Roteiro de 5 dias no Peru: Lima, Cusco & Machu Picchu

Um roteiro (corrido e otimizado) de 5 dias no Peru passando por Lima, Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado. Uma viagem maravilhosa, repleta de ruínas incríveis, paisagens maravilhosas e uma gastronomia impecável. Além do roteiro, veja algumas dicas importantes para organizar sua viagem ao Peru. Vamos nessa?

5 dias em Lima, Cusco e Machu Picchu

Ideias na Mala - Peru

Roteiro Resumido: 

  • Dia 1: Lima
  • Dia 2: Cusco – Valle Sagrado – Águas Calientes
  • Dia 3: Machu Picchu
  • Dia 4: Cusco
  • Dia 5: Lima

Hospedagem: 

Essa é uma viagem totalmente não planejada, estou indo para o Brasil renovar meu visto e como o vôo para do Peru, resolvi esticar 5 dias. (Lembra que contei que adoro aproveitar uma escala?) Assim, tentei deixar a viagem o mais barata possível e irei me hospedar em Hostels. Os hostels de Lima e Cusco foram indicados por uma amigo e devem ser bons e o de Águas Calientes é pura falta de opção.

Atualização do post: tanto o Pariwana de Lima quanto o de Cusco, são excelentes opções de hostel. Limpos, organizados e divertidos. Recomendo!

Transporte entre as cidades

Chegar no Machu Picchu exige muito mais organização e planejamento do que um desavisado imagina. Primeiro é preciso chegar em Cusco e de lá pegar um trem para Águas Calientes, que é a cidade mais próxima da montanha. Em Águas Calientes, é preciso tomar uma van até o topo da montanha.

Enfim, dá trabalho, leva tempo e custa caro.

Como chegar de Lima a Cusco

De avião

A maneira mais rápida para chegar ao Machu Picchu é de avião. O vôo é bem frequente e leva pouco mais de duas horas. O vôo ida-e-volta mais barato que achei custou pouco mais de 300 dólares voando de Avianca.

Ônibus: Alternativa barata pra quem tem tempo sobrando

Pra quem tem tempo sobrando, dá para pegar um ônibus entre Lima e Cusco. O trajeto leva em torno de 20 horas e custa à partir de 65 dólares pela Go2Peru. Em tempos de dólar alto, a economia é boa, mas só vale a pena pra quem tiver MUITO tempo sobrando. (Em 5 dias, nem pense!)

[Alguém ai já fez este trajeto? Conte para nós o que achou!]

Como ir de Cusco ao Machu Picchu?

Machu Picchu - Peru

Existem duas formas de chegar ao Machu Picchu de trem. Saindo de Lima ou saindo do Valle Sagrado.

Saindo do Valle Sagrado

Quem tiver mais dias, vale a pena começar pelo Valle Sagrado, passar dois ou três dias explorando a região e depois pegar um trem de Ollantaytambo até Águas Calientes. A vantagem de dormir uma noite em Águas Calientes é poder subir até o Machu Picchu logo nas primeiras vans e antes da chegada do trem que vem de Cusco.

Saindo de Cusco

A segunda alternativa é pegar um trem de Poroy (cerca de 20 minutos de Cusco) até Águas Calientes e ir direto para Águas Calientes e de lá tomar uma van até o Machu Picchu. Pra quem quer visitar a montanha em apenas um dia, essa opção fica bem corrida, mas dá pra fazer.

A Naty e o Fred do Sunday Cooks fizeram um post com todos os detalhes desse trajeto hiper-mega bem explicados.

Vale a pena conhecer o Valle Sagrado?

Ollantaytambo

Depois de conversar com um amigo Peruano e pesquisar um pouquinho sobre o assunto, não tenho dúvidas que vale.  Resolvi passear um dia pelo Valle Sagrado, que está repleto de ruínas incas incríveis. Na verdade ele recomendou que eu ficasse um pouco mais de tempo, mas com 5 dias, não dá para fazer milagre, né?!

