Napa Valley: Degustação de vinhos na vinícola Mondavi

Conheça a Mondavi, uma das vinícolas mais famosas de Napa Valley e um dos tours de vinhos mais interessantes da região. Neste post dividirei com vocês detalhes da degustação da Mondavi, e como aproveitar a visita ao máximo!

como é a Degustação de vinhos na vinícola Mondavi em Napa Valley

Se você é um conhecedor de vinhos, você certamente já ouviu falar da Mondavi, uma das vinícolas mais renomadas e tradicionais de Napa Valley. Graças a seu fundador, Robert Mondavi, que os vinhos californianos ficaram famosos e são reconhecidos no mundo todo.

Se você não entende nada de vinho, e quer visitar uma vinícola bem bonita e interessante, a Mondavi também é uma boa escolha. A vinícola é linda, as instalações – mostradas durante o tour – estão entre as mais impressionantes de Napa Valley e a degustação é detalhada e explicativa.

Mas…

Com tanta fama e pompa, não preciso nem dizer que a Mondavi é hiper disputada. A vinícola vive cheia e os tours costumam se esgotar bem rápido durante a alta temporada. Assim, se você pensa em visitar a Mondavi, vale a pena planejar com antecedência e já reservar sua experiência!

Mondavi
Cave de vinhos da Mondavi, uma das mais lindas de Napa Valley

Vai dormir em Napa Valley? Veja aqui nossas dicas de onde ficar!

Planejando sua visita

A Mondavi é uma das vinícolas de Napa que mais oferece possibilidades de tours e degustações, vale a pena explorar o site (Print Screen abaixo) e ver qual a experiência que mais te interessa. Se é a sua primeira vez em Napa, eu optaria por algo mais básico, seja um tour na vinícola ou uma degustação.

Abaixo contarei um pouquinho sobre estas duas experiências, mas antes disso vale falar que para aproveitar bem os tours recomendo que pelo menos uma pessoa do seu grupo entenda bem inglês. Os guias falam rápido e as explicações são interessantes.

Quem não entende inglês e tem interesse de se aprofundar nesse universo dos vinhos de Napa Valley, a dica é contratar um guia brasileiro para um tour particular. Os tours duram o dia todo e passam por vinícolas que tem a ver com o seu perfil. Se você quiser indicação de uma guia local que eu adoro, deixe seu comentário neste post que eu coloco vocês em contato.

Mondavi

TOURS DA MONDAVI

A) DISCOVERY TOUR AND TASTING

Esse é o tour mais básico da vinícola, inclui uma explicação breve sobre a história da vinícola, um tour pelas instalações e degustação de 2 vinhos.

  • Todos os finais de semana do ano de hora em hora
  • Não é necessário reservar
  • Crianças e menores de 21 anos são bem vindos | Só os maiores de 21 anos é que podem beber.
  • Preço: $20,00 | Duração 30 minutos

B) SIGNATURE TOUR AND TASTING

Esse é o tour que eu mais recomendo, e ele é bacana porque combina uma visita bem completa a vinícola com uma degustação explicativa. Você aprenderá detalhes básicos sobre vinhos e como degustar. Não é um tour técnico, mas é uma experiência bem legal! O tour inclui a degustação de 3 vinhos.

  • Veja os horários disponíveis no site
  • Reservas recomendadas (especialmente durante a temporada)
  • Para jovens a partir de 13 anos | Só os maiores de 21 anos é que podem beber.
  • Preço: $35,00 | Duração 90 minutos
  • Esse tour também pode ser feito em Mandarin. (Cuidado na hora de reservar!!)

C) TWILIGHT WALKING TOUR & TASTING

Esse é um tour que ocorre no finalzinho da tarde e que parece ser bem interessante. Ele combina uma visita completa a vinícola com uma degustação dos vinhos reserva ou vinhos premiados acompanhada de queijos e frios. A ideia aqui é aprender como os vinhos da Mondavi podem ser harmonizados com aperitivos.

