Cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano: as vistas mais bonitas de Roma

A subida à cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano guarda algumas das vistas mais bonitas de Roma e é uma das experiências mais fascinantes da cidade. Nesse post vou te contar todos os detalhes da subida e dicas práticas para você planejar sua subida na cúpula da Basílica de São Pedro. Um passeio que faço questão de repetir toda vez que vou a Roma.

Vem comigo?

Como é a subida à cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano
Basílica de São Pedro

Cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano: as vistas mais bonitas de Roma

Com seus 132 metros de altura, a Cúpula da Basílica do Vaticano pode ser vista de longe. Entretanto é de perto que a cúpula, projetada por Michelangelo, mostra seu tamanho e esplendor. Vista de dentro da Basílica de São Pedro, a cúpula do Vaticano, traz um jogo maravilhoso de afrescos decorados com detalhes dourados e dezenas de passagens bíblicas — uma obra prima de engenharia, arquitetura e arte que emociona católicos e impressiona pessoas de todas as outras religiões.

O que pouca gente sabe é que a melhor forma de ver e apreciar a cúpula do Vaticano, não é de fora nem de dentro da igreja, mas do alto! A subida à cúpula proporciona vistas incríveis da parte superior da cúpula e uma vista panorâmica de tirar o fôlego de Roma.

Lá do alto você perceberá que a praça de São Pedro foi projetada em formato de chave, como as chaves que Jesus deu ao Apóstolo Pedro, e que são o símbolo do Vaticano. Além disso, você terá uma vista inesquecível de Roma.

Gosto tanto, mais tanto desse passeio que já repeti 3 vezes, e faço questão de voltar todas as vezes que vou a Roma. Por isso, já adianto que é um passeio indispensável no seu Roteiro de Roma. Adoro a vista, amo a sensação de ver Roma do alto e recomendo para todo mundo que tem bom preparo físico e não tem claustrofobia.

Está planejando uma viagem à Roma? Leia nosso Roteiro de Roma e conheça o melhor da cidade em 3 ou 4 dias. Lá você irá encontrar um roteiro super completo com sugestões de atrações para cada dia, dicas de restaurantes, ingressos que precisam ser comprados com antecedência, dicas de onde se hospedar em Roma e muito mais.

Prepare-se para MUITOS degraus!

A vista é realmente maravilhosa. Ver a cúpula da maior basílica do mundo de perto é algo absolutamente incrível, mas para chegar lá você terá que encarar 320 degraus (ou 551 degraus para quem optar pela subida 100% de escada), sendo que boa parte deles é muito mais estreito e apertado que o razoável. Não recomendo o passeio para quem tem claustrofobia.

O trajeto é inclinado, quase sem pontos para parada/ descanso e é tão estreito que muitas vezes raspei a barriga na parede, e olha que não sou muito alta! Vi muita gente desistindo no meio do caminho por cansaço.

Como é a subida à cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano
Roma vista do alto: Basilica de Sã Pedro do Vaticano e arredores

Como é a subida à cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano

Após passar pela revista de segurança (raio x) siga pelo lado direito da basílica e procure a bilheteria. Nesse momento você terá que optar pela subida 100% de escada ( 8 Euros) ou o combo elevador + escada (10 euros). Pra quem sobe só de escada são 551 degraus, e pra quem sobe de elevador serão 320 degraus.

Minha sugestão é que você compre seu ingresso para subir a cúpula com antecedência, pois a fila é gigantesca e ninguém quer perder horas na fila né?!

Subir o primeiro trecho da cúpula de elevador ou escada?

Já fiz a subida de escada e de elevador, e acho que a subida de escada só vale a pena em dias que a fila para o elevador está muito grande —sim o elevador é um gargalo grande, especialmente nos meses de junho e julho. Claro, só opte por subir de escada se você tiver um preparo físico acima da média.

O primeiro trecho feito de elevador

A subida de elevador é rápida e indolor, em menos de 2 minutos você já estará no terraço da Basílica de São Pedro e pronto para encarar os 320 degraus finais.

O primeiro trecho feito de escada

Quem sobe de escada, também não precisa se preocupar. O primeiro trecho é largo e bem espaçoso. Uma escada em caracol tão confortável quanto uma escada pode ser. Chegando no terraço, respire e tome fôlego porque é agora que a subida começa de verdade.

