Roteiro: o melhor de Lisboa em três dias

84

Lisboa, uma das capitais Européias mais baratas e divertidas, esta repleta de lugares maravilhosos, comida boa e muito o que ver e fazer. Nesse post reunimos o melhor de Lisboa em 3 dias, um guia passo-a-passo para você aproveitar cada momento da sua estada.

Tem 4 dias?

Melhor! Aproveite e dê um pulinho na super bonita e super simpática Sintra. Uma cidade repleta de Castelos. Você vai amar!

O melhor de Lisboa em três dias

Mosteiro - Belém

Fotos: Mari Vidigal, Arturo Ortiz, Kate Rodgers, Christy  Gallagher e Jeremy Bowell

Dia 1: Centro de Lisboa

Hoje é dia de explorar o centro de Lisboa, visitar os homens ilustres do Panteão (vários velhos amigos das nossas aulas de história e literatura com direito a uma vista incrível de Lisboa), conhecer as ruínas de São Jorge, a versão Lusitana da Catedral da Sé e passear pelos famosos elevadores de Portugal. Pronto para começar?

Mapa - Lisboa - Dia 1

Link para abrir o mapa

 

Roteiro Resumido

•Panteão Nacional

•Igreja de São Vicente de Fora

•Castelo de São Jorge

•Largo de Santa Luzia

•Sé de Lisboa

•Praça do Comércio

•Praça da Figueira

•Elevador da Glória

•Jardim São Pedro de Alcantra

 

Se der tempo:

•Basilica da Estrela

•Jardim da Estrela

Roteiro detalhado:

Lisboa

Como diz o ditado, na descida todo Santo ajuda. Pensando nisso, começaremos nosso passeio no alto de Lisboa, sempre que possível descendo em direção a parte baixa do centro.

Panteão Nacional

Panteão Nacional - Lisboa

Nossa primeira parada é o Panteão Nacional ou Igreja de Santa Engracia (Campo de Santa Clara, 1100 | metrô Santa Apolônia) um lindo e imponente memorial dedicado a  portugueses ilustres  como Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Afonso de Albuquerque, Camões, entre outros.

Visto do Panteão - Lisboa

E se o interior do Panteão já é bonito e espere só até ver a vista do alto da cúpula, uma vista incrível do Tejo e da cidade de Lisboa.

Igreja de São Vicente de Fora

Nossa próxima parada foi a igreja de São Vicente de Fora, o Santo Padroeiro da Cidade. Uma igreja bem bonita, branquinha por fora e barroca por dentro. Vale a visita.

Igreja de São Vicente de Fora - Lisboa

Dica: O google Maps tá indicando um caminho um pouco mais longo e “Português”. Vá por trás do Panteão, que é mais curto e mais rápido. 🙂

Terminado o passeio, siga caminhando até o Castelo de São Jorge. Veja o caminho exato nesse mapa.

Castelo de São Jorge

Parada obrigatória para todo marinheiro de primeira viagem, o Castelo de São Jorge é o antigo castelo real de Portugal. Era ali que residia o rei de Portugal quando o Brasil foi descoberto. Mas muito além de toda essa parte histórica, que é o máximo, o castelo de São Jorge tem a melhor vista da cidade, e um monte de coisas bacanas para ver e fazer.

Castelo de São Jorge - Lisboa

Nossa próxima parada foi o Castelo de São Jorge, parada obrigatória para todo marinheiro de primeira viagem. Era ali que residia o rei de Portugal quando o Brasil foi descoberto. Mas muito além de toda essa parte histórica que é um máximo, o castelo de São Jorge tem a melhor vista da cidade, que em um dia ensolarado fica ainda mais lindo.

Castelo de São Jorge - Lisboa

Cineminha também faz parte do passeio

Castelo de São Jorge - Lisboa

 

Outra parte bacana do passeio é o Periscópio que reflete imagens da cidade captadas em tempo real por meio de um espelho. De lá, dá fácil para planejar as próximas paradas do seu dia.

 

 

Castelo de São Jorge - Lisboa

Vista Castelo de São Jorge - Lisboa

Vista Castelo de São Jorge - Lisboa

Outra parte bacana do passeio é o periscópio que reflete imagens da cidade captadas em tempo real por meio de um espelho. Preste atenção e você conseguirá visualizar as próximas paradas do dia.

Dica: O castelo costuma ter filas longas para comprar ingresso. Compre seu ingreso online

Castelo de São Jorge

  • De Março a outubro das 9H ÀS 21H
  • De Novembro a fevereiro de  9H ÀS 18H
  • Fechado dia 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de Dezembro
  • Elétricos (bondinho) 12 ou 28
  • Entrada: 8,50 Euros

Alfama & Largo e Santa Luzia

Dali desça as ladeiras do castelo brincando de se perder pelas ruazinhas de Alfama (voltaremos aqui a noite) e pelo antigo bairro de Santa Luzia, um bairro mega fofo repleto de casinhas com varais cheios de roupa pendurados do lado de fora.

A Catedral da Sé de Lisboa

Continue descendo – e aproveitando cada instante fotogênico das ladeiras de Lisboa – até chegar na Catedral da Sé. Uma igreja quadrada de pedra, completamente diferente de sua irmã paulistana, começando pela fachada Românica.

Catedral da Sé - Lisboa

Como a cidade foi crescendo em volta da catedral, ela ficou bem apertadinha no meio de casas e fios de bonde. Para fotografar a Catedral, muito cuidado para não ser atropelado por um bonde, eles são rapidinhos e devem causar um estrago danado em um turista desavisado.