  • Veja os horários disponíveis no site
  • Reservas indispensáveis
  • Apenas para maiores de 21 anos
  • Preço: $55,00 | Duração 90 minutos
Mondavi
Durante os tours você terá a chance de explorar áreas da vinícola fechadas para visitantes
Mondavi
E passear pela Cave da vinícola

DEGUSTAÇÕES DE VINHO NA MONDAVI

A) WALK IN TASTINGS (Degustação não agendada)

Essa é uma opção legal para quem quer chegar na vinícola – sem reservas – e quer provar os vinhos no balcão de degustações, o legal dessa opção é ficar com uma agenda mais flexível e ir encaixando as vinícolas conforme sua vontade. A Mondavi tem três balcões de degustação diferentes e os preços das degustações variam conforme a experiência desejada (e os vinhos selecionados: safra atual x reserva).

Vale falar que a degustação NÃO inclui o tour pela vinícola!

  • Veja os horários disponíveis no site
  • Reservas recomendadas (especialmente durante a temporada)

B) WINE TASTING BASICS

Essa é uma experiência interessante para quem quer degustar os vinhos da casa e aprender os conceitos básicos de degustação de vinhos: como ler os rótulos, porque balançar o como, como sentir os aromas do vinho e como descrever o gosto. Essa experiência NÃO inclui um tour pela vinícola e só é interessante para quem tem uma boa compreensão do inglês.

  • Veja os horários disponíveis no site
  • Apenas para maiores de 21 anos
  • Reservas indispensáveis
  • Preço: $20,00 | Duração 45 minutos
Mondavi
Mesinhas no pátio para degustação ao ar livre

Em dúvida de qual experiência escolher?

A Mondavi não é minha vinícola preferida de Napa, mas considero o tour “SIGNATURE TOUR AND TASTING” uma experiência bem interessante. A vinícola é linda, e aprender um pouco da importância da Mondavi para o Vale de Napa antes de visitar outras vinícolas pode ser bem legal. Não espere beber os vinhos mais deliciosos do dia, porque eles não serão, mas espere ver instalações bem interessantes.

O que eu recomendo: Eu geralmente visito duas, no máximo três vinícolas por dia começando com um  tour de manhã (que pode ser o Signature Tour da Mondavi,  o tour da Hall, ou a experiência na Frog’s Leap ) em seguida almoço em um lugar gostoso ou faço um piquenique, e fecho com degustações comuns que não precisam ser agendadas.

A vinícola: Conheça a vinícola Mondavi

Um edifício triangular com arco arredondado e jeitão de missão espanhola recepciona os visitantes na vinícola To Kalon, a vinícola mais antiga e famosa do grupo Mondavi e para muito visitantes o ponto de partida de um passeio por Napa Valley.

Mondavi
Vinícola To Kalon, a sede da Mondavi em Napa

Ainda do lado de fora da vinícola, um cristo de braços abertos, uma fonte e algumas outras estátuas.

Mondavi
Cristo de braços abertos na entrada da Mondavi

Do lado de entro da vinícola há um gramadão caprichado com algumas videiras no fundo – o acesso as videiras é restrito aos tours na vinícola – os salões de degustação e uma lojinha hiper caprichada.

Mondavi
Gramadão interno da Mondavi

Mondavi

A Mondavi tem uma das lojinhas de vinícola mais completas de Napa, além de vinhos da casa, livros e postais sobre Napa Valley, a loja conta com várias peças de decoração lindas e objetos bacanas para beber e degustar vinhos.

Mondavi
Lojinha da Mondavi

Degustação & Tour de vinhos – A nossa experiência na Mondavi

Como já contei lá em cima, minha sugestão para quem visita Napa pela primeira vez e quer incluir a Mondavi no Roteiro é fazer o tour “Signature Tour and Tasting”, um tour bem mastigadinho da história da vinícola, instalações e degustação. Já fiz esse tour duas vezes e acho uma bela maneira de começar o dia no Vale.

