Roteiro no Porto: O que fazer em 2,3, 4 ou 5 dias de viagem

Saiba o que fazer no Porto em 2,3, 4 ou 5 dias de viagem. Neste post você vai encontrar um roteiro super completo para explorar uma das cidades mais charmosas de Portugal, conhecer seus principais pontos turísticos, fazer degustações de vinho e curtir algumas das vistas mais bonitas do Porto.

Além disso, vamos te dar seis opções de bate e volta saindo do Porto para conhecer regiões próximas como o Douro, Coimbra, Braga, Aveiro, Guimarães e Santiago de Compostela.

Pronto para se apaixonar pelo Porto?

Roteiro de 2, 3, 4 ou 5 dias no Porto em Portugal

Casinhas coloridas, azulejos portugueses, igrejas com o interior imponente, vinícolas incríveis e a travessia linda da Ponte Luís I são alguns dos pontos altos do nosso roteiro de 3 dias no Porto, um roteiro esperto que concentra o melhor da cidade em poucos dias.

passeios imperdíveis no Porto com crianças
Ponte Dom Luís I no Porto

Em pouco tempo você verá que o Porto é um museu a céu aberto, com restos da antiga muralha, igrejas imponentes e edifícios históricos misturados com a receptividade portuguesa e a gastronomia excelente. E sim, esse post também conta com boas dicas de onde comer bem, onde degustar vinhos no Porto e onde se hospedar. Vamos nessa?

Resumo do Roteiro do Porto

Além do roteiro detalhado, criamos um mapa dinâmico com todas as dicas desse post, e dicas para planejar sua viagem:

Dia 1 – Centro Histórico de Porto

Hoje é dia de explorar o Centro Histórico de Porto, visitar igrejas lindas (atenção aos horários limitados de visitas) e subir a torre dos Clérigos (compre ingresso antecipado para evitar fila).

E aqui você tem duas escolhas legais:

  • Seguir esse roteiro por conta própria: Montamos um passo a passo bem detalhado do centro histórico que vai te garantir as melhores vistas e as melhores fotos do Porto, mas não vamos entrar tanto no contexto histórico
  • Fazer um tour grátis (Free tour pelo Porto): um tour de 2 horas recheado de detalhes históricos e curiosidades interessantes. O tour passa por vários cantinhos do roteiro, mas como a cidade é pequena, na sequência você poderá retomar o passeio e visitar o que faltou.

A minha escolha:

Como viajei para Portugal em família e meus filhos de 7 e 5 anos na jogada, achei que um tour cheio de curiosidades históricas seria pesado para os pequenos, então fiz a viagem no nosso ritmo (que apesar da idade das crianças, é ritmo de adulto!) e vou dividir cada detalhe com vocês

Estação São Bento

Começamos na Estação de São Bento, famosa por seus painéis azulejos, algo que eu queria muito ver de perto. Aliás, azulejos belíssimos em fachadas, principalmente nas igrejas, é o que não falta no Porto. Um mais belo que o outro.

roteiro de 3 dias no Porto em Portugal
Estação São Bento

A estação de São Bento foi inaugurada em 1916 e segue em plena atividade. Seus famosos painéis contam capítulos importantes da história de Portugal e foram pintos pelo artista Jorge Colaço. Algumas das pinturas mais famosas são a Batalha de Valdevez (1140) que foi fundamental para a formação do país, a recepção de Don João primeiro na cidade do Porto em 1387, e a assinatura do Tratado de Windsor em 1386.

Os detalhes são lindíssimos e quem curte arte tanto quanto eu vai pirar!

Avenida dos Aliados e Praça da liberdade

De lá você pode dar uma esticada até a Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade, considerada por muitos o coração da cidade do Porto. Lá, entre vários prédios belos e estátuas, tem uma de Dom Pedro IV, que aqui no Brasil é conhecido como Dom Pedro I.

roteiro de 2 dias no Porto em Portugal
Câmara Municipal do Porto

Na outra ponta da Avenida dos Aliados, a construção que chama a atenção é a Câmara Municipal do Porto, um dos edifícios mais icônicos da cidade, todo em estilo neoclássico.

Além de sua arquitetura impressionante, a Câmara Municipal do Porto abriga uma série de exposições culturais e eventos ao longo do ano, que são abertos ao público. Os visitantes podem explorar os interiores decorados, aprender sobre a história da cidade e apreciar as obras de arte que adornam as paredes.

No primeiro domingo de cada mês, ocorre a visita guiada aos Paços do Concelho, com início às 11h15 e com a duração aproximada de 1 hora. Para participar da visita é necessário acessar o site oficial da Câmara Municipal do Porto.

Torre e Igreja dos Clérigos

Nossa próxima parada é a Igreja dos Clérigos, uma das minhas preferidas na cidade. Confesso que só subi porque meu filho Tom insistiu bastante, e não é que amei? As vistas do Porto e da cidade vizinha, a Vila Nova de Gaia, são impressionantes e valeu cada centavo.

Se você está planejando uma viagem ao Porto, não pode deixar de visitar a Igreja e Torre dos Clérigos. Este é um destino que combina história e vistas incríveis. As filas são gigantes e pra não perder suas preciosas horas de férias esperando no sol a dica é comprar o ingresso antecipado e furar a fila.

que fazer no porto em portugal
Igreja dos Clérigos no Porto

A Igreja dos Clérigos é um exemplo impressionante da arquitetura barroca portuguesa do século XVIII. Ela é conhecida por sua fachada imponente e seu interior, que abriga uma rica coleção de arte sacra.

Ao lado da igreja está localizada a Torre dos Clérigos, um ícone da cidade. Com seus mais de 75 metros de altura, oferece uma vista panorâmica linda da cidade do Porto. A subida pode ser desafiadora, com cerca de 240 degraus, mas cada passo é recompensado com uma visão espetacular.

o que fazer no Porto em dois dias de roteiro
Torre dos Clérigos

Lello, a famosa livraria do Porto

Fãs de Harry Potter de plantão vão querer aproveitar a deixa para visitar a Livraria Lello, uma das mais lindas do mundo. Há lendas – jamais confirmadas – que a escadaria inspirou os produtores do filme na criação das escadas de Hogwarts. Só que a Livraria é tão cheia, que mesmo com ingressos antecipados rola fila indiana pra entrar e um mundaréu e gente lá dentro. Fiz e não recomendo mas deixo você escolher – e caso escolha visitar, compre ingressos antecipados.

como visitar a Livraria Lello no Porto em Portugal
Livraria Lello

Detalhe interessante: J.K. Rowling nunca visitou a livraria. Seu Tweet decepcionou milhares de fãs que haviam peregrinado o local mas não abalou a fama e nem reduziu o tamanho das filas!