A parte de dentro da Catedral também vale um visita. Destaque para o afresco no alto do altar. Reparem que o lado de  dentro destoa um pouco do lado de fora da igreja, isso porque, desde o século XII, quando ela foi construída até os dias atuais, a igreja passou por inúmeras reformas.Pertinho da entrada, na capela franciscana esta a fonte onde Santo António de Pádua foi batizado no ano de 1195.

Praça do Comércio

Nossa próxima parada é na Praça do Comércio, uma das mais charmosas de Lisboa. Na época das grandes navegações, essa praça era a porta de entrada da cidade usada pela realeza. Reparem nos imponentes degraus de mármore as margens do Rio Tejo.

Praça do Comércio - Lisboa

A praça do comércio também marca a entrada do Palácio real, o Palácio atual é uma reconstrução do Palácio antigo que foi destruído pelo terremoto de 1755. O palácio atual,  à partir da revolução de 1910 tornou-se sede de escritórios do Governo.

Praça do Comércio - Lisboa

O senhor sentado no cavalo no centro da Praça é o Rei José I. Repare no detalhe lateral da estátua, com direito a Elefante e tudo.

Dica: A Praça do Comércio é um lugar super agradável para fazer um PitStop. Sente em um dos cafés de frente para a Praça, tome um sorvete e aproveita um pouco o clima da cidade.

Praça das Figueiras & Igreja de São Domingos

A igreja de São Domingos foi destruída por um incêndio e nunca foi restaurada. Quem quiser pode entrar na igreja e ver ela toda detonadinha por dentro. Mas o grande motivo da nossa passagem pela praça é provar a famosa Ginjinha (bem na esquina da igreja e a praça. O lugar é bem conhecido e FAZ FILA) Uma bebida local feita a base de fruta e que parece um licor. A Ginjinha é forte e bem doce.

Saindo da Praça, passaremos em frente a Estação de ferrocarriles do Rossio (Vulga Estação de trem) que é linda e depois siga para o Elevador da Glória.

[No camino você passará em frente ao Elevador Santa Justina – que sim tem uma arquitetura bacana e uma vista interessante, mas que não inclui no roteiro. Mas se quiser muito subir, fique a vontade :)]

O Ascensor da Glória

Ascensor da Glória - Lisboa

Ascensor da Glória, um desses bondinhos antigos que sobe pirambeira. Além de bem típico o passeio é uma mini aventura, olha só a inclinação do garoto! E pra quem gosta de coisas retrô, o bondinho é uma senhora fonte de inspiração, todo bonitão! Curti o passeio tanto do ponto de vista artístico quanto do Cultural.

Ascensor da Glória - Lisboa

Jardim São Pedro de Alcantra

Chegando lá no alto, dê uma passadinha jardim e Miradouro de São Pedro de Alcantra, mais uma vista interessante e um belo descanso para as pernas.

Fonte - Lisboa

Nossa próxima parada oficial é o Café A Brasileira – que fica numa região excelente para passear no final da tarde, fazer umas comprinhas no shopping da região e jantar em algum lugar gostoso. Quem quiser, pode dar uma esticadinha até Básilica da estrela, que é super bonita (mas um pouco fora de mão de mais)

Café A Brasileira

Pouco depois fomos no tradicional Café A Brasileira, que desde 1905 é freqüentado por artistas, poetas, portugueses e turistas do mundo todo. O lugar vive abarrotado de gente e não tem o melhor serviço do planeta, mas é tão tradicional que vale a visita. Isso sem falar na chance de bater um papo com a estátua de Fernando Pessoa que costumava visitar bastante o lugar, e que hoje esta lá eternizado em versão pedra na porta do café. Experimento o bolinho de chocolate. #Divino

 

Café “A Brasileira”

  • R. Garrett 120
  • Aberto das 08:00 as 20:000
  • Metro: Baixa | Chiado

Saindo do café, aproveite para dar uma bela volta pelo bairro Chiado, que é bem bacana, repleto de lojinhas, galerias, cafés e teatros. Alí pertinho tem um bom shopping, e como LIsboa é uma das cidades européias mais baratas ( e cá entre nós, o Brasil tá tão caro, que vale mega a pena aproveitar). Jante num dos restaurantes fofinhos do Chiado. Dica: as ruas que saem da Bica de Duarte Belo, tem várias opções bacanas!

Dia 2:

Hoje visitaremos a parte moderna e centro financeiro de Lisboa, começando pela estação Oriente, passando pelo Parque das Nações, o Centro Vasco da Gama, pelo incrível Oceanário de Lisboa e pelo Jardim das águas. Terminada a sessão moderna, seguiremos até o Museu Nacional do Azulejo para ver um pouquinho de uma das formas de arte lusitanas mais admiradas: os Azulejos portugueses. Prontos para começar?

Mapa - Lisboa dia 2

 

Roteiro Resumido:

•Estação Oriente

•Centro Vasco da Gama

•Parque das Nações

•Oceanário de Lisboa

•Jardim da Água

•Cassino de Lisboa

Se der tempo:

•Museu Nacional do Azulejo

 

Roteiro detalhado

Estação Oriente

Estação -Lisboa

Começaremos nosso dia, no limpo e lindo metrô de Lisboa (quem já foi para Londres ou Nova Iorque dará graças a Deus pela limpeza e organização do metrô Lusitano). Desceremos na Estação Oriente, é a maior estação de Lisboa e integra ônibus, trem e metrô. O edifício é um projeto do renomado arquiteto Santiago Calatrava e foi construída para a Exposição de 1998. Aproveite para tirar algumas fotos antes de seguir para nossa próxima parada, o Centro Vasco da Gama que fica do outro lado da rua da estação.

Dica: a estação Oriente é linda de dia e de noite, quando fica toda iluminada.