Veja também:

Um dia no Vale Sagrado Inca

Vale Sagrado: tudo pra planejar sua viagem

Como comprar o trem para o Machu Picchu?

Quem tiver um cartão de crédito internacional pode comprar o bilhete de trem direto da internet pelo site da Peru Rail e assim evitar as comissões gordas das agências de viagem. Como a passagem de volta entre Águas Calientes & Cusco costuma esgotar, eu se fosse você, compraria a sua com antecedência.

Dá para comprar o trem para o Machu Picchu na hora?

Teoricamente dá, mas a sua chance de não conseguir encontrar um ingresso disponível e ter que voltar para Cusco via Valle Sagrado é enorme (especialmente aos fins de semana e durante a alta temporada). Eu se fosse você, não pensaria duas vezes e compraria seu ingresso com antecedência.

Quanto custa o trem para o Machu Picchu?

  • O Trem entre Águas Calientes e Poroy custou com taxas $106 dólares. Tipo do trem: Vista Dome
  • O trem entre Ollantaytambo e Águas Calientes  custou com taxas $63 dólares. “Tipo do trem: Expedition
  • TOTAL ida & volta: 169,00 dólares

Como chegar de Águas Calientes ao Machu Picchu

Há um serviço de vans que opera desde a Madrugada. Dá para comprar o ingresso na hora, mas quiser comprar em Cusco e economizar uma fila, vai se dar bem!

Devo contratar um seguro viagem?

Sim, sempre! Mesmo quando não é obrigatório, as vantagens de contratar uma apólice de seguro são várias. Você pode contratar um seguro viagem de acordo com as suas necessidades, como por exemplo cobertura médica (inclusive para gestantes), extravio de bagagens, assistência farmacêutica, odontológica (e até jurídica) e com preços muito acessíveis.

Para viajar sem stress, evitando as dores de cabeça, o melhor é ter em mãos um seguro com boa cobertura e que cubra tudo no ato, garantindo que a sua tão sonhada viagem não se torne um pesadelo.

Seguros Promo é uma empresa que simplificou (e muito) a forma de escolher um seguro, te apresentando uma listagem das melhores apólices disponíveis no mercado em poucos cliques. Não é excesso de zelo não, no final das contas, é sempre melhor estar prevenido! Clique aqui e faça uma cotação inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Roteiro detalhado

Dia 1: Lima

Farol Marina Nautica - Lima

Passeio pelos bairros  Miraflores e Barranco.

Roteiro de uma dia em Lima

 Dia 2: Cusco – Valle Sagrado

Salineras Maras - Peru

Chegarei em Cusco às 7:30 da Matina e serei recebida pelo Freddy da Fabulous Tours. Faremos um tour privado (obrigada Naty pela dica) pelo Valle Sagrado passando pelos seguintes lugares:

  • Ruínas de Pisac
  • Salares de Maras
  • Campos de cultivos de Moray
  • Ruínas de Ollantaytambo

Pegarei o trem das 19:00 de Ollanta para Águas Calientes.

Veja o passeio pelo Vale Sagrado detalhado aqui.

Dia 3: Machu Picchu

Machu-Picchu

Pegarei a primeira van da manhã para o Machu Picchu.

Comprei o ingresso conjunto Machu Picchu + Huayna Picchu (com subida entre as 7:00 e  8:00 da manhã). Eu queria comprar o ingresso com subida entre 9:00 e 10:00 da manhã, que infelizmente já estava esgotado.

Para voltar a Cusco, pegarei o trem das 17:23 (que é o último trem do dia).

Dia 4: Cusco

Passeio pelo centro histórico de Cusco incluindo as seguintes paradas:

  • Plaza de Armas
  • Catedral de Cusco
  • Monastério Qoricancha
  • Ruínas próximas a Cusco: Tambomachay, Q’enqo, Saqsayhuamán

Dia 5: Lima

Plaza Mayor de Lima

Passeio pelo centro histórico da cidade incluindo as seguintes paradas:

  • Plaza de Armas
  • Catedral de Lima
  • Palácio do Arcebispo
  • Palácio do Governo (tentarei fazer uma visita interna)
  • Convento de São Francisco

Check List para quem planeja fazer uma viagem parecida:

O que reservar com antecedência – em ordem de prioridade.

