Roteiro de 1 dia em Segóvia: Descubra o melhor da cidade

Roteiro de 1 dia em Segóvia na Espanha, o roteiro perfeito para aproveitar seu bate e volta Madri – Segóvia ao máximo. Aqui você encontrará as principais atrações turísticas da cidade, dicas de onde comer e muito mais.

Pronto para se encantar por Segóvia?

Segóvia em 1 dia

De cidade militar na época dos Romanos à centro têxtil na era dos mouros, a pequena Segovia já serviu de morada para a realeza espanhola em 1805 aos poucos foi perdendo importância política sem nunca perder o charme, seu aqueduto é uma das construções romanas mais lindas e bem conservadas da Espanha.

Aqueduto de segóvia em roteiro de Segóvia
Aqueduto de Segóvia, o principal ponto turístico da cidade | Foto: Anna Helena Vidigal

Além da arquitetura única, Segóvia tem ótimos restaurantes e é super fácil de explorar. Um destino perfeito para curtir um dia lindo, tirar fotos incríveis e aproveitar a vibe de cidade pequena!

A cidade é uma das principais opções bate e volta saindo de Madri (sim, Toledo, segue com o título de cidade mais escolhida, mas Segóvia tá logo atrás) um passeio de dia todo recheado de história e com muitas oportunidades fotográficas lindas.

Neste post te darei todas as dicas para você explorar o melhor de Segóvia por conta própria, mas quem preferir pode contratar um tour guiado e conhecer Segóvia e Ávila no mesmo dia.

Vamos falar do que fazer em Segóvia?

Principais atrações turísticas de Segóvia:

No final do post você encontrará algumas dicas úteis para planejar sua viagem como:


Antes de viajar para Segóvia e para a Espanha, não se esqueça de fazer um BOM seguro viagem. O seguro viagem com pelo menos 30 mil euros de cobertura é obrigatório para entrada na Europa (tenha a apólice impressa, eles podem te pedir na chegada) e essencial para que você viaje tranquilo.

Um bom seguro viagens cobre voos cancelados, bagagem extraviada, e há opções mais moderninhas que cobrem até COVID ( e em tempos atuais, recomendo muito viu!?)

Uso e recomendo a Seguros  Promo, um comparador de seguros Inteligente que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem, e o mais importante: os seguros deles são ótimos.

Use o código IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem

Faça já sua cotação


Roteiro de 1 dia em Segóvia no mapa

Veja todas as paradas do nosso roteiro de Segóvia no mapinha dinâmico:

Roteiro de 1 dia em Segovia em detalhes

Chegou a hora de detalhar seu roteiro de Segóvia parada a parada. Começaremos pelo principal cartão postal da cidade, o aqueduto de Segovia.

O aqueduto de Segóvia

Com mais de 2000 anos de história e em excelente estado de conservação o aqueduto foi uma obra prima da arquitetura romana que viabilizou o crescimento da cidade e funcionou até o século XIX transportando água por mais de 15 Km incluindo pontos subterrâneos. O ponto mais alto de aqueduto tem 28,10 metros de altura. É impressionante!

Roteiro de 1 dia em Segóvia
Aqueduto de Segóvia visto da rua principal: quanto mais perto mas bonita fica a vista.

Ao chegar pela rua principal de Segovia, note como a cidade está construída em torno do aqueduto e como ele se destaca da paisagem.

Chegando mais perto você vai se encantar com o encaixe perfeito das pedras e a precisão dos seus 167 arcos, não há uma única gotinha de cimento conectando as pedras que estão ali milimetricamente encaixadas. O aqueduto é indiscutivelmente lindo e rende fotos espetaculares!