BASE Porto

O que sim recomendo é uma parada pra tomar um vinho verde – e curtir boas vibes – no BASE Porto (R. das Carmelitas 151), um jardim de cobertura – rodeado de oliveiras e que fica em frente a igreja dos Clérigos. Dica afinada da minha amiga Mari que mora no Porto. A criançada corre no gramado enquanto os pais desfrutam vinhos e bons drinks.

BASE Porto vista da Torre dos Clérigos
BASE Porto vista da Torre dos Clérigos

Igreja das Carmelitas e a Igreja do Carmo

Pronto para mais uma rodada de igrejas?

Nossa próxima parada é a dupla de igreja mais charmosa do Porto. São duas igrejas diferentes porém geminadas. Igreja das Carmelitas e a Igreja do Carmo. Repare na casa escondida entre elas, a mais estreita de Portugal.

que fazer no Porto em Portugal. Pontos turisticos essenciais
Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo

A igreja do Carmo é a mais ornamentada delas, e a visita – que inclui um ótimo museu – é grátis. Seu interior no estilo rococó é bem impressionante.

Já a igreja das Carmelita custa $3 para entrar e a visita inclui a casa escondida, as catacumbas e um terraço com vistas do porto.

Sugestão para almoçar: Cantinho do Avilez

Quer um almoço caprichado, delicioso e autêntico? Minha dica é o cantinho do Avillez (R. de Mouzinho da Silveira 166 | Reserve com antecedência) – um dos restaurantes de José Avillez. Nossa conta para 4 pessoas com 2 bebidas alcóolicas e uma sobremesa para dividir custou 120 Euros. Destaque para os croquetes e para o bacalhau à Braz.

Sé do Porto

De lá siga a caminhada – que é super interessante com muitas lojinhas no caminho – rumo a Sé do Porto. A catedral da cidade e a igreja mais bonita do Porto. Se você tiver que fazer/ escolher apenas uma visita paga na cidade eu faria essa.

A igreja é linda, com uma fachada em estilo românico e um largo em frente com vistas lindas da cidade do Porto e do rio Douro. No largo você verá uma coluna, que é chamada de pelourinho e servia para enforcar os criminosos. O lugar é bem turístico e costuma contar com a presença de músicos locais.

que igrejas visitar no porto em Portugal
Catedral da Sé do Porto

Antes de chegar na igreja vale reparar nos pedaços da muralha Fernandina que ficam lá perto e resgatam as origens do Porto na época que a cidade era toda murada.

Entre na igreja e visite seu interior com cuidado para não esquecer nada. Há dois terraços e o mais alto é chatinho de chegar e muita gente passa batido. O interior da igreja é lindo, mas havia um cheiro forte que não consegui e preferi não identificar.

Como é a visita na Catedral da Sé do Porto?

Antes de mais nada, quero explicar que a entrada na Catedral é gratuita, mas para conhecer o Claustro e a Casa do Cabido é cobrado um valor de 3 Euros (crianças até 10 anos não pagam).

Por dentro a catedral é toda em estilo barroco, já o claustro é em estilo gótico. Isso acontece porque a catedral foi reconstruída algumas vezes, então ela é formada por estilos arquitetônicos diferentes. Na nave central você verá colunas enormes, paredes limpas e um altar de prata, coberto com folhas de ouro e com detalhes talhados. Uma obra do século XVII.

que igrejas visitar no porto em portugal
Altar da nave central da Sé do Porto

O claustro é belíssimo, em estilo gótico e todo decorado com azulejos portugueses azuis, que mostram cenas religiosas. Foi construído no século XIV e é magnífico. Ele conta com um segundo andar que também tem azulejos nas paredes e vistas para o largo, na parte debaixo.

que fazer no Porto em Portugal com crianças
Claustro da Sé do Porto (segundo andar)

A Casa do Cabido tem parte das paredes decoradas com azulejo e um teto lindo com diversos afrescos. Nessa parte você pode conhecer a Sacristia, onde ficam guardados os Tesouros da Catedral, uma coleção de objetos religiosos toda em ouro.

A Catedral da Sé abriga a Capela de São Vicente, que guarda em suas paredes quadros com cenas do velho e do novo testamento; e a Capela de São João Evangelista que tem um altar lindíssimo, mas sua principal atração é um túmulo de um guerreiro — feito em pedra com estilo gótico e com representações da vida de Jesus e Maria, sua mãe.

que fazer em portugal com crianças
Capela de São Vicente

As torres da catedral também merecem uma visita, o acesso é feito por escadas e posso dizer que as vistas valem cada degrau. Do alto das torres você terá uma vista linda da cidade do Porto, com seus telhados vermelhos e o rio Douro ao fundo. Já do outro lado, a vista é para o centro histórico do Porto e a Estação São Bento.

Descida rumo ao Cais da Ribeira

Sabe aquele velho papo que na descida todo Santo ajuda? Aproveite a deixa para descer as escadarias sem pressa degustando cada cantinho e dava vista do rio.

Você pode curtir o happy hour e o final da tarde no Cais da Ribeira, ou se tiver pique, atravessar rumo a Vila Nova de Gaia (que é onde passaremos o segundo dia do nosso roteiro do Porto). Ver e atravessar a Ponte Luís I é sempre muito lindo, e há vários cantinhos legais para curtir o pôr do sol por lá.

Para tomar uma Porto Tônica (ou algum outro drink bacana) recomendo o bar ao ar livre da vinícola Sandeman. Nossos drinks estavam ótimos e adoramos o ambiente.

onde comer no Porto em Portugal
bar ao ar livre da vinícola Sandman

Para um jantar turistão (dá pra ver bem que nenhum local come por lá), a dica é o Theophilus (Av. de Diogo Leite 250) um lugar legal pra curtir a música tocando na rua e ver gente passando.

A comida era gostosinha, mas vamos combinar que nunca dá pra esperar muito do turistão? Assim vá pela bagunça e pelo ambiente.