Terraço: a parte interna da cúpula da Basílica de São Pedro

No terraço os grupos que sobem de escada e elevador se encontram. Se estiver muito cansado, aproveite e faça uma pausa dando uma voltinha. Caso contrário, suba direto e pare no terraço na volta.

terraço da cúpula da Basílica de São Pedro no vaticano
Terraço da Cúpula do Vaticano, a primeira parada da subida

E antes de encarar as escadas, que tal curtir um pouquinho dos detalhes dourados da cúpula do Vaticano?

Cúpula do Vaticano
Mosaico da Cúpula do Vaticano

De uns anos pra cá, a parte interna da cúpula ganhou uma grade de segurança zero fotogênica, mas ainda assim dá para curtir os mosaicos das paredes e a proximidade dos desenhos da cúpula. Lá do alto você terá uma boa ideia da dimensão da igreja.

Cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano
Cúpula do Vaticano vista do alto

Veja também: Onde comer bem em Roma

Topo da cúpula da Basílica de São Pedro: o último trecho da escada

Depois de dar meia volta pela parte de dentro da cúpula, chegou a hora de encarar os 320 degraus finais. A escada é estreita e aos poucos você começará a subir a parte alta da cúpula. Repare no formato ovalado da subida! Sim, estamos dentro de uma das maiores cúpulas do mundo. E sim, é muito apertado.

Cúpula do Vaticano
Primeira escada: estreita e inclinada
Cúpula do Vaticano
E não acabou não… A coisa estreita mais!

O último trecho, o mais estreito, é feito por meio de uma escada de caracol bem estreita e sem corrimão. O único ponto de apoio é uma corda grossa dessas de circo. A escada é bem chatinha, mas por sorte é pequena, e a medida do possível, passa rápido.

Subida à Cúpula do Vaticano
Segunda escada, Em caracol. A cordinha serve de corrimão

Na alta temporada, prepare-se para encarar os degraus apertados com uma fila enorme de pessoas. A lotação é chata e incomoda, mas faz parte de viajar na alta estação.

A recompensa: as vistas mais lindas de Roma

Depois disso é só comemorar, chegamos ao topo da cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano — um dos cantinhos mais especiais de Roma. Lá do alto veremos os jardins do Vaticano, a praça de São Pedro, o monumento a Victorio Emmanuel I e até o Coliseu.

vista Cúpula do Vaticano
Praça de São Pedro vista do alto
Vista do alto da Cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano
Jardins do Vaticano e edificios internos
Vista do alto da Cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano
Museus do Vaticano

A varanda é protegida por uma grade, e na alta temporada, costuma ficar bem cheia. Mas com um pouquinho de paciência dá para curtir bastante as vistas.

Leia também: 10 principais pontos turísticos de Roma

como é subir na cupula da Basilica de São Pedro No Vaticano
Reparem na sombra da Cúpula

Descida para o terraço

Na descida aproveite para dar uma volta pelos terraços e ver de perto as estátuas da fachada do Vaticano. No terraço há um café e uma lojinha que vende artigos sacros. Eu sempre compro terços e medalhinhas do Papa para presentear os amigos.

Cúpula do Vaticano 14

Informações práticas

Aqui todas as informações práticas para você planejar sua subida na cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano

Quanto custa subir na cúpula do Vaticano?

  • Entrada gratuita na Basílica de São Pedro
  • Subida na cúpula por escada (551 degraus): 8 Euros
  • Subida na cúpula com elevador + escada (320 degraus): 10 Euros

Horários de funcionamento

  • De outubro a março, das 07h às 18h30
  • De abril a setembro, das 07h às 19h

Dá para comprar os ingressos da Cúpula do Vaticano com antecedência?

Sim. E eu recomendo que você compre com antecedência, pois as filas são enormes.

Compre aqui seu ingresso com antecedência

Outros blogs que falam sobre essa subida:

Cúpula do Vaticano no Nós no Mundo

Seguro Viagem na Itália

Além de obrigatório para quem viaja pela Europa, o seguro viagem é a sua garantia de tranquilidade durante o tempo em que estiver “rodando” por lá. Muito além de emergências hospitalares, o seguro viagem cobre problemas com voo, extravios de bagagem e muitas outras coisas (a depender da apólice contratada).

