St. Martin/ Sint Maarten: pousos e decolagens na Maho Beach

9
DSC01535

Maho Beach - St. Martin

Um dos programas mais tradicionais de St. Martin/ Sint  Maarten é acompanhar as partidas e decolagens de aviões em Maho Beach.
Falando assim parece engraçado ou estranho, quem na pratica perderia o precioso tempo da férias para ver avião decolando e pousando estando numa ilha paradisíaca de águas azuis? A resposta é todo mundo.


Primeira foto de avião do dia, tirada da estrada… mal chego na praia e já começo a tirar fotos

Isso porque em Sint  Maarten ( a Maho Beach fica do lado holandês da ilha) o aeroporto é praticamente uma extensão da praia Maho, os aviões passam por cima da areia, voando baixo, bem baixo a poucos metros das cabeças dos banhistas.

Me diverti tirando fotos e quero dividir algumas seqüências com vocês…

O POUSO
O espetáculo dura poucos segundos. Assim que um avião surge no horizonte, os turistas sacam suas máquinas e se posicionam ( as melhores fotos são tiradas nas laterais da praia) e começam a fotografar a aproximação do avião. Quanto maior o avião, maior a quantidade de pessoas que se mobiliza em busca de uma foto bacana.

Olhe a seqüência: qualquer sinal de avião – entenda-se por pontinho de luz lá longe, significa câmeras apontadas e prontas para ação… o avião se aproxima e ao chegar na areia, ele é muito, mas muito rápido e mal dá para fotografar

E olha só mais uma :)


Depois de uns dois ou três aviões, você vai descobrir que o programa é realmente divertido e vai se pegar fotografando até aviões pequeninos…

A DECOLAGEM
A decolagem de aviões é na minha opinião uma das brincadeiras mais perigosas que um adulto pode fazer em Saint Martin. ( Criança então… Não vou nem comentar, sem noção)
As placas ao redor do aeroporto avisam que a brincadeira é perigosa e pode machucar, e se o avião for grande amigo, sua chance de cair ou tomar uma pedrada aumenta. Mas mesmo assim a galera não liga e arrisca…


Assim como a galera espera o avião pousar para tirar fotos, na decolagem não é muito diferente, só que dessa vez os turistas esperam na beira da praia (há quem vá até o limite da grade, mas aí é realmente idiotice), no limite entre praia e rua. A brincadeira aqui não é fotgrafar e sim sentir o ar quente que sai das turbinas do avião durante a decolagem e que sabe até dar uma mini “voadinha”.


As grades também avisam: PERIGO!

Por experiencia própria posso dizer que a brincadeira não é bacana. Por sorte, o avião que vimos decolar não era dos enormes, mas o estrago já foi considerável. A fumaça que voou era tão quente e forte me desequilibrei a cai na praia, e aí amigo… Dancei, veio areia, veio pedra, tudo junto e misturado…e vou te falar que dói, especialmente no rosto! Fora o que não entra de areia no olho. E por isso NÃO RECOMENDO a experiência.

E se você tiver filhos, mantenham os pequenos o mais longe possível da bunda de todo e qualquer avião.
Durante a viagem conhecemos um casal de Brasileiros que foi assistir a decolagem de um avião gigante ( um Air France de quatro turbinas) e tava com a perna cheia de hematomas grandes, no caso dele, a decolagem levantou pedras gordas… #FICAADICA

ALMOÇANDO COM AVIÕES 
O bar Sun Set tem uma localização excelente para fotografar aviões pousando. Repare que as mesinhas na lateral são colocadas de maneira estratégica…rs


Tem opções para todos os gostos: pizzas (entre 12 e 18 dólares), grelhado com acompanhamentos ( entre 13 e 18 dólares), sandubas (entre 8 e 15 dólares) e saladas.
Eu pedi uma Cesar com Atum grelhado que tava uma delicia e o Gu pediu uma pizza (todas as pizzas tem nomes de companhias aéreas) que também tava boa.

Para beber, pedi um smothie de manga seguido por um de morango. Para driblar o calor nada melhor que um copo cheinho de gelo doce :).  O Gu pediu uma cerveja caribenha chamada presidente (fraquinha, estilo Itaipava, mas boa).

MAHO BEACH E SONESTA MAHO BEACH
Além de assistir o pouso de aviões, Maho é uma praia bonitinha, de águas bem claras e que pode muito bem ser usada como praia para banho.


Além do maior aeroporto da cidade, é ali que fica o hotel Sonesta Maho Beach, vendido por muitas agencias Brasileiras.
O hotel sinceramente não me agradou muito. Tive uma experiência PÉSSIMA que prefiro não descrever para não acabar a alegria de quem já reservou o hotel.

