Madrid em Um Dia: Tapas, Museus e o Encanto do Jardim Botânico

Que tal descobrir como aproveitar Madri em 1 dia de forma inesquecível? Este roteiro é perfeito para quem quer combinar cultura, gastronomia e natureza em uma só experiência. Deixe-se encantar por alguns dos museus mais icônicos da Europa, relaxe no deslumbrante Jardim Botânico e finalize o dia com as irresistíveis tapas da culinária espanhola.

Reuni tudo que você precisa para viver um dia incrível em Madri: dicas de bares e restaurantes, atrações imperdíveis e, claro, aquela pitada de charme que só a capital espanhola oferece. Coloque um sapato confortável, carregue a câmera e venha explorar os segredos dessa cidade fascinante!

Estanque do Parque do Retiro em Madri na Espanha
Estanque do Parque do Retiro

Passeio por museus, jardim botânico e tapas em Madrid

Visitar Madrid é explorar um universo incrível de arte, cultura e gastronomia. Não tem programa mais típico madrilenho do que conhecer os renomados museus e centros culturais da cidade, como o Prado, o Reina Sofía, o Thyssen-Bornemisza, que reúnem obras de grandes mestres da arte, e o CaixaForum com exposições contemporâneas e inovadoras.

Depois de passar um tempinho nos museus, vai ser maravilhoso dar uma volta ao ar livre no Jardim Botânico e ver outros tipos de belezas e, por fim, nada melhor do que se deliciar com os tapas, os famosos petiscos da culinária de Madrid. Os tapas são perfeitos para compartilhar, acompanhados de uma boa taça de vinho ou cerveja local, em bares e tabernas charmosas da cidade. Combinar arte e sabores é o jeito perfeito de aproveitar a cidade, vem comigo?

Nesse post você vai encontrar:

Museu do Estádio do Real Madrid
Museu do Estádio do Real Madrid | Imagem: Pixabay

Escolhendo um museu em Madrid

Começaremos o dia no Paseo del Prado onde estão quatro dos melhores museus de Madri: O Museu del Prado, O Reina Sofia, o Thyssen-Bornemisza e o CaixaForum. O ideal é que você selecione um ou dois deles. Eu se fosse você, escolheria apenas um e visitaria com bastante calma, mas entendo que talvez você tenha pouco tempo e opte por ver apenas as peças principais para visitar dois museus num só dia.

Visitar os museus é um programa clássico em Madri, afinal a cidade concentra vários museus maravilhosos e super ricos, com obras de arte fantásticas e estrutura de dar inveja em muitos museus famosos da Europa. Mesmo se não for o seu programa favorito, eu sugiro que você dê uma chance para eles e curta da melhor forma possível.

Se quiser ser um pouco mais prático nas visitas, vale investir em tours guiados que passam pelas principais obras e são mais assertivos. Se você não sabe qual museu escolher, é claro que vamos te ajudar! Segue algumas dicas sobre os museus em Madrid para você escolher qual te agrada mais.

Museu do Prado

O Museu do Prado é o museu de arte mais famoso de Madrid e um dos mais importantes do mundo. É ideal para quem gosta de arte antiga, pois o acervo reúne obras do século XVI ao XIX dando um panorama muito rico da história da Europa e principalmente da Espanha. As principais obras no museu são de artistas como Velazquez, Goya, El Greco, Tiziano, Botticelli e Rafael.

  • Ingressos: Adulto 15 euros | Estudantes, aposentados e quem tem passaporte europeu 7,50 euros | Entrada gratuita de segunda a sábado das 18h às 20h e domingos e feriados das 17h às 19h.
  • Horários: segunda a sábado, das 10h às 20h | Domingos e feriados, das 10h às 19h | Fechado nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro e horários reduzidos de 10h às 14h dia 06 de janeiro, 24 e 31 de dezembro.
  • Endereço: Calle de Ruiz de Alarcón, 23.