Centro Vasco da Gama

Centro Vasco da Gama - Lisboa

Centro Vasco da Gama (Aberto das 09:00 as 24:00), um shopping Center Moderníssimo, com paredes de vidro e um dos tetos mais legal que eu já vi, uma espécie de uma fonte de água. Incrível. Pra quem quer fazer compras, esse é um dos melhores endereços da cidade, de Zara a C&A, o shopping tem bastante variedade – e como já disse antes, Lisboa é barata. Mais barata que Londres, Paris e 52x mais barata que o Brasil. Só não vale comprar o shopping inteiro e esquecer do passeio ;o).

Centro Vasco da Gama - Lisboa

Continuando, passe por dentro do shopping e siga reto pelo Rossio do Olivais.

Parque das Nações

Bem vindo ao parque das nações que também foi construído para Expo 98. Ainda caminhando reto pelo Rossio dos olivais, você passará por uma fileira de bandeiras de várias nações e enquanto caminha verá, de um lado esta o ginásio de esportes de Lisboa e do outro lado, a nossa próxima parada: O Oceanário de Lisboa.

Parque das Nações - Lisboa

Dica: Pra quem quer muito andar de teleférico, agora é um bom momento. Ao invés de seguir sentido aquário, caminhe para a direção oposta até o ponto de inicio do teleférico, faça o passeio e na volta continue rumo ao aquário. Eu sinceramente acho dispensável, mas você que sabe!

Teleférico- Lisboa

Telecabine Lisboa

  • Preço: Só ida; 3,95 | ida e volta 5,90
  • Aberto das 11:00 às 18:00  no verão até as 20:00

Oceanário de Lisboa

A caminhada entre o Rossio dos Olivais e o Oceanário é uma delicia. Uma ponte de madeira com vista para a moderna ponte Vasco da Gama e para a torre do mesmo nome. A ponte acompanha o trajeto do teleférico Tele Cabine Lisboa. Aproveite este trecho super fotogênico para tirar fotos.

Teleférico- Lisboa

 

Lisboa

Uma das minhas fotos preferidas de todos os tempos, o Jeremy me fotografou “no pulo”

A visita no Oceanário de Lisboa é linda. O aquário é gigante e super bacana (pau a pau com o de Monterey na Califórnia no quesito “mais legal que eu já visitei e infinitamente mais impressionante no quesito animais grandes). O Oceanário de Lisboa é um dos maiores aquários do mundo e é repleto de surpresas. Portanto amigo, nem pense em não visitar!

Oceanário de Lisboa

Destaque para o tanque central, que dá uma noção absurda de Oceano, com direito a tubarões, arraias manta, peixes diversos… LINDO!

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa

Além do tanque central, o oceanário de Lisboa tem uma série de tantos e aquários menores repletos de peixinhos coloridos, cavalos marinhos, estrelas do mar, uma área dedicada a pingüins e outros bichos friorentos, uma área meio floresta Amazônia com peixes e plantas abrasileirados e o meu grande xodó, duas Lontras Marinhas pra lá de exibidas. O animado casalzinho tava se achando tanto que até pousou para nossas fotos e vídeos. Vê se pode :).

Oceanário de Lisboa

 

Dica: Fique de olho nas exposições temporárias, que são ótimas e super bem montadas!

Oceanário de Lisboa

  • Esplanada Dom Carlos I, 1990 Santa Maria dos Olivais
  • Entrada: 14,40 Euros | Aberto das 10:00 as 20:00 | No inverno, até as 19:00

Jardim da Água

Outra parada que merece alguns minutos do nosso roteiro é o jardim da água que tem uma série de fontes fotogênicas. A mais legal de todas, explode de tempos em tempos imitando um vulcão. Vale esperar e conferir.

Olha só que legal!!!

Parque da água - Lisboa

Parque da Água - Lisboa

Cassino de Lisboa

E para fechar nosso passeio no parque das Nações, que tal dar uma espadinha no Cassino de Lisboa. O Cassino é o prédio mais novo do parque das Nações e fica quase em frente ao aquário. Vale lembrar que a entrada no Cassino só permitida para maiores de 18 anos.

Terminado nosso passeio pelo aquário ainda demos uma voltinha pela área, as fontes, em especial a fontezinha em forma de vulcão, valem uma parada para fotos…

Cassino de Lisboa

  • Aberto todos os dias das 15:00 às 3:00 e durante os finais de semana das 16:00 às 4:00.

Museu Nacional do Azulejo

E que tal fecharmos o nosso passeio de hoje com um pouquinho de cultura? Nossa próxima parada é o museu Nacional do Azulejo, que fica entre o Centro de Lisboa e o Parque das Nações. São 8 minutos de Taxi ou 16 minutos de ônibus + 200 m de caminhada.

O Museu Nacional do Azulejo é um dos museus mais importantes de Portugal, e conta a história do Azulejo desde suas origens até os dias atuais. São inúmeros painéis de azulejos portugueses pintados a mão – um mais lindo do outro – e contando pedaços importantes da história de Portugal, e do Brasil.

Como chegar de ônibus:

Pegue o ônibus 728 da estação oriente  sentido Cais Sodré e desça na parada  Av. Infante Dom Henrique / Ponte de Xabregas. São 18 paradas

Veja o trajeto de ônibus no Google Maps.

