Big Sur: um tour pelo farol de Point Sur

Point Sur é uma das formações rochosas mais chamativas de Big Sur na Costa da Califórnia e um parque estadual aberto para visitas guiadas três vezes por semana. Vista de longe, Point Sur parece uma ilha bem próxima a costa, mas na verdade é uma rocha gigante pegada ao continente por um pequeno pedaço de terra. Uma paisagem bem diferente do resto da Califórnia, e um dos pedaços mais lindos e mais fotografados da Highway 1. Nesse post divido com vocês todos os detalhes da nossa visita a Point Sur, e dicas para quem planeja fazer esse passeio.

Point Sur foi uma das paisagens que mais marcaram minha primeira viagem entre San Francisco e Los Angeles pela Highway 1. Fiquei muito intrigada, para saber o que era aquela “ilha de pedra” em Big Sur. De longe, parecia uma fazenda ou uma mineradora com sua pequena usina no topo da pedra, e como o celular não costuma ter sinal nesse pedaço da estrada, tive que aguentar minha curiosidade até chegar em San Francisco. Acabei esquecendo e deixando passar.

Point Sur vista da estrada

Pouco tempo depois, em nossa segunda viagem pela Highway 1, me lembrei da tal da pedra, e resolvi encostar o carro no portão para saber um pouco mais sobre o lugar. Nem fazenda e nem mineradora… Point Sur é um parque estadual que conserva um farol (ainda em funcionamento, porém automatizado) e uma pequena cidade fantasma dos tempos em que o farol ainda era manual. E quer saber o melhor? O parque está aberto para visitas guiadas três vezes por semana. Fiz uma nota mental de incluir Point Sur no itinerário de uma próxima viagem, e segui meu caminho.

Veja nesse post dicas do que ver e onde parar em Bug Sur

Entrada do Point Sur - Big Sur

Entrada do parque: um portãozinho no meio da Highway 1

Veja também: Highway 1 viagem entre San Francisco e Los Angeles

Dia de visitar Point Sur

E foi assim, que quase três anos depois da primeira passagem por Big Sur, me programei para voltar e visitar o farol. Nosso tour começava as 14:00, e para garantir nosso lugar ( o tour não aceita reservas) chegamos 45 minutos antes, logo depois de nós chegaram 4 outros carros. Aparentemente havia menos gente que o esperado, eram duas guias (uma para cada grupinho de pessoas) mas como não havia gente suficiente, só uma delas fez o tour.

Point Sur (Big Sur) visto da estrada

Point Sur visto da estrada. | Foto: Mila Frohlich

Aberto o portão nos dirigimos por uma estrada de terra até o pequeno estacionamento de carros. A estrada de terra deserta com a pedra de Point Sur nos fundos parecia cena de cinema, muito surreal para ser verdade. O estacionamento tem três cabines de banheiro químico, que estavam bem limpos, os último banheiros até a chegada no topo da pedra, cerca de 1:30-2h depois.

Praia na base de Point Sur

Ponto de início do tour: Praia na base de Point Sur

E começa o tour

Nosso tour começou com um bocadinho de história do farol, e curiosidades sobre as famílias que habitaram a região. Nossa guia ia contando a história em pedacinhos conforme íamos subindo a montanha. E ilustrando as histórias com fotos em branco e preto.

Guia em Point Sur - Big Sur

Uma das guias do tour em Point Sur

Um tiquinho de história

O farol de Point Sur inaugurado em 1889 para evitar desastres marítimos bastante comuns na região. Com a inauguração do farol, vieram três famílias de guardiões do farol, que eram responsáveis por guardar e manter o farol funcionando 24 horas por dia. Vale lembrar que antes da inauguração da Bixby Bridge, em 1937, as únicas formas de chegar a Point Sur eram pelo mar, ou por uma estrada de terra horrível que conectava Point Sur a Monterey, e por isso, a região tinha poucas famílias de moradores além dos habitantes do farol. A principal fonte de economia eram a agricultura e a pecuária de sub-existencia. De três em três meses, Point Sur recebia uma navio recheado de encomendas e de suprimentos não perecíveis, a chegada no navio, ou algum eventual naufrágio na região, quebravam a monotonia dos dias em Point Sur. O Farol foi automatizado, e em 1974 a última família de guardiões deixou o farol . O parque foi transformado em centro de conservação marinha, e de preservação da história do farol.

A caminhada rumo ao farol

O primeiro pedaço do tour foi de subida pura. Gostei da forma como a guia quebrou a subida em trechos bem curtinhos, intercalando pedacinhos de subida com um pouco da história do farol e dos naufrágios da região. Durante a subida, fomos premiados com a presença de uma Lontra Marinha super brincalhona, que animou a tour por uns 5 minutos antes de sumir nas águas do pacífico. Presentão!