Vista caprichada do aqueduto romano de Segóvia
Repare no encaixe perfeito das pedras do aqueduto: uma lindeza | Foto: Anna Helena Vidigal

Falando em fotos, não deixe de caminhar pelo entorno do aqueduto para ver como ele se transforma ao longo da cidade, e aproveitar oportunidades fotográficas. Algumas das melhores fotos são tiradas do lado esquerdo e do alto. Subas as escadas e aproveite


O Diabo que tira Selfies

Não se sabe ao certo em que ano o Aqueduto de Segóvia foi construído, tampouco se a história de sua construção, mas há várias lendas locais que tentar explicar sua origem. A mais contraditória dessas lendas conta a história de uma camponesa, que cansada de buscar água tão longe todos os dias fez um pacto com o Diabo vendendo sua alma em troca da construção do aqueduto, astuta jamais deixou que o capeta coloca-se a última pedra na construção, mas jamais voltou a buscar água lá longe.

E não é que o tal do Diabo voltou as ruas de Segóvia?

Diabo que tira selfies em Segóvia
Diabo que tira selfies: uma estratégia da prefeitura para movimentar mais essa região linda da cidade | Foto: Anna Helena Vidigal

Com uns quilinhos a mais e munido de um telefone moderninho o satanás de José Antonio Abella é feito de bronze e fica em um pedacinho (lindo) e pouquíssimo explorado da cidade, ele fica na Pl. del Conde de Cheste número 6.

Para quem curte caminhar, recomendo a parada, e claro, a selfie.


A Casa dos Picos

Nossa próxima parada oficial será a Catedral de Segovia, mas antes de chegar lá você passaremos por algumas casas que valem uma menção como a Casa dos picos, que tem sua parede ornamentada com formas pontiagudas que lembram um diamante, repare no brasão da família De la Hoz no topo arco da porta e sob as duas varandas.

A casa atualmente funciona como escola de arte, e volta e meia há exibições de arte rolando por lá.

Casa dos Picos em Segóvia na Espanha
Casa dos Picos

Passando a casa de Picos recomendo que você fique de olho na textura das casas do centrinho histórico de Segóvia, muitas delas possuem os famosos “romanescos”, uma espécie de relevo que envolve toda a parte externa da casa e que dá uma textura linda. Segovia é famosa por suas casas repletas de romanescos, um mais bonito que o outro.

Romanesco típico das casas de Segóvia
Casinha medieval & Casa com Romanesco: um dos contrastes da cidade
Romanesco típico da arquitetura de Segóvia
Nessa fachada dá para entender bem e enxergar direitinho o que são os Romanescos.

Mirador de la Canaleja

Pertinho da Casa dos Picos você encontrará o Mirador de la Canaleja, com uma bela vista da cidade, vale dar uma passadinha para tirar fotos antes de seguir para a catedral que fica na Plaza Mayor de Segóvia.

Catedral de Segóvia

Chegando na Catedral de Segóvia observe sua fachada e repare que a igreja tem três abóbadas e muitas pontas delicadas que lembram velas de aniversário todas muito rebuscadas.

Conhecida como a dama das catedrais devido seu estilo delicado – para arquitetura, um gótico tardio – a catedral de Segóvia foi construída entre 1525 e 1577 e tem 18 capelas, espaço para eventos e tumbas de personagens espanhóis ilustres.

Catedral de Segovia em o que fazer em Segóvia
Fachada da catedral de Segóvia, a Dama das catedrais | Foto: Anna Helena Vidigal

Chegou a hora de entrar na catedral e constatar que seu interior é tão delicado quanto a parte externa. Colunas altas, tetos recheados de relevos vistosos e alguns altares dourados completam o visual. Católicos de plantão vão admirar os detalhes da visita e reconhecer alguns santos e personagens bíblicos no caminho.

Não deixe de visitar o claustro, meu pedaço preferido da visita, com seus mil detalhes decorados em relevo e árvores verdinhas.

O que fazer em Segóvia: visita a catedral

Planeje sua visita:

  • Ingresso:
    • Adultos: 3 Euros
    • Menores de 10 anos: grátis
  • Horários de funcionamento:
    • De novembro a Março: 09:30 às 18:30
    • De abril a outubro: 9:30 às 21:30

O Alcazar de Segóvia

Nossa próxima parada é o Castelo – ou Alcazar Real de Segóvia  para chegar lá são 650 metros de caminhada bem tranquila, mas o acesso a torre (incluído no ingresso) não acessível para pessoas de mobilidade reduzida.