Museu do Azulejo

  • Rua da Madre de Deus, 4, 1900-312 Lisboa
  • Abero de terça a domingo das 10:00 às 18:00 | Entrada: 5 Euros | Entrada Museu do Azulejo + Panteão: 7 Euros

A noite: drinks e show de Fado na Alfama

Aproveite para se embrenhar e se perder pelas ruazinhas – que são super charmosas e repletas de bares bacanas e show incríveis. Só cuidado para não se meter num lugar turistão meia-boca, tem muito lugar pega turista trouxa por ali. Tome uma cervejinha ou um sinhozinho português e não deixe de assistir um show de Fado (música tradicional portuguesa)

Dia 3: Belém

Hoje é dia de visitar a Torre de Belém, o Monastério dos Jerónimos, o monumento dos Descobrimentos, e de provar os Pasteis de Belém originais e direto da fonte. Na parte da tarde, visitaremos o Palácio Nacional da Ajuda que serviu de residencia para a família real portuguesa até 1910 com a proclamação da Republica portuguesa.

Lisboa dia 3

Roteiro Resumido

•Torre de Belém

•Padrão Descobrimentos

•Jardim Praça do Império

•Mosteiro dos Jerónimos

•Pastéis de Belém

•Palácio Nacional da Ajuda

Roteiro detalhado.

Como chegar a Belém:

Nossa primeira parada do dia é a torre de Belém, para chegar lá, pegue o trem (que os portugueses chamam de comboio) até a estação Belém. Chegando lá, caminhe até a torre. Outras opções para chegar a Belém são:

  • Ônibus: 727, 28, 729, 714 e 751
  • Bondinho: 15
  • Barco: estação fluvial de Belém

Torre de Belém

Torre de Belém - Lisboa

Torre de Belém - Lisboa

Quem ai lembra da Torre de Belém, tanta vezes citada nos livros de história do Brasil? A torre que era o último ponto de contato dos navegadores portugueses na saída o primeiro ponto na chegada a Lisboa. A torre foi encomendada por Manuel I, para servir de fortaleza e proteger a cidade de Lisboa (lembram que Portugal era uma grande potência marinha?) de possíveis ataques e hoje é um dos pontos mais visitados de Portugal. A torre é bem bonita e ornamentada e tem lindas vistas para o rio Tejo. Nem pense em não entrar.

Torre de Belém - Lisboa

Torre de Belém - Lisboa

 Vista do Tejo da Torre de Belém 

Torre de Belém 

  • Entrada: 6 Euros
  • Inverno: das 10:00 as 17:30 | no verão aberto até as 18:30
  • Fecha em Feriados Nacionais

Padrão Descobrimentos

Monumento dos descobrimentos

De lá siga pela orla para o Monumento dos Descobrimentos, uma espécie de Caravela recheada com os grandes descobridores dos mares como Vasco da Gama, Pedro Alvares Cabral e Fernão Magalhães.  O monumento foi construído em 1960 para homenagear os 500 anos da Morte de Henrique, o navegador. O entorno da caravela tem um piso de mosaicos que lembra o calçadão Brasileiro e dá um colorido todo especial para a escultura.

Calçada de Lisboa

Jardim Praça do Império

Fonte em Belém - Lisboa

Entre o mosteiro Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém há um pequeno jardim com algumas esculturas. Minhas preferidas são: uma fonte de cavalos de Xadrez e outra repleta de Brasões Reais. De lá dá para tirar  fotos bem bonitas da fachada do mosteiro.

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos, é um monumento da era dos descobrimentos e foi erguido em 1501, quando Vasco da Gama retornou a Portugal, com o dinheiro da venda das especiarias trazidas das Índias e foi encomendado pelo então rei de Portugal Manuel I. O estilo arquitetônico do mosteiro, ficou conhecido como arquitetura Manuelina, repleta de detalhes miúdos e ornamentos rebuscados. O mosteiro é um dos pontos altos da arte e arquitetura português. Sugiro que você repare nos detalhes, e que se puder, faça uma visita guiada.

Mosteiro dos Jerônimos -Belém - Lisboa

Fiquei impressionada com a riqueza e quantidade de detalhes, tudo muito lindo do teto ao chão. Comece sua visita pela igreja, mas não saia de lá sem visitar e sem subir no Claustro.

Mosteiro dos Jerônimos -Belém - Lisboa

Mosteiro dos Jerônimos -Belém - Lisboa

Mosteiro dos Jerônimos -Belém - Lisboa

 

Ali estão enterrados alguns reis de Portugal, e também há túmulos para Vasco da Gama e Luis de Camões. Fiquei meio confusa porque já havíamos visto o tumulo de Vasco da Gama no Panteão, que definitivamente é mais novo que esse monastério, então fiquei meio em dúvida qual dos dois túmulos está valendo.Fui pesquisar e descobri que o plantão é apenas um memorial, e que o túmulo de verdade é no mosteiro.

Mosteiro dos Jerônimos -Belém - Lisboa

 

Mosteiro dos Jerónimos

http://www.mosteirojeronimos.pt/pt/index.php

Entrada: 10  euros

Entrada conjunta: Mosteiro + torre de Belém + palácio da ajuda: 12 euros

Inverno: das 10:00 as 17:30 | no verão aberto até as 18:30

Pastéis de Belém

Chegou um dos momentos mais esperadas do dia, hora de provar os deliciosos pasteis de Belém direto da fonte! A famosíssima Pasteis de Belém serve esses deliciosos docinhos desde 1837. Eles são tão gostoso que eu fosse você comprava logo uma caixa e prepare-se para esperar para sentar, a vive lotada, mas mesmo assim você não pode deixar de conhecer, é parada obrigatória!!! E ai, gostou dos pastéis?

