Roteiro de 3 ou 4 dias em Lisboa: conheça o melhor da cidade

Pronto para descobrir o melhor de Lisboa? Nesse roteiro de 3 ou 4 dias Lisboa reunimos as principais atrações da capital lusitana além de segredinhos que te farão descobrir a cidade além do óbvio. Você vai se encantar com uma das capitais Européias mais baratas, divertidas e recheada de comida boa e cantinhos incríveis para visitar. Um destino incrível para explorar com a família, em casal ou com os amigos.

Nesse post você encontrará um roteiro de viagem passo a passo para você aproveitar o melhor de Lisboa, dicas certeiras de onde ficar, dicas de restaurantes e um mapa completo com todo o roteiro.

Torre de Belém em Roteiro de 3 dias em Lisboa
Torre de Belém em Roteiro de 3 dias em Lisboa

Nesse post você vai encontrar:

O que você precisa saber antes de viajar

Antes de abrir o nosso roteiro de Lisboa quero listar alguns pontos que vão te ajudar bastante no planejamento da viagem.

Seguro viagem: obrigatório para entrar na Europa

O seguro viagem é obrigatório para quem viaja para a Europa (leve impresso o comprovante em mãos, pois podem pedir na imigração), e é seu melhor amigo numa eventual emergência. Ele cobre malas extraviadas, voos cancelados, e qualquer emergência médica ou odontológica que possa rolar na sua viagem.

Usamos e recomendamos os seguros da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

Com o cupom IDEIASNAMALA15 você ganha 15% de desconto na compra do seguro.

Faça sua cotação e compre seu seguro com desconto

Transporte em Lisboa

Lisboa é uma cidade fácil e deliciosa de caminhar, assim minha primeira dica para nosso roteiro de Lisboa é: sempre que puder, caminhe. Além de caminhadas, Lisboa tem um sistema de transportes super funcional e que inclui metrôs, bondinhos e elevadores.

Além disso, vale falar que Uber é amplamente disponível em Lisboa, e relativamente acessível. Usei bastante na minha última viagem à cidade com crianças.

Castelo de São Jorge em roteiro de 3 dias em Lisboa
Castelo de São Jorge

Economize com o Lisboa Card

Para o terceiro dia do nosso roteiro de Lisboa, recomendo que você compre o Lisbon Card, um cartão inteligente que te dá acesso ilimitado a rede de transportes públicos + boa parte das atrações deste roteiro.

Mosteiro - Belém

No terceiro dia, comprar o cartão vai te gerar uma boa economia (tanto em termos de tempo, quanto de espera na fila). Nos outros dias, tudo depende de onde você está hospedado e quanto vai usar de transporte público. Essa é uma conta que você precisa fazer, mas como o desconto é progressivo, por praticidade, muita gente já opta pelos 3 dias de cartão.

Compre aqui seu Lisbon Card

Resumo do Roteiro de Lisboa

  • Dia 1: Centro de Lisboa
  • Dia 2: Região do Oriente + Museu do Azulejo
  • Dia 3: Belém
  • Dia 4: Sintra

Roteiro de 3 ou 4 dias em Lisboa em detalhes

Chegou a hora de abrir nosso roteiro de Lisboa, e minha estratégia foi montar um primeiro dia de viagem mais intenso explorando o centro de Lisboa, e nos outros dias, explorar a região do oriente.

Lisboa

Dia 1: Centro de Lisboa

Hoje é dia de explorar o centro de Lisboa, visitar os homens ilustres do Panteão, conhecer as ruínas de São Jorge, a versão Lusitana da Catedral da Sé, se esbaldar com as comilanças do mercado da Ribeira (Timeout Market) e passear pelos famosos elevadores de Portugal. Pronto para começar?

Paradas do dia 1

  • Panteão Nacional
  • Igreja de São Vicente de Fora
  • Castelo de São Jorge
  • Largo de Santa Luzia
  • Sé de Lisboa
  • Praça do Comércio
  • Praça da Figueira
  • Elevador da Glória
  • Jardim São Pedro de Alcântara

Como diz o ditado, na descida todo santo ajuda. Pensando nisso, começaremos nosso passeio no alto de Lisboa, sempre que possível descendo em direção a parte baixa do centro. Andaremos um bocado mas nossas caminhadas serão recompensadas com vistas encantadoras de Lisboa e do Rio Tejo.

Panteão Nacional

Panteão Nacional - Lisboa

Nossa primeira parada é o Panteão Nacional ou Igreja de Santa Engrácia (Campo de Santa Clara, 1100 | metrô Santa Apolônia), um lindo e imponente memorial dedicado à portugueses ilustres como Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Afonso de Albuquerque, Luís de Camões, e personalidades recentes como o jogador de futebol Eusébio da Silva Ferreira.

O local serve de morada eterna para parte de homenageados, enquanto outros encontram-se sepultados ekm outros lugares.

Visto do Panteão - Lisboa

E, se o interior do Panteão já é bonito,  espere só até ver a vista do alto da cúpula, uma vista incrível do Tejo e da cidade de Lisboa. Para chegar lá você precisará encarar algumas escadas, não pense muito e vá.

Mosteiro de São Vicente de Fora

Nossa próxima parada é o Mosteiro de São Vicente de Fora, o Santo Padroeiro da Cidade. Uma igreja bem bonita, branquinha e barroca por fora, ou seja, toda ornamentada, por dentro. Vale a visita.

A visita a igreja é grátis, mas o mosteiro custa 5 Euros por pessoa, e vale a pena, viu?!

Sua construição foi ordenada por D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, no local exato onde ocorreu a reconquista da cidade. Ao longo dos séculos o mosteiro foi sendo reconstruído e ampliado. O edifício atual é do século XVI.

Destaque para o Claustro, decorado com 81 painéis de azulejos portugueses. Uma das coleções mais belas e bem preservadas do mundo; para a sacristia todinha revestida com mármores coloridos (é impressionante!) e para o panteão dos Bragança onde ficam os túmulos a última dinastia de reis de Portugal (com exceção de Don Pedro I, “o nosso”, que está sepultado no Museu do Ipiranga; e Dona Maria I).

A visita termina com a Torre da Igreja e suas vistas caprichadas de Lisboa.

Igreja de São Vicente de Fora - Lisboa

Dica: O Google Maps tá indicando um caminho um pouco mais longo. Vá por trás do Panteão, que é mais curto e mais rápido. Terminado o passeio, siga caminhando até o Largo e Santa Luzia.

Largo de Santa Luzia

Um mirante caprichado com vistas encantadoras de Lisboa. A parada é rápida e as vistas são um arraso.

Castelo de São Jorge

Parada obrigatória para todo marinheiro de primeira viagem, o Castelo de São Jorge é o antigo castelo real de Portugal. Era ali que residia o rei de Portugal quando o Brasil foi descoberto. Mas, muito além de toda essa parte histórica, que é o máximo, o castelo de São Jorge tem a melhor vista da cidade e diversas atrações para ver e fazer.

A visita combina uma série de projeções com o giro pelo castelo e pelas torres, uma visita bem bacana.

Castelo de São Jorge - Lisboa

Outra parte bacana do passeio é o Periscópio, que reflete imagens da cidade captadas em tempo real por meio de um espelho. De lá, dá fácil para planejar as próximas paradas do seu dia.

Castelo de São Jorge - Lisboa
Vista Castelo de São Jorge - Lisboa
Vista Castelo de São Jorge - Lisboa

Dica: O castelo costuma ter filas longas para comprar ingresso. Compre seu ingreso online

Castelo de São Jorge

  • De março à outubro: 09h às 21h
  • De novembro à fevereiro: 09h às 18h
  • Fechado nos dias: 1 de janeiro, 1 de maio e 24, 25 e 31 de Dezembro
    (Última admissão: 30 minutos antes da hora de encerramento)
  • Entrada: 10 Euros

Alfama

Dali, desça as ladeiras do castelo brincando de se perder pelas ruazinhas de Alfama. É a parte mais fotogênica de Lisboa e é uma verdadeira viagem ao tempo. Alfama foi um dos poucos bairros de Lisboa que sobreviveu ao terremoto de 1755 e suas ruas são um convite pra quem curte fotografar. Quando cansar da brincadeira, siga rumo à catedral.