A fachada do Alcazar é tão linda que os espanhóis gostam muito de dizer que este delicado castelinho serviu de inspiração para que os produtores da Disney desenhassem o castelo da Cinderela, já os alemães (e o resto do mundo) concordam que a inspiração veio do Castelo de Neuschwanstein na Alemanha.

O fato é, o castelo de Segóvia é lindo, e ao longo de sua historia o Alcazar se Segóvia já serviu de palácio real, prisão, colégio real e academia militar. Além disso o castelo foi palco de um importante acontecimento para a historia espanhola quando em 1474 Isabel I de Castela casou-se com Fernando II de Aragão e foi coroada rainha de Castilla e León.

Falando em Isabel de Castela, se você assistiu a série da Netflix recomendo a leitura do Espanha de Isabel de Castela que tem algumas das locações mais importantes da vida de Isabel de Castela.

De volta ao Alcázar de Segóvia. Repare que sua fachada externa também é repleta de romanescos, similares aos das casinhas que você passou em frente ao longo do dia. É ou não é um charme?!

Alcazar Real de Segóvia em Roteiro de 1 dia em Segóvia
Alcazar Real de Segóvia

Interior do castelo de Segóvia

O interior do Alcazar Real de Segóvio também é lindo, repleto de ornamentos rebuscados, detalhes dourados e elementos com um leve toque mouro. Os aposentos reais são muito bem decorados, e os tetos (destaque para a sala do trono e para a sala da guerra) são um mais bonito do que o outro. Também adorei a sala dos reis com esculturas dos reis espanhóis que vão de D. Pelayo a Joana, a louca.

Sala do trono do Alcazar Real de Segóvia
Detalhe do teto da sala do trono, claramente inspirada em elementos mouros.

E para melhorar, dos alto do castelo você terá uma vista caprichada da cidade, dos jardins e de detalhes arquitetônicos do próprio castelo.

Catedral de Segóvia vista do alto do castelo
Catedral de Segóvia vista do alto do castelo
Vista do alto do Castelo de Segóvia
Detalhes do castelo visto do alto de suas torres

Planeje sua visita:

  • Horários de funcionamento:
    • De novembro a marcos: 10:00 às 18:00
    • De abril a outubro: das 10:00 às 20:00
  • Ingressos:
    • Adultos 9 Euros – Inclui castelo, museu e torre
    • Estudantes até 16 anos pagam $6
    • Entrada grátis para menores de 5 anos) 

Agora que você já conhece os três principais pontos turísticos de Segóvia você tem duas opções: retornar ao centro, comer umas tapas e rever seus cantinhos preferidos, ou continuar o passeio e descobrir algumas das vistas mais lindas da cidade. Essa segunda opção exige disposição para caminhar, mas será recompensada com algumas das melhores vistas desse roteiro de um dia em Segóvia.

Pronto para conhecer a Segóvia dos iniciados?

Vistas da cidade de Segóvia do alto de um dos mirantes
Segóvia vista do Mirador del Alcázar y los dos Valles | Foto: Anna Helena Vidigal

Mirador Azud del Eresma

Nossa primeira parada é o mirante Azud del Eresma que tem vistas do castelo com um riacho Eresma no visual. Você estará coladinho na Casa da Moeda, na igreja de San Marcos e de um passeio verde muito gostoso para caminhar sem rumo.

Mirador Azud del Eresma em o que fazer em Segóvia
Mirador Azud del Eresma: vistas capirchadas do castelo com um toque de natureza | Foto: Anna Helena Vidigal

Romeral de San Marcos

Continue rumo ao Romeral de San Marcos que proporcional uma foto especial do castelo com uma ponte de pedras em um visual que parece ter saído de conto de fadas. De quebra, você pode visitar o Romeral de San Marcos ( C. Marqués de Villena, 17 | Entrada: 3 Euros) um jardim lindíssimo que fica nos pés do castelo.