Compre seu ingresso do Museu do Prado aqui

que museus visitar em Madrid
Museu do Prado

Museu Reina Sofia

O Museu Reina Sofia em Madrid conta com um dos melhores acervos de arte moderna do mundo, são obras fantásticas de grandes artistas como Picasso, Miró e Salvador Dalí e muitos outros, além de combinar uma instalação arquitetônica fabulosa com o prédio original antigo. O mais legal é que o acervo do museu é gigante e até as obras permanentes mudam de lugar com frequência, ou seja, cada ida ao museu é única.

  • Ingressos: 12 euros | Entrada gratuita todos os dias após as 19h e domingo entre 12h30 e 14h30.
  • Horários: quarta a segunda de 10h as 21h, aos domingos até as 14h30.
  • Endereço: Plaza del Emperador Carlos V, s/n.

Compre seu ingresso sem filas para o Reina Sofia aqui

Entrada nova do Reina Sofia

Museu Thyssen-Bornemisza

Diferente dos outros museus, o Museu Thyssen-Bornemisza tem uma coleção menor, mas bem diversificada o que deixa o museu super interessante. Com obras clássicas de pintores como Dürer, Carpaccio, Caravaggio e Rembrandt, passando por pintores mais modernos como Picasso, O’Keefe, Van Gogh e Manet até a arte pop dos anos 80, essa é uma boa pedida para quem quer ver um pouquinho de tudo numa só visita.

  • Ingressos: 13 euros
  • Horários: terça a domingo de 10h as 19h, segunda de 12h as 16h.
  • Endereço: Passeo del Prado, 8, Centro.

Compre seu ingresso sem filas para o Thyssen-Bornemisza aqui

Museu Thyssen-Bornemisza
Museu Thyssen-Bornemisza

CaixaForum

O CaixaForum é um espaço mega moderno que costuma ter exposições temporárias fantásticas. É um dos centros culturais mais inovadores da cidade, localizado no Paseo del Prado, próximo ao famoso “Triângulo da Arte”, que inclui o Museu do Prado, o Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza.

O edifício original do CaixaForum era uma antiga central elétrica construída no início do século XX. Na época, ela não foi bem aceita pelos moradores mais conservadores da região e foi encerrada depois de 40 anos de operação. Em 2002, o edifício que estava abandonado foi transformado em um centro cultural pela fundação “la Caixa”, cujo projeto de reforma foi assinado pelo renomado escritório Herzog & de Meuron. O projeto conservou a fachada original e deu um toque moderno à estrutura e ao interior do pavilhão, é um lugar diferenciado em Madrid que vale a pena conhecer.

Outra coisa que chama muita atenção no CaixaForum é o jardim vertical enorme que cobre uma das fachadas, construído no lugar de uma das paredes que foi destruída do prédio original. O centro, por fim, foi inaugurado em 2008 e hoje é uma grande referência cultural e artística da cidade, com programas que incluem espetáculos, concertos, rodas de conversa e exposições temporárias. Você pode conferir a programação no site e veja se tem algo que você gosta rolando.

  • Ingressos: 6 euros | Entrada gratuita nos dias 15 e 18 de maio e 9 de novembro.
  • Horários: segunda a domingo de 10h as 20h, e nos dias 4, 31 de dezembro e 5 de janeiro até as 18:00 | Fechado dia 25 de dezembro e 01 e 06 de janeiro.
  • Endereço: Paseo del Prado, 36, Centro.

Leia também: Os melhores museus de Madri

O Jardim Botânico Real de Madri

Vamos então para o Jardim Botânico Real de Madrid, depois de percorrer as galerias e babar com as obras do seu museu escolhido. Tenho certeza que, independente da escolha, você vai se impressionar e/ou até se emocionar com algumas das pinturas mais famosas do mundo, como o Guernica de Picasso no Reina Sofia ou Las Meninas de Velazquez e O jardim das delícias de Bosch no Prado.

Jardim Botânico Real de Madri
Jardim Botânico Real de Madri

O Jardim fica literalmente do lado do Museu do Prado e é uma joia da cidade. O projeto começou em 1755, pelo Rei da Espanha Fernando VI e inaugurado em 1781 pelo Rei Carlos III com uma variedade enorme de plantas e flores diferentes, um lugar maravilhoso para passear e curtir em Madrid.