Dia 2 – Cais da Ribeira, Ponte Luís I, degustação de vinhos e teleférico

Hoje é um dia recheado de oportunidades fotográficas lindas, e de visitar alguns dos principais cartões postais do Porto.

Cais da Ribeira

Começaremos pelo Cais da Ribeira, um dos locais mais turísticos da cidade. De lá dá para tirar fotos bonitas da ponte mais emblemática do porto, e conferir pedaços da antiga Muralha Fernandina.

roteiro de 3 dias no porto em Portugal
Cais da Ribeira no Porto

Ponte Luís I

Na sequência cruzaremos a Ponte Luís I para chegar a Vila Nova de Gaia, a cidade vizinha e um destino certeiro para tirar fotos lindas de Porto e degustar excelentes vinhos. A dica é caminhar tanto pelo andar de cima quanto pelo de baixo, as vistas são diferentes e as possibilidades fotográficas também. Assim, vá por um lado e volte pelo outro!

Vistas incríveis do Porto

Chegando no Cais de Gaia (basicamente o outro lado da ponte, aproveite para tirar fotos lindas do contorno da cidade e dos barquinhos que trafegam pelo Douro. Para ter vistas ainda mais bonitas, vale esticar o passeio rumo ao Miradouro da Ribeira (Endereço: R. Rocha Leão S/N – Vila Nova de Gaia) que fica no alto do morro.

onde tirar fotos instagramaveis no porto
Vista do Cais de Vila Nova de Gaia

Agora você tem algumas opções legais:

Fazer um passeio de barco rabelo: o barco típico do Porto, uma chance de explorar a cidade pela perspectiva do Rio e tirar fotos bonitas das principais pontes do Porto ou explorar os museus do Wow Porto. Dependendo da sua velocidade dá pra fazer as duas coisas.

vale a pena fazer o passeio de barco rabelo no Porto em Portugal
Passeio de barco rabelo no Porto

Wow Porto

Essa é uma das atrações turísticas mais novas da cidade e é imperdível. Aproveite para conferir os museus, eles são bem interessantes. O complexo tem 7 museus diferentes e eu descrevi cada um deles em detalhes no post Wow Porto.

Área central do complexo do WOW Porto, o mundo dos vinhos
Área central do complexo do WOW Porto

Aí vão os 3 que visitei com minha família

  • Museu do Vinho (Wine Experience): uma visita que vale a pena. Se você gostar de vinhos você vai enlouquecer e aprender bastante com esse museu lindo, interativo e com uma ótima degustação no final. Passei cerca de 2 horas lá, mas acredite, é tão incrível que eu ficaria pelo menos mais uma hora. A visita termina com uma degustação caprichada inclusa no valor do ingresso. Tem até suco de uva pra criançada.
  • Chocolate Story: Uma verdadeira jornada pela história do chocolate com direito a degustação – das boas – e uma pequena visita a fábrica de chocolates da Vinte Vinte. Taí um passeio bem legal para os chocólatras de plantão. E na saída, vale tomar o chocolate quente (um dos melhores que já provei) acompanhado de um bolinho de chocolate.
  • Pink Palace: este museu é perfeito para famílias e amigos em busca de diversão. As crianças se divertiram muito nos cenários super instagramáveis. É ótimo lugar para curtir com as amigas, celebrar a vida e dar boas risadas. A visita inclui 6 vinhos diferentes e já adianto, vai todo mundo sair feliz!

Compre aqui ingressos combinados para o WOW Porto

Almoço no WOW Porto

Além de Museus excelentes (eu fiquei realmente super bem impressionada com a visita) o WOW tem alguns dos melhores restaurantes da Vila Nova de Gaia. Nós escolhemos o Root & Vine, um restaurante que trabalha com duas frentes: comida vegetariana e sushis.

onde comer no wow porto
Almoço no Root & Vine

Comi com combinado maravilhoso acompanhado de uma taça de vinho verde. Não poderia recomendar mais.

Para sobremesa tenho duas sugestões: os doces franceses divinos do Café Suspiro, ou as delícias de chocolate de Vinte Vinte. Ambas ficam dentro do complexo.

Onde comer no WOW Porto
Sobremesas deliciosas do Suspiro

Degustação de vinhos do Porto

Depois do almoço é hora de provar o famoso vinho do Porto – e curiosamente, todas as caves ficam em Gaia e não na cidade que deu origem ao nome do vinho. Isso acontece devido a uma questão climática, já que o vento e o tempo de exposição solar tornam o lado de Gaia mais frio, sendo melhor para o armazenamento dos vinhos.

Outro motivo para isso é que na época os impostos eram pagos aos bispos e não havia um bispo em Gaia, somente no Porto, então o vinho ia para Gaia e não havia pagamento de impostos. E o terceiro e último motivo é que o lado de Gaia era mais fácil para os barcos rabelo atracarem e descarregarem o vinho vindo da região do Douro.

Como fazer a degustação de Vinhos do Porto

Aqui você pode escolher entre fazer o passeio por conta própria ou um tour guiado. Vamos deixar aqui sugestões de tour guiados feitos pelos nossos parceiros:

  • Passeio a pé pelos vinhos do Porto e do Douro com degustações: nesse tour você irá visitar três Caves de vinho e fazer 10 degustações das mais antigas e famosas marcas de vinho do mundo. Está incluso guia e ingressos.
  • Tour de vinhos + Visita à adega Fonseca: nessa tour você irá visitar a emblemática adega Fonseca e fará degustação de dois vinhos. Além disso você conhecerá dois bares no Porto com degustação de um vinho verde com aperitivos no primeiro e com degustação de 3 vinhos do Douro com aperitivos no segundo bar.
  • Visita guiada à vinícola Fonseca + Espetáculo de Fado com jantar: visita a vinícola Fonseca e degustação do Siroco, um vinho do Porto seco ícone da vinícola. Logo depois, teremos um jantar, cercados por barris e cubas onde envelhecem os vinhos. O menu inclui três pratos tradicionais portugueses + sobremesa, vinho branco e tinto. Durante o jantar terá um espetáculo de Fado. Tudo incluso no valor do tour.
  • Visita à adega Graham’s: nesse tour você irá aprender tudo sobre o processo de fabricação do vinho do Porto e fazer uma degustação de um vinho Graham’s LBV acompanhado de chocolate, um Graham’s Quinta dos Malvedos Vintage com queijo e, finalmente, um Graham’s 20 Year Old com um pastel de nata. Tudo incluso no valor do tour.
  • Visita à adega Cockburn’s: um visita guiada que conta o processo de fabricação do vinho do Porto + uma degustação de três vinhos da adega. Tem duas modalidades de degustação: somente os vinhos ou uma harmonização de vinhos com chocolates.
Angel's share no WOW Porto: Degustação de vinhos
Vinho do Porto Taylor’s

Prefere fazer a visita por conta própria?. Aí vão algumas das principais caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia:

Cave Taylor’s

É muito famosa no mundo do vinho do Porto e tem dois pontos que a destacam: os passeios são guiados por áudio, então você pode visitar a vinícola em qualquer momento, e há um lindo jardim onde você pode provar os vinhos da casa. A visita dura cerca de 1h.