A Catedral da Sé de Lisboa

Continue descendo – e aproveitando cada instante fotogênico das ladeiras de Lisboa – até chegar na Catedral da Sé. Uma igreja quadrada de pedra, completamente diferente de sua irmã paulistana, começando pela fachada Românica.

Catedral da Sé - Lisboa

Como a cidade foi crescendo em volta da catedral, ela ficou bem apertadinha no meio de casas e fios de bonde. Para fotografar a Catedral muito cuidado para não ser atropelado por um bonde, eles são rapidinhos e devem causar um estrago danado em um turista desavisado.

A parte interna Catedral também vale um visita. Destaque para o afresco no alto do altar. Reparem que o lado de dentro destoa um pouco do lado de fora da igreja, isso porque, desde o século XII, quando ela foi construída até os dias atuais, a igreja passou por inúmeras reformas. Pertinho da entrada, na capela franciscana está a fonte onde Santo Antônio de Pádua foi batizado no ano de 1195.

Pertinho da Sé está o Restaurante Cruzes Credo (R, Cruzes da Sé 29) – dica da Carol Cruz que mora em Lisboa. O Cruzes Credo é um desses cantinhos deliciosos com mesinhas na calçada e que serve petiscos deliciosos e pratos bem preparados. Uma boa pedida para o almoço (tenho em mente que o serviço não é super rápido) ou para tomar cerveja no final da tarde.

Praça do Comércio

Nossa próxima parada é na Praça do Comércio, uma das mais charmosas de Lisboa. Na época das grandes navegações, essa praça era a porta de entrada da cidade usada pela realeza. Reparem nos imponentes degraus de mármore às margens do Rio Tejo.

Praça do Comércio - Lisboa

A praça do comércio também marca a entrada do Palácio real. O Palácio atual é uma reconstrução do Palácio antigo, que foi destruído pelo terremoto de 1755. O palácio atual, a partir da revolução de 1910, tornou-se sede de escritórios do Governo.

Praça do Comércio - Lisboa

O senhor sentado no cavalo no centro da Praça é o Rei José I. Repare no detalhe lateral da estátua, com direito a Elefante e tudo.

Mercado da Ribeira (Timeout Market)

Nossa próxima parada é o Timeout Market (mercado da Ribeira), um mercado que existe desde 1882 e, que depois de uma super reforma, reabriu em 2014 completamente revitalizado. Hoje, o Timeout Market é um dos cantinhos mais deliciosos de Lisboa e reúne mais de 30 possibilidades para quem quer comer bem!

Algumas pedidas certeiras são o Sea Me, uma fusão de comida portuguesa e japonesa que vive na lista dos melhores restaurantes de Lisboa, o Restaurante do Henrique Sá Pessoa, um dos chefes mais conhecidos de Portugal e que mistura comida portuguesa com sabores do mundo todo, e o Marlene Vieira, que combina comida portuguesa tradicional com um toque de modernidade.

De sobremesa, duas pedidas certeiras são o Manteigaria, que serve pastéis de nata simplesmente deliciosos, e os sorvetes da Santini.

Roteiro Lisboa
Timeout Market – Foto: divulgação

O Ascensor da Bica

Ascensor da Glória - Lisboa

Ascensor da Bica um desses funiculares antigos que sobem pirambeira e que salvam nossa pernocas de uma subida do cão, é bem típico. O passeio é uma mini aventura, olha só a inclinação do garoto! E, para quem gosta de coisas retrô, o ascensor é uma senhora fonte de inspiração, todo bonitão e rende fotos lindas. Curti o passeio tanto do ponto de vista artístico quanto cultural.

Ascensor da Glória - Lisboa

Miradouro de Santa Catarina

Chegando lá no alto, dê uma passadinha no jardim e Miradouro de Santa Catarina mais uma vista interessante e um belo descanso para as pernas.

Nossa próxima parada oficial é o Café A Brasileira, que desde 1905 é freqüentado por artistas, poetas, portugueses e turistas do mundo todo. O lugar vive abarrotado de gente e não tem o melhor serviço do planeta, mas é tão tradicional que vale a visita. Isso sem falar na chance de bater um papo com a estátua de Fernando Pessoa, que costumava visitar bastante o lugar e que hoje está lá eternizado em versão pedra na porta do café. Experimente o bolinho de chocolate!

O Café A Brasileira fica numa região excelente para passear no final da tarde, fazer umas comprinhas no shopping da região e jantar em algum lugar gostoso. Quem quiser, pode dar uma esticadinha até Basílica da estrela, que é super bonita (mas um pouco fora de mão).

Jante num dos restaurantes fofinhos do Chiado. Dica: as ruas que saem da Bica de Duarte Belo tem várias opções bacanas!

Café “A Brasileira”

  • Endereço: R. Garrett 120
  • Horário de funcionamento: das 08h às 02h
  • Metro: Baixa | Chiado

Parada extra: Praça das Figueiras & Igreja de São Domingos

A Igreja de São Domingos foi destruída por um incêndio e nunca foi restaurada. Quem quiser pode entrar na igreja e vê-la dentro. Mas, o grande motivo da nossa passagem pela praça é provar a famosa Ginjinha (bem na esquina da igreja com a praça). O lugar é bem conhecido e faz até fila. A Ginjinha é uma bebida local feita a base de fruta e que parece um licor. É forte e bem doce.

Dia 2: Oceanário de Lisboa, Centro Vasco de Gama e Museu do Azulejo

Hoje visitaremos a parte moderna e centro financeiro de Lisboa – começando pela estação Oriente, passando pelo Parque das Nações, o Centro Vasco da Gama, pelo incrível Oceanário de Lisboa e pelo Jardim das águas. Terminada a sessão moderna, seguiremos até o Museu Nacional do Azulejo para ver um pouquinho de uma das formas de arte lusitanas mais admiradas: os azulejos portugueses. Prontos para começar?

Roteiro Resumido:

  • Estação Oriente
  • Centro Vasco da Gama
  • Parque das Nações
  • Oceanário de Lisboa
  • Jardim da Água
  • Cassino de Lisboa

Se der tempo:

  • Museu Nacional do Azulejo

Estação Oriente

Estação -Lisboa

Começaremos nosso dia pegando o metrô de Lisboa (que na minha opinião está entre os melhores e mais limpos do mundo) rumo a Estação Oriente, a maior estação de Lisboa e que integra ônibus, trem e metrô. O edifício é um projeto do renomado arquiteto Santiago Calatrava e foi construída para a Exposição de 1998. Aproveite para tirar algumas fotos antes de seguir para nossa próxima parada, o Centro Vasco da Gama que fica do outro lado da rua da estação.

Dica: a estação Oriente é linda de dia e de noite, quando fica toda iluminada.

Centro Vasco da Gama

Centro Vasco da Gama - Lisboa

Centro Vasco da Gama (aberto das 09h às 24h) é um shopping Center Moderníssimo, com paredes de vidro e um dos tetos mais legal que eu já vi, uma espécie de uma fonte de água. Incrível. Para quem quer fazer compras, esse é um dos melhores endereços da cidade. De Zara à C&A, o shopping tem bastante variedade – e como já disse antes, Lisboa é barata. Mais barata que Londres, Paris e Brasil. Só não vale comprar o shopping inteiro e esquecer do passeio, hein?!

Centro Vasco da Gama - Lisboa

Continuando, passe por dentro do shopping e siga reto pelo Rossio do Olivais.

Parque das Nações

Bem vindo ao Parque das Nações – que também foi construído para Expo 98. Ainda caminhando reto pelo Rossio dos Olivais, você passará por uma fileira de bandeiras de várias nações e, enquanto caminha, verá de um lado o ginásio de esportes de Lisboa e, do outro, a nossa próxima parada: o  Oceanário de Lisboa.

Parque das Nações - Lisboa

Dica: para quem quer andar de teleférico, agora é um bom momento. Ao invés de seguir sentido aquário, caminhe para a direção oposta até o ponto de início do teleférico. Faça o passeio e, na volta, continue rumo ao aquário. Eu não fiz o passeio e deixo você escolher!

