devido à sua altura impressionante de 330 metros, a estrutura ganhou importância científica, sendo usada em experimentos de telecomunicações, o que garantiu sua preservação.
A construção, concluída em apenas 2 anos e 2 meses, marcou um feito notável da engenharia francesa, transformando-se na estrutura mais alta do mundo na época. Apesar de hoje ser um símbolo parisiense, sua recepção inicial foi marcada por polêmicas; artistas e intelectuais criticaram seu design e expressaram indignação chamando a torre de “monstruosa”.
Com o tempo, porém, a torre foi acolhida pelo público e se tornou um dos ícones mais visitados do mundo, recebendo milhões de turistas anualmente. Desde a década de 1980, a torre passa por constantes renovações para preservar sua imponência e garantir a experiência dos visitantes que buscam uma vista privilegiada da Cidade Luz.
A Torre Eiffel recebe em média 25 mil visitantes por dia. São mais de 250 milhões de pessoas, desde a sua conclusão em 1889. Em 2023, a Torre Eiffel recebeu 6,3 milhões de visitantes.
Onde fica e como chegar à Torre Eiffel
A Torre Eiffel fica na esplanada do jardim Champ de Mars em Paris, próximo ao Rio Sena. Para quem quer ver a torre de pertinho, não há nada melhor do que chegar até ela caminhando pelas margens do rio. Se você estiver um pouco mais distantes as opções são: metrô, ônibus ou carro.
Metrô e trem
- Uma das formas mais práticas de ir até lá é de metrô, a estação Bir Hakeim na linha 6 fica a 10 minutos à pé da entrada principal da torre. Esse caminho tem uma vista panorâmica maravilhosa da torre enquanto atravessa o Rio Sena.
- Outras duas opções são as estações Trocadéro na linha 9 e a École Militaire na linha 8, as duas ficam a 15 minutos de caminhada da torre e tem vistas que rendem fotos maravilhosas.
- Tem ainda a estação Champ de Mars / Tour Eiffel na linha RER C da rede de trens regional da cidade, muito mais próxima, ficando apenas à 5 minutos andando até a entrada 1 (principal) da torre.
Ônibus
Se for de ônibus, as linhas 40, 42 e 82 param bem pertinho da Torre Eiffel, as paradas ficam a 5 minutos andando da entrada 2 da torre. Já as linhas 69 e 86 te deixam no Champ de Mars, cerca de 7 minutos da entrada 1. Por último, tem ainda a linha 72 que passa perto ao Trocadéro e, de lá, são 15 minutos de caminhada até a entrada 1 também.
Carro
Antes de mais nada vale dizer que não recomendamos alugar carro em Paris, o transporte público funciona muito bem e o metrô cobre a cidade de forma eficiente.
Para quem está de carro, a sugestão é deixar o carro em algum estacionamento público se for possível. Se não, tem a opção do estacionamento privativo do Quai Branly – Tour Eiffel, que fica a cerca de 5 minutos à pé da entrada 2, ou outros vários estacionamentos pagos nas proximidades do Champ de Mars.
Como visitar a Torre Eiffel
Se você está ansioso para ver a Torre Eiffel, saiba que a realidade não decepciona: ela é imensa e absolutamente encantadora. Ao se aproximar, repare no tamanho impressionante da base que sustenta a torre e na elegância da sua curvatura. Perto do pilar norte, você encontrará o busto de Gustave Eiffel, enquanto nos pilares leste e oeste estão os antigos maquinários dos elevadores que levam os visitantes até o topo — uma verdadeira viagem no tempo.
Curiosamente, muitos parisienses nunca subiram na torre, satisfeitos em contemplá-la do solo. E você vai notar que, mesmo sem subir, há muito o que aproveitar ao redor dela. Passear, relaxar e apreciar a vista ao pé da Torre Eiffel é um dos programas mais agradáveis para uma tarde em Paris.
Piquenique aos pés da Torre Eiffel
Se você estiver com uma galera, ou até em casal, uma ideia de programa bacana é passar num supermercado para comprar queijos e vinhos e fazer um piquenique noturno no Champ de Mars. Não esqueça de comprar um abridor de vinho ou metade do programa pode ir por água abaixo.