Outro destaque da Cave é o restaurante Barão Fladgate, ele fica no pátio, é um dos mais sofisticados da cidade e tem uma vista espetacular da Ribeira.

  • Endereço: Rua do Choupelo 250 – Vila Nova de Gaia | aberta: todos os dias das 11h às 18h. A sala de provas: até às 19h.
  • Valor: 20€/pessoa: áudio-tour + prova de vinhos do Porto | 7,5€: crianças (a partir dos 8 anos) para áudio-tour, com suco de uva + biscoitos

Cave Sandeman

É uma vinícola super famosa e a Cave em Gaia é bem popular entre os turistas. Você pode fazer a visita guiada ou sentar no seu restaurante ao ar livre (como eu fiz) e degustar os vinhos junto a um almoço delicioso ou aperitivos no final da tarde enquanto assiste o pôr do sol.

A visita dura cerca de 30 minutos e é guiada pelo Dom, o famoso homem da capa preta símbolo da vinícola. Durante o tour você irá aprender sobre a história do vinho do Porto e da vinícola, processo de produção, envelhecimento e várias curiosidades interessantes. Eles oferecem seis diferentes tipos de tour. Confira o site oficial.

  • Endereço: Largo Miguel Bombarda, 47 – Vila Nova de Gaia | aberta todos os dias
  • Valor: a partir de 21€, depende do tour escolhido.

Cave Calém

Se você estiver com crianças ou for um adepto de visitas interativas, essa é a cave que você tem que visitar. Ele foi fundada em 1859 e é uma das principais produtoras de Vinho do Porto e no começo de sua história, a cave era focada na exportação de vinhos ao Brasil.

Na visita você vai passar por um museu totalmente interativo, em seguida você é guiado por um corredor no qual verá diversas projeções com curiosidades sobre o vinho do Porto e o guia vai explicando todos os detalhes e contextualizando. Ao final tem uma degustação. Eles oferecem 4 tipos de tour.

  • Endereço: Avenida de Diogo Leite, 344 – Vila Nova de Gaia | aberta todos os dias das 10h às 19h
  • Valor: a partir de 9€, depende do tour escolhido.
  • Dica importante: a cave oferece tour em diversos idiomas, verifique o horário do tour em português no site oficial, antes de ir.

Cave Ferreira

A visita à Cave Ferreira é muito interessante, a começar pelo edifício que foi construído sobre um antigo convento.

O passeio começa na casa de Dona Antónia de Adelaide Ferreira, também conhecida como Ferreirinha, uma empreendedora extraordinária do século XIX que dedicou sua vida ao cultivo e produção de vinhos. Durante a visita você aprenderá sobre o processo de fabricação do vinho do Porto e conhecerá a história fascinante de Dona Antónia.

A visita termina com uma degustação de duas taças de vinho do Porto. A Cave oferece oito experiências diferentes. Consulte o site oficial

  • Endereço: Av. Ramos Pinto, 70 – Vila Nova de Gaia | aberta todos os dias das 10h às 18h
  • Valor: a partir de 21€, depende do tour escolhido.

Angel’s Share: o bar mais legal do WOW Porto

Para quem quer provar vários vinhos portugueses além do vinho do Porto minha dica é o Angel’s Share, um bar lindo com vistas caprichadas do Porto e uma baita carta de vinhos. O bar fica no complexo da Wow Porto e é um dos queridinhos dos turistas e locais para um Happy Hour caprichado.

que fazer no WOW Porto
Degustação de vinhos do Porto

Eu comecei com um vinho da Cartuxa (que visitei em Évora e recomendo muito) envelhecido na talha e achei delicioso e diferente de tudo o que já provei. E arrematei a experiência com uma degustação de vinhos do Porto da Cave Taylor.

Enquanto isso meus filhos comeram petiscos e uma tábua deliciosa de queijos. Adorei e recomendo a experiência.

Teleférico de Gaia

A forma mais legal de retornar a Ponte Luis I e de quebra ter vistas lindas é o teleférico de Gaia. O trajeto é rapidinho, dura cinco minutos, custa 7 euros e leva você até a parte mais alta da cidade.

As vistas do alto são maravilhosas e as crianças adoraram o passeio.

que fazer no Porto. Roteiro de 2 dias no Porto
Vista do teleférico

Dias 3, 4 ou 5 – Bolhão, Igrejas e Palácio de Cristal

Se você tem 3 ou 4 ou 5 dias no Porto, terá a opção de expandir sua visita pelo centro do Porto ou aproveitar a deixa para fazer um bate e volta saindo do Porto. Se você tem 4 ou mais dias no Porto poderá fazer mais passeios e aproveitar a região que é realmente linda.

>>Avançar para as opções de bate e volta

Passeio pelo Centro do Porto (Parte 2)

Quer explorar mais um pedacinho do centro do Porto e conhecer o Palácio de Cristal? Eu fiquei apaixonada pela cidade e adorei expandir o passeio.

Tomando a Estação São Bento como referência – se você for como eu, vai querer entrar mais uma vez pra namorar os azulejos – seguiremos rumo a igreja de São Ildefonso.

Igreja de São Ildefonso

Taí uma uma igreja coberta de azulejos e que rende fotos lindas da fachada.

Ela foi construída em 1730 e tem onze mil azulejos típicos portugueses em sua fachada, que nos contam sobre a história do Santo Ildefonso e tem pedaços da história do Evangelho. Na sua nave principal é toda em estilo barroco, o grande destaque é o teto de madeira belíssimo.

