Napa Valley: Sterling Vineyards – nossa experiência

Conheça a Sterling Vineyards, uma das vinícolas mais visitadas de Napa Valley. A experiência começa com uma subida de teleférico e termina com vistas incríveis dos vinhedos de Napa Valley. Veja todos os detalhes da experiência neste post!

A Sterling é uma das vinícolas mais conhecidas e mais visitadas de Napa Valley, famosa por sua arquitetura imponente, vistas impecáveis de Napa Valley e uma por linha de vinhos bem variada e disponível nos principais supermercados e lojas de bebidas da Califórnia e do mundo.

Sterling Vineyards

Teleférico na subida da Sterling

A produção da Sterling Vineyards é focadas nos estilos Bordeaux e Burgundy e seus vinhos estão divididos em “Napa Valley” (uma categoria mais popular com vinhos bem acessíveis), “Reserve” (Reserva – os melhores vinhos da casa),  “Single Vineyard” (vinhos de única vinícola, focada em entusiastas do mundo do vinho e “Cellar Club” (variedades bem diferentes e limitadas exclusivas para os membros do clube de vinhos Sterling).

Durante o tour pela Sterling, você terá a oportunidade de degustar os vinhos básicos (inclusos na degustação básica) e caso opte pelo Sterling Winery Tour também poderá provar alguns vinhos reserva.

Um tiquinho de história

A Sterling Vineyards foi fundada em 1964 por Peter Newton, que construiu a atual sede  – inspirada em um mosteiro grego e adornada com sinos de St. Dunstans’s, uma antiga igreja da Inglaterra – para ser sua residência. Newton inovou ao plantar mudas de Merlot e Chardonnay, numa época em que quase só se plantava Cabernet Sauvignon em Napa Valley. Em 1977 a vinícola foi vendida para a Coca Cola (a marca fez uma rápida tentativa de ingressar no mercado de vinhos), que a vendeu para a Seagram em 1982, e anos depois foi adquirida pela Diageo (2001).

Sterling Vineyards

Sinos da Sterling, uma das marcas arquitetônicas da vinícola

Hoje a Sterling é parte do portfólio da Treasury Wines, uma empresa Australiana, e um dos maiores players do mercado de vinhos mundial. Aqui na Califórnia a TW é dona de marcas renomados como Beringer, BV,Chateau St Jean, Etude, Acacia e Stags Leap

Linda, porém impessoal

O casarão sede da Sterling Vineyards chama a atenção de longe, a vinícola é linda e os sinos ingleses que tocam a cada 15 minutos dão aquele charme todo especial. E claro, pra chegar lá no alto, você precisará pegar o teleférico o que torna a chegada ainda mais impressionante. Mas, toda a magia da experiência acaba aí. Como a vinícola é grande e recebe muitas visitas os atendentes são breves nas explicações, e vão enchendo as taças num ritmo quase que automático.

Sterling Vineyards

Entrada da Sterling, é aqui que se compra os ingressos para a subida de teleférico

Sterling Vineyards

Ainda na entrada, uma lista de desejos dos visitantes: Coisas que quero fazer antes de morrer

E o ritmo automático continua: setas vão indicando o caminho a ser percorrido e levando os visitantes as diferentes salas de onde é possível acompanhar pedaços da produção – cada parte da produção é narrado por uma televisão com filminho legendado.

Sterling Vineyards

Produção de vinhos vista do alto

Sterling Vineyards

Imagino que de outubro à novembro com a colheita e produção a todo o vapor, a movimentação dos trabalhadores e a sinfonia do vinho sendo produzido deva deixar a experiência mais viva. Em fevereiro foi como assistir um filme em preto e branco acompanhado de doses de vinho sem graça.

Sterling Vineyards

Barrís de vinho repousando

Vistas espetaculares de Calistoga

A Sterling tem algumas das vistas mais lindas de Napa Valley, algo que aprendi há alguns anos atrás enquanto visitava a vinícola vizinha e que pude comprovar e aprovar com meus próprios olhos nessa visita.

Sterling Vineyards

Vistas da Sterling: calma que este é só o começo

Durante nossa visita ao Castello di Amorosa há alguns anos atrás nosso guia – um desses caras bem humorados e brincalhões – apontou para a Steling no alto da montanha e falou. Alguém aí sabe que vinícola é aquela? E logo emendou – Aquela é a Sterling, umas das vinícolas mais renomadas de Napa Valley, e querem saber qual a melhor parte dela? A vista! Lá do alto você  conseguirá tirar as melhores fotos do Castello.

Sterling Vineyards

Castello di Amorosa visto do alto da Sterling Vineyards

E não é que ele tinha razão?

Os pontos altos da visita a Sterling são a subida de teleférico e as vistas maravilhosas da região!