Sei que esta história de hotel é bem relativa, mas o outro Sonesta, o Great Bay me pareceu um custo beneficio bem melhor ( me hospedei no Great Bay e estava dez vezes menos lotado e umas cinqüenta vezes mais agradável que o Maho. Isso sem falar que é MAIS BARATO). O Maho Great Bay tá longe de ser o lugar mais bacana que já me hospedei, mas pelo custo benefício, acabou valendo a pena.

A única vantagem do Maho é a proximidade de Mulet Bay e Simpsons Bay duas praias lindas.

O Sonesta Maho Beach (em julho de 2012) estava passando por muitas reformas – bem necessárias, o hotel é meio velho – e muitos quartos estavam com tapumes nas janelas. Passei uma tarde ali e minha impressão foi muito ruim… eu sinceramente não me hospedaria e nem recomendaria o hotel para ninguém. Isso sem falar no barulho de pouso e decolagem de avião o dia todo.
Para quem vai com criança, o hotel pode até ser uma alternativa já que os pequenos ficam bem independentes, mas para quem tá em lua de mel é uma opção fraca, com muita gente e pouca privacidade.
Outra furada – na minha opinião, é fechar o pacote all inclusive. St Martin tem restaurante MARAVILHOSOS sair de lá sem provar estes restaurantes é uma tristeza. Outra tristeza é passar a semana sem sair do hotel, nem pense nisso. Trate de alugar um carro e desvendar as maravilhas da ilha. :)

Maho beach vista de dentro do Sonesta

INDO ALÉM DOS AVIÕES
Maho tem um bom centrinho comercial com um supermercado, sorveteria Haagen Das, Cassino, Farmácia, lojinhas e alguns restaurantes.


O supermercado é pequenino mas com ótimos produtos. O filtro solar por exemplo, custa metade do que pagamos no Brasil.
A prateleira que queijos merece uma visita, os snacks também não deixam a desejar.
Se quiser fazer como os europeus, encha uma geladerinha de queijos e vinhos e faça um super pic nic na praia. Quer deixar o programa romântico? Que tal um queijos e vinhos durante o pôr do sol?

Mullet Bay – do lado direito da praia tem um morro com uma ótima vista e um belo pôr do sol

CAMINHADAS
Maho Beach fica a cerca de dez minutos de Mulet Bay que é uma das praias mais bonitas da ilha. Para chegar lá basta seguir pelo lado direito ( de frente para a praia, siga a direita) até o campo de golfe.

E depois continuar sentido praia… pronto, você chegou!!!

Do lado direito de Mulet Bay tem uma pequena montanha, lá de cima dá para tirar fotos bem lindas da baia com direito a flores :)


Yoga na praia

Caminhando para o lado esquerdo de Maho Beach uns quinze minutos você chegará a uma outra praia bacana Simpsons Bay. Gostei muito dela pelo fato de ter bem pouca gente e um mar bem bonito.

 

Outros Posts de St. Martin:

Conheça a Famosa Orient Bay – uma das mais badaladas da ilha: http://ideiasnamala.com/2012/10/03/st-martin-sint-maarten-a-famosissima-orient-bay/

Um tour gastronômico por Grand Case – um dos cantinhos mais especiais da ilha: http://ideiasnamala.com/2012/08/24/st-martin-sint-maarten-um-tour-gastronomico-em-grand-case-um-dos-lugares-mais-especiais-da-ilha/

Sobre o Autor

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Deixe seu Comentario

9 Comentarios

  1. Rosana 17 January, 2013 at 15:46 Reply

    Que legal as fotos da praia de Maho.
    Me diga uma coisa, vou chegar em St. Marteen com um cruzeiro e vamos ficar só quase um dia. rssr. O que vc. aconselha fazer para ver a praia de Maho. Terei que alugar um carro? E o que seria mais legal fazer? As lojinhas nós já vimos de um outro cruzeiro que fizemos. Obrigada

    • mari vidigal 24 January, 2013 at 06:54 Reply

      Oi Rosana, td bem?
      Recomendo que vc sem dúvida alguma alugue um carro (sai relativamente barato e vale super a pena) vá para a Praia Maho veja os aviões e depois vá para alguma outra praia especial. Sain Martin é muito linda e um carro te dá liberdade de conhecer lugares.
      Uma outra alternativa de transporte é taxi, só que eles costumam cobrar mais caro de passageiros de cruzeiro.
      Para comer muito bem, não deixe de visitar Grand Case.
      Abraços,
      MArina

Postar um Novo Comentario

Veja também

Nantes

Nantes

Há pouco mais de duas horas de trem de Paris, Nantes – a sexta maior cidade francesa – é a porta de entrada para explorar ...