A visita é gratuita.

que fazer no porto com crianças
Tom e Caio na frente da Igreja de Santo Idelfonso

Rua Santa Catarina

Uma rua comercial movimentada, repleta de lojas e fechada para pedestres. Sabe aquelas ruas legais de passear? É aqui que fica o Café Majestic (endereço: Rua Santa Catarina, 112) que diga-se de passagem é caríssimo para os padrões do Porto mas que fiz questão de conhecer. O motivo?

If it cheers up the people who’re disappointed about the bookshop in Oporto, I wrote in here sometimes. This was probably the most beautiful café I ever wrote in, actually. The Majestic Cafe on Rua Santa Catarina.” J.K Rowling em sua conta no X. (ex Twitter)

(Se isso consolar quem ficou desapontado sobre a livraria no Porto, esse é o café mais bonito em que já escrevi, o The Majestic Café na rua Santa Catarina). Frase da J.K Rowling no aplicativo X.

O café é realmente lindo e o bolo de chocolate que pedimos estava gostos. Valeu o que custou? De jeito nenhum. Mas foi legal pra caramba sentar e conhecer esse café lindo e histórico.

Mercado do Bolhão

Nossa próxima parada é o vibrante Mercado do Bolhão. Aproveitamos a deixa para xeretar o mercado (adoro um mercado e esse é legal pra caramba) e almoçar mais cedo. A vibe é descontraída, cada um escolhe o que quer, e todo mundo come nos banquinhos comunitários.

Comemos sanduíches e copos de frutas coloridas regados em taças generosas de vinho verde. Aliás, aproveite sua estadia em Portugal para tomar bastante vinho verde, a taça costuma ter um preço ótimo (entre 3-5 Euros; se você comprar no supermercado compra uma garrafa boa por uns $8, e em geral os vinhos portugueses são ótimos.

Quem preferir um almoço mais caprichado, há restaurantes no segundo andar do mercado e várias opções legais na redondeza. Eu confesso que gosto muito da vibe, do clima e da bagunça de um bom mercado então adorei nosso almoço descontraído.

Capela das Almas de Santa Catarina

De volta a rua de Santa Catarina, mais uma igreja para colocar na conta (e a última do nosso roteiro do Porto) é a Capela das Almas de Santa Catarina, um ícone da cidade. A capela foi construída no século XVIII, entre 1729 e 1733, inicialmente como uma pequena ermida dedicada a Santa Catarina.

Uma capelinha linda, conhecida por sua fachada linda todinha revestida de azulejos tradicionais portugueses, atrai visitantes de todo o mundo em busca de sua beleza única e significado cultural.

as igrejas mais instagramaveis do porto em portugal
Capela das Almas

Os azulejos foram adicionados entre 1929 e 1932. Foram projetados pelo artista Eduardo Leite e retratam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. Em 2011, a capela passou por um processo de restauração para preservar sua estrutura e os azulejos históricos.

Palácio de Cristal

Nossa próxima parada é o Palácio de Cristal tem umas das vistas mais bonitas do Porto. Para chegar nele você pode pegar um ônibus (há várias opções de rota; confira no Google Maps) ou caminhar cerca de 27 minutos. A entrada é grátis, e é só chegar e explorar o ambiente e as vistas lindas do Douro.

pontos turísticos imperdíveis no Porto
Vistas dos Jardins do Palácio de Cristal

Foz do Douro

E pra fechar o dia minha dica é a região de Foz do Douro, uma região bem agradável de passear e onde o Rio e o mar se encontram. Há algumas praias e o fotogênico Farolim de Felgueiras.

No inverno o Farolim fica fechado, não sendo possível andar do píer de concreto que leva até ele. O mar nessa época fica muito agitado e se torna perigoso caminhar até o Farolim. Durante o verão fica aberto e rende fotos lindas.

Opções de Bate e volta saindo do Porto

Para quem quer aproveitar o roteiro do Porto para conhecer o norte de Portugal as principais opções de bate e volta são:

Vinícolas do Douro + Amarante

O Bate e volta para o Douro + passeio por Amarante é um passeio lindo e que pode ser feito por conta própria com carro alugado, ou por meio de um tour guiado. A vantagem de escolher o tour é não precisar organizar os detalhes, simplesmente chegar e fazer o passeio. Já o passeio por conta própria exige mais organização, mas te da a flexibilidade de fazer tudo no seu ritmo.

Bate e volta as vinícolas do Douro saindo do Porto
Miradouro de São Leonardo de Galafura e as vistas lindas do Douro

Melhores excursões Douro + Amarante saindo do Porto:

Vai alugar carro?

E para quem vai alugar carro minha dica é alugar somente no dia do Passeio e devolver logo na chegada. Dirigir no Porto (e estacionar) não está entre minhas experiências preferidas de Portugal e não recomendo para ninguém.

Para o aluguel do carro recomendo a RentCars, um comparador esperto que compara os preços nas melhores locadoras para a data da sua viagem. E o legal é que você pode pagar em reais e parcelar sem juros.

Faça aqui sua cotação e reserve seu carro alugado.

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela é minha paixão. Visitei a cidade na chegada do Caminho de Santiago, e tenho memórias lindas da cidade, que é um importante ponto de peregrinação católica e um ponto de encontro de viajantes do mundo todo. Porto fica a 230Km de Santiago e você pode fazer o trajeto de carro alugado ou de excursão.

Torres da catedral De Santiago de Compostela
Santiago de Compostela

Excursões para Santiago de Compostela:

  • Se você está em uma ou duas pessoas recomendo esse tour que tem duração de 10 horas e chega em Santiago a tempo da Missa do Peregrino. Se você viaja em 4 pessoas, considere contratar um tour privado. Sai um pouquinho mais caro, mas a graça é fazer o tour no seu ritmo e com um guia só para seu grupo!

Veja aqui detalhes e reserve seu passeio para Santiago de Compostela

Fátima e Coimbra

Coimbra é uma cidade universitária divertida, dona de uma das universidades mais antigas do mundo e a primeira capital do Reino de Portugal. A universidade é um passeio interessante mas infelizmente está bem mal cuidada.

Fátima é um ponto de peregrinação importante para devotos de Nossa Senhora, uma

Coloquei as duas cidades como opção de bate e volta saindo do Porto, mas vale falar que a melhor pedida é visitá-las durante uma viagem a Lisboa ou Évora.