Nós recomendamos e usamos a Seguros Promo para contratar nossos seguros, porque eles funcionam como um comparador de apólices, apresentando o que há de melhor no mercado, tornando mais fácil sua escolha do seguro viagem que se encaixa no seu orçamento.

Quer mais desconto?

Inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Faça já sua cotação e reserve seu seguro viagem

E aí, curtiu nosso post de Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM:

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Roma
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Thiago Tonin disse:

oi boa tarde, td bem? pode me ajudar com uma dúvida? tenho ingressos para a basilica e museus do vaticano com guia as da manhã, acredito q esse passeio dure até as 11:00, para eu comprar a subida a cúpula não existe site oficial? tenho dúvidas tb em q horário comprar a subida a cúpula no mesmo dia em q já tenho o tour… se puder me ajudar agradeço

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Thiago,
O passeio guiado dura em média 2h/2h30 depende de qual passeio você comprou. Em seguida, o guia te levará por uma saída especial (dentro da Capela Sistina) direto para a Basílica. Aqui, você pode escolher visitar a Basílica e depois subir na Cúpula ou subir direto e depois visitar a Basílica.
Minha sugestão é que você considere 3h de tour, pois o guia deve fazer uma despedida final e depois você faz uma curta caminhada até a Basílica.
Caso não queira comprar com o nosso link parceiro, você pode comprar direto no site do Vaticano.

Boa viagem!

Avatar Lia Corrêa Ferraz Gomes Mortatti disse:

Incrível.muito obrigada por compartilhar.vou usar suas dicas.

Avatar Beatriz Lacks disse:

Oii! Eu vou em fevereiro e penso em seguir sua dica e entrar na Basílica direto pela capela sistina, mesmo fazendo esse caminho eu consigo acesso a fila para comprar os ingressos da cúpula?

Obrigada!
Beatriz

mari vidigal mari vidigal disse:

O acesso – se não mudou do pré-pandemia, fica do outro lado. Então você terá que ir até a lateral da igreja para ter acesso a subida. Beijos

Avatar Katia Cardoso disse:

Qual o tempo aproximado para subir e descer?

Malu Pinheiro Malu Pinheiro disse:

Olá Katia, tudo bem? Depende do seu ritmo. De elevador demora uns dois minutinhos até o terraço e depois são mais 320 degraus finais. Se optar pelo percurso completo de escada, são 551 degraus. Vale a pena separar uns bons minutos para ficar lá no alto observando a vista. Beijos!

Avatar Foschi Marcos César disse:

Bom dia pessoal, eu fui domingo passado e vale muito a pena ir!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

As vistas são maravilhosas, né?!
Abraços,

Avatar Cristiane Pereira disse:

Oi! Sei que minha mae nao vai aguentar ir até a cupula, mas vale leva-la ate o terraco? Consigo ver a vista ou parte dela?

mari vidigal mari vidigal disse:

Não vale a pena.
Vale muito mais a pena subir a mirante do Monumento a Victor Emanuelle que tem elevador.
Abraços e aproveite a viagem

Avatar Adilson disse:

Eu estive em agosto/16 e subi no Duomo…..quase morri…me deu falta de ar, desespero e não tem como voltar por que tem gente atrás de você. Tem mais uma Cristiane essas imagens estão bonitas…mas lá é um horror, você tem que andar inclinado. A escada não tem fim !!!!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Adilson,
Sua experiência deve ter sido terrível hein? Eu achei apertado, mas como não tenho problemas com claustrofobia já repeti o passeio várias vezes. Que pena!
Beijos

Avatar Beatriz Domingues disse:

Para subir na cupula paga-se os 2 ingressos (visita ao interior da Basilica + valor da cupula) ou eh possivel visitar apenas a cupula?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Beatriz,
Td bem?
O interior da basilica é grátis! (E vale a visita ainda que seja rapidinha)
Abraços

Avatar Adilson disse:

Oi….não paga pra entrar na Basílica.

Avatar leidiane Marinho disse:

Bizarra essa escada!! Não sei se vou ter coragem!!

Avatar Natalie Soares disse:

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

mari vidigal mari vidigal disse:

Ebaaaaa!
Obrigada Naty! Super Feliz em fazer parte da lista 🙂
Beijos