O que fazer em Ávila na Espanha
Saiba o que fazer em Ávila, famosa pela Santa Teresa de Ávila e por ter umas das muralhas medievais mais bem preservadas da Europa. Ávila é uma opção de bate e volta incrível para quem está em Madrid, uma cidade linda e super fácil de visitar. Pronto para se encantar?
O que fazer em Ávila:
Ávila é famosa por ter a muralha medieval mais bem preservada da Europa. São 2,5 km de extensão e 88 torres de proteção, ou seja, uma a cada 20 metros. A parte mais interessante é que é possível acessar o alto da muralha por escadas e seguir o passeio caminhando pelo alto da muralha, passando por trechos lindos, jardins, igrejas e antigas ruínas.
A Basílica de São Vicente de Ávila
Comecei meu passeio pela Basílica de São Vicente – ou Basílica dos santos mártires Vicente Sabina y Cristeta – uma igreja bem antiga e declarada patrimônio da humanidade.
Arquitetonicamente falando a igreja é importante pois sua arquitetura marca a passagem de transição entre o românico e o gótico. A igreja tem o formato de cruz romana e todas as suas colunas tem o formato de cruz grega (aquela quadradinha, sabe?), a entrada é tipicamente romana enquanto teto é claramente gótico com abobadas super altas.
Além disso a igreja também é bem importante religiosamente pois abriga os restos mortais de São Vicente.
Passeando pelas muralhas de Ávila
Saindo dalí entrei na cidade murada pela porta de São Vicente – PARA e RESPIRA, UAU, é realmente uma construção imponente! – e comecei a brincar de subir e descer até completar a volta toda parando pelos mais importantes pontos da cidade.
A Catedral de Ávila
Minha primeira grande parada foi a Catedral de Ávila, que apesar de estar em reforma se mostrou muito diferente das outras catedrais espanholas que eu conhecia, primeiro porque além de catedral, o local foi concebido para servir de fortificação, a parte das costas da catedral é a muralha, ou seja, catedral e muralha são duas estruturas grudadas. Isso esta claramente impresso em cada uma das paredes do prédio cinzento e de pedras duras.
Do lado de dentro a história é completamente diferente e a cinzenta estrutura de pedras transforma-se em uma delicada catedral repleta de detalhes. Fiquei encantada com o azul celeste dos vitrais na nave principal, e com as muitas esculturas e pinturas lá dentro.
Na frente da catedral, outro detalhe fofo, leões – representado a comunidade de Castilla e León – adornam as fachadas junto com um par de estátuas humanas um tanto esquisitas.
Ao lado da catedral, alguns antigos palácios de nobres foram convertidos em galerias de arte e centro de informações aos turistas. Durante minha visita, tava rolando uma exposição com enormes bonecos de papel, que deram um colorido especial a cidade. Tinha até um homem aranha escalando a muralha.
Depois de visitar a catedral por dentro, não deixe de contorná-la por cima da muralha e reparar como as naves estão grudadas a muralha de maneira interessante.
Monastério de São Tomas em Ávila
Saindo dalí recomendo que você faça um passeio um pouco diferente do meu e antes de terminar a volta a muralha, não deixe de parar no Monastério de São Tomas, que fica na praça central da cidade e é um bonito exemplo de construção Isabelina.
O monastério foi construído para comemorar a tomada de Granada. Ali está enterrado Don Juan, filho único dos reis católicos. O lugar serviu por muito anos como palácio de veraneio dos monarcas.
Destaque absoluto para o pátio interno, todo branquinho e ornamentado com lindos relevos.
O monastério de São Thomas fica na parte mais linda da muralha – pelo menos na minha opinião – onde você conseguirá as fotos mais lindas, e … foi ai que a bateria da minha câmera me abandonou…rs
IGREJA de Santa Tereza de Ávila
Outro local religioso de grande importância, e que também vale a visita é o convento de Santa Teresa de Ávila, onde há uma exposição sobre a vida de Santa Teresa que nasceu ali. A igreja dedicada a Santa também é bem lindinha.
ONDE COMER EM ÁVILA?
Terminado o passeio em torno da muralha há mais duas paradas – dessa vez para o bem do Santo Estômago e das Santas pernas – que você não pode perder, a doceria Flor de Castilla (Plaza José Tome, 4), um lugar que existe desde 1860 e é famoso pelas “yemas de Santa Teresa”… Hummm!
E a tradicional Bodeguita de San Segundo (Calle de San Segundo, 19) o lugar é super legal, com mesinhas em formato de barril de vinho e uma das melhores cartas de vinho de toda a Espanha com mais de 1000 rótulos disponíveis.
Oi Mari, gostei muito das tuas informações sobre Avila. Obrigada.
Gostei das informações. Bem legais e úteis
Oi Mari . Tudo bem ? Obrigada pelas dicas . Estou indo a Toledo agora. Saindo de Madri.
Também sou Vidigal .
Priscila Vidigal 😘😘
Aproveite a viagem prima!
Obrigada pelas dicas e fotos Mari. Um texto simples e direto. Parabéns!!
Vou a Ávila partindo de Segóvia em autobus.
ObrigadA, Eliana!
Na volta passa para dizer o que achou?
Abraços
Olá, me chamo João Carlos.
Primeiro, parabéns pelas dicas e pelas fotos.
Estou com viagem marcada para Espanha em agosto, qual a melhor maneira de ir de Madrid para Toledo e Ávila?
Fiz os dois de ônibus e achei super prático.
Abraços
Olá Mari.
Gostaria de saber como você chegou até Ávila de Madri, transporte público ou alugou um carro?
Obrigada! 🙂
Oi Thaís, tudo bem?
Fui de ônibus, super fácil e eles são relativamente frequentes.
Abraços
Que inda reportagem!Q
Obrigada 🙂