Nós dormimos uma noite em cada uma delas e enquanto achamos que valeu super a pena dormir em Fátima, não nos apaixonamos por Coimbra. Você pode visitar as duas cidades de transporte público, carro alugado ou fazer uma excursão guiada de dia todo.

Veja aqui detalhes e reserve sua excursão para Fátima e Coimbra

Aveiro

Aveiro é uma cidade costeira localizada entre o Porto e Coimbra, muitas vezes chamada de “Veneza portuguesa”. Seu charme está em seus restaurantes de frutos do mar, oferecendo pratos com ingredientes frescos, suas praias deslumbrantes e atividades para todas as idades, perfeitas para uma viagem em família.

Algumas das principais atrações da cidade:

que fazer em Aveiro em Portugal
Barcos moliceiros de Aveiro

Para chegar lá você pode comprar um bilhete de comboio (trem) na estação São Bento, a viagem dura 1h e custa 6 euros. Uma excelente opção é contratar um tour a Aveiro e Costa Nova que está incluído conhecer as casinhas coloridas da Costa Nova e fazer um passeio de 45min de barco moliceiro.

Braga e Guimarães

Braga e Guimarães são cidades encantadoras que refletem a rica história e cultura de Portugal.

Braga, conhecida como “Cidade dos Arcebispos”, é famosa por suas igrejas imponentes, praças pitorescas e uma atmosfera vibrante. Já Guimarães, considerada o “Berço de Portugal”, oferece aos visitantes uma viagem ao passado, com seu centro histórico medieval bem preservado e o imponente Castelo de Guimarães.

Ambas as cidades são repletas de charme, gastronomia deliciosa e uma hospitalidade que faz qualquer turista se sentir em casa. Se você busca uma experiência autêntica em Portugal, Braga e Guimarães são destinos imperdíveis.

Roteiro de 2 ou 3 dias no Porto no Mapa:

Onde comer no Porto

Para uma experiência autêntica da culinária portuense, você pode experimentar os pratos tradicionais em restaurantes familiares e tasquinhas espalhados pela cidade. A Ribeira e a Foz são áreas especialmente conhecidas por seus restaurantes à beira-rio, onde você pode saborear frutos do mar frescos e pratos típicos da região.

Alguns dos pratos típicos da região:

  • Francesinha: é o sanduíche mais famoso da cidade. Uma explosão de sabores que eu garanto que você não pode deixar de provar. Recheado com linguiça, salsicha fresca, bife, bacon, queijo e presunto, calma que não acabou! Por cima vem um ovo frito e tudo é regado por um irresistível molho feito à base de vinho do Porto, tomate e pimenta piri-piri, acompanhada por deliciosas batatas fritas.
  • Tripas à Moda do Porto: são a principal comida típica da cidade. Segundo a lenda, durante uma expedição militar em 1415, o Infante D. Henrique precisava abastecer seus navios e pediu aos moradores do Porto que doassem alimentos. As carnes foram usadas para alimentar os marinheiros, deixando apenas as tripas para os locais. Assim, as Tripas à Moda do Porto foram inventadas, feitas com tripas, diversos tipos de carne, enchidos e feijão branco.
  • Bacalhau à Gomes de Sá: esse todos nós conhecemos, pois o prato também é famoso no Brasil. Seu criador foi José Luís Gomes de Sá Júnior, um portuense nascido em 1851 e negociante de bacalhau. Criou a receita e a vendeu para um amigo que era dono do Restaurante Lisbonense.
onde comer no Porto em Portugal
Vinho verde e um sanduíche no Mercado do Bolhão

Agora que você já sabe o que precisa provar, vamos as sugestões de alguns cantinhos deliciosos para fazer refeições em família, com amigos ou em casal:

  • Cantinho do Avillez (R. de Mouzinho da Silveira 166 | Reserve com antecedência): um dos restaurantes do famoso Chef português José Avillez. Destaque para os croquetes e para o bacalhau à Braz. Um lugar ótimo tanto para famílias, como casais ou grupo de amigos.
  • WOW Porto: como mostramos no post, além dos museus o WOW Porto conta com restaurantes e cafés. Você pode ir somente para fazer uma refeição, e eu recomendo muito. A vibe é deliciosa!
  • Mercado do Bolhão (R. Formosa 322): um ótimo lugar para um almoço descontraído, para provar diferentes vinhos e comer. Vá sem medo e aproveite para explorar cada cantinho.
  • BASE Porto (R. das Carmelitas 151): um jardim de lindo e rodeado de oliveiras. Fica em frente a igreja dos Clérigos. Ótimo para quem está em família, pois há muitos espaços para as crianças correrem, enquanto os pais degustam vinho e conversam.
  • Casa Guedes (Praça dos Poveiros 130): famosa pelo sanduiche de pernil com queijo de ovelha da Serra da Estrela — sim, é muito, muito bom! Pedi um chopp gelado para acompanhar. Agora ela está na moda, então às vezes rola fila na porta. Tem outras unidades no Porto, mas essa é a primeira unidade e existe desde 1987.
  • Manteigaria – Fábrica de Pastéis de Nata (Rua dos Clérigos, 37): pra mim é onde tem o melhor pastel de nata. Eles estão sempre fresquinhos e, na maioria das vezes, acabaram de sair do forno.
  • Letraria Craft Beer Garden (Rua da Alegria, 101): uma cervejaria artesanal do norte de Portugal. Eles tem um beer garden super gostoso para curtir um final de tarde. São mais de 20 opções de cervejas artesanais (a partir de 3 euros), para comer tem aperitivos e hambúrgueres.
  • Café São Nicolau (Rua Nova da Alfândega, 37/ 38): o melhor lugar para você comer uma Francesinha no Porto. Além do prato tradicional, eles tem algumas releituras, inclusive uma vegetariana.
  • Euskalduna Studio (R. de Santo Ildefonso, 404 | Necessário reservar.): restaurante do Chef Vasco Coelho Santos, premiado com uma estrela Michelin, oferece menu degustação que pode ser harmonizado com vinhos. O restaurante tem um ambiente intimista e o jantar é servido no balcão enquanto você observa a finalização dos pratos.
onde comer no Porto em Portugal
BASE Porto em Portugal

Onde ficar no Porto

O Porto possui ótimas opções de hospedagem (a maioria delas está concentrada na zona turística da cidade), com grande variedade para todos os bolsos e super bem avaliadas. A cidade tem a vantagem de ter suas atrações muito próximas, o que facilita para fazer tudo a pé.