Pasteis de Belém

http://www.pasteisdebelem.pt/pt.html

Rua de Belem, 84

De segunda a Sexta das 09:00 as 22:00

Museu dos Coches

Nossa próxima parada é na minha opinião um dos museus mais legais da cidade. O museu dos coches tem uma coleção incrível e imbatível de carruagens. Um pavilhão inteiro repleto de carruagens de madeira, de metal, grandes, pequenas. É carruagem pra ninguém botar defeito!

http://www.museudoscoches.pt

Praça Afonso de Albuquerque

Aberto de terça a dominfo das 10:00 às 18:00

Entrada: 6 Euros

Palácio Nacional da Ajuda

E última parada do dia é no Palácio Nacional da Ajuda que até o ano de 1910 serviu de residência para a coroa portuguesa. O palácio é repleto de ambientes luxuosos decorado com toda a pompa dos reis portugueses: tapetes, lustres e ornamentos. É nele que a presidencia portuguesa realiza as recepções de estado.

Destaques para a Grande sala, sala de música, sala do trono e quarto da rainha.

Como chegar:

•De ônibus: pegue o ônibus 727 (desça na escola Paula Vicente) ou 729 (desca no museu Ultra Mar) que sai de Belem, e depois caminhe o restante. Veja o trajeto detalhado aqui. https://goo.gl/maps/80mdb

•De Taxi: São cerca de 4 minutos. 1,7 Km no total

•A pé: São 18 minutos de caminhada.

http://www.palacioajuda.pt

Largo Ajuda, 1349

Entrada: 5 Euros | Das 10h00 às 18h00 

Fecha as quartas feiras

Quer ficar por dentro de todas as dicas & fotos de viagens do Ideias na mala? Siga já nosso instagram!!!

 

Guarde este post no Pinterest!

O Melhor de Lisboa

Roteiro

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

84 comments

    • mari vidigal 4 dezembro, 2017 at 05:30 Responder

      Obrigada pela visita e pelos elogios!
      Espero que curta muito Lisboa! E se tiver alguma dica/ sugestão pra esse roteiro, passe aqui na volta pra contar!
      Beijos e boa viagem!
      Mari

  1. Amanda Correia Martins 28 novembro, 2017 at 18:51 Responder

    Olá Mari,
    Adoreeei seu roteiro! Também sou uma viajante frenética e amante da atividade (viajar é meu ópio), portanto, não só gostei, como me identifiquei!
    Fiquei somente com uma dúvida: vale comprar o cartão/passe dos transportes para 1 ou 3 dias? O 1o vc fez majoritariamentea pé, certo? Ou melhor, como fez e o que aconselha?
    Mais uma vez, parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas.
    Beijinhos,
    Amanda

    • mari vidigal 28 novembro, 2017 at 20:34 Responder

      Oi Amanda,
      Fi qual tudo a pé (mas sou sem noção e ando mesmo) exceto a parte do aquário. Não fiz as contas do preço do passe, mas talvez seja uma boa para um dos dias!
      Beijos

  2. Adriana 6 agosto, 2017 at 00:00 Responder

    Adorei o roteiro!!!! Pretendo ir a Lisboa por uns 5 a 7 dias e um dia em Fátima. Mas como é minha primeira viagem internacional e SOZINHA estou um pouco insegura. Será que vou conseguir me virar sozinha? É melhor ficar em hotel ou hostels? Qual época é melhor em relação ao clima quente e sem chuvas?
    Obrigada!! !

    • mari vidigal 7 agosto, 2017 at 04:09 Responder

      Oi Adriana,
      Como a lingua é português e o pessoal é gente boa, acho que você vai tirar de letra!
      Pra europa a minha dica é ir entre abril, maio, setembro ou outubro. Essas estações costumam ter menos gente que o verão e ser mais baratas.
      Eu quando viajo sozinha prefiro me hospedar em Hostel, mas tudo depende de você!
      Beijos e boa viagem!
      Na volta passe aqui pra contar como foi!

    • Rayane 13 agosto, 2017 at 21:09 Responder

      Mari incrível seu blog…
      Setembro estarei indo para Lisboa e ficarei só 3 dias tb.
      Vou seguir teu roteiro!!!
      Uma dica: hotel que seja bom e preço acessível qual você indica? Lembrando q estarei fazendo teu roteiro.
      Obrigada e Parabéns l!!!

  3. Júlia Sarom 28 junho, 2017 at 04:53 Responder

    Olá, adorei o seu post!
    Vou para Portugal em agosto e confesso que estou um pouco aflita pelo fato de ser minha primeira viagem para o exterior, vc tem algumas dicas para viajantes de primeira viagem p/ Portugal? Obrigadaaa

    • mari vidigal 28 junho, 2017 at 17:26 Responder

      Oi Júlia,
      Vá tranquila! Portugal é super receptiva, e a vantagem de entender a lingua é incrível. Você vai conhecer lugares lindos e se apaixonar.
      Beijos

    • Danielle 22 julho, 2017 at 05:47 Responder

      Vou em agosto também, minha primeira viagem sozinha … adorei o post, dicas maravilhosas com certeza vai me ajudar!!
      Parabéns pelo site é maravilhoso!!
      Bjos

  4. Joao Gama Jr 26 junho, 2017 at 15:44 Responder

    Oi Mari, parabens pelo site, dicas valiosas. Estou planejando uma viagem nos mes de Abril para Portugal e Espanha, com minha esposa e meu filho de 2 anos. Queremos ir a Lisboa (4 dias) Porto (3 dias ) e Barcelona (5 dias). Esses dias sao suficinetes para conhecer as cidades sem pressa???

    desde ja, muito obrigado

    • mari vidigal 4 julho, 2017 at 00:45 Responder

      Oi João,
      Acho que com esse número de dias dá para começar bem! Barcelona, por exemplo, dá para passar um mês fazendo coisas novas todos os dias, mas 5 dias pra começar tá mais do que bom!
      Aproveite a viagem e bela escolha de destinos!
      Mari

