O que fazer em Ávila na Espanha

Saiba o que fazer em Ávila, famosa pela Santa Teresa de Ávila e por ter umas das muralhas medievais mais bem preservadas da Europa. Ávila é uma opção de bate e volta incrível para quem está em Madrid, uma cidade linda e super fácil de visitar. Pronto para se encantar?

O que fazer em Ávila:

Ávila é famosa por ter a muralha medieval mais bem preservada da Europa. São 2,5 km de extensão e 88 torres de proteção, ou seja, uma a cada 20 metros. A parte mais interessante é que é possível acessar o alto da muralha por escadas e seguir o passeio caminhando pelo alto da muralha, passando por trechos lindos, jardins, igrejas e antigas ruínas.

A Basílica de São Vicente de Ávila

Comecei meu passeio pela Basílica de São Vicente – ou Basílica dos santos mártires Vicente Sabina y Cristeta – uma igreja bem antiga e declarada patrimônio da humanidade.

Basílica de São Vicente – ou Basílica dos santos mártires Vicente Sabina y CristetaBasílica de São Vicente – ÁvilaArquitetonicamente falando a igreja é importante pois sua arquitetura marca a passagem de transição entre o românico e o gótico. A igreja tem o formato de cruz romana e todas as suas colunas tem o formato de cruz grega (aquela quadradinha, sabe?), a entrada é tipicamente romana enquanto teto é claramente gótico com abobadas super altas.

Além disso a igreja também é bem importante religiosamente pois abriga os restos mortais de São Vicente.

Passeando pelas muralhas de Ávila

Saindo dalí entrei na cidade murada pela porta de São Vicente – PARA e RESPIRA, UAU, é realmente uma construção imponente! – e comecei a brincar de subir e descer até completar a volta toda parando pelos mais importantes pontos da cidade.

Porta da muralha de Ávila

A Catedral de Ávila

Minha primeira grande parada foi a Catedral de Ávila, que apesar de estar em reforma se mostrou muito diferente das outras catedrais espanholas que eu conhecia, primeiro porque além de catedral, o local foi concebido para servir de fortificação, a parte das costas da catedral é a muralha, ou seja, catedral e muralha são duas estruturas grudadas. Isso esta claramente impresso em cada uma das paredes do prédio cinzento e de pedras duras.

Fachada da Catedral de Ávila

Do lado de dentro a história é completamente diferente e a cinzenta estrutura de pedras transforma-se em uma delicada catedral repleta de detalhes. Fiquei encantada com o azul celeste dos vitrais na nave principal, e com as muitas esculturas e pinturas lá dentro.

Interior da Catedral de ÁvilaInterior da Catedral de Ávila

Na frente da catedral, outro detalhe fofo, leões  – representado a comunidade de Castilla e León – adornam  as fachadas junto com um par de  estátuas humanas um tanto esquisitas.

Leão na catedral de Ávila

Ao lado da catedral, alguns antigos palácios de nobres foram convertidos em galerias de arte e centro de informações aos turistas. Durante minha visita, tava rolando uma exposição com enormes bonecos de papel, que deram um colorido especial a cidade. Tinha até um homem aranha escalando a muralha.

Homem Aranha na muralha de Ávila

Depois de visitar a catedral por dentro, não deixe de contorná-la por cima da muralha e reparar como as naves estão grudadas a muralha de maneira interessante.

Muralha e catedral de Ávila

Muralha e catedral de Ávila

Monastério de São Tomas em  Ávila 

Saindo dalí recomendo que você faça um passeio um pouco diferente do meu e antes de terminar a volta a muralha, não deixe de parar no Monastério de São Tomas, que fica na praça central da cidade e é um bonito exemplo de construção Isabelina.

Monastério de São Tomas - Ávila

O monastério foi construído para comemorar a tomada de Granada.  Ali está enterrado Don Juan, filho único dos reis católicos. O lugar serviu por muito anos como palácio de veraneio dos monarcas.

Destaque absoluto para o pátio interno, todo branquinho e ornamentado com lindos relevos.

O monastério de São Thomas fica na parte mais linda da muralha – pelo menos na minha opinião – onde você conseguirá as fotos mais lindas, e … foi ai que a bateria da minha câmera me abandonou…rs

Muralha de ÁvilaMuralha de Ávila, Espanha

IGREJA de Santa Tereza de Ávila

Igreja de Santa Teresa de Ávila

Outro local religioso de grande importância, e que também vale a visita é o convento de Santa Teresa de Ávila, onde há uma exposição sobre a vida de Santa Teresa que nasceu ali. A igreja dedicada a Santa também é bem lindinha.

ONDE COMER EM ÁVILA?

Terminado o passeio em torno da muralha há mais duas paradas – dessa vez para o bem do Santo Estômago e das Santas pernas – que você não pode perder, a doceria Flor de Castilla (Plaza José Tome, 4), um lugar que existe desde 1860 e é famoso pelas “yemas de Santa Teresa”… Hummm!

E a tradicional Bodeguita de San Segundo (Calle de San Segundo, 19) o lugar é super legal, com mesinhas em formato de barril de vinho e uma das melhores cartas de vinho de toda a Espanha com mais de 1000 rótulos disponíveis.

 

Planeje sua viagem

Comentários (7)

[…] Ávila: Conheça a muralha medieval mais bem preservada da Europa. A cidade é um encanto […]

[…] é um roteiro de 3 dias em Madri com um bate-e-volta a Toledo, Ávila, Segóvia ou El Escorial no quarto dia. O roteiro foi feito para quem quer conhecer Madri a pé, e […]

Olá Mari.
Gostaria de saber como você chegou até Ávila de Madri, transporte público ou alugou um carro?

Obrigada! 🙂

Oi Thaís, tudo bem?
Fui de ônibus, super fácil e eles são relativamente frequentes.
Abraços

Que inda reportagem!Q

Obrigada 🙂

Deixe o seu comentário