Onde comer bem em Roma

Saiba onde comer bem em Roma, veja 6 dicas de restaurantes testados e aprovados por nós, dicas deliciosas para quem quer provar o melhor da culinária Romana sem gastar uma fortuna e nem se meter em roubadas. Pronto para comer hiper bem?

Roteiro de Roma
Gu e Mari curtindo o inverno em Roma.

Onde comer em Roma?

Nessa última viagem para Roma cheguei escolada. Além dos restaurantes que eu já havia testado e aprovado na minha última visita em 2011 (Pietro Valentino e La Pollarola são dois bons exemplos), cheguei com uma lista recheada com bons restaurantes para testar. E não é que acertei?

Em termos de gastronomia foi de longe a vez que melhor aproveitei Roma. Nesse post divido todas as dicas com vocês (e pena que faltaram dias para provar os outros restaurantes que amigos queridos nos recomendaram).

Arlú: o nosso preferido

Quando penso nas delícias que comi em Roma o primeiro lugar que me vem a cabeça é o Arlú (Rua Borgo Pio, 135), um restaurante moderninho na rua Borgo Pio, uma das mais badaladas do Vaticano. Entramos no Arlú por acaso, estávamos passeando despretensiosamente pelas ruas do Vaticano quando de repente caiu um toró daqueles. E quando caí água do céu, meu amigo, eu perco completamente o critério e entro no primeiro lugar que aparecer.

Haviam três restaurantes há poucos passos de distância – um deles com placa em inglês (péssimo sinal na Itália), outro com hostess catando gente na porta (outro sinal que costumo evitar em Roma) e uma portinha despretenciosa e com bastante gente dentro. E foi assim que eu achei o Arlú – ou se você preferir, que o Arlú me achou.

Dica: O Arlú fica colado na Gelateria Hedeira (Borgo Pio 179), famosa por ser a preferida do Papa Francisco e testada e aprovada pela Mirella do Viajoteca. Infelizmente o Hedeira tava fechado no dia que visitamos.

O que pedimos?

Começamos com uma entradinha: brusquetas mistas, só para abrir o apetite. Vieram duas tradicionais de tomate, uma de pasta de abobrinha e outra de azeitona. Até aí estava gostoso, mas nada de UAU.

comer bem em Roma
Brusquetas do Arlú

Mas aí veio o prato principal

Eu pedi uma lasanha ao forno que veio perfeita. Combinação ideal de molho ao sugo com um molho bechamel para lá de cremoso, recheio na medida e queijo gratinado no topo. Um show.

comer bem em Roma
E olha só a minha lasanha que delícia!

O Gu pediu um espaguete carbonara, que ele devorou tão rápido que nem tive tempo de fotografar. #Oops!

Quanto Custou?

A conta (incluindo um cálice de vinho tinto e um café expresso) custou 32,00 euros.

Pietro Valentini: Valeu o repeteco

Típico restaurante Romano, pequeno, escondido e cheio. E quer saber o melhor? O Pietro Valentini (Via dei Pianelari, 19) é tão gostoso, que desde que conheci a casa em 2011 recomendo para todos os amigos que vão a Roma e fiz absoluta questão de voltar (e repetir os pratos que eu havia AMADO da última vez).  Essa é a minha história com o Pietro. E não é que o Pietro continua gostoso ;).

O que pedimos?

Começamos com uma das entradas romanas mais típicas, a Fiore di Zuca (flor de abóbora) recheada com queijo mussarela, empanada a perfeição e frita. É de comer de joelhos. Juro.

De prato principal eu pedi um Gnocchi de gorgonzola. Gnocchis da batata pequeninos e um molho de gorgonzola bem suave e cremoso salpicados com pedacinhos de bacon. Pra quem gosta de gnocchi e de gorgonzola, recomendo muito. O Gu pediu um risoto de trufas brancas (raladas na hora) que estava muito gostoso (mas não tanto como meu gnocchi ;)]

comer bem em Roma
A única foto boa que eu tenho do Pietro: o Restaurante

[Não sei se foi fome, se deletamos as fotos sem querer, ou se comemos os pratos e esquecemos completamente de fotografar, tudo que sei é que não encontrei uma única foto do Pietro na minha câmera dessa última viagem, assim deixo vocês com as fotos meia boca de 2011. Que pena! Juro que a comida é bem melhor que as fotos.]

Restaurante Pietro - Roma

Da Enzo al 29: Cantina delícia no Travestere

O Trasvestere está repleto de restaurantes fofos e cantinas barulhentas, um desses lugares é o Da Enzo al 29 (Via dei Vascellari, 29) testado e aprovado por nós!

O que pedimos?

