7 Dias na Croácia: Split, Hvar, Korčula e Dubrovnik
Nas férias passadas a Bianca fez uma viagem incrível pela Croácia, passando por alguns dos lugares mais lindos do país. Foram 7 dias inesquecíveis repletos de paisagens marcantes e experiências fantásticas pelos Lagos Plitvice, num bate e volta a partir de Split, pelas ilhas e baladas de Hvar, pelas praias de águas cristalinas de Korčula, fechando com chave de ouro em Dubrovnik, uma cidade tão linda que parece ter saído das páginas de um conto de fadas.
Nesse post a Bianca divide com a gente um pouquinho dessa viagem, com muitas dicas para quem planeja fazer este roteiro.
7 Dias na Croácia: Split, Hvar, Korčula e Dubrovnik

Texto e imagens: Bianca Stella Graziani
O Roteiro:
Foram 7 dias de viagem, bem na alta temporada dos europeus, e como a Croácia é considerada a nova Ibiza, tinha gente de todo o mundo.
Pegamos um voo de Paris, na França, para Split, na Croácia, e de lá visitamos Split, Hvar, Korčula e Dubrovnik. Na volta, pegamos um voo da easyJet saindo de Dubrovnik.
Todas as cidades e passeios fomos nós que escolhemos (estávamos em cinco garotas, quatro brasileiras e uma palestina – eu e mais uma moramos aqui no Brasil e as outras três moram em Paris)

Ficamos praticamente dois dias em cada cidade, o que foi pouco, com certeza teríamos ficado mais tempo em cada uma delas, porque o ar da Croácia é mágico… Não dá para explicar…
Hospedagem:
-Split, Hvar, Korčula
Uma das meninas que mora em Paris ficou encarregada da hospedagem. Em quase todas as cidades ficamos em casas de Croatas que as alugam durante a alta temporada (isso é bem comum lá e barateia bastante a viagem)
Ela reservou as casas pelo site Booking.com com pouco mais de um mês de antecedência. Então acabou ficando mais em conta do que ficar em hotel.
Na Croácia, a moeda é o euro, e o cartão é aceito na maioria dos hotéis, restaurantes e lojas. Leve um pouco de dinheiro para ilhas menores, feiras, táxis e restaurantes pequenos.
– Dubrovnik
Dubrovnik foi o único lugar em que ficamos hospedadas em um hotel e dos tops!!! Ficamos no Hotel Radisson Blu, que é ótimo e tem uma estrutura fantástica, porém um pouco afastado da cidade. Minha dica seria pegar uma hospedagem mais próxima e talvez com não tantas opções de lazer, porque dava vontade de ficar curtindo o hotel…

Onde ficar na Croácia: nossas sugestões
Para esse roteiro, vale ficar sempre perto do centro histórico ou do porto: assim você faz tudo a pé e pega os barcos sem estresse. Foi a lição que a Bianca trouxe de Dubrovnik!
Split
Hotel caprichado: Heritage Hotel Santa Lucia. Fica na Pjaca, a praça principal do centro histórico, a 2 minutos do Palácio de Diocleciano, num prédio do século 18. O café da manhã é servido no terraço do rooftop, com vista para a cidade.
Bom custo-benefício: Hotel Villa Diana. Uma casa de pedra de 1881 com só 6 quartos, jardim e clima de casa de família, a uns 5 a 7 minutos a pé do palácio.
Hvar
Hotel caprichado: Heritage Hotel Park Hvar. Fica na orla do porto, a 2 minutos da praça principal, e tem bar no rooftop e quartos com varanda e vista para o mar. O café da manhã está incluído.
Bom custo-benefício: Pharos Hvar Bayhill Hotel. Fica num pinheiral no alto da baía, a uns 10 minutos a pé da praça (a volta é subida!), e tem piscina com bar, ótima para as crianças depois da praia.
Korčula
Hotel caprichado: Hotel Korsal. Pequeno, com todos os quartos de frente para o mar, quartos família e uma prainha ao lado, a 5 minutos a pé da cidade velha. Abre de maio a outubro.
Bom custo-benefício: Aminess Liburna Hotel. Fica a uns 600 metros da cidade velha e tem café da manhã incluído.
Dubrovnik
Hotel caprichado: Boutique Hotel Stari Grad. Dormir dentro das muralhas, a um minuto da Stradun, num casarão do século 16 com restaurante no rooftop. Atenção: o prédio é tombado e não tem elevador, então prepare as pernas para as escadas.
Bom custo-benefício: Berkeley Hotel. Fica em Gruž, perto do porto dos ferries e a uns 2,5 km da cidade antiga, com ônibus pertinho até a Porta Pile. Tem piscina com jacuzzi na temporada e é uma boa para quem chega ou sai de barco.
Transporte entre as cidades:
De Split para Hvar e de Hvar para Korčula, fizemos o trajeto barco. De Korčula para Dubrovnik, como o horário do barco era a tarde e queríamos curtir o hotel, pegamos um taxi, que ficou mais ou menos o mesmo valor do barco porque rateamos entre as cinco meninas.

Comida na Croácia:
O forte da comida croata é peixe e frutos do mar, por motivos óbvios… Rsss… Mas também achávamos frango, carne e massas.
Os croatas e a recepção:
Ah!!! Outra coisa que é super importante falar é que todos os croatas nos receberam super super super bem!!!! Todos se esforçavam para falar em inglês e fomos super bem acolhidas!!!!
O Roteiro de cidade à cidade:
Split e os Lagos Plitvice
A primeira das cidades foi Split, um dos cenários de Game of Thrones (eu particularmente sou bem fã da série e de suas paisagens, então fiquei alucinada quando soube).