Um pouquinho de história

O tour começa numa salinha adjacente ao pátio principal. O grupo de pessoas é relativamente grande, entre 12-20 pessoas, então o guia se preocupa menos em interagir e mais em informar. Nessa primeira salinha ele conta um pouco da história de Robert Mondavi e como ele concretizou sua visão de tornar Napa Valley mundialmente famosa, ele também explica rapidamente sobre a To Kalon Winney e outras vinícolas do grupo espalhadas por Napa Valley. Essa introdução leva uns 10 minutos.

Breve passeio pelas videiras

Depois da explicação inicial, chegou a vez de visitar algumas das videiras da Mondavi e conhecer detalhes básicos sobre o tipo de solo e clima dessa região de Napa. Repare que no comecinho de cada fileira de parreiras há um ou dois pés de rosa, além de ficarem lindas durante a primavera, as roseiras evitam que as pareiras sejam devoradas por insetos. Legal né?

Mondavi
Videiras da Mondavi

Tour pela vinícola

Dalí seguimos para a parte interna da Mondavi. Durante a safra (geralmente outubro) o movimento é grande e o entra e sai de toneis carregados de uva é impressionante. Fora de temporada você verá um movimento bem menor, e assistirá um videozinho rápido para entender o que acontece na época de colheita. Depois do vídeo é hora de visitar os toneis de metal – gigantes – onde o suco de uva descansa antes de ir para as barricas.

Mondavi
Área de produção de vinhos da Mondavi
Mondavi
Tonéis onde o vinho descansa

E falando em barrica, esse é para mim o auge do tour, hora de visitar a cave da Mondavi, onde centenas de barricas cheias de vinho são envelhecidas por meses ou até anos. Durante a visita o guia explica um pouco de como o mestre da vinícola escolhe a melhor parte da safra para destinar aos vinhos reserva, as etapas de degustação e etc. O tour não é técnico, mas mostra um pedacinho bem interessante do processo. E claro, que os curiosos SEMPRE podem perguntar um pouco mais.

Mondavi
Cave de vinhos maravilhosa da Mondavi
Mondavi
Destaque para as barricas coloridas
Mondavi
E por fim, os vinhos são engarrafados

Degustação de vinhos

O passeio termina com uma degustação sentada de três vinhos da casa, durante a degustação o instrutor da dicas básicas de como degustar e em que fatores prestar atenção. Ele explica o porque de mexer o vinho antes de beber, a importância dos aromas e como o vinho se transforma – no copo – do primeiro ao terceiro gole.

Mondavi
Taças prontas para a degustação

Uma das degustações é servida com um pequeno petisco e nesse momento o guia fala um pouco de harmonização dos vinhos. Para cada vinho degustado o instrutor dará uma ideia do que pode ser combinado. O que é bem legal para quem não entende tanto de vinhos, mas não quer fazer feio na hora de servir os amigos.

Mondavi
Hora de degustar o vinho

A degustação do Mondavi varia bastante conforme a época e os vinhos disponíveis. Eu confesso que não tive muita sorte e que nas minhas duas visitas provei vinhos que não gostei tanto. Mas, segundo a Mary do Blog Hotel California, que organiza tour pela região e conhece a Mondavi como ninguém, a degustação costuma agradar bastante o paladar dos grupos brasileiros que ela leva para Napa, mas quem já está acostumado com vinhos um pouco mais fortes pode ficar um pouco desapontado.

O passeio termina na lojinha da Mondavi onde você poderá – caso queira – comprar os vinhos que provou.