Teleférico- Lisboa

Telecabine Lisboa

  • Preço: apenas ida 4 Euros, ida e volta 6 Euros
  • Aberto das 11h às 18h e, no verão, até às 20h

Oceanário de Lisboa

A caminhada entre o Rossio dos Olivais e o Oceanário é uma delícia. Uma ponte de madeira com vista para a moderna ponte Vasco da Gama e para a torre do mesmo nome. A ponte acompanha o trajeto do teleférico Telecabine Lisboa. Aproveite este trecho super fotogênico para tirar fotos.

Teleférico- Lisboa
Lisboa

Uma das minhas fotos preferidas de todos os tempos, o Jeremy me fotografou “no pulo”

A visita ao Oceanário de Lisboa é linda. O aquário é gigante e super bacana (pau a pau com o aquário de Monterey na Califórnia no quesito “mais legal que eu já visitei” e infinitamente mais impressionante no quesito animais grandes). O Oceanário de Lisboa é um dos maiores aquários do mundo e está repleto de surpresas. Portanto amigo, nem pense em não visitar!

Oceanário de Lisboa

Destaque para o tanque central, que dá uma noção absurda de Oceano, com direito a tubarões, arraias manta, peixes diversos… Lindo!

Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa

Além do tanque central, o oceanário de Lisboa tem uma série de tanques e aquários menores repletos de peixinhos coloridos, cavalos marinhos e estrelas do mar. Também existe uma área dedicada a pingüins e outros bichos friorentos, uma área meio floresta Amazônia com peixes e plantas abrasileirados e o meu grande xodó, duas lontras marinhas para lá de exibidas. O animado casalzinho estava se achando tanto que até posou para nossas fotos e vídeos. Vê se pode!

Oceanário de Lisboa

Dica: fique de olho nas exposições temporárias, que são ótimas e super bem montadas!

Oceanário de Lisboa

  • Esplanada Dom Carlos I, 1990 Santa Maria dos Olivais
  • Entrada: 19 Euros | Aberto das 10h às 20h e, no inverno, até as 19h

Jardim da Água

Outra parada que merece alguns minutos do nosso roteiro é o jardim da água que tem uma série de fontes fotogênicas. A mais legal de todas explode de tempos em tempos imitando um vulcão. Vale esperar e conferir.

Olha só que legal!!!

Parque da água - Lisboa

Parque da Água - Lisboa

Cassino de Lisboa

E, para fechar nosso passeio no parque das Nações, que tal dar uma espiadinha no Cassino de Lisboa? O Cassino é o prédio mais novo do parque das Nações e fica quase em frente ao aquário. Vale lembrar que a entrada no Cassino só permitida para maiores de 18 anos.

Terminado nosso passeio pelo aquário ainda demos uma voltinha pela área. As fontes, em especial a fontezinha em forma de vulcão, valem uma parada para fotos…

Cassino de Lisboa

  • Aberto todos os dias das 15h às 03h e, durante os finais de semana, das 16h às 04h.

Museu Nacional do Azulejo

E que tal fecharmos o nosso passeio de hoje com um pouquinho de cultura? Nossa próxima parada é o Museu Nacional do Azulejo, que fica entre o Centro de Lisboa e o Parque das Nações. São 8 minutos de Taxi/Uber ou 16 minutos de ônibus + 200 m de caminhada.

O Museu Nacional do Azulejo é um dos museus mais importantes de Portugal e conta a história do azulejo desde suas origens até os dias atuais. São inúmeros painéis de azulejos portugueses pintados à mão – um mais lindo do outro.

Como chegar de ônibus:

Pegue o ônibus 728 da estação oriente sentido Cais Sodré e desça na parada Av. Infante Dom Henrique / Ponte de Xabregas. São 18 paradas.

Museu do Azulejo

  • Rua da Madre de Deus, 4, 1900-312 Lisboa
  • Aberto de terça à domingo das 10h às 18h | Entrada: 5 Euros | Entrada Museu do Azulejo + Panteão: 7 Euros

A noite: drinks e show de Fado na Alfama

Aproveite para se embrenhar e se perder pelas ruazinhas – que são super charmosas e repletas de bares bacanas e show incríveis. Só cuidado para não cair em furada, tem muito lugar “pega-turista” por ali. Tome uma cervejinha ou um bom vinho português e não deixe de assistir um show de Fado (música tradicional portuguesa).

Dia 3: Belém

Hoje é dia de visitar a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o monumento dos Descobrimentos e de provar os Pastéis de Belém originais e direto da fonte. Na parte da tarde, visitaremos o Palácio Nacional da Ajuda que serviu de residência para a família real portuguesa até 1910 com a proclamação da República portuguesa.

Roteiro Resumido

  • Torre de Belém
  • Padrão Descobrimentos
  • Jardim Praça do Império
  • Mosteiro dos Jerónimos
  • Pastéis de Belém
  • Palácio Nacional da Ajuda

Como chegar a Belém:

Nossa primeira parada do dia é a Torre de Belém. Para chegar lá, pegue o trem (que os portugueses chamam de comboio) até a estação Belém. Chegando, caminhe até a torre. Outras opções para chegar a Belém são:

  • Ônibus: 727, 28, 729, 714 e 751
  • Bondinho: 15
  • Barco: estação fluvial de Belém

Torre de Belém

Torre de Belém - Lisboa

Quem aí lembra da Torre de Belém, tanta vezes citada nos livros de história do Brasil? A torre era o último ponto de contato dos navegadores portugueses na saída o primeiro ponto na chegada à Lisboa.

A torre foi encomendada por Manuel I, para servir de fortaleza e proteger a cidade de Lisboa (lembram que Portugal era uma grande potência marinha?) de possíveis ataques. Hoje é um dos pontos mais visitados de Portugal. A torre é bem bonita, ornamentada e tem lindas vistas para o rio Tejo. Nem pense em não entrar.

Vista do Tejo da Torre de Belém

Torre de Belém 

  • Entrada: 6 Euros
  • Inverno: das 10h às 17h30 e, no verão, até às 18h30
  • Fecha em Feriados Nacionais

Padrão Descobrimentos

Monumento dos descobrimentos

De lá, siga pela orla para o Monumento dos Descobrimentos, uma espécie de Caravela recheada com os grandes descobridores dos mares como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Fernão Magalhães. O monumento foi construído em 1960 para homenagear os 500 anos da morte de Henrique, o navegador.

O entorno da caravela tem um piso de mosaicos que lembram os calçadões brasileiros e dão um colorido todo especial à escultura.

Jardim Praça do Império

Fonte em Belém - Lisboa

Entre o mosteiro Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém há um pequeno jardim com algumas esculturas. Minhas preferidas são: uma fonte de cavalos de xadrez e outra repleta de brasões reais. De lá, dá para tirar fotos bem bonitas da fachada do mosteiro.

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos, (aberto no inverno das 10h às 17h30 e, no verão, até as 18h30) é um monumento da era dos descobrimentos e foi erguido em 1501, quando Vasco da Gama retornou a Portugal com o dinheiro da venda das especiarias trazidas das Índias. Então, ele foi encomendado pelo rei de Portugal Manuel I. O estilo arquitetônico do mosteiro ficou conhecido como arquitetura Manuelina, repleta de detalhes miúdos e ornamentos rebuscados. O mosteiro é um dos pontos altos da arte e arquitetura português. Sugiro que você repare nos detalhes e, se puder, faça uma visita guiada. O ingresso custa 10 Euros e 20 Euros a visita privativa, que deve ser reservada com antecedência.

Mosteiro dos Jerônimos -Belém - Lisboa

Fiquei impressionada com a riqueza e quantidade de detalhes – tudo muito lindo do teto ao chão. Comece sua visita pela igreja, mas não saia de lá sem visitar e sem subir no Claustro.

Ali estão enterrados alguns reis de Portugal e também há túmulos para Vasco da Gama e Luís de Camões. Fiquei meio confusa porque já havíamos visto o túmulo de Vasco da Gama no Panteão, que definitivamente é mais novo que esse monastério, então fiquei na dúvida qual dos dois túmulos está valendo. Fui pesquisar e descobri que o do Panteão é apenas um memorial, o túmulo de verdade é no mosteiro.