As melhores regiões para se hospedar são a Baixa (centro) e a Ribeira, pois é onde tudo acontece e onde ficam os principais pontos turísticos da cidade. As regiões são bem movimentadas tanto de dia como de noite. A região do Cais da Ribeira é linda e tem a vista deslumbrante do Douro, a única desvantagem é que você já começa o dia tendo que subir ladeira (é a região mais baixa da cidade).

Já a Baixa do Porto (centro) é a região alta da cidade e onde estão atrações como Estação São Bento, Livraria Lello, Torre dos Clérigos, Avenida dos Aliados, Rua Santa Catarina, muitos bares, boates e restaurantes.

A Silvana ficou hospedada no Porto Central Flats. Um Flat bem novinho e bem localizado que ela gostou bastante.

Hotéis caprichados

Catalonia Porto

O Catalonia Porto é um hotel super bem localizado próximo a Estação São Bento, no coração da cidade do Porto, o que permite conhecer vários pontos turísticos a pé. Os quartos são amplos, confortáveis e com uma decoração super moderna. O hotel tem café da manhã.

O hotel possui uma pisciana ao ar livre, SPA e uma academia. Além disso, tem estacionamento gratuito, bar e um restaurante.

Confira os preços e reserve o Catalonia Porto

BessaHotel Baixa

O BessaHotel Baixa fica pertinho do Mercado do Bolhão. O hotel tem uma decoração super moderna e luxuosa e conta com um jardim externo lindo. Os quartos são bem espaçosos, a cama bem confortável, alguns tem banheira de hidromassagem, varanda e cafeteira.

O hotel possui piscina coberta, sauna, massagens terapêuticas (mediante agendamento) e academia. Você pode usufruir de um depósito para bagagem e uma lavanderia. Tem estacionamento.

Confira os preços e reserve o BessaHotel Baixa

Pur Oporto Boutique Hotel by actahotels

Pur Oporto Boutique Hotel by actahotels fica próximo a Coliseu Ageas Porto, a estação de metrô de São Bento e a estação de trem de São Bento. Um hotel 4 estrelas com uma decoração super charmosa e com vários tons de azul que trazem uma modernidade ao ambiente. Os quartos são bem amplos e possuem uma cafeteira, algumas acomodações têm varanda.

O café da manhã é no estilo buffet e sem glúten. Eles tem um terraço super charmoso e serviço de concierge.

onde ficar no Porto
Pur Oporto Boutique Hotel | imagem: divulgação

Confira os preços e reserve o Pur Oporto Boutique Hotel

Apartamentos bem localizados

Oporto Trendy River

Oporto Trendy River é um apartamento com uma vista deslumbrante do rio Douro e da Ponte Luís I. Está localizado a apenas 500m da praça da Ribeira. O local é amplo, com uma decoração clean e dispõe de todo o necessário para uma acomodação (geladeira, forno, micro-ondas, cafeteira e chaleira).

Um café da manhã é servido no quarto e o Oporto Trendy River oferece serviços de aluguel de bicicletas para você possa andar nas proximidades.

Confira os preços e reserve o Oporto Trendy River

Mouzinho 160

O Mouzinho 160 está localizado em um edifício do século XIX recém reformado próximo a Torre dos Clérigos. O térreo do edifício abriga um restaurante badalado (Cantinho do Avillez) de um chef premiado com 2 estrelas Michelin.

Todas as acomodações possuem sala com TV de tela plana, e algumas têm ar-condicionado. A cozinha é compacta e conta com micro-ondas e fogão elétrico. A decoração do apartamento é clean e aconchegante.

Confira os preços e reserve o Mouzinho 160

Mo House

O Mo House fica situado a apenas 300m do Palácio da Bolsa e oferece serviço de concierge e transfer para o aeroporto (por um valor adicional). Os apartamentos tem uma decoração clean e são super aconchegantes. Todos os quartos têm ar-condicionado, cozinha compacta e área para refeições.

Os apartamentos possuem máquina de café, alguns quartos incluem uma varanda e outros também oferecem vistas para o rio. O café da manhã é servido diariamente na acomodação.

Confira os preços e reserve o Mo House

Hotéis e apartamentos com um bom custo x benefício

LETHESHOME Apartments

O LETHESHOME Apartments está localizado próximo a Avenida dos Aliados e do Mercado do Bolhão. Possui uma decoração bem moderna e neutra. Os apartamentos são super confortáveis e com uma cozinha à disposição com micro-ondas, torradeira e geladeira.

hospedagem apartamento no Porto, em Portugal
LETHESHOME Apartments | imagem: divulgação

A propriedade também oferece serviço de entrega de compras de supermercado e serviço de limpeza diário. É disponibilizado pães, cafés e compotas todas as manhãs para os hóspedes.

Confira os preços e reserve o LETHESHOME Apartments

Oporto City View- Trindade luxury

O Oporto City View- Trindade luxury está localizado bem próximo a Estação São Bento. A acomodação tem uma decoração clean, é bem iluminada e ventilada. Os quartos tem um tamanho bom, as camas são confortáveis e o chuveiro é ótimo.

Os apartamentos tem uma cozinha bem equipada e possuem geladeira, forno, fogão, cafeteira e chaleira. Também está disponível uma máquina de lavar roupas e secador de cabelo. A propriedade oferece transfer para o aeroporto por um custo adicional.

Confira os preços e reserve o Oporto City View- Trindade luxury

Porto Deluxe Apartments

O Porto Deluxe Apartments está situado na região de Cedofeita, próximo a Casa da Música e longe do burburinho turísticos, em um prédio antigo, mas totalmente reformado por dentro. A decoração dos apartamentos é no estilo clássico e é super bem decorado.

As acomodações dispõem de ar-condicionado, cozinha totalmente equipada com área para refeições, geladeira, forno, micro-ondas, cafeteira e chaleira. Dispõe de um estacionamento gratuito próximo do prédio e um serviço de aluguel de bicicletas.