  5. Luan Ivys 29 março, 2017 at 17:56 Responder

    Oi Mari, tudo bem?? Seu site é simplesmente fantástico, meus parabéns!
    Estarei fazendo minha primeira viagem a Europa em Outubro (ansiedade level 100! rsrs) .
    Serão 22 dias, no estilo econômico / mochilão. Estou querendo visitar essas cidades
    O que você acha desse roteiro, seguindo essa ordem? Estou imaginando muito ou é tranquilo?
    – Lisboa: 1 dia
    – Porto: 4 dias (parada obrigatória, pois tenho familiares por lá)
    – Barcelona: 4 dias
    – Londres: 3 dias
    – Paris: 3 dias
    – LIsboa: 4 dias (bate-volta em Fátima e Sintra) e

    Tentei tirar os dias que faltam com deslocamentos.
    Farei o deslocamento de trem (Lisboa – Porto e Londres – Paris), os demais serão de avião mesmo (low cost).
    Agradeço desde já, abraço!

    • mari vidigal 29 março, 2017 at 18:28 Responder

      Oi Luan,
      Acho que 3 dias em Paris e Londres é um pouco apertado. Se desses para incluir (pelo menos) 1 dia a mais em cada uma delas, vc aproveitaria mais.
      Aqwui no blog tenho roteiro COMPLETOS (como Esse de Lisboa) para todas essas cidades.
      Abraços e aproveite!

      • Luan 30 março, 2017 at 18:37 Responder

        Muito obrigado Mari!!
        Realmente refleti melhor e fica bem apertado… Resolvi tirar Londres e Paris do roteiro (fica para a próxima trip) por conta do tempo mesmo, não gosto de fazer tudo muito rápido. Segue abaixo as alterações:
        – Lisboa: 1 dia
        – Porto: 4 dias
        – Barcelona: 5 dias
        – Roma: 5 dias
        – Lisboa (Fátima e Sintra): 4 dias
        Acho que dessa forma consigo aproveitar cada cidade de forma mais tranquila, concorda?
        Abraço!

  6. Isabel 28 janeiro, 2017 at 19:09 Responder

    Sou muito fã do seu blog e indico a todos. Já segui seu roteiro na Califórnia, em Madri, na Itália, Londres (com Harry Potter) e agora está me ajudando com nossa próxima viagem, que será Portugal. Suas dicas são excelentes! Parabéns pelo trabalho.

  7. Mariana 19 agosto, 2016 at 19:16 Responder

    Oi Mari, tudo bem?

    Achei interessantíssimo seu roteiro. Estou pensando em ir em março de 2017 para Portugal. 4 dias em Lisboa e 3 dias em Porto. Você teria algum roteiro para Porto?

    Obrigada.

    Bjs.

  8. Cristina Esteves 9 agosto, 2016 at 13:44 Responder

    Oi Mari! Sou Portuguesa e vivo em Lisboa e o seu roteiro à minha cidade foi excelente! Os meus Parabens!!!!Beijos
    P.s.: faltam algumas coisas a visitar… mas não vou desvendar….fica para a próxima visita!!!!

  9. Antenor 9 agosto, 2016 at 00:22 Responder

    EXCELENTE ROTEIRO! Só uma dúvida…
    Tentei mas não localizei onde exatamente no site do Castelo de São Jorge comprar os ingressos on-line.
    Seria possível me dar uma mãozinha?
    Grato desde já! Abraços

    • mari vidigal 12 agosto, 2016 at 19:25 Responder

      Oi Antenor,
      Meu baby acabou de nascer então só to conseguindo responder perguntas que sei de cabeça, sem precisar pesquisar, e ainda assim tenho uma fila de 50 não respondidas. Já tentou jogar no google “ingresso castelo de São Jorge” para ver se sai algo?
      Beijos e que pena que não ajudei muito!

  10. Rafael Novais 12 julho, 2016 at 21:39 Responder

    Ola 🙂
    Pode me informar como adquiriu o bilhete conjunto (Mosteiro + torre de Belém + palácio da ajuda: 12 euros) e se existem mais alguns packs do género?
    Obrigado 🙂

  11. Jorge Yared 29 junho, 2016 at 17:08 Responder

    Acabei de fazer seu roteiro ! Muito obrigado , foi maravilhoso ! Eu e minha namorada ficamos até com as pernas mais fortes !?

    • mari vidigal 29 junho, 2016 at 19:44 Responder

      Oi Jorge,
      Bom saber que eu ajudei duplamente!!! Hahahah, na viagem e com as pernas!
      Feliz que curtiram Lisboa. Não vejo a hora de voltar!
      Beijos

  12. Jorge 19 junho, 2016 at 15:17 Responder

    Mari vc tem um roteiro de 4 dias em Barcelona e 3 dias em Madri?

    Seria perfeito se tivesse no mesmo modelo de Lisboa que vc colocou as marcações no mapa!

    ABS
    Jorge

  13. Jorge 19 junho, 2016 at 15:09 Responder

    Ideias na mala você teria um roteiro pronto de 4 dias em Barcelona e 3 dias em Madrid? Pois encontrei em seu site o roteiro de Lisboa que está perfeito, com locais marcados no mapa que vou usar com certeza em Agosto.
    Att. Jorge

  14. Bruno T 8 junho, 2016 at 20:29 Responder

    Ola!!!
    Adorei as dicas, estou pesquisando sobre Lisboa para ir em Outubro com minha esposa, gostaria de uma ajuda, fazendo esse trajeto quanto que eu gastaria +- em Euros com Alimentação, transporte e entrada nas atrações.