O centro histórico fica dentro do Palácio de Diocleciano, construído pelo imperador romano no fim do século 3, e é entre as muralhas do palácio que funciona o comércio local. A cidade é super charmosa, mas a parte mais bonita foi visitar o parque nacional dos Lagos Plitvice (Plitvička Jezera).
Lagos Plitvice: o parque dos lagos e cachoeiras

Pegamos um ônibus bem cedinho, tipo excursão, e fomos conhecer o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, um dos patrimônios da Unesco… Fica a cerca de 3 horas de Split, e, por mais que seja cansativo, vale a pena!!!

O lugar é surreal!!!! E deve ser lindo em todas as estações do ano!!! Tem um monte de cachoeiras, com aquela água transparente, em diversos tons de azul e verde, que se misturam na paisagem de água e árvores.

O som, o cheiro, a energia… Não dá para explicar… As fotos não fazem jus ao que de fato representa a paz desse lugar.

Hvar: a cidade das baladas
Além das praias maravilhosas, Hvar é a cidade das baladas. A cada esquina havia um barzinho com música alta, gringos dançando e gente bonita. Brincávamos dizendo que parecia uma cidade de vídeo clipe e que estávamos dentro dele.

A graça em Hvar, tanto de dia quanto de noite, é pegar barquinhos e visitar as ilhas ao redor. A noite, as ilhas se transformam em verdadeiras baladas.

Uma das baladas que fomos e gostamos foi a Hula Hula, durante o dia, com um pessoal mais velho (na faixa de 26 – 32 anos), mas a nossa preferida foi a da ilha de Carpe Diem (imaginem ir para uma balada que é a própria ilha!) Experiência única e Super divertida (por mais que o público fosse mais jovem, o bacana foi saber que a balada em si era a ilha…).

[Fomos na época do Iate week, então imagina o fervo que não estava lá… Rss e… claro… achamos vários brazucas por lá (a conclusão é que brasileiro brota em qualquer lugar do mundo e todos sabem se reconhecer rapidinho!! Rs)]
Korčula: praias maravilhosas com um toque local
De Hvar fomos para Korčula, a cidade mais estilo “interior” que visitamos. Não haviam muitos turistas, era mais o pessoal local.

Korčula é super charmosa e as praias, foram, por unanimidade, as mais lindas da viagem.

E falando em praia: Todas as praias da Croácia que visitamos não eram de areia, eram de pedras… Então a dica é levar chinelo, porque dói andar lá!!!
Por outro lado, por causa das pedras, a cor da água é sensacionalmente azul!!!!!! Não tem ondas. Verdadeiras piscinas!!! (Cheguei inclusive a ver um clube na beira de uma das praias com raias no mar para o pessoal treinar natação!)

Dubrovnik: uma cidade linda
Dubrovnik é simplesmente um conto de fadas. Uma cidade toda perfeitinha, com construções antigas, castelo medieval com ponte e guardas vestidos a caráter e muralhas bem conservadas e… novamente… o mar azulão. Sensacional!!!!

Lá a vida noturna também é badalada. Imaginem que fomos em um barzinho, mas todos estavam sentados… Daí as brasileiras maluquinhas (e a palestina entraram na onda) começaram a dançar como se estivéssemos em um pub (mas não era banda, era DJ). E teve gente que nos acompanhou!!!

Hospede-se perto do centro:
Como já contei antes, nosso hotel (o Radisson Blu) era ótimo, porém um pouco afastado do centro. Não sei se valeu a pena porque eu queria ter passado mais tempo na cidade e minhas amigas quiseram curtir a estrutura do hotel. Para uma viagem mais longa, pode até ser válido, mas como estávamos com o tempo contado, teria ficado menos tempo no hotel.
Não esqueça do seguro viagem
Além de obrigatório para quem viaja pela Europa – leve o comprovante da compra do seguro impresso, pois irão pedir para ver na imigração – o seguro viagem é uma verdadeira “mão na roda” para quem viaja. Problemas com cancelamento de voo, extravio de bagagens, emergências hospitalares e muitos outros (a depender da apólice que você contratar) trazem situações evitáveis quando se tem um bom seguro.
A dica que nós damos é: contrate um seguro com boa cobertura, que cubra tudo no ato, assim você não vai ter dores de cabeça para pedir o reembolso depois. E a nossa recomendação é a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, te apresentando uma listagem com o que há de melhor em termos de apólice no mercado.
Clicando aqui e inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Sobre a Bianca:
A Bianca é uma amiga de infância muito querida, estudamos na mesma escola, treinamos natação juntas, sonhamos, perdemos, ganhamos e vivemos muitas experiências bacanas juntas. A Bianca é advogada, super engajada em projetos para a cura do câncer e nas horas livres, viajante incansável!




Olá! Ótima viagem.. gostaria de saber quanto tempo vc passou em Split e Hvar, e se o barco entre eles funciona com freqüência durante o dia. Obrigado!
Oi Daniel,
Tudo bem?
As meninas passaram em média dois dias em cada cidade.
Par tentar te ajudar com questão do Ferry, dei um Google rápido em Ferry Split e Hvar os resultados me mostraram algumas companhias diferentes e opções diferentes de barcos (só que minha conexão aqui na Ásia tá mega lenta e tive que abandonar a pesquisa no meio 🙁 ).
Abraços,
Mari Vidigal