 

Uma experiência que os pequenos adoram

Falando em teleférico, foi ele o grande motivo da nossa escolha, queríamos que a primeira visita do Baby Tom (1 ano e meio da data) a Napa Valley fosse bem especial, e como sabíamos que ele adoraria o teleférico, começamos pela Sterling. O teleférico foi REALMENTE um sucesso, Baby Tom ficou vidrado na experiência e não parava de apontar para as cabines que iam e vinham.

Sterling Vineyards

Subida de teleférico: um dos pontos altos da vinícola

Sterling Vineyards

Baby Tom curtindo a experiência

Quando chegamos a parte alta da vinícola ele não parava de apontar para o teleférico e pedir pra voltar. Na volta foi a mesma curtição, ele definitivamente AMOU a escolha.

Calistoga com crianças

Vale falar que Calistoga é uma excelente escolha pra quem viaja com crianças. Além da Sterling, o Castello di Amorosa é uma pedida certeira para ir com os pequenos, a vinícolas – uma réplica de castelo italiano – tem vinhos gostosos, e um jardim repleto de patos, cabras e ovelhas. Outra boa pedida na região é o Old Faithful Geyser, o Geyser em si é bem sem graça e não emociona muito, mas ele fica numa fazendo fofa repleta de Cabras, Lhamas e atividades que os pequenos amam. A visita ao Old Faithful foi para o Tom o ponto alto do dia e ele saiu de lá pronto para dormir toda a viagem de volta!

Sterling Vineyards

Baby Tom vidrado no teleférico

Veja também:

Sterling Vineyards: Que degustação escolher? (Preços Janeiro 2018)

Quem visita a Sterling pode optar por três experiências diferentes, a General Admission , o Sterling Winery Tour e a Platinum Experience:

A) General Admission: $15-$35 

A General Admission é a experiência mais básica – e desculpem, a mais sem graça, da Sterling. Como muita gente visita a casa quer apenas andar de teleférico e conferir as vistas, a casa criou essa experiência mais rápida pra quem não entende nada de vinho.

A General Admission inclui a degustação de ~5 vinhos diferentes, uma taça de vinho de lembrança e um tour auto-guiado pelas instalações da vinícola. A experiência leva em torno de 30-40 minutos e é bem fraca comparada a outra vinícolas de Napa.

Preços:

  • Adultos- $35
  • Crianças e jovens de 4-20 anos – $15
  • Crianças menores de 3 anos: grátis

B) Sterling Winery Tour – $45

Essa experiência inclui todos os vinhos da General Admission + 3 ou 4 vinhos diferentes degustados em espaços exclusivos. O legal dessa experiência é a chance de provar alguns vinhos reserva (os vinhos oferecidos na General Admission são bem fracos) como o Cabernet Sauvignon da casa e curtir um pouco da Sterleing sem a muvuca de quem vai só de passagem. Se é pra ir até a Sterling, eu investiria nessa experiência mais premium.

C) Platinum Experience – $75

Uma experiencia que combina alguns dos melhores vinhos da casa com uma degustação pareada com comida. A Platinum experience acontece de quinta a domingo e precisa ser reservada com antecedência

O que eu escolheria se fosse você

Se é pra visitar a Sterling, eu iria de Winery Tour. Achei que os vinhos e o tratamento oferecidos a quem opta pelo Sterling Wine Tour muito superior ao General Admission e acho que os $10 de diferença por pessoa valem a pena. Não conheço ninguém que tenha feito a Platinum experience, mas arrisco dizer que estes $75 podem ser investidos em uma vinícola mais bacana como a Joseph Phelps (o vinho dos caras é MARAVILHOSO) ou a Hall Wines que não me canso de elogiar.

Nossa experiência na Sterling Vineyards

A Sterling foi nossa primeira parada de um dia repleto de bons vinhos e muita diversão com o Baby Tom, e como contei nos parágrafos anteriores, a grande razão da nossa escolha foi o teleférico e as vistas do vale. Como era inverno e o dia estava relativamente frio, compramos nossos ingressos sem fila (pegamos um General Admission $35 – o Gu queria ir em várias vinícolas e ficou com medo de começar o dia bebendo muito, mas se arrependeu de não ter pego o Sterling Tour, e uma subida sem bebida já que grávida não pode beber – $25 e o Baby Tom subiu de graça.

Baby Tom e o teleférico: Amor a primeira vista

Assim que o Tom viu as casinhas de teleférico subindo e descendo ele ficou hiper empolgado. Acho que num primeiro momento ele não entendeu que entraríamos nas cabines, mas logo que entrou ficou todo animado e quis ir de pé e de olho na vista. Sucesso total!