Você perceberá que visto de baixo, o castelo, é completamente diferente e parece muito maior que visto de pertinho, emoldurado pela vegetação do Romeral as vistas ficam ainda mais especiais.

Mirador de la Pradera de San Marcos

Siga para o Mirador de la pradera de San Marcos, um parque muito gostoso onde as famílias locais brincam com as crianças. O parque fica nos pés do castelo e tem uma vista linda de baixo para cima.

A graça aqui é percorrer o gramadão com calma buscando bons ângulos para fotografar.

Mirador de la pradera de San Marcos em Segóvia
Esse gramadão caprichada faz o maior sucesso com as famílias nos dias ensolarados | Foto: Anna Helena Vidigal

Mirador del Alcázar y los dos Valles

E para fechar com a vista mais linda do dia precisaremos seguir até o Arco de Fuenciscla (uma porta bonitona) que fica coladinha no Santuário de Nossa Senhora da Fuencisla (vale uma visita rápida). De lá você pode acessar a escadaria que leva o topo do mirante. A subida é boa, mas as vistas são incríveis, e o pôr do sol, um dos mais caprichados de Segóvia.

Mirador del Alcázar y los dos Valles em Segóvia
Mirador del Alcázar y los dos Valles, o mirante mais espetacular da cidade | Foto: Anna Helena Vidigal

Além de vistas maravilhosas do castelo você verá igreja de Vera Cruz, o convento da Carmelitas descalzas e o mosteiro de Santa María del Parral.

Cervejinha para terminar o passeio em Segóvia

Termine o dia com uma cervejinha acompanhada de tapas grátis, a praça em frente a catedral tem vários barzinhos animados como o El Cochifrito (Pl. Mayor, 40001) e o Él figón de los comunemros – ambos são dicas do David que nasceu em Segóvia, e recomenda muito a morcilla do Él figón. Outra boa pedida é o El Sitio (Calle de la Infanta Isabel, 9) que fica pertinho da Plaza Mayor de Segovia, a graça é sentar no balcão, puxar papo com o atendente e aprender curiosidades sobre a cidade.

Onde comer em Segóvia na Espanha

Alguns dos restaurantes mais gostosos da cidade ficam no eixo entre o Aqueduto Romano e a Catedral.

O Casa Duque (Calle Cervantes, 12), Mesón De Cándido (Pl. Azoguejo, 5) que é super tradicional e tem uma fachada linda e o disputado Restaurante José Maria (Calle Cronista Lecea, 11) são boas pedidas para provar o Cochinillo, um leitão assado que é o prato típico local. Os três precisam ser reservados com antecedência.

Fachada do Mesón de Candido em Segóvia
Fachada do Mesón de Candido, um lugar bem tradicional para comer em Segóvia | Foto: Anna Helena Vidigal

Minha prima Anna e seu noivo David recomendam o Asador Maribel (Av. Padre Claret, 16) – tanto o cochinillo quanto o cordeiro assado de lá são bem gostosos, mas você precisa ligar lá com antecedência e fazer reserva já que demora bastante para assar.

Outro restaurante muito bem avaliado e que serve iguarias Segovianas e pratos Judaicos é o El Fogón Sefardí (Calle la Judería Vieja, 17).

Como chegar em Segóvia saindo de Madri

Há quatro formas de chegar em Segóvia:

Alugando um carro:

Só recomendo essa opção para quem for combinar Segóvia com outras cidades Espanholas como Ávila e Salamanca, por exemplo. Mas nem pense em fazer tudo em um dia só, hein? Até dá para combinar Segóvia e Ávila no mesmo dia, mas já aviso, será cansativo!

Para o aluguel de carros, vale conferir os preços da RentCars, um buscador esperto que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para sua viagem.

Ônibus:

A forma mais econômica de chegar em Segóvia. Os ônibus saem do intercambiador de autobuses de Moncloa, e em geral, podem ser comprados no mesmo dia. A frequência de ônibus é relativamente alta e a viagem dura cerca de 1 hora.