Além de jardins temáticos encantadores, o Jardim Botânico abriga um herbário real com uma das maiores coleções científicas da Europa, que, infelizmente, não é aberto ao público por ser destinado à pesquisa, e grandes estufas históricas com plantas exóticas e variadas que você pode visitar

Mapa do Jardim Botânico Real de Madri
Mapa do Jardim Botânico Real de Madri

O jardim botânico real de Madrid tem mais de 30.000 espécies de plantas diferentes, ideal para quem busca um refúgio de tranquilidade e gosta de admirar flores e plantas. Perdi a conta de quantos quarteirões diferentes repletos de flores diferentes. Adorei!

corredor no Jardim Botânico Real de Madri
Um dos muitos corredores de plantas do jardim botânico

Escolha um dos muitos corredores de flores e comece a sua visita. Não tem um lugar certo de começar e muito menos de terminar, mas preciso contar: MENINAS, em um dos corredores, tem um jardim que fala especialmente das plantas usadas em nossos shampoos, sabonetes e cremes preferidos. IMPERDÍVEL!

De toda maneira, caminhe tranquilo, tire fotos e relaxe um pouquinho curtindo o cheirinho de natureza em pleno centro de Madrid.

  • Ingressos: 2 euros.
  • Horários: Aberto das 10h as 18h (inverno) e até as 21h no verão | Fechado dia 25 de dezembro e 01 e 06 de janeiro. Para saber o horário certinho de encerramento, é só conferir aqui.
  • Endereço: Plaza Murillo, 2.
Flor no Jardim Botânico Real de Madri
Flor no Jardim Botânico Real de Madri

Sem dúvida, os canteiros e a floração mudam bastante conforme as estações do ano, durante minha visita em meados de maio, por exemplo, o jardim estava repleto de Iris de vários tamanhos e cores diferentes, gostei tanto que tive que tirar pelo menos uma foto de cada.

Jardim Botânico de Madri
Jardim Botânico de Madri
Jardim Botânico de Madri
Jardim Botânico de Madri

Mas além das íris, vi muita coisa linda:

Jardim Botânico de Madri
Jardim Botânico de Madri
Jardim Botânico de Madri
Jardim Botânico de Madri
Jardim Botânico de Madri
Jardim Botânico de Madri

Tapas no bairro das Letras

Quando você cansar de tanto ver flor, ou for vencido pela fome, é hora de sair do jardim, atravessar o Paseo del Prado e entrar na Calle de las Huertas. Essa é uma das melhores ruas de Madri para começar a noite e tomar uns drinks, mas na hora do almoço fica bem mortinha.

Suba a rua devagar (a subida é pequena, prometo) e não deixe de reparar nas diversas frases de livros gravadas no chão. O famoso Bairro das Letras é o local onde residiram alguns dos maiores nomes da literatura espanhola durante o século XVII.

bairro das letras

Vire a direita na Calle de Jesus, uma das boas ruas de Madri para comer tapas (petiscos) e escolha um ou alguns bares para tapear. Eu gosto de visitar dois ou três e provo uma tapa diferente em cada bar. Para escolher sigo o bom e velho critério da lotação: entro nos bares mais cheios que encontrar e com muita paciência, afinal o serviço definitivamente não está entre as melhores qualidades da Espanha, escolho minhas tapas. Ai não tem segredo, é só olhar com carinho para a vitrine e pegar o pratinho ou o canapé que piscar para você.

Na minha última visita, entrei no Taberna La Dolores (endereço: Plaza De Jesús, 4) e abri meu apetite com uma deliciosa tapa de salmão (2,50 Euros). O Taberna Dolores é um bar bem tradicional, decorado com azulejos e com mil tapas amontoadas no balcão, onde os espanhóis se empoleiram para tomar cañas (cervejas) geladinhas. Não é dos bares mais lindos que já visitei, mas fui bem atendida e gostei da experiência.