Como no verão só escurece por volta das 22h, você poderá desfrutar do seu piquenique com calma e ser surpreendido pela torre iluminada e brilhante… um espetáculo a parte.
Subindo na Torre Eiffel
Como marinheiro de primeira viagem — ou segunda, terceira ou vigésima vez em Paris — você não vai querer deixar de subir na Torre Eiffel, não é? Nós subimos sempre que podemos, mas acho que pelo menos uma vez na vida vale fazer o passeio completo.
A Torre Eiffel conta com três andares abertos à visitação paga, com restaurantes e lojas para explorar. Os primeiros dois andares são os mais frequentados, enquanto o terceiro andar (o topo) depende das condições climáticas para estar acessível. Já o térreo é de acesso livre, perfeito para quem deseja apenas apreciar a base da torre, comprar ingressos ou dar uma volta nas lojinhas de conveniência.
Para entrar nessa área, há um controle de segurança com detector de metais, e vale lembrar que bolsas e malas grandes não são permitidas.
Os andares e estrutura
O primeiro andar fica a 57 metros de altura, tem o clássico piso transparente, que dá um bom frio na barriga, o Cine Eiffel que mostra imagens da construção da torre e o famoso restaurante Madame Brasserie com um cardápio francês contemporâneo. Se pretende comer ali, é preciso fazer reserva antecipada.
Já o segundo andar fica a 115 metros de altura, é o mais frequentado pelos turistas e a vista da cidade é realmente linda. Ali fica o renomado restaurante Jules Verne, do chef Frederic Anton, com duas estrelas Michelin, também é preciso fazer reserva antecipada e já adianto que não é barato, mas com essa vista privilegiada e alta gastronomia realmente há um valor né?! Ainda nesse andar tem o Le Buffets, um restaurante um pouco mais acessível, o escritório do engenheiro Gustave Eiffel restaurado e algumas lojinhas de souvenirs.
O topo da Torre Eiffel fica a 276 metros de altura e tem uma vista deslumbrante de Paris. No segundo andar há um elevador que leva os turistas até lá, ele é antigo e super charmoso. Além da vista, você vai encontrar o Le Bar à Champagne, um bar que serve apenas champanhe para brindar a vista, bem parisiense mesmo.
O preço dos ingressos varia de acordo com os andares que você for visitar e de que maneira você pretende subir: elevador ou escadas. Já adianto que para subir até o primeiro andar a única opção é ir de escada mesmo, para o segundo andar tem a opção de elevador também e para o topo é só de elevador.
Informações práticas: horários e ingressos
A Torre Eiffel é um dos pontos turísticos pagos mais visitados do mundo, então os ingressos esgotam rápido e as filas podem ser imensas. Para evitar horas de espera, especialmente na alta temporada, você tem duas opções: comprar o ingresso online com antecedência — o que é, sinceramente, a escolha mais inteligente — ou chegar na torre cerca de meia hora antes de abrir (torcendo para que poucas pessoas tenham a mesma ideia). Vale lembrar que a bilheteria vende ingressos apenas para o mesmo dia.
Das duas opções, a compra antecipada online é, sem dúvida, a mais prática. Sim, custa um pouco mais, mas cada centavo é bem investido, pois as filas da bilheteria podem durar até duas horas. Comprar com antecedência garante seu ingresso e economiza um precioso tempo que você pode aproveitar em outros pontos de Paris.
Garanta seu ingresso antecipado aqui
Valores dos ingressos
- 2° piso acesso por elevador: 22,60 euros adultos | 11,30 euros jovens 12 a 24 anos | 5,70 euros crianças 4 a 11 anos.
- 2° piso acesso por escada: 14,20 euros adultos | 7,10 euros jovens 12 a 24 anos | 3,60 euros crianças 4 a 11 anos.
- Ingresso 2° piso + topo elevador: 35,20 euros adultos | 17,70 euros jovens 12 a 24 anos | 8,90 euros crianças 4 a 11 anos.