  • Passagens de avião Lima-Cusco-Lima
  • Passagens de trem para o Machu Picchu
  • Ingresso de entrada no Machu Picchu (este é chatíssimo de comprar)
  • Tour pelo Valle Sagrado.

 


Faça seu seguro de viagens


Guarde este post no Pinterest!

5 dias no Peru

 

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (27)

Mari, me tira uma dúvida. Pelo que entendi no roteiro você já foi recepcionada em cusco por um rapaz de agencia de turismo e com sua bagagem em mãos já partiu pro turismo no valle sagrado, depois pegou trem até aguas calientes, dessa forma sua primeira diária pós-Lima foi em águas calientes e a do dia seguinte em Cusco né? É tranquilo fazer esse trajeto de trem com bagagem? (é preferível que seja mala de mão, eu suponho). Outra dúvida minha era se existe algum hotel/hostel em Lima que tenha serviço de maleiro e fique com a bagagem despachada no hotel até minha diária de retorno em Lima (dessa forma ficaria só com a de 10 kg em cusco e aguas calientes). Obrigada desde já, amei seu roteiro!

Oi Rebecca,
Foi isso mesmo. Viajei só com mala de mão.
Para mim foi tranquila fazer o roteiro deste jeito pq sei que meu corpo aguenta bem altitude, muita gente precisa passar o primeiro dia mais tranquilo em Cusco.
Não pesquisei a hipótese de deixar as coisas em Lima, mas deve existir sim.
De q forma, vc já pensou em viajar só com a mala de mão? É difícil da primeira vez, porém libertador.
Beijos

Boa tarde temos cinco dias no Peru e diárias todos os dias no mesmo hotel em Lima . Gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer os passeios e voltar para Lima todos os dias … sei que cansativo seria mas gostaria de saber se existe a possibilidade. Obrigada!!! Adorei suas dicas !!!

Oi Juliana,
É impossível. De Lima a Cusco leva cerca de 22 horas de ônibus 😛
Abraços

Marco - Machu Picchu Pacotes

Olá, Mari, excelente a sua viagem. Gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas para evitar o mal de altitude quando viajar a Cusco e no caso de visitar Machu Picchu. Recomenda-se:

– Aclimatar-se de 1 a 2 dias antes de começar qualquer atividade física.
– Descansar no primeiro dia, ingerir comidas leves e evitar bebidas alcoólicas.
– Tomar alguns remédios locais como folhas de coca que podem ser ingeridas como chás ou também em balas.
– Outra dica que também ajuda é hidratar-se constantemente.
– Há alguns medicamentos para combater o mal de altitude como o as pílulas Sorojchi (podem ser obtidas sem receita médica).

Um abraço, Mari e espero ter contribuído com algo.

Obrigada pelas dicas Marco!
Abraços,

Olá. Gostaria de saber qual é o preço do pacote com os 5 dias aí descritos? Séria um casal. Obrigado

Oi Mauri,
Este é um blog e infelizmente não oferecemos serviço se agência.
Então vou ficar devendo a resposta!
Abraços

Pessoal, tenho 5 dias mas não gostaria de fazer uma viagem corrida.

Faço questão de ir a Machu Pichu, alguma sugestão filé comomdovidirnos dias ?

Abs!

Oi Natan,
MInha sugestão de roteiro tai no post. Eu não faria nada de diferente. Mesmo. Com 5 dias é muito difícil não fazer uma viagem corrida.
Abraços