Mosteiro dos Jerônimos -Belém - Lisboa

Pastéis de Belém

Chegou um dos momentos mais esperadas do dia: hora de provar os deliciosos pastéis de Belém direto da fonte! A famosíssima Pastéis de Belém (Rua de Belém, 84) serve esses deliciosos docinhos desde 1837. Eles são tão gostoso que se eu fosse você compraria logo uma caixa. Prepare-se para esperar, pois a casa vive lotada, mas mesmo assim você não pode deixar de conhecer, é parada obrigatória!

Museu dos Coches

Nossa próxima parada é, na minha opinião, um dos museus mais legais da cidade. O Museu dos coches tem uma coleção incrível e imbatível de carruagens. Um pavilhão inteiro repleto delas – feitas de madeira, de metal, grandes, pequenas. É carruagem para ninguém colocar defeito!

Museu dos Coches

  • Avenida da Índia nº 136
  • Horário de funcionamento: de terça à domingo das 10h às 18h
  • Entrada: 8 Euros

Palácio Nacional da Ajuda

A última parada do dia é no Palácio Nacional da Ajuda (Largo Ajuda, 1349 | Entrada 5 Euros | Aberto das 10h às 18h, fecha às quarta – duração média da visita 1h45) que até o ano de 1910 serviu de residência para a coroa portuguesa. O palácio é repleto de ambientes luxuosos decorados com toda a pompa dos reis portugueses: tapetes, lustres e ornamentos. É nele que a presidência portuguesa realiza as recepções de estado.

Destaques para a Grande sala, sala de música, sala do trono e quarto da rainha.

Como chegar:

  • De ônibus: pegue o ônibus 727 (desça na escola Paula Vicente) ou 729 (desça no museu Ultramar) que sai de Belém, e depois caminhe o restante. Veja o trajeto detalhado aqui. https://goo.gl/maps/80mdb
  • De Taxi/Uber: São cerca de 4 minutos. 1,7 Km no total
  • A pé: São 18 minutos de caminhada.

Dia 4: Bate e volta saindo de Lisboa

1) Bate e volta a Sintra saindo de Lisboa

Agora que você já completou nosso roteiro de 3 dias em Lisboa e já conhece o melhor da cidade, chegou a hora de explorar as redondezas.

Minha primeira sugestão é a vizinha Sintra, uma cidade linda que pode facilmente ser acessada de trem (ou comboio, como dizem os locais).

que fazer em Sintra
Eu e Ana passeando no centrinho de Sintra

Sintra tem vários castelos e palácios lindos como o Palácio Nacional da Pena, e a fabulosa Quinta das Regaleiras. Veja aqui o roteiro de 1 dia em Sintra.

2) Bate e volta a Évora saindo de Lisboa

Évora é a capital do Alentejo e minhas sugestão é que você fique pelo menos dois dias no Alentejo conhecendo as cidades e a Costa Alentejana que tem praias lindas. Mas se você só tem um dia em Évora, aproveite para conhecer todo o centro histórico da cidade.

principais pontos turisticos de evora no alentejo em portugal
Praça do Giraldo

Visite a catedral, a famosa Capela dos Ossos (decorada com ossos humanos), faça uma visita guiada a uma das vinícolas da região (reserve com antecedência), fizemos na Adega Cartuxa e adoramos. No post o que fazer em Évora, eu conto todos os detalhes da minha visita a cidade, além de sugerir um roteiro de 1 e 2 dias na região.

Uma ótima pedida é fazer um tour a pé privado pele centro histórico de Évora, são 3h de tour e já está incluido o ingresso para a Capela dos Ossos.

Roteiro de 3 dias em Lisboa no Mapa

Veja neste mapa todas as paradas e rotas do nosso roteiro de 3 dias em Lisboa:

Onde ficar em Lisboa

Quando o assunto é onde ficar em Lisboa, minha primeira dica para quem visita a capital Lusitana é escolher uma região central. O centro de Lisboa é enorme e cheio de boas regiões para você se hospedar: Baixa, Chiado, Rossio e Bairro Alto, estão entre as minhas pedidas preferidas para ficar bem hospedado em Lisboa e são bairros bem servidos com linhas de transporte públicas.

Se você está indo para Lisboa com crianças, vá direto para nosso post Onde ficar em Lisboa com crianças. Uma seleção dos melhores hotéis e melhores bairros para se hospedar com os pequenos.

Outra região que adoro e que costuma ter um custo x benefício excelente é Marquês de Pombal (Av. Liberdade). Nos próximos parágrafos detalharei cada uma dessas regiões e darei boas dicas de onde se hospedar em cada uma delas.

Baixa

Quando penso em “onde ficar em Lisboa”, a região Baixa, Chiado é a primeira que me vem em mente. Esta área fofa do centro antigo de Lisboa é super bem localizada (a estação de metrô é a baixa-chiado). Dá para visitar grande parte das atrações de Lisboa a pé, de bonde ou de metrô, e basta subir um dos elevadores para chegar a parte alta da cidade onde há muitos bares, restaurantes bacanas e uma vida noturna animada. A Baixa, próxima a Praça do Comércio, concentra alguns dos melhores hostels de Lisboa, além de hotéis bacanas e bem avaliados.

Hotéis Caprichados:

Hotéis & Apês com bom custo x benefício:

  • Design Chiado Flats: apês lindos, modernos e bem localizados, pedida certeira em Lisboa)
  • Hotel Borges Chiado: um hotel gracinha bem na divisa entre o Chiado e o Bairro alto, parte dos quartos está reformada e outra parte segue com decoração antiga
  • Dream Chiado Apartments: quartos fofos com decoração que lembra os azulejos portugueses e equipe prestativa e ótima localização.

Alternativas econômicas na Baixa:

  • Home Lisbon Hostel (aconchegante e hospitaleiro, o hostel organiza atividades próprias e passeios muito bem avaliados. Ele também serve jantares bem baratos que os hóspedes amam)
  • Yes Lisbon Hostel (instalações bacanas, quartos ótimos, bem limpos e clima hospitaleiro. O Hostel serve jantares gostosos e animados com um ótimo custo x benefício).

O Chiado é o que eu gosto de chamar de meio termo. O bairro fica entre a parte Alta e a Baixa da cidade e tem excelentes opções de hospedagens baratas, assim como ótimos hotéis. O Chiado é uma pedida certeira pra quem visita Lisboa pela primeira ou pela décima vez, o grande desafio do bairro é encontrar algo que esteja no meio termo entre os hotéis de luxo (já já darei várias dicas boas) e os hostels descolados. Falando em hostel, Lisboa tem hostels excelentes e grande parte deles oferece quartos privados gracinha por preços bem melhores que os hotéis.

Alternativas econômicas no Chiado:

  • Lisb’on Hostel: ambiente bacana com vistas maravilhosas de Lisboa, equipe muito bem treinada e café da manhã incluso na diária.
  • Good Night Hostel: um hostel tranquilo, bem limpo e com uma equipe simpática.
  • Surf in Chiado: um dos melhores custo x benefícios de Lisboa, um hostel arrumadinho, bem limpinho e localizado.

Bairro Alto

O Bairro Alto fica a um elevador de distância da parte baixa de Lisboa e é um dos cantinhos mais fotogênicos da cidade. A região tem uma vida noturna animada com bons bares e restaurantes. Aí vão minhas melhores dicas no bairro Alto:

Hotéis & Apês com bom custo x benefício:

  • Lisbon Colours Bairro alto: apês charmosos, bem equipados, recém remodelados e bem coloridos. O café da manhã está incluso na diária.

Alternativas econômicas no Bairro alto:

  • Friendly Hills: uma mistura de hostel e pousada com quartos pequeninos, porém bem limpos. Localização perfeita pra quem quer curtir a vida noturna da cidade)
  • Grapes & Bites: um desses hostels bacanas com bar próprio, quartos bem limpos. Há dormitórios coletivos e quartos individuais e um café da manhã gostoso incluso na diária. Hostel bem tranquilo no bairro boêmio de Lisboa.

Rossio

Rossio é região mais central de Lisboa. Ela fica nos arredores da Praça Dom Pedro IV, mais conhecida como Praça Rossio, e é bem servida por metrô e pela estação de trem Rossio. O bacana do Rossio é estar bem próximo das principais atrações turística do centro, dos bares, restaurantes e da Avenida Liberdade, que é uma das principais artérias da cidade.