    Desde já muito obrigado

    • mari vidigal 8 junho, 2016 at 22:03 Responder

      Oi Bruno,
      Infelizmente não montamos roteiros personalizados aqui no site. O preço das atrações está indicado no post e com isso você mesmo consegue calcular em estimar o quanto vai gastar. Para alimentação, com a partir de 10-15 euros por pessoa dá para almoçar BEM gostoso em Lisboa.
      Espero ter ajudado.
      Abraços

  15. Andreia Machado 14 maio, 2016 at 19:43 Responder

    Ola!! Embarcando para Portugal daqui a pouco…faremos um roteiro de 15 dias por todo pais. Temos dois dias no inicio da viagem na Av. da Liberdade, e dois no final, no Parque das Nacoes em Lisboa! Chegamos domingo bem cedo. Por onde começar? Abraço, obrigada!

  16. Márjore Gomes 13 maio, 2016 at 15:13 Responder

    Querida, seu roteiro é perfeito! Exatamente do jeito que gosto de fazer, passo a passo!
    Meu problema no caso foi excesso de tempo… fico 6 dias em Lisboa, sendo que 1 vou para Sintra e outro é um bate e volta para Porto. Seguindo seu roteiro, ficou um dia livre. Teria alguma sugestão?

    • mari vidigal 13 maio, 2016 at 17:46 Responder

      Eu dormiria uma noite em Porto, a cidade vale mais de uma dia e o Bate e volta é um pouco longo. Caso não seja uma possibilidade, dê uma olhadinha em Cascais.
      Beijos

  17. Fernanda 29 abril, 2016 at 18:47 Responder

    Olá Mari, estou indo agora em dezembro/janeiro… Esse roteiro consigo fazer no frio e com 2 crianças pequenas, uma de 2 anos e outra de 4??? Estou tendo dificuldade nisso… Clima/crianças… Vc conhece Lisboa nessa época??? Mas seu roteiro está bem como eu queria… Redondinho… kkkkk

    Vai ajudar muito!

    • mari vidigal 29 abril, 2016 at 20:12 Responder

      Oi Fernanda,
      Com crianças, tudo depende do ritmo delas. Você não vai conseguir caminhar tanto e terá que pensar em formas de fazer os deslocamentos.
      Quanto ao inverno, a dificuldade é que escurece mais cedo, e você terá que se adaptar.
      Beijos

  18. InesFilipa 26 abril, 2016 at 09:55 Responder

    Olá 🙂 gostei muito so sei roteiro e vou dia 24de julho para Lisboa mas estou com algumas dificuldades em arranjar alojamento pode me ajudar 🙂

  19. Regina 25 abril, 2016 at 01:20 Responder

    Olá Mari. Adorei suas dicas. Estive em Lisboa em 2014 e estou de volta agora em 2016 com outra filha ( em 2014 fui com a caçula na epoca da copa). Desta ve pretendo ir à Sintra q não deu tempo em 2014. Na ocasião eu usei aquele onibus turístico q podemos descer em determinados pontos. Foi assim q cheguei a varios pontos turísticos. Andei mt a pé tb e ainda de metro. Tudo bem organizado e seguro. Depois vamos pra Viseu onde meus pais tem 1 apt e de la eu parto pra outros lugares. Bjs

    • mari vidigal 25 abril, 2016 at 15:39 Responder

      Que delícia de viagem Regina,
      Coma muitos pasteis de belém por mim 🙂

      PS: Sintra é incrível, vocês vão adorar!
      Beijos

  20. talita 20 abril, 2016 at 02:13 Responder

    olá, gostei muito das dicas, gostaria de saber se o roteiro do primeiro dia é para ser feito a pé? vamos ficar em hostel no centro de lisboa, vamos no inicio de dezembro você acha uma boa época em relação ao clima? obrigada. bjos

    • mari vidigal 23 abril, 2016 at 16:34 Responder

      Oi Talita,
      Tudo bem?
      Eu fiz a pé, mas AMO andar.
      Tenho uma amigo que fez da seguinte forma, pegou um táxi até a parte mais alta da cidade, e desceu tudo (ao invés de subir). Tbm dá para chegar lá em cima de bonde. Acho que pode ser uma boa! Beijos

  21. Amine Pires 13 dezembro, 2015 at 22:46 Responder

    Olá, amei suas dicas, vou olhar tudo com calma. Estou indo em março de 6 a 18/3 com meu esposo e dois filhos, a principio só planejei Lisboa, 4 dias, mas com suas dicas,sei que ficará bem legal. A principio reservei um hotel no in Chiado, será que vai ficar longe pra fazer todos os passeios? Meu marido também quer aproveitar pra surfar. Vou me dedicar com atenção as suas dicas.Ainda estou um pouco perdida, rsrs.
    Beijos.
    Amine.

    • mari vidigal 16 dezembro, 2015 at 11:10 Responder

      Oi Amine,
      Quatro dicas é ótimo, pois além dos três na cidade vocês podem passar um dia na praia em Cascais ou um dia em Sintra que é a coisa mais linda do mundo.

      Beijos e qualquer coisa, vai perguntando!

  22. Ana Carolina 7 agosto, 2015 at 17:14 Responder

    Oi Mari!

    Adorei o roteiro!!!
    Estou indo dia 19 para Lisboa.
    Tentei comprar o ingresso do castelo de São Jorge, mas não encontrei opção de compra no site deles.
    Você sabe se tem outro site para compra?

    Obrigada!!!