Fachada do La Dolores, Madrid.
Fachada do La Dolores, Madrid.
Tapa de salmão no La Dolores
Tapa de salmão no La Dolores
Bar de tapas em Madri
Bar de tapas La Dolores em Madri

Dali pulei para o Los Gatos (endereço: Cales de Jesús 2) que fica na mesma rua e tem uma decoração mega autêntica inspirada nas touradas espanholas, com direito a bonecos vestidos de toureiro em tamanho real e quadros super coloridos. Confesso que entrei ali mais pela decoração do que pela quantidade de pessoas, mas no fim das contas valeu a pena. Ali comi uma salada de batatas com maionese e atum deliciosa por 3,50 euros.

Tapas em Madri
Tapas em Madri
Tapas em Madri
Tapas em Madri

 

Salada de maionese - Los Gatos, Madri
Salada de maionese – Los Gatos, Madri

Dica importante para quem sai de tapas pela primeira vez

Talvez você se assuste com a sujeira do chão de alguns dos bares, mas PASME, na Espanha bar com o chão sujo, geralmente de cascas de amendoim e guardanapos usados, é sinônimo de bar bom. Por isso, os espanhóis só varrem o chão — independente da imundice — no final do expediente. Ou seja, se o bar tiver sujo pode entrar!

Daqui você pode seguir até a Plaza de Santa Ana, que fica ali pertinho, e terminar o dia bebericando e tapeando no Lateral. Lá você vai encontrar tapas super gostosas e sofisticadas. Essas, sim, valem a viagem e toda a caminhada do dia.  

Uma ótima alternativa para quem quiser esticar o passeio e provar a melhor tortilla espanhola que já comi na vida é o restaurante Txirimiri. Antes, o barzinho ficava no animado bairro La Latina, mas atualmente existem dois deles em Madri: um depois do Parque do Retiro, perto da estação Ibiza do metrô; o outro, o Txirimiri Ferraz, fica próximo ao Templo de Debod e à Plaza de España.

  • Txirimiri Ibiza: Calle de Ibiza, 25, Retiro
  • Txirimiri Ferraz: Calle de Ferraz, 38, Moncloa – Aravaca.

A tortilla de batatas do Txirimiri

O Txirimiri é moderninho, estiloso e famoso pelas tapas caprichadas, a tortilla de batatas é tão especial que já ganhou alguns prêmios. Para quem quer arriscar um pouco mais, a tapa de abobrinha com camarão pedida pelo meu amigo estava ótima! As tapas nesse bar são maravilhosas e hiper incrementadas. Pena que depois das tapas que descrevi anteriormente só sobrou lugar para a tortilla no meu estômago.

Famosa tortilha de batatas do Txirimiri
Famosa tortilha de batatas do Txirimiri
Antigo Txirimiri em Madri
Antigo Txirimiri em Madri

E depois de algumas tapas e cervejas, termina o nosso passeio. Espero que você goste desse passeio tanto quanto eu gostei. Eu sei que muitas vezes viajamos com o tempo meio contado e queremos ver o máximo que pudermos, mas experimentar a cidade com calma e curtir um pouco dos lugares também é uma forma bem especial de viajar.

Seguro Viagem

O seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa, mas esse não é o único motivo pelo qual você deveria contratar um. São muitas as situações inesperadas que podem acontecer durante a viagem, como extravio de bagagem, atraso nos voos e até intercorrências médicas e um bom seguro te ampara em todos esses casos.

Aqui a melhor sugestão é a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como comparador de apólices e te oferece os melhores custos benefícios do mercado. Não se esqueça de imprimir a apólice e levá-la na bagagem de mão.

Quer mais desconto?

Use o código IDEIASNAMALA15 e contrate seu seguro com 15% de desconto.

Garanta aqui o seu seguro viagem

E aí, curtiu nosso roteiro de Madri em 1 dia? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOTEIS EM MADRI: os melhores hotéis para sua viagem
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também: 

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *