Vaticano: Subida à cúpula da Basílica de San Pedro

A subida à cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano guarda algumas das vistas mais bonitas de Roma, e uma das experiências mais fascinantes da cidade. Um passeio que faço questão de repetir toda vez que vou a Roma. Veja neste post todos os detalhes da subida, fotos caprichadas da vista e informações práticas para você planejar sua visita. Vem comigo?

como subir na cúpula da Basílica de San Pedro

Com seus 132 metros de altura, a Cúpula da Basílica do Vaticano pode ser vista de longe. Mas é de perto que a cúpula, projetada por Michelângelo, mostra seu tamanho e esplendor. Vista de dentro da basílica de San Pedro, a cúpula do Vaticano, traz um jogo maravilhoso de afrescos decorados com detalhes dourados e dezenas de passagens bíblicas, uma obra prima de engenharia, arquitetura e arte que emociona católicos e impressiona pessoas de todas as outras religiões.

Basilica de San Pedro do Vaticano
Basilica de San Pedro

O que pouca gente sabe é que a melhor forma de ver e apreciar a cúpula do Vaticano, não é de fora nem de dentro da igreja, mas do alto! A subida à cúpula proporciona vistas incríveis da parte superior da cúpula e um panorama divino de Roma.

Lá do alto você perceberá que a praça de São Pedro foi projetada em formato de chave – como as chaves que Jesus deu ao Apóstolo Pedro e que são o símbolo do Vaticano – e terá uma vista panorâmica de Roma.

Gosto tanto, mais tanto do passeio que já repeti 3 vezes, e faço questão de voltar todas as vezes que vou a Roma. Adoro a vista, amo a sensação de ver Roma do alto e recomendo para todo mundo que tem bom preparo físico e que não tem claustrofobia.

Prepare-se para MUITOS degraus!

A vista é maravilhosa, e ver a cúpula da maior basílica do mundo de perto é algo absolutamente incrível, mas para chegar lá você terá que encarar 320 degraus (ou 551 para quem optar pela subida 100% de escada) sendo que boa parte deles é muito mais estreito e apertado que o razoável. Definitivamente não é um bom passeio para quem tem claustrofobia.

O trajeto é inclinado, quase sem pontos para parada/ descanso e é tão estreito que muitas vezes raspei a barriga na parede, e olha que não sou muito alta! Vi muita gente desistindo no meio do caminho por cansaço.

Subida da cúpula do Vaticano passo-a-passo

Após passar pela revista de segurança (raio x) siga pelo lado direito da igreja e procure a bilheteria. Nesse momento você terá que optar pela subida 100% de escada ( 6 Euros) ou o combo elevador + escada (8 euros). Pra quem sobe só de escada são 551 degraus, e pra quem sobe de elevador serão 320 degraus.

Elevador ou escada?

Já fiz a subida de escada e de elevador, e acho que a subida de escada só vale a pena em dias que a fila para o elevador está muito grande (sim o elevador é um gargalo grande, especialmente nos meses de junho e julho) e claro, só opte por subir de escada se você tiver um preparo físico acima da média.

O primeiro trecho: de elevador

A subida de elevador é rápida e indolor, em menos de 2 minutos você já estará no terraço da basílica de São Pedro e pronto para encarar os 320 degraus finais.

O primeiro trecho: de escada

Quem sobe de escada, também não precisa se preocupar. O primeiro trecho é largo e bem espaçoso. Uma escada em caracol tão confortável quanto uma escada pode ser. Chegando no terraço, respire e tome fôlego porque é agora que a subida começa de verdade.

A parte interna da cúpula do Vaticano.

No terraço os grupos que sobem de escada e elevador se encontram. Se estiver muito cansado, aproveite e faça uma pausa dando uma voltinha. Caso contrário, suba direto e pare no terraço na volta.

Cúpula do Vaticano
Terraço da Cúpula do Vaticano, a primeira parada da subida

E antes de encarar as escadas, que tal curtir um pouquinho dos detalhes dourados da cúpula?

Cúpula do Vaticano
Mosaico da Cúpula do Vaticano

De uns anos, a parte interna da cúpula ganhou uma grade de segurança zero fotogênica, mas ainda assim dá para curtir os mosaicos das paredes e a proximidade dos desenhos da cúpula. Lá do alto você terá uma boa ideia da dimensão da igreja.

Cúpula do Vaticano
Cúpula do Vaticano vista do alto

O último trecho

Depois de meia volta pela parte de dentro da cúpula, chegou a hora de encarar os infames 320 degraus finais. A escada estreita e aos poucos você começará a subir a parte alta da cúpula (Repare no formato ovalado da subida! Sim, estamos dentro de uma das maiores cúpulas do mundo. E sim, é apertado pacas!)

Cúpula do Vaticano
Primeira escada: estreita e inclinada
Cúpula do Vaticano
E não acabou não… A coisa estreita mais!

O último trecho, o mais estreito, é feito por meio de uma escada de caracol bem estreita e sem corrimão. O único ponto de apoio é uma corda grossa dessas de circo. A escada é bem chatinha, mas por sorte é pequena, e a medida do possível, passa rápido.

Subida à Cúpula do Vaticano
Segunda escada, Em caracol. A cordinha serve de corrimão

Na alta temporada: prepare-se para encarar os degraus apertados com uma fila de pessoas. A lotação é chata e incomoda, mas faz parte de viajar na alta estação.

A recompensa: as vistas mais lindas de Roma

Depois disso é só comemorar, chegamos ao topo da cúpula do Vaticano, um dos cantinhos mais especiais de Roma. Lá do alto veremos os jardins do Vaticano, a praça de São Pedro, o monumento a Victorio Emmanuel e até o Coliseu.

Cúpula do Vaticano
Praça de São Pedro vista do alto
Vista do alto da Cúpula do Vaticano
Jardins do Vaticano e edificios internos
Vista do alto da Cúpula do Vaticano
Museus do Vaticano

A varanda é protegida por uma grade, e na alta temporada costuma ficar bem cheia. Mas com um pouquinho de paciência dá para curtir bastante as vistas.

Cúpula do Vaticano
Reparem na sombra da Cúpula

Dica: Na descida aproveite para dar uma volta pelos terraços e ver de perto as estátuas da fachada do Vaticano. No terraço há um café e uma lojinha que vende artigos sacros. Eu sempre compro tercinhos, e medalhinhas do papa para presentear os amigos.

Cúpula do Vaticano 14

Informações práticas

Quanto custa subir na cúpula do Vaticano?

Elevador + Escada = 7 Euros
Escada = 5 Euros

Horários de funcionamento

Aberto das 8:00 às 18:00 (no inverno até as 17:00)

Dá para comprar os ingressos da Cúpula do Vaticano com antecedência?

Infelizmente não. A única forma de visitar a cúpula é enfrentar a fila, mas juro que vale a pena 😉

Outros blogs que falam sobre essa subida:

Cúpula do Vaticano no Nós no Mundo

Contrate um seguro viagem

Além de obrigatório para quem viaja pela Europa, o seguro viagem é a sua garantia de tranquilidade durante o tempo em que estiver “rodando” por lá. Muito além de emergências hospitalares, o seguro viagem cobre problemas com voo, extravios de bagagem e muitas outras coisas (a depender da apólice contratada).

Nós recomendamos e usamos a Seguros Promo para contratar nossos seguros, porque eles funcionam como um comparador de apólices, apresentando o que há de melhor no mercado – aí fica fácil pra gente escolher o seguro que melhor se encaixa no nosso orçamento e estilo de viagem.

Clicando aqui e inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Veja também – Outros posts do Ideias na Mala na Itália

Milão:

Florença & Toscana

Costa Amalfitana

Roma

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Faça seu seguro de viagens

Guarde este post no Pinterest!

vaticano

Planeje sua viagem

Comentários (21)

[…] de visitar o interior da Basílica, sugiro fortemente que você suba à cúpula da Basílica de San Pedro para ver Roma e todo o Vaticano do alto, essa é a minha vista preferida de Roma e um passeio que […]

[…] da subida de elevador, mas ainda terá que encarar 320 degraus até chegar ao topo da mesma. Neste post sobre a subida à cúpula da Basílica de São Pedro da Mari do Idéias na Mala tem algumas outras informações importantes sobre esse […]

Qual o tempo aproximado para subir e descer?

Olá Katia, tudo bem? Depende do seu ritmo. De elevador demora uns dois minutinhos até o terraço e depois são mais 320 degraus finais. Se optar pelo percurso completo de escada, são 551 degraus. Vale a pena separar uns bons minutos para ficar lá no alto observando a vista. Beijos!

Bom dia pessoal, eu fui domingo passado e vale muito a pena ir!!!

As vistas são maravilhosas, né?!
Abraços,

[…] Roma: a subida a cúpula do Vaticano […]

Oi! Sei que minha mae nao vai aguentar ir até a cupula, mas vale leva-la ate o terraco? Consigo ver a vista ou parte dela?

Não vale a pena.
Vale muito mais a pena subir a mirante do Monumento a Victor Emanuelle que tem elevador.
Abraços e aproveite a viagem

Eu estive em agosto/16 e subi no Duomo…..quase morri…me deu falta de ar, desespero e não tem como voltar por que tem gente atrás de você. Tem mais uma Cristiane essas imagens estão bonitas…mas lá é um horror, você tem que andar inclinado. A escada não tem fim !!!!!!!

Oi Adilson,
Sua experiência deve ter sido terrível hein? Eu achei apertado, mas como não tenho problemas com claustrofobia já repeti o passeio várias vezes. Que pena!
Beijos

Para subir na cupula paga-se os 2 ingressos (visita ao interior da Basilica + valor da cupula) ou eh possivel visitar apenas a cupula?

Oi Beatriz,
Td bem?
O interior da basilica é grátis! (E vale a visita ainda que seja rapidinha)
Abraços

Oi….não paga pra entrar na Basílica.

[…] a visita subindo na cúpula. Este para mim é outro highlight de Roma (A subida de elevador + escadas custa 8 Euros e vale cada […]

Bizarra essa escada!! Não sei se vou ter coragem!!

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

Ebaaaaa!
Obrigada Naty! Super Feliz em fazer parte da lista 🙂
Beijos

Deixe o seu comentário