Como é salir de Tapas em Madri?

4

Madri tem uma das melhores e mais agitadas noites da Europa. Se você gosta de baladas, vai ficar encantado, se você gosta de barzinhos, não vai querer ir embora, se você gosta dos dois estará no paraíso! Em Madrid não deixe de fazer o programa preferido dos espanhóis… sair pra beber, que em bom espanhol seria “salir de Tapas”.

As famosas tapas Madrileñas: Como é Salir de Tapas em Madrid?

Tapas e não tabefe

Não confunda uma tapas com tabefes, não to falando de sair pela Capital  espanhola distribuindo bofetadas! Tapas são pequenas porções de comida para acompanhar alguma bebida alcoólica. E o melhor, muitas vezes as tapas são grátis! Basta pedir uma bebida, que uma pequena porção de comida vem junto para acompanhar!

Um pouco de história: De onde vem as TAPAS?

Sair de tapas é um costume espanhol bem antigo e quase lendário, existem diversas versões de como é que esta história de tapas começou. Muitos dizem que foi na época de Afonso X – o Sábio, que ordenou que as tabernas espanholas não poderiam servir vinho sem junto colocar alguma porção de algo de comer. Isso para evitar que os cavalheiros saíssem bêbados das tavernas e literalmente caíssem dos cavalos. A palavra tapa, vem da tampa que antigamente cobria o vinho. Local onde a pequena porção de comida era servida.

Verdade ou mito, a moda pegou e quase todos os bares e botequins espanhóis servem alguma tapa para acompanhar a bebida alcoólica. Mais que um programa, salir de tapas é algo absolutamente cultural e quase obrigatório.

Onde Salir de Tapas em Madri?

A área da Plaza de Santana, ou a área do próxima ao Reina Sofia (parte de trás) tem vários barzinhos bacanas, para não errar é só entrar no mais cheio. Veja alguns dos meus preferidos neste post.

E como indicar um lugar seria praticamente uma loucura, uma dica de rua legal é a calle de Jesus, uma das preferidas dos Madrileños. Outro bairro bem divertido é a Chueca, conhecida por bares animados que servem boas tapas. Veja algumas sugestões de bar, aqui.

O que pedir?

Comece pedindo uma Caña que é uma cervejinha bem pequenina, mas se você achar que ela é muito pequena, peça logo uma jarra, a vantagem da Caña é que ela não esquenta e que você vai agüentar tomar várias! Quem não gosta de cerveja, pode pedir “Un vaso de vino”. Tem muito vinho BBB (bom, bonito & barato) na Espanha).

Tapas em Madri

Cada bebida virá acompanhada de uma pequenina uma tapa, geralmente algo bem gostoso – que pode ser uma torradinha com uma fatia de presunto crú, uma porçãozinha de nozes e azeitonase etc…

Quanto mais bebida, melhor a porção

Nos bares tradicionais estas porções vão aumentando conforme você vai pedindo mais cervejas. Se quiser seguir a tradição española troque de bar a cada cerveja. Eu sei que isso é especialmente difícil quando a primeira tapa é deliciosa, mas se não trocar de bar, você perderá a chance de experimentar outras tapas ainda melhores!

Se essas tapas não forem suficientes para matar sua fome, peça uma porção: oO famoso Jamón, Lulas e camarões fritos fazem sempre muito sucesso, mas pessoalmente gosto mais das patatas brabas, e da tortilla española.

Tours de Tapas

Sair de tapas é uma coisa tão tradicional e cultural que muitas agências de turismo oferecem um Tour de tapas pela capital. Pode ser bacana para quem quer conhecer gente, mas pra quem quer se aventurar sozinho, pode ser bem divertido!

Deixe sua dica ou opinião

Você saiu de tapas em Madri? Conte para nós como foi!!! Alguma dica de barzinho?

 

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

4 comments

  1. Ligia 25 fevereiro, 2012 at 00:52 Responder

    Oi,adorei suas dicas,por isso vim te pedir ajuda!rsrsr…estou indo para Madri dia 06/03/3012e volto dia 13.Na terca dia o6 eh meu aniversari o queria um lugar para comemorar.Estou indo com uma amiga e um amigo.E sobre as boites,qual a imperdivel?musica boa.gente bonita…

    • mari vidigal 25 fevereiro, 2012 at 16:01 Responder

      Oi Ligia, Tudo bem?
      Madrid é um ótimo lugar para comemorações, com certeza vc vai se divertir muito e dar boas risadas!
      Vou bater um papo com uma amiga que esta morando em Madrid para ver se mudou alguma coisa. De qualquer forma, recomendo que você comece sua noite na Calle de las Huertas -pulando de bar em bar e tomando chupitos gratis. Você pode sair de tapas, que significa pedir um petisco diferente em cada bar que entra. A partir da 1:00 da manhã, vá até o teatro Capital (http://www.grupo-kapital.com/kapital/) uma balada de 7 andares com música boa e gente bonita. Como tudo em Madrid começa SUPER tarde, chegar antes da 1:00 pode ser uma furada total.
      Feliz Aniversário.
      Abraços,
      Mari

      Ps: Se eu descobrir algo novo, volto aqui e te conto!

Post a new comment

Veja também