  23. Lucimary 24 julho, 2015 at 23:51 Responder

    Mari. Seu site é simplesmente divino. FArei minha primeira viagem para Europa e sozinha. Estou fazendo meu roteiros baseados aqui. Obrigada por compartilhar com a gente essas dicas tão preciosas. São tantos detalhes para pensar..programar e com o Euro absurdo não se pode vacilar.
    Ficarei 5 dias em Lisboa. Bate e volta para Sintra, óbido e Alcobaça
    4 dias em Madri. Bate volta Toledo
    5 dias Paris
    3 dias Paris.
    Vc acha que está legal ? são dias inteiros sem contar os translados.
    abraços !!!!

  24. Andrea Pereira 16 julho, 2015 at 23:22 Responder

    Mari, vou a Portugal em outubro, queria fazer Lisboa e Porto, mas so tenho 4 dias pq depois vou encontrar uma amiga em Amsterdam. O que vc recomenda, faco uma ou outra ou da pra ir as 2 cidades? Outra coisa, é a primeira viagem que faço sozinha, vc considera que os lugares dsao tranqüilos e seguros? Moro no Rio, sabe como é… Rsrs. Por fim, gostei da dica do hotel, pode informar se é o mais indicado pra ir sozinha ou seria melhor um hotel. Desde ja obrigada pelas dicas, bjs

    • mari vidigal 17 julho, 2015 at 04:22 Responder

      Oi Andrea,
      Com 4 dias eu ficaria só em Lisboa sem dúvida. No seu dia extra, vc pode fazer uma bate-e-volta para Sinta (que é DIVINA).
      EU ficaria nesse hostel sozinha, feliz da vida, o lugar é SUPER legal. Achei Lisboa bem tranquila!
      Aproveite a viagem e bem vinda ao mundo das viagens solo.
      Beijos
      Mari
      PS: De uma olhadinha nesse roteiro de Amsterdã

  25. Valéria Rios 8 junho, 2015 at 13:04 Responder

    Amei suas dicas muito obrigada, sairei de Lisboa sentido Porto sabe me dizer se posso ir de trem parando em Cascais antes de ir para Coimbra que será meu destino seguinte.

    • mari vidigal 8 junho, 2015 at 15:59 Responder

      Xii Val´ria, nunca fiz esse pedacinho de trem, assim que não sei :(.
      Dá uma olhadinha no nosso amigo Google para ver se ele te ajuda!
      Aproveite MUITO e boa viagem!
      Beijinhos,
      Mari

  26. Rafael Mendes 28 maio, 2015 at 10:52 Responder

    Olá,
    Você tem alguma dica de hospedagem para esse roteiro? No padrão BBB – Bom, Bonito e Barato. Bj grande!

    • mari vidigal 29 maio, 2015 at 04:25 Responder

      Oi Rafael,
      Td bem?
      Infelizmente não tenho nenhuma dica de hotel em Lisboa, mas tem um hostel que eu recomendo bastante, o Traveler’s house. Além dos quartos estilo dormitório, eles tem uma espécie de estúdio gracinha para alugar. Localização ótima e café da manhã delícia. Dá uma olhada pra ver se gosta.
      Bjs
      Mari

  27. Elo 28 maio, 2015 at 01:02 Responder

    Mari,
    Vamos a Lisboa em Julho e ficaremos 2 dias. Gostaria de uma dica: o que é possivel fazer em 2 dias e essencial?
    Estou em dúvida como conciliar melhor os passeios: Torre de Belem + Museu dos Jeronimos+ Ocenário+ Shop. Vasco da Gama+ Castelo de São Jorge+ Bairros Alfama, Chiado, Rua Augusta, Praça do Comercio….
    Poderia dar uma super dica?
    Obrigada!

    • mari vidigal 29 maio, 2015 at 04:26 Responder

      Oi Elô,
      Combinar tudo isso que você quer ver em dois dias, será bem difícil, mas você pode tentar. Eu faria da seguinte forma:
      Dia 1: Roteiro pelo centro de Lisboa. Se sobrar tempo vá até o Oceanario + Vasco da Gama.
      Dia 2: Belem na parte da manhã e a tarde encaixar o que der.

      beijinhos e boa viagem

  28. Claudia 7 maio, 2015 at 21:18 Responder

    Adorei o roteiro e já coloquei na mala pra junho quando estarei desembarcando em Lisboa. Quando voltar conto minhas aventuras. Obrigada pelas dicas preciosas.

  29. Alessandro 27 abril, 2015 at 22:16 Responder

    Adorei o roteiro!!! Não teria como vc dar a opção de baixar no evernote esse roteiro para facilitar, assim como vc fez com o roteiro de Madri (04 dias)? Facilita muito porque a gente baixa no celular e não precisa da internet!!

  30. Camila 20 abril, 2015 at 19:24 Responder

    Então, esse roteiro dá para fazer todo de metrô e andando?? Vou ficar hospedada no hotel Vip Executive Eden Aparthotel, acho que é bem no centro.
    Vou olhar direitinho o seu roteiro, porque peguei mais os locais e confesso que não li tudo!Obrigada

  31. camila 20 abril, 2015 at 17:08 Responder

    Olá!
    Estou indo para Lisboa e estou copiando o seu roteiro por dia!rsrs
    Mas a dúvida é: como vc se locomoveu todos os dias? Me falaram que o roteiro do segundo dia (aquário e tal) é longe… Poderia me ajudar nesse sentido?
    Estarei com meu marido e filho de 2 anos, por isso preciso deixar tudo certinho no meu roteiro.
    Obrigada

    • mari vidigal 20 abril, 2015 at 18:05 Responder

      Oi Camila, Pra ir pro aquário você precisará pegar o metrô. Expliquei tudo bonitinho no post! Dá uma olhadinha e qq coisa grite!
      Aproveite a viagem! Você vai AMAR lisboa!

Post a new comment

Veja também