Olá Mari! Estou indo com a família para o Peru. Chegarei dia 10/11 em Lima, onde passaremos um dia. Dia 11/11 chegaremos em Cusco por volta das 10h30 e lá teremos 3 dias e meio. Gostaria de saber sua opinião sobre a programação. Pensei de passar o resto do primeiro dia em cusco descansando e ir até a praça, fazer algo leve, no 2º dia visitar o Vale Sagrado e voltar para dormir em Cusco, no 3º dia ir novamente ao Vale Sagrado e de lá seguir para Aguas Calientes e dormir la, no 4º dia conhecer Machu Picchu e voltar para dormir em Cusco, pois pegaremos vôo no dia seguinte bem cedo. Acha adequado ou deveria ficar um dia a mais em cusco e conhecer as ruínas ao invés de 2 dias passeando pelo vale sagrado? Pensei inicialmente de ir para Aguas calientes já no primeiro dia pra não precisar fazer 2 check in e check out em cusco, mas tenho esse receio de não me deslumbrar mais com nada depois… Obrigada!

Oi Ligia,
Tive apenas um dia no Vale Sagrado, adoraria ter tido mais um. O mesmo para Cusco. Decisão difícil, hein? Eu deixaria como está!
Abraços

[…] pequena, e por sorte, rápida dor de cabeça na chegada (brinco que como não tinha tempo no meu roteiro para passar mal, acabei escapando), mas mandei ver no chá de Coca (que é uma delícia!) e passou. […]

[…] E 5 dias? Onde é que eu tava com a cabeça? Não deu nem pro cheiro! Meus amigos blogueiros recomendam 5 dias inteiros em Cusco, e eu tinha os mesmos 5 dias para a viagem toda e uma vontade danada de conhecer o Vale Sagrado. Tive que espremer aqui, cortar alí, e fazer escolhas. No final das contas, acho que montei um roteiro muito decente de 5 dias no Peru. […]

Bom dia,
Adorei as dicas e acredito que irei fazer um roteiro parecido agora em Março. Como não terei muito tempo para me ambientar em Cusco, pois como vc pretendo sair do aeroporto e já ir fazer o tour pelo Vale Sagrado, gostaria de saber se vc acha que dá para fazer isso logo ou se é melhor descansar.

Oi Kellen,
Os efeitos da altitude variam de pessoa pra pessoa, tenho amigos que tiveram que tomar oxigênio, mas eu não tive nenhum problema. Na dúvida, tome todas as precauções necessárias e leve um remedinho. O vale Sagrado é mais baixo que Cusco, então é um pouquinho mais tranquilo. Mas, se você pude descansar uma tarde, melhor.
Beijinhos,
Mari

Olá Mari!
Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru – Cusco para mostrar a todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos incas.
Se alguém deseja algumas dicas e recomendações pra a sua viagem, sera tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago titicaca, Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda não foram explorados pelo brasileiros.

Obrigada pela visita Juvenal!

[…] viu meu roteiro, sabe que só tive um dia para desbravar o Vale. Mas sinceramente gostaria de ter ficado muito mais […]

[…] viu o meu roteiro de 5 dias no Peru deve ter percebido que foi MEGA corrido. Para encaixar todas as paradas que eu queria (Lima, Vale […]

Saludos desde Colombia, lindas las fotos y estupenda la página, esperamos volverte a ver besos María y Ramiro

Hola Maye,
Mucho gusto verlos acá y muy feliz que les haya gustado el blog. Ayer he cambiado el Layout así que muy probablemente visteis algún trozo raro.
Saludos,
Marina

Acho que será uma viagem eleita para 2015.
Marina, poderia contar como fez para comprar o “ingresso” para Machu Picchu ?
Fiquei sabendo que é tão “complexo”, diante inclusive da limitação no número de visitantes permitidos para cada dia, que não é incomum para alguns, não conseguir chegar lá, e voltar para casa (Brasil) sem conhecer a grande atração da viagem.
No contexto, parece que não é vendido pela internet, certo ?
A Fabulous oferta serviços em português ?
Abração !

Vale muuuuito a pena Carlos. Recomendo muito a viagem.
A Fabulous tem tours privados em Português, e eu adorei o tour deles.
O ingresso pode ser comprado pela internet com alguns tipos de cartão de crédito to tipo VISA internacional. Dá um pouquinho de trabalho, mas nada do outro mundo.

Abraços

Boa viagem!

Deixe o seu comentário