- Ingresso 2° piso (escada) + topo elevador: 26,90 euros adultos | 13,50 jovens 12 a 24 anos | 6,80 euros crianças 4 a 11 anos.
Horários de abertura
Aberto todos os dias de 09h30 s 00h45 no verão (julho e agosto) e das 09h30 às 23h45 no restante do ano. Visitas suspensas no dia 14 de julho para a comemoração do Dia da Bastilha e a queima de fogos.
Dicas para visitar a Torre Eiffel
É claro que não podia deixar de lado algumas dicas para você visitar a Torre Eiffel, o principal cartão postal de Paris. Aproveite para tirar muitas fotos e curtir a experiência e chegue com antecedência principalmente se estiver com reserva ou ingresso com hora marcada.
1. Experiência Gastronômica no Madame Brasserie
Que tal aproveitar sua ida a Torrei Eiffel para viver uma experiência gastronômica? O Madame Brasserie oferece uma experiência exclusiva, no primeiro andar da Torre Eiffel. Maravilhe-se com a gastronomia francesa do chef Thierry Marx em um menu degustação de 3 ou 4 pratos feitos com produtos locais e sazonais.
- Almoço na Madame Brasserie da Torre Eiffel: está incluso entrada, prato principal e sobremesa + bebidas para os adultos. Já para as crianças está incluso prato principal e sobremesa + bebidas.
- Jantar na Madame Brasserie da Torre Eiffel: está incluso o ingresso de elevador para o 1º andar. Escolha o menu Gustave, com três pratos, ou o menu Grande Dame, com quatro pratos. Está incluso opções de bebidas como champanhe, vinho e café.
2. O melhor horário pra visitar a Torre Eiffel
Se você quer ver Paris no seu momento mais encantador, a dica é subir na Torre Eiffel ao entardecer para assistir ao pôr do sol e ver a cidade se transformar, com as luzes começando a brilhar. No inverno, suba por volta das 17h; no verão, por volta das 21h. Agora, se a ideia é visitar com mais tranquilidade e menos pessoas, os primeiros horários do dia são ideais.
Não esqueça de conferir a previsão do tempo antes de sair. O mirante do segundo andar, por exemplo, é aberto e pode ser ventoso ou frio. Leve um casaco e esteja preparado para dias chuvosos ou ventos fortes.
Também é importante checar o site oficial sobre o acesso ao topo da torre. Mesmo com ingresso, a subida ao topo pode ser interrompida devido às condições climáticas, seja por minutos ou por dias. E se você for no verão, esteja pronto para possíveis filas no elevador de acesso ao topo, que funciona por ordem de chegada.
3. Ordem de visita
Muitas pessoas ficam tão eufóricas com a visita ao topo da Torre Eiffel e ao segundo andar que acabam ignorando um pouco o primeiro andar. Nossa dica aqui é: vale aproveitar toda a experiência!
Se você comprou o ingresso com elevador para o 2° andar, deixe o 1° andar para o fim da sua visita, mas não passe rápido, o espaço é super gostoso. Geralmente o primeiro andar fica mais vazio do que os outros e é bem agradável passear pelas lojinhas e ver tudo com calma, passada a euforia de visitar o topo e tudo mais.
4. Noite na Torre Eiffel
Todos os dias, a Torre Eiffel ganha uma iluminação especial que transforma o visual em algo espetacular. As luzes douradas se acendem ao anoitecer, e, a cada hora cheia até as 23h, a torre pisca por cinco minutos, criando um verdadeiro show de luzes. Visitar a torre à noite é uma experiência imperdível e que vale muito a pena.
Melhores lugares de Paris para ver a Torre Eiffel
A Torre Eiffel parece sempre estar ao seu lado em Paris, seja nas ruas, nos parques ou até nos famosos rooftops da cidade. Para garantir fotos incríveis e aproveitar diferentes ângulos, aqui vão algumas sugestões de lugares que oferecem vistas privilegiadas:
- Trocadéro: A clássica esplanada oferece uma das vistas mais icônicas da torre, perfeita para fotos amplas e sem obstáculos. Os jardins são lindos, com fontes de águas, árvores frondosas, escadarias e ótimos bares e restaurantes. No inverno as fontes não funcionam.