Hotéis super caprichados no Rossio:

  • Internacional Design Hotel: quartos lindos com decoração toda colorida, localização excelente e restaurante próprio muito bem avaliado.
  • Hotel da Baixa: aquela combinação perfeita de edifício histórico e restauração moderninha, quartos confortáveis com decoração sóbria de bom gosto e banheiros espaçosos de mármore.
  • Tivoli Lisboa: um clássico na cidade. Quartos confortáveis, vistas lindas, área de lazer com piscina e um excelente serviço.
Portugal com crianças
Tivoli Avenida Liberdade | imagem: divulgação

Hotéis caprichados:

  • Altis Avenida(quartos confortáveis, equipe bem treinada e café da manha caprichado servido na cobertura),
  • The ART Inn (quartos pequeninos com um toque artístico e café da manhã delicioso.)
  • My Story Hotel Rossio: quartos amplos no estilo básico e com um toque de decoração. Alguns quartos tem vistas lindas do Castelo de São Jorge. Um dos hotéis mais bem avaliados da cidade).
  • Sofitel Lisboa: Um hotel confortável e com um excelente nível de serviço.

Hotéis com bom custo x benefício:

  • Lisboa Pessoa Hotel: quartos lindos e confortáveis, estrutura de lazer bacana e terraços com vistas lindas da cidade),

Alternativas econômicas no Rossio:

  • Good Morning Hostel: um hostel novinho, com uma equipe ultra simpática, café da manhã gostoso grátis e localização perfeita na porta do metro)
  • Lisbon Destination Hostel: um hostel descolado e moderninho dentro da estação de trem do Rossio, os quartos são ótimos e o café da manhã incluso na diária).

Alfama & Castelo

Alfama é a região do Castelo de Lisboa – uma viagem no tempo por uma das regiões mais fotogênicas da cidade e uma das poucas áreas de Lisboa que passaram ilesas ao terremoto 1755. Um cantinho repleto de restaurantes tradicionais e casas de fado.

O bairro é lindo e AMEI me hospedar por lá na última viagem, mas só recomendo o bairro para quem está disposto a caminhar e não se incomoda com um par de ladeiras. Algumas boas opções em Alfama são:

  • Pateo Lisboa: Nossa escolha para a última viagem a Lisboa. E que acerto! O hotel tem quartos moderninhos e super confortáveis, uma piscina deliciosa com vistas de Lisboa e uma localização ótima: coladinho no castelo e bem perto do centro. Adorei nossa escolha e recomendo muito!
  • Alma Moura Residences: apartamentos reformadinhos de 1 ou 2 quartos com cozinha completa e sala.
  • Lisbon Lounge Suites: apartamentos moderninhos com uma pequena sacada.
onde se hospedar com crianças proximo ao Castelo de São Jorge
Hotel Pateo | imagem: divulgação

Marquês de Pombal – ótima pedida pra economizar

Marquês de Pombal que nos buscadores de hotel aparece como Avenida da Liberdade, é uma das melhores pedidas econômicas do Lisboa já que a região fica a cerca de 15 minutos de caminhada (se você preferir, 2 paradas de metrô) do centro de Lisboa ou uma caminhada deliciosa pela Avenida Liberdade, que é uma das principais avenidas da cidade.

E quer saber a melhor parte? Os hotéis dessa região custam BEM mais barato que os hotéis do centro. Para quem gosta de ficar bem hospedado, a área tem muita coisa legal na faixa dos 100 Euros. Taí uma região que eu gosto bastante!

Hotéis Caprichados:

  • Bessa Hotel Liberdade: um hotel delicioso em um edifício histórico com o interior todo moderno, quartos confortáveis e área de lazer completa.
  • EPIC Sana Lisboa: hotel ultra confortável com quartos excelentes, uma piscina linda na cobertura e uma segunda piscina coberta, um dos hotéis mais bem avaliados de Lisboa.
  • TURIM Marques: a rede de hotéis TURIM oferece uma versão mais moderninha e aconchegante dos quartos Business com camas confortáveis e escrivaninha.
  • HF Fenix Music: hotel temático onde tudo tem uma nota e um jeitão musical, quartos confortáveis, piscina na cobertura e café da manhã incluso na diária. Vale também olhar os outros hotéis da rede, um do lado do outro, o Fénix Lisboa, Fénix Garden e o Fénix Urban.
Lisboa com crianças
Bessa Hotel | imagem: divulgação

Hotéis com bom custo x benefício:

  • Ibis Lisboa Liberdade: o Ibis mais bem localizado de Lisboa é uma graça, os quartos são bons, bem decorados e a localização é ótima
  • Hotel Dom Sancho I: hotel simples com decoração antiquada, custo x benefício ótimo e café da manhã incluso na diária

Parque das Nações

O Parque das Nações é uma área mais moderna, relativamente próxima ao aeroporto e bem conveniente para quem visita Lisboa a trabalho. É no Parque das Nações que está o famoso Oceanário de Lisboa. Adoro a região, mas acho um pouquinho longe para turistar em Lisboa. Porém pode ser uma alternativa interessante para quem fica apenas uma noite na cidade e vai pegar um vôo no dia seguinte. O Gu se hospedou por lá uma noite durante nossa última viagem a Portugal e gostou do custo x benefício.

  • Moxy Lisboa Oriente: Moderninho, descolado e bem novo, o Moxy fica bem próximo ao aeroporto e as estações de trem de Lisboa. O Gu ficou hospedado por lá e gostou muito
  • Tivoli Oriente: Coladinho na Estação Oriente o hotel tem uma pegada moderna, vistas lindas e um bar de cobertura que você precisa conhecer.

Belém

Belém é uma região deliciosa para passear e um dos cantinhos que merecem entrar no seu roteiro. É famosa pela Torre de Belém, pelo Mosteiro dos Jerônimos e pelos deliciosos pastéis de Belém, mas quando o assunto é hospedagem acho que Belém fica longe demais do burburinho de Lisboa e não me hospedaria por lá.

Dicas de outros blogs:

E aí? Curtiu as nosso roteiro de Lisboa em 3 dias?

PLANEJE SUA VIAGEM

  • PORTO: O que fazer em 2 ou 3 dias de viagem
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
  • VAI PARA PORTUGAL? Veja nosso roteiro completo!
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Erica disse:

Ola
Nao consigo ver o mapa. Se tivermos carro, moto ou bicicleta, este roteiro seria bom nestes modos de transporte? ou seria melhor andar tudo mesmo? obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Erica,
Fizemos ele todinho a pé. Não testei com outros meios de transporte, mas não alugaria carro em Lisboa.
Abraços

Avatar Rafael disse:

Realmente Lisboa é uma cidade maravilhosa! Cheia de encantos e locais por descobrir.
Excelentes Dicas!

Avatar dayana disse:

Oi camilia, gotaria de saber se vc pode compartinhar o mapa comigo: [email protected]! vou p lisboa em setembro e eu vou faer seu roteiro pq, já pesquisei varios… o seu é o melhor que eu já vi… vc tem outros ? barcelona ? porto ??! kkk eu adorei demais!!

Avatar José Sérgio ponte disse:

Este blog é de extrema ajuda pra quem visitar Lisboa. Otimo trabalho 😀

Porem, gostaria de saber se os dados (valores, linhas de onibus etc) estão atualizados???

muito obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi José,
Atualizei o post em meados do ano passado com valores, se achar algo que não bate, por favor me avise!
Obrigada,

Avatar Izabela disse:

Que benção achar esse site!! Super atual, roteiros dentro da “realidade”, pelo menos pra minha, e quantidade de dias bons por roteiro! Parabéns e muito obrigada!
Uma pergunta, mês de outubro é bom de viajar para Europa?