A estação de ônibus de Segóvia fica bem pertinho do centro da cidade, não muito longe do Aqueduto Romano. É só seguir em linha reta para chegar no burburinho. Pessoalmente acho a viagem de ônibus a melhor forma de chegar em Segóvia.

Tour guiado:

Uma forma prática de visitar Ávila e Segóvia no mesmo dia contando com transporte eficiente e as explicações de um guia experiente.

Trem:

A forma mais rápida de chegar em Segóvia. A viagem entre Segovia e Madri leva pouco mais de meia hora, e o ponto de saída é a estação Chamartin. 

Vale falar porém que a estação de trem fica um pouquinho afastada do centro (cerca de 7 Km do centro) e exige um ônibus ou táxi na chegada.

Comece cedo e deixe a volta em aberto

Recomendo que você pegue seu trem ou ônibus cedinho e deixe para comprar a volta na hora, é só ficar esperto nos horários para esperar o mínimo possível na estação. E pronto, você poderá curtir a cidade no seu ritmo, sem pressa para voltar.

Noite em Segóvia e Alcazar iluminado
Quem fica até mais tarde tem a chance de ver a iluminação do Alcázar Real | Foto: Anna Helena Vidigal

Seguro viagem para a União Européia

Para quem viaja para a Europa um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatório. Mas não se assuste com esse valor, a exigência é para que o turista viaje pelos países europeus livremente, mas esteja preparado para uma eventualidade médica, por exemplo.

Um bom seguro viagem cobre voos cancelados, bagagem extraviada, e algumas apólices mais modernas cobre até COVID (fique de olho nisso ao escolher seu seguro!).

Recomendo a Seguros Promo, uma das maiores seguradoras de viagem do Brasil. O site te ajuda a comparar os melhores seguros do mercado e encontrar o melhor custo x benefício para sua viagem a Viena (e por toda a Europa)

Faça aqui sua cotação e insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar até 10% de desconto

Chip de viagem para a Espanha

E para fechar as dicas deste post, uma dica de Chip de celular para você chegar na Espanha conectado e ainda economizar.

O chip de telefone da O Meu Chip, funciona super bem na Espanha. O site é todinho em português e você pode optar entre o plano controle (que é o mais econômico) ou o plano ilimitado que te dá a opção de inclusive compartilhar 3Gb de internet para outros aparelhos.

Com o telefone conectado fica bem fácil acessar o mapa deste post e todas as nossas dicas do que fazer em Segóvia.’


E aí, curtiu o Roteiro de Segóvia?

Deixe suas perguntas, correções ou sugestões que eu respondo rapidinho!

(Aqui abro um parêntesis para agradecer minha prima Anna Helena Vidigal, o noivo dela é nativo de Segóvia e ela visita a cidade com bastante frequência. Ela quem nos deu várias das dicas para atualizar esse post. Obrigada Anninha)

Veja também:

Guarde este post no Pinterest!

Descubra o que fazer em Segóvia na Espanha, dicas incríveis para o seu bate e volta saindo de Madri, incluindo o castelo de Segóvia, Aqueduto Romano, catedral e melhores vistas da cidade
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Avatar Lázara disse:

Mari, estou imdo para Segóvia agora… suas dicas são minhas companheiras. Ontem fui Ávila, e na terça em Toledo. Para aproveitar bem estamos fazendo uma por dia.

Obrigada
Abs

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delicia!
Saudades da Espanha!
Aproveite muito

Avatar Mercedes disse:

valeu a dica estou me programando p viajar em agosto ( uma parte e outra em setembro).As datas melhores de viagem? Avila, SEgovia e Salamanca, vindo de Portugal! Logico quero visitar Santiago de Compostela!
Comemorar o nosso 40 anos de casado c meu marido!Muito Obrigada Mari Vidigal
É bom alugar carro

mari vidigal mari vidigal disse:

Alugar carro faz todo sentido para você que sai de portugal. Se puder evite agosto pelas férias escolares.
Abraços

Avatar Adélia disse:

Não gostamos do El Sitio. Muito sujo e não foi bom o atendimento.

O José Maria é maravilhoso e as dicas do roteiro também.