- Champ de Mars: Localizado aos pés da Torre, o gramado bem cuidado do parque é ideal para um piquenique com a torre ao fundo. É nele que as mais famosas fotos com pedidos de casamento são tiradas, bem romântico não é?!
- Arco do Triunfo: Do alto do Arco, a visão panorâmica da Torre Eiffel e da cidade é de tirar o fôlego.
- Sena (Bateaux Mouches): Fazer um passeio de barco pelo Rio Sena proporciona vistas encantadoras e diferentes da torre, especialmente ao anoitecer.
- Rue de l’Université: Essa charmosa rua é um dos spots favoritos dos fotógrafos para um clique perfeito da Torre entre os prédios.
- Pontes parisienses: A ponte mais próxima é a Ponte d’Iéna, onde você com certeza vai passar quando for ao Trocadero. Ainda perto da Ponte d’léna tem uma passarela chamada Passerelle Debilly com arcos bonitos e que também é um lugar bem bonito para ver a Torre. Tem ainda a Ponte de Bir Hakeim, famosa pelos arcos em pedra com todo o charme parisiense. E a Ponte Alexandre III, bem suntuosa e com detalhes dourados que fica próxima à Champs-Élysées.
Esses são apenas alguns dos muitos pontos que mostram a Torre de ângulos únicos, revelando o melhor de Paris em cada visita.
O que conhecer próximo à Torre
A região ao redor da Torre Eiffel é cheia de atrações imperdíveis para explorar enquanto você aprecia a vista do famoso monumento. Alguns dos lugares que valem a visita incluem:
- Jardins do Trocadéro: Localizados do outro lado do Rio Sena, esses jardins oferecem uma vista espetacular da Torre e são o cenário perfeito para fotos.
- Champ de Mars: O parque que se estende em frente à Torre Eiffel é ideal para piqueniques e caminhadas. No caminho, você encontra o Muro da Paz, um monumento dedicado à paz mundial.
- Hôtel des Invalides: A uma curta caminhada da Torre, o local abriga o túmulo de Napoleão e possui um belo museu militar. Compre seu ingresso aqui!
- Passeio pelo Rio Sena: Caminhe ou faça um passeio de barco pelas margens do Sena para ver a Torre Eiffel de diferentes ângulos e passar por pontes icônicas.
Quer mais dicas para montar seu roteiro? Leia Roteiro Paris, o melhor da cidade em 3, 4 ou 5 dias
Seguro Viagem
O seguro viagem é indispensável para viajar com tranquilidade e segurança, além de ser obrigatório para brasileiros que viajam para a Europa. Ter suporte garantido em caso de eventualidades médicas, urgências hospitalares, extravios de bagagens e atrasos de voos faz toda a diferença para você viajar sem preocupações ou gastos imprevistos.
Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que atua como comparador de seguros, oferecendo excelentes coberturas pelo melhor custo x benefício do mercado. Aliás, não se esqueça de levar sua apólice impressa para evitar qualquer situação na imigração.
Quer mais desconto?
Inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Faça sua cotação e garanta o seu seguro
E aí, curtiu nosso passeio pela Torre Eiffel? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM
- Onde ficar em Paris: veja os melhores bairros e hotéis
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Roteiro Paris: o melhor de Paris em 2 dias.
- O que fazer Montmartre em Paris: 9 lugares incríveis
- Paris: lugares que valem a pena em um só passeio
- O que fazer em Paris: 30+ dicas imperdíveis
A BELEZA DE PARIS NÃO ESTÁ NA TORRE EIFFEL OU NO ARCO DO TRIUNFO QUE A CIDADE ETERNA DE ROMA TAMBÉM TEM ARCO,A BELEZA DE PAÍS NÃO ESTÁ NO LOUVRE,SÃO TRÊS LUGARES BONITOS,MAS A BELEZA DE PARIS ESTÁ NAS ESTÁTUAS DE GÁRGULAS,MAS PRINCIPALMENTE NA IGREJA DE NOTRE DAME QUE EU ACHO MUITO BELA.