Muito obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Izabela,
Outubro é um excelente mês! Vá feliz!
Beijos e obrigada pelo carinho

Avatar Ana Caroline disse:

Oi Mari!!
Conheci seu blog quando estava planejando uma viagem para a Califórnia (que não rolou) e agora me ajudou muito no roteiro de Portugal! Adorei!! Desembarco em Lisboa no dia 24/07! Obrigada pelas dicas.
Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Que pena que a viagem não rolou, mas que delícia que Portugal tá vindo aí!
Super obrigada pela visita e pelo carinho!
Beijos

Avatar Nilzete disse:

só lamento das pessoas nao conhecerem o mosteiro de São Vicente de fora, a riqueza em história, entrada ao lado da igreja

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela dica Nilzete

Avatar evandro souza disse:

Excelente roteiro, bem detalhado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita!

Avatar Luciana disse:

Sério o melhor roteiro que já li! Adorei os mapas! Parabéns!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Luciana!

Avatar Juliana disse:

Oi Mari.
Seu blog está me ajudando muito na organização da minha viagem.
Irei chegar no domingo umas 11:00 da manhã e vou ficar mais 3 dias completos.
O que você sugere fazer no domingo? Consigo jogar alguns passeios para esse dia para ir em outro para Sintra?
Obrigada por compartilhar todas essas dicas =D

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Juliana,
Domingo – se não me engano – está tudo aberto (talvez as igrejas fechem, vale conferir!) então aproveite para já colocar um dos dias em práticas. Segunda (ou terça não me lembro qual o caso de Lisboa) várias atracões fecham, assim vale ficar de olho!
Beijos

Avatar Andrelina Queiroz disse:

Oi Mari que bacana seu roteiro. Estou em Lisboa 22 dias para estudos e irei iniciar meus passeios aos fds pelo seu post. Muito rico em detalhes. Obrigada!

Avatar Malu Pinheiro disse:

Que legal que aproveitou o post em sua viagem. Continue acompanhando as dicas por aqui. Beijo e obrigada!

Avatar Victor Hugo disse:

Muito Obrigado, pretendo utilizar o roteiro em julho 2018.
O LisbonCard é uma boa opção ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Victor,
Precisa fazer as contas para ver se a economia vale a pena.
Abracos,

Avatar Gabriela disse:

Olá Mari,
Vou dia 05/05/18 Chego em Lisboa,
Você tem outras dicas para 10 dias? Vale a pena ir para Madri e voltar para Lisboa e seguir para São Paulo.
Vou sozinha, tem dicas de hotel, Hostel?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gabriela,
Olha, com 10 dias eu ficaria só em Portugal mesmo, tem TANTAS cidades incríveis por aí: Cascais, Porto, Coimbra e toda a Costa portuguesa são pedidas incríveis.
Fiquei em um dos melhores hostels da minha vida em Lisboa, o Traveller’s House
Veja se tem lugar disponível para as suas datas!
Beijos

Avatar Lisandra disse:

Parabéns pelo post! Com mapas , horários e tudo mais. Super completo, didático e realmente útil.
Obrigada!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e pelos elogios!
Espero que curta muito Lisboa! E se tiver alguma dica/ sugestão pra esse roteiro, passe aqui na volta pra contar!
Beijos e boa viagem!
Mari

Avatar Conceição Guimarães disse:

Boa tarde. Gostava de explicar que os tanques menores do oceanario Vasco da Gama correspodem a cada um dos oceanos e a sua temperatura da água e do ar é tambem uma réplica de modo a que a fauna e flora encontre aí o seu habitat nanural. Principalmente as focas têm sido um sucesso de adaptação e reprodução no ” oceano atlantico”.
Espero ter sido util

Avatar Malu Pinheiro disse:

Obrigada pela informação Conceição, muito legal!
Beijos

Avatar Amanda Correia Martins disse:

Olá Mari,
Adoreeei seu roteiro! Também sou uma viajante frenética e amante da atividade (viajar é meu ópio), portanto, não só gostei, como me identifiquei!
Fiquei somente com uma dúvida: vale comprar o cartão/passe dos transportes para 1 ou 3 dias? O 1o vc fez majoritariamentea pé, certo? Ou melhor, como fez e o que aconselha?
Mais uma vez, parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas.
Beijinhos,
Amanda

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Amanda,
Fi qual tudo a pé (mas sou sem noção e ando mesmo) exceto a parte do aquário. Não fiz as contas do preço do passe, mas talvez seja uma boa para um dos dias!
Beijos

Avatar vera vidigal disse:

Mari, adorei os roteiros de Lisboa. Estou preparando uma viagem em Portugal por 16 dias com as crianças. depois te conto. bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oba!
Aproveite muito Vé!
Beijos

Avatar Adriana disse:

Adorei o roteiro!!!! Pretendo ir a Lisboa por uns 5 a 7 dias e um dia em Fátima. Mas como é minha primeira viagem internacional e SOZINHA estou um pouco insegura. Será que vou conseguir me virar sozinha? É melhor ficar em hotel ou hostels? Qual época é melhor em relação ao clima quente e sem chuvas?
Obrigada!! !

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Adriana,
Como a lingua é português e o pessoal é gente boa, acho que você vai tirar de letra!
Pra europa a minha dica é ir entre abril, maio, setembro ou outubro. Essas estações costumam ter menos gente que o verão e ser mais baratas.
Eu quando viajo sozinha prefiro me hospedar em Hostel, mas tudo depende de você!
Beijos e boa viagem!
Na volta passe aqui pra contar como foi!

Avatar Rayane disse:

Mari incrível seu blog…
Setembro estarei indo para Lisboa e ficarei só 3 dias tb.
Vou seguir teu roteiro!!!
Uma dica: hotel que seja bom e preço acessível qual você indica? Lembrando q estarei fazendo teu roteiro.
Obrigada e Parabéns l!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rayane,
Td bem?
Tenta ver se os apartamentos do Traveller’s House estão disponíveis, eles ficam num andar diferente do hostel em uma localização excelente de Lisboa.
Beijos

Avatar Júlia Sarom disse:

Olá, adorei o seu post!
Vou para Portugal em agosto e confesso que estou um pouco aflita pelo fato de ser minha primeira viagem para o exterior, vc tem algumas dicas para viajantes de primeira viagem p/ Portugal? Obrigadaaa

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Júlia,
Vá tranquila! Portugal é super receptiva, e a vantagem de entender a lingua é incrível. Você vai conhecer lugares lindos e se apaixonar.
Beijos

Avatar Danielle disse:

Vou em agosto também, minha primeira viagem sozinha … adorei o post, dicas maravilhosas com certeza vai me ajudar!!
Parabéns pelo site é maravilhoso!!
Bjos

mari vidigal mari vidigal disse:

🙂 🙂 🙂
Obrigada pelos elogios!
Aproveite a viagem!
Beijos

Avatar Joao Gama Jr disse:

Oi Mari, parabens pelo site, dicas valiosas. Estou planejando uma viagem nos mes de Abril para Portugal e Espanha, com minha esposa e meu filho de 2 anos. Queremos ir a Lisboa (4 dias) Porto (3 dias ) e Barcelona (5 dias). Esses dias sao suficinetes para conhecer as cidades sem pressa???

desde ja, muito obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi João,
Acho que com esse número de dias dá para começar bem! Barcelona, por exemplo, dá para passar um mês fazendo coisas novas todos os dias, mas 5 dias pra começar tá mais do que bom!
Aproveite a viagem e bela escolha de destinos!
Mari

Avatar Luan Ivys disse:

Oi Mari, tudo bem?? Seu site é simplesmente fantástico, meus parabéns!
Estarei fazendo minha primeira viagem a Europa em Outubro (ansiedade level 100! rsrs) .
Serão 22 dias, no estilo econômico / mochilão. Estou querendo visitar essas cidades
O que você acha desse roteiro, seguindo essa ordem? Estou imaginando muito ou é tranquilo?
– Lisboa: 1 dia
– Porto: 4 dias (parada obrigatória, pois tenho familiares por lá)
– Barcelona: 4 dias
– Londres: 3 dias
– Paris: 3 dias
– LIsboa: 4 dias (bate-volta em Fátima e Sintra) e

Tentei tirar os dias que faltam com deslocamentos.
Farei o deslocamento de trem (Lisboa – Porto e Londres – Paris), os demais serão de avião mesmo (low cost).
Agradeço desde já, abraço!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luan,
Acho que 3 dias em Paris e Londres é um pouco apertado. Se desses para incluir (pelo menos) 1 dia a mais em cada uma delas, vc aproveitaria mais.
Aqwui no blog tenho roteiro COMPLETOS (como Esse de Lisboa) para todas essas cidades.
Abraços e aproveite!