Confira os preços e reserve o Porto Deluxe Apartments

Hotéis e apartamentos econômicos

Breiner 310 Downtown Porto Boutique Apartments

O Breiner 310 Downtown Porto Boutique Apartments tem uma ótima localização e a poucos minutos a pé dos principais pontos turísticos da cidade. Um apartamento bem amplo, com uma decoração super clean e camas confortáveis.

A acomodação dispõe de terraço, cozinha totalmente equipada com geladeira, forno, micro-ondas, fogão, cafeteira e chaleira. Serviço de limpeza diário.

Confira os preços e reserve o Breiner 310 Downtown Porto Boutique Apartments

Portotem Premium – The Best Rest

O Portotem Premium – The Best Rest está localizado no coração do Porto em plena rua Santa Catarina, sendo uma excelente opção para quem gosta de conhecer a cidade toda a pé. O apartamento tem uma decoração moderna e elegante, é compacto e perfeito para um casal.

As acomodações dispõem de ar-condicionado, cozinha compacta totalmente equipada com geladeira, micro-ondas, torradeira, cafeteira e chaleira.

Confira os preços e reserve o Portotem Premium – The Best Rest

Dicas para planejar a viagem:

Programe-se para visitar as igrejas do Porto

A maior dificuldade no Porto era visitar as igrejas por dentro. Todos os dias têm missas pela manhã e em alguns dias (como o domingo), também à tarde. Assim, se você faz questão de visitar as igrejas por dentro, veja os horário de funcionamento e planeje bem sua visita.

Transporte:

O centro de Porto é relativamente pequeno e bem gostoso de andar. Assim recomendo que você faça os passeios a pé, ou de bonde (o elétrico). Para passeios mais longe, como a foz do Rio Douro, por exemplo, você terá que usar o bondinho. O centro de Porto é bem coberto pela linha de metrô.

Seguro de viagem para a Europa

O seguro de viagens é obrigatório para quem viaja para a Europa, e provavelmente será pedido durante a imigração, assim, contrate seu seguro ainda no Brasil e leve o comprovante impresso na mala de mão!

Um bom seguro viagem cobre voos cancelados, malas extraviadas e eventualidades médicas ou odontológicas. Em tempos de COVID minha dica é ficar de olho nos seguros que cobrem a pandemia, e se possível, optar por um plano que cubra também uma eventual quarentena.

Nós do Ideias na mala viajamos com os seguros da os seguros da Seguros Promo, um comparador de seguros esperto que te ajuda a buscar o melhor custo x benefício para a sua viagem.

Faça sua cotação já! (Use o código IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto na compra do seguro)

E aí, curtiu nosso Roteiro de 3 dias no Porto? Aproveite nossas dicas do Roteiro de 3 dias no Porto e explore o melhor da cidade.

Planeje sua viagem

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar no Porto
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

Beatriz Arous
Beatriz Arous
Uma carioca apaixonada por literatura e que usa o tempo livre para cozinhar, beber vinho, escrever e viajar.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Denise disse:

Bom dia, estou chegando no Porto dia 15/12 /23 gostaria de saber o valor do passeio para as vinícolas com degustação e passeio de barco para casal, iremos passar três dias.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Denise, bom dia!

Nós não fazemos passeios turísticos. Posso sugerir alguns passeios com a Civitatis, nosso parceiro, que tem como vantagem você poder pagar em reais e parcelar.
Se o passeio que você quer é para as vinícolas do Douro, nós sugerimos o link abaixo. Já fiz um passeio parecido, sozinha e tem relato no blog. Vou deixar o link também.
Tour pela região do Douro
meu roteiro pelo Douro sozinha e dá super pra fazer em casal:
1 Dia no Douro: bate e volta saindo do Porto

Agora se você quiser o passeio pelas Caves da Ribeira ali no Porto mesmo o passeio de barco rabelo, vou deixar o link aqui:
Cruzeiro das seis pontes
Tour por Vila Nova de Gaia e suas caves

boa viagem

Avatar Guilherme Augusto Cadore disse:

Caramba, que roteiro completo! Parabéns, de verdade!

Avatar Hugo Gonçalves disse:

Olá Mari

Que excelente artigo.

Gostei de tudo até do restaurante Abadia, muitos parabéns e muito sucesso ao ler suas dicas, todo mundo entende que faz com muito gosto.

Obrigado

Hugo Gonçalves

Grande blog tem aqᥙi… Tem difícil encontrar alta qualidade
escrevendo сomo o sеu estes dias . Eu realmente agradeç᧐ рessoas ϲomo você !
Cuide!

Avatar Malu Pinheiro disse:

Que legal ler isso Maria Catarina. Ficamos felizes! Continue nos acompanhando aqui e no Instagram (@ideiasnamala).
Obrigada e um beijo!

Avatar NELMA RODRIGUES disse:

Olá,
Não consigo acessar o post sobre o Porto, está aparecendo Braga e Guimarães.
Obrigada,

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada por avisar!
Corrigido!

Avatar Marcelo disse:

Bom dia!! Quanto custou a degustação de vinhos?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcelo,
Infelizmente a Silvana não nos passou estes dados.
Abraços,
Mari

Oi. Varia!! Tem algumas que você pode degustar apenas um vinho, outras deixa você fazer um mix e outras tem até pacotes. Apenas 1 tipo de vinho custa de 2 a 3 euros. A visita com degustação uns 5 a 6 euros. Algumas, como a Taylors, cerca de 10 euros com passeio pela cave.

mari vidigal mari vidigal disse:

Yaaaaaay! Super Silvana!
Obrigada pela resposta.
Beijos

Avatar vera disse:

Oi, bom dia… sigo para Porto dia 21 agora, vou seguir seu roteiro (menos a degustação de vinhos, já conheci várias vinícolas por aí ). Reservo um dia para Guimarães para Braga (alguma dica?. Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Vera,
Dê uma olhadinha neste post.
Abraços

Avatar Abc disse:

Faltou jantar no ze bota, excepcional.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela dica!

Avatar Carlos Souza Azevedo disse:

Sabe que a escritora do Harry Potter viveu no Porto vários anos?
Daí a inspiração do Majestic.

mari vidigal mari vidigal disse:

Que legal!!!
Obrigada pela info!

E a livraria Lello foi a inspiração para a biblioteca que aparece no filme. 🙂

Avatar felipe disse:

Otimas dicas e otimo site! Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e pelos elogios!
Espero te ver por aqui mais vezes.
Abracos,
Mari