Carmel & Monterey: 17 Mile drive de bicicleta

Este é um passeio bem bacana que sai do centro de Monterey na Califórnia, percorre a costa da cidade passando por Pacific Grove e atravessa a 17 Miles Drive, uma estrada super cênica repleta de curvas bonitas, paisagens espetaculares, e termina na praia de Carmel.

17 Mile Drive - Carmel

Depois de passeio pela praia e pelo centrinho de Carmel é hora de voltar, ou pela mesma estrada, ou por dentro (nesse caso um GPS na bicicleta, é necessário).  São 24 Km de pedalada na ida e cerca de 15 na volta (pra quem cortar caminho). Um trajeto delicioso que quem gosta de bicicleta e costuma pedalar vai amar.

Se bicicleta não é bem a sua praia, veja aqui nossas dicas para percorrer a 17 Mile drive de carro

como fazer a 17 Mile drive de bicicleta

Começamos nosso passeio na Cannery Row, a principal rua turística da cidade de Monterey, bem pertinho do aquário de Monterey.

Aluguel de bicicletas em Monterey

Alugamos as bicicletas em um quiosque da Blazing Saddles montado bem em frente ao restaurante Bubba Gump. As bicicletas custam 39 dólares por dia (quem quiser alugar por hora e fazer um passeio menor, o preço é 9 dólares a hora) e são bem razoáveis. E de lá seguimos para a faixa de ciclistas que começa bem pertinho do aquário.

Bicicleta - Monterey

Dica: O quiosque fecha às 18:00, quem não vai dormir em Monterey tem que devolver a bicicleta antes disso. Quem for dormir por lá, pode devolver no dia seguinte sem custos adicionais.

Monterey - Califórnia

Monterey & Pacific Groove de bicicleta

A primeira parte da estrada é plana e super fácil de pedalar.  A ciclofaixa fica na beira do mar e está rodeado por um tapete de flores silvestres. Entre uma curva e outra, a estrada nos presenteava com vistas bonitas, rochas recortadas pelo oceano e muitos pássaros. O tempo estava um pouco nublado para os padrões Californianos, o que prejudicou a vista em alguns momentos.

Faixa de bicicleta em Monterey

Ainda assim, o passeio foi muito lindo desde o começo. Nessa primeira parte, minha parada preferida foi o Lover’s Point, uma pracinha que durante o verão celebra muitos casamentos. O azul cristalino do mar, e o verde das ciprestes dão a praça um ar todo especial.

Flores na 17 Mile Drive

Tapetão de flores na beira da ciclovia da 17 Mile Drive

Lover's Point - Monterey

Praia Asilomar e os surfistas corajosos

Continuamos nossa pedalada passando pelo simpático farol de Pacific Grove, e pouco depois entramos no parque de Asilomar onde, apesar do tempo nublado e das águas frias, muitos surfistas aproveitavam a braveza do mar para pegar umas ondas.

Asilomar - Monterey

17 Mile drive, a parte mais bonita do passeio

A 17 Mile drive fica dentro de um condomínio e a entrada é pedagiada. As bicicletas tem uma entradinha especial e não pagam! Mas, para chegar nessa entrada tivemos que subir a primeira subida do dia, uma belo aquecimento para o que viria a seguir. Enquanto subíamos, vimos o primeiro grupo de veados do dia, serelepes e traquinas cruzando a estrada como se não houvesse perigo.

17 Mile Drive

Uma das coisas que descobri nesse passeio é que a 17 Mile drive, tem bem menos de 17 milhas, e a segunda é que o passeio de bicicleta é n vezes mais agradável que o passeio de carro. Pedalar em meio a paisagens tão lindas, uma atrás da outra, é um privilégio único. O Cipreste Solitário e a chegada em Carmel continuam sendo o meu pedaço preferido do passeio.

Bicicleta - Monterey

Até a Pebble Beach o trajeto foi bem tranquilo com algumas poucas subidas mas nada de assustar. Formos pedalando tranquilas e curtindo cada pedacinho do trajeto.

Chegada em Carmel

17 Mile Drive

Passando a Pebble Beach, a estrada se estreita bastante e a pista de bicicleta some. Quem não está tão acostumado a pedalar na estrada vai sofrer um pouco com a proximidade dos carros. Saindo do condomínio fechado há uma descida enorme que leva a praia de Carmel, nessa hora seguramos o freio e descemos sem pensar muito, afinal descida na ida significa subida na volta.