Avatar Luan disse:

Muito obrigado Mari!!
Realmente refleti melhor e fica bem apertado… Resolvi tirar Londres e Paris do roteiro (fica para a próxima trip) por conta do tempo mesmo, não gosto de fazer tudo muito rápido. Segue abaixo as alterações:
– Lisboa: 1 dia
– Porto: 4 dias
– Barcelona: 5 dias
– Roma: 5 dias
– Lisboa (Fátima e Sintra): 4 dias
Acho que dessa forma consigo aproveitar cada cidade de forma mais tranquila, concorda?
Abraço!

mari vidigal mari vidigal disse:

Arrasou Luan!
Acho que assim vc vai aproveitar MUITO mais!
Abraços

Avatar vilmar julio Felisbino disse:

Ola Mari. estou indo em jun/17, sozinho.
6 noites em Lisboa e 4 noites em Porto, estou adorando seus roteiros e os comenaários.
Gostaria de saber alguma dica a respeito de segurança para fazer os passeios a pé.
parabens

mari vidigal mari vidigal disse:

Em geral essas cidades são super tranquilas.
Fique esperto com carteira -m na europa toda! Tem muito batedor de carteira por lá!
Beijos

Avatar Camila disse:

Ola Mari! Voce acha que da para juntar o passeio à torre de Belém e ao Mosteiro a algum outro dia?
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Vai ficar um pouco corrido, mas se vc for do time apressadinho deve dar sim!
Beijos

Avatar Isabel disse:

Sou muito fã do seu blog e indico a todos. Já segui seu roteiro na Califórnia, em Madri, na Itália, Londres (com Harry Potter) e agora está me ajudando com nossa próxima viagem, que será Portugal. Suas dicas são excelentes! Parabéns pelo trabalho.

mari vidigal mari vidigal disse:

Olá Isabel, que delícia que o blog tem te ajudado em tantos destinos bacanas! Beijos e obrigada pelo carinho

Avatar Viviane disse:

Obrigada! Vai ajudar muito!! Estou indo na terça!

mari vidigal mari vidigal disse:

Aproveite!!!

Avatar ADRIANA ABREU disse:

Sem duvidas o melhor roteiro que vi pela internet. Parabéns. Ajudou muito.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Adriana!

Avatar Mariana disse:

Oi Mari, tudo bem?

Achei interessantíssimo seu roteiro. Estou pensando em ir em março de 2017 para Portugal. 4 dias em Lisboa e 3 dias em Porto. Você teria algum roteiro para Porto?

Obrigada.

Bjs.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Mariana,
De uma olhada nesse post.
Abraços

Avatar Cristina Esteves disse:

Oi Mari! Sou Portuguesa e vivo em Lisboa e o seu roteiro à minha cidade foi excelente! Os meus Parabens!!!!Beijos
P.s.: faltam algumas coisas a visitar… mas não vou desvendar….fica para a próxima visita!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cristina,
Deixe suas dicas aqui que vou adorar testar numa próxima viagem!
Beijos e obrigada

Avatar Antenor disse:

EXCELENTE ROTEIRO! Só uma dúvida…
Tentei mas não localizei onde exatamente no site do Castelo de São Jorge comprar os ingressos on-line.
Seria possível me dar uma mãozinha?
Grato desde já! Abraços

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Antenor,
Meu baby acabou de nascer então só to conseguindo responder perguntas que sei de cabeça, sem precisar pesquisar, e ainda assim tenho uma fila de 50 não respondidas. Já tentou jogar no google “ingresso castelo de São Jorge” para ver se sai algo?
Beijos e que pena que não ajudei muito!

Avatar Rafael Novais disse:

Ola 🙂
Pode me informar como adquiriu o bilhete conjunto (Mosteiro + torre de Belém + palácio da ajuda: 12 euros) e se existem mais alguns packs do género?
Obrigado 🙂

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rafael,
Comprei o bilhete na própria bilheteria.
Não sei se existem packs, mas não custa perguntar!
Abraços

Avatar Jorge Yared disse:

Acabei de fazer seu roteiro ! Muito obrigado , foi maravilhoso ! Eu e minha namorada ficamos até com as pernas mais fortes !?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Jorge,
Bom saber que eu ajudei duplamente!!! Hahahah, na viagem e com as pernas!
Feliz que curtiram Lisboa. Não vejo a hora de voltar!
Beijos

Avatar Jorge disse:

Mari vc tem um roteiro de 4 dias em Barcelona e 3 dias em Madri?

Seria perfeito se tivesse no mesmo modelo de Lisboa que vc colocou as marcações no mapa!

ABS
Jorge

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Jorge,
Tenho um de Madri, olhe aqui: O melhor de Madri
Beijos

Avatar Jorge disse:

Ideias na mala você teria um roteiro pronto de 4 dias em Barcelona e 3 dias em Madrid? Pois encontrei em seu site o roteiro de Lisboa que está perfeito, com locais marcados no mapa que vou usar com certeza em Agosto.
Att. Jorge

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Jorge,
Tenho um roteiro de Madri e muitos posts de Barcelona que vão te ajudar bastante.
Abroaços

Avatar Bruno T disse:

Ola!!!
Adorei as dicas, estou pesquisando sobre Lisboa para ir em Outubro com minha esposa, gostaria de uma ajuda, fazendo esse trajeto quanto que eu gastaria +- em Euros com Alimentação, transporte e entrada nas atrações.

Desde já muito obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bruno,
Infelizmente não montamos roteiros personalizados aqui no site. O preço das atrações está indicado no post e com isso você mesmo consegue calcular em estimar o quanto vai gastar. Para alimentação, com a partir de 10-15 euros por pessoa dá para almoçar BEM gostoso em Lisboa.
Espero ter ajudado.
Abraços

Avatar Andreia Machado disse:

Ola!! Embarcando para Portugal daqui a pouco…faremos um roteiro de 15 dias por todo pais. Temos dois dias no inicio da viagem na Av. da Liberdade, e dois no final, no Parque das Nacoes em Lisboa! Chegamos domingo bem cedo. Por onde começar? Abraço, obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Comece pelo que for mais perto 😉
Beijos e aproveite muito a viagem!

Avatar Márjore Gomes disse:

Querida, seu roteiro é perfeito! Exatamente do jeito que gosto de fazer, passo a passo!
Meu problema no caso foi excesso de tempo… fico 6 dias em Lisboa, sendo que 1 vou para Sintra e outro é um bate e volta para Porto. Seguindo seu roteiro, ficou um dia livre. Teria alguma sugestão?

mari vidigal mari vidigal disse:

Eu dormiria uma noite em Porto, a cidade vale mais de uma dia e o Bate e volta é um pouco longo. Caso não seja uma possibilidade, dê uma olhadinha em Cascais.
Beijos

Avatar Fernanda disse:

Olá Mari, estou indo agora em dezembro/janeiro… Esse roteiro consigo fazer no frio e com 2 crianças pequenas, uma de 2 anos e outra de 4??? Estou tendo dificuldade nisso… Clima/crianças… Vc conhece Lisboa nessa época??? Mas seu roteiro está bem como eu queria… Redondinho… kkkkk

Vai ajudar muito!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fernanda,
Com crianças, tudo depende do ritmo delas. Você não vai conseguir caminhar tanto e terá que pensar em formas de fazer os deslocamentos.
Quanto ao inverno, a dificuldade é que escurece mais cedo, e você terá que se adaptar.
Beijos

Avatar InesFilipa disse:

Olá 🙂 gostei muito so sei roteiro e vou dia 24de julho para Lisboa mas estou com algumas dificuldades em arranjar alojamento pode me ajudar 🙂

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ines,
Já deu uma olhada em buscadores de hotel estilo Booking.com?