Sterling Vineyards

Tom amando a brincadeira do teleférico

A degustação de vinhos da Sterling Vineyards

Chegando na parte alta da vinícola recebemos nossas taças (eu ganhei uma taça também, aparentemente pra encher de água) e as degustações que vieram acompanhadas de pouca ou nenhuma explicação. Algumas amigas amaram ganhar uma taça personalizada de presente, mas acho que demos falta de sorte e ganhamos taças brancas e sem nada escrito. Achei completamente dispensável já que taça de vidro por taça de vidro, fico com as minhas das Ikea :P.

Sterling Vineyards

Degustação de vinhos no terraço

Como estou grávida não estou bebendo, mas combinei com o Gu que se tivesse algum vinho realmente bom na jogada ele me avisaria para eu provar. E não é que vinho após vinho eu ia ouvindo “não bebe isso não”, “não vale a pena”, “nop, nop” até que quando chegou ao Merlot (uma variedade que não sou muito fã) ele me mandou provar: “esse é o melhor, toma”. Tomei mas não gamei não, tava bem ok pra falar a verdade. No final das contas, o melhor vinho do dia era o de sobremesa – e olha que eu nem gosto de vinho de sobremesa, mas preciso admitir que tava gostoso.

Entre uma degustação e outra fomos percorrendo as dependências da vinícola, terraços elevados com vistas da produção, toneis, máquina de sortear uvas (é assim que fala?) e em cada um dos espaços há uma televisão com um vídeo legendado explicando a etapa. Achamos muito desanimado, muito impessoal.

Sterling Vineyards

E olha só que legal o ambiente dos terraços de degustação!

A última parada é um terraço lindo com vistas do vale, aqui sim me esbaldei de tirar fotos e de admirar as parreiras lá embaixo com o Castello di Amorosa no fundo. A vista é realmente a cereja do bolo da visita. Mas… saímos um pouco desapontados, ficou faltando recheio, achamos a experiência cara e achamos que não entrega todo o potencial da vinícola.

Sterling Vineyards

Vistas caprichadas de Napa Valley

De volta ao teleférico

Minutos depois de admirar as visitas colocamos o Baby To no chão e dissemos vai filho, pode correr que estamos indo atrás, “É hora de andar de teleférico!”

Pontos positivos: O que a Sterling tem de legal

  • O teleférico: A experiência é super bonita, diferente e rende fotos lindas!
  • Arquitetura imponente: As instalações são maravilhosas
  • Vistas lindas: indiscutivelmente uma das melhores vistas de Napa Valley

O que poderia ser melhor

  • O tour poderia ser mais pessoal: o foco da vinícola é claramente a quantidade de visitantes e não a experiência em si
  • Vinhos fracos: Os vinhos da GA – Exceto o de sobremesa – eram bem fracos, pra não dizer ruins. Sentimos não ter optado pela experiência mais premium
Sterling Vineyards

Vinhos da Sterling Vineyards

E vale a pena visitar a Sterling?

Pra ser sincera, eu acho que não. Não vale porque a experiência é cara, impessoal e os vinhos – pelo menos os da GA, são fracos – aqui faço uma ressalva pra dizer que já bebi vinhos da Sterling bons, e que infelizmente os vinhos oferecidos na visita estão a quem do potencial da marca. Gostamos do passeio de teleférico e das vistas, mas achamos que se você tem um – ou poucos dias em Napa Valley, vale a pena investir em outras vinícolas mais interessantes.

Informações práticas:

Como chegar?

  • Endereço: 1111 Dunaweal Ln, Calistoga, CA

Localização no Google Maps

Horários de funcionamento:

  • Segunda à sexta das 9:30 às 17:00
  • Sabádos e domingos das 10:00 às 16:00

Com o que combinar?

Combine sua visita à Sterling com o tour pelo Castello di Amorosa, e as degustações do Chateau Montelena e da pequena porém MARAVILHOSA Envy Wines. Pra quem viaja com crianças, vale dar uma passadinha no Old Faithful Geyser.

E aí, já escolheu onde ficar em Napa?

Sentiu falta e algum hotel nesta lista? Conte pra nós!


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Napa Valley

Faça seu seguro de viagens 


Veja também: 

  • Guia de Napa Valley: Nesse post você encontrará todas as dicas do Ideias na Mala de Napa Valley: como chegar, principais vinícolas, passeios e até dicas de onde comer.
  • Dicas de Hotel em Napa: Um post completo com os melhores hotéis da região

Outras experiências bacana em Napa

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Mary disse:

Que legal que o Tom gostou do Old Faithful Geyser. Ele curtiu dar comida para as lhamas ou ficou com medo?

mari vidigal mari vidigal disse:

Ele ADOROOOOOU a experiencia, mas não demos comida para ele dar com medo dele comer a comida.:P