IMG_2207

A praia de Carmel estava linda como sempre e foi uma delícia sentar na areia branquinha e deixar o tempo passar.

17 Mile Drive

A volta: de Carmel a Monterey de bicicleta

A subida inicial foi até que tranquila, só que não esperámos que a rotas por dentro tivesse bem mais subidas do que a rota pela costa, de qualquer forma, chegamos bem e a tempo de devolver a bicicleta que havíamos alugado antes do fechamento da loja.

Cipreste Solitário - 17 Mile Drive

 

Cipreste Solitário, umas das paisagens mais lindas do trajeto

Quanto tempo demora?

Fizemos o passeio em um ritmo bem lento (13,5 Km por hora) e foram 2:25 de passeio sendo que 1:44 de pedalada (deu para ver que paramos muitas vezes para tirar fotos, né?!) A volta, por dentro da cidade e sem fotos foi bem mais rápida e fechamos em pouco menos de 4 horas com a parada em Carmel.

Vale a pena fazer esse passeio?

Muito, gostei tanto que estou louca para repetir, mas não acho que seja um passeio para qualquer um. 40 Km de bicicleta com boas subidas é bastante coisa para quem não está acostumado. Mas para quem gosta de pedalar, é sem dúvida nenhuma a melhor maneira de aproveitar a 17 Mile drive.

Carmel

Como é o trajeto?

Até a Pebble Beach, que é a última e a mais bonita das praias da 17 Mile drive, o trajeto é relativamente fácil e alguém que tenha um forma física razoável consegue fazer. Se você gosta de bicicleta, eu recomendo bastante esse passeio.

Para chegar em Carmel há um trecho extenso de descida em uma rodovia de mão única, quem não está acostumado a pedalar, vai se assustar um pouco com os carros passando e vai sofrer bastante para subir na volta. Não recomendo este trecho para quem não está acostumado a pedalar.

Obrigada Mary do Blog Hotel Califórnia, que escreveu este post sobre esse passeio! Sem seu post eu não teria riscado esse item da minha lista tão cedo.

 

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (12)

[…] um par de horas da viagem para explorar a 17 Mile Drive, e (quem preferir pode também fazer de bicicleta!) se puder encerre o trajeto com um pôr do sol na praia de Carmel. O centro de Carmel é bem […]

Olá!
Primeiramente, parabéns pelo blog! Excelente!
Adoro bike… mas priorizo sempre ciclovias pq sou bem medrosa.
Tem alguma forma de chegar em carmel sem pedalar por esta estrada única passando perto dos carros?
obrigada!

Oi Vivian, Infelizmente não. Mas o trajeto até Pebble Beach já é bem legal.
Beijos

[…] tem bom preparo físico e disposição pode fazer o trajeto de bicicleta, já fiz e recomendo muito o […]

[…] um par de horas da viagem para explorar a 17 Mile Drive, e (quem preferir pode também fazer de bicicleta!) se puder encerre o trajeto com um pôr do sol na praia de Carmel. O centro de Carmel é bem […]

[…] tiver um bom preparo físico pode pedalar toda a 17 Mile Drive até chegar em Carmel. Cuidado com a volta, a deliciosa descida final se transforma em um […]

Mari, vc acha que da para alugar a bicicleta em Monterey e devolver em Carmel, sem fazer volta? Estamos viajando com trigêmeos de 11anos, que pedalam conosco, mas a estadia vai ser curta em Monterey…

Oi Cecilia,
Infelizmente não. Seria incrível, não?!
Beijos e aproveitem a viagem

PS: A pedalada é pesada e não é para qualquer um. Eu não faria com crianças!

Mari…tenho um dia inteiro para ficar em Carmel…poderia me dar algumas dicas do que fazer por lá? Obrigada bjs!
PS: já terei passado o dia anterior em Monterey.

Oi Bruna,
Td bem?
Já viu esse post?
Beijos

[…] percurso pode ser feito de carro ou de bicicleta. Neste post descreverei o percurso de […]

[…] Quando escrevi o post sobre o passeio de bicicleta de Monterey até Carmel, passando pela 17 Mile Drive, imediatamente pensei na Mari do Idéias na Mala. Fiquei surpresa por ela ainda não ter feito esse passeio e achei que a “isca” estava lançada. Não demorou muito, e algumas horas depois do post no ar, lá estava o comentário da Mari, dizendo que adoraria testar o roteiro pra mim. E lá foi ela, que conta tudo sobre a experiência nesse post aqui. […]

Deixe o seu comentário