Beijos

Avatar Regina disse:

Olá Mari. Adorei suas dicas. Estive em Lisboa em 2014 e estou de volta agora em 2016 com outra filha ( em 2014 fui com a caçula na epoca da copa). Desta ve pretendo ir à Sintra q não deu tempo em 2014. Na ocasião eu usei aquele onibus turístico q podemos descer em determinados pontos. Foi assim q cheguei a varios pontos turísticos. Andei mt a pé tb e ainda de metro. Tudo bem organizado e seguro. Depois vamos pra Viseu onde meus pais tem 1 apt e de la eu parto pra outros lugares. Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delícia de viagem Regina,
Coma muitos pasteis de belém por mim 🙂

PS: Sintra é incrível, vocês vão adorar!
Beijos

Avatar talita disse:

olá, gostei muito das dicas, gostaria de saber se o roteiro do primeiro dia é para ser feito a pé? vamos ficar em hostel no centro de lisboa, vamos no inicio de dezembro você acha uma boa época em relação ao clima? obrigada. bjos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Talita,
Tudo bem?
Eu fiz a pé, mas AMO andar.
Tenho uma amigo que fez da seguinte forma, pegou um táxi até a parte mais alta da cidade, e desceu tudo (ao invés de subir). Tbm dá para chegar lá em cima de bonde. Acho que pode ser uma boa! Beijos

Avatar Amine Pires disse:

Olá, amei suas dicas, vou olhar tudo com calma. Estou indo em março de 6 a 18/3 com meu esposo e dois filhos, a principio só planejei Lisboa, 4 dias, mas com suas dicas,sei que ficará bem legal. A principio reservei um hotel no in Chiado, será que vai ficar longe pra fazer todos os passeios? Meu marido também quer aproveitar pra surfar. Vou me dedicar com atenção as suas dicas.Ainda estou um pouco perdida, rsrs.
Beijos.
Amine.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Amine,
Quatro dicas é ótimo, pois além dos três na cidade vocês podem passar um dia na praia em Cascais ou um dia em Sintra que é a coisa mais linda do mundo.

Beijos e qualquer coisa, vai perguntando!

Avatar Ana Carolina disse:

Oi Mari!

Adorei o roteiro!!!
Estou indo dia 19 para Lisboa.
Tentei comprar o ingresso do castelo de São Jorge, mas não encontrei opção de compra no site deles.
Você sabe se tem outro site para compra?

Obrigada!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Infelizmente não 🙁
Aproveite bastante a viagem!

Avatar Lucimary disse:

Mari. Seu site é simplesmente divino. FArei minha primeira viagem para Europa e sozinha. Estou fazendo meu roteiros baseados aqui. Obrigada por compartilhar com a gente essas dicas tão preciosas. São tantos detalhes para pensar..programar e com o Euro absurdo não se pode vacilar.
Ficarei 5 dias em Lisboa. Bate e volta para Sintra, óbido e Alcobaça
4 dias em Madri. Bate volta Toledo
5 dias Paris
3 dias Paris.
Vc acha que está legal ? são dias inteiros sem contar os translados.
abraços !!!!

Avatar Lucimary disse:

opa, 3 dias em Amsterdã

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lucimary,
Adorei seu roteiro e acho BEM bacana para uma primeira viagem a Europa!
Super curiosa para ouvir seus relatos na volta!
Aproveite bastante a viagem!
Beijos

Avatar Andrea Pereira disse:

Mari, vou a Portugal em outubro, queria fazer Lisboa e Porto, mas so tenho 4 dias pq depois vou encontrar uma amiga em Amsterdam. O que vc recomenda, faco uma ou outra ou da pra ir as 2 cidades? Outra coisa, é a primeira viagem que faço sozinha, vc considera que os lugares dsao tranqüilos e seguros? Moro no Rio, sabe como é… Rsrs. Por fim, gostei da dica do hotel, pode informar se é o mais indicado pra ir sozinha ou seria melhor um hotel. Desde ja obrigada pelas dicas, bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Andrea,
Com 4 dias eu ficaria só em Lisboa sem dúvida. No seu dia extra, vc pode fazer uma bate-e-volta para Sinta (que é DIVINA).
EU ficaria nesse hostel sozinha, feliz da vida, o lugar é SUPER legal. Achei Lisboa bem tranquila!
Aproveite a viagem e bem vinda ao mundo das viagens solo.
Beijos
Mari
PS: De uma olhadinha nesse roteiro de Amsterdã

Avatar Sandra Choi disse:

Oi Andrea, qual foi a dica do hotel da Mari? Pode me ajudar ou pode me indicar? Obrigada!

Avatar Valéria Rios disse:

Amei suas dicas muito obrigada, sairei de Lisboa sentido Porto sabe me dizer se posso ir de trem parando em Cascais antes de ir para Coimbra que será meu destino seguinte.

mari vidigal mari vidigal disse:

Xii Val´ria, nunca fiz esse pedacinho de trem, assim que não sei :(.
Dá uma olhadinha no nosso amigo Google para ver se ele te ajuda!
Aproveite MUITO e boa viagem!
Beijinhos,
Mari

Avatar Rafael Mendes disse:

Olá,
Você tem alguma dica de hospedagem para esse roteiro? No padrão BBB – Bom, Bonito e Barato. Bj grande!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rafael,
Td bem?
Infelizmente não tenho nenhuma dica de hotel em Lisboa, mas tem um hostel que eu recomendo bastante, o Traveler’s house. Além dos quartos estilo dormitório, eles tem uma espécie de estúdio gracinha para alugar. Localização ótima e café da manhã delícia. Dá uma olhada pra ver se gosta.
Bjs
Mari

Avatar Elo disse:

Mari,
Vamos a Lisboa em Julho e ficaremos 2 dias. Gostaria de uma dica: o que é possivel fazer em 2 dias e essencial?
Estou em dúvida como conciliar melhor os passeios: Torre de Belem + Museu dos Jeronimos+ Ocenário+ Shop. Vasco da Gama+ Castelo de São Jorge+ Bairros Alfama, Chiado, Rua Augusta, Praça do Comercio….
Poderia dar uma super dica?
Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Elô,
Combinar tudo isso que você quer ver em dois dias, será bem difícil, mas você pode tentar. Eu faria da seguinte forma:
Dia 1: Roteiro pelo centro de Lisboa. Se sobrar tempo vá até o Oceanario + Vasco da Gama.
Dia 2: Belem na parte da manhã e a tarde encaixar o que der.

beijinhos e boa viagem

Avatar Sandra disse:

Muito Obrigado, por todas dicas.
Concerteza que muita gente vai agradecer as suas informações.
Obrigada

Avatar Claudia disse:

Adorei o roteiro e já coloquei na mala pra junho quando estarei desembarcando em Lisboa. Quando voltar conto minhas aventuras. Obrigada pelas dicas preciosas.

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delicia de viagem Claudia! Aproveite MUITO!

Avatar Alessandro disse:

Adorei o roteiro!!! Não teria como vc dar a opção de baixar no evernote esse roteiro para facilitar, assim como vc fez com o roteiro de Madri (04 dias)? Facilita muito porque a gente baixa no celular e não precisa da internet!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Alessandro,
Tudo bem?
Adoraria conseguir viabilizar isso rápido, mas to com um montão de posts -que precisam sair na fila. Quando é a sua viagem?
Abraços,
Mari

Avatar Alessandro disse:

Mary, saio do Brasil dia 08 de maio!!
E obrigado pela atenção! !

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delicia! Aproveite muito a viagem!

Avatar Camila disse:

Então, esse roteiro dá para fazer todo de metrô e andando?? Vou ficar hospedada no hotel Vip Executive Eden Aparthotel, acho que é bem no centro.
Vou olhar direitinho o seu roteiro, porque peguei mais os locais e confesso que não li tudo!Obrigada

Avatar camila disse:

Olá!
Estou indo para Lisboa e estou copiando o seu roteiro por dia!rsrs
Mas a dúvida é: como vc se locomoveu todos os dias? Me falaram que o roteiro do segundo dia (aquário e tal) é longe… Poderia me ajudar nesse sentido?
Estarei com meu marido e filho de 2 anos, por isso preciso deixar tudo certinho no meu roteiro.
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Camila, Pra ir pro aquário você precisará pegar o metrô. Expliquei tudo bonitinho no post! Dá uma olhadinha e qq coisa grite!
Aproveite a viagem! Você vai AMAR lisboa!

Avatar Warley disse:

Muito Obrigado por todos detalhes. Está ajudando muitas pessoas.