Um passeio pelo Mono Lake na Califórnia:

Conheça o Mono Lake, um lago gigante, salgado e pra lá de fotogênico em pleno deserto californiano. Uma opção de passeio interessante para quem visita o Yosemite Park e segue para o Death Valley, ou deseja explorar a região de Mammoth Lakes. Nesse post dividirei com você todas as dicas para explorar a região.

O que é o mono lake

Resto de um antigo oceano que um dia cobriu parte das terras californianas o Mono Lake é um verdadeiro gigante em pleno deserto, um lago de mais de 1 milhão de anos, e o mais antigo dos Estados Unidos. Suas águas duas vezes mais salgadas que as os mar, fazem com que muitos o comparem com o mar morto. Mas morto não é uma boa palavra para descrever a vida, o eco sistema único da região, e os milhares de pássaros que o habitam.

Mono Lake
Mono Lake visto de longe
Mono Lake
Mono Lake no inverno e as montanhas geladas no fundo

 

E porque tanto sal?

Ao longo dos séculos sais e minerais vindos dos riachos das montanhas de Sierra se acumularam no fundo lago, a água doce foi evaporando e deixando para trás quantidades incríveis de sal. O resultado é um lago 2 vezes e meia mais salgado que o mar, e muito alcalino. Se os peixes detestam tamanha concentração de sal, insetos e pássaros adoram e fazem festa por lá! Um show de vida, e para quem se aventurar, uma experiência bem flutuante na água.

As Tufas do Mono Lake

Além da peculiaridade de estar no meio do deserto e da salinidade das águas, o Mono Lake tem um outro atrativo pra lá de interessante. Em muitos pontos, o lago tem formações rochosas calcárias fotogênicas chamadas de Tufas (uma espécie de um montinho com formato mirabolante formado pela combinação das nascentes de água doce com as águas ultra-alcalinas do lago). As tufas rendem fotos lindas e atraem visitantes e fotógrafos.

Mono Lake
Tufas, formações rochosas do Mono Lake

Mono Lake

Como visitar o mono lake?

O Mono Lake é gigantesco – sabe esses lagos que parecem um oceano e mal dá para enxergar a outra ponta? – e para aproveita-lo BEM, você precisa saber exatamente para onde quer ir, e programar seu GPS para o lugar certinho.

Mono Lake
South Tufa – Mono lake

Mono Lake

Mono Lake

Um dos melhores lugares para experienciar o Mono Lake se chama South Tufa e é um parque estadual. O parque tem um centro de visitantes, guias que realizam visitas guiadas, e um estacionamento completinho, South Tufa fica a cerca de 15 minutos de caminhada da Navy Beach, uma praia com tufas de formatos bem diferentes e ponto de saída dos passeios de caiaque.

Acesse aqui o site do parque

Endereço: Highway 395, 13 milhas do Yosemite National Park, próximo a cidade de Lee Vining, Caliórnia.

Veja localização exata no Google Maps

Entrada do South Tufa

South Tufa é uma área de preservação ambiental, se você não tem o cartão dos parques nacionais, terá que pagar $3,00 por pessoa. Grátis para menores de 16 anos.

Como explorar o mono lake ?

O Mono Lake pode ser explorado por conta própria, pegue um panfleto no centro de visitantes, siga a passarela de madeira e leia as plaquinhas para aprender sobre o parque, ou por tours guiados.

Mono Lake
Trilha do Mono lake
Mono Lake
Tufas vistas de longe
Mono Lake
Tufa vista de pertinho

Mono Lake

Tours Guiados:

Os tours acontecem durante todo o ano, mas são mais frequentes no verão. No verão os tours acontecem às 10:00, 13:00 e 18:00.

Veja os horários de inverno e os tipos de tour disponíveis neste site.

Passeios de Canoa:

Outra forma de explorar o lago é fazer um passeio de canoa. Os passeios tem saída da Navy Beach (estacione no centro de visitantes de South Tufa e caminhe 15 minutos até a praia. Os tours acontecem todos os sábados, e domingos às 8:00, 9:30 e 11:00. Veja mais detalhes aqui.

  • Preço: $25,00 por pessoa
  • Crianças de 0-4 anos e animais de estimando não são permitidos nas canoas.
  • Reservas antecipadas obrigatórias: +1 (760) 647-6595

Nadando no Mono Lake:

Durante o verão nadar no Mono Lake é algo hiper popular na região. A sensação de boiar na água ultra salgada é bem divertida, mas vale ter cuidado com os olhos (imagine só o que deve arder) e com machucadinhos.

Mono Lake
Praia do Mono Lake

O pôr do sol em Mono lake

Um dos momentos mais especiais para curtir os encantos do Mono Lake é durante o pôr do sol. O sol se põe lá longe, atrás das montanhas, mas deixa cores muito especiais e que merecem ser vistas e fotografadas.

Mono Lake
Pôr do sol em Mono lake

Mono Lake

Ideias de passeios complementares:

Aproveite a sua ida ao Mono Lake para explorar a região, um dos meus cantinhos preferidos da Califórnia.

Visitar a cidade fantasma de Bodie

Essa antiga vila do ouro ficou completamente abandonada depois que o metal se esgotou. A vila é uma graça e as casas estão hiper bem preservadas.

Mammoth Lakes, Mono Lake e Bodie
Bodie State Historic Park | Foto: Mila Frohlich

Visitar o circuito de Lagos de Juno

Juno Lakes é um Loop Cênico que passa por vários lagos lindos. Um desses cantinhos que merecem ser visitados.

Juno Lakes - Califórnia
Juno Lakes – Califórnia

Se apaixonar por Mammoth Lakes

Os lagos de Mammoth Lakes são incrivelmente lindos. A cidade temiam vibe muita agradável e é um verdadeiro paraíso para quem curte natureza.

Mammoth Lakes, Califórnia
Twin Lakes – Mammoth Lakes
Crystal Lake - Mammoth Lakes
Crystal Lake em Mammoth Lakes

E aí, curtiu as dicas?

Se animou pra visitar o Monolake?

Alguém já conhece a região e quer deixar umas dicas?

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

Planeje sua viagem

Comentários (5)

[…] Monolake: esse gigante salgado no meio do deserto é quase um milagre da natureza. Além da sua imensidão alarmante, o Monolake tem formações calcárias, bem interessantes. As Tufas. Combine uma visita ao Mono lake, com uma visita a Bodie, uma cidade fantasma sensacional. […]

[…] a estrada é linda, a dica é fazer o trajeto de dia e aproveitar para fazer paradas no Mono Lake e em outros destinos sensacionais como o Death Valley, Lone Pine ou Lake Tahoe (aqui, tudo depende […]

[…] viagem entre Mammoth Lakes e Mono lake leva cerca de 40 minutos e passa por uma estrada […]

Que lugar incrível. Li que é um dos mais velhos lagos do mundo. Lugar singular, é preciso preservar.

Oi Dan,
Obrigada pela visita. É realmente um cantinho especial e que vale a visita!
Abraços

Deixe o seu comentário