E para quem quer levar vinhos para o Brasil

Você pode levar até 6 garrafas de vinho despachadas dentro da sua mala. É só enrolar bem que as chances de quebrar são mínimas ( eu levo sempre e NUNCA tenho problemas). Minha dica: experimente os vinhos em Napa, aprenda suas uvas preferidas e compre os vinhos no supermercado – O Trade Joe’s, por exemplo, costuma ter promoções ótimas e com preços até melhores que Napa. Na minha última ida ao Brasil, compre um Cabernet Sauvignon por cerca de $10 dólares a garrafa (o vinho fez o maior sucesso com os amigos e é vendido por cerca de $80 no Brasil!!!)

Quando vale a pena comprar um vinho em Napa?

Quando a safra é limitada – entenda por vinhos mais caros – ou não está disponível no varejo.

Com o que combinar: vinícolas bacanas próximas a Mondavi

A Mondavi fica em Oakville, um miolinho repleto de vinícolas bacanas. Algumas das minhas pedidas preferidas alí perto são:

  • Hall: vinhos deliciosos, um jardim hiper agradável e um acervo de arte moderna hiper bacana
  • Frog’s Leap: uma das experiências mais gostosas do Vale. Vinícola linda e vinhos ótimos!
  • Joseph Phelps: A degustação é um pouco cara, mas os vinhos são divinos e a experiência ao ar livre é um show.

Veja mais sugestões de vinícolas nesse post.

Detalhes práticos para organizar sua visita:

Horários de funcionamento:

  • Todos os dias das 10:00 – 17:00 (Lojinha aberta até às 18:00)

Como chegar?

Endereço: 7801 St Helena Hwy,Oakville

Localização no Google Maps

Contrate um seguro viagem

Nem pense em economizar com o seguro, apenas por não ser obrigatório para a sua entrada no país. Na hora do aperto é que você percebe que não vale a pena deixar a sua segurança em segundo plano, afinal imprevistos acontecem.

Escolha um seguro com boa cobertura, que cubra tudo no ato e assim você não precisará colocar a mão no bolso caso dê algum “zebû”. Nós recomendamos e usamos a Seguros Promo, pois eles tem um esquema de comparar apólices, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de seguros.

Clicando aqui e inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Dicas para se dar bem em Napa Valley

  • Guia de Napa Valley: Nesse post você encontrará todas as dicas do Ideias na Mala de Napa Valley: como chegar, principais vinícolas, passeios e até dicas de onde comer.
  • Guia de hotéis em Napa Valley: Entenda cada uma das cidades e veja recomendações incríveis de hotéis

E aí, curtiu as dicas?

Alguém aí já foi na Mondavi e quer dividir com a gente o que achou?

Guarde este post no Pinterest!

Napa Valley

Veja também: 

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Planeje sua viagem

Comentários (9)

Prezados, preciso da indicação de um guia brasileiro em Napa, para o período de 27/08/2019 a 01/09/2019, que entenda dos vinhos de lá…
Obrigado.

Oi Antonio,
Enviei seus contatos, ela vai te escrever!
Beijos

Olá! Vc poderia me
Indicar um guia brasileiro?
Muito obgda. Gostei muito de suas dicas.
Quais, em sua opinião, são as 4 melhores para visitar?
Bjs e obgda pelo carinho.

Oi Patricia,
Mandei seus contatos para ela.
A escolha das vinícolas depende muito do tipo de vinho que vcs gostam. Eu amo a Frog’s Leap e a Hall.
Beijos

Bom dia Mari!
Estarei em San Francisco em junho/19 e gostaria da sua indicação de guia local para o tour e Napa Valley.
Obrigado!

Oi João,
Td bem?
Contatos enviados! Ela vai te escrever.
Beijos

Olá!
Você poderia por favor, me passar a indicação do guia brasileiro?
Obrigada!

Oi Bruna,
Td bem?

Enviei seus contatos e ela vai te escrever.
Abraços

Para mim, passeios e degustações em vinícolas são um baita programa! E essa região é tão linda que acho que vale ficar uns dias, provando muitos vinhos! A Mondavi me pareceu muito legal!! Adorei! Beijos!

Deixe o seu comentário