Avatar Denize e Paulo disse:

Obrigada! Amanhã meu marido e eu iremos visitar Segóvia. Adoramos sua postagem. abraços

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e curtam muito Segóvia.
Beijos

Avatar Isavan Gomes disse:

Obrigado pelas dicas Mari

Abraços

Isavan e Sônia

Avatar Leonardo Costa disse:

Olá. Tudo bem? O site tem ajudado muito em meu planejamento. Em opinião, que dia é melhor para visitar Segóvia? Estarei em Madrid entre quinta e domingo 15/09-19/09 e ainda estou planejando os detalhes.

mari vidigal mari vidigal disse:

Qualquer um deles, menos Domingo.
Abraços

Avatar Carlos disse:

Olá Mari te bem?
Só hoje tomei conhecimento desse seu espaço!
Da pra perceber pelas mensagens, que sua experiência ajuda quem viaja pra uma região da Espanha sem conhecer detalhes para melhor aproveitar!
É o meu caso: Chego em Madri pego o carro no aeroporto e sigo pra Segovia!
No dia seguinte sigo para Salamanca pra ficar 03 noites!
Além de Salamanxa, cidade maravilhosa para vivenciar, gostaria de ter dicas de cidades( fora Ávila ) ao redor pra fazer um bate e volta .
Agradeço pela atenção
Carlos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carlos,
Infelizmente só conheci Segovia e Salamanca nessa região 🙁
Beijos

Avatar Rogerio disse:

Gostei da sua apresentação.
Estamos indo de ônibus, desde Moncloa.
Vamos provar desse leitão, sobretudo
Depois comento a viagem
Abraços

mari vidigal mari vidigal disse:

Eba!
Aproveitem muito a viagem!

Avatar Mateus disse:

Segunda é um bom dia para visitar essa cidade

mari vidigal mari vidigal disse:

Precisa checar se as atrações abrem na segunda Mateus. Segunda costuma ser um lugar difícil para visitar qualquer cidade.
Abraços

Avatar vitor disse:

Oi Mari, tudo bem?
Eu e minha esposa estamos pegando muitas idéias no seu site. Obrigado e Parabéns!!! Vamos ficar dois dias em Salamanca, e na volta para Madrid estamos pensando em sair de manhã e passar o dia em Segovia. Estamos preocupados a onde poderemos guardar as nossas bagagens. Existe algum guarda volume na estação de trem? Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Vitor,
Infelizmente desde os atentados a estação de trem de Atocha em Madrid há muitos anos atrás a cidade não tem mais lockers. Uma sugestão é tentar negociar um preço baratinho em algum hostel ou tentar despachar sua mala já cedo no aeroporto.
Beijos

Avatar Bianca disse:

Olá. Estou indo daqui duas semanas, será uma viagem bate e volta e minha dúvida é: estou indo num domingo, será que consigo achar a catedral e o castelo abertos?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bianca,
Tudo bem?
A catedral abre das 13:00 às 18:00 no Domingo. O Castelo aberto das 10:00 às 18:00
Aproveite a viagem.
Beijos

Avatar Barbara disse:

Ótimo roteiro
Na volta do Alcazar Real de Segovia não podemos deixar de parar no Bar Ven Ven, na Av do Aqueduto, para tomar algo e curtir os últimos momentos inesquecíveis na bela , e acolhedora Segovia.

Avatar Valeria disse:

Estou indo para a Espanha agora em Maio/15 e já imprimi seu roteiro.

Obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delicia de viagem Valéria! Quantos dias você passará na Espanha?
Você já viu nossos roteiros de Toledo e Madri?

Boa viagem e aproveite bastante

Avatar Vladimir disse:

Olá!

Peguei muitas ideias em seu site para minha Viagem por Espanha & Portugal!!!

Obrigado e Parabéns,
Vladimir.

mari vidigal mari vidigal disse:

Olá Vladirmir,
Super Obrigada pela visita e pelo comentário! Fico feliz em saber que o Ideias na Mala te ajudou!
Na volta, passe aqui pra contar como foi!

Abraços,
Mari