Lontra em Big Sur

Com um pouco de sorte, olha quem você encontra!

Point Sur - Big Sur

Vista do primeiro trecho da subida

Montanhas de Big Sur vistas de Point Sur

Após a passagem da nossa amiga lontra, chegamos a um pedacinho da subida de onde é possível enxergar uma pontinha do farol, e grande parte dos prédios da pequena cidade fantasma. Bem bonito. Naquele momento já achei que a viagem havia valido a pena, e não tinha vista metade da ilha. Sim, a vista de Big Sur lá do alto também é um espetáculo.

Subida ao farol de Point Sur

Subida ao farol, olha só a pontinha dele no cantinho esquerdo da foto

Farol de Point Sur

E falando em farol, olha só que bonitão!

Point Sur - Big Sur

A vista desse segundo trecho para o mar, também é bem bacana.

O Farol de Point Sur

Algumas histórias – e um bocado de subida depois, chegamos ao farol de Point Sur. Um edifício simpático de pedra com varandinha de metal e janelas arredondadas.

Oi farol! 🙂 🙂 🙂

E falando em arredondar, para comportar a escada em caracol, a parte de dentro da torre recebeu uma camada arredonda de tijolinhos aparentes, que ficou uma graça com a escadinha branca.

Escada de caracol no farol em Big Sur

E olha só a escadinha que graça!

A subida na torre e a parte de dento do farol, toda decorada com prismas de Cristal patrocinados pela comunidade local, são o máximo.

Primas em Poin Sur

Olham só os prismas na parte alta do farol

Point Sur - Big Sur

E esse é o farol atual, todo automatizado

E olha só que linda a vista do alto do farol.

Vista de Point Sur

Lâmpada do farol de Point Sur

Lâmpada do farol de Point Sur | Foto: Mila Frohlich

Farol de Point Sur

Minha foto preferida do dia, tirada pela Mila Frohlich: detalhe do farol em Point Sur

A pequena cidade fantasma de Point Sur

Continuando a subida, fomos até a pequena cidade -hoje fantasma- onde residiam as três famílias de guardiões do farol. A cidade tem uma oficina/ serralheria bem completa onde as famílias construiam e reformavam o que era preciso. Todo ano eles recebiam uma quantidade de suprimentos bem apertada e que tinha que durar o ano todo.

Pequena cidade no alto de Point Sur

Oficina em Point Sur

Em seguida visitamos uma das casas – a outra está em estado bem deteriorado, e por isso não está aberta para visitas. A casa é uma gracinha, bem confortável, e toda decorada com objetos de época. Adorei visitá-las.

Casa em Point Sur

Cozinha da casa que visitamos

Dentro da casa, nossa guia contou mais detalhes sobre a vida em Point Sur, escola para crianças (uma dificuldade tremenda)

A visita termina em um pequeno museu com documentos históricos sobre os naufrágios e mais detalhes sobre a vida em Point Sur. O museu tem uma pequena lojinha, e um filtro com água e café. Como fazia calor, a água foi uma salvação. Me arrependi de não ter levado uma garrafinha. Enquanto as pessoas pagavam pelo tour, tivemos um pouco de tempo para passear e curtir a vista lá do alto.

Reflexo do farol de Point Sur

Fim de tarde em Point Sur

Fim de tarde em Point Sur | Foto: Mila Frohlich

Terminado o passeio pela cidade fantasma, voltamos ao estacionamento de carros e saímos em fila indiana – a guia destrancou o portão – e cada um seguiu seu caminho.

Informações práticas

O ponto de encontro dos tours é no portão do parque (que vive trancado) no acostamento da Highway 1. O guia chegará pouco antes do inicio do tour para liberar os carros. O tour tem um número máximo de participantes por sessão, e não aceita reservas. Como não dá para prever o número de participantes, sugiro que você chegue cedo.

Duração & nível de dificuldade

Três horas de tour. A subida no farol envolve 2 escadas e uma ladeira gorda. Nada de outro mundo, mas vale ressaltar.

Horários dos tours (confira nesse site)

De março a novembro:

• Sábados e domingos: 10 AM
  • Quarta-Feiras: 1 PM

De abril a outubro:

• Quartas e sábados: 10 AM & 2 PM
  • Domingo: 10 AM

Confira os horários especiais dos tours de noite de lua cheia

Ingressos:

• Adultos: $12,00
  • Crianças de 6-17 anos: $5,00

Como chegar?

Point Sur fica há 9 Minutos (5.4 Milhas) da ponte Bixby em Big Sur.  Veja detalhes no Google Maps