O Gu pediu um rigatone amatriciana (molho vermelho apimentado que é a especialidade Romana). Rigatone al dente, molho picante e um toque de queijo para completar. Bem gostoso.

comer bem em Roma
Dal Enzo: Rigatone a Matriciana

E eu, que adoro lasanha, pedi a lasanha a bolonhesa da casa que para minha supresa foi servida com bastante molho branco, carne moída na medida e nadica de molho vermelho. E não é que eu adorei?

comer bem em Roma
Dal Enzo: Lasanha a bolonhesa

De sobremesa pedimos (quer dizer, o Gu monopolizou o pedido, porque eu detesto café) um tiramisu. Eu não tive curiosidade e nem vontade de experimentar, mas o Gu não parava de exclamar que tava delicioso.

Quanto custou?

A conta incluindo serviço, café e cerveja custou 41,00 Euros

Veja também: Como chegar do aeroporto ao centro de Roma

La Pollarola: Alcachofra Romana & Creme de Zambaione – outro repeteco que gostei

O La Pollarola (endereço: Piazza Pollarola, 24-25 | entre a Piazza Navona e a Piazza Campo Dei Fiori) é frequentado tanto por romanos quanto por turistas. Essa foi a minha segunda visita a casa e mais uma vez curti a comida e a experiência.

O que pedimos?

Começamos com a Alcachofra Romana (mais uma especialidade local que você precisa provar). Alcachofra vem frita bem crocante e acompanhada de duas bolinhas de peixe fritas. A bolinha não é grande coisa, mas a alcachofra é ótima.

comer bem em Roma
Alcachofra Romana – Juro que o gosto é bem melhor que a foto.

De prato principal pedimos um Bucatini a la matriciana, que veio perfeitinho (e deixou o Gustavo e sua carninha morrendo de inveja da minha massinha ;)) e um ossobuco com batatas (que apesar da aparência de poucos amigos estava bem gostoso. As batatas não estavam crocantes como deveriam 🙁 )

comer bem em Roma
La Pollarola: Bucatini a la matriciana
comer bem em Roma
La Pollarola: Ossobucco com batatas

E de sobremesa, o motivo que me trouxe de volta ao La Pollarola: Um zambaione acompanhado com mini morangos silvestres que é pura perfeição. Eu queria pedir logo dois, mas o Gu vetou (ufa! teria saído de lá rolando!)

comer bem em Roma
La Pollarola: Zambaione com morangos silvestres

Quanto custou?

Incluindo vinho, a conta custou 46,00 Euros.

Obica: Jeitão descontraído – Mozzarella Bar & Pizzas gostosas

E pra dar um tempo na massa, nada melhor que uma pizza acompanhada de uma saladinha capresi. O Obica (Piazza Campo dei Fiori, 16 ) é uma rede de “Mozzarella bars”/ Restaurantes hiper descolados e presentes em vários cantos do mundo. Roma tem três unidades, uma delas fica na Piazza Campo Dei Fiori, a casa serve café da manhã (os pães são deliciosos!) almoço e jantar e é uma boa pedida em qualquer hora. Como nosso hotel ficava alí do lado ganhamos um voucher que dava direito a um café da manhã diário no Obica e gostamos tanto que numa das noites voltamos para jantar.

O que pedimos?

Eu estava bem light nesse dia e pedi uma mozzarella bufala (eles tem várias variações e confiei no pitaco da garçonete para pedir uma delas) que estava divina, e uma saladinha com folhas, nozes e queijo gorgonzola que veio do jeitinho que eu queria.

comer bem em Roma
Obica: Mozzarella Bufala
comer bem em Roma
Obica: Saladinha com nozes e gorgonzola

O Gu pediu um Calzone – não lembro o recheio – mas experimentei e gostei muito. Massa deliciosa com aquele gostinho único de forno a lenha e recheio puxa-puxa.

comer bem em Roma
Obica: calzone caprichado

Quanto custou?

A conta saiu 30,50 Euros

Il Fachetto: Opção gostosa pertinho da Fontana di Trevi

Em cidades turísticas, sempre que posso, evito comer perto das principais atrações da cidade (como via de regra a comida é cara e ruim. Sim existem excessões, mas as chances de se dar mal são tão grandes que já nem arrisco mais)  Só que as vezes não tem jeito, a fome vem tão avassaladora que acaba vencendo. Em Roma isso aconteceu duas vezes, e numa delas acabamos comendo tão bem, que vale a dica e a recomendação. O Il Fachetto (Via dei Montecatini, 12) nos surpreendeu com um fetuccine a bolonhesa impecável e uma bela milanesa. Quer ver?

O que pedimos?

De entrada pedimos uma saladinha capresi. Estava gostosa e atendeu bem as expectativas.

comer bem em Roma
Il Falchetto: Salada Capresi

Eu pedi um fettuccine a bolonhesa, o primeiro e o melhor da viagem. Veio perfeitinho e não tenho nem o que falar.

comer bem em Roma
Il Falchetto: Fetucinne a bolonhesa

O Gu, que ama milanesas de paixão, logo que viu o prato no cardápio quase deu pulinhos de alegria. E tava gostosa viu, carne macia e casquinha crocante. Pro meu gosto, faltou um acompanhamento, mas o Gu nem ligou e mandou ver.

comer bem em Roma
Il Falchetto: Bife a Milanesa

Quanto custou?

A conta com vinho, café e serviço de 10% já incluso na notinha saiu 63,00 Euros. Sim, o Il Facetto não é barato, mas perto da Fontana de Trevi, que eu saiba, não tem nada barato que preste.

Veja também: Roteiro de 15 dias na Itália

Outras dicas espertas:

Para almoçar:

Trattoria e Pizzeria Dal Pollarolo 1936
Um bom Lugar para almoçar. Sugestão: peça uma bruscheta de entrada e uma lasanha de prato principal.

Endereço: Via di Ripetta 4-5 (Pertinho da Piazza de Popolo)

Fecha as quinta feiras.

Para um café caprichado ou um docinho:

Don Nino

Uma graça de lugar com docinhos deliciosos e um bom café expresso. Não provei os sorvetes, mas parecem bons.

Endereço: Via dei Pastini, 134 (Pertinho do Pantheon)

Gelaterias

Grom

Uma gelateria ótima e com vários endereços em Roma, na Itália e até em outras cidades do mundo. Tudo o que provei é ótimo, mas o gelato de limão conquistou meu coração. O sabor preferido do Gu é o de pistache

Endereço: Via agonale 3,angolo – piazza Navona + 8 lojas espalhadas pela cidade

Dei Gracchi

comer bem em Roma
Gelateria Del Gracchi – Roma

Queridinha dos locais na região do Vaticano, essa sorveteria apertada tem um gelato delicioso.

Endereço: Via dei Gracchi 272

Contrate um seguro viagem

Além de ser obrigatório para a entrada na grande maioria dos países da Europa, o seguro viagem é um grande aliado para que o viajante evite perrengues e situações desconfortáveis. Um seguro com boa cobertura garante que você não terá despesas extras caso precise de atendimento hospitalar, por exemplo. Mas não é só! O seguro evita que você tenha que resolver pepinos caso seu voo seja cancelado ou sua bagagem seja extraviada, dentre muitas outras coisas, a depender do tipo de cobertura que você solicitar.

Não economize na hora da escolha da sua apólice para não ter surpresas. E para evitar que você perca tempo pesquisando sites de seguradoras até encontrar a apólice ideal, aqui vai uma dica de ouro: entre no site da Seguros Promo e faça sua cotação por lá. O site funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem do que há de melhor no mercado (tudo em português e muito fácil).

Faça sua cotação!

E aí, curtiu as dicas? Alguém aí já testou um desses restaurantes e quer contar para nós o que achou?

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

PLANEJE SUA VIAGEM:

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Roma
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Margarida disse:

Olá! Os preços dos restaurantes são por pessoa ou para 2 pessoas? Obrigada :)))

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, Margarida!
Os preços são para duas pessoas.
Obrigada!
Abraços

Esse post deu muita fome!!!!
E você me relembrou da Hedera… morri! Quero ir para Roma ontem 🙂
bjks

mari vidigal mari vidigal disse:

Eu tbm 😛
#BORA?

Ma eu comi no Da Enzo e amei! !!
Vi num blog italiano mas fiquei feliz de saber que você tb foi lá!
Beijão!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Deb,
Demorei a beça pra responder!
Uma delícia né?! Como tá a vida na Itália?
Beijos

Avatar Debora Lima disse:

Ótimos posts …. ajuda demais suas dicas!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada 🙂

Avatar Isabela disse:

Má! Almoçamos no Arlu, que delicia!!! Pedimos um talharine com berinjela crocante que tava de chorar! E depois fomos no Hedeira ??, maravilhoso! Pedi os sabores de pistache e um de chocolate que tem 9 tipos de chocolate na receita! Sem contar que o atendimento é demais!

mari vidigal mari vidigal disse:

Ai que delícia!!!!
Aproveitem MUUUUITO a Italia e depois quero saber detalhes da viagem!
Beijos

Só para constar… esse post me deu fome 🙂

mari vidigal mari vidigal disse:

🙂
Acho que então fiz o meu trabalho direitinho. Rs
Obrigada